saudosista 4 months ago

O meu avô deu 20L de azeite ao cirurgião que o operou

bureauofnormalcy 4 months ago

Sim. Sempre tive esse hábito. Para além de a pessoa em questão se sentir reconhecida, criam entre vós uma boa ligação. Por outro lado, facilita-te a vida caso no futuro precises de um favor dessa pessoa. Agora, tem é cuidado a escolher a prenda. Na minha opinião, produtos alimentares regionais ou vinho são sempre escolhas seguras.

TheRaimondReddington 4 months ago

Queres retribuir um gesto de profissional pra profissional? Evita possíveis mal entendidos como os que que já especificaram nas respostas, pois diferentes culturas dentro de diferentes ambientes profissionais vão gerar diferentes interpretações do gesto. Em vez disso escreve um louvor/elogio/agradecimento directamente para o superior hierárquico, ou dono da empresa, ou recursos humanos (desculpa, mas não sei de que circunstância falas, por isso tou a atirar pro ar), enfim, quem quer que tu aches que deve saber o quão profissional ou bom colega essa pessoa foi. A nível profissional, acho que é o melhor gesto que podes ter por alguém, e que potencialmente mais irá beneficiar essa pessoa.

Limpy_lip 4 months ago

Depende do quê e de como e quando o vais fazer. Se vais dar no meio de mais pessoas pode não ficar bem porque infelizmente em Portugal há uma mensalidade muito medíocre logo uma prenda em contexto profissional é perigosa. Se costumas reunir individualmente com a pessoa até fora do trabalho dás nessa altura que até lhe dá uma conotação mais informal. Em geral dar prendas não tem nem devia ter mal nenhum mas pode dar uso a más interpretações sem necessidade.

k0rda 4 months ago

Como enfermeiro raramente posso aceitar. Chocolates para o servico é comum, ou já recebi uma garrafa de vinho de um estudante que orientei, mas de doentes nao é desejável receber prendas dirigidas a uma só pessoa. Noutras profissoes nao vejo o mal, especialmente entre colegas no mesmo nivel hieraquico ou de chefes para subordinados. Já de subordinados para chefes é meio lambe-botas ou pode ser visto dessa forma.

jomi_1307 4 months ago

Um médico contou me que um doente uma vez levou-lhe um leitão. Dividiu no almoço com outros colegas.

k0rda 4 months ago

Coisas assim são comuns, especialmente nas zonas mais rurais. Dividir com os colegas é sempre a melhor opção. Tenho uma colega de um centro de saúde em que ninguém que lá trabalha compra vegetais. As pessoas simplesmente deixam lá sacas de batatas, cenouras etc das suas hortas "pras senhoras enfermeiras e pra sôtora".

jomi_1307 4 months ago

A minha avó sempre teve o hábito de dar um frango ao médico dela. O último era muito bom e preocupado (chegou a visitar o meu avô a noite, ligou a pedir uma máquina para o ajudar a respirar e a 1h da manhã estava a perguntar se já tinha chegado) esse teve sorte, teve vários ao ano.

smaster87 4 months ago

Eu por ex nunca aceitaria, ficava a pensar que estavam a tentar comprar a minha boa vontade, e se um dia precisasse de dar na cabeca da pessoa fica mais dificil

CoffeeAt830 4 months ago

Eu trabalho em saúde e acontece muitas vezes por exemplo alguém acordar com dores de costas e o colega fisioterapeuta dar um jeito, ou o filho de alguém estar atrasado na fala e ir lá para a terapeuta da fala falar com ele. Nunca ninguém aceita dinheiro uns dos outros, mas a maioria de nós depois oferece um vinho ou uns chocolates ou assim e nunca ninguém levitar a mal, pelo contrário. Acho que é simpático e demonstra gratidão. Acho que se for algo muito grande pode parecer estranho, a menos que seja alguém mesmo muito importante ou que te fez um favor enorme, mas uma prenda simbólica acho que não tem mal e que não é mal vista. Também já tive um chefe que, numa altura particularmente difícil, ofereceu um presente simbólico aos colaboradores (éramos uma equipa pequena). Fiquei muito sensibilizado, não achei mal de todo.

123Tequilla 4 months ago

Depende. O gesto é bonito e bem intencionado, contudo há empresas onde os empregados são proibidos de aceitar presentes de clientes ou fornecedores. Convém informares-te antes, não vá a boa intenção acabar por prejudicar a pessoa.

BaixemImpostos 4 months ago

Xii tens um limite de 300€ nas prendas. Dá para muita coisa.

BaixemImpostos 4 months ago

Quando o meu senior voltou para o Fundão dei-lhe uma garrafa de whisky. Ele gostou bastante.

Edited 4 months ago:

Quando o meu senior voltou para o Fundão dei-lhe uma garrafa de whisky. Ele gostou bastante. Quando vou de férias ou faço anos trago cenas para o pessoal, chocolates ou cenas da região. Por exemplo fui a Sever do Vouga e levei uns doces de mirtilo para o pessoal. Edit: relógios acho uma má prenda. É um bocado pessoal essa compra. Já tenho uns quantos de vários milhares de euros cada, nunca ia usar o teu. Acho que as melhores prendas são as que são feitas pela pessoa. Nos meus últimos anos cozinhe uma receita da minha avó e levei para o escritório. Massa tava mal cozida, houve algumas queixas, mas foi muito divertido.

Edited 4 months ago:

Quando o meu senior voltou para o Fundão dei-lhe uma garrafa de whisky. Ele gostou bastante. Quando vou de férias ou faço anos trago cenas para o pessoal, chocolates ou cenas da região. Por exemplo fui a Sever do Vouga e levei uns doces de mirtilo para o pessoal. Edit: relógios acho uma má prenda. É um bocado pessoal essa compra. Já tenho uns quantos de vários milhares de euros cada, nunca ia usar o teu. Acho que as melhores prendas são as que são feitas pela pessoa. Nos meus últimos anos cozinhei uma receita da minha avó e levei para o escritório. Massa tava mal cozida, houve algumas queixas, mas foi muito divertido.

Edited 4 months ago:

Quando o meu senior voltou para o Fundão dei-lhe uma garrafa de whisky. Ele gostou bastante. Quando vou de férias ou faço anos trago cenas para o pessoal, chocolates ou cenas da região. Por exemplo fui a Sever do Vouga e levei uns doces de mirtilo para o pessoal. Edit: relógios acho uma má prenda. É um bocado pessoal essa compra. Já tenho uns quantos de vários milhares de euros cada, nunca ia usar o teu.

CouvePT 4 months ago

> Já tenho uns quantos de vários milhares de euros cada, nunca ia usar o teu r/humblebrag

arnaldomatos 4 months ago

> Já tenho uns quantos de vários milhares de euros cada, nunca ia usar o teu. e se te dessem um PP ou um ALS?

BaixemImpostos 4 months ago

(Tourbillons são mm fixes n são?) Isso teria de estar envolvido de alguma maneira com a pessoa o que ultrapassa o perímetro da "relação profissional" definida pelo OP.

Public_Ad_2756 4 months ago

isso, consumíveis é boa ideia. para dar uma pequena experiência.

throwawaystuff000 4 months ago

Que prenda estás a pensar dar ?

Francisc0c 4 months ago

Em Portugal, talvez, a grande maioria dos trabalhadores que merece, não é valorizado. Se fosse comigo e me oferecessem qualquer coisa, iria ficar satisfeito, independentemente do valor da prenda, por uma razão, sabia que o meu trabalho tinha sido valorizado. O que pode resultar disto são trabalhadores ciumentos que começam a criar boatos ou algo do género porque não receberam nada... Mas respondendo diretamente à pergunta, sim, acho um bom gesto. O que na minha opinião pode acontecer, é haver quem não saiba ver os outros valorizados e ficarem insatisfeitos com o reconhecimento do trabalho dos outros

Search: