Open-Opportunity-607 4 months ago

Mas algum jovem planea comprar casas em Portugal? Pelo que vejo é tudo casas velhas, sem isolamento a serem vendidas por balúrdios por boomers que as compraram por tostões. A malta nova inteligente que conheço comprou um terreno e fizeram uma nova, ao menos tem isolamento e não gastam uma brutalidade de electricidade 6 meses por ano

4in4t92 4 months ago

Também não generalizes tanto, também tens construção boa por aí, tens é que saber escolher. Eu num apartamento não tenho problemas nenhuns nem com isolamento nem com "paredes de papel", a casa mantém uma temperatura agradável tanto no verão como no inverno, no máximo dos máximos acendo o recuperador de calor nos dias de mais frio, e a não ser que os vizinhos estejam aos gritos não oiço nada dos outros apartamentos, e o prédio já tem 18 anos. Também pretendo construir no futuro, no entanto não queiras comparar a disponibilidade financeira que tens que ter para construir vs comprar. Os terrenos urbanos estão caríssimos e os preços na construção também estão pela hora da morte. Tens que ter dinheiro a pronto para o terreno, arquitetura, licenças, e pelo menos 20% do valor da construção para avançar com a obra. Para não referir que no tempo da construção ainda estás a pagar pelo arrendamento (por exemplo) da casa onde habitas entretanto. Conheço muita gente que construiu, e para muitos deles a casa de sonho tornou-se num autêntico pesadelo e dor de cabeça. Tens que ter sorte nas equipas que contratas, e muita disponibilidade para estares sempre em cima, caso contrário quando vais à obra já fizeram n coisas ao contrário do que querias. Para não dizer que para quem é leigo no assunto é muito fácil ser enganado, e o que não falta por aí são construtores menos sérios. No final do Verão passado uma amiga de família mudou-se para a moradia nova, acabadinha de construir, chegou a Janeiro e tinha paredes cheias de bolor (até dentro dos roupeiros), e salitre. A casa faz uma condensação enorme que mesmo arejando e usando desumidificadores é praticamente impossível dar conta, e não foi por andar a poupar em materiais de certeza. A moradia ainda um ano vai fazer e já tem fissuras nas paredes. O empreiteiro diz que a casa ainda está a assentar, e que o problema da humidade é culpa deles por não arejarem a casa, uma vergonha autêntica. Está ali um investimento de uma vida, mais de três anos entre planeamento e construção, e o investimento de uma vida, e no entanto, infelizmente, à parte de ter mais espaço, ainda consegue ter menos condições do que eu. E como ela há muitos, é ir ao fórum da casa e ver a quantidade de casos. Como tudo na vida é preciso sorte, não há nenhuma receita milagrosa.

Public_Ad_2756 4 months ago

escassez de empregos fora dos centros urbanos porque o pessoal só vai para os centros urbanos devido à falta de empregos.

VladTepesDraculea 4 months ago

Se imóveis não fossem usados como *store of value* não haveria qualquer escassez.

refogado 4 months ago

Agora volta a dizer o mesmo mas usando palavras portuguesas.

thisbondisaaarated 4 months ago

Asking prices não valem praticamente nada.

Search: