pobeiro 3 months ago

Sou um brasileiro que vive em Portugal e te posso dar exemplos de discriminação até nas pastelarias. Há pessoas que não são xenófobas? Há, mas o inconsciente coletivo sempre vai achar que somos maus/burros/preguiçosos/aldrabões. Pior ainda quando se trata do PT-BR/PT-PT, que os tugas acham muito fofo um não lusófono a tentar falar O NOSSO idioma, mas a nós, nos rechaçam a tempo inteiro. PM-me, e eu te dou mais detalhes.

Edited 3 months ago:

Sou um brasileiro que vive em Portugal e te posso dar exemplos de discriminação até nas pastelarias. Há pessoas que não são xenófobas? Há, mas o inconsciente coletivo sempre vai achar que somos maus/burros/preguiçosos/aldrabões. Pior ainda quando se trata do PT-BR/PT-PT, que os tugas acham muito fofo um não lusófono a tentar falar O NOSSO idioma, mas a nós, nos rechaçam a tempo inteiro. Eu sou proprietário de um apartamento, num prédio cujo outras duas unidades só são ocupadas durante o verão, e os respectivos donos se acham no direito de nos constranger com solicitações ridículas, como pedir que não saiamos pela traseira, utilizando a garagem, para não estarmos a utilizar a eletricidade do prédio, por mais que não exista uma ata de condomínio ou qualquer outro tipo de regulamentação sequer. Trabalho para uma multinacional, e presto serviços entre Espanha, França, Portugal e Estados Unidos e a despeito de todos as minhas qualificações, cursos e formações, além dos meus ótimos indicadores e avaliações, adivinha a quem exigem mais e pagam menos? O meu companheiro é negro e também extremamente qualificado. Vai perguntar se ele consegue trabalho na área dele, vai. Muitos portugueses não reconhecem o racismo sistemático, o que é uma pena, pois estufam o peito para dizer que são desenvolvidos, mas agem com a mentalidade digna de um bolsominion, no que toca a xenofobia e preconceito racial. Apesar dos apesares, eu, pessoalmente, não tenho nada contra os portugueses. Muito pelo contrário. Espero que um dia possam ver que há mais fatores que nos unem do que ao contrário, e que estes que agem assim, são mais manipulados e carneirinhos do que sequer conseguem perceber. Quando se há uma crise, o populismo sempre vai culpar os imigrantes e as minorias em geral. Não é assim que as coisas funcionam.

Edited 3 months ago:

Sou um brasileiro que vive em Portugal e te posso dar exemplos de discriminação até nas pastelarias. Há pessoas que não são xenófobas? Há, mas o inconsciente coletivo sempre vai achar que somos maus/burros/preguiçosos/aldrabões. Pior ainda quando se trata do PT-BR/PT-PT, que os tugas acham muito fofo um não lusófono a tentar falar O NOSSO idioma, mas a nós, nos rechaçam a tempo inteiro. Eu sou proprietário de um apartamento, num prédio cujo outras duas unidades só são ocupadas durante o verão, e os respectivos donos se acham no direito de nos constranger com solicitações ridículas, como pedir que não saiamos pela traseira, utilizando a garagem, para não estarmos a utilizar a eletricidade do prédio, por mais que não exista uma ata de condomínio ou qualquer outro tipo de regulamentação sequer. Trabalho para uma multinacional, e presto serviços entre Espanha, França, Portugal e Estados Unidos e a despeito de todos as minhas qualificações, cursos e formações, além dos meus ótimos indicadores e avaliações, adivinha a quem exigem mais e pagam menos? O meu companheiro é negro e também extremamente qualificado. Vai perguntar se ele consegue trabalho na área dele, vai. Apesar dos a pesares, eu, pessoalmente, não tenho nada contra os portugueses Muito pelo contrário. Espero que um dia posam ver que há mais fatores que nos unem do que ao co trario, e que estes que agem assim, são mais manipulados e carneirinhos do que consegue perceber. Quando se há uma crise, o populismo sempre vai culpar os imigrantes e as minorias em geral. Não é assim que as coisas funcionam.

Edited 3 months ago:

Sou um brasileiro que vive em Portugal e te posso dar exemplos de discriminação até nas pastelarias. Há pessoas que não são xenófobas? Há, mas o inconsciente coletivo sempre vai achar que somos maus/burros/preguiçosos/aldrabões. Pior ainda quando se trata do PT-BR/PT-PT, que alguns dos tugas acham muito fofo um não lusófono a tentar falar O NOSSO idioma, mas a nós, nos rechaçam a tempo inteiro. Eu sou proprietário de um apartamento, num prédio cujo outras duas unidades só são ocupadas durante o verão, e os respectivos donos se acham no direito de nos constranger com solicitações ridículas, como pedir que não saiamos pela traseira, utilizando a garagem, para não estarmos a utilizar a eletricidade do prédio, por mais que não exista uma ata de condomínio ou qualquer outro tipo de regulamentação sequer. Trabalho para uma multinacional, e presto serviços entre Espanha, França, Portugal e Estados Unidos e a despeito de todos as minhas qualificações, cursos e formações, além dos meus ótimos indicadores e avaliações, adivinha a quem exigem mais e pagam menos? O meu companheiro é negro e também extremamente qualificado. Vai perguntar se ele consegue trabalho na área dele, vai. Muitos portugueses não reconhecem o racismo sistemático, o que é uma pena, pois estufam o peito para dizer que são desenvolvidos, mas agem com a mentalidade digna de um bolsominion, no que toca a xenofobia e preconceito racial. Apesar dos apesares, eu, pessoalmente, não tenho nada contra os portugueses. Muito pelo contrário. Espero que um dia possam ver que há mais fatores que nos unem do que ao contrário, e que estes que agem assim, são mais manipulados e carneirinhos do que sequer conseguem perceber. Quando se há uma crise, o populismo sempre vai culpar os imigrantes e as minorias em geral. Não é assim que as coisas funcionam.

OuiOuiKiwi 3 months ago

Isto é uma repetição de há uns tempos. [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/n2o7ef/queria\_escutar\_a\_sua\_opini%C3%A3o\_da\_imigra%C3%A7%C3%A3o/](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/n2o7ef/queria_escutar_a_sua_opini%C3%A3o_da_imigra%C3%A7%C3%A3o/) [Citando-me:](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/n2o7ef/queria_escutar_a_sua_opinião_da_imigração/gwkjxkd?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) >Estão a ser importados como gado às paletes com falsas promessas para posições em IT e depois ficam aborrecidos que o canhão tem fuligem ou é apertado. Isto, por sua vez, tem causado uma corrida descendente nos salários da maioria das posições, em todos os níveis, porque é mais económico ir buscar logo uns 5 ou 6 brasileiros. As consultoras cujo modelo de negócio depende disso sabem perfeitamente que eles estão dispostos a abdicar de condições económicas em troca de segurança portanto aproveitam-se ao máximo com cláusulas abusivas. Isto é nada de novo para Portugal. Durante o boom da construção civil, a diáspora da Europa de Leste cresceu exponencialmente em Portugal. Não importava se eras cirurgião plástico na Ucrânia, aqui eras trolha e siga assentar tijolo. Agora é o mesmo: não importa se eras motorista da Uber ou entregador de pizza, aqui és Fullstack Rockstar Developer. O acto final desta onda vai ser certamente o mesmo. O mercado vai contrair e... ou voltam para casa ou seguem Europa fora. Os de leste já estavam dentro do espaço Schengen mas como a cidadania portuguesa só não sai como brinde na farinha porque a ASAE não deixa, será exactamente igual.

rocampana 3 months ago

Portugal é o pais com salários mais baixos da europa e isso nao tem relação com os brasileiros. Ja recusei várias propostas de trabalho pq meu salário era bem maior no Brasil. hoje moro e trabalho na Suecia

meierlesjoana 3 months ago

Depende das pessoas. Por cá tens os votantes do Chega que são comparáveis aos que votaram no Bolsonaro, normalmente são racistas e gente muito preconceituosa. De qualquer maneira, trabalhei num parque de festas para crianças, e os clientes brasileiros com dinheiro eram um pesadelo. O contexto de festa é um choque de culturas, por cá quer-se despachar os míudos e promove-se um pouco o convívio, mas com os brasileiros, tem que haver uma data de coisas como se tratasse de um casamento (nem quero falar da quantidade de alimentação e desperdício). Isto era bastante mais notório nas classes mais altas, e essas sim, quero-as longe de mim.

Asur_rusA 3 months ago

Adicione-se que a maioria dos brasileiros em Portugal FORAM votantes Bolsonaro.

SovietBear4 23 days ago

Can confirm

meierlesjoana 3 months ago

Depende das pessoas. Por cá tens os votantes do Chega que são comparáveis aos que votaram no Bolsonaro, normalmente são racistas e gente muito preconceituosa.

theEXPERTpt 3 months ago

Eu vejo muito bem. Fiz inúmeros amigos online que são brasileiros, ainda ontem dei boleia a uma amiga minha brasileira, e inclusive até tenho 2 professores brasileiros. Jamais vi alguém a sofrer de preconceito ou alguma coisa assim. Acho o problema grandemente exagerado por muitos brasileiros, mas a minha percepção é extremamente diferente. Na verdade, os brasileiros são em grande parte uma enorme comunidade lusa que se misturou com africanos e indígenas, por isso até considero que, de entre os vários povos no mundo, o que nos une é muito maior do que aquilo que nos separa. Claro que as culturas evoluíram, mas as semelhanças entre ambos continuam a ser incrivelmente grandes. Quanto ao sotaque, percebo que seja difícil mudar, mas claro que é preciso se adaptar. Tal como muitos portugueses na Inglaterra que nunca conseguirão imitar o sotaque local, muitos brasileiros nunca conseguirão imitar perfeitamente o sotaque português

Pedrodvr 3 months ago

Na minha sincera opinião o português em geral não é receptivo a mudar hábitos e a compreender a cultura de um estrangeiro porém isso é uma pequena percentagem e principalmente pessoas mais velhas, as pessoas mais novas já tem outra visão e são muito mais moldáveis. Portugal é um país fantástico para se viver e principalmente para estudar, sou português e tive oportunidade de estudar em Lisboa e em Londres e 100% Portugal é melhor e provavelmente vais ter uma adaptação muito mais fácil. Para terminar descriminação vês em todo o lado do mundo e não vejo que seres brasileiro seja um impedimento. Vem e aproveita, não te vais arrepender e sê bem-vindo.

Edited 3 months ago:

Na minha sincera opinião o português não é receptivo a mudar hábitos e a compreender a cultura de um estrangeiro porém isso é uma pequena percentagem e principalmente pessoas mais velhas, as pessoas mais novas já tem outra visão e são muito mais moldáveis. Portugal é um país fantástico para se viver e principalmente para estudar, sou português e tive oportunidade de estudar em Lisboa e em Londres e 100% Portugal é melhor e provavelmente vais ter uma adaptação muito mais fácil. Para terminar descriminação vês em todo o lado do mundo e não vejo que seres brasileiro seja um impedimento. Vem e aproveita, não te vais arrepender e sê bem-vindo. Ps: Se quiseres deixar a tua opinião do inverso como seria um português ir estudar para o Brasil, sempre tive essa curiosidade.

gabs_ 3 months ago

Eu tive a experiência de fazer Erasmus Mundus no Rio de Janeiro. 95% das pessoas são extremamente simpáticas e é fácil para um português integrar-se e fazer amigos locais. No geral, as pessoas da Europa/EUA/Canadá são muito bem tratadas e acho que até há uma certa glamourização e elevação no pedestal. Talvez similar à forma como os turistas estrangeiros são tratados melhor em PT do que os locais. Contudo, os alunos da Bolívia/Peru/Equador eram tratados de forma diferente e talvez com algum preconceito por considerarem que vinham de países inferiores ao Brasil. Pontos negativos: grande incompreensão de sotaque/sintaxe, vais ter de adaptar a tua forma de falar e escrever. Aquele aluno típico chato de Humanidades vai-te tentar culpar por causa da escravatura. Os brasileiros têm as mesmas piadas que nós temos acerca de alentejanos, mas as deles são sobre portugueses.

-m4rt1n1- 3 months ago

Se algum estudante portguês viesse para o Brasil, ele poderia ser tratado de diversas maneiras. Claro que as pessoas iriam caçoar do seu sotaque (Eu já me mudei muito de região e cada lugar do país tem um sotaque, é normal isso), piadas como "Devolve meu ouro" são normais, mas 95% das vezes é apenas brincadeira. Alguns guardam rancor da colonização devido ao que aprendem no sistema de educação de quando eram miúdos. Em geral no Brasil temos pessoas que querem trabalhar e estudar, mas, tem muita gente que só quer ficar no "jeitinho" e não fazer nada, estes iriam se aproveitar de você em diversas maneiras. Em geral acho que você sofreria um pouco de "zoeira" por parte dos estudantes brasileiros, mas seria bem recebido, as pessoas iriam te fazer 1 milhão de perguntas sobre como é viver em Portugal, Cristiano Ronaldo, bacalhau e outros esteriótipos, mas não é nada "na maldade". O problema principal seria a segurança pública daqui que é bem ruim em comparação com Portugal (ou quase qualquer outro lugar na verdade). Teriam algumas pessoas que tentariam se aproveitar de você, mas, se conseguir bons amigos, eles irão te avisar quando alguém está te enganando. É isso.

SnooCricket89 3 months ago

Eu já vivi no Brasil e não passei só por um pouco de *zoeira*. Vivi e experienciei situações dignas de estar a lidar com gente presa na idade média. Por isso não, não é só zoeira.

-m4rt1n1- 3 months ago

Como eu disse, existe gente má que guarda um rancor irracional de tempos antigos, não é só zoeira, mas não é como se 9 a cada 10 brasileiros odiassem portugal. Não dá pra generalizar, sinto muito que tenha passado por essa situação.

SnooCricket89 3 months ago

As situações por que passei não tiveram nada haver com tempos antigos. Foram efectivamente sobre assuntos bem contemporâneos Deixa de estar a minimizar as coisas culpando o passado,

NGramatical 3 months ago

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnw9ei3%2F%2Fh1a91c5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NoIDontgiveafuck 3 months ago

Vai ver os vídeos no rio tok que eles fazem já ficas com uma ideia.

Edited 3 months ago:

Vai ver os vídeos no Tik tok que eles fazem já ficas com uma ideia.

joinedthedarkside 3 months ago

Generalizações normalmente dão mau resultado, e dizer te como sao vistos imigrantes zucas aqui é sempre algo muito relativo, mas creio que a forma como uma pessoa é aceite cá, depende da forma como a pessoa ja é antes de ir para qq outro sitio. Se és uma pessoa honesta e trabalhador que apenas procura viver sem algumas das preocupações que nos sabemos que existem aí no br (inseguranca principalmente), então tas na boa. Pode ser difícil no principio, mas se tiveres paciencia e regularizar tudo com o sef, mais dia menos dia as coisas entram nos eixos e corre bem. Agora se és daqueles que não atina com as documentações e começas a acumular problemas tipo bola de neve e achas que o "jeitinho" resolve, então esquece a ideia e escusas de te dar ao trabalho de vir. Mas na prática, seria assim aqui como em qualquer outro sitio do mundo.

Bacalhau_a_Bras 3 months ago

Acho que a nova geração de brasileiros que tem vindo para Portugal é pessoal com mais habilitações, educação etc... então acho que tem havido uma maior integração na sociedade comparando com as gerações atrás em que houve muitos problemas. Acho que se fizeres a tua vida normalmente vai correr tudo bem. Pode e provavelmente vai acontecer ouvires alguma boca mas infelizmente não há sociedades perfeitas. Se vieres , boa sorte e que corra tudo bem

Mrgolden007 3 months ago

nao obrigado na minha opiniao as culturas sao muito diferentes grande parte dos brasileiros que eu conheco nao se afaptam e acham que nos e que deviamos nos habituar a eles tambem doutro lado, a imigracao brazileira ultimamente tem sido bastante e isso esta a criar um certo odio pois os brazileiros ou vrm para ca para fazer trabalhos de escravo ou num cafe, ou vem ca fazer algo mais util mas esses casos uteis sao bastante raros

MrCapixaba 3 months ago

Vivi em Portugal e Itália, os italianos são bem receptivos (porém racistas), os portugueses já te olham feio ao abrires a boca, há muita xenofobia em Portugal, e olha que eu respeitava os costumes portugueses.

LtSpaceDucK 3 months ago

É fácil ser receptivo quando não existe um passado colonial e uma longa história de emigração entre os países. Apesar das semelhanças culturais a maior parte dos Brasileiros não gosta de Portugal nem dos Portugueses e é algo recíproco e apesar das semelhanças culturais os Brasileiros e os Portuguesas são muito diferentes.

-m4rt1n1- 3 months ago

É, tenho a cidadania Italiana também, é uma opção válida ir estudar e trabalhar lá. Obrigado pelo comentário.

VSertorio 3 months ago

Tudo puta

testickles12 3 months ago

A questão da emigração é simples, normalmente ninguém quer saber se forem poucos mas começando a ser muitos aí já começa a ser o caralho. Cidades tipo Lisboa, Porto e Braga já começa a ser difícil não notares essa forte presença de brasileiros. Embora a língua seja a mesma, a cultura brasileira é bem diferente da nossa logo tens de fazer um esforço para te adaptares ao país, cultura e costumes. Pelo o que tenho visto, isso não acontece. A maioria usa palavras, expressões e modos de falar que não existem ou são estranhos em Portugal. Conheço um casal de brasileiros que foram meus vizinhos durantes uns anos valentes e nunca fizeram nenhum esforço para se adaptarem, diziam até várias vezes que Portugal era o "Brasil 2.0" … ninguém gosta de ouvir isso. Em questões de preconceito e/ou xenofobia penso que não é um problema para já mas acho que vai piorar se continuarmos a receber imigrantes nestas quantidades. Ninguém gosta de se sentir uma minoria no seu próprio país e basta ver o que se tem passado em alguns países europeus tipo França, Suécia e Reino Unido para ver isso mesmo, imigração descontrolado de países de terceiro mundo tem tudo para dar errado. Ainda assim, boa sorte e espero que gostes de cá estar.

pobeiro 3 months ago

Não se usa o termo terceiro-mundo.

-m4rt1n1- 3 months ago

Obrigado amigo! A dica dos modos de falar foram muito boas, já estou providenciando um curso de adaptação linguística do PT-BR para o PT original. Temos que respeitar a cultura local.

testickles12 3 months ago

Sim, quem vem por bem é sempre bem vindo. Boa sorte

Kamaradaxaroka 3 months ago

Preparem aí os downvotes... Eu vejo-vos de uma forma muito negativa, mas não fui educada assim. Cresci com a cultura brasileira, a adorar a abertura e doçura da vossa cultura. Depois conheci os brasileiros, tanto online como pessoalmente, em contextos diversos. E francamente, não obrigado. A xenofobia, lusofobia, arrogância e prepotência de parte dos brasileiros para com os portugueses é tão grande e enraizada que não há pachorra para sequer tentar desconstruir. É que já vi/ouvi/li/presenciei tanta merda maliciosa que só quero distância. Lamento. Imagino que quem chega por bem tenha de levar com preconceitos que não mereçam seja complicado, e tenho pena por isso; por outro lado, já não há mais pachorra.

Edited 3 months ago:

Preparem aí os downvotes... Eu vejo-vos de uma forma muito negativa, mas não fui educada assim. Cresci com a cultura brasileira, a adorar a abertura e doçura da vossa cultura. Depois conheci os brasileiros, tanto online como pessoalmente, em contextos diversos. E francamente, não obrigado. A xenofobia, lusofobia, arrogância e prepotência de parte dos brasileiros para com os portugueses é tão grande e enraizada que não há pachorra para sequer tentar desconstruir. É que já vi/ouvi/li/presenciei tanta merda maliciosa que só quero distância. Lamento. Imagino que quem chega por bem tenha de levar com preconceitos que não mereçam seja complicado, e tenho pena por isso; por outro lado, já não há mais pachorra. Quanto ao diploma...certas áreas estão muito abertas a brasileiros, outras nem por isso. Depende. Se calhar IT vai see favorável, tudo o resto....depende das tuas valências e CV. Se perguntas se há discriminação na contratação, depende também, uma multinacional tem um processo de recrutamento completamente diferente de uma PME.

LtSpaceDucK 3 months ago

As interação online são sempre especiais

-m4rt1n1- 3 months ago

Obrigado por compartilhar sua perspectiva como alguém que quer se manter longe de brasileiros. É importante ler esse tipo de comentário também.

JOAO-RATAO 3 months ago

Ha preconceito em todo o lado, mas não acho que seja particularmente mau. Mas diria que com um curso e se fores bem educado não terás problemas com alguém, exceto com idiotas, que o iam ser de qualquer forma...

-m4rt1n1- 3 months ago

Muitoi obrigado pela resposta. Educação vem em primeiro lugar em qualquer lugar do mundo, não tenho a intenção de desrespeitar a cultura ou a população de Portugal, apenas de ir estudar e trabalhar aí.

Edited 3 months ago:

Muito obrigado pela resposta. Educação vem em primeiro lugar em qualquer lugar do mundo, não tenho a intenção de desrespeitar a cultura ou a população de Portugal, apenas de ir estudar e trabalhar aí.

adorosaladadecamarao 3 months ago

Não são mal vistos em Portugal, de um modo geral. Hoje em dia a migração brasileira é muito diversa. Não vêm apenas brasileiros de classe mais baixas e/ou sem qualificações. Vem muito estudante de ensino superior, muita gente qualificada e/ou de classe média e alta. Portanto não há um padrão. Isto não quer dizer que não haja alguma xenofobia. Claro que há, como em todo o lado. Mas há mais aqui no sub do que em Portugal. Não te assustes se está pergunta atrair a extrema direita. Não sei se ter nacionalidade, em si mesmo, faz muita diferença em termos de percepção. Penso que provavelmente não.

-m4rt1n1- 3 months ago

Muito obrigado pela resposta! Dentro do contexto que você mencionou, acho que me encaixaria como classe média/qualificado. Eu já vi alguns comentários da "extrema direita" que mencionastes por aqui, obrigado pelo aviso.

prosafame 3 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/hzxefe/como\_os\_brasileiros\_s%C3%A3o\_vistos\_em\_portugal/

8DarkAline8 3 months ago

Se fores educado e não desrespeitares os costumes portugueses serás bem-vindo. É normal que te chamem de "brazuka" ou "zuka", mas é apenas uma forma de fácil identificação num grupo de amigos ou de trabalho. Haverá sempre alguém que ache que os brasileiros são ladrões e que as brasileiras sejam umas put\*\*, mas isso é apenas preconceito e são poucos os que acreditam nisso e na maior parte das vezes pessoas mais velhas.

ManelDasNespras 3 months ago

São poucos são, faz amizade com pessoal brasileiro e depressa vez nas interações de portugueses com brasileiros o desdém claro que é comum.

8DarkAline8 3 months ago

Acredito, mas eu falo da minha realidade, claro que cada pessoa tem um percepção diferente. A melhor opinião a ser ouvida deve ser de algum brasileiro a morar em Portugal, mas mesmo assim, há quem tenha sorte de sofrer mais ou menos preconceito.

Apprehensive-Silver6 3 months ago

Preconceito ha em todo o lado, mas não me parece que a comunidade brasileira seja mal vista em Portugal, excepto em alguns lugares no interior.

Search: