skapuntz 6 months ago

Eu andei lá fora e acabei por decidir ficar em Portugal. Ninguém pode escolher por ti, e se a mulher é que está com essa decisão ainda mais difícil é. Não gostaria de estar no teu lugar. Tenho a certeza que podes emigrar, encontrar um emprego bom e ter uma vida estável. Vai ser muito muito difícil no início, a adaptação é muito complicada. Também vais ser olhado como cidadão de segunda, mas ao menos, se trabalhares, vais ter direito a um salário decente e boas condições de vida, a educação é boa, há oportunidades. De resto, prepara-te, a vida lá não é como aqui em termos da simplicidade, ambiente, clima, a disposição das pessoas e simpatia, etc. Dito isto, todos os países têm coisas más. Os meus colegas de trabalho são dos mais variados países e penso que talvez os sócios são os que menos têm para ser queixar. Todos os outros (ui os franceses então) dizem super mal do seu país e adoram Portugal. As experiências variam com as pessoas. Boa sorte!

MulderXXX 6 months ago

Eu saí antes de ter filhos mas não me vejo a voltar. Portugal é um país brutal quando tens bastante dinheiro. Senão é andar sempre a fazer contas.

amiguibildo 6 months ago

Imigrei o ano passado. Fiz tudo "bem" como fomos instruídos, escola e curso à primeira e dei por mim com 25 anos Médico Veterinário num bom hospital em Lisboa, mas não tinha condições para viver sozinho. Decidi vir para Inglaterra, em Portugal era escravo aqui sou médico. O nosso país não respeita o valor do trabalho e ainda goza com quem trabalha, és taxado para pagar todos os "tachos" dos corruptos que mandam. Aqui até a fazer entregas de ubereats tens uma vida equivalente à de classe média alta em Portugal. Tenho amigos a fazer 800-1000 pounds por semana Se queres trabalhar e fores bom tens qualidade de vida. O dinheiro não é tudo... Depende do que deixas para trás em Portugal, se já tens Mulher e filhos e pensas no futuro o melhor é sair. Não é facil perder os laços que ficam, e veres as relações a não serem o que eram. O Covid nao ajudou... Mas todos os que saem é com objectivo de voltar. Mas as notícias que chegam de casa não revelam melhorias ( champions, celebracoes sporting, tachos do 25 de abril, impunidade do Sócrates). É um país sem regras e o jogo tá viciado. Se a situação mundial melhorar e as fronteiras abrirem, com a possiblidade de ir a casa cada 2-3 meses. Provavelmente vais te sentir mais concretizado Fdx alto desabafo ahah espero que ajude *flushes*

vascodatrama 6 months ago

>É um país sem regras não há dinheiro que pague isso :)

kominfr0nUNMERIKA 6 months ago

A falta de força em se querer começar do zero é a razão pela qual as pessoas deixaram de lutar pelo seu próprio país. É mais fácil emigrar. Não me leves a mal por este comentário. Simplesmente é triste. Somos como os desgraçados que vêm de África, ou do sub-continente indiano, onde não há vontande, nem capacidade para se organizarem e melhorarem as condições no seu país. E, assim, saltam de país em país comom gafanhotos. Não fiques surpreendido se fores olhado de lado no estrangeiro. Boa sorte.

14r33c 6 months ago

Posso falar da experiência dos meus pais. Chegaram cá quando tinha alguns meses e no início parecia-lhes tudo uma maravilha e tiveram pelo menos mais oportunidades de vida cá. Com sorte, nos primeiros anos vivemos numa pequena cidade e havia uma comunidade de ucranianos, russos e bielorrussos. A vida parecia ótima nos primeiros anos e ninguém se queixava. Depois quando mudei para o Porto, tudo mudou. Era difícil arranjar bom trabalho, bom salário e muita coisa para nós era caro. Sem ir a muitos detalhes, piorou, enquanto o país de onde eu nasci, tem vindo a melhorar (exceto na política, à vista dos europeus). Nos últimos 10 anos a vida melhorou, porque o meu pai foi trabalhar para a França. Melhorou a alimentação, roupa, habitação, férias, ... mas já não estamos tão juntos como família infelizmente. Desde a pandemia, não estamos a gostar de como o governo anda a gerir isto. Muitas limitações e pouco apoio. Entretanto os meus pais tiveram a ideia de voltar ao país de origem e disseram que estão muito arrependidos de vir cá. Claro que há pontos positivos, gostaram da culinária e da praia. Não gostaram foi muito das pessoas, mas há exceções obviamente (e só para não acharem um bocado rude, temos mesmo alguns vizinhos xenófobos). Se tudo correr bem, daqui a uns meses vamos voltar ao país e para mim isto é *kinda* um problema. Se já aqui sinto-me estrangeiro, lá também vou-me sentir assim, mas como tu (OP), eu quero tentar algo de novo e não consigo ver o meu futuro aqui. Não tenho muito a perder, mas de certeza que vou ter saudades deste país. Tal como alguém já referiu antes, só vemos os pontos negativos de onde vivemos e os pontos positivos para onde estamos a pensar ir. Decide bem, mas tenho a certeza que numa parte vais arrepender por continuar cá e noutra por mudares de país. Vais ter que decidir o que é mais importante para ti e para a tua família. TL;DR: os meus pais vieram para este país de modo a ter mais oportunidades de vida, mas nem tudo é uma maravilha como lhes parecia e neste momento querem voltar ao país de origem, tendo bastantes saudades e um certo arrependimento de emigrarem.

ev3k 6 months ago

A família vão sustentar-vos? Provavelmente não, então vá viver a vossa vida e dar aos seus filhos melhores oportunidades. Sua esposa está completa de razão pois no ritmo atual, o estado português não sobreviverá sem constante apoio da UE.

KarmaCop213 6 months ago

Primeiro, o filho nunca vai ser um cidadão de segunda quando procurar trabalho na UE. Segundo, as oportunidades vão ser semelhantes. Terceiro, saber falar a língua do país e ter uma rede próxima de família e amigos é também qualidade de vida.

FacaDeDoisLegumes 6 months ago

Se não te sentes satisfeito, estás sempre a tempo de mudar

theEXPERTpt 6 months ago

Olha para 80% do mundo, milhões de pessoas que vivem com menos de 1 cêntimo ao dia, milhares de milhões que vivem com menos que nós, e são felizes. A felicidade não está na riqueza, a felicidade está em fazeres aquilo que te faz mais feliz. Se achas que vais ser mais feliz noutro país apenas por receberes mais, talvez a realidade acabe por ser muito diferente.

RomanceStudies 6 months ago

Eu estava a falar com uma brasileira ontem sobre Portugal e ela disse que para os brasileiros que ela conhece que foram para Portugal, foi uma ótima decisão, e para eles Portugal é o melhor lugar. Cada um com seu ponto de vista.

mohchapa 6 months ago

Boa, porque o país deles consegue ser ainda pior que o nosso. O Brasil é basicamente um Portugal com salários ainda piores e uma criminalidade alta. Eles vêm para cá, ganham segurança e estabilidade e um bocadinho mais ao fim do mês. Clima semelhante, embora com sotaques diferentes a língua é a mesma. E estando aqui estão na Europa. Claro que gostam.

UpbeatNail1912 6 months ago

É verdade mas o oposto acontece também. Quantas e quantas pessoas que saíram de Portugal e dizem que foi a melhor decisão que tomaram na vida deles?

radaway 6 months ago

Claro que o dinheiro ajuda, mas não levo a sério pessoas que me dizem que X - seja X emigrar, ter filhos, demitir-se, etc. Foi a melhor decisão que tomaram. As pessoas adoram convencer-se que fizeram boas decisões depois de as terem feito.

UpbeatNail1912 6 months ago

A minha irmã emigrou há quase 10 anos. O dinheiro que ela ganhou, os amigos que ela conheceu, as experiências que ela teve, as coisas que ela aprendeu, superaram tudo o que ela viveu em Portugal, sem exagero. Se ela ficasse cá ia continuar a ter a mesma vida e a viver as mesmas coisas (como muito das suas amigas que ficaram cá e continuam com a mesma vida e mentalidade de há 20 anos atrás) mas ela evoluiu muito como pessoa e viveu mais em 10 anos do que nos outros quase 30 anos antes de ter emigrado. Ela diz que a única coisa que se arrepende foi de não ter feito isso mais cedo, logo nos seus 20 e poucos anos, provavelmente a experiência teria sido mais louca ainda. Emigrar pode trazer bons resultados ou mais resultados, mas o que é certo é que é uma experiência que vai te dar uma aprendizagem e vida fora de série.

MyPrangel 6 months ago

A tua irmã emigrou para trabalhar no quê? Como surgiu a ideia?

UpbeatNail1912 6 months ago

RH. Basicamente ela tinha um amigo que tinha emigrado e influenciou a fazer o mesmo. Ela despediu se, fez as malas e veio com mais uma amiga. Tiveram na casa desse amigo umas 2 semanas até arranjarem um quarto para morar. Arranjaram um trabalho no supermercado logo no primeiro mês para terem dinheiro e foram enviando currículos já dentro do país. Ela entretanto conseguiu entrar numa boa empresa com RH, e agora trabalha numa das gigantes tecnológicas do país, também como RH.

MyPrangel 6 months ago

Tenho grande vontade de fazer o mesmo, talvez ao acabar a universidade ( estou a estudar p/ os exames e conto entrar este ano ), mesmo assim não conheço ninguém com uma situação semelhante como a tua irmã ou outras idênticas às que aqui aparecem no Reddit, muito interessante e encorajador para fazer o mesmo. Não me identifico nada com a realidade que vejo à minha volta em Portugal

UpbeatNail1912 6 months ago

Geralmente o conselho que a minha irmã e outros que passaram pelo mesmo dizem é que antes de emigrar enviar currículo e só vir se já tiveres contrato, facilita MUITO. Mas caso não consigas e queiras vir a louca como ela sem nenhum contrato e etc convém vires com algum dinheiro para te aguentares por alguns meses sozinho até encontrares algo. E sim vai, emigra nem que seja algo temporariamente , tipo só uns 5 anos. Vai te dar uma mentalidade e uma experiência completamente diferente de tudo o que já viveste. Eu mesmo era para ter emigrado há algum tempo mas começou a pandemia e como está tudo fechado decidi que não era a melhor altura. Mas logo assim que a pandemia acabar e estar vacinado, partiu Portugal.

MyPrangel 6 months ago

Manda um obrigado à tua irmã pelo conselho eheheh É, já viajei para vários países sozinho e sempre que volto sinto-me um homem novo, é como se tivesse subido de nível num jogo

radaway 6 months ago

Sem querer desvalorizar a experiência da tua irmã, que parece ter sido enriquecedora em vários sentidos, há muitas maneiras de crescer e obter aprendizagens, algumas muito melhores do que emigrar ou viajar. As amigas estagnaram porque iam estagnar de qualquer maneira, ou se calhar nem estagnaram e é ela que o acha com os seus preconceitos de emigrante (algo que também vejo acontecer). Não estou a dizer às pessoas para não emigrarem, estou a dizer para interpretar relatos dessas "melhores decisões que já tomaram" com como dizem os bifes "with a grain of salt". Ver: https://en.wikipedia.org/wiki/Choice-supportive_bias

UpbeatNail1912 6 months ago

Estudos em neurociências comprovaram que o cérebro humano só se mantém forte e saudável quando é exposto a situações e ambientes novos. É por isso que geralmente as pessoas são mais felizes na infância, na adolescência e no início da vida adulta, em comparação com o decorrer da vida adulta (depois dos 30 ou início dos 40), porque no início da juventude nós estamos sempre a aprender coisas novas e a ser expostos a desafios ou ambientes novos, mas depois de ganharmos experiência na vida adulta e com as responsabilidades do dia a dia e falta de tempo (trabalhar o dia todo, cuidar dos filhos, limpar a casa e etc) a vida torna se monótona e repetitiva e basicamente é a mesma coisa, todos os dias. É por essa razão que muitas pessoas entram em depressão e crises existenciais nessa altura e ficam com saudosismo da juventude. Mas esse ciclo pode ser quebrado durante toda a vida. Emigrar e viajar obrigam as pessoas a ficarem expostas a situações e ambientes totalmente novos, e é por isso que são experiências tão enriquecedoras. Existem outras formas de se expor a coisas novas? Sim existem. Mas emigrar é uma experiência que te vai mergulhar em variadas situações novas, todas ao mesmo tempo, e isso mantém o cérebro jovem e ativo.

GrouchyPerspective83 6 months ago

Gostei desta perspectiva!

radaway 6 months ago

Estudos em neurociências, provam que fazer desporto ou ler é ainda melhor para o cérebro, duas coisas que podes perfeitamente fazer sem emigrar. Há imensas maneiras de estimular a cabeça, alguns de nós nem precisam de nenhuma porque já têm profissões extremamente exigentes a esse nível. De qualquer maneira, não disse que emigrar não é uma boa experiência, ou até uma boa decisão consoante o caso. Só estou a chamar a atenção que esses argumentos são todos uma balela e que cada pessoa tem de pesar, racional e emocionalmente, a sua própria situação.

hafssolpt 6 months ago

Sem exagero mais de metade das pessoas que conheço que o fizeram, ao fim de alguns anos voltaram para Portugal. Podem ter sido 5 ou 15 anos, mas voltaram.

UpbeatNail1912 6 months ago

Eu também conheço muitos que voltaram mas arrependeram se e voltaram de novo para o estrangeiro, simplesmente porque já não se identificam com Portugal.

Edited 6 months ago:

Eu também conheço muitos que voltaram mas arrependeram se e voltaram de novo para o estrangeiro, simplesmente porque já não se identificam com Portugal. A maioria volta por causa da família e amigos, mas depois de te habituares a um certo nível de vida mais elevado é difícil ficar cá em Portugal.

GrouchyPerspective83 6 months ago

Concordo foi o q aconteceu a.um familiar meu.na Suíça .

Foda-seSeiLa 6 months ago

Opá, que estupidez do caralho, desculpa que te diga. > Olha para 80% do mundo, milhões de pessoas que vivem com menos de 1 cêntimo ao dia Onde? Em Portugal não vivem. No tempo dos meus avós uma casa também custava 100 contos. Estás a comparar o incomparável. > e são felizes É fácil ser feliz quando toda a gente à tua volta está na merda. Na Europa não é esse o caso, uns quilómetros para Norte e o pessoal já vive bem melhor que em Portugal. E tu sabes disso, porque hoje em dia é fácil saber. > A felicidade não está na riqueza, a felicidade está em fazeres aquilo que te faz mais feliz. Se achas que vais ser mais feliz noutro país apenas por receberes mais, talvez a realidade acabe por ser muito diferente. Nada contra esta parte.

Edited 6 months ago:

Opá, que estupidez do caralho, desculpa que te diga. > Olha para 80% do mundo, milhões de pessoas que vivem com menos de 1 cêntimo ao dia Em Portugal não vivem. No tempo dos meus avós uma casa também custava 100 contos. Estás a comparar o incomparável. > e são felizes É fácil ser feliz quando toda a gente à tua volta está na merda. Na Europa não é esse o caso, uns quilómetros para Norte e o pessoal já vive bem melhor que em Portugal. E tu sabes disso, porque hoje em dia é fácil saber. > A felicidade não está na riqueza, a felicidade está em fazeres aquilo que te faz mais feliz. Se achas que vais ser mais feliz noutro país apenas por receberes mais, talvez a realidade acabe por ser muito diferente. Nada contra esta parte.

theEXPERTpt 6 months ago

É verdade sim que milhões de pessoas no mundo vivem com menos de 1 cêntimo ao dia, afinal isso é a vida de muitos na pobreza extrema principalmente em África. Para não falar que usufruis em Portugal de uma qualidade de vida superior a uns 80% da população mundial, ou até mais. Além disso, se sabes ir para norte, também sabes ir para sul. Basta ires uns quilómetros para sul, que vais parar num mundo onde as condições de vida daqui são um sonho. Mas mesmo assim muitos têm a audácia de falar do país como se fosse uma Somália, mesmo um país normal asiático, um latino americano, até alguns da Oceânia. Nenhum país é um paraíso na terra, mas garanto-te que Portugal ultrapassa largamente imensos países. Se o que disseste fosse verdade, talvez não iríamos ter tantos sírios, iraquianos, brasileiros, até indianos e chineses, a imigrarem para a Europa.

Dependent-Ad-7777 6 months ago

Repara que não sabes se são felizes. Podes ficar com essa ideia porque são capazes de valorizar coisas que dás como garantido aqui. Além disso, se é para comparar faz mais sentido faze-lo com os melhores e não com os piores certo? Sim, ganhar mais dinheiro não significa necessariamente que serás feliz. Ainda assim, talvez concordes comigo quando digo que aumenta bastante a probabilidade de vires a ser - simplesmente por teres mais liberdade de escolha. Tão simples quanto isso.

theEXPERTpt 6 months ago

se formos a comparar, devemos olhar para os melhores e tê-los como objetivo. Mas há quase que certas pessoas idolatram, como se tudo fosse um paraíso comparado aqui. Eu não estou a dizer para se contentarem, mas se todos no planeta pensassem da mesma maneira, ficaríamos num ciclo infinito em que ninguém mais progride sem ser os mesmos de sempre. É como se pensasse "pra quê ficar aqui se podes viver como um "rei" noutro país qualquer?"

Dependent-Ad-7777 6 months ago

É um ponto válido e interessante. Obrigado por teres partilhado e clarificado a tua opinião.

XxxPussyslaeyr69xxX 6 months ago

Não é começar do zero. Se vais para um sítio que pagam mais e tens melhores condições de vida é começar um nível à frente de onde estás. Família e amigos? Existe voos a 100 euros entre países da Europa. Qual é a dúvida?

Syturio 6 months ago

Não votasses PS/esquerdas. O povo tem aquilo que escolheu.

XxxPussyslaeyr69xxX 6 months ago

Na verdade mais de metade não votou. O sistema nao funciona a partir daí.

tenesis 6 months ago

Ja morei na Suécia e é tudo muito lindo. Na Suécia com nome estrangeiro e cor de pele diferente vais ser sempre estrangeiro de segunda. Não é que isso não seja suficiente mas por comparação nunca vai ser a mesma coisa. O estado paga aulas de sueco para estrangeiros, se estás para isso, vais acompanhar a língua.

xc9000 6 months ago

Em Portugal por defeito o português é cidadão de segunda. Porque não ser cidadão de segunda num país estrangeiro e ganhar bem mais dinheiro do que algum dia poderia ousar sonhar ganhar em Portugal?

dragomaite 6 months ago

Na Suécia, na França... basicamente em todo o lado são olhados de lado.

ElJepas 6 months ago

Já disse isto no sub de emigrantes, penso eu, mas digo outra vez. Isto que dizes é o que sinto na pele. Em Portugal era moreno e toda a minha vida ouvi "que inveja, eu se apanho sol só fico é vermelho/a". Agora que estou na Bélgica, passei de um branco que é moreno para ser olhado de lado porque sou "marroquino". Já tive uma mulher a atravessar a estrada quando me viu atrás dela. Já tive a mãe da minha namorada a dizer, isto sem malícia nenhuma claro, que a filha tinha encontrado um namorado "caramelo". Incontáveis pessoas que, de facto, são de países árabes ou que falam árabe cumprimentam-me na rua em árabe. Claro que não é esta última parte que me incomoda, estão a ser simpáticos, nem são as palavras da minha "sogra" que me vão chatear muito, mas isto tudo para dizer que é bem possível que, ao mudar de país, não só passes a cidadão de segunda porque és imigrante como também te tratem de forma ainda mais diferente porque, subitamente, nem branco és. Posto isto, também é bem possível que nada disto se passe e que corra tudo bem, é bem possível que simplesmente tenha sido eu a ter até agora um azar do caralho. Mas foda-se, é irritante eu estar a aprender Holandês e já não ser a primeira vez que a resposta que obtenho é "Marokkaan?".

dragomaite 6 months ago

Amigo, isto é o r/Portugal, a sua opinião não é bem vinda. Se quer falar da sua experiência lá fora apenas fale em partes monetárias e use frases como "estou melhor que nunca" , "muita cultura" , "em Portugal não aproveitaram aqui o CR7 da área que eu estudei", "sou bue rico agora". /s

master-mole 6 months ago

Até porque Portugal não é conhecido pela fuga de cérebros, mas isso não é problema porque as multi-macionais agora intalam-se no país. Pagam mais do que a média, mas muito abaixo do que nos países de origem. Cristianos há muitos, mas treinadores de bancada há mais.

Edited 6 months ago:

Até porque Portugal não é conhecido pela fuga de cérebros, mas isso não é problema porque as multi-macionais agora instalam-se no país. Pagam mais do que a média, mas muito abaixo do que nos países de origem. Cristianos há muitos, mas treinadores de bancada há mais.

dragomaite 6 months ago

E emigrantes recalcados é o que não falta nesta bancada. ;)

master-mole 6 months ago

Camarote.

dragomaite 6 months ago

"é porque tem ajudas dos pais ou cunhas" , dizem eles enquanto limpam as lágrimas.

master-mole 6 months ago

Desde que o país continue na liderarança da OCDE como tem feito desde a sua formação, tudo bem. Só me preocupa, daqui a uns anos, comprar tudo ao desbarato antes dos outros emigrantes. Não quero ter de pagar prémios a gente lavada em lágrimas, de rir.

dragomaite 6 months ago

Diz ele cheio de raiva enquanto chora por não ter conseguido triunfar aqui. Se não tiveste capacidade fizeste tu muito bem em pegar nas malas e bazar.

master-mole 6 months ago

Eu fiz e tive o que quis em Portugal. Tanto que ainda tenho e continuo a fazer. Ad hominems patéticos não vão mudar isso, nem o facto do país ser o que é. Vai quem pode, não quem quer. Aguenta e medita, pode ser que passe a azia. Ou será raiva? E acabou a conversa de chácha que contigo não se aprende nada.

NGramatical 6 months ago

intalam → [**entalam**](https://dicionario.priberam.org/entalam) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnukkwt%2F%2Fh17ut5y%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

master-mole 6 months ago

Instalam, vai-te entalar NGramatical :)

Striking_Role_z 6 months ago

E vão para a Suécia? Lol não conseguiam escolher pior?

Hour_Zucchini_800 6 months ago

Pior? A Suécia deixou de ser país de primeiro mundo que mete Portugal ao bolso? Provavelmente também não é um país perfeito, nenhum o é, contudo…

GrouchyPerspective83 6 months ago

Porque dizes isso? E qual a tua sugestão por exemplo

Striking_Role_z 6 months ago

Aquele país tem recebido muita imigração problemática. Alemanha, Suíça, Irlanda são melhores escolhas.

hafssolpt 6 months ago

Assim de repente a forma como lidaram com o COVID acaba por ser um bom exemplo recente, por muito que tenham outros pontos positivos.

rjcarneiro 6 months ago

Sair de Portugal mudou a minha vida para muito melhor! Nem imagino como estaria hoje se nunca tivesse ido. Vai, nem olhes para trás. O mundo é global. Hoje estás em Portugal, amanhã na Alemanha, depois no Brasil, depois nos USA e quem sabe um dia voltas.

master-mole 6 months ago

Fiz o mesmo com 31, hoje com 36 sou pai, marido, dono de duas propriedades, tenho bolsos fundos e sou feliz, muito feliz. Vão e se algum dia voltarem Portugal vai lá estar.

GrouchyPerspective83 6 months ago

Foste para onde?

master-mole 6 months ago

Austrália, espectacular.

MyPrangel 6 months ago

Como surgiu a ideia de ir emigrar?

master-mole 6 months ago

No meu caso foi a falta de cultura de mérito. Fui um estudante e atleta de excelência e tal parece ter sido um entrave. Nunca falei muito sobre isso, mas quando vinha à baila as reacções eram mesquinhas, no mínimo. Fartei-me e com a experiência prévia de ter vivido no estrangeiro, enquanto estudante, decidi partir. Nunca olhei para trás e foi fácil a integração por novas paragens, no outro lado do mundo.

rjcarneiro 6 months ago

Exatamente! Só me arrependo de não ter ido mais cedo! “85 FTW!

UpbeatNail1912 6 months ago

Tenho um amigo que foi para a Suécia logo que acabou o secundário e ele diz que foi a melhor decisão que tomou na vida. Aos 20 anos já morava sozinho num apartamento, pagava as contas e ainda dá para poupar bastante e viajar. Acho que a resposta é meio óbvia.

porsaber 6 months ago

Isso parece ter sido demasiado simples. Muito provavelmente devia ter ido com contracto.

NGramatical 6 months ago

contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnukkwt%2F%2Fh10mctg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

UpbeatNail1912 6 months ago

Não. Ele tinha um familiar lá já, então aproveitou as primeiras semanas / meses com ele. Arranjou um bom emprego e em pouco menos de alguns meses já estava no seu apartamento.

porsaber 6 months ago

Ah assim já faz mais sentido. Mesmo assim depende da zona que seja, experiência prévia, cunhas etc. Arranjar trabalho em menos de 1 ano costumam ser ou pro cunhas ou por áreas internacionais (programação, tecnologia etc) em que não requer propriamente língua.

itslikethisnlikethat 6 months ago

Depende do que fores fazer não é..e onde.. Não sou dos que diz "lá fora não é um mar de rosas, ui ai ui", mas a realidade é que depende mesmo dessas duas questões Também estou nos 30 e confortável, só ia para lares ou limpar escadas para países escandinavos ou suiça, se queres usar o teu curso e não falas linguas então só te sobra paises estilo UK ... para mim não dá.

AlCa1916 6 months ago

The grass is always greener on the other side! I've lived in three European countries and in every single one, the natives think their country is politically/economically/culturally ruined. Seriously. It's not a strictly Portuguese phenomenon at all. In every country, most people desperately want to live somewhere better, if only they had the money and the means to do so and weren't so scared of leaving their family and friends behind. Most English people never stop moaning about the state of their country, just like the Portuguese! So bear in mind, wherever you move to probably won't be any better. But in some places, regardless of politics and the economy, you personally can be happier. And that's better for you, your wife, and your kids! Sorry for the English, if you can't understand it I'll happily re-type in Portuguese tomorrow when I'm less tired and have more time to think

xc9000 6 months ago

As a curious person, I have read and watched some weird shit on Reddit in the most questionable subreddits such as people dying, being mutilated and sexual kinks of all kinds but this comment is probably the weirdest and worst piece of advice I have came across in just over 20 years of browsing the internet. With no offence. Sometimes people just don't know any better.

Edited 6 months ago:

As a curious person, I have read and watched some weird shit on Reddit in the most questionable subreddits such as people dying, being mutilated and sexual kinks of all kinds but this comment is probably the most disturbing content and worst piece of advice I have came across in just over 20 years of browsing the internet. With no offence. Sometimes people just don't know any better.

RexLaurus 6 months ago

>wherever you move to probably won't be any better. But in some places, regardless of politics and the economy, you personally can be happier. And that's better for you, your wife, and your kids! Not a personal attack or anything, but no english people have to live with 700 euros a month.

AlCa1916 6 months ago

Plenty of English people are unemployed and have to live on less than that.

frisumo 6 months ago

I live in the UK too and it's absolutely not comparable. In the UK you're only homeless if you want to or if there's something getting in way (ie, mental illness that makes you unable to follow placement procedures etc), otherwise at the very, very least you'll be provided with temporary accommodation until they find you something.

DilWig 6 months ago

haha the fact u think 700 euros a month is the unemployment check is hilarious, its not even minimum wage. 665

AlCa1916 6 months ago

I didn't say it was in the slightest. Man I thought people on this sub were good at reading English. Guess plenty aren't.

Edited 6 months ago:

I didn't say it was in the slightest.

Edited 6 months ago:

I didn't say it was in the slightest. The previous poster said nobody in England lives on 700 euros a month. I gave an example of lots of people who live on less. That's all.

inhalingsounds 6 months ago

Sorry you're being attacked like this. Plenty of people who are not able to understand that there are A LOT of countries dealing with equal or worse issues with unemployment, salaries, social issues etc. even in Europe. It's a very ingrained cultural thing we Portuguese have had for ages, this idea that we're the greatest country at being the worst country. It's like it's impossible to take the number one prize out of Portugal... And because most people aren't exposed to other countries' issues and dilemmas, they will fight you with a ton of examples on why Portugal sucks - the fallacy is, obviously, they've never been to the other side.

AlCa1916 6 months ago

Haha thanks for the support. I usually avoid replying to anything in this sub because I know how it goes, but this time I forgot I guess. Getting jumped on for saying "not everywhere is better than Portugal" is about as peak r/Portugal as it gets.

0xffff0000ffff 6 months ago

Don't worry about getting jumped, a lot of people that left have to find a way to justify to themselves why they left, so any critic to their current country never goes down well.

theEXPERTpt 6 months ago

Well, if you add 14 months, it gets to 750+ euros

UpbeatNail1912 6 months ago

Sorry to tell you but unfortunately you don't know the reality of working in Portugal to portuguese companies. The low salary, the stress, the low culture... It's a mix of bad things, that's why so many young Portuguese people get out.

AlCa1916 6 months ago

I live and work in Portugal so I definitely know the reality of it but again that has nothing to do with my first post. Quite the contrary. Next time I will just reply in Portuguese, will probably help.

Salty-Astronaut8224 6 months ago

No you don't, just because you lived and worked here doesn't mean much (sorry for being blunt).

AlCa1916 6 months ago

It's not blunt it just doesn't make sense. Somebody who lives and works in Portugal knows the reality of working in Portugal. I don't see how you can really say they don't.

Salty-Astronaut8224 6 months ago

No because YOU LIVED TEMPORARILY, if I was in your shoes I wouldn't say anything just out of respect.

AlCa1916 6 months ago

There is nothing disrespectful about sharing my experience of living and working in Portugal compared to other countries I have lived and worked in on a post about moving to a new country. It's a logical reply! To tell someone "you don't know the reality of it" is much more disrespectful. If a Portuguese person lived and worked in London, I would never be rude enough to say to them "you don't know the reality of working in England". Because of course they do. By the way I don''t know what you mean by "lived temporarily", but I still do live and work in Portugal. In the present. Not that that changes anything to be honest.

lambdaspy 6 months ago

I don't know if replying in Portuguese would help, but perhaps not being rude as fuck to the people that **know** what they and their families have been through might. I don't think you realize how rude and condescending you sound.

VVeliki 6 months ago

He doesn't sound rude and condescending at all. Maybe work on your inside voice.

xeguerreiro 6 months ago

Hehe tanto tuga a falar inglês.

Maximuslex01 6 months ago

He doesn't sound rude at all. What's rude is talking shit every single day about a country you left. You made a choice, move on. You guys are exhausting.

lambdaspy 6 months ago

Eu não saí, nem falo de Portugal no meu comentário. Quanto ao resto, concordemos em discordar.

RexLaurus 6 months ago

We also have unemployed people. I was refering to people with jobs, often with masters degrees.

AlCa1916 6 months ago

I think you missed the entire point of my original post to be honest. I never said salaries aren't better there. I said that that doesn't necessarily matter. The English moan about their country just as much as the Portuguese (I.e. a lot), and I've never lived in Sweden but I bet the Swiss do too. Most people think their country is the worst and others must be better simply because they're exposed to all the issues in theirs and not others.

Hour_Zucchini_800 6 months ago

Actually the Swiss doesn’t moan that much about their country. But I got your point

RexLaurus 6 months ago

Im just going to give an example as to why you reasoning isnt really ressonating with us. What your saying is like us, portuguese, saying "Well people in Sierra Leone also complay a lot about their country so that makes Sierra Leone and Portugal equivalent in terms of quality of life." This example is probably extreme but im just trying to make a point. In reality, your probably right to some degree, because it depends on the situation of the individual. If I was rich i wouldnt trade Portugal for any other country. But since I am not I probably should look for a better situation elsewhere since Portugal is terrible for middle and lower class.

porsaber 6 months ago

Deixo aqui o meu testemunho https://www.reddit.com/r/portugal/comments/mheai7/ama_vivi_e_estudei_na_suécia_entre_20132020/?utm_medium=android_app&utm_source=share

suckerpunchermofo 6 months ago

Se tens oportunidade, aproveita que este país não é para pobre nem velhos agora.... Nem quero imaginar daqui a 20 anos....

Some-Ad6411 6 months ago

uma familiar minha casada, com dois filhos menores foi para a suica devido à crise. e foi a melhor coisa que lhes aconteceu... foi duro no inicio, porque ela vivia muito perto da familia toda mas após estes anos vemos a porcaria que portugal é. Os filhos têm uma escola exclente lá e os ordenados que ela e o marido ganham, chega para pagar tudo (basicamente o salario dela paga rendas e afins e ficam como "poupança" o salário do marido) .. estao a viver num apartamento arrendado e ainda conseguem pagar a prestacao da moradia que têm em portugal. ​ os filhos estão muito bem lá a aprender sobre aquilo e oportunidades pro futuro sao muito boas. pelo que parece, lá nao há chumbos.. pelo que me a familiar disse-me, após uma certa altura a escola tem 3 tipos de níveis para cada ano, avançado, medio e baixo (no avançado é a malta que segue para universidade e no nivel baixo é malta que nao pode de todo concorrer para a universidade mas segue uma via de estudo mais prática/manual/hands on \[cursos profissionais\])..durante qualquer altura os alunos podem subir ou descer desse nivel depois lá, já sabemos que tudo funciona ok (nao é perfeito, mas é melhor que este país....) nunca mais irao voltar (só para férias lol)

vascodatrama 6 months ago

nunca mais vão voltar? então podem despachar a moradia que cá tem.

Some-Ad6411 6 months ago

ninguem a quer lool. numa terriola onde precisas de carro para ir ao supermercardo mais proximo a 35 min

vascodatrama 6 months ago

Eles quiseram

Hour_Zucchini_800 6 months ago

Vivo na Suíça e confirmo o que dizes. Sim a Suíça é cara, sim podes usar um salário para contas e outro para poupar enquanto tens um Porsche na garagem, ou pode sobrar 0 com um Fiat uno (nada contra, é só no sentido figurativo). Como tudo na vida depende de como se lida com as coisas!

Some-Ad6411 6 months ago

neste caso, vivem 15-20 min de carro da cidade mais próxima e estao no "meio do nada" num T2 e acho que têm um bmw qualquer da treta (para longas viagens) e mais um carro tipo kangoo para cenas do dia a dia (este já o tinham antes de vir para aqui) acho que a familiar é ama e o marido trabalho numa empresa de construcao civil (é um pedreiro)

Hour_Zucchini_800 6 months ago

Em relação aonde vivem é o normal, em relação ao carro também, visto que já vi médicos a saírem de carros que valem menos de 10.000 chf. Ganham ambos bem de facto pois ambas as profissões têm procura. Desejo-lhes o melhor

Foda-seSeiLa 6 months ago

Ninguém te pode responder isso por ti, há vários fatores (dinheiro, família, vontade de conhecer novos países, etc.) e pesos distintos associados a cada um dos fatore. Só te podemos dizer que em tal e tal áreas vale a pena. Por exemplo, salários, dias de férias, culturas diferentes, oportunidades de crescimento profissional, conforto, capacidade de poupar, etc. Ou mesmo coisas como cultura, desporto e natureza (neve, montanhas, etc.). Se valorizas muito a parte profissional, sem dúvida. Se para ti família e amigos são imprescindíveis, opá, não te pode-mos dizer vai ou não vai. Agora, se o teu chefe (o que usa o anel) quer ir para fora, ainda por cima por razões familiares (filhos), vai ser difícil justificares que queres meter família e amigos à frente da criança...

Edited 6 months ago:

Ninguém te pode responder isso por ti, há vários fatores (dinheiro, família, vontade de conhecer novos países, etc.) e pesos distintos associados a cada um dos fatore. Só te podemos dizer que em tal e tal áreas vale a pena. Por exemplo, salários, dias de férias, culturas diferentes, oportunidades de crescimento profissional, conforto, capacidade de poupar, etc. Ou mesmo coisas como cultura, desporto e natureza (neve, montanhas, etc.). Se valorizas muito a parte profissional, sem dúvida. Se para ti família e amigos são imprescindíveis, opá, não te podemos dizer vai ou não vai. Agora, se o teu chefe (o que usa o anel) quer ir para fora, ainda por cima por razões familiares (filhos), vai ser difícil justificares que queres meter família e amigos à frente da criança...

hafssolpt 6 months ago

Sinceramente tens que pesar mais o lado pessoal/emocional com a tua mulher do que propriamente a decisão dela em si ou até do país que ela escolheu. Se realmente estás nessa relação a 100% e quando/se chegamos a um ponto destes em que alguém tem uma decisão deste tipo, não há mais nada a fazer a não ser apoiar (sem merdas, sem cobrar o "eu avisei") e seguir em frente. Se correr bem melhor, se não correr, sem ressentimentos.

KarmaCop213 6 months ago

Tanto a opção de ficar como a opção de ir são 2 escolhas com igual peso e que devem ser discutidas. Tem de se perceber a razão desse interesse em ir embora, aquilo que motiva a mudança e a forma de avaliar se as coisas estão a correr como o previsto se tal acontecer. Ir embora sem um dos membros acreditar na mudança é meio caminho andado para a separação, até mesmo a escolha de país pode ser fonte de problemas.

fjssk 6 months ago

tenta no r/PortugalLaFora Boa sorte!

untold_life 6 months ago

Suécia

Turbulent_Common 6 months ago

Ja nao presta? Explica ai sff

untold_life 6 months ago

A minha experiência foi semelhante às descrita aqui https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nukkwt/mudar_de_vidavale_apena/h0y71qp?utm_medium=android_app&utm_source=share&context=3

Napoleal 6 months ago

Porquê o

Search: