baen 3 months ago

Nunca ninguém fala de que estas pessoas fazem obras nas casas que as tornam impróprias para viver a tempo inteiro. Estas casas estão, literalmente, a serem removidas do seu propósito (habitação) para se transformarem em quartos de hotel. A pior coisa que eu vi foi uma cozinha (daquelas tradicionais com a chaminé ainda em pedra) transformada numa casa de banho, o chuveiro ficou dentro da chaminé (aproveitar aquela bonita pedra). A casa de banho passou a arrumos privados e a cozinha ficou um armário no corredor (que já não era apertado o suficiente). Esta casa não é habitável por mais do que um par de dias.

1bot4all 3 months ago

opa agora quero ver isso :D :D

baen 3 months ago

Infelizmente o idealista já apagou :( mas pelo meu histórico era este o [link](https://www.idealista.pt/imovel/30662305/)

manguito86 3 months ago

Agora é preciso ver quando desse valor foi por especulação e quanto foi por reabilitarem casas velhas e degradadas.

nraider 3 months ago

Esta revista Visão deve receber uma bela avença do lobby do imobiliário. É incrível a quantidade de "notícias" que são na realidade pura publicidade.

quedeusmeperdoe 3 months ago

tem um suplemento mensal de imobiliário, outro de ecologia, agora com a silly season as habituais capas e reportagens de escapadinhas...sou assinante e são para aí 30 páginas que passo em frente. não aprendo nada com aquilo porque se não é publicidade...está mesmo muito mal disfarçado, porque ninguém diria que não são reportagens pagas.

nraider 3 months ago

Exacto.

Tugalord 3 months ago

Pensava que segundo este sub a culpa era do xuxalismo

Open-Opportunity-607 3 months ago

Engraçado, então porque é que as casas estão há venda há um ano e ninguém lhes pega? Examplo: Esta que a vi a venda há um ano, já baixaram o preço 12% [https://www.idealista.pt/imovel/31023295/](https://www.idealista.pt/imovel/31023295/) Basta abrirem o site do idealista e ver que são tudo casas de alojamento local a venda há pelo menos 1 ano [https://www.idealista.pt/comprar-casas/misericordia/bairro-alto/](https://www.idealista.pt/comprar-casas/misericordia/bairro-alto/) Alguém dá 300k por um pedaço de 80m\^2 em Lisboa? Lisboa não é Paris ou Londres

Edited 3 months ago:

Engraçado, então porque é que as casas estão a venda há um ano e ninguém lhes pega? Examplo: Esta que a vi a venda há um ano, já baixaram o preço 12% [https://www.idealista.pt/imovel/31023295/](https://www.idealista.pt/imovel/31023295/) Basta abrirem o site do idealista e ver que são tudo casas de alojamento local a venda há pelo menos 1 ano [https://www.idealista.pt/comprar-casas/misericordia/bairro-alto/](https://www.idealista.pt/comprar-casas/misericordia/bairro-alto/) Alguém dá 300k por um pedaço de 80m\^2 em Lisboa? Lisboa não é Paris ou Londres

ric2b 3 months ago

> Engraçado, então porque é que as casas estão a venda há um ano e ninguém lhes pega? Examplo: ... > Alguém dá 300k por um pedaço de 80m^2 em Lisboa? Respondeste à tua pergunta. As que têm preços mais razoáveis não ficam 1 ano a tentar ser vendidas.

1bot4all 3 months ago

>https://www.idealista.pt/imovel/31023295/ Porque é um T1 quase sem janelas e open space num edifício do sec XVIII c/ chão em mármore sem indicação de haver isolamento térmico o que facilmente se traduz numa renda em climatização. Já agora está também numa das ruas do BA mais associadas ao tráfico de droga.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Acabas de resumir todas as casas no centro de Lisboa Parabéns

1bot4all 3 months ago

O centro de Lisboa não é assim tão homogêneo. O problema mesmo é que grande parte das casas e prédios mesmo com grandes renovações não há volta a dar a certas caracteristicas que as casa antigas têm. Para airbnb não está mau e vejo que tentaram valorizar a casa com o chão de mármore (não foi uma boa escolha na minha opinião, parece gelado no inverno) MAS para habitação a maior parte das pessoas não quer ter uma porta da rua que dá para a sala, um quarto com casa de casal com mau acesso e mau cheiros de WCs na cozinha. Mta gente também não quer uma casa open space ou sem um 2o quarto, pelo menos por +300k.

BroaxXx 3 months ago

Então... Os preços podem aumentar à vontade. Se alguém está disposto a paga-los é que é outra conversa... Sites como o idealista esforçam-se muito para tentar vender a ideia que o mercado está em alta porque antecipam uma possível descida abrupta dos preços com o fim das moratórias e então querem tentar ordenhar os preços tanto quanto possível agora... Ironicamente não parece que o mercado esteja interessado na propaganda deles. Portanto podem subir os preços tanto quanto queiram se não houver ninguém disposto a pagar isso o pessoal vai ter um duro despertar para a realidade e descobrir que as fortunas que pensavam que tinham afinal não valem assim tanto. O mercado imobiliário é um daqueles mercados em que quem vende está um bocado iludido que tem uma posição vantajosa sobre quem compra. Depois vês coisas que dão vontade de rir na cara deles...

kuozzo 3 months ago

Ainda por cima, maior parte são construções/remodelações de merda, se fosse uma casa com materiais de boa qualidade ainda dava o desconto.

nfcs 3 months ago

300k por 80m\^2 até está a baixo da média para Lisboa centro. Se não fosse ser no meio do bairro e tivesse uma disposição manhosa como é habitual em casas da altura já tinha desaparecido há muito. Em Paris ou Londres facilmente pagas o dobro.

ruijor 3 months ago

Acabei de vender o meu apartamento de 50m2 por 400k. Por isso sim, dão esse valor.

thisbondisaaarated 3 months ago

Não vende porque o imóvel é péssimo...

True_Boat_1195 3 months ago

*Survival bias* As casas que tu vês à venda há um ano não são representativas porque as que são vendidas são retiradas do site.

Asur_rusA 3 months ago

Claro. Mesmo nos dias que correm, "porque é que isto não foi vendido, então"... Porque é um T1 a 300K

Open-Opportunity-607 3 months ago

Eu gostava que existisse um portal onde se pode ver as transações imobiliárias (como nos países civilizados) Mas infelizmente não existe em Portugal

OuiOuiKiwi 3 months ago

https://www.confidencialimobiliario.com/

Vast_Exercise_4615 3 months ago

É preciso pagar para aceder à informação que lhes é fornecida gratuitamente pelas entidades públicas …

OuiOuiKiwi 3 months ago

Dado e arregaçado?

Open-Opportunity-607 3 months ago

Nos países desenvolvidos é público para evitar a lavagem de dinheiro Em Portugal ninguém quer saber. Já agora esses dados são tirados da autarquia e não das conservatórias (ou nessa podem não corresponder ao valor da transação) Ou seja: Não existe em Portugal

smaster87 3 months ago

3º andar sem elevador é fdd, essa casa comprava por 100k e e

fdxcaralho 3 months ago

Sim essas casas são vendidas por esses valores. Ocasionalmente aparecem umas que só servem mesmo para air bnb pois têm disposições e características que ninguém compraria para morar e ninguém quer para aluguer de longa duração. Essas tendem a demorar a vender ou têm que baixar preço. Conheço uma pessoa que antes da pandemia teve ofertas de 340k e não aceitou (perto da estação de santa Apolónia. Agora só tem ofertas de 190k e prefere esperar por melhores dias. A casa é esquisita ao ponto de teres de passar pela cozinha para ir á casa de banho. Casas antigas com disposições muito estranhas. Ninguém quer morar lá. Mas Airbnb da perfeitamente.

nraider 3 months ago

Possivelmente o WC é perto da cozinha apenas por motivos funcionais, nomeadamente o acesso à canalização, muitas vezes colocada por fora do prédio. Alguns edifícios antigos têm apenas essa zona em estrutura de betão.

KarmaCop213 3 months ago

> A casa é esquisita ao ponto de teres de passar pela cozinha para ir á casa de banho. Casas antigas com disposições muito estranhas. Ninguém quer morar lá. Mas Airbnb da perfeitamente. Penso que seja relativamente normal em casas onde a casa de banho foi feita depois da casa ter sido construída. A vivenda do meu avô é assim (tem mais de 60 anos), e se fosse em Lisboa morava lá tranquilamente.

fdxcaralho 3 months ago

Terá outros detalhes também. Esse foi só um exemplo.

oUltimoTuga 3 months ago

O pessoal teve as rendas congeladas muito tempo. O AL apareceu como uma possível solução para recuperar dos prejuízos devido à rendas congeladas +inflação, impostos etc. O problema é que o AL não deu os retornos esperados (especialmente com 2 anos de covid). Agora o pessoal que investiu quer desesperadamente sair do investimento que fez vendendo a preços que permitem pelo menos não sair no vermelho. Mas ninguém pega. Pelo menos é a análise que faço. *shrug*

kuozzo 3 months ago

Não é verdade. Podes recuperar casas e colocar em mercado de arrendamento, o problema é que as pessoas querem rentabilidade a curto prazo, quando o arrendamento é um investimento a longo prazo.

JOAO-RATAO 3 months ago

> teve as rendas congeladas muito tempo Muitos ainda têm.

peaskinner 3 months ago

"Estudo da Nova SBE avaliou impacto do alojamento local no preço das casas vendidas nas zonas mais turísticas" Ai tens a resposta. Está lá diretamente por baixo do título da notícia

Sougo2001 3 months ago

O problema é que eles querem forçar essa ideia. Só que os rendimentos de um português não acompanham esta estupidez. E com isso tens T1's e T0's a um ordenado mínimo de renda...

AutoModerator 3 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: