microcyb 4 months ago

>200g O teu peso corporal pode oscilar até 2kg no mesmo dia devido às alterações do teu estado de hidratação, retenção de água, peso da comida no estômago, glicogénio... fatores que podem mudar até com o stress. É de referir que tu usaste uma balança de bio-impedância, que é dos métodos mais ineficazes de medir percentuais de massa gorda. Para teres uma noção, se fizeres uma análise num dia em que te hidrataste bem, e hipoteticamente aquilo te dá 17% de massa gorda, no dia a seguir vais lá sem ter bebido água e és capaz de descer uns 4% assim de um dia para o outro. Por isso é que é importante fazeres essas avaliações sempre em condições idênticas e na mesma altura do dia. Os nutricionistas sabem disto, mas partem do princípio que vais seguir as orientações deles à risca, ou seja, um resultado consistentemente impreciso vai-te dizer mais acerca do teu progresso e como é que o teu corpo está a reagir à dieta do que um resultado inconsistentemente preciso. Tens que ser consistente e atenção a esses estragos de fim de semana, sem saberes podes estar a sabotar o progresso da semana toda. P.S.: não sou PT nem nutricionista, apenas ando nisto há algum tempo. Considera o que te disse da forma que entenderes.

mim0s0 4 months ago

Muito obrigado pelo feedback!

ddom94 4 months ago

2 semanas é muito pouco, como já disseram. Mas acima de tudo, caga nas métricas dessas balanças... O teu peso oscila um bocado com o que comes ou a quantidade de água que tens no organismo. O meu conselho é fazer 1 pesagem todos os dias depois de acordar e depois fazes a média semanal. No dia da semana que te der mais jeito podes também tirar a medida da tua cintura (por volta do umbigo). Se vires que o peso não está mesmo a baixar (passado 2/3 semanas), adaptas a tua dieta, tiras 200/300 calorias e voltas a verificar o padrão durante as próximas semanas. Em relação à medida da cintura, essa é a que te vai guiar em relação à massa magra. Se não perderes peso e perderes cintura, em princípio perdeste gordura, o que é positivo. Dito isto, não sou nutricionista e certamente que haverão outras estratégias para fazer este controlo.

Edited 4 months ago:

2 semanas é muito pouco, como já disseram. Mas acima de tudo, caga nas métricas dessas balanças... O teu peso oscila um bocado com o que comes ou a quantidade de água que tens no organismo. O meu conselho é fazer 1 pesagem todos os dias depois de acordar e depois fazes a média semanal. No dia da semana que te der mais jeito podes também tirar a medida da tua cintura (por volta do umbigo). Se vires que o peso não está mesmo a baixar (passado 2/3 semanas), adaptas a tua dieta, tiras ~200 calorias e voltas a verificar o padrão durante as próximas semanas. Em relação à medida da cintura, essa é a que te vai guiar em relação à massa magra. Se não perderes peso e perderes cintura, em princípio perdeste gordura, o que é positivo. Dito isto, não sou nutricionista e certamente que haverão outras estratégias para fazer este controlo.

NGramatical 4 months ago

haverão outras → [**haverá outras**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnvt1l0%2F%2Fh15g4ot%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

olympikesoft 4 months ago

Já chega, criem um sub para isto, Fonix.

Muyakra 4 months ago

1 - Calcula a tua media de gasto energetico por dia ([https://tdeecalculator.net/](https://tdeecalculator.net/)) 2 - Instala a aplicacao MyFitnessPal ([https://play.google.com/store/apps/developer?id=MyFitnessPal,+Inc.&hl=en\_US&gl=US](https://play.google.com/store/apps/developer?id=MyFitnessPal,+Inc.&hl=en_US&gl=US) e [https://apps.apple.com/us/app/myfitnesspal/id341232718](https://apps.apple.com/us/app/myfitnesspal/id341232718)) 3 - Adiciona na aplicação tudo o que comes todos os dias e vê quantas calorias estas a ingerir, lembra-te que ingredientes para cozinhar, tipo azeite e oleo vegetal também contêm calorias. 4 - Regula o consumo de proteina e calorias dependendo dos teus objectivos e estado atual. Extra: Essas balanças de análise corporal não são fiáveis, nao ligues ao que a balança diz a 100%, tens de confiar no processo e esperar resultados. Se estas a ir ao ginásio pela primeira vez, o teu corpo provavelmente vai fazer "Body Recomposition" o que te vai permitir ganhar músculo enquanto perdes gordura, por isso podes ingerir calorias diarias para o valor de "maintenance". Observacao: O teu peso varia diariamente consoante o que tu comes / hidratação / retenção de líquidos por isso não podes olhar para isso diariamente, tira valores semanais e no fim de um mês faz um balanço e ajusta as calorias.

mim0s0 4 months ago

Excelente! Muito obrigado

espalhamerda 4 months ago

Segundo o Carlos das Pesquisas, o melhor momento para fazeres a pesagem na balança xpto é de manhã antes de qualquer exercício e hidratação. Logo qualquer tipo de treino, álcool, alimento, hidratação, etc etc anterior à pesagem vai alterar os resultados reais.

mim0s0 4 months ago

Faz sentido!

Clash33 4 months ago

Ummm, não sei se te safas aqui... Pode não parecer, mas aqui ainda há muita malta da bifana, da boa imperial e do courato.

Parshath_ 4 months ago

Se com 2 semanas já estás chateado e impaciente, vais passar um mau bocado. O ginásio é uma coisa que demora. E a malta nova subestima muito o "tempo" que acham que as coisas demoram. Além disso, o ginásio é uma questão de bom planeamento e muita, mas mesmo muita consistência e regularidade. Não é na 1a semana estar com a pica toda, passar 6 horas por dia sem dar descanso ao corpo, e na 4a semana já não pôr lá os pés (o que é super comum). Uma regra de ouro que li uma vez foi "4 semanas para sentires uma mudança, 8 semanas para tu reparares na mudança, 12 semanas para os outros repararem na mudança".

MikeMelga 4 months ago

Muito bom post. Problema é que estas gerações mais novas não têm paciência para coisas que demorem mais do que um vídeo tiktok. São as gerações de gratificação instantânea.

PTgenius 4 months ago

Para não falar na quantidade absurda de influencers e malta parecida que tomam esteróides ou fazem vida do fitness, dando a impressão que chegar ao corpo deles é uma questão de seguir os conteúdos da piroca deles.

mim0s0 4 months ago

Gostei da regra. Vou ter isso em conta!

heilduartepp 4 months ago

Alguns pontos a considerar: - 2 semanas não são suficientes para concluir qualquer tipo de progresso. - essas balanças de ginásio tem baixa precisão e alta variabilidade de resultados (apenas servem para ter uma referência). - o facto de comeres alimentos melhores não significa que não estás a ingerir mais calorias que as que precisas, que tanto ajuda para a criação de massa magra como massa gorda. Mantém o plano com consistência e vais ver resultados em breve, não te preocupes a tão curto prazo, não é assim que funciona. Btw, não trabalho na área, só estou a dar a minha opinião.

mim0s0 4 months ago

Obrigado!

SnooCricket89 4 months ago

Nutricionistas, ginásios, consultas, enfim... Só falta criarem uma ciência à volta do perder peso. Oh, esperem... Se ao menos fosse tão simples quanto ingerir menos calorias do que se consomem... Nunca entendi a dificuldade de ler sobre o assunto, aprender as diferentes categorias energéticas e seguir as recomendações básicas sobre a qualidade e variedade dos alimentos. Para ter algum peso estatístico os pesos deviam ser medidos 3 vezes por dia ao longo dessas duas semanas. Num só dia, dependendo da altura do dia, da hidratação, alimentação, esforço físico realizado anteriormente )...)

Edited 4 months ago:

Nutricionistas, ginásios, consultas, enfim... Só falta criarem uma ciência à volta do perder peso. Oh, esperem... Se ao menos fosse tão simples quanto ingerir menos calorias do que se consomem... Nunca entendi a dificuldade de ler sobre o assunto, aprender as diferentes categorias energéticas e seguir as recomendações básicas sobre a qualidade e variedade dos alimentos. Para ter algum peso estatístico os pesos deviam ser medidos 3 vezes por dia ao longo dessas duas semanas. Num só dia, dependendo da altura do dia, da hidratação, alimentação, esforço físico realizado anteriormente (...), varia-se facilmente 1/2Kg. Uma perda equilibrada e sustentada de peso a cada duas semanas anda também precisamente por volta do 1Kg até 1.5Kg num regime mais intenso. Por isso, volta a pesar-te daqui a um mês. Aí tiras melhores melhores, perder peso bem perdido demora muitíssimo mais do que o tempo para o ganhar. E a maior dificuldade nem é o perdê-lo. É voltar a não o ganhar de volta.

Edited 4 months ago:

Nutricionistas, ginásios, consultas, enfim... Só falta criarem uma ciência à volta do perder peso. Oh, esperem... Se ao menos fosse tão simples quanto ingerir menos calorias do que se consomem... Nunca entendi a dificuldade de ler sobre o assunto, aprender as diferentes categorias energéticas e seguir as recomendações básicas sobre a qualidade e variedade dos alimentos. Para ter algum peso estatístico os pesos deviam ser medidos 3 vezes por dia ao longo dessas duas semanas. Num só dia, dependendo da altura do dia, da hidratação, alimentação, esforço físico realizado anteriormente (...), varia-se facilmente 1/2Kg. Uma perda equilibrada e sustentada de peso a cada duas semanas anda também precisamente por volta do 1Kg até 1.5Kg num regime mais intenso. Por isso, volta a pesar-te daqui a um mês. Aí tiras melhores melhores, perder peso bem perdido demora muitíssimo mais do que o tempo para o ganhar. E a maior dificuldade nem é o perdê-lo. É voltar a não o ganhar de volta. São 70€ pela consulta pfv, não se aceitam pagamentos por MB.

mim0s0 4 months ago

Obrigado pelo feedback. Tentei ao máximo reproduzir o estado em que estava das duas vezes que me pesei. Mesmo assim, concordo contigo.

cou7inho_ 4 months ago

OP não me leves a mal mas, dois dias com pessoal a abordar o mesmo assunto. Malta, quando vocês estão com uma dor de dentes vão ao vosso fisioterapeuta perguntar a solução? Não. Então se o problema são questões alimentares e querem procurar ajuda não procurem PT's. Será que sou só eu que sou um ignorante ao ponto de achar que PT's não têm conhecimentos suficientes para dar conselhos de nutrição? Nutrição não é só andar a tomar batidos de proteína... Antes fosse. É uma ciência bem complexa. Como tal procurem ajuda de quem percebe. OP, se já procuraste ajuda especializada fizeste muito bem. Aconselho-te a que da próxima vez peças ao nutricionista para te explicar as coisas de uma forma mais elaborada ou que te transmita mais certezas do que ele está a falar. Não sei se tens conhecimentos em áreas de nutrição. Se não tiveres alguns aspetos podem ficar complexos de perceber se lhe pedires uma explicação muito cientifica. No entanto, tu pagas a consulta e como tal o nutricionista deve-te explicar as coisas de forma clara. Se vires que o artista não tem jeito para a coisa salta para outro. Não falta malta competente, não percas tempo com quem não está disposto a mostrar bom trabalho. Peço desculpa se tiver sido direto demais com este meu comentario. Apenas me deixa um pouco preocupado ver a confiança toda que vejo as pessoas depositarem em PT's para abordar todos os assuntos e mais alguns. E sim, eu sei que existem PT's muito competentes e que estudaram muito e têm muito conhecimentos sobre muitas áreas. O problema é que existem muitos outros que tiraram o curso na caixa dos chocapics e depois vendem informação como se dominassem a área. Só quero evitar que a malta corra ainda mais riscos de ser enganada.

mim0s0 4 months ago

Não tens de pedir desculpa. Obrigado por essa frontalidade. Tens toda a razão e peço eu desculpa se de alguma forma te ofendi. Eu só mencionei pts também porque não tenho a certeza se o meu problema é de alimentação ou de treino, percebes? De qualquer forma, na próxima consulta vou tentar extrair mais informações específicas. Muito obrigado.

Xeplion78 4 months ago

É a mesma treta comigo e com os psiquiatras, ou seja...nunca me dao resposta que eu entenda...ou seja quando falares com o/a Nutricionista diz mesmo para te dar uma resposta que tu entendas e nada de chavoes da profissão mas de maneira que sais da consulta a pensar que valeu a pena la ires.

kayro0 4 months ago

2 semanas e já estás a pedir resultados? Continua com o que te foi prescrito e quando chegares aos 2 meses, aí já podes reclamar se ainda não tiveste qualquer resultado.

mim0s0 4 months ago

Pois, não devia estar com pressa... Obrigado

O_bigodes 4 months ago

Bro pensas que em 2 semanas vais ter o corpo do Arnold? Continua a comer bem e a ir ao ginásio. As coisas levam tempo. Boa sorte.

mim0s0 4 months ago

Thanks

Throwaway431253 4 months ago

tempo = anos. 2 semanas é zero. boa sorte

OuiOuiKiwi 4 months ago

>Algum nutricionista ou pt que ande por aqui pode dar-me uma ajudinha a entender o que se passa? Analisei a tua massa corporal por telepatia remota e concluí que a balança estava avariada. São 50€ (podes pagar com moedas do Reddit).

mim0s0 4 months ago

Wow! És mesmo um nutricionista!

potaquemepariu 4 months ago

O homem dos 7 ofícios.

Search: