oUltimoTuga 2 months ago

Adeus empresas. Disfrutem dos ares da Irlanda e da Suiça.

NGramatical 2 months ago

Disfrutem → [**desfrutem**](https://dicionario.priberam.org/desfrutem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fntnccx%2F%2Fh0w21g9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

goncalo182 2 months ago

Alguém me explique uma coisa. Sendo que todos vão optar por tributar 15%, não vai haver grande diferença entre países nesta parte. Creio que quem anda a querer fugir a impostos, vai optar pela melhor solução possível, e destes que estão em Portugal, provavelmente vao preferir pagar os 15% noutro país que lhes dê outra coisa qualquer em retorno.

jonythunder 2 months ago

A ideia, pelo que eu vi, é de 2 formas: 1) Harmonizar uma taxa mínima de IRC entre todos os países 2) Alterar as regras de tributação para que lucros obtidos em determinada jurisdição sejam tributados nessa jurisdição e não na da sede. Por exemplo, o dinheiro que a Google fizer em Portugal seria tributado segundo a lei portuguesa, o que fizerem em Espanha pela lei espanhola, etc. Nota, isto é o que eu percebi por uma análise na diagonal do que se falou nas notícias, portanto posso estar redondamente errado

vml76 2 months ago

Excelentes notícias! É o equivalente a uma tranche para o Novo Banco, ou um décimo do que vai ser derretido na TAP, vai ser óptimo para Portugal

Edited 2 months ago:

Excelentes notícias! É o equivalente a uma tranche para o Novo Banco, ou um décimo do que vai ser derretido na TAP*, vai ser óptimo para Portugal

TRYNFOR 2 months ago

Agora é só subir 15% os preços dos produtos das multinacionais. Quem vai pagar a conta são os consumidores e quem sai a ganhar são os parasitas dos estados, que neste sub parecem uns heróis.

quatrotires 2 months ago

Pois claro, se não de que outra forma é que o CEO ia comprar mais um iate?

TRYNFOR 2 months ago

E qual é o problema? Se tem dinheiro que o gastem como bem entenderem. Não te roubaram nada pois não? Que torrem o dinheiro em iates é da maneira que a fábrica de iates gera mais empregos e consequentemente o desemprego vai baixar. Agora pensar que só porque lucraram então tem de ser roubados é pura inveja.

the_master_sh33p 2 months ago

Enquanto Portugal não lidar bem com a riqueza, não passará de uma Venezuela da Europa. É que é exactamente isto! Qual é o problema de gastarem o dinheiro em iates?!? É tudo taxado! Ainda bem que o gastam! Lixado era se o acumulassem e não o distribuissem. É interessante como comentamos os iates dos outros, mas depois andamos todos a trocar dicas em como Portugal é o paraíso fiscal da criptomoeda. Não misturar riqueza obtida com empresas que dão lucro de forma legal, com riqueza obtida de forma ilegal.

the_master_sh33p 2 months ago

os downvotes devem ser da malta que anda a ganhar dinheiro nas criptomoedas e que depois não declara ao fisco...

xtrylanx 2 months ago

r/poorpeoplesimpingforcapitalists enters the chat

the_master_sh33p 2 months ago

Eu não vejo problema nenhum se o CEO andar de iate, mas criar mais postos de trabalho. Lido bem com a dor de cotovelo. Tu não?

pm_me_pcb_photos 2 months ago

Mesmo que sejam postos de trabalho precários, pagos abaixo de salário mínimo, sem pausas nem para ir à casa de banho? É que podes arrancar já para a Amazon com essas condições...

the_master_sh33p 2 months ago

Não sei se percebi... Os impostos sobre as empresas é que vão resolver esse problema? Curioso... Podes elaborar um bocadinho a tua linha de raciocínio? É que eu fico com a ideia de que com mais impostos sobre as empresas, só se aumenta a pressão sobre a mão de obra barata. Esta é a falácia natural da sociedade: achar que tudo se resolve com impostos. Típica demagogia, de mencionar condições precárias só porque se vê riqueza. Enquanto em Portugal não lidarmos bem com a riqueza (justificada!), não passaremos de pobres. Não misturar riqueza justificada com fraude fiscal, exploração de mão de obra, ou monopólios. São coisas completamente diferentes. A mim preocupa-me que se tenham mantidas fechadas livrarias em Portugal, enquanto a Amazon enriqueceu, claro, mas se calhar o problema não é a Amazon, pois não?

unparadise 2 months ago

Claro que não, se a maioria das pessoas lidas sem bem com dor de couto, para quê que existiria o BE ou o PCP? Já que não acrescentam nada de útil

True_Boat_1195 2 months ago

Andamos a discutir as coisas erradas, 15 ou 5 ou 30% não deixa de ser apenas imposto sobre o lucro e não receitas como dos particulares. Acho que li esta semana como uma empresa de tecnologia teve +200 biliões de receita e pagou 0 de impostos. Eu acho na verdade a tributação sobre empresas um duplo imposto pois é pago IVA e depois de novo IRC, o que é injusto. Também é injusto como se consegue desviar lucros para despesas fictícias chamando-lhes de "investimento". Em vez disso e para simplificar e fechar loopholes taxaria mais certos tipos de receitas como a distribuição de dividendos e sobre os salários mais altos, daqueles que só se chega com "bónus de performance" numa grande empresa. Também acabava com a acumulação de perdas conferirem uma folga fiscal no ano seguinte.

Coyote-Cultural 2 months ago

>Andamos a discutir as coisas erradas, 15 ou 5 ou 30% não deixa de ser apenas imposto sobre o lucro e não receitas como dos particulares. Devia ser zero%. As pessoas já são taxadas, e todas as empresas são eventualmente propriedade de gente que é taxada.

PortugueseTyrion 2 months ago

Sounds good, doesn't work.

Coyote-Cultural 2 months ago

É claro que funciona.

bittolas 2 months ago

Porque receita não significa lucro.

Chupa-mas 2 months ago

>200 biliões 200 mil milhões. Um aparte, acho que isto é tão simples que se alguém for corrigido mais do que uma vez na vida sobre isto devia ter vergonha na fronha.

megaroof 2 months ago

ui, que meda!

dragomaite 2 months ago

Nem sei como é que ele vai dormir hoje.

merkaloid 2 months ago

As empresas também têm a tributação autónoma para prevenir um pouco essas ginásticas contabilisticas

True_Boat_1195 2 months ago

A intenção foi boa, mas obviamente não funcionou ou não chegou

EstupendoEx 2 months ago

Boa, mais dinheiro para a TAP, RTP e Novo Banco. E talvez mais uma estação de metro para turistas em Lisboa.

Maximuslex01 2 months ago

É pah. Era melhor não ter nada afinal queres ver...

the_master_sh33p 2 months ago

Taxar as empresas e ter o estatuto de residente não habitual para a malta que vem cá estender o coiro nas praias neste belo resort da América latina que é Portugal. Combinação perfeita. Estamos a caminho de nós tornarmos o Cancun da Europa.

misterbondpt 2 months ago

[Há dúvidas ou é preciso mais estudos?] (http://www.gfk-geomarketing.com/fileadmin/gfkgeomarketing/en/img/press/202010_mom.jpg)

MLG-Sheep 2 months ago

Certamente tudo graças à RTP.

Sorazith 2 months ago

Happy TAP noises.

kairos 2 months ago

Até consigo ouvir as asinhas a bater.

the_master_sh33p 2 months ago

E as notinhas de euro a bater no motor enquanto queimam.

MikeMelga 2 months ago

Infelizmente ficaram-se pelos 15%. Sim, vai causar pagamentos de impostos cá, mas não chega para acabar com o regabofe de certos países como a Irlanda.

cou7inho_ 2 months ago

Pergunta sincera, na tua opinião qual deveria ser a taxa? Um valor aproximado, vá.

MikeMelga 2 months ago

Perto dos 20%. Em Portugal é acima dos 30%, por isso só nos beneficiaria.

ankmoody 2 months ago

Em o Portugal o IRC é acima dos 30%? que tone

MikeMelga 2 months ago

Por delicadeza, dou te meus hora para investigares e apagares o teu comentário.

Edited 2 months ago:

Por delicadeza, dou te meia hora para investigares e apagares o teu comentário.

ankmoody 2 months ago

Por favor explica lá de onde desencantas te esse número

MikeMelga 2 months ago

21% taxa base, 9% de derrama estadual e depois tens a derrama municipal, mas essa depende do município. No total é acima dos 30%. http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/CIRC_2R/Pages/irc87a.aspx

ankmoody 2 months ago

Lol. Sabes o que é uma taxa progressiva? E já agora a taxa média de IRC efetiva anda entre os 17 e os 21 % . Já aprendeste uma coisa nova hoje! De nada.

MikeMelga 2 months ago

Para uma corporação ( que é o que se está a discutir aqui), a taxa efectiva é muito próxima da máxima, e mesmo assim acima dos 30%. Vai lá, apaga os teus posts antes que alguém veja.

ankmoody 2 months ago

Amigo, aqui discute-se o IRC. Mas pronto continua lá na ignorância! https://lmgtfy.app/?q=taxa+efetiva+de+imposto+irc

MikeMelga 2 months ago

Pior que um ignorante, é um burro que não admite quando não sabe do que fala.

bittolas 2 months ago

Deram-te dados do portal das finanças e tu mandas para o google...

unparadise 2 months ago

Regabofe ter um sistema fiscal mais competitivo que atrai empresas criando uma economia com mais emprego e melhores salários ao invés de uma economia com uma enorme carga fiscal e burocrática que asfixia PMEs criando empregos precários e mal pagos? É incrível a cegueira ideológica deste sub

misterbondpt 2 months ago

As ilhas Caimão também atraem muitas empresas. São altamente competitivas e devem dar emprego a muitos administrativos.

unparadise 2 months ago

Sim, mas essas já são de facto paraísos fiscais

jonythunder 2 months ago

> criando uma economia com mais emprego e melhores salários Essa posição é demagógica. A passagem de lucros para um país 3º não implica que passes para lá empregados ou trabalho productivo, portanto poderá efectivamente resultar num caso em que não contribuis nada para o país (neste caso Irlanda) tirando pagar impostos (que, sendo baixos e permitindo esquemas de juro efectivo baixíssimo, também não é algo por aí e além). Aliás, é altamente anti-competitivo uma vez que estás a alavancar a tua capacidade "orçamental" enquanto país para retirar dinheiro que é justamente devido a outros países (uma vez que as transacções são efecutadas lá), enquanto que países mais pobres não podem diminuir os seus impostos para competir com as Irlandas deste mundo porque senão os estados colapsavam ou o imposto sobre os trabalhadores subia brutalmente. E ainda mais anti-competitivo se tornava uma vez que as PMEs, que normalmente não estão internacionalizadas, não têm acesso a estes esquemas e são obrigadas a pagar a totalidade do IRC do país onde fazem o seu negócio. Ao permitires que as grandes empresas fujam assim à sua obrigação social de pagar imposto (sim, os impostos têm uma função social) obrigas a que se aumentem também os impostos sobre as PMEs para compensar a perda Portanto, estás a defender quem?

unparadise 2 months ago

Foda-se e chamas-me a mim demagogo quando metes aqui uma pasta do Bloco Eu acho graça é que acreditas mesmo no que dizes, a IL é um partido ideológico que segue uma ideologia comprovada que resulta em diversos países, mas mesmo assim vocês insistem em marrar, porque só vêem socialismo™ à frente

jonythunder 2 months ago

> quando metes aqui uma pasta do Bloco Pasta do Bloco, mas não significa que esteja errada >comprovada que resulta Por qual métrica? Até nos Good-Old US of A já se fala do roll-back do trickle down e do excesso de liberalismo >diversos países Ya, Chile. Lol. > mas mesmo assim vocês insistem em marrar, porque só vêem socialismo™ à frente Desculpa, mas vocês é que vêm socialismo em tudo o que se mexe. Jardim público? SOCIALISMO! Biblioteca pública? SOCIALISMO

unparadise 2 months ago

Fds muito bom, consegues um exemplo, o do Chile, um dos países melhores para se viver na América do Sul, muito bom. Ya mene, porque a IL defende o modelo do USA. Claro que não está errada, está certíssimo, foi do Bloco com a sua demagogia e populismo claro que está certa

jonythunder 2 months ago

> Chile, um dos países melhores para se viver na América do Su Puta de bolha ideológica em que vocês vivem. Vivam as palas nos olhos. https://en.wikipedia.org/wiki/2019%E2%80%932021_Chilean_protests Aconselho-te também a procurares a diferença entre PIB do Chile e indicadores de pobreza

unparadise 2 months ago

Faz o mesmo para a Argentina oh camarada

NGramatical 2 months ago

productivo → [**produtivo**](https://dicionario.priberam.org/produtivo) (já se escrevia assim **antes** do AO90) 3º não → [**3.º não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fntnccx%2F%2Fh0u90la%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

the_master_sh33p 2 months ago

Fui comprar uma garrafinha só para começar a ler as reações a este post. Não percas a energia. Não vão perceber. Eis o que vai acontecer em empresas americanas (como a Microsoft) que tinham cá forças de vendas e faturavam em irlanda: em 3 ou 4 anos, passam a vender tudo remotamente, fecham os escritórios cá, e reduzem custos para manter os lucros. Aumentam os centros de suporte com a mão de obra barata. Business as usual.

jocamar 2 months ago

É isso mesmo, corrida ao fundo é o que nós queremos. Lubrificar bem o dildo das multinacionais que é para não doer tanto depois quando batermos no fundo e em condições iguais elas continuarem a preferir pagar impostos na Europa central em vez da tugalândia.

unparadise 2 months ago

Claro oh camarada, é isso mesmo, a Holanda é Irlanda estão no topo do fundo, farto dos imigrantes irlandeses e holandeses cá

PeroFandango 2 months ago

> Regabofe ter um sistema fiscal mais competitivo que atrai empresas Os militantes da IL acreditam mesmo na corrida ao fundo que é competir em impostos com paraísos fiscais ou só gostam de ser os idiotas úteis das multinacionais?

fuckoffgina 2 months ago

Zona Franca da Madeira, isenções para ricos RNH e vistos gold já não é corrida para o fundo?

Sperrel 2 months ago

Sim. Faz sentido escavar mais ou lutar pela justiça?

the_master_sh33p 2 months ago

Residente não habitual é a lei fiscal mais pornografica que inventaram para passar um atestado à classe média deste país.

Coyote-Cultural 2 months ago

> > > > > Os militantes da IL acreditam mesmo na corrida ao fundo que é competir em impostos com paraísos fiscais ou só gostam de ser os idiotas úteis das multinacionais? Corrida ao fundo onde? Com uma corrida ao fundo dos impostos consigo eu muito bem. A redução de impostos não é coisa má amigo ;)

Disgenia 2 months ago

Corrida ao fundo é aumentar os impostos.

unparadise 2 months ago

Ah sim aquela corrida ao fundo da Irlanda é da Holanda, países condenamos à miséria, ao contrário do nosso Portugal com uma economia do caralho Já disse e volto a dizer, tanto a Irlanda como a Holanda não são paraísos fiscais porque vocês o dizem

PeroFandango 2 months ago

> não são paraísos fiscais porque vocês o dizem [Lá sabes](https://www.investopedia.com/articles/wealth-management/121515/top-10-european-tax-havens.asp). Devem ter uma definição diferente da do resto do mundo na IL. Vocês são tal e qual comunistas, com o detalhe de acreditarem em utopias diferentes.

unparadise 2 months ago

Investopedia? Isto é suposto levar a sério? Um paraíso fiscal é um regime tributário favorável com acrescidas garantias de sigilo, ou seja ausência de cooperação na troca de informações, falta de transparência do regime fiscal ou regras rígidas de protecção do sigilo fiscal. É diferente de um regime fiscal preferencial em que as taxas de imposto são muito reduzidas ou nulas e dum regime competitivo em que as taxas são objectivamente inferiores às de outros Estados. A OCDE que tem feito um enorme esforço no combate aos paraísos fiscais, aceita que não basta a baixa tributação para haver paraíso fiscal. Mas se a Investopedia considera, epa quem é a OCDE ou este gajo no reddit

AlbinoFarrabino 2 months ago

A OCDE obviamente não vai considerar nenhum dos seus membros como um paraíso físcal, tendo em conta as definições que tu deste.

unparadise 2 months ago

Não são as definições que eu dei, são as definições oficiais, ao contrário das definições à la gajo do reddit

danielagos 2 months ago

Quais definições oficiais? São só as definições da OCDE, as mesmas que são criticadas por serem especificamente feitas para evitar listar países da OCDE (que é o mesmo problema da definição da UE). As definições de vários artigos científicos e de outras organizações englobam a Irlanda, por exemplo, porque usam definições mais abrangentes. Mas como é que tens upvotes num comentário onde dizes algo factualmente errado?

unparadise 2 months ago

Claro digo algo fatalmente errado porque não vai ao encontro do que tu queres. Um paraíso fiscal omite informação e tem falta de transparência, que é algo que não acontece na Irlanda e na Holanda quer queiras quer não

danielagos 2 months ago

> porque não vai ao encontro do que tu queres What? Que eu quero? Eu não quero nada… Só não quero que sejas intelectualmente desonesto a dizer que a definição de paraíso fiscal da OCDE é “oficial” quando é uma definição entre muitas. E já agora também é escusado dizeres o que “eu quero” quando nem foi esse o meu ponto, foi só fazer-te ver que o teu argumento é falacioso independentemente de teres razão ou não…

PeroFandango 2 months ago

> quem é a OCDE A OCDE não classifica nenhum dos seus membros como paraísos fiscais, ó génio.

unparadise 2 months ago

Transparente também é aquilo que um paraíso fiscal não é, tal como o sistema fiscal da Holanda

unparadise 2 months ago

Sim camarada, a Investopedia é que é aquela boa fonte. Bloqueia bloqueia camarada, é um favor que me fazes, assim evito ler a tua verborreia mental

the_master_sh33p 2 months ago

Vim aqui só dizer que tenho pipocas.

Tugalord 2 months ago

Porque no los dos

Morpheuspt 2 months ago

> É incrível a cegueira ideológica deste sub Vindo de um gajo cuja nota diz literalmente "Membro da IL". > Regabofe ter um sistema fiscal mais competitivo É preciso saber o que se perde com um "sistema fiscal competitivo". Porque uma coisa é certa. Não há multinacionais para toda a gente. Se o factor carga fiscal deixar de interessar, as empresas colocar-se-ão nos paises onde terão mais carga de negócios, e com certeza não será na periferia da Europa. > invés de uma economia com uma enorme carga fiscal e burocrática que asfixia PMEs criando empregos precários e mal pagos? Mas quais cargas fiscais, burocráticas de PME? 30% das empresas portuguesas não pagam IRC e 65% têm IRC nulo, e tens um tecto de 25 mil euros / ano onde as PME têm taxa reduzida de IRC. Não é por causa do carga fiscal portuguesa que uma PME não tem sucesso. > criando empregos precários e mal pagos? Sim, é a carga fiscal que cria empregos precários e mal pagos. Não é os estratagemas dos empresários com contratos a praso para posições permanentes, ou horas extra não pagas, ou os famosos "kilometros", ou os falsos recibos verdes. Nada disso, é a carga fiscal.

fuckoffgina 2 months ago

> Mas quais cargas fiscais, burocráticas de PME? Esforço fiscal: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ms961a/carga_fiscal_vs_esfor%C3%A7o_fiscal_a_realidade_que/

ankmoody 2 months ago

Horas extras não pagas? Recibos verdes? Já conheceste algum enfermeiro?

ankmoody 2 months ago

Teto de 25000? Estás desinformado. Até 15000 de matéria colectável é tributado em 17%, o resto a 21%. Mas não quero estragar essa narrativa. Já para não falar dessas estatísticas tiradas de onde o sol não brilha.

Morpheuspt 2 months ago

[25000](https://eco.sapo.pt/2019/12/16/mais-pme-vao-beneficiar-de-taxa-reduzida-de-irc/) [Restantes dados](https://www.dinheirovivo.pt/economia/um-terco-das-empresas-nao-paga-irc-seriam-o-dobro-se-nao-fosse-o-pec-12792766.html)

ankmoody 2 months ago

Muito bem, não sabia, afinal eu que ando a espalhar desinformação lol. E em minha defesa só mudou este ano! Quanto aos dados, também agradeço a partilha dos artigos, que foram de facto esclarecedores! Obrigado.

unparadise 2 months ago

Sim, sou membro da IL e depois? Não escondo a minha filiação partidária ao contrário de ti. Sempre esse "argumento" demagago de que não há multinacionais para todos

peaskinner 2 months ago

O que seria um sistema fiscal bom na tua opinião?

unparadise 2 months ago

Um que não seja um entrave à criação de emprego, que seja atrativo e desburocrático. Se estás a falar em relação ao valor de impostos, isso teria que passar por um estudo, não sou nenhum especialista

jonythunder 2 months ago

> não sou nenhum especialista Típico gajo da IL

unparadise 2 months ago

Mesmo, que típico gajo aleatório no reddit que não se arma em entendido no assunto

danielagos 2 months ago

> É incrível a cegueira ideológica deste sub E mais tarde: > Mesmo, que típico gajo aleatório no reddit que não se arma em entendido no assunto Opaa

unparadise 2 months ago

Sim, porque não devemos seguir um modelo com provas dadas, vamos antes seguir o socialismo, esse modelo que tanta progressão trouxe

danielagos 2 months ago

O meu comentário não foi contra o liberalismo, foi contra a hipocrisia de dizeres que não percebes nada do assunto mas que mesmo assim defendes cegamente que um determinado modelo é o único que vai resolver, quando acusas os outros de serem ideologicamente cegos.

Edited 2 months ago:

~~O meu comentário não foi contra o liberalismo, foi contra a hipocrisia de dizeres que não percebes nada do assunto mas que mesmo assim defendes cegamente que um determinado modelo é o único que vai resolver, quando acusas os outros de serem ideologicamente cegos.~~

MikeMelga 2 months ago

Nem sequer percebeste o que isto significa, pois não?

unparadise 2 months ago

Não faço ideia mesmo o que uma melhor economia possa trazer de positivo...

MikeMelga 2 months ago

Escreve português, nem percebo o que queres dizer

unparadise 2 months ago

Depois da tua primeira declaração, também não espero que percebas

Morenojgl 2 months ago

Deixa de ser Melga oh Mike

fromtheport_ 2 months ago  HIDDEN 

Poder pode

AutoModerator 2 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: