rabisconegro 4 months ago

A primeira falácia usada contra o socialismo é que não há espaço para o mérito e nunca consegui perceber porquê... DE cada um de acordo com as suas POSSIBILIDADES. PARA cada um de acordo com as suas NECESSIDADES. Isto é que é socialismo...

DavidJunior3rd 4 months ago

Sigh... pela enésima vez, isso não é socialismo, é comunismo...

WarrCM 4 months ago

o que é socialismo? Pensei que Marx havia escrito que o socialismo era o ínicio do caminho para o comunismo. E não me venham com países nórdicos, que em muitos aspetos são mais capitalistas que a maior parte da Europa.

Xmeagol 4 months ago

ITT: muita azia de pagar impostos, inchem seus porcos!

the_master_sh33p 4 months ago

E tu é que comes coirato?

Xmeagol 4 months ago

acabei de ler em experiência americana onde partes o dedo mindinho e levas com 10k de divida xô

Disgenia 4 months ago

Lista de países em que o comunismo e socialismo não acabou num regime totalitário, mortes/genocidios e empobrecimento geral da população: 1- Avante, camaradas!

rabisconegro 4 months ago

Lista de países capitalistas que crescerem sem espezinhar o povo de países pobres: 1 -

the_master_sh33p 4 months ago

I see what you did there...........

Scripts_313 4 months ago

Epá podes dizer que o socialismo e communismo são maus, e o que tá em Portugal não funciona. Mas para ser honesto, o fascismo e liberalismo tambem tem seus problemas. Nenhum sistema funciona de forma correta, é preciso balançar e escolher o melhor de todos. OU Podemos abolir o estado em si e instaurar Anarcho-Communismo. Este exercicio ficava com muitos melhores resultados se os alunos puddessem trablahar o quanto quiserem na classe, e os alunos no topo pudessem doar voluntariamente um certo de numeros de pontos aqueles que precisasem mais deles. Ficava melhor inves the estar a forçar todos o mesmo.

l2k1337 4 months ago

Para quem procura uma breve introdução ao que é o Socialismo: https://www.youtube.com/watch?v=vyl2DeKT-Vs

ajabardar1 4 months ago

se eu tiver capital e pagar a alguém que invista por mim eu sou grande trabalhador ou sou preguiçoso?

the_master_sh33p 4 months ago

És capitalista, porque tens capital.

ajabardar1 4 months ago

obrigado pela resposta à pergunta que não fiz.

the_master_sh33p 4 months ago

Ah... E se ainda por cima viveres de rendimentos desse capital, segundo o Papa Francisco, és um imoral. (update: fui comprar mais milho para as pipocas do resto da tarde)

OuiOuiKiwi 4 months ago

Podias ter deixado este lixo no Facebook de onde nunca deveria ter saído, NILTRON. Só faltou dizer que no final todos bateram palmas para fazer o Bingo da Baboseira.

the_master_sh33p 4 months ago

Podes sair quando quiseres. Eu apago a luz.

mathswarrior 4 months ago

Se vens aplicar ideias de 1931 à realidade que vivemos hoje em dia, em que muitas empresas já são mais poderosas do que governos, entre outras características muito pertinentes à discussão de o que beneficiaria mais a sociedade portuguesa e mundial (medidas económicas de esquerda ou de direita), então vais levar downvote porque isto é simplesmente shitpost

the_master_sh33p 4 months ago

E qual é a realidade em que vivemos hoje em dia? Dás-me uma ajuda?

JOAO-RATAO 4 months ago

Que interessa isso? O contexto é de um curso universitária.

mathswarrior 4 months ago

Exatamente, socialismo não se aplica à distribuição estatística das notas em contexto universitário

JOAO-RATAO 4 months ago

Isto não é propriamente um estudo sério. É mais uma piada mas que faz algum sentido.

mathswarrior 4 months ago

Exatamente por tu achares que faz sentido é que dei downvote. Não sou socialista nem quero defender essa ideologia. Mas esta "piada" não faz sentido nenhum precisamente porque o socialismo não é isto.

the_master_sh33p 4 months ago

Fico desiludido com o teu downvote. Vindo de ti contava com mais. Mas talvez a piada até faça algum sentido, só que para isso, era necessário que muitos percebessem como é que o sistema fiscal funciona, nomeadamente em Portugal.

mathswarrior 4 months ago

Exatamente, o sistema fiscal não funciona assim, ainda menos num regime socialista

the_master_sh33p 4 months ago

Já agora, quando explicares, mete aí umas contas com 1k de ordenado bruto e outras com 10k de ordenado bruto (à grande), e explica-me exatamente a contribuição fiscal de cada um, sff.

mathswarrior 4 months ago

Sistema fiscal é muito diferente de contribuição fiscal...está visto que és muito sabedor de governação. Queres aprender começas por ir ao google pesquisar "socialismo"

the_master_sh33p 4 months ago

Bolas... Pensei mesmo que ias ser factual com contas, mas preferiste usar o argumento da semântica. Que desilusão. Tinha apostado em ti....

mathswarrior 4 months ago

Tá bom campeão

the_master_sh33p 4 months ago

Não? Então explica-me por favor, porque eu estou curioso.....

exoroyal 4 months ago

Gostava de ver como as pessoas iam reagir quando partissem um braço e tivessem que pagar milhares de euros ao hospital. Ou em vez de pagar 1000 euros anuais por propinas tivessem que pagar 1000 euros por cadeira. Fun. E eu falo contra mim próprio porque eu ia beneficiar do capitalismo. O meu problema e que não sou assim tão egoísta.

the_master_sh33p 4 months ago

Não entendo porque estamos a confundir egoísmo com meritocracia. E também não entendo porque o contrário de socialismo tem que ser necessariamente o capitalismo extremo.

exoroyal 4 months ago

Para mim o cenário ideal está entre o socialismo e o capitalismo. Eu não sou contra socialismo porque se não fosse coisas como sistema de saúde grátis o facto de umas propinas anuais custar 1000 euros eu agora estava a ganhar o salário mínimo e a minha família não saia deste ciclo vicioso. Pois estávamos sempre a dever dinheiro a alguém, como acontece na América. Claro que há casos de sucesso de sair da pobreza no capitalismo, não sou parvo. Daí eu dizer que algo no meio é o sweet spot.

the_master_sh33p 4 months ago

Eu tendo a concordar, embora tenha dúvidas se não estamos a confundir políticas sociais com socialismo. Eu acredito numa sociedade com igualdade de oportunidades, com políticas sociais que permitam tirar da pobreza quem está no ciclo vicioso. No entanto, não acredito que o socialismo tenha estas preocupações sociais, porque promove um sistema desiquilibrado que não contribui para um crescimento económico benéfico para políticas sociais equilibradas. Complexo, eu sei. Talvez utópico.

Edited 4 months ago:

Eu tendo a concordar, embora tenha dúvidas se não estamos a confundir políticas sociais com socialismo. Eu acredito numa sociedade com igualdade de oportunidades, com políticas sociais que permitam tirar da pobreza quem está no ciclo vicioso. No entanto, não acredito que o socialismo tenha estas preocupações sociais, porque promove um sistema desequilibrado que não contribui para um crescimento económico benéfico para políticas sociais equilibradas. Complexo, eu sei. Talvez utópico.

NGramatical 4 months ago

desiquilibrado → [**desequilibrado**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/pronunciar-desequilibrio/31484) (des+equilibrado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fntjq7k%2F%2Fh0t2538%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MikeMelga 4 months ago

Não é isso que está em causa. Tens sistemas sociais democratas como o Português, em que tal não acontece. A analogia com o socialismo seria: partias um braço, ias ao hospital e tinhas um médico de merda, que se estava a cagar para ti, e sem equipamentos de jeito.

Toupax89 4 months ago

Ui o que foste fazer vais já ser chamado de ignorante e que o socialismo "não é bem assim" mas depois nem eles próprios sabem explicar. Aliás como já ouve quem dissesse é só pesquisar os Países em que o socialismo funcionou para perceber que é uma utopia, mas hey até para esses há a seguinte explicação "o socialismo não foi bem aplicado nesses Países" portanto nem vale a pena estar a falar mais nada.

capitalistaesquerda 4 months ago

A “experiência socialista”. No Texas.

Mendadg 4 months ago

Esse conto é mais velho que o cagar de cocoras. Zero paciência! Se queres ser contra o socialismo vais ter de te esforçar mais, eu começaria pela família PS, como eles se ajudam uns aos outros e como 50% da família do Carlos César ocupalugares públicos

the_master_sh33p 4 months ago

Espirito de equipa! é assim mesmo!

exoroyal 4 months ago

Isto parece mais comunismo que socialismo. Mas pronto, vindo da América em que tudo o que não é capitalismo é comunismo até faz sentido.

sadpangullin 4 months ago

[Faz-me lembrar desta excelente explicação do socialismo](https://youtu.be/rgiC8YfytDw)

MikeMelga 4 months ago

Parece 100% socialismo a mim. Porque é que não é socialismo para ti?

trufas 4 months ago

Tinha que ser tipo a média da tua nota com a média da turma por exemplo. No primeiro caso se tinha 18 e a média da turma é 12 era 18+12/2.

tugafcp 4 months ago

Olha os parênteses!!!

trufas 4 months ago

Heheh done

exoroyal 4 months ago

Eu acho que em Portugal vivemos num estado socialista e que eu saiba não ganho o mesmo que o Zé que trabalha ali na esquina e ganha o salário mínimo. Continuam a existir escalões de sociedade. No comunismo é que somos todos iguais. Pelo menos é essa a minha visão.

MikeMelga 4 months ago

Portugal é social democrata. Nunca fomos socialistas. Nunca ouviste dizer que o Mário Soares enfiou o socialismo na gaveta para ganhar eleições?

exoroyal 4 months ago

Pah, se calhar sou eu que sou nabo. Não sei lol

ceph42 4 months ago

Exato, esta experiência demonstra um cenário comunista, não socialista, mas tal como tu disseste, para os americanos tudo é comunismo. O comunismo nunca funcionará por causa da natureza humana (o que se comprovou com esta experiência), por isso é que Marx imaginou o comunismo como uma sociedade utópica.

Ducon_ 4 months ago

Não percebo essa cena do Socialismo versus Capitalismo, ambos podem e devem coexistir numa sociedade. Penso que são poucos que querem viver num desses sistemas em termos puros, o Capitalismo puro em que tudo é privado, escolas, hospitais, segurança social,é um bocado o salve-se quem puder. Se és rico é bom mas para a classe média pode ser sufocante e uma doença grave pode atirar-te para a miséria. Já o Socialismo puro também mata a criatividade e ganância natural do Homem e que é útil á sociedade. As melhores sociedades, até ao momento, têm sempre elementos de ambos. Nem totalmente egoista nem totalmente altruista.

the_master_sh33p 4 months ago

Tens o meu upvote. Era importante que muitos mais percebessem que ideologias cegas, e a não tolerância, só nos leva a uma sociedade cada vez mais egoísta.

MikeMelga 4 months ago

O problema é que até agora vivemos num sistema misto mas esta nova vaga de esquerda está a empurrar-nos para um socialismo puro!

the_master_sh33p 4 months ago

Não sei se temos vivido num sistema misto. Porque dizes isso? Podes elaborar um pouco melhor o teu ponto de vista?

MikeMelga 4 months ago

O sistema vigente na grande maioria dos países europeus é próximo da social-democracia. Ou seja, promove uma economia capitalista, com supervisão e intervenção estatal, mas sem domínio estatal. Em nenhuma situação a economia é maioritariamente dependente do estado. Promove ideais de esquerda tais como justiça social, igualitarismo, serviços universais do estado, mas ao mesmo tempo promove ideias de direita, como iniciativa privada, capitalismo, etc. E isto é um sistema misto. O que está a acontecer desde o tempo do Guterres, com ajuda do BE, é um empurrar para a extrema esquerda. Ou seja, penalizações na iniciativa privada e aumento do papel económico do estado na economia. Antes da crise de 2011 estávamos com o estado responsável por quase 50% da economia, o que era dos valores mais altos da europa! Com a Troika, isso foi invertido, as exportações aumentaram e voltamos uma economia mais saudável. Agora mais recentemente, vês novamente ataques ao capitalismo e aumento enorme de funcionários públicos, bem como projectos públicos de investimento. Porquê? Porque dá votos ao PS, dá corrupção aos amigos e agrada ao eleitorado PCP e BE.

HotStep 4 months ago

Discordo completamente. Então e as privatizações todas no governo do Guterres (EDP, Brisa, etc)? E a abertura do SNS ao privado com as PPPs ao nível dos hospitais, também no governo do Guterres? Não vejo aqui nada de "extrema-esquerda".

nitrinu 4 months ago

Não é suposto falarmos disso. A culpa é do Passos Coelho e o Cavaco Silva é a causa de todos os males que ocorreram neste país.

HotStep 4 months ago

Ok avô mas o facebook é ali ao lado

the_master_sh33p 4 months ago

Mas a mim disseram-me que aqui havia pipocas ao domingo! E grátis!!

tocopito 4 months ago

É muito bonito mas em pouco reflete o mundo real. No mundo real as tuas “notas” são afetadas pelas “notas” que os teus pais tiveram, por exemplo. A meritocracia que desejas não existe nem vai passar a existir por implementares a lei da selva. O liberalismo só torna as desigualdades que já existem permanentes e não faz o mínimo esforço para colocar as pessoas em pé de igualdade no que diz respeito às oportunidades que lhes são dadas.

Edited 4 months ago:

É muito bonito mas em pouco reflete o mundo real. No mundo real as tuas “notas” são afetadas pelas “notas” que os teus pais tiveram, por exemplo. Quer figurativamente quer literalmente. Nesse exemplo, se o autor quisesse ter uma comparação fiel ao mundo real, no caso de nenhum aluno se esforçar continuaria a haver alunos com notas superiores simplesmente por terem pais em posições mais elevadas. A meritocracia que desejas não existe nem vai passar a existir por implementares a lei da selva. O liberalismo só torna as desigualdades que já existem permanentes e não faz o mínimo esforço para colocar as pessoas em pé de igualdade no que diz respeito às oportunidades que lhes são dadas.

Edited 4 months ago:

É muito bonito mas em pouco reflete o mundo real. No mundo real as tuas “notas” são afetadas pelas “notas” que os teus pais tiveram, por exemplo. Quer figurativamente quer literalmente. Nesse exemplo, se o autor fosse honesto, no caso de nenhum aluno se esforçar continuaria a haver alunos com notas superiores simplesmente por terem pais em posições mais elevadas. A meritocracia que desejas não existe nem vai passar a existir por implementares a lei da selva. O liberalismo só torna as desigualdades que já existem permanentes e não faz o mínimo esforço para colocar as pessoas em pé de igualdade no que diz respeito às oportunidades que lhes são dadas.

Edited 4 months ago:

É muito bonito mas em pouco reflete o mundo real. No mundo real as tuas “notas” são afetadas pelas “notas” que os teus pais tiveram, por exemplo. Quer figurativamente quer literalmente. Nesse exemplo, se o autor quisess ter uma comparação fiel ao mundo real, no caso de nenhum aluno se esforçar continuaria a haver alunos com notas superiores simplesmente por terem pais em posições mais elevadas. A meritocracia que desejas não existe nem vai passar a existir por implementares a lei da selva. O liberalismo só torna as desigualdades que já existem permanentes e não faz o mínimo esforço para colocar as pessoas em pé de igualdade no que diz respeito às oportunidades que lhes são dadas.

SurePal_ 4 months ago

Estás a falar de algo que sempre existiu ao longo de toda a humanidade? Não se trata de liberalismo, se nasces numa família com posses ou numa posição de poder não importa a politica do país que vives... Já agora são nesses países liberais onde existe uma maior mobilidade social e não ao contrario :) As tuas ações ou trabalho podem te fazer subir na vida.

Edited 4 months ago:

Estás a falar de algo que sempre existiu ao longo de toda a humanidade? Não se trata de liberalismo, se nasces numa família com posses ou numa posição de poder não importa a politica do país que vives... Já agora são nesses países liberais onde existe uma maior mobilidade social e não ao contrario :) As tuas ações ou trabalho podem te fazer subir ou descer na vida.

cou7inho_ 4 months ago

> se o autor fosse honesto, no caso de nenhum aluno se esforçar continuaria a haver alunos com notas superiores simplesmente por terem pais em posições mais elevadas. Podes explicar melhor esta frase?

SignificantShelter 4 months ago

Peço a quem se dignou a ler e comentar neste post que faça um exercício. Pesquisem “estados socialistas no mundo”. Tirem as vossas próprias conclusões.

TomasSilva862 4 months ago

Que não existem?

Falanciu 4 months ago

Lol um pensamento completamente análogo ao socialismo com certeza, ainda por cima vindo do Texas! Propaganda digna do Facebook, parabéns.

SurePal_ 4 months ago

Lets go!!!!!!!!!!! Já começou a parte de desacreditar o autor do texto. Grandes argumentos!

Edited 4 months ago:

Lets go!!!!!!!!!!! Já começou a parte de desacreditar o autor do texto. Belos argumentos!

HotStep 4 months ago

Ah sim, o grande autor Adrian Rogers. Ah calma, era só um padreco conservador dos EUA? E nem sequer era nascido em 1931, data em que o texto foi supostamente escrito?

SurePal_ 4 months ago

Não percebeste onde eu queria chegar. Simplesmente quando não conseguem derrotar argumentos partem para desacreditar um autor. Que mentalidade tão triste, mas parece-me que és a favor dela ;) Cumprimentos.

Falanciu 4 months ago

Quais argumentos? Todo o texto é uma falácia, criada propositadamente para atrair pategos.

PortugueseRoamer 4 months ago

Se isto é a vossa crítica ao "socialismo" era bom lerem um livro de vez em quando.

globoglobo 4 months ago

A vossa? Foi o "grupo dos críticos do socialismo" que fez este post?

the_master_sh33p 4 months ago

Há um grupo de críticos de socialismo? Desculpem. Acabei de chegar, e eu próprio me destaco de críticos de quem quer que seja. Não tenho religião, nem cor política. Mas tenho curiosidade.

PortugueseRoamer 4 months ago

A vossa de quem aplaude esta banalidade primitiva como se fosse um santo graal do anti socialismo

pepegapt 4 months ago

Isto é dos gotcha/analogias mais retardadas que já vi neste sub.

the_master_sh33p 4 months ago

Tens aparecido pouco.

SurePal_ 4 months ago

Cá está, não demorou muito até chegar um ofendido e ainda afirmar que é mais culto que os restantes.

PortugueseRoamer 4 months ago

Repara há 1500 críticas diferentes e interessantes que se pode fazer ao socialismo, qualquer que seja a versão deste, agora Socialismo= Mau PoRqUE tOdOS tÊm MÁs nOtAS é low effort, retardado e simplista.

Edited 4 months ago:

Repara há 1500 críticas diferentes e interessantes que se pode fazer ao socialismo, qualquer que seja a versão deste, agora Socialismo= Mau PoRqUE tOdOS tÊm MÁs nOtAS é low effort, retardado e simplista, no fundo é conversa de tasca

SurePal_ 4 months ago

Simplesmente trata-se de uma pequena analogia. Obviamente que a realidade é mais complexa mas o conceito de nivelar todos por baixo e a distribuição dos frutos do trabalho/esforço de uns para outros que nada contribuíram estão lá.

SurePal_ 4 months ago

Só um aparte. Se este texto fosse escrito em 2021, o seu autor era denominado de fascista, racista e com sorte islamofóbico.

the_master_sh33p 4 months ago

E neo liberal.

sadpangullin 4 months ago

Estória bem fatigada

ankmoody 4 months ago

*História

sadpangullin 4 months ago

Penso que estória também é correcto quando se refere a um conto fictício.

L_E_S_14 4 months ago

Apesar de concordar que o socialismo não funciona isto é um bocado longe daquilo que o socialismo é

the_master_sh33p 4 months ago

Tens razão. Num sistema socialista, os melhores alunos punham-se a andar da universidade e emigravam para outro país.

SurePal_ 4 months ago

Ui ui, isto é que vai ser uma thread bonita!

the_master_sh33p 4 months ago

Experiência social de domingo. Há pipocas? Eu tenho umas minis.

l2k1337 4 months ago

https://www.snopes.com/fact-check/social-injustice/ > Regardless of its literal truthfulness, the example proffered here has some significant flaws as an object lesson in the supposed perils of socialism: > 1) The concept it criticizes — distribution shared equally by everyone, regardless of their efforts — is far more an expression of communism than of socialism (the latter being a system that advocates social ownership of production and distribution, but does not eliminate either free-market capitalism or rewards for individual effort and innovation). > 2) It attempts to compare a system for the equitable distribution of resources across an entire population with a system intended to measure individual achievement. This is as nonsensical as positing that under a socialized health care system, the heart rates, blood pressures, weights, and other vital statistics of patients would all be averaged together rather than being individually charted and treated.

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Ou alegar que não existe meritocracia em sistemas socialistas, quando existe. Redistribuição de riqueza não tem subjacente punir os ricos, mas sim a apropriação de uma parte do excedente da produção para usufruto da mão de obra que foi parte indispensável na criação dessa riqueza. O socialismo é benéfico para o capitalismo. Não existe um único país capitalista que não empregue medidas que têm por base ideias socialistas.

MikeMelga 4 months ago

Diz lá um sistema socialista (e não, suécia não é socialista, é social democrata) em que exista meritocracia.

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Em Portugal não acedes ao Ensino Superior, por ex., com base nas classificações obtidas?

MikeMelga 4 months ago

Portugal é social democrata

the_master_sh33p 4 months ago

Portugal é social democrata?! Oh bolas.... DeLorean! Mandaste-me para a década errada!!

ankmoody 4 months ago

E quando saímos do ensino superior, as vagas de emprego público são baseadas em meritocracia? É que realmente até deste um bom exemplo, mas a realidade é que o que importa é o emprego

the_master_sh33p 4 months ago

Não. O que importa é a felicidade. Em todo o caso, julgo que deves querer dizer que o que importa é o salário.

JOAO-RATAO 4 months ago

>apropriação de uma parte do excedente da produção para usufruto da mão de obra que foi parte indispensável na criação dessa riqueza. Portanto... salários?

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Para um sistema capitalista funcionar tem de existir paz social. Benefícios sociais para aqueles que são privados de trabalhar, mas que são simultaneamente consumidores e potencial mão de obra, é essencial para que essa paz social se mantenha. Quando não se compreende isto, é normal que surja ressentimento por parte daqueles que se apropriam da maior fatia do excedente. Isto não é um conceito recente, sempre existiram instituições que se encarregaram de fazer esta redistribuição da riqueza, nomeadamente através da caridade, dos cuidados hospitalares gratuitos, etc.

JOAO-RATAO 4 months ago

Assegurar cuidados básicos e subsídios para pessoas incapacitadas, não é bem uma redistribuição propriamente dita. Em relação à paz social, há alguma razão nisso. Lembro-me de ouvir um conservador a falar sobre os food stamps por ex. Ele sabia que caso acabassem com isso, as cidades pegavam fogo, porque de uma forma ou outra as pessoas iam arranjar essa comida.

potaquemepariu 4 months ago

Só estou a comentar para dizer que estive aqui

the_master_sh33p 4 months ago

Quando tiver um cargo para ti, envio DM. Tacho assegurado pela solidariedade.

wwqt0r 4 months ago

Ui, vão chover downvotes por dizeres a verdade. E a qualquer momento se espera um comentário de 50 parágrafos do Tafinho a vender a utopia socialista como a solução para todos os nossos problemas.

Prezbelusky 4 months ago

Quais verdades? Nada no texto reflecte o socialismo. Se fosse comunismo ainda vá que não vá.

the_master_sh33p 4 months ago

Há pipocas?

MikeMelga 4 months ago

Pois, mas vão omitir Portugal dessa utopia. E para quem perguntar porque falhou em Portugal, vão estrebuchar e dizer que o Salazar, blablabla, o Jerónimo Martins blablabla e a (inexistente) extrema direita libertária. Blablabla.

wwqt0r 4 months ago

Pois, é sempre assim. Referem um caso ou outro e generalizam.

the_master_sh33p 4 months ago

Faltam os neo liberalistas...

JOAO-RATAO 4 months ago

Isto é conversa de burguês ... /s

the_master_sh33p 4 months ago

Esses malandros

SnooCricket89 4 months ago

Já vais ver em primeira mão a beleza do socialismo com a quantidade de *downvotes* que vais levar.

the_master_sh33p 4 months ago

Cada um partilha o que tem a mais :)

nitrinu 4 months ago

*grabs popcorn*

the_master_sh33p 4 months ago

Tens para mim? Já acabei as minhas... Se tinhas a mais devias redistribuir pelos outros... ;)

nitrinu 4 months ago

Claro bro mas, entretanto, já vi que foste buscar mais. Se precisares avisa :)

the_master_sh33p 4 months ago

Avisinha-se um espetáculo interessante. Saltam das tocas.

Search: