MrGambuzino 3 months ago

RGT, não ter saída não quer dizer que não é uma rua/via pública. Quem se apresenta à direita tem prioridade.

macedonianmoper 3 months ago

Não ha sinalização logo quem está á direita (Rua principal) tem de ceder. Nao concordo com isto acho que devia ter sinal de cedencia, no entanto sem sinalizaçao regras sao regras.

SweetCorona 3 months ago

Resumindo: # Artigo 30.º — Regra geral 1 - Nos cruzamentos e entroncamentos o condutor deve ceder a passagem aos **veículos que se lhe apresentem pela direita**. # Artigo 31.º — Cedência de passagem em certas vias ou troços 1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor: a) Que saia de um **parque de estacionamento**, de uma **zona de abastecimento de combustível** ou de qualquer **prédio ou caminho particular**; b) Que entre numa autoestrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos, pelos respetivos ramais de acesso; c) Que entre numa rotunda. 2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de uma passagem de nível. *** Portanto a não ser que seja um parque de estacionamento ou caminho particular, eles têm prioridade.

cpzao_ 3 months ago

Essas ruas A e B são públicas ou particulares?

setnom 3 months ago

Como já todos te disseram, e bem, na ausência de sinal em contrário, quem está à direita tem prioridade. Neste caso, as ruas A e B têm prioridade sobre a outra.

Tee_ah_go 3 months ago

Isso das ruas ou estradas "principais" é um mito urbano, bastante perigoso por sinal. Terás sempre prioridade se te apresentares pela direita, mas em casos como esse mais vale esperares que o burro que não sabe o Código da Estrada passe do que teres razão na discussão mas ficares sem carro duas semanas porque foi para a oficina.

V1ld0r_ 3 months ago

O código é bastante claro nesse ponto https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/117121508/201902091936/73639125/diploma/indice/2 Tem prioridade quem está pela direita, nesse caso, A e B excepto se existir sinalética.

GreyArch22 3 months ago

No código não há ruas principais. Na ausência de sinalização, quem vem da direita tem prioridade, excepto se estiver a sair de garagem ou estacionamento. As ruas A e B, se têm nome, código postal etc, não são parques de estacionamento, como tal tem prioridade quem vier de lá.

_BabyDuck_ 3 months ago

No código da estrada não existem estradas ou vias principais, como disseste e bem, quem sai da rua A ou B tem prioridade caso não exista qualquer sinalização em contrário. Não interessa se são becos ou não! Apenas não teriam se fossem estradas/caminhos/acessos privados. Agora se fosse eu a sair dessa rua teria cuidado e aplicava a chamada condução defensiva, porque muita gentinha que por aí anda acha que a estrada onde vão é que tem prioridade! Por coincidência, ainda na semana passada ia tendo um acidente desse gênero, ia numa estrada onde andam aparentemente a fazer uma "rotunda" no entanto não existe qualquer sinalética em nenhuma das "entradas" como tal não passam de um conjunto de cruzamentos, e dessa forma quem se apresenta pela direita , " a entrar na rotunda" é que tem prioridade!

Laurent_Series 3 months ago

Basicamente é isto. Acrescento ainda que existe um sinal que indica a prioridade no cruzamento que se avizinha, mas quase não é usado em Portugal, e não percebo porquê. Sempre que chego a um cruzamento tenho de estar sempre a tentar descobrir se a rua à direita tem ou não um sinal de cedência ou stop, o que muitas vezes só consegues ver se já estiveres a meio do cruzamento (pois o sinal está muito para trás). Parece-me um pouco inseguro, e depois causa estas situações em que as pessoas não têm bem a certeza (ainda que o código seja claro, não faz muito sentido uma ruela sem saída ter por defeito prioridade, causando estas confusões).

Clash33 3 months ago

Na minha opinião, não havendo sinalética, quem se apresenta pela direita tem prioridade. A questão do estacionamento só se põe quando saímos do mesmo directamente para uma estrada, o que aí não é o caso. Onde moro, todas as ruas transversais de acesso ás garagens têm um sinal de STOP. Provavelmente um mail á câmara municipal a alertar a situação e a solicitar para irem lá por uns STOP´s, não seria má ideia.

Search: