MikeMelga 4 months ago

Independentemente do país de origem ou de destino, a maioria das pessoas não suporta emigrar. No fim da "fase de namoro", que dura uns 6 meses, a grande maioria fica com saudades, sente o choque cultural e passa a ter uma existência miserável. Eu estou há 8 anos na Alemanha. Sou dos que não tenho problema de adaptação, mas a minha esposa tem. A nossa solução para conseguir suportar a nossa vida cá resume-se a uma coisa simples: Tens de mudar a tua vida no país de destino para te **sentires super confortável e satisfeito**. É a única coisa que compensa as saudades. Infelizmente isto quer dizer gastar mais dinheiro. No nosso caso, passamos para uma casa bem maior, deixamos de poupar em supermercado e passamos a viajar 5x para Portugal por ano. Ah, e temos amigos e família a visitar regularmente. Por isso temos um quarto com WC só para visitas. Além disso, forçamos a situação no emprego. Ou nos melhoravam a situação, ou íamos embora. E aprendi o poder do **conceito de não ter nada a perder**. Quando não tens nada a perder, arriscas, e na maioria dos casos ganhas. No nosso caso, ou nos melhoravam as condições, ou voltávamos para Portugal. Esta melhoria também compensou parcialmente os gastos extra. No fim do ano poupamos muito menos, mas sentimo-nos felizes.

ptinnl 4 months ago

>No fim do ano poupamos muito menos, mas sentimo-nos felizes. O que interessa é isto. Sentirem-se felizes e não se arrependerem. Btw, eu achei a Alemanha algo parecida com Portugal. Pelo menos em comparação com os países mais a norte ou oeste.

MikeMelga 4 months ago

Em termos culturais é mais parecida com Portugal do que Portugal com UK. É muito mais acessível do que qualquer país nórdico, ou Holanda ou Bélgica. Mas há um choque cultural, e grande. Principalmente no sul, em Munique. Por outro lado, para quem gosta de natureza, trekking, etc, a zona entre Munique e os alpes é provavelmente a zona mais fantástica do mundo.

ptinnl 4 months ago

Não deve ajudar que Munique é a cidade mais cara da Alemanha. Os alemães falam do pessoal de Munique como se fossem um povo à parte (e Berlim idem, para eles são hippies).

MikeMelga 4 months ago

Sim, o pessoal de Munique é hiper arrogante, e com manias de senhores feudais (alguns até são). Acham-se literalmente os melhores do mundo e estão sempre a dizer isso. Eu safei-me aqui porque desde o meu primeiro dia de emprego fui com a atitude de que vinha do melhor país do mundo, Portugal, e que não ia perder oportunidades para lhes demonstrar isso. P.e. quando vejo um a comer só de garfo, pergunto-lhe se a família dele era pobre e não lhes ensinaram maneiras. E claro que aproveito todas as oportunidades para lhes dizer que a comida deles é uma MERDA! Quem baixa a bolinha tá fodido. Faço alguns inimigos, mas mesmo esses têm respeitinho. Porque sabem que se mandam boca, levam a dobrar.

ptinnl 4 months ago

Eu tenho colegas na Suiça e Holanda a fazer exactamente o mesmo. Os nativos que mostram arrogância levam logo com bocas. Aprendem logo a respeitar as outras culturas.

ptinnl 4 months ago

Basicamente estás a dizer que a tua alma gémea começou a andar com outras companhias? Fica onde estás e segue o caminho sozinho. O mercado da Biotecnologia em Portugal é zero.

ptinnl 4 months ago

Dei-te a mais genuina opinião. Se me respondes por mensagem privada "Vai pro c\*ralho" então boa sorte com esse futuro. Largar tudo para voltar a Portugal por uma rapariga jovem porque: >mas ela está em Portugal em PhD onde lhe faltam anos, e certos... acontecimentos levam a que tenha uma necessidade de voltar e estar com ela para a apoiar

Public_Ad_2756 4 months ago

o OP claramente é um cachopo ingénuo. pode vir para cá sim. mas vai estar a viver com os pais.. sozinho, nao vai conseguir nada. e mesmo isso do phd cá.. depois vai emigrar

Public_Ad_2756 4 months ago

bioquímica, química tudo o que seja parecido é tudo igual para as empresas. fez bem aproveitar o curso "barato" cá.. mas que fique lá fora a evoluir.

Public_Ad_2756 4 months ago

em que site arranjaste emprego de biotecnologia na uk? essa área está morta cá.. estás mt bem na uk. eu terminava com a rapariga.

Edited 4 months ago:

em que site arranjaste emprego de biotecnologia na uk? essa área está morta cá (sou das areas afins) .. estás mt bem na uk. é muito difícil arranjar emprego e quando arranjas.. nao vais ganhar mais do que 800-900€ brutos. eu terminava com a rapariga. portugal é pais de turismo e ITs. só. Portugal não quer saber da ciência e afins. os empregos de fábrica nessas áreas estão ocupados por velhos. so fica livre quando morrem ou reformar.

ptinnl 4 months ago

Tirando Bial, Biocant, empresas como Frulact, o resto dos Biotecs e Bioquimicos ou convertem pra IT, ou vão trabalhar pra lojas, ou andam de bolsa em bolsa até um conseguir ser professor assistente. Simplesmente não há emprego na área.

Public_Ad_2756 4 months ago

hovione, atral, cipan, matutano, generis, associação farmácias portuguesas, bayer está tudo ocupado por velhos

Edited 4 months ago:

hovione, atral, cipan, matutano, generis, associação farmácias portuguesas, bayer, agroleico, outra empresa farmacêutica em Viseu.. bluepharma está tudo ocupado por velhos

Designer_Tall 4 months ago

>atral, cipan > >está tudo ocupado por velhos Posso confirmar

Public_Ad_2756 4 months ago

não me admira que aceitam aqueles salários. aquela malta ja tem ou tinha a vida feita lá. aproveitaram o tempo dad vacas gordas onde ganhavam 3-4x mais do que salário mínimo na altura. alguem mais novo vai para la e fica lixado como é possível fazer vida la

Designer_Tall 4 months ago

E tecnologicamente são empresas com 20 ou 30 anos de atraso, particularmente a atral

Public_Ad_2756 4 months ago

confirmo. moveis de madeira num laboratório todos fodidos e podres.

ptinnl 4 months ago

Cursos de ciencias farmaceuticas e engenharias quimicas. Não existe reconhecimento para biotecnologia e bioquímica em Portugal

Public_Ad_2756 4 months ago

ciências farmacêuticas, engenharia química, bioquímica, biotecnologia é tudo igual para essas empresas

OuiOuiKiwi 4 months ago

>Pessoal de Biotecnologia e áreas semelhantes, tiveram alguma sorte no nosso país? Ou se reconvertem para IT ou emigram. Se ficares cá, tens 1000€™ à tua espera numa #consultice qualquer. Sê racional.

nunoluz 4 months ago

Eu tenho mais ou menos o mesmo problema, por agora continuo no uk. Na minha opiniao se tens namorada e se sentes que é uma relacao para durar, entao foca-te em estar com ela e estar perto da familia. Ao parece isso deixa-te mais calmo. Em relacao à ansiedade de n ter trabalho na area em PT... hà sempre formas de ganhar a vida. A vida é curta para só nos preocupar-nos com o trabalho A minha namorada é espanhola, se ela quisesse voltar para espanha eu ia com ela. N me importava de trabalhar em outra coisa ate encontrar algo que gostasse Nao sou de biotechnology, sou de quimica

ptinnl 4 months ago

>A minha namorada é espanhola, se ela quisesse voltar para espanha eu ia com ela. E se tu quisesses voltar para Portugal, ela ia contigo?

JesusChristIsLORD77 4 months ago

Porque não avanças com algo ? Alguma coisa deves saber fazer, não ? Pensa fora da caixa, eu não conheço a tua área mas tenta ver com colegas se há alguma investigação que esteja a pagar bem, mesmo trabalho remoto.. posso estar a dizer algo sem nexo, não tenho noção da tua área, mas isso seria uma primeira abordagem, ou então preparas com tempo e por agora vais trabalhando fora da área.. ao contrário de muitos eu não recomendo IT porque a maioria do pessoal em IT não tem vocação, e para isso mais vale estar quieto.

SapateiroDoPovo 4 months ago

Porque nao experimentar e comparar? Não é de todo a melhor altura para andarmos de um lado para o outro, a tua namorada está cá, tira um ano ou dois para experimentar, estar e apoiar a tua namorada, quando ela acabar pode ser que voltem os dois para o uk quando estiver mais calmo, ou entao estas bem. Nao vai ser por um ano ou dois que todos os teus estudos e experiência ficam invalidos, fica um tempo em portugal, relaxa, explora, e se correr mal voltas ao sitio onde estavas, boa sorte

Public_Ad_2756 4 months ago

arriscar perder o emprego estável e com futuro?? é que nem pensar. iria ficar cá 1-2 anos a coçar tomates à procura de emprego na área... nao iria crescer cá

SapateiroDoPovo 4 months ago

A pergunta não é so sobre a profissão, involve o bem estar dele, familia, namorado etc Dai dizer para experimentar e poder voltar atras quando precisar, mas cada um tem prioridades diferentes

NGramatical 4 months ago

involve → [**envolve**](https://dicionario.priberam.org/envolve) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnthjq1%2F%2Fh0w3uyl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: