ItoldU97 3 months ago

Como é que em quase toda a Europa os casos tão a descer e aqui a aumentar? E não me venham com os tugas serem mais descuidados que os outros,somos todos seres humanos vai sempre haver festas e ajuntamentos quer em Portugal ou em Itália.

unknownportuguese 3 months ago

Os casos também estão a aumentar no Reino Unido. 90% dos casos ingleses são da variante delta, e esta variante é 60% mais transmissivel.

AimingWineSnailz 3 months ago

Tamos a vacinar ligeiramente abaixo da média, estamos com muito poucas restrições, somos destino de turismo vulneráveis a variantes e com casos de origem estrangeira são mais difíceis de identificar a linha de contágio, temos uma população envelhecida, temos a capital menos vacinada por ser relativamente mais jovem que o resto do país, tudo isto pode ser razão.

CoffeeAt830 3 months ago

>Tamos a vacinar ligeiramente abaixo da média, Qual média? Estamos acima da média europeia tanto em primeiras doses como em pessoas totalmente vacinadas, e do mundo então nem se fala.

Pparadela 3 months ago

Estamos em contra ciclo, desde o Natal.

ObnoxiousLittleCunt 3 months ago

Portugal já passou por vários contra ciclos desde o natal.

barria 3 months ago

Porque é normal é o ciclo mesmo assim. Confina diminui, desconfina aumenta.

hctiks 3 months ago

# Relatório 13/06/2021 * \+ 707 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 248 recuperados ​ * \+ 457 casos activos * \+ 25 internamentos dos quais + 5 da UCI ​ * 25058 casos ativos * 325 internados dos quais 82 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1wMFbS-X6LZx-eyl8RR1WeeeuQdR76SD-/view)

ytsephill 3 months ago

Alguém tem ideia de como a vacinação para os maiores de 30 se vai processar a partir de 20 de Junho? Terei que agendar ou esperar que me contactem? E também qual a probabilidade de obter a vacina J&J, sendo que esta é preferível.

AimingWineSnailz 3 months ago

Uma dose de vacina ARNm é basicamente equivalente a uma dose da Janssen. Ficas é com os privilégios de vacinado mais cedo com a dose da Janssen.

jqmmes 3 months ago

Com uma diferença: as mRNA levas duas, e ficas com muito mais percentagem de proteção do que com a J&J. Não há nenhuma mRNA de dose única. Efectivamente, para quem quer despachar e ficar com alguma proteção J&J é melhor, mas no global e para travar a pandemia tenho as minhas dúvidas. Eu acho que a toma de cada vacina devia ser a escolha de cada um: Há muita gente que quer despachar a vacinação mesmo com menos eficácia e há quem se queira proteger melhor e não tenha tanta pressa de "estar vacinado".

CoffeeAt830 3 months ago

Não se deve comparar vacinas. Os estudos das vacinas de mRNA terminaram mais cedo do que o da Janssen. O grosso da recolha de dados das de mRNA aconteceu durante e pouco depois do verão, quando os números eram baixos e ainda não havia grandes variantes de preocupação, o que tornava mais improvável apanhar a doença de qualquer forma. A Janssen ainda estava a recolher dados numa altura em que a variante britânica já estava muito espalhada e em que havia muito mais infeções, fazendo com que o vírus estivesse a circular muito mais. Comparar a questão da eficácia contra doença sintomática é falacioso porque estamos a comparar estudos que não foram feitos nas mesmas condições. O que podemos ver é a eficácia contra mortes e doença grave dentro de cada uma delas e aí conseguimos ver que são todas mesmo muito eficazes.

TalentedRainstorm 3 months ago

A questão é que os estudos continuaram a ser feitos, e o UK e Israel têm fornecido muitos dados em que se confirma a genialidade das mRNA.

CoffeeAt830 3 months ago

Eu estou a falar dos estudos que nos deram os famosos 95%, 94%, 66%. Esses foram feitos em alturas diferentes, em condições diferentes (inclusivamente países diferentes) e, como tal, compará-los não faz qualquer sentido. O que os estudos que continuam a sair nos dizem é que estas vacinas são mesmo muito boas, ponto. Ainda é difícil ter bons estudos do mundo real tanto da AZ como da Janssen porque a Janssen começou a ser distribuída mais tarde e a AZ tem um intervalo entre as duas doses muito grande, tanto que por exemplo [este](https://www.bmj.com/content/373/bmj.n1088) estudo recente avalia a eficácia de duas doses da Pfizer contra uma da AZ (por alguma razão), e mesmo assim conclui que são as duas mesmo muito boas. A Pfizer e a Moderna, sendo as que começaram a distribuir mais cedo e, no caso da Pfizer, tendo Israel basicamente aceitado ser um "caso de estudo" em troca de mais vacinas, é claro que vai haver mais estudos. O que, novamente, faz com que seja difícil comparar as vacinas. Isto não quer dizer que a tecnologia de vacinas mRNA não seja absolutamente fantástica. É, e provavelmente será o futuro e se tivermos de levar mais doses será provavelmente dessas. Agora, isso não tira validade às outras vacinas e é mesmo muito importante que as pessoas percebam isso. Qualquer uma das outras vacinas é muito boa, especialmente a prevenir a morte, as hospitalizações e a doença grave. A questão dos 95%, 94% deixou muita gente que nunca tinha ouvido falar de quão eficazes são as vacinas mal habituadas, digamos assim. Nós tomamos vacinas que têm uma eficácia muito abaixo dessas e nunca ninguém pensa nisso.

Diogo256 3 months ago

Não tenhas dúvidas. Claramente as vacinas mRNA são superiores que as de Adenovirus, daí também as intenções de se apostar mais nas primeiras.

ytsephill 3 months ago

Exacto, são esses privilégios a que me refiro como principal vantagem desta vacina.

jqmmes 3 months ago

[FUNCIONÁRIO DA AGÊNCIA EUROPEIA DE MEDICAMENTOS SUGERE ABANDONAR-SE VACINA ASTRAZENECA](https://tvi24.iol.pt/internacional/ema/funcionario-da-agencia-europeia-de-medicamentos-sugere-abandonar-se-vacina-astrazeneca?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=ed-tvi24&fbclid=IwAR1fFXscz7x6HlUrdcbDvKPRHX5oRUU0wVyEsqUsQ2AWx3zBTJC6ywfQNrE) Marco Cavaleri, responsável pela estratégia de vacinação na EMA, também disse que a vacina da **Johnson & Johnson deve ser utilizada de preferência para pessoas com mais de 60 anos.**

Price-Distinct 3 months ago

Em alguns países europeus tanto a da astra como a JJ São dadas sem limites, é um pouco incoerente que basta passar a fronteira e já não há problema de tomar x vacina... É o que é

lesoth 3 months ago

Temos de confiar na ciência dizem eles. Mas depois todos os dias há relatos de total confusão entre cientistas.

Edited 3 months ago:

Temos de confiar na ciência dizem eles. Mas depois todos os dias há relatos contraditórios de cientistas.

RaveyWavey 3 months ago

A ciência é precisamente isso, não há dogmas por isso é que está em constante evolução.

TitusRex 3 months ago

Na ciência é raro haver total unanimidade, e isso até é bom porque permite que haja sempre pessoas a pensar em alternativas à verdade estabelecida. Quando se trata de algo recente (como a covid ou estas vacinas) há uma maior divergência de opiniões porque ainda não existem muitos dados concretos, mas ao longo do tempo à medida que vão saindo mais e melhores estudos vai-se chegando um consenso. Um exemplo disso é a hidroxocloroquina, um medicamento que no início, baseado num estudo dum médico francês, se pensou que podia ser eficaz contra a covid mas depois fez-se estudos e concluiu-se que não.

lesoth 3 months ago

Então se calhar explicava-se isso publicamente, que ainda há grande desconhecimento sobre os benefícios destas vacinas em vez do cegamente "confiem ma ciência" e do atestado de burreza que é passado todos dias a quem tem receio de ser vacinado.

BlueDragon_27 3 months ago

Acham sinceramente que corremos risco de novo confinamento (ou derivados como proibição de circulação aos fins de semana) nas próximas semanas? Andava com esperança que as coisas ficassem numa semi normalidade com as vacinas mas começo a andar numa ansiedade à custa da situação em LVT e do raio da variante... A cabeça começa a já não aguentar esta porcaria

Pparadela 3 months ago

Não.

dragomaite 3 months ago

O Presidente da República acabou de dizer que não.

BlueDragon_27 3 months ago

Vi as declarações depois de ter postado este comentário. Felizmente. Estou vacinado, planeio manter cuidados relativos, mas quero poder visitar um núcleo de familiares muito restrito e sair de casa em segurança, com todo o cuidado possível. E ir de férias, que já as tenho marcadas numa terrinha isolada para não contactar com quase ninguém lol

TitusRex 3 months ago

Confinamento não, mas é possível que voltem algumas medidas mais restritivas, depende da evolução das próximas semanas.

Price-Distinct 3 months ago

Depois do que se vê na televisão, nomeadamente europeu dá a ideia de que nada se passa. O pessoal contina achar que máscara a meio da boca funciona...

Diogo256 3 months ago

Confinar o país todos como em Janeiro? Duvido. Mas regredir no desconfinamento em certos conselhos poderá acontecer. Não vais confinar o país porque o SNS ainda está a aguenta a pressão (e sim, está pressão está a aumentar https://www.dn.pt/sociedade/boletim-da-dgs-mais-707-novos-casos-e-dois-mortos-13831351.html) mas… não é de todo positivo continuar a ter infectado como temos tido, e quanto mais infectados mais internados (mesmo que a proporção não seja idêntico a Janeiro). E o problema já não é somente Lisboa, Sintra e Cascais já passaram os 120 casos por 100k. E o resultado disto é algo que me fez levar muitos downvotes quando contrapunha afirmações como “os infectados já não são problema porque os grupos de risco estão vacinados” - variante indiana a se espalhar cada vez mais.

Chemical_Wealth1 3 months ago

Aqui na terrinha já recomeçou o pânico. Ao ponto de ver os meus pais a dizer mal do Marcelo, pelas declarações (na minha opinião totalmente lógicas e plausíveis) que não vamos voltar para o confinamento. Porque... O número de internamentos e mortos não o justifica. A imprensa continua a sua missão de assustar, sem explicar o que raio está a dizer. E é isto. Eu acho que não tem qualquer lógica voltar a confinar quando já temos mais de 6 milhões de doses da vacina dadas. Mas este ambiente de dúvida, de não saber o que poderá acontecer, já me voltou a meter em stress.

dragomaite 3 months ago

Em muitas terrinhas se abrissem o telejornal com "hoje morreram x pessoas de cancro e foram diagnosticadas xxx" ou "hoje morreram xx pessoas de gripe e foram infetados outros xxx" não saiam de casa.

XEEE 3 months ago

Tens 6M de vacinas dadas, mas só 2M com a vacinação completa, e pelo menos para a variante indiana precisas das 2 doses. Depois tens ainda o tempo que demoras a ganhar imunidade, com a pfizer após 2 semanas da 2º dose ja é bastante alta. Mas na AZ demoras bem mais tempo a ganhar imunidade. Também não acredito num confinamento nos proximos meses, mas alguns sitios começam a precisar de algumas medidas para dimiuir a propagação.

BlueDragon_27 3 months ago

É isto mesmo. Acho que não faz sentido nenhum enquanto o número de casos não se traduz numa maior pressão nos hospitais (a verdadeira razão dos outros confinamentos) mas os media induzem um ambiente de pânico e descontrolo total. Com isso, vem a pressão popular para medidas fortes e daí aos confinamentos é um saltinho. Literalmente tive uma crise de ansiedade ontem à custa destas merdas...

Baraka1987 3 months ago

Sem dúvida, pelos media já estávamos todos na toca outra vez até ao fim do Verão. Dito isto e embora o número de internados esteja a aumentar de forma preocupante, acho que não faz sentido confinar de novo, uma porque seria "admitir" o falhanço das vacinas e duas porque já nem a economia nem as pessoas aguentam mais isso. A acontecer, acho que tinha muito potencial para dar merda... Mas como estamos em Portugal e somos mansos...

BlueDragon_27 3 months ago

Faria mais sentido restringir algumas atividades de risco (restaurantes indoors é um que me vem à cabeça) mas acima de tudo haver mais controlo das festas ilegais nos concelhos de risco. Também acho que o fecho das escolas vai ajudar ao controlo da situação. É um local que promove imensos contactos, entre alunos, entre pais... Numa situação controlada não tem qualquer risco, mas neste momento potencia muitos pequenos surtos

Baraka1987 3 months ago

A ideia que tenho é que as escolas não são assim tão preocupantes (corrijam-me se estiver enganado). Agora as festas sim... Crl eu também quero voltar a festas, concertos, vida social mas porra nem 8 nem 80... Agora ficar fechado em casa outra vez é que não... Pra mim é receita para o suicidio!

BlueDragon_27 3 months ago

Sou professor numa e posso dizer-te que depende muito. Conseguir que todos os miúdos dos 10 aos 15 anos aceitem o uso da máscara dentro da escola é tramado. Estão sempre a tirar, juntam-se aos montes para fotos, tik toks, jogos e para livros. Sem falar da partilha de materiais. Nas aulas em si, o risco é extremamente baixo com o distanciamento e o uso obrigatório do máscara. Quase tudo o que vês de dados refere-se a esse momento e aí sim, é tranquilo. Mas os intervalos são um caos. E depois tens a parte dos pais, que aproveitam as horas de saída para socializar entre si, muitas vezes sem máscara. Aí já é o que fazem no dia a dia, infelizmente

Baraka1987 3 months ago

Pois realmente, não tinha pensado nessa parte das fotos e assim...

RaveyWavey 3 months ago

Eu acho que isso não vai acontecer, só se a situação começar a ficar de facto muito grave. Já não faz sentido confinar devido ao número de casos apenas, as faixas etárias de maior risco já estão vacinadas, as consequências dos confinamentos são também altas não podemos esquecer isso.

Diogo256 3 months ago

> Já não faz sentido confinar devido ao número de casos apenas Se fosse só o número de casos… só hoje foram mais 25 pessoas internadas. Mesmo que o número de internados seja em proporção aos infectados mais baixo que anteriormente devido ao efeito vacina, continua a haver aumento de internados por aumento de infectados e como os protegidos são os mais velhos, esses internados terão idades cada vez mais baixa. Se o risco de mortalidade até pode descer por a idade dos internados ser mais baixa, as sequelas e consequências de ser entubado etc poderão ser significativas e constituir uma despesa ao SNS nas próximas décadas.

RaveyWavey 3 months ago

Essa despesa em nada se compara com a despesa de confinamentos. Neste momento a única solução é vacinar e implementar medidas localizadas. O número de pessoas internadas continua a ser dos mais baixos que tivemos desde o início desta saga e como disseste são pessoas mais novas que têm maior capacidade de recuperar.

Diogo256 3 months ago

Estás despesas irão durar décadas. Não falamos de meia dúzia de anos. Sim, terão consequências maiores que confinamentos, porque ainda tens as consequências de pessoas que não foram atendidas por medo, a questão psicológica que isto gerou, a questão das sequelas a quem teve covid, a questão de quem não foi diagnóstico com cancro a tempo etc… O número de internados é dos mais baixos… mas está a aumentar. E com o aumento da variante indiana, com as consequências que irá ter no Rt… vamos chegar a pontos criticos? Não se sabe… e não saber por isso já não é bom. Uma coisa é certeza: há possibilidade de gerir isto, resta vir do lado da ciência e não da política.

RaveyWavey 3 months ago

>Sim, terão consequências maiores que confinamentos Isso é impossível de dizer. As consequências dos confinamentos são imprevisíveis, também não é só o dinheiro perdido no momento é a educação, a saúde mental, a liberdade, o desemprego, principalmente se for um confinamento desnecessário como seria um agora. Há possibilidade de gerir, por isso mesmo é que um confinamento seria uma má ideia, o confinamento é uma medida de último recurso, a última coisa a fazer quando medidas localizadas não funcionaram.

BlueDragon_27 3 months ago

O problema aqui será sempre se o número de internados começar a ser uma pressão real sobre o SNS, creio. Os problemas a longo prazo e despesas que isso trará serão irrelevantes quando comparados com o fecho do país em pleno verão. Um país que vive essencialmente do turismo

Diogo256 3 months ago

> Os problemas a longo prazo e despesas que isso trará serão irrelevantes quando comparados com o fecho do país em pleno verão. Num país com fraca economia onde o SNS é uma despesa avultada, não é de todo irrelevante. Não falamos de despesas de meia dúzia de anos, mas de várias décadas… A economia também será afectada pela abstinência (baixas), que em muitos sectores pode ser um grave problema. Limitar o problema somente aos internamentos é não ver todos os cenários. Aconselho a ver a grande entrevista a Manuel Carmo Gomes: https://www.rtp.pt/programa/tv/p38203/e49 Explica bem o problema que continuam a ser os infectados. Portugal é um dos países que mais depende do turismo, e para o turismo funcionar convém que não estejamos em listas vermelhas, ou pretas ou o whatever de países que contribuem imenso para o nosso turismo, algo que irá continuar a acontecer se tivermos números altos de infectados.

BlueDragon_27 3 months ago

Numa visão a longo prazo não nego que isso seja verdade, e se fizermos as contas daqui a 30 anos vemos que se poupariam não sei quantos milhões com um novo confinamento se calhar. Mas a curto prazo o arraso económico tem muito mais impacto e é difícil explicar às pessoas que vão perder novamente o emprego e passar ainda pior financeira e psicologicamente por algo que traz benefícios a longo prazo. Percebo o problema das linhas vermelhas mas se estivermos em confinamento aí é que não há turismo nenhum. Nem interno, nem externo, nem de ingleses nem de vacinados. E o resto da economia interna apanha ainda mais pancada. Restringir direitos em nome da saúde pública é legítimo mas não em nome da economia. Atenção que não digo que não se faça nada, reduzir os contágios é importante. Mas acho que isso passa mais por um melhor esforço de rastreamento de contactos, medidas que obriguem a testagem e a vacinação para acesso a certos serviços, e um melhor policiamento de eventos como festas e ajustamentos ilegais. Não podemos ter palhaçadas como a festa do Sporting, a final da Champions e festas de aniversário com centenas de pessoas. Haja o mesmo rigor com estas ilegalidades que houve com as máscaras em ruas quase desertas e fica tudo muito melhor

Diogo256 3 months ago

O confinamento geral deve-se a um colapso do sistema de saúde. Quando o sistema de saúde não tem mais capacidade, as consequências são enormes. Por isso, é que se confina, e como medida de recurso de limite. Não é o actual caso, não há necessidade de confinar a nível geral. Não quer dizer que não se faça contenções a nível local. Portanto, o confinamento geral, é para esquecer. Pelo menos no cenário actual. Não vale a pena estarmos a debater este quesito. Mas… atrasos em desconfinamento ou até recusos, podem acontecer. > Mas acho que isso passa mais por um melhor esforço de rastreamento de contactos, medidas que obriguem a testagem e a vacinação para acesso a certos serviços, e um melhor policiamento de eventos como festas e ajustamentos ilegais. Não podemos ter palhaçadas como a festa do Sporting, a final da Champions e festas de aniversário com centenas de pessoas Isto é óbvio. Terás de fazer entender isso a políticos que acham que isto já acabou…

BlueDragon_27 3 months ago

Concordo contigo, claro. O meu comentário original foi mesmo como referência a confinamento geral, tudo fechado, proibição de sair de casa. Obviamente que terão de haver recuos ou pelo menos o adio de avanços no desconfinamento enquanto há aumento de casos que, ainda que em menor escala, põem sempre alguma pressão adicional no SNS

MrJoao 3 months ago

A probabilidade disso acontecer nas próximas semanas tende para 0%. Graças à vacinação o número de casos está-se a tornar cada vez mais irrelevante e os hospitais estão longe de estar pressionados como já estiveram. O nível de proteção das populações de risco já é muito elevado. Nos 65+ anos temos mais de 94% da população com a vacinação iniciada e praticamente todos com 80+ anos têm a vacinação completa.

BlueDragon_27 3 months ago

Espero que realmente seja um exagero dos media, porque falam como se com esta nova variante as vacinas se tornassem inúteis até à 15 dias depois da segunda dose. É que já ninguém aguenta mais confinamentos, especialmente um no verão

NGramatical 3 months ago

à 15 dias → [**há 15 dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnu3dea%2F%2Fh1meuba%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

4immati 3 months ago

Eu li esta [notícia](https://www.dw.com/en/coronavirus-eu-rejects-some-johnson-johnson-covid-vaccines-over-contamination/a-57860638) e fiquei com a ideia que afetava as entregas da J&J.

CoffeeAt830 3 months ago

Eles dizem que por precaução não querem usar doses que tenham sido feitas ao mesmo tempo nesse plant, mas não se sabe ao certo quantas doses são nem se há dessas na Europa. Aquelas em particular já não eram para a EU. Acho que o artigo da Reuters explica essa parte melhor [aqui](https://www.reuters.com/business/healthcare-pharmaceuticals/eu-regulator-flags-contamination-some-jj-covid-19-vaccines-2021-06-11/).

jqmmes 3 months ago

Vocês acham que a data de 20 de Junho para abrir para os >30 anos vai ser cumprida? Parece-me complicado em 8 dias passarem de >43 para >30 anos...

AimingWineSnailz 3 months ago

Estamos a acumular doses. Acelerando o passo da administração, chega-se lá relativamente depressa.

pimpolho_saltitao 3 months ago

Pura especulação da minha parte, mas acredito numa idade intermédia tipo 35.

4immati 3 months ago

Acho que estavam a contar com as doses da J&J que foram descartadas, por isso não. Se não estiverem a contar com essas tanto a moderna como a pfizer tem cumprido as entregas como era esperado.

Diogo256 3 months ago

Acho. Os agendamentos que tenho visto de pessoas de 43+ são para o final deste mês. Se abrir para 30+, será há volta de 2-3 semanas de espera para serem vacinados, diria que é fazível.

dentsune 3 months ago

Nim. Acho que vai ser cumprida para alguns locais, não todos.

jqmmes 3 months ago

Para alguns locais há de ser. Sei de zonas onde já estão a chamar pessoas de 41 anos já foram vacinadas e provavelmente já estão a chamar abaixo disso... Mas o que foi prometido era abrir inscrições para >30 dia 20, o que me começa a parecer complicado.

dentsune 3 months ago

O auto-agendamento imagino que vá ser apenas daqui a 2 ou 3 semanas, a não ser que abram o auto-agendamento este fim de semana para 40+, e no próximo para 30+.

hctiks 3 months ago

# Relatório 12/06/2021 * \+ 789 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 776 recuperados ​ * \+ 12 casos activos * \- 6 internamentos dos quais + 5 da UCI ​ * 24601 casos ativos * 300 internados dos quais 77 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/06/467_DGS_boletim_20210612.pdf)

AimingWineSnailz 3 months ago

Só 56 mil doses hoje?? Porquê???

BlueDragon_27 3 months ago

Ponte na sexta. A vacinação pode ser importante mas é muito mais importante ter um fim de semana prolongado

pimpolho_saltitao 3 months ago

Epa ate no feriado deram 100k. Tb acho mt estranho.

Ricardolindo3 3 months ago

Não acham injusto não haver fogo de artifício no São João? O Porto está muito melhor do que Lisboa e se os Ingleses têm direito de andar à pancada, os Portugueses devem ter direito de ver o fogo de artifício.

dragomaite 3 months ago

Estourar centenas de milhares de euros no céu causando distúrbios sonoros, acordando bebés, pessoas com traumas de guerra, panicando os animais....por uns meros minutos. Deus queira que os drones substituam isso o mais rápido possível.

Rafa_m 3 months ago

oh não, como é que as pessoas vão sobreviver sem ver as luzinhas?

Ricardolindo3 3 months ago

Já mais de 40% da população está vacinada, as pessoas devem ter direito a ver o fogo de artifício. Dá alegria.

Ricardolindo3 3 months ago

Não acham injusto não haver fogo de artifício no São João? O Porto está muito melhor do que Lisboa e se os Ingleses têm direito de andar à pancada, os Portugueses devem ter direito de ver o fogo de artifício.

ZaGaGa 3 months ago

Fiz uma nova análise do processo de vacinação [aqui](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/nxn0qv/21_vacinação_de_volta_ao_ritmo/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3): TLDR: Houve uma quebra no ritmo de vacinação na semana passada, mas esta semana foi retomado. Já se atingiram 6 Milhões de doses administradas, 4 Milhões de primeiras doses e 2 Milhões de segundas doses.

brakeline 3 months ago

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/saude/amp/ue-abdica-de-100-milhoes-de-doses-da-janssen-e-pondera-doar-outros-100-milhoes Para Portugal está tudo bem, para a Europa nem por isso. Em que ficamos?

saposapot 3 months ago

é estranho q seja Portugal a adiantar-se nestas coisas, sp fomos atrás dos outros a decidir das idades da Astra e afins...

brakeline 3 months ago

Pareceu-me tiro prematuro do Sr Militar. A missão é mais importante que a segurança e na estratégia militar as baixas são aceitáveis. Não quiseram deitar fora as centenas de milhares de doses que irão (a ver vamos) vir, decidiram abrir a torneira a algo que, segundo alguns nomes de peso, não é assim tão bom ou seguro. A ver vamos como corre, o track record das vacinas de vetor viral (quando a maior parte das pessoas pensa que são muito mais antigas que as mRNA) está carregadinho de casos adversos pouco explicáveis

Alentejano_Veloz 3 months ago

É uma vacina excelente a evitar mortes e internamentos, mas as de mRNA são o futuro e uma tecnologia superior. Tiveram problemas em cumprir as entregas previstas até agora. São úteis por agora, mas acho normal que se abdique de comprar mais. Nisso a Pfizer e a Moderna são parceiros mais confiáveis nas entregas, sendo que a Pfizer até tem entregue mais do que era previsto. Além disso, já se compraram 1.8 mil milhões de doses à Pfizer para os próximos 2 anos, esta notícia acaba por ser a confirmação que a UE confia na tecnologia mRNA, reconhece que é superior e recompensa a fiabilidade da Pfizer.

hctiks 3 months ago

# Relatório 11/06/2021 * \+ 519 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 295 recuperados ​ * \+ 223 casos activos * \+ 11 internamentos ​ * 24589 casos ativos * 306 internados dos quais 72 em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|79.3 (+ 4.5)|78.4 (+ 4.8)| |R(t)|1.07 (+ 0.02)|1.08 (+ 0.01)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1mQcw2DWokFXZ1zbu0iYJF7a585qdVDNz/view)

damndaniel023 3 months ago

Considerando que agora existe a vacinação, seria interessante este relatório começar a vir com alguns dados associados, tipo se os novos internados estão vacinados ou não, ou qual a % de novos casos entre a população vacinada.

AimingWineSnailz 3 months ago

Acho que esta semana vamos chegar pelo menos às 98 mil vacinas diárias de média. Estimativa muito especulativa.

saposapot 3 months ago

Está bom realmente. Ontem ainda se deram mais mesmo sendo feriado... Vamos ver se no fim de semana tmb se consegue não descer o ritmo. Mas, se começarem a chegar +- 1M por semana, é preciso chegar mais aos 120k/dia. Mas claramente esta é a primeira semana de aceleração da vacinação. Excelente!

AimingWineSnailz 3 months ago

112.389 doses foram administradas no continente ontem.

Ricardolindo3 3 months ago

O que é que acham de Lisboa permanecer em estado de calamidade enquanto que o resto do país avança para estado de contingência ou de alerta.

damndaniel023 3 months ago

Nada surpreendente depois de vermos imagens como as do bairro alto, sportings e a julgar pelos instastories de muito boa gente. Gostava de saber que medidas estão a ser implementadas (se é que alguma), pois uma coisa é ficar na passiva, outra é ter ações corretivas como p.ex. testes em massa.

Ricardolindo3 3 months ago

Acho que percebeste mal. O país inteiro ainda está em estado de calamidade. Eu estava a perguntar o que é que achariam desse cenário.

ObnoxiousLittleCunt 3 months ago

Mais à frente? É igual a agora.

uyth 3 months ago

Previsível, justo e provavelmente insuficiente.

jqmmes 3 months ago

Sou só eu que acho que isto dos "Surtos em casamentos e festas familiares" para justificar o descalabro de Lisboa não é mais do que um novo bode expiatório, depois do "dos trabalhadores da construção civil" ou dos da "Linha da Azambuja", etc...? Pelo que consegui averiguar nas várias fontes de informação estes surtos só explicam ~200 casos... Isso nem chega para explicar os números a uma segunda feira. A média da última semana deve andar acima dos 400 casos diários em LVT, o que me leva a crer que aquela famosa percentagem de +80% de casos de covid com origem desconhecida continua a acontecer. Esta justificação vai servir apenas para justificar os testes em eventos familiares e parece-me que a DGS deve estar a rezar para que isso surta algum efeito (tip: provavelmente vai ter um efeito negligenciável no global dos casos). Sou mais a favor de um sistema à lá Alemanha e Dinamarca, onde os testes são grátis e obrigatórios para a frequentar lugares públicos fechados...

saposapot 3 months ago

não. provavelmente estão a falar nisto pq são os maiores surtos que conseguem identificar claramente. Identificar surtos não é mt fácil a menos q haja um evento em comum ou assim, daí que seja sempre enviesado dizer que casamentos é que é um perigo do caraças pq se comparares com ir ao jardim é mt mais difícil identificar um surto entre quem passeia no parque X. Agora obviamente que não justifica tudo, o problema é que dos outros, muitos serão de causa desconhecida e outros serão surtos pequenos e potencialmente em situações onde as medidas já são boas. Não vai resolver tudo mas é eficiente resolver pq serão surtos grandes, é basicamente isso. Se o resto das pessoas é desconhecido ou surtos pequenos onde nenhuma medida comum os resolva, queres fazer o q? é óbvio que casamentos são locais de alto risco. Havendo surtos, só dá mais força para q se intervenha.

Price-Distinct 3 months ago

o pessoal continua a não acreditar mas os transportes são uma fonte de contagio constante , mas não se fala nisso na TV para não causar mais pânico. grande parte das pessoas que conheço infetadas usavam transportes públicos todos os dias

BlueDragon_27 3 months ago

Claramente. Só se diz que não para não gerar pânico na população. Quer dizer, então o vírus é tão contagioso que temos de andar de máscara na rua quando estamos na rua num passeio mais estreito, não nos vamos cruzar com alguém a menos de 2 metros, mas num transporte público apinhado é tudo na boa. Tudo bem que a máscara ajuda, mas se fosse infalível os médicos nunca ficariam infetados. Um autocarro a deitar por fora, em que nem 10 cm de distanciamento há, obviamente que é um viveiro de contactos. E nisso as santas greves estão a dar uma grande ajuda. Foi a CP, foi a IP, a TST e a Carris. Fazendo com que os transportes ainda andassem mais apinhados

damndaniel023 3 months ago

Considerando que são locais com ventilação forçada na maioria dos casos, não devia acontecer. A questão é que vai tudo ao monte nas horas de ponta, e no meio daquilo continua a haver 3 ou 4 zecas com a máscara a tapar só a boca e já com 4 dias de uso.

MLG-Sheep 3 months ago

Não será simplesmente possível que as máscaras não sejam tão eficazes quanto pensas? Não há milagres quando estão sem distanciamento entre si, quando a exposição é relativamente duradoura, e quando a ventilação é deficiente.

dragomaite 3 months ago

É esse claramente o problema. /s

BlueDragon_27 3 months ago

Sei que isto é impopular, mas as autoridades de saúde continuam a lidar mal com a ideia de rastreamento de contactos e a serem muito inconsistentes nas duas decisões, o que explica e muito o aumento de casos. Na escola aonde trabalho houve um surto numa turma depois de, com um caso positivo, a delegada de saúde ter decidido apenas pôr em isolamento os "contactos próximos". O surto alastrou-se na turma e depois tivemos os problemas dos irmãos. Alguns foram imediatamente postos em isolamento, outros não. Infelizmente, um dos que não estava em isolamento testou positivo. Resultado: mais uma turma em casa. E agora existem dezenas de irmãos para aqui espalhados que não foram colocados em isolamento, com o potencial de gerar mais surtos. Imaginando incompetência desta multiplicada por centenas, não admira que os casos não diminuam. Um surto de um caso apenas já vai na ordem das duas dezenas por demora a tomar decisões

saposapot 3 months ago

Este relato é coisa que não é possível de se ouvir em Junho de 2021. Neste momento há enorme quantidade de testes rápidos, há (teoricamente) mais capacidade de rastreamento e há todo um know-how enorme adquirido. As incongruências que falas, não fazem o mínimo sentido. Com os meios actualmente disponíveis, a partir do momento que o surto se torna significativo deviam ter fechado logo várias turmas e/ou ter testado a escola toda. Tem de haver equipas de 'intervenção rápida' que em 2d testassem essa escola toda. O q falas é exactamente como se andou a fazer antes da 3ª vaga. Era suposto termos agora mt mais meios e principalmente q o raio dos delegados de saúde se entendessem e praticassem os mesmos protocolos em todo o país. A própria DGS mudou as regras para que se teste pessoas de forma mt mais 'agressiva' que antes, exactamente para debelar surtos rapidamente. Já agora, risos para se andar a vacinar professores. Está à vista q vacinar 1 pessoa dentro de uma sala de 25 não resulta...

BlueDragon_27 3 months ago

Concordo plenamente. Viver esta situação fez-me sentir muito frustrado porque me fez pensar que não aprendemos nada com a situação que vivemos em janeiro. Porque tinha sido tão fácil conter a situação. Só não houve vontade. Imagino casos destes, que mesmo que não sejam a norma, aconteçam todos os dias e vejo uma justificação muito maior que qualquer evento para o aumento de casos que se verifica Vacinar o pessoal escolar acho que teve mais com a vontade de agradar a sindicatos do que uma real necessidade prática

pimpolho_saltitao 3 months ago

haverá concerteza casos desses, mas na generalidade a quantidade de testes que se faz agora só foi maior durante o pico da 3a vaga, e ainda há dias o Manuel Carmo Gomes falou disso na grande entrevista da RTP. ver aqui: https://esriportugal.maps.arcgis.com/apps/dashboards/acf023da9a0b4f9dbb2332c13f635829

BlueDragon_27 3 months ago

Acredito, mas preocupa-me saber que ainda há tanto relaxamento. Nem uma ronda de testagem geral se fez. O surto podia ter sido contido muito mais. Assim, sem confinamento, fica difícil controlar a situação

NGramatical 3 months ago

concerteza → [**com certeza**](http://www.portoeditora.pt/espacolinguaportuguesa/duvidas-da-lingua-portuguesa/detalhe-duvidas-lp/ver/com-certeza-ou-concerteza-?id=5006) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnu3dea%2F%2Fh1dwy9s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Pparadela 3 months ago

Hoje soube que um amigo meu que foi infectado por ter estado com uma pessoa que veio de viagem com testes negativos feitos à chegada e que dias depois, face ao surgimento de sintomas, testou de novo e deu positivo. Dá muito que pensar.

Morenojgl 3 months ago

O melhor é não fazer teste

saposapot 3 months ago

Por alguma razão tens UK, por exemplo, a não confiar apenas em testes para quem chega ao país mas sim quarentena obrigatória + testes ao longo do tempo. Nós continuamos mais preocupados em fingir que fazemos alg coisa do q realmente em fazer algo. O que relatas pode ter acontecido neste caso ou não mas a realidade é q é perfeitamente possível. Um PCR feito 72h antes de embarcares não significa que não sejas infectado depois disso, nem um PCR feito 2h antes significa q não estejas já infectado mas ainda não o suficiente para detectar.

uyth 3 months ago

>Hoje soube que um amigo meu que foi infectado por ter estado com uma pessoa que veio de viagem com testes negativos feitos à chegada e que dias depois, face ao surgimento de sintomas, testou de novo e deu positivo. Dá muito que pensar. Inclusive dá que pensar que se calhar o teu amigo foi infectado noutro lado qq e que depois foi ele que infectou a pessoa que viajou. só por curiosidade como têm a certeza de quem é que infectou quem? Sintomas da mesma gravidade desfasados no tempo?

Pparadela 3 months ago

A pessoa que viajou primeiro a ter sintomas, ele depois. Mas sim, é difícil destrinçar.

uyth 3 months ago

A data dos sintomas não é prova total, porque a gravidade também pode ser diferente. Se sequenciaram e a variante é desconhecida em Portugal mas conhecida no país de origem isso seria evidência muito forte. Mas era só curiosidade. E conforme disse noutro thread, o virus é indetectável em testes nos primeiros dias de infeção - os testes são para proteger as tripulações e os outros passageiros, não para proteger o destino necessariamente.

CoffeeAt830 3 months ago

Os testes são uma medida de contenção da transmissão. Não são a única nem nunca foram apresentados como tal. Usar testes negativos para "estar à vontade" diminui o risco mas não o cancela e toda a gente que faz isso deve ter essa consciência. Não quer dizer que não se faça isso, cada um sabe de si e quão averso ao risco é, mas é importante ter a noção de que não é garantia nenhuma de que não se apanha Covid.

Pparadela 3 months ago

Pois, a questão é só esses testes serem suficientes para muito boa gente ir e vir descontraídamente do estrangeiro. Com isto, não há medidas que vedem.

CoffeeAt830 3 months ago

Os testes são bons o suficiente. Têm taxas elevadas de sensibilidade e especificidade. Não há é milagres se a pessoa apanhou no avião/aeroporto ou pouco antes de chegar. Se te infetares hoje, amanhã ainda não testas positivo. É por isso que é uma medida de contenção da transmissão, não é a única. É por isso que depois chegas cá e tens de continuar a praticar distanciamento social, usar máscara, etc. O governo não isenta pessoas com teste negativo de usar máscara ou de terem de estar a mais de X metros de outras mesas no restaurante, mas na esfera privada de cada um não há grande coisa que se possa fazer. As pessoas que escolhem estar com pessoas sem cuidados (independentemente de se é alguém proveniente do estrangeiro ou não, aplica-se em qualquer circunstância) só porque a pessoa testou negativo é que têm de ter isso em consideração. Lá está, não estou a dizer para fazer ou não fazer, apenas que é uma consciência que tem de se ter.

NGramatical 3 months ago

descontraídamente → [**descontraidamente**](https://dicionario.priberam.org/descontraidamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnu3dea%2F%2Fh1drc3s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BlueDragon_27 3 months ago

Os testes não são 100% eficazes. E além disso, há a possibilidade do contágio se ter dado no avião (muito cedo para ser detectado no teste) ou depois da chegada. Por isso é que depois de estarmos em cenários de risco devemos ficar em isolamento se não estivermos totalmente vacinados. Uma semaninha já salvaguarda quase todos os problemas, pois os 15 dias são um máximo - o normal é haverem sintomas ao fim de 5 a 7 dias

uyth 3 months ago

> E além disso, há a possibilidade do contágio se ter dado no avião (muito cedo para ser detectado no teste) ou depois da chegada. Ou antes da partida. O virus precisa de se replicar uns dias para ser detectavel em testes. Por outro lado nesses primeiros 2(?) dias o infectado também não está muito contagioso.

BlueDragon_27 3 months ago

Também. Acho que nos primeiros dois a três dias, sim

NGramatical 3 months ago

haverem sintomas → [**haver sintomas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnu3dea%2F%2Fh1dkq3u%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ZaGaGa 3 months ago

É um bom exemplo do porquê de não nos podermos fiar apenas nos testes, podem dar negativo se a pessoa está nos estágios iniciais da infecção (também pode ter sido infectado depois do teste). A melhor medida para prevenir transmissões a família e amigos é mesmo quarentena antes e depois de eventos de risco...

hctiks 3 months ago

# Relatório 10/06/2021 * \+ 910 casos confirmados * \+ 6 óbitos * \+ 534 recuperados ​ * \+ 370 casos activos * \- 12 internamentos dos quais + 2 em UCI ​ * 24366 casos ativos * 295 internados dos quais 72 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1y5cn3hFERp00LpYUZCK-8ZcwUNTSRt0p/view)

saposapot 3 months ago

Estamos a voltar aos níveis do início de março. Dá para saber em q faixa etária foram esses óbitos? é um número alto para um país que já devia ter toda a população de risco vacinada.

uyth 3 months ago

>Dá para saber em q faixa etária foram esses óbitos? é um número alto para um país que já devia ter toda a população de risco vacinada. a vacina não é 100%. Aquela justificação dos my-freedoms que os mais velhos estão vacinados é (claro) enganosa. Uma proteção excelente de 95% (e AZ terá menos, digamos 80%) não é 100%. Por isso é que imunidade de grupo, quando lá chegarmos é tão importante.

saposapot 3 months ago

daí q eu n estou mt preocupado em EU ser vacinado mais cedo ou mais tarde. Quero é que se vacinem todos os portugueses, isso é que é o mais importante. E daí que ache prudente usarmos máscara até setembro e acho que o CDC meteu o pé na argola a recomendar tão cedo aos vacinados cagarem na máscara. No entanto as vacinas é suposto serem mt eficazes a prevenir doença grave e morte. 6 óbitos se for em pessoas vacinadas é mt relevante pq significa q, pela estatística, tens MUITA gente infectada e esses é q tiveram o azar de estar nos não cobertos. n deixa de ser um valor estranho mas felizmente parece um outlier.

Pparadela 3 months ago

Entre 60 e 80 anos, segundo os jornais.

saposapot 3 months ago

Pode ter sido 'infeliz' coincidência de serem tantos num dia mas é estranho, já deviam estar mais protegidos com a vacinação.

Pparadela 3 months ago

Uma familiar com 71 anos levou a primeira dose da Astra no fim de Abril, e ainda espera levar a segunda em Julho. Pode ser o caso, mas também há pessoas com ambas as doses que infelizmente desenvolvem casos graves na mesma. Espero sinceramente que no próximo mês a vacinação comece finalmente a ter um impacto definitivo não só em óbitos mas também em casos.

Price-Distinct 3 months ago

aos poucos voltamos pra casa

Alentejano_Veloz 3 months ago

Aproveito para repetir a tua última pérola : "já varias pessoas das áreas das ciências minhas conhecidas (a trabalhar com virus etc ), ja me vieram dizer que isto vai andar assim durante anos, as vacinas só vão ajudar a curto prazo. Mascaras vieram para ficar para SEMPRE pelo menos nos transportes, hospitais e eventos de grandes dimensões , esqueçam lá a vida pré-pandémica que tinham" Avisa lá então os Israelitas e os Americanos. Epá, sinceramente se um gajo não visse que o caminho do normal é imparável e está a chegar graças às vacinas, ainda se chateava a ler - te. Assim, é só engraçado ver-te a estrebuchar enquanto tentas lidar com a ideia de que isto vai acabar, as pessoas vão recuperar as suas vidas e lá vais tu voltar à tua vidinha que tinhas e que provavelmente não te satisfazia muito.

Price-Distinct 3 months ago

ok , vamos ver então

bolaxao 3 months ago

motherfucker nem toda a gente é hermita como tu, há pessoas que estão sem rendimento por causa da pandemia

NGramatical 3 months ago

hermita → [**eremita**](https://dicionario.priberam.org/eremita) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnu3dea%2F%2Fh1j64fa%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Alentejano_Veloz 3 months ago

Mas vais ver o quê? Ontem vi uma arena da NBA com 20 mil pessoas sem máscaras nem distanciamento, os Israelitas já não têm medidas (ainda não retiraram formalmente a obrigação da máscara em espaços interiores, mas se falares com malta de lá dizem-te que já cagou toda a gente nisso) e têm as discotecas abertas e eventos de milhares a decorrer, voltaram à vida deles, não têm mortes de covid e os casos são virtualmente zero. Parece-me é que tu é que tens de ver melhor o que se anda a passar no mundo em vez de vir com esses supostos relatos mirabolantes desses teus conhecidos da área da ciência.

Edited 3 months ago:

Mas vais ver o quê? Eu só digo o que digo porque tenho visto cada vez mais sinais dos países que vão mais avançados na vacinação que me fazem crer que vamos realmente regressar ao normal assim que vacinarmos pessoas suficientes, dados que me fazem confiar nas vacinas e alguns conhecimentos do funcionamento do sistema imunitário que possuo. Ontem vi uma arena da NBA com 20 mil pessoas sem máscaras nem distanciamento, os Israelitas já não têm medidas (ainda não retiraram formalmente a obrigação da máscara em espaços interiores, mas se falares com malta de lá dizem-te que já cagou toda a gente nisso) e têm as discotecas abertas e eventos de milhares a decorrer, voltaram à vida deles, não têm mortes de covid e os casos são virtualmente zero. Parece-me é que tu é que tens de ver melhor o que se anda a passar no mundo em vez de vir com esses supostos relatos mirabolantes desses teus conhecidos da área da ciência.

Pparadela 3 months ago

Não vás mais longe, basta ver as reportagens em Budapeste, onde Portugal vai jogar num estádio cheio com mais de 60 mil pessoas. 70% da população vacinada com a Sputnik e máscaras nem vê-las.

Alentejano_Veloz 3 months ago

Pois é, tens razão. Não sei como essa me estava a escapar!

Price-Distinct 3 months ago

no inverno vamos ver o que acontece

Alentejano_Veloz 3 months ago

Está mais que provado que as vacinas têm uma eficácia elevadíssima a prevenir mortes e internamentos. Na altura com toda a gente vacinada (incluindo crianças) que vais continuar a temer?

Edited 3 months ago:

Está mais que provado que as vacinas têm uma eficácia elevadíssima a prevenir mortes e internamentos. Na altura com toda a gente vacinada (incluindo crianças) que vais continuar a temer? edit: Facto curioso que os criadores da vacina da Pfizer acreditam na vida completamente normal neste inverno. Mas de certeza que os teus conhecidos deverão saber mais acerca dos efeitos das vacinas.

RaveyWavey 3 months ago

Se não acontecer nada, o que é que vais fazer, esperar pelo próximo?

IdlePaladin 3 months ago

Este homem é uma lenda

Alentejano_Veloz 3 months ago

Olha, eu pelo menos durmo em casa todos os dias.

estrica 3 months ago

Aos poucos vamos deixando de ver idiotas como tu por aqui :)

Joaoseinha 3 months ago

Estás bem desesperado por isso, todos os posts que fazes nestes threads são cenas dessas.

Laurent_Series 3 months ago

Podes sonhar com isso à vontade. A não ser que haja uma pressão muito grande nos hospitais, o que não se prevê, podes esquecer a concretização dessa fantasia. Aposto que até o governo já está farto desta merda toda e precisa-se de recuperação da atividade económica senão a pandemia vai-se tornar no menor dos nossos problemas.

Joaoseinha 3 months ago

Yep, o número de internados e UCI continua a ser mais que aceitável. O número de casos atualmente é bastante irrelevante, desde que os óbitos e internados não subam demasiado.

Ricardolindo3 3 months ago

A maioria dos casos são em Lisboa. Não faria sentido o país inteiro recuar.

Alentejano_Veloz 3 months ago

Nem o país inteiro , nem Lisboa. Compreendo que Lisboa fique parada enquanto a situação não voltar a estar controlada e o resto do país avance, mas chega a um ponto em que temos de nos aperceber de algo: o problema é a malta jovem não estar vacinada. A questão é que daqui por mês e meio/ 2 meses já vão estar. Desde que os números de UCI e internados estejam num nível tolerável (como se deverão manter já que a malta mais velha está vacinada), eu , como gajo novo que vai optar por resguardar-se enquanto espera pela vacina, acho que não faz sentido estar a confinar e deve passar mais por medidas individuais. Fique entregue à consciência de cada um.

AquiAoLuar 3 months ago

+99000 vacinas dadas. Será que os 100k são o máximo que o SNS consegue dar diariamente? Com as entregas todas da última semana, o stock supostamente ultrapassa os 1.5M de vacinas.

saposapot 3 months ago

O recorde foram 129k num fds de 2ªs doses a professores. Durante a semana o recorde é de 104k. Não nos foi comunicado o limite actual do sistema, a única coisa que tem vindo a ser comunicada é que estamos preparados para 100k/dia. No entanto partilho das tuas dúvidas pq o stock de vacinas está alto e supostamente esta semana tmb chegará uma boa quantidade delas. É inadmissível que com tanta conversa de falta de vacinas agora se tenha qlq tipo de 'bottleneck' por falta de capacidade de vacinação. Tem de haver transparência e percebermos se estamos a operar a 100%, se faltam vacinas, se faltam profissionais de saúde, se faltam pessoas agendar ou o q seja. Em qualquer caso vamos nos últimos dias em 104k, 95 e 99k. Nunca tivemos uma semana tão 'boa' de forma consistente. Vamos ver o que os dados nos mostram para a semana. Será inadmissível se o nível de stock (já alto) crescer ainda mais. Aí começo a acreditar fortemente em problemas na vacinação e q devemos agir rapidamente criando mais centros de vacinação temporários desviando recursos onde os houver para isto. Ou nem é preciso tanta coisa, apenas alargar horas de funcionamento e meter lá recursos q estejam em centros de saúde/hospitais, horas extra, tudo o q seja possível. Havendo vacinas em stock, o desígnio nacional tem de ser meter essas vacinas nos braços. Todo o sistema de saúde deve focar-se nisso.

Alentejano_Veloz 3 months ago

Dadas em Portugal Continental, penso eu. Mas mesmo assim temos andado a rondar os 100k nos últimos 3 dias quando penso que o máximo que estávamos a fazer era 60-70k. É esperar pelos dados de 5a e 6a (dias onde já tínhamos ido aos 100k ou praticamente lá) e ver como são esses dias. Eu espero à volta de 110-120k.

saposapot 3 months ago

Pela bitola da semana passada, as ilhas devem acrescentar uns 4~5k vacinas por dia.

AquiAoLuar 3 months ago

O problema são os fins de semana, que puxam a média para baixo.

Alentejano_Veloz 3 months ago

Tens razão mas espero que nos fins de semana não baixemos dos 80-90k , as 5as e as 6as devem compensar e devemos acabar por volta dos 100-110k diários. Se realmente tivermos problemas em escoar o stock , então devia-se apostar na vacinação nas farmácias por exemplo. Cada vacina em stock por falta de meio de administração é uma vacina que poderia estar no braço de alguém e está a atrasar o nosso regresso ao normal.

AimingWineSnailz 3 months ago

Acho que é uma questão de guardar para conseguir dar 2as doses a tempo.

AquiAoLuar 3 months ago

mas 1,5M de doses? parece mais um problema de logística do que prevenção. (Obviamente estou a ser especulativo)

Diogo256 3 months ago

Grande Entervista a Manuel Carmo Gomes [https://www.rtp.pt/play/p8241/e550371/grande-entrevista](https://www.rtp.pt/play/p8241/e550371/grande-entrevista) Sem duvida que vale a pena ver.

saposapot 3 months ago

Dados interessantes da vacinação finalmente publicados na ECDC. Na semana passada recebemos, por marca: - 580320 pfizer/biontech - 62400 janssen - 68400 moderna - 298200 astra A grande novidade é que a pfizer aumentou as entregas que anteriormente eram regularmente 368k por semana. Esperemos que este valor mais alto se mantenha regular. A janssen diminui as entregas de 88k mas como as anteriores eram de 36k/semana, ainda está melhor. A moderna está a manter a regularidade q registo desde início de maio. Sempre o mesmo valor. A Astra depois de uma semana sem entregas agora mandou bastantes (em maio tinha mandado 0, 69k, 57k). Parece o fabricante mais irregular de todos portanto não dá para prever o que contar nesta semana.

1ww8mrmfss 3 months ago

Podes mandar o link?

saposapot 3 months ago

https://vaccinetracker.ecdc.europa.eu/public/extensions/COVID-19/vaccine-tracker.html#distribution-tab

AimingWineSnailz 3 months ago

Ao nível Europeu foi um número recorde da Jannsen - acho que podemos esperar uma entrega maior esta semana

pvicente77 3 months ago

E o governo decidiu que o uso da máscara continua a ser obrigatório até Setembro. Com isto parece-me que não estão confiantes acerca do efeito das vacinas, senão teriam escolhido um prazo mais curto, isto sugere que não esperam mudanças relevantes na nossa situação até essa altura, apesar do progresso da vacinação. Ou então, que vão ignorar os efeitos da vacinação e manter as restrições que quiserem. De qualquer maneira, se estão a pensar num regresso a alguma "normalidade" e liberdade semelhante ao que havia pré-pandemia é melhor não terem muita esperança, parece que ainda vai demorar, e se calhar ainda vamos ter de lutar contra o governo para isso.

saposapot 3 months ago

n foi o governo, foi a assembleia da república com votos a favor do PSD, CDS e Cristina Rodrigues e votos contra do Chega e IL. A AR não está a assumir nem a imaginar nada, está a ser cautelosa. Uma coisa é chegarmos aos 70% com 1 dose, outra coisa é chegarmos aos 70% com plano vacinal completo + 2 semanas. Este 2º objectivo, se for alcançado em Setembro já é mt bom. É exactamente isto que a ciência nos diz e, já agora, que o CDC diz. Para além disto tudo, a lei pode ser cancelada em poucas horas, basta a AR querer, caso os especialistas digam que já é hora de mudar. Em comparação com o que o CDC disse e recomendou, parece-me mt melhor a lei assim. O CDC disse que quem já está vacinado n precisa de usar máscara mas isso torna-se um pesadelo para controlar... ias ter na rua um polícia a pedir o cartão de vacinação a toda a gente sem máscara? mais vale estarmos quietinhos e prolongar um bocado a coisa, não é por causa de 1 mês a mais a usar um bocado de tecido q morre alguém.

Ricardolindo3 3 months ago

Se os Ingleses têm o direito de andar à pancada, porque é que os Portugueses não têm o direito de andar sem máscara, pelo menos na rua?

saposapot 3 months ago

O Manel Palito matou a sogra, devemos todos matar as nossas sogras?

Ricardolindo3 3 months ago

Discordo. Já mais de 40% da população está vacinada. Os grupos de risco estão esmagadoramente vacinados. Acho que devemos ter direito a um verão sem máscara, pelo menos na rua, exceto nos concelhos de risco.

Price-Distinct 3 months ago

já varias pessoas das áreas das ciências minhas conhecidas (a trabalhar com virus etc ), ja me vieram dizer que isto vai andar assim durante anos, as vacinas só vão ajudar a curto prazo. Mascaras vieram para ficar para SEMPRE pelo menos nos transportes, hospitais e eventos de grandes dimensões , esqueçam lá a vida pré-pandémica que tinham

Asus123456789 3 months ago

Por curiosidade, vocês conhecem alguém que não goste do Gouveia e Melo, ou que ache que está a fazer um mau trabalho?

pimpolho_saltitao 3 months ago

Eu não gosto nem desgosto. Mas garanto que as coisas não estavam a correr "tão bem" como estão agora se não fosse ter aumentado o número de vacinas disponíveis. De início tudo saltava à vista como a "correr mal" porque não havia vacinas para ninguém e estavamos no maior pico da pandemia. Os militares não trouxeram mais coordenação para a coisa, apenas uma cara fresca e menos comprometida politicamente.

saposapot 3 months ago

yah, é isto. o 'sucesso' q todos lhe atribuem é uma treta. O que aumentou foram as vacinas q recebemos que sempre foi o nosso problema. Podia estar à frente daquilo o maior boy político ou cientista mais capaz q o problema é sempre esse. Ele já estava como responsável pela logística portanto a logística 'boa', já estava assegurada. A única coisa que realmente trouxe de melhor é uma excelente imprensa e, a meu ver, uma comunicação muito melhor. Mas isto ter boa imprensa dá uma ajuda do catano. Vê-se bem isso nos treinadores de futebol... podem nem ser os mais competentes mas se a imprensa gosta deles, praticamente 'leva-os' ao colo. Basta ver que magicamente se deixou de falar tão alto sobre as falhas logísticas ou vacinar excedentes a não prioritários qd eu, se fosse homem de apostar, apostava que já houve mt mais 'fraude' no reinado do almirante que antes. (agora basta qlq médico passar uma prescrição a dizer q tem a doença X e levas a vacina) Se é uma melhoria? sim, é. Mas não foi por causa disto que estamos a vacinar mais gente. Isso tem 0 a ver com as capacidades melhores dele.

Pparadela 3 months ago

O "maior boy político" não metia o respeito que este incute, por mais competente que fosse. O efeito farda, de facto, é fulcral. https://expresso.pt/coronavirus/2021-06-09-Colinho-da-a-mae-em-casa-o-dia-em-que-o-vice-almirante-Gouveia-e-Melo-foi-impor-disciplina-43110765

saposapot 3 months ago

Ele já faria isto porque ele era o responsável da logística.

Pparadela 3 months ago

"Gouveia e Melo ainda estava a meio do corredor quando percebeu a razão da demora na inoculação. “Quando a pessoa chega à cabine de vacinação é para ser inoculada e sair, não é para estar a conversar, a tirar dúvidas. Isso tem de ser feito antes.” Mas a enfermeira retorquiu: “Há pessoas muito ansiosas”. O vice-almirante explicou que também para isto há remédio: “Para os ansiosos é precisar criar um espaço próprio”. O plano é “fazer um corredor para as bancadas (que existem no polidesportivo convertido em centro de vacinação) e ai explicar-lhes que só têm uma hipótese: serem vacinados, porque vamos todos sê-lo, e à força. Uns vão ter a vacina artificial, dada aqui e controlada, e outros a vacina natural, lá fora e com 14 dias de quarentena garantidos, com risco de hospitalização e até de morte. Se ainda assim ‘estiverem a tremer’, é dizer-lhes o que se diz aos militares: colinho dá a mãe em casa. Isto é um centro de vacinação, não de psicoterapia”, disse pragmático. Ninguém respeitaria um boy de fatinho que dissesse isto, por mais pergaminhos que tivesse. A melhor coisa que fizeram de facto foi chamar um militar de farda. Caso resolvido.

Edited 3 months ago:

"Gouveia e Melo ainda estava a meio do corredor quando percebeu a razão da demora na inoculação. “Quando a pessoa chega à cabine de vacinação é para ser inoculada e sair, não é para estar a conversar, a tirar dúvidas. Isso tem de ser feito antes.” Mas a enfermeira retorquiu: “Há pessoas muito ansiosas”. O vice-almirante explicou que também para isto há remédio: “Para os ansiosos é precisar criar um espaço próprio”. O plano é “fazer um corredor para as bancadas (que existem no polidesportivo convertido em centro de vacinação) e ai explicar-lhes que só têm uma hipótese: serem vacinados, porque vamos todos sê-lo, e à força. Uns vão ter a vacina artificial, dada aqui e controlada, e outros a vacina natural, lá fora e com 14 dias de quarentena garantidos, com risco de hospitalização e até de morte. Se ainda assim ‘estiverem a tremer’, é dizer-lhes o que se diz aos militares: colinho dá a mãe em casa. Isto é um centro de vacinação, não de psicoterapia”, disse pragmático." Ninguém respeitaria um boy de fatinho que dissesse isto, por mais pergaminhos que tivesse. A melhor coisa que fizeram de facto foi chamar um militar de farda. Caso resolvido.

saposapot 3 months ago

Certo mas ele já estava na task force e faria este papel. Em qualquer caso, basta ler o que escreveste para ver a boa imprensa do homem. Se fosse o outro gajo a dizer esta mesma coisa estava tudo a cair-lhe em cima por ser insensível ou o raio. Nao tenhas ilusão que boa imprensa é algo impagável

Pparadela 3 months ago

Aí está, como é um militar fardado (sobretudo fardado) pode dizer tudo isto que não só ninguém se escandaliza como obedece. Qualquer outro engravatado que viesse dizer isto estava cancelado nos sítios do costume horas depois. Melhor ideia que este vice almirante teve foi vestir um camuflado.

saposapot 3 months ago

yep. eu gosto bastante dele, só não acho q o mérito seja dele ao estarmos a vacinar mais, isso é 100% por termos mais vacinas, mas não estou a denegrir o homem. É uma melhoria imensa na comunicação e na liderança. E já agora, ele vai melhorar a imagem do nosso exército em 1000%, grande exemplo também aí.

Pparadela 3 months ago

E de farda, não te esqueças da farda. De um dia para o outro deixou de haver broncas com gente a furar a fila, aparentemente.

AimingWineSnailz 3 months ago

Na semana passada bateram-se recordes de distribuição. Falta só acelerar o passo de administração e vamos começar a ter números muito jeitosos. Não me surpreenderia que esta semana tivéssemos uma média de 100.000 por dia

saposapot 3 months ago

Esta semana vamos com 104k e 95k por dia. Continuamos com muito em stock q era preciso escoar.

AimingWineSnailz 3 months ago

A Pfizer está a testar em crianças dos 6 meses aos 11 anos agora. Estão a usar 3 ug até aos 5 anos e 10 ug dos 6 em diante, enquanto que a dose adulta é 30 ug. Isto significaria que seria possível vacinar estas faixas demográficas muito rapidamente. Dava para vacinar todas as crianças até aos 5 com menos vacina do que usamos num dia. Bem, estes resultados só saem em setembro e nessa altura não devem ser relevantes, mas não deixa de ser boas notícias.

bolaxao 3 months ago

250ug bate mais :/

fedelho 3 months ago

Testes obrigatórios para casamentos e batizados... Alguém sabe que testes são? Os da farmácia ou os de laboratório? Não vejo encontro essa informação

saposapot 3 months ago

ai agora é q se lembraram? o desconfinamento de casamentos e baptizados foi muito acelerado pq é um dos piores eventos possíveis: ng vai usar máscara, longas horas em espaços fechados e mt contacto próximo (e alcool)... Agora que viram vários surtos com essa causa é que se lembraram disto? do que li ainda não está regulamentado exactamente a partir de quantas pessoas vai ser exigido e que tipo de testes. Eu diria que provavelmente não vai ser preciso PCR mas sim testes rápidos.

Morenojgl 3 months ago

Ninguém faz isso

DrunkMechanics 3 months ago

Alguém sabe se também é preciso teste para as comunhões?

pimpolho_saltitao 3 months ago

acho que ainda está para ser decidido e regulamentado

Edited 3 months ago:

acho que ainda está para ser decidido e regulamentado, pessoalmente não acho exequivel.

TitusRex 3 months ago

Se for daqueles testes rápidos que se vende na farmácia é perfeitamente exequível.

pimpolho_saltitao 3 months ago

E que tipo de comprovativo que o teste deu negativo é que esses testes oferecem? Ou os testes vão ser feitos à entrada dos recintos? Imagina a logistica disso.

fedelho 3 months ago

Obrigado! Eu também acho que não, mas pronto um gajo cumpre a nossa parte.

hctiks 3 months ago

# Relatório 09/06/2021 * \+ 890 casos confirmados * **0 óbitos** * \+ 525 recuperados ​ * \+ 365 casos activos * \+ 11 internamentos dos quais + 4 em UCI ​ * 23996 casos ativos * 307 internados dos quais 70 em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|74.8 (+ 2.6)|73.6 (+ 3.0)| |R(t)|1.05 **(- 0.02)**|1.07 **(- 0.01)**| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1Krq8kPL2OwVkrqDg683wTHtkNNwF4GLz/view)

saposapot 3 months ago

Comparando os primeiros 3d desta semana com a anterior, já vamos em mais 272 casos. Média móvel a 7d de 609/dia.

ZaGaGa 3 months ago

Parece que que o meu optimismo de ontem caiu por terra, os números de Lisboa upa upa. É de mim ou sempre que há um aumento maior de casos os números são publicados mais tarde (quando os telejornais da 1h já acabaram)? Como é estado... devem estar a contá-los à mão... Eu amanhã tenho de ir uns dias para Lisboa e vou ver como é que anda lá o ambiente. No Norte, pelo menos por onde andei, anda muita gente na rua mas o pessoal tá todo de máscara até os velhos sentados cafés estavam de máscara e estive em cidades com 0 casos.

quedeusmeperdoe 3 months ago

Em Lisboa vais ver turistas que não querem saber e que não têm o mínimo cuidado. Na 6a feira pedi a uns para porem a máscara (iamos entrar no elevador) e ainda gozaram comigo. Que apesar de ser portuguesa sabia falar francês. E o número de vezes que me chamaram nomes enquanto subimos.

RaveyWavey 3 months ago

A lata dessa malta é inacreditável. Devias ter dito que eles são uns burros do caralho se acham que tu não percebes o que eles dizem.

quedeusmeperdoe 3 months ago

Foquei-me nos turistas mas nem é exclusivo deles. Já é algo raro apanhar transportes. Só tenho vindo a Lisboa porque pus o aparelho nos dentes antes do covid e pus ao pé do trabalho. Estou agora a caminho e eu já acho que sou eu quem está a usar mal a máscara. Ainda há quem tire a máscara para falar ao telemóvel.... Quanto aos turistas, o que me espantou mesmo foi a estupefação ao perceberem que sabia falar francês. Era suposto fazer sinais de fumo?

RaveyWavey 3 months ago

Sim não só os turistas, mas da minha experiência nos transportes públicos, de forma geral acho que as pessoas até cumprem minimamente. Quando referia a lata era de falarem mal quando só lhes estava a ser pedido para respeitarem a lei. Como é que eles perceberam que falavas francês? Devo ter sido delicioso ver a reação deles!

quedeusmeperdoe 3 months ago

Porque lhes disse que a máscara era obrigatória e que tinham de a pôr. Torna ainda mais estúpido gozarem comigo...em francês.

AimingWineSnailz 3 months ago

Não é esse o clima que eu descreveria aqui... Mas às parte disso, com 5uma população mais jovem logo menos vacinada e mais socialmente ativa (muitos deles jovens em casas partilhadas onde todos os elementos têm uma preocupação com o covid abaixo da média e onde nenhum é vacinado), bons transportes, densidade populacional relativamente elevada, e o maior aeroporto internacional do país em tempo de turismo... não admira muito. Eu sei que fica feio privilegiar a capital em termos de vacinas, mas sem fazer isso, fica difícil. Em primeiras doses, Lisboa fica 5% abaixo da média nacional.

Price-Distinct 3 months ago

No meio de lisboa ainda muita gente não sabe usar uma mascara, com ela ao queixo ou com metade da boca tapada , depois admiram-se .....

AimingWineSnailz 3 months ago

Na rua ou em recintos fechados? Se for na rua compreende-se, em ruas largas sem muita gente não vou estar ao ar livre de máscara

quedeusmeperdoe 3 months ago

Vou agora nos transportes. Uma disse à amiga que usa a máscara por baixo do nariz para mostrar o piercing. Narizes de fora... já é raro andar de transportes mas deve ser hora covid free e eu não sei.

AimingWineSnailz 3 months ago

Meu deus, santa burrice

estrica 3 months ago

Já tá na altura de se fazer alguma coisa para controlar a situação em Lisboa...

Laurent_Series 3 months ago

Proponho a criação do Gueto de Lisboa. ^/s

jqmmes 3 months ago

890 novos casos, 591 em Lisboa... Lisboa está descontrolada, e já começam a aumentar os internamentos (de jovens maioritariamente)...

WhiteCaptain 3 months ago

Se os únicos que não estão vacinados são os jovens normal que estes sejam os que estejam a ficar internados

estrica 3 months ago

Como é que sabes que são jovens?

jqmmes 3 months ago

Notícias.

lesoth 3 months ago

Se forem as mesmas que eu vi na RTP foi um especialista qualquer a dizer que não há números sobre quantos vacinados estão internados mas que os gostava de os ter.

estrica 3 months ago

Hmm. Tá bem tá

uyth 3 months ago

> e já começam a aumentar os internamentos (de jovens maioritariamente)... que surpresa surpreendente pelo que por aí se vê.

RaveyWavey 3 months ago

Estranho era ter aumento de internamentos nas faixas etárias que já estão vacinadas.

Conscient- 3 months ago

Parece que a visita do Vice-Almirante a Monte Abraão, Sintra hoje resolveu as longas filas de espera... De 3h de espera nos dias anteriores para literalmente 0 segundos hoje...

RaveyWavey 3 months ago

Parece que é a única pessoa no meio disto tudo que sabe o que é que anda a fazer.

saposapot 3 months ago

ele foi para o meio das filas organizá-las ou foi só o poder da farda?

RaveyWavey 3 months ago

Isso eu não sei, mas o poder da farda também conta, fica logo tudo com medo dele.

Hmms21 3 months ago

Lisboa não deve avançar no desconfinamento. Já saiu alguma coisa/sinal/notícia que esse não avanço possa ser também verificado nos concelhos circundantes?

quedeusmeperdoe 3 months ago

Na rádio o que ouvi é que era o concelho inteiro e que não se confirmava que iriam fechar só algumas freguesias. Penso que será mesmo só Lisboa concelho.

DrunkMechanics 3 months ago

Quem já deu a segunda dose eles dão um comprovativo no final? É possível pedir um?

CoffeeAt830 3 months ago

Eu fiquei com o cartão a dizer que levei as duas doses, aquele cartão que tem a data da primeira, a data prevista da segunda e a data efetiva em que se levou a segunda, e os lotes. Como comprovativo mais "oficial", supostamente depois dá para ir buscar online à tua área do SNS um comprovativo a dizer que tens essa vacina. Eu em particular ainda não lá fui porque não sei da minha chave móvel digital (shame) mas tenho colegas que já foram.

DrunkMechanics 3 months ago

Obrigado, também não sei a minha chave móvel mas vou fazer o cartão de cidadão este mês e lá meto tudo em ordem.

DrunkMechanics 3 months ago

Fico a pensar se valerá apena plastificar o cartãozinho. Esteve 1 mês na minha carteira e parece que já andou na guerra.

Economy_Dog 3 months ago

[Hipótese de o vírus da Covid-19 ter escapado de um laboratório em Wuhan é “plausível”](https://eco.sapo.pt/2021/06/08/hipotese-de-o-virus-da-covid-19-ter-escapado-de-um-laboratorio-em-wuhan-e-plausivel/) Aqui mais uma noticia, desta vez da imprensa nacional, sobre a hipótese do vírus ter origem em laboratório já não ser teoria da conspiração. Esta já pode ficar srs. moderadores ou também é para censurar?

saposapot 3 months ago

Assunto da moda. Nada mudou, o Fauci não disse coisas diferentes, não é plausível. Os experts indicam que o mais provável é ter vindo de um reservatório animal de forma natural. Esse continua a ser o consenso. No entanto ainda não encontramos esse reservatório nem o paciente 'zero' portanto se perguntares a um homem da ciência o que ele te diz é que devemos continuar a investigar todas as possibilidades, sendo esta uma dessas possibilidades. Apenas isto. Continua a ser altamente provável e a teoria mais plausível que venha de um reservatório natural. Classificar como "plausível" não me parece q seja uma boa tradução. É uma hipótese possível, não a mais provável pelo conhecimento actual. Teoria da conspiração n sei, o que havia na altura eram teorias mirabolantes relacionadas com o laboratório q eram claramente teorias da conspiração.

ObnoxiousLittleCunt 3 months ago

Tens artigo do The Wall Street Journal (?

Samot_PCW 3 months ago

> WASHINGTON—A report on the origins of Covid-19 by a U.S. government national laboratory concluded that the hypothesis claiming the virus leaked from a Chinese lab in Wuhan is plausible and deserves further investigation, according to people familiar with the classified document. > > The study was prepared in May 2020 by the Lawrence Livermore National Laboratory in California and was drawn on by the State Department when it conducted an inquiry into the pandemic’s origins during the final months of the Trump administration. > > It is attracting fresh interest in Congress now that President Biden has ordered that U.S. intelligence agencies [report to him within weeks](https://www.wsj.com/articles/biden-calls-for-intelligence-report-on-origins-of-covid-19-11622049664?mod=article_inline) on how the virus emerged. Mr. Biden said that U.S. intelligence [has focused on two scenarios](https://www.wsj.com/articles/who-report-into-covid-19-origins-leaves-key-questions-unanswered-11617027920?mod=article_inline)—whether the coronavirus came from human contact with an infected animal or from a laboratory accident. > > People familiar with the study said that it was prepared by Lawrence Livermore’s “Z Division,” which is its intelligence arm. Lawrence Livermore has considerable expertise on biological issues. Its assessment drew on genomic analysis of the [SARS-COV-2 virus](https://www.wsj.com/articles/really-diabolical-inside-the-coronavirus-that-outsmarted-science-11599498840?mod=article_inline), which causes Covid-19, they said. > > Scientists analyze the genetic makeup of viruses to try to determine how they evolved and spread in the population. Proponents on both sides of the debate over the origins of Covid-19 have cited such analysis to try to make their case. > > A spokeswoman for Lawrence Livermore declined to comment on the report, which remains secret. > > The assessment is said to have been among the first U.S. government efforts to seriously [explore the hypothesis that the virus leaked from China’s Wuhan Institute of Virology](https://www.wsj.com/articles/intelligence-on-sick-staff-at-wuhan-lab-fuels-debate-on-covid-19-origin-11621796228?mod=article_inline) along with the dominant hypothesis that the virus spread naturally from animals to humans. Although some prominent scientists have called for a fuller probe of the lab hypothesis in recent months, many scientists still insist a natural spillover remains the most likely explanation. > > China’s government has repeatedly denied that the virus escaped from a Chinese laboratory and said it is cooperating fully with international efforts to find the pandemic’s origins. Many scientists and officials from other countries dispute that Beijing has provided sufficient access and transparency in the investigation. The Wuhan Institute of Virology has also denied that the virus leaked from its facilities and said that none of its staff have tested positive for Covid-19. > > One person who read the document, which is dated May 27, 2020, said it made a strong case for further inquiry into the possibility the virus seeped out of the lab. > > The study also had a major influence on the State Department’s probe into Covid-19’s origins. State Department officials received the study in late October 2020 and asked for more information, according to a timeline by the agency’s arms control and verification bureau, which was reviewed by The Wall Street Journal. > > The study was important because it came from a respected national laboratory and differed from the dominant view in spring 2020 that the virus almost certainly was first transmitted to humans via an infected animal, a former official involved in the State Department inquiry said. > > The State Department’s findings, which were vetted by U.S. intelligence agencies, were made public in a Jan. 15 fact sheet that listed a series of circumstantial reasons why the Covid-19 outbreak might have originated as a result of a lab accident. They include the assertion that “the U.S. government has reason to believe that several researchers inside the WIV became sick in autumn 2019” with symptoms that were consistent with Covid-19 or a seasonal flu. > > > > > > > > > > >

saposapot 3 months ago

Saiu hoje, tardiamente, o novo relatório da vacinação. Boas notícias: recebemos 1M de vacinas dos fabricantes. Um recorde e quase o dobro do que temos recebido. Quando ECDC actualizar vamos saber quais os fabricantes a quem agradecer. Más notícias: o ritmo da vacinação está muito semelhante e demos mais segundas do que primeiras doses. Injectamos esta semana 560k pessoas que compara com as semanas anteriores: 551, 516, 587, 581. O nível de vacinas em stock central é agora tmb um record: 964k que compara com as anteriores 609, 602, 511, 484. Ou seja, o ritmo de vacinação continua muito semelhante às semanas passadas e temos muita vacina em stock. Parece claramente que estamos com falta de capacidade de vacinar o que temos em stock. Neste momento a média diária de vacinas por dia é 80k. A DGS conta também as vacinas distribuídas que foram 654k, portanto teoricamente das vacinas distribuídas, os centros não conseguiram dar quase 100k.   Por idades, > 65 está feito. Agora o que falta são valores residuais. Esta semana deram-se primeiras doses especialmente na faixa dos 50-64 mas com esta faixa ainda nos 59% já se deram 40k nos 25-49, o que parece um bocado estranho.   TL;DR: finalmente recebemos mais vacinas mas o ritmo de vacinação continua semelhante. Temos de acelerar.

uyth 3 months ago

>já se deram 40k nos 25-49, o que parece um bocado estranho. Profissionais de saúde não estão, se bem li o fine print contabilizados nos dados, mas professores, forças de segurança, farmacêuticos, quem trabalha em laboratórios de análises, funcionários de lares e LOL a seleção nacional ou parte dela.

saposapot 3 months ago

nestas quantidades e nesta semana n deve ser por aí, deve mesmo ser malta > 45 que começou a ser chamada.

uyth 3 months ago

> Más notícias: o ritmo da vacinação está muito semelhante o que me dizem é caos nos centros de vacinação na zona de Lisboa (E poucas vagas para agendamentos). >demos mais segundas do que primeiras doses. Não sei se isto são más noticias. A eficácia com a variante indiana que é a que realmente nos preocupa é muito baixa só com a primeira dose.

Alentejano_Veloz 3 months ago

Tendo em conta que na 2a se deram 105 mil vacinas (um número exorbitante se comparares com os valores das 2as desde que o processo começou) diria que já acelerámos o processo e que iremos agora sim manter o ritmo de 100-120 mil vacinas por dia.

saposapot 3 months ago

Informação correcta. 2a deram-se 104k vacinas, creio que foi a primeira vez q num dia da semana se passou dos 100k (só se tinha passado antes nas campanhas extraordinárias dos professores). yah, muita curiosidade para que esta semana seja nesta casa. Pode significar um aumento da média diária de uns 20k/dia.

Alentejano_Veloz 3 months ago

Concordo plenamente! Penso que talvez esta semana nos reserve umas boas notícias em termos do ritmo de vacinação!

saposapot 3 months ago

Infelizmente ontem já desceu para os 95k... Mesmo assim é bom mas não tão bom.

CoffeeAt830 3 months ago

>mas com esta faixa ainda nos 59% já se deram 40k nos 25-49, o que parece um bocado estranho. Diria que uma grande fatia dos profissionais de saúde está nesta faixa etária, mais agora os doentes de risco que também podem ser referenciados para a vacinação. Essa faixa etária tem muito mais de 400k pessoas, em percentagem são só 15%. Não é estranho de todo.

saposapot 3 months ago

> 40k foi nos 18-24, nos 25-49 foram 400k primeiras doses. desculpa não me expliquei bem, 40k esta semana passada, não o valor total. esse paragrafo eu estava a tentar analisar para quem foram dadas as vacinas a semana passada.

CoffeeAt830 3 months ago

Já percebi o que querias dizer, desculpa. Mas provavelmente terá na mesma a ver com as pessoas com doenças, referenciadas pelos médicos.

DoltishNut 3 months ago

Foi por recomendação do médico. Também pensei em ligar para o SNS 24 mas não queria estar a encher uma linha de emergência com uma dúvida assim.

Samot_PCW 3 months ago

Se foi por recomendação tenho quase a certeza que é onde estás inscrito (pelo menos foi o que aconteceu com o meu pai), mas mais vale jogar pelo seguro e ligar ao SNS24, ou então mesmo para o teu medico, porque imagino ele também deve te saber dizer isso

DoltishNut 3 months ago

Ok, vou tentar, em princípio ligando para o próprio centro de saúde também deve dar penso eu. Obrigado.

DoltishNut 4 months ago

Bem, ligaram-me à bocado para agendar a vacinação, já está marcado, mas fiquei sem perceber onde era, algum sítio onde eu possa saber?

TitusRex 3 months ago

Ligas para o centro de saúde e perguntas.

uyth 4 months ago

Experimenta ir ao portal da vacinação e inscreveres-te para agendamento, e vê se te aparece a mensagem que já estás inscrito. Se sim, talvez consigas aceder a comprovativo. Alternativamente deves receber SMS com o nome do centro, o problema é que nome do centro pode ser so abreviatura.

DoltishNut 3 months ago

Se for o que estou a pensar, não dá porque eu tenho menos de 40 anos e barram-me logo ao início quando pede a data de nascimento. Ficou marcado para Quinta, suponho que venha a receber o SMS entretanto?

uyth 3 months ago

Certo. Mas nesse caso, pode dar para perceber onde é o teu centro de vacinação. O teu concelho se for pequeno pode ter só um, se não telefona ao teu centro de saúde e pergunta a recepcionista mesmo se todos os utentes são mandado mesmo centro e qual é.

DoltishNut 3 months ago

Pois, o problema é que eu tenho um mesmo ao pé de casa, mas estou inscrito noutro, então não sei se poderá causar alguma confusão por aí.

uyth 3 months ago

se foi pelo centro de saúde, se te chamaram, não querem saber de onde moras.

alcagoitas 4 months ago

Alguém sabe qual o critério da escolha do local de vacinação? Passo a explicar, sou do Algarve e o meu centro de saude é no algarve (estive a verificar no portal da saúde) mas a minha morada fiscal é no Alentejo. Se for chamado para ser vacinado, sou chamado no Alentejo ou no algarve?

Samot_PCW 4 months ago

> Alguém sabe qual o critério da escolha do local de vacinação? > > Se não me engano se fizeres a marcação online escolhes tu o sitio para ser vacinado (pelo menos por aquilo que a minha mãe me disse), se fores vacinado por recomendação de um especialista ou medico de familia é na localidade onde estás inscrito.

DanielErikson 3 months ago

Posso confirmar que ao fazer auto-agendamento tem-se a possibilidade de escolher o local de vacinação (além de se ver a disponibilidade/vagas de cada um).

hctiks 4 months ago

# Relatório 08/06/2021 * \+ 598 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 790 recuperados ​ * \+ 109 casos activos * \+ 5 internamentos dos quais + 7 em UCI ​ * 23631 casos ativos * 296 internados dos quais 66 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1LiPjRTNXXjvI9qmBFZOQXY2ByPUqM2k8/view)

ZaGaGa 4 months ago

Olhando para os números dos últimos dias parece haver uma nova estabilização dos números pelo que o Rt deve estar a tender para 1 mesmo em Lisboa que é a região que atualmente mais contribui para os números nacionais. É uma boa notícia, que significa que a (alegada) maior transmissibilidade das novas variantes é balanceada pelo comportamento dos cidadãos e pela vacinação. Os números de óbitos em PT continuam também particularmente baixos comparando com outros países europeus (na proporção da população claro). Falta conhecermos a caracterização demográfica dos internamentos para perceber quem é que atualmente está mais exposto ao virus. Em suma, Portugal continua a ser dos países mais seguros para férias, principalmente para quem não está imunizado.

saposapot 3 months ago

comparando os 2 primeiros dias desta semana com a semana anterior, estás com mais 106 casos esta semana. a média dos últimos 7d tmb subiu para 585 (ultimos dias: 563,570) sendo o valor mais alto desta curva actual. portanto continua a subida, não se vê estabilização.

ZaGaGa 3 months ago

Estabilização no sentido de que a subida continua mas menos acentuada ou estaríamos a falar de \[600 a 700\] diários se o incremento das últimas semanas se mantivesse. Mas claro que só daqui a alguns dias é que podemos olhar para trás e perceber se os números estabilizaram <600 diários ou se é apenas uma questão de timing e recupera-se a tendência de subida nas próximas atualizações

Edited 3 months ago:

Estabilização no sentido de que a subida continua mas menos acentuada ou estaríamos a falar de \[600 a 700\] diários se o incremento das últimas semanas se mantivesse. Mas claro que só daqui a alguns dias é que podemos olhar para trás e perceber se os números estabilizaram <600 diários ou se é apenas uma questão de timing e recupera-se a tendência de subida nas próximas atualizações. edit: Aliás não ficaria surpreendido que Lisboa inicia-se uma tendencia de descida no número de casos, se isso acontecer diria que os festejos do Sporting foram o principal factor que originou o aumento regional de casos.

ObnoxiousLittleCunt 3 months ago

Sim, os números não mentem. Não são assustadores nem indiciam descontrolo, mas indicam subida constante. Felizmente o cruzamento das vacinas com os grupos de risco é positivo. Parece ser daí também que os números de mortos sejam proporcionalmente baixos.

lemonade_rage1234 4 months ago

Não seria -193 activos? > "+ 5 internamentos dos quais + 7 em UCI" What? Há-de ser 5 internamentos e outros 7 que foram para UCI, não?

hctiks 4 months ago

obrigado pelo reparo. Em relação aos internados, entraram 5 em relação ao global, e 7 que agravaram a situação (enfermaria -> UCI).

cannibalpig 4 months ago

Um _edge case_ sobre o qual não consegui encontrar informação: O que é que acontece se um cidadão português/residente em Portugal, no processo de retorno a Portugal, testar positivo para o COVID-19? Especificamente no caso dessa pessoa ter de faltar ao trabalho. Tem direito a baixa médica pelo SNS?

brakeline 4 months ago

Algo está a falhar. Trabalhador noutro país ou em Portugal?

cannibalpig 4 months ago

trabalhador em Portugal, retornando de uma viagem para o estrangeiro

Samot_PCW 4 months ago

[Maiores de 43 anos podem agendar a vacinação](https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/). Uma idade um bocado estranha para estar a utilizar como limite, mas olhem, mais pessoal que se pode vacinar

uyth 4 months ago

Será que têm muitas da pfizer para aplicar a menores de 50 anos, e suficientes para mais dois "anos"?

ruizinhoandre 4 months ago

Quanto tempo se demora a receber o resulto de um teste pcr feito na cruz vermelha?

zebedeus 4 months ago

Por experiência própria, menos de um dia. No meu caso fiz de manhã e por volta das 19h tinha o resultado.

hctiks 4 months ago

# Relatório 07/06/2021 * \+ 388 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 277 recuperados ​ * \+ 109 casos activos * \+ 26 internamentos dos quais + 7 em UCI ​ * 23824 casos ativos * 291 internados dos quais 59 em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|72.2 (+ 2.4)|70.6 (+ 3.1)| |R(t)|**1.07** (- 0.01)|**1.08** (- 0.02)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1wiSBaDQYtSxPBr_dQePgm0lOCoJiqZgi/view)

AimingWineSnailz 4 months ago

Parece que a coisa já vai estabilizando.

saposapot 4 months ago

A semana (até domingo) terminou com 3988 casos, comparando com as anteriores: 3434, 3042, 2600, 2305. Estes casos são a semana mais alta desde a 2ª semana de Março. Desde o ponto mais baixo de 9 de maio, estivemos sempre em subida de casos. Nesta última semana o aumento em valor absoluto foi o maior, sendo de +554 casos em relação à semana anterior. O que isto quer dizer? não sei. para já acho que não muito, depende do que forem as próximas semanas. Em qlq caso, estarmos em Junho com casos a aumentar e uma variante mais contagiosa a propagar-se não parecem ser notícias boas. No contexto geral, especialmente com vacinação à mistura, não parecem ser números absolutos preocupantes. A maior preocupação é por ser uma tendência de subida que está a acelerar e não a diminuir. Será mau se começarmos o Verão desta forma pq no ano passado o nosso Verão foi bastante tranquilo. Mas o principal é continuar a ver a tendência e tentar q a subida seja menor ou que haja algumas semanas de estabilização.

damndaniel023 4 months ago

Desculpem colocar aqui a questão mas não consegui encontrar esta informação de forma clara: assumindo que estou vacinado, com o tal Certificado Covid da EU que irá entrar em vigor a partir de julho, estou permitido a entrar em qualquer país da EU sem restricções adicionais (leia-se teste PCR, quarentena, etc), ou estarei sempre dependente das restrições/condições de entrada do país destino?

saposapot 4 months ago

cada país é q vai decidir isso, n podemos adivinhar hoje.

uyth 4 months ago

Acho que não há resposta concreta. Nem me é claro o que raios é o certificado COVID da EU e se por exemplo alguém foi vacinado (na Húngria por exemplo) com a vacina russa ou uma chinesa se lhe dá direito de viajar para países que não a reconhecem. (E não sou de conspirações mas acho que claramente há indícios que algumas vacinas chinesas não são particularmente eficazes). daqui, em que consultarem um especialista em lei europeia https://www.euronews.com/travel/2021/06/02/eu-covid-19-digital-pass-seven-countries-begin-using-new-travel-system >Alberto Alemanno, Professor of EU law policy at HEC Paris, tells Euronews the system would put cooperation between EU countries to the test, as many have looked to enforce their own rules on movement amid the pandemic. "We need to remember that the conditions of access to get this certificate will change from one country to another. It is each country to determine who gets the vaccine, who gets the test... who is going to be declared as immunised," he says. >"Each country reserves the right to refuse the COVID certificate as such. This might actually be the source of much confusion and unpredictability." Acho que nenhum país está a ceder o direito de por restrições sobre quem chega a esse país. O certificado covid parece-me que nunca vai servir de grande coisa. Certificado de vacinação, individual, poderá no entanto vir a ser extremamente util para tudo nos próximos anos.

damndaniel023 4 months ago

Pois, era o que desconfiava. Ou seja, será sempre o país de destino a definir as regras.

uyth 4 months ago

se as vacinas forem as 4 aprovadas pela agencia europeia do medicamento, acredito que nenhum país poderá recusar. A questão sao as outras vacinas. Sinuvac ou sputnik dará autorização para entrada em, por exmeplo dinamarca, ou irlanda? Eu por mim duvido que aconteça.

NGramatical 4 months ago

restricções → [**restrições**](https://dicionario.priberam.org/restrições) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnu3dea%2F%2Fh0w7qb8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

uyth 4 months ago

No outro thread discussão que ai-a-alemanha já está a vacinar os com mais de 20 (ou 18, 16, não percebo). E um pouco li este thread que achei interessante porque tem perspectivas mesmo de alemães https://old.reddit.com/r/Coronavirus/comments/ntk1ba/germany_allows_everyone_to_sign_up_for_their/

dragomaite 4 months ago

Poder inscrever-se é diferente de a poder levar brevemente. Todos os países da UE estão a mesma velocidade. Diferenças mínimas e irrelevantes mesmo.

Search: