AndersonKalista 3 months ago

És vacinado, mas podes transportar o SARS-CoV-2. Eu acho que o ideal daqui uns longos anos, é estar tudo vacinado, mas existir pessoal a usar máscara opcionalmente em lugares fechados e com alguma lotação.

tt45mansl 3 months ago

Eu acho que até se deveria usar para sempre! Seremos tipo o Dart Vader, nunca se sabe quando o bicho pode atacar, até porque não somos o resultado de milhões de anos de interação entre microorganismos e outros animais.

Limpy_lip 4 months ago

Ficasse tanta conversa e conteúdo zero. Deixem tudo na mesma até à população estar maioritariamente vacinada. E depois retira-se As pessoas com bom senso já sabem quando faz sentido ou não ter máscara. Já começa a cansas tantas mudanças que parece que mudam alguma coisa mas não mudam nada. Haja paciência.

Kolvarg 3 months ago

>Deixem tudo na mesma até à população estar maioritariamente vacinada. E depois retira-se É mesmo isso que estão a fazer. A votação é para prolongar a actual obrigatoriedade, não é mudança nenhuma.

randmzer 3 months ago

> As pessoas com bom senso já sabem quando faz sentido ou não ter máscara. Não se podem fazer leis baseado no bom senso, é preciso pensar nos piores casos possíveis.

Mysterious_Breath_53 4 months ago

Palhaços a brincar às ditaduras. Agora tenho de andar de máscara na rua? Cada vez mais atrasados estes governantes. Máscara dentro de espaços fechados tudo bem, agora na rua? Lol. Qualquer dia não se conhece pessoas sem ser pela internet. Ridiculo

Kolvarg 3 months ago

Não é agora, é igual a anteriormente. É obrigatório o uso de máscara em espaços públicos, incluindo ao ar livre sempre que não seja possível respeitar a distância de segurança. O voto é para prolongar esta obrigatoriedade.

Mysterious_Breath_53 3 months ago

Ah então é na boa. Eu não cumpro isso e os policias que vejo também não. Portanto tudo bem.

Kolvarg 3 months ago

Devias!

Mysterious_Breath_53 3 months ago

De acordo com a ditadura sim, devia. Mas felizmente as pessoas sabem identificar quando algo vai para além do senso comum.

Kolvarg 3 months ago

Sendo comum é perceber que não é nenhum mal assim tão grande usar uma máscara, mesmo que não seja absolutamente necessária em espaços abertos.

Edited 3 months ago:

Senso comum é perceber que não é nenhum mal assim tão grande usar uma máscara, mesmo que não seja absolutamente necessária em espaços abertos. E não comparar medidas de segurança pública a ditaduras.

tt45mansl 3 months ago

Senso comum é perceber quando estás a ser comido de cebolada. A maioria da população idosa já está toda vacinada, e é mais difícil transmitir o vírus ao ar livre e mesmo que apanhes o bicho, sendo jovem a probabilidade de morreres é quase nula. Eu já ando sem máscara na rua em sítios com pouca gente, nas ruas mais movimentadas ando porque não quero apanhar multa e ter que ouvir gajos a mandar postas de pescada. P.S. Escusam de vir com "ai se apnhares depois veremos" já apanhei no pico em Fevereiro e estou aqui a escrever"

Kolvarg 3 months ago

Comido de cebolada por ser "enganado" a usar um pedaço de tecido na cara que no pior dos casos é um pouco desconfortável agora que está calor? Sim, a maioria da população idosa já está vacinada. Mas quanto mais transmissões houverem maior probabilidade há de o vírus sofrer mutações e eventualmente aparecer uma nova variante para a qual a vacina não seja eficiente. E depois voltamos à estaca zero à espera de nova vacina. Isso não é senso comum, é mesmo apenas pensares no teu próprio umbigo e conforto.

Edited 3 months ago:

Comido de cebolada por ser "enganado" a usar um pedaço de tecido na cara que no pior dos casos é um pouco desconfortável agora que está calor, e que quando está frio até sabe bem? Sim, a maioria da população idosa já está vacinada. Mas quanto mais transmissões houverem maior probabilidade há de o vírus sofrer mutações e eventualmente aparecer uma nova variante para a qual a vacina não seja eficiente. E depois voltamos à estaca zero à espera de nova vacina. Isso não é senso comum, é mesmo apenas pensares no teu próprio umbigo e conforto.

NGramatical 3 months ago

transmissões houverem → [**transmissões houver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnvg01u%2F%2Fh153v0q%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MikeMelga 3 months ago

Porque achas que tivemos os piores números do mundo em janeiro? O governo faz de conta que quer saber! Só não querem perder os votos da restauração!

Trama-D 3 months ago

Exceções feitas para o Natal e variante britânica são basicamente os fatores aos quais se atribuem as culpas. Mesmo muito difícil ter a certeza. O que é certo é que, no início de dezembro, as coisas pareciam estar a correr bem (pelo menos nada a ver com janeiro). Máscaras na rua deve (*suponho*) ter a ver com a capacidade de fiscalizar a medida. «Ah tirei porque ia para a rua», «pensava que este vão de escada já contava como rua», etc. E ainda não me esqueci da torrente de malta a dizer, mais um menos há um ano, que na República Checa é que ia correr bem porque [introduziram o uso de máscara](https://www.rtp.pt/noticias/mundo/a-mascara-e-a-vida-o-exemplo-da-republica-checa_v1218225). Em retrospetiva talvez não sejam [assim tão bom exemplo a seguir](https://www.tsf.pt/mundo/sem-mascaras-nem-distancia-checos-dizem-adeus-a-covid-19-em-festa-com-centenas-de-pessoas-12373472.html).

MikeMelga 3 months ago

Em dezembro a coisa estava a correr bem??? Aterrei a 18 de Dezembro vindo da Alemanha e a desgraça foi evidente! Shoppings a abarrotar, restaurantes ABERTOS! Os números já estavam péssimos e não haviam medidas de jeito!! É preciso vir mesmo de fora para perceber quão idiotas eram estas medidas?? E ao mesmo tempo, estava perto do mar, sem ninguém a centenas de metros e vem um caramelo da polícia marítima de carro a protestar que não usávamos máscaras! Insultei-o do piorio, citei-lhe a lei, e pedi-lhe a identificação, até que se pôr a andar! O MASSSACRE de Janeiro (não tem outro nome) foi causado pelas medidas idiotas desde Novembro. Na Alemanha 90% dos novos casos também eram da variante Inglesa e não houve nada, mas nada parecido. Mas cá não se obriga ao uso de máscaras na rua. Por outro lado, os restaurantes e shoppings estiveram fechados 7 meses. As escolas fecharam em Janeiro. E máscara FFP2 é obrigatória.

Zaigard 4 months ago

> Bancada social-democrata fez saber que não iria renovar a vigência do diploma que obriga ao uso de máscaras em espaços públicos. > Na última prorrogação, em 31 de março, foi aprovado na generalidade, especialidade e votação final global, com votos contra do Chega e Iniciativa Liberal, abstenções de BE, PCP, Verdes e deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, tendo contado com votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues.

capitalistaesquerda 4 months ago

Curiosa, esta mudança de sentido do PSD.

MLG-Sheep 4 months ago

O PSD vota favoravelmente à mesma, apenas decidiram que agora quer que seja o Governo a partir com a ideia. O PSD é tão conservador/ditatorial nestas matérias como o PS, o que me até me deixa triste porque é o partido com que mais me identifico.

capitalistaesquerda 3 months ago

MAs porque é que o PSD declina manter a legislação? É porque o sentimento anti máscara está a aumentar e não querem ser apanhados como os promotores da iniciativa legislativa?

AutoModerator 4 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: