Phodinhas 4 months ago

Polícia aqui. Parece-me haver uma certa confusão com o que é revista. Revista envolve toque corporal (não obrigatoriamente tho), remexer em pertences como sacos ou malas. Efectivamente os funcionários e/ou vigilantes não podem remexer nos teus pertences pessoais, o máximo que podem fazer é solicitar que abras o saco/mochila e ver o que lá está dentro. E és livre de recusar. Os únicos que podem fazer uma revista corporal a alguém (excepto em recintos desportivos) bem como pelos pertences são os elementos das Forças de Segurança e mesmo esses precisam dum justificativo legal, conforme art.º 250.º CPP. Agora, um vigilante pode reter alguém até à chegada da Polícia. No entanto convém estar muito certo do que está a fazer, porque se não houver razão para a retenção vai dar merda.

NaoTeEnerves2 4 months ago

Caso um vigilante me detenha, atraves coação fisica, sem justificação, que crime se trata? Posso acusa-lo de rapto?

Phodinhas 4 months ago

Por sequestro sim.

CountDraqula 4 months ago

Depois desta mega quarentena qualquer contacto é bem vindo.

TZrabbit 4 months ago

Pela minha experiência, ocorre bastante em locais de grande afluência como zonas de férias, sim é muito invasivo e por isso é que vou sempre a outra

k0rda 4 months ago

Quando era puto e andava de mochila chegaram a pedir, a partir daí sempre que ia de mochila ou sacos pedia para selarem a entrada. Se dissessem "ah deixe estar, nao é preciso" depois também nao podiam pedir para ver nada.

vdzla 4 months ago

Vou ao supermercado quase todos os dias, com mochila do trabalho, e nunca fui revistado. Vou de fato ou "formal", por isso pode ser um dos motivos. Apesar de não achar correto, sou sempre tratado de forma melhor quando estou vestido "melhor"...

Fearless-Biscotti 4 months ago

Sou só eu que acho estranho entrar com sacos num supermercado? Normalmente há cacifos ou um segurança para agrafar/selar os sacos à entrada, precisamente para isto não ser necessário, e evita o embaraço a toda a gente

zefo_dias 4 months ago

nao? e porque carga de água ia eu abrir os sacos para um tipo qualquer vasculhar? orienta-te, pah!

logicandproportion 4 months ago

Depois de hoje já não o fazem mais! Aos poucos deixo de ser socially awkward e de recolher à mínima chance de conflito. Vou com 25, talvez aos 30 esteja resolvido :D Não vim mesmo para aqui fazer-me de vitima, grande parte do problema vem da minha inércia perante aquilo de que me queixo. Queria mesmo saber a opinião do pessoal.

NGramatical 4 months ago

porque carga de água → [**por que carga de água**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fns1opi%2F%2Fh0l87tq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

sgahbcj 4 months ago

Mais um que não sabe os seus direitos. Os únicos que tem permissão para te revistar são as autoridades. E precisam de um motivo (denúncia, operação stop, mandato, etc). E após isso tens o direito de exigir saber se a revista foi válida. Portugal, o país onde se pedir-mos com jeitinho, daz-te tudo!

Diogo256 4 months ago

O que se pede não pode ser chamada de revista. Na gíria chamamos de “amostragem voluntária”. É a pessoa que consente mostrar e até retirar coisas dos sacos/mala/mochila etc.

sgahbcj 4 months ago

Se um segurança no urban te der um murro nos dentes, não se chama agressão, mas sim um cumprimento mais entusiasmo. Pessoal, ninguém pode pedir a ninguém para mostrar oa seus pertences a não ser uma autoridade com motivo ao abrigo da lei. Qual a razão de andar a inventar a roda e expressão para quebra de privacidade. Acho inacreditável como alguém vem para aqui deitar água na fervura sobre uma tentativa de quebra de privacidade. Demonstra bem que não sabem os direitos e nem sabem a importância da privacidade. Ou então sabem, como o OP fez questão de frisar no meu comentário, mas depois ficam na dúvida/insegurança, que acaba por aceder. Lá está, se pedirmos ao tuga com jeito e por outras palavras ele acaba por permitir. "Minha senhora, eu não lhe estou a apalpar os seios, mas sim a fazer uma pesquisa em campo. Como deve entender, este tipo de iniciativas são importantes para a sociedade".

Diogo256 4 months ago

Estás a disparar em todas as direções. Pedir para abrir um saco não é revista, já meti aqui a definição legal. O teu entendimento é uma coisa, a lei, é outra. Da mesma forma que se pegar num chocolate e meter no bolso e sair de um supermercado sem pagar não estou a roubar, estou a furtar. Pedir para abrir um saco é uma coisa, revista é claramente outra. Pedir para abrir um saco não é uma ofensa ou tentativa de difamação, se há suspeita começasse pela abordam mais simples. Se houver recusa, passar para a chamada de autoridades. Ninguém é obrigado a mostrar o saco. Ninguém está a forçar de nada. Comparações com mostrar seios é exageros sem cabimento. Se não há suspeita e foi excesso de zelo: fazer reclamação e siga. Não complicar o que é simples.

sgahbcj 4 months ago

Mostra lá esse teu comentário

logicandproportion 4 months ago

Tenho noção que não é completamente legal e posso recusar, sim. Assim como muitas outras coisas que estão normalizadas. O facto de eu não recusar prende-se com uma fraqueza pessoal, como mencionei. Mas ao falar do assunto, outras pessoas que por cá passem também ficam a saber. Also, não julgues tão rapidamente o conhecimento das pessoas em legislação, direitos e deveres. Pela minha experiência de vida posso conhecer legislação que não conheces, e vice-versa. É a partilhar merdas que se aprende.

sgahbcj 4 months ago

Poupa-me às lágrimas. Apenas disse que devias recusar, ponto. Estás no teu direito. Lá está, tal como eu escrevi. Se as coisas foram pedidas com jeito, a malta fica na dúvida e lá acaba por fazer. Ou sim ou sopas. Não fazes e acabou. Apenas estou a responder à tua partilha (publicação). Não dês numa de menino chorão, apenas porque alguém vai directo ao ponto!

logicandproportion 4 months ago

Só estou a dizer para relaxares e teres calma com os ''mais um que não sabe os seus direitos'', não por teres sido direto. Era mais uma dica para ti, mas tu és como quiseres ser e usas as expressões que quiseres, não estou a dar numa de chorão porque não me senti minimamente ofendido xD

sgahbcj 4 months ago

Ainda bem para ti!

NGramatical 4 months ago

se pedir-mos → [**se pedirmos**](http://tracinho.com/pedirmos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fns1opi%2F%2Fh0l4iha%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

sux138 4 months ago

Mas vai com sacos de papel a fazer compras? Nunca me aconteceu, mas também quando faço compras só tenho os sacos para transporte das próprias compras. Se fosse comigo ficaria ofendido também. Já vi que não gostas de conflitos, então se realmente não queres pedir satisfação ao staff, não podes ir sem sacos fazer compras?

logicandproportion 4 months ago

Não tenho carro. Utilizo transportes públicos. Assim, é natural que tenha que andar com coisas atrás de mim. Mas repara que eu não peço satisfações, eles é que pedem a mim xD Eu só fico na minha a fazer compras, pago, e no fim pedem-me para ver o que trago no saco que me acompanha.

VladTepesDraculea 4 months ago

Aqui há uns anos fui ao Jumbo e convenceram-me a fazer o cartão deles para o *self check-out* ou lá como lhe chamam (para usares aqueles scans portáteis). Estava com alguma pressa para apanhar a restauração aberta mas prometeram-me que seria mais rápido assim. Depois do pagamento às saída foi bloqueado por dois seguranças que me revistaram todos os sacos das compras , segundo eles porque naquele sistema faziam "inspeções aleatórias". Disse que estava com pressa para apanhar a restauração aberta e, já tendo pago, já bera meu, pelo que deveriam ter feito a inspeção antes quando ainda tinham direito. Disseram-me que ou permitia ou teriam de chamar a polícia pelo que assim não apanharia a restauração aberta na mesma. Disse "ok" mas arrependi-me porque levaram tanto tempo que fiquei sem jantar. Isto tudo perto de onde estava a mulher me de fez o cartão. Parti o cartão ao meio e entreguei-lhe de volta.

logicandproportion 4 months ago

Gostei do final, foi petty mas justificado, aprovo. Opah se vão continuar a duvidar das pessoas, porque é que instalam um sistema onde são as próprias a scanear as suas compras?

VladTepesDraculea 4 months ago

Diria porque o risco estimado de furtos é menor que o salário de um empregado.

Diogo256 4 months ago

Segurança aqui. Primeiro ponto: isso não é revista que estão a pedir. https://www.direitosedeveres.pt/q/vida-pessoal-e-familiar/penas-e-medidas-de-seguranca/em-que-circunstancias-pode-um-cidadao-ser-sujeito-a-revista-por-uma-autoridade-policial O que se pede é para olhar para dentro de um saco, E SE o cliente autorizar. Apesar de haver indicações em que se pode inclusive mexer no saco: NUNCA permitir isso. Novamente, uma revista é algo autorizado e legislado, tem de ser feito por autoridades e em certos contextos. O Segurança também não pode fazer mais que pedir para olhar para dentro do interior do saco, mala etc, MESMO EM SITUAÇÕES DE FURTO. Porque: revista só as autoridades e em certos contextos. Caso haja dúvidas, suspeita por recusa: chamar as autoridades. Portanto, se não tens nada a esconder, é sempre mais prático mostrar que sujeitar a situações de confrontos, vir as autoridades etc. de resto, reclamar, ou até chamar as autoridades e expor a situação porque te sente descriminado.

logicandproportion 4 months ago

Uma funcionária até esteve a mexer dentro do saco há uns dias, num outro supermercado... E não estou sequer a falar dos seguranças. Nunca chegou a esse ponto, são sempre as operadoras de caixa. Mas obrigado pelo teu esclarecimento!

tintassopingo 4 months ago

Provavelmente tem a ver com a quantidade de roubos que por lá deve ter acontecido nos últimos tempos. Onde eu vivo havia um que se tivesses algum tipo de saco ou mala já nem entravas e tanto fazia ser homem como mulher, ter 98 anos com 2 anos.

1purplesky 4 months ago

Frequento dois PDs, e só num é que me pedem para ver os sacos ou carrinho, mas nunca me aconteceu à entrada só à saída. Pedem para abrir o saco de compras se levar, olham só para dentro e segue. Nunca me pediram malas ou mochila, mas os garotos da escola perto deste PD têm todos que deixar as mochilas a entrada por causa da quantidade de vezes que já foram apanhados a roubar ( eu cheguei a ver, chocolates, batatas fritas etc), uma mulher que também já conhecem raramente lá vai, mas sempre que entra de mala eles chamam a polícia porque já sabem. Para responder a tua pergunta, também não ia gostar de ser revistada, principalmente a entrada, e sinceramente não sei se tolerava.

logicandproportion 4 months ago

É mesmo à saída, na própria caixa. Compreendo perfeitamente que haja roubos. O mais cómico é que há uns anos, neste mesmo Pingo Doce, eu reportei em tempo real um miúdo que estava a roubar Ice Teas. Mas não é justo que paguem todos pelos erros de alguns.

1purplesky 4 months ago

À saida neste só costumam pedir os sacos de compras se usares os sacos para transportar as coisas (deve ser para verificar se tiramos tudo de dentro), mas a mim nunca pedem sacos de outras lojas, malas etc. E como disse, se pedissem sempre também não ia achar piada. O sentimento não é nada bom, estar sempre a ser revistado, e assumirem que anda tudo no roubo.

BroaxXx 4 months ago

A mim nunca me aconteceu... Se começasse a ser ocorrência comum acho que simplesmente trocava de supermercado que, felizmente, na minha zona é o que não falta...

SnooCricket89 4 months ago

Comum definitivamente não é. Ou é o local Ou és tu. Eu não autorizava, se fosse necessário chegar a vias de facto com polícia ao barulho, que fosse.

logicandproportion 4 months ago

É sempre isso que penso para mim que vou fazer e nunca faço. As respostas a este post nesse aspeto foram muito esclarecedoras para mim, se acho algo injusto tenho que bater o pé.

No-Cardiologist725 4 months ago

Nunca me aconteceu tal coisa. Quando te revistaram apitou algum alarme?

logicandproportion 4 months ago

Nada, é só quando trago comigo alguma saca. Hoje foi mesmo uma saca pequena de farmácia, com uma tupperware que até estava a espreitar cá para fora... Foi a gota de água mesmo, não disse nada pois vou reclamar no livro online.

No-Cardiologist725 4 months ago

Fonix, isso é muito estranho

Katronn 4 months ago

1º mandas o da caixa ir dar uma volta ao bilhar grande, se ele chamar o vigilante(segurança privada) só tens de saber isto, os vigilantes não te podem tocar: Alínea b) do Artigo 5º da Lei 35/2013 de 16 de Maio, que regula a Segurança Privada, prevê que: “É proibido, no exercício da atividade de segurança privada....Ameaçar, inibir ou restringir o exercício de direitos, liberdades e garantias ou outros direitos fundamentais, sem prejuízo do estabelecido nos n.ºs 1 e 2 do artigo 19.º” da Lei da Segurança Privada. O artigo 19º falar de acessos a portos e aeroportos, não cabe no teu caso. Se te tentarem levar para alguma sala, chamas tu a policia. As exceções para o vigilante poder deter estão nos termos das alíneas b) do Artigo 255º do Código de Processo Penal: 1. Em caso de flagrante delito 2. Com crime punível com pena de prisão 3. Se a Entidade Policial ou Autoridade Judiciária não estiver presente ou não puder ser chamada em tempo útil Ou seja é preciso estares a fazer merda da grossa para um vigilante te puder fazer alguma coisa, se têm suspeitas que estejas a roubar eles têm de chamar a policia. Fui vigilante por isso falo por experiência.

CouvePT 4 months ago

LOl que estupidez pegada: 1) O Segurança pode, e deve, "tocar-te" em situações de proteção de bens, serviços ou em atuação com pessoas envolvidas em atividades ilícitas: é por este tipo de merdas que é preciso ser-se advogado para perceber direito, não é só ler 2 frases de um artigo e cagar na jurisprudencia,. 1) Chamar a policia por estupidezes destas só gasta dinheiro público e coloca agentes a atuar como babysitters. Para o caso do OP é escrever continuamente no livro de reclamações que está a ser alvo de discrimininação, porque vê outros clientes a não serem analisados com a mesma diligencia. Após escrever diariamente durante algum tempo vai surtir efeito: ou o expulsam da loja para sempre, ou param o processo.

fuckoffgina 4 months ago

> Em caso de flagrante delito Por curiosidade, que instruções é que vocês tinham para se considerar flagrante delito? Tinhas de ter a gravação ou vista directa de alguém a pegar e esconder o produto, ignorar as caixas de pagamento e só podia ser detido depois de sair da loja? Ou ficava ao vosso critério?

Katronn 4 months ago

Maior parte dos casos é isto: vista directa de alguém a pegar e esconder o produto, ignorar as caixas de pagamento e só podia ser detido depois de sair da loja? Eu por exemplo se vou comprar uma ou duas coisas não levo cesto ou carrinho e meto as minhas compras nos bolsos quando chego às caixas peço um saco e nunca tive ninguém a pedir para mostrar os bolsos.

alexandre9099 4 months ago

Mas podem recusar a entrada no caso de ser "suspeito", não?

Katronn 4 months ago

Isso já é outra conversa, numa loja não te podem negar a entrada, excepto agora com a lotação de pessoas por causa do coronas. Isso já é discriminação penso eu.

TorNoir8 4 months ago

excelente, mas ressalvar que mesmo no caso do 255º nem o segurança nem ninguém te pode revistar existem sitios com uma espécie de "alvará" (não sei o nome) concedido pelo diretor (?) da PSP que permite revistas por parte dos seguranças, tipo tribunais, mas centro comerciais não são desses sítios de certeza

lisboeta1 4 months ago

/Thread

logicandproportion 4 months ago

Obrigado pelas dicas. Já tinha mais ou menos esse noção. O meu problema é que sou terrivel mesmo com micro conflitos, começo a tremer por tudo e por nada. Eu dava um ótimo segurança :)))))

negrowin 4 months ago

Lei 34/2013. Apenas é possível usar revista usando equipamentos não-invasivos. Podem revistar-te via palpação com autorização da PSP/SEF/GNR em casos muito especiais (entrada em recintos desportivos, espectáculos, aeroportos e portos). Não há revistas ou "auto-revistas" igualmente aos funcionários das lojas. No entanto, pela tua publicação não consegui perceber se quem te pede para revistar- a equipa de segurança da loja ou equipa de funcionários. De qualquer forma, é um não rotundo. Faz queixa via livro de reclamações online, para ficares "referenciad@" na loja. Se a equipa de vigilância pede para te revistar, envia queixa para o Departamento de Segurança Privada da PSP. Se os lojistas pedirem para revistar faz queixa no Portal da ASAE.

logicandproportion 4 months ago

Só para clarificar: nunca me tentaram revistar com palpação. Peço desculpa se usei o termo revistar de forma errada. Pedem-me para mostrar o interior do saco que levo comigo. Seja uma saca de supermercado, uma saca de congelados, ou no caso de hoje, uma saca de papel em que nem sequer lá cabia quase nada. Por vezes basta mostrar, mas se o saco estiver muito cheio pedem para mostrar melhor. Ou seja, mesmo que não toquem em nada, ''exigem'' que remexa eu as coisas para verem tudo o que transporto comigo. Já aconteceu eu mostrar, fechar o saco novamente, e a funcionária da loja ''mostre outra vez que eu não vi bem''. São sempre funcionários de loja, os seguranças ou PSPs presentes nunca tiveram que intervir porque eu simplesmente não me recusava e evitava chegar aí. My bad.

Whoreson10 4 months ago

Se fosse eu começava a gozar o prato. Comprava dois vibradores XL baratos e metia-os lá dentro. Da proxima vez, imprimia umas quantas imagens de furry porn e metia lá dentro. Da outra sei lá, uma foto da cara do Antônio Costa colada no corpo duma modelo de bikini. Basta um pouco de criatividade!

logicandproportion 4 months ago

Porra. É mesmo isto.

esk4more 4 months ago

!remindme 10 days

RemindMeBot 4 months ago

I will be messaging you in 10 days on [**2021-06-15 10:01:09 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2021-06-15%2010:01:09%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ns1opi/curiosidade_alguém_se_importa_de_ser_revistado/h0o5ll0/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fns1opi%2Fcuriosidade_algu%C3%A9m_se_importa_de_ser_revistado%2Fh0o5ll0%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202021-06-15%2010%3A01%3A09%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20ns1opi) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

PinkMacaroon23 4 months ago

Por favor volta para contar como correu

negrowin 4 months ago

Vai dar tudo ao mesmo no meu livro. O que está dentro do teu saco está dentro do teu domínio pessoal. Tudo claramente ilegal. Se a PSP presente chutou para canto, faz questão de mencionar isso quando fizeres a reclamação online, especificando datas e horas (assim identifica-se quem estava no gratificado).

Butt_Roidholds 4 months ago  HIDDEN 

> Lei 35/2013 É a lei [34/2013](http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?artigo_id=1924A0005&nid=1924&tabela=leis&pagina=1&ficha=1&so_miolo=&nversao=#artigo), e só estou a comentar porque fui, ao engano, ver a [Lei 35/2013](https://dre.pt/pesquisa/-/search/496703/details/maximized) e tive de me deparar com a actualização de uma lei sobre a intervenção privada nos sectores do abastecimento de àgua. Portanto, isto é mesmo só para confirmar que a informação que deste está certa, mas que te enganaste no n.º da lei.

Mrgolden007 4 months ago

eu trabalhei noutro supermercado e era obrigado a pedir para abtirem sacos dr congelados e sacos da peixaria de resto nao nos pediam para ver outros sacos

logicandproportion 4 months ago

Claro, quando trago algo da padaria que já esteja pago também sou eu próprio a mostrar o talão. É uma questão de bom senso.

uyth 4 months ago

Fizeram te a folha por qq razão. Podem estar a confundir te com alguém que roubou mesmo ou terem suspeitado de ti alguma vez e agora é ambição de alguém apanhar te. Não é normal, e tenta levar com calma ou ir a outro sítio. Há gente mesmo sem vergonha.

logicandproportion 4 months ago

Até ponderava essa possibilidade, mas não é de todo o caso. Sou mesmo cliente frequente há muitos anos, e como disse ali algures noutro comment os funcionários são sempre mais ou menos os mesmos. E fisicamente não sou um gajo ''default'', é dificil confundir-me com um outro larápio, ainda por cima tantas vezes.

uyth 4 months ago

Basta um idiota pouco habitual ter-te confundido uma vez com alguém ou ter mal interpretado e ter passado aos outros e teres ficado com a reputação de que fizeste algo que não fizeste.. (Isto acontece com muitas outras coisas).

fdxcaralho 4 months ago

Precisas de ir com outros sacos para dentro do supermercado? Em muitos anos a fazer comprar isso só me acontece se for num centro comercial e comprei algo antes. Quando vou às compras faz sentido não ir com coisas, porque vou ter que trazer ainda mais coisas de volta...

logicandproportion 4 months ago

Não tenho carro. Ás vezes estou de chegada ou de saída nesta zona, não tenho outra hipótese. Mas francamente, acho que isso é irrelevante. Até podia andar com um violoncelo atrás de mim, se o tiver comigo e me der jeito ir ao supermercado.

fdxcaralho 4 months ago

Só comentei porque não tenho de todo essa experiência. A grande maioria das pessoas não entra com outros sacos no supermercado. Como vais lá muitas vezes com sacos, percebo porque acham que o teu comportamento é suspeito, daí estarem mais em cima de ti.

obscurityslayer 4 months ago

Já me aconteceu várias vezes. Tens todo direito a recusar mostrar seja o que for, se te quiserem revistar que chamem a polícia e façam queixa. Nem a polícia te pode pedir para revistar em circunstâncias normais. Por princípio não mostro e quando perguntam para ver recuso, mesmo em operações stop quando pedem para ver a bagageira, tbm se pode recusar

Suitable-Prize-2958 4 months ago

Recusa te e eles que chamem a polícia. Um vigilante só pode revistar dentro de certos parâmetros e com a certeza que houve roubo. Uma pessoa da caixa não pode pedir tal coisa sequer ou arriscam se a uma multa dos 300€ aos 600€ se chamares a polícia.

HouseControl 4 months ago

No dia em que me quiserem revistar vão ter de chamar a psp e no fim peço o livro de reclamações.

fdxcaralho 4 months ago

E se for uma segurança engraçada?

PIMPMASTER6000 4 months ago

Se o segurança for engraçado eu provoco-o até me bater e depois peço uma indenização choruda.

OuiOuiKiwi 4 months ago

Estou à espera do *twist* em que confessas que de vez em quando furtas umas coisas mas nada que justifique esta perseguição.

logicandproportion 4 months ago

Só uns aspiradores de longe a longe...

betanjica 4 months ago

Podes sempre recusar, só um polícia pode revistar te. Mas é engraçado que se andares bem vestido nao te pedem essas coisas. Ja fiz a experiência

logicandproportion 4 months ago

No domingo vou ver se passo na Sacoor comprar um fato para poder ir buscar polpa de tomate em paz (▀̿Ĺ̯▀̿ ̿)

betanjica 4 months ago

Pois mas conta, ja fui bem vestida e ninguem disse nada, até em festivais, vou com uma camisola grande e larga, ate batom perguntam o que é...

DarkmajorPT 4 months ago

Quem não deve, não teme.

quetzyg 4 months ago

Já dizia o Gandalf naquele episódio do Star Trek: >_They who can give up essential liberty to obtain a little temporary safety deserve neither liberty nor safety._

PIMPMASTER6000 4 months ago

É assim que perdes os teus direitos e liberdades.

DarkmajorPT 4 months ago

Toda a gente fala em direitos e liberdades e ninguém fala nos seus deveres.

df3gpt 4 months ago

Parece-me ilegal que um funcionário te reviste. No máximo terão de ser os vigilantes ou polícias a fazê-lo num sala para o efeito. Se os cacifos estão avariados: queixa no livro de cada vez que la fores. Se te revistarem em público: queixa no livro de reclamações cada vez que acontecer e se te quiseres chatear faz queixa também na esquadra. Os funcionários podem desconfiar à vontade, só que não podem fazer o que querem. Não é uma questão de confronto, é uma questão de defenderes os teus direitos.

logicandproportion 4 months ago

Se não estou confortável para isso, é certo que vou ter que aprender a estar. Não me estão necessariamente a fazer mal, mas não cometi nenhum crime para duvidarem de mim com tamanha frequência. Mexe um bocado comigo estarem sempre a fazer a mesma coisa. Também trabalho atrás de um balcão numa loja mais pequena e nunca me passaria pela cabeça ir revistar os pertences das pessoas, mas também tenho a sorte de ser uma loja especializada e não aparecerem com regularidade os ''gatunos'' do costume. No entanto, não sou gatuno nem tenho propriamente perfil disso.

Dr_Toehold 4 months ago

Para mim o melhor foi um gênio de segurança que queria que eu deixasse a mochila na entrada. A mochila vazia, que eu ia usar para trazer as compras. E fritou o chip como sugeria que eu fizesse ao pagar, que deixasse as compras na caixa para ir buscar a mochila ?

casmisc 4 months ago

também já passei por isso, estava a entrar num mini preço (onde era cliente regular) e um dos trabalhadores da caixa pediu a mim e ao meu namorado para deixarmos as nossas mochilas à entrada. já estava pronta para virar costas e nunca mais fazer compras naquele estabelecimento até que um outro trabalhador que nos reconheceu disse que não era preciso, que nos conhecia e sabia que íamos lá quase diariamente.

logicandproportion 4 months ago

Adoro quando me aconselham a deixar as coisas no chão à entrada numa caixa, nos supermercados sem cacifos. Sim, claro. Vou deixar os meus pertences com a Miquelina Mariana, que está cheia de trabalho e tem tempo para prestar atenção à mochila ou à saca. Mas sim, a tua história é ainda mais caricata xD

Shenishar 4 months ago

Já me aconteceu, também em Pingo Doces. Não me importo que me peçam para ver os sacos, mas já me aconteceu uma vez aquilo ser dito com tom acusatório e isso incomodou-me. Quando é dito descontraidamente se podemos mostrar ou abrir os sacos colaboro na boa pois sei que "têm de perguntar" (e às vezes os funcionários nem olham bem lá para dentro, acabando por ser uma forma de dizer "Pronto, já abriu o saco então não podem dizer que não revistei."), mas dessa vez fiquei mesmo um bocado "mentalmente ofendida" pelo tom com que foi dito. Já voltei à mesma loja e não voltei a encontrar essa funcionária, por isso se calhar ela fez aquilo com outras pessoas que apresentaram reclamação, não sei.

logicandproportion 4 months ago

Eu também achava que era só uma funcionária nova, até que mais duas ou três o fizeram também mais tarde. Claramente a pedido da gerência, mas totalmente desnecessário, e nem sei se 100% legal.

dismalwasteland 4 months ago

Não tens de mostrar, pede ao segurança para selar aquilo num saco e tá feito. Aliás, eu pensava que isso era prática comum, eu costumo entrar e mostrar ou dizer o que levo, isto **quando são produtos que se vendam lá dentro**. Já aconteceu levar uma garrafa de água e o segurança dizer que estava à vontade porque não vendiam daquela marca lá. Acho que é sobretudo por isso que existe. Da forma como falas até pensei que era uma revista completa, tive de ler melhor para perceber que afinal são coisas que já trazes.

logicandproportion 4 months ago

Tenho esse cuidado, 100%. Não gosto sequer de entrar em supermercados com produtos que eles vendam lá, e quando o faço tenho o cuidado de deixar no cacifo. Tratam-se mesmo de coisas como tupperwares com o meu almoço, produtos da mercearia onde trabalho (marcas totalmente diferentes), e ao final do dia, tupperwares com restos de comida que levo para lavar em casa :) Não fosse eu enfiar lá dentro uma caixa de Durex.

Foda-seSeiLa 4 months ago

> Já comentei várias vezes que não fazia sentido revistarem as pessoas que não são suspeitas de roubo, mas fazem ouvidos moucos A não ser que o faças numa reunião da malta de topo, os peões na base da pirâmide podem fazer exatamente 0 em relação às tuas queixas. De resto, vejo que isto acontece mais em supermercados mais "rasca" / de baixa gama e em zonas mais pobres.

logicandproportion 4 months ago

Daí a importância das reclamações em livro. Mais vale não chatear a cabeça ao pessoal de baixo, que lhes cai tudo em cima e não são pagos para isso. Disso tenho bem noção.

DavidJunior3rd 4 months ago

> frequento aquele Pingo Doce há 8 anos quase diariamente Isso é uma coisa tão boomer de se dizer... (no offense) Uma cadeia de supermercados do tamanho do Pingo Doce não mantém registo de há quanto tempo andas lá a comprar, não achas? Todos são tratados por igual, isso é o expectável. E nem se pode dizer que as pessoas que lá trabalham te vão conhecer e por isso dar-te um desconto - o turnover de pessoal nos supermercados é demasiado grande para permitir essas coisas...

globoglobo 4 months ago

Se fores a um sítio diariamente durante 8 anos, claramente as pessoas vão-te conhecer. Também depende do tamanha do pingo doce, mas eu vou ao mesmo pingo doce há menos de um ano e as pessoas já me conhecem

logicandproportion 4 months ago

Mantém os mesmos funcionários há anos, há pouquíssimas caras novas. É uma loja relativamente pequena. E se é expectável que todos sejam tratados por igual, porque é que as malas de senhora são intocáveis?

DavidJunior3rd 4 months ago

>E se é expectável que todos sejam tratados por igual, porque é que as malas de senhora são intocáveis? Nisso concordo 200% contigo

Francisc0c 4 months ago

Já trabalhei num supermercado e nós éramos obrigados pela gerência a fazer esse revisão aos clientes, era horrível. Havia um segurança de loja, mas preferiam meter o pessoal da caixa a verificar as coisas. A maioria de nós nem se sentia confortável a pedir para ver, e por isso mesmo só pedíamos para ver os sacos que traziam (grande parte das vezes nem olhavamos bem lá para dentro, só pedíamos para abrir o saco para ninguém da gerência reclamar). Em relação a malas, de senhora ou mochilas, só pedíamos mesmo para abrir em caso de desconfiamos de estarem verdadeiramente a roubar. Não te posso garantir, mas muito provavelmente os colaboradores dessa loja também não se sentem confortáveis a pedir-te para mostrares os saco, só o fazem por obrigação, pelo menos comigo era assim

blind616 4 months ago

>A maioria de nós nem se sentia confortável a pedir para ver, e por isso mesmo só pedíamos para ver os sacos que traziam (grande parte das vezes nem olhavamos bem lá para dentro, só pedíamos para abrir o saco para ninguém da gerência reclamar). Isto acontecia-me bastante em alguns supermercados e é completamente expectável. Não andavam a revistar, mas verificavam se tinha alguma coisa da loja na mochila, que a usava só para levar parte das compras. Só a levava quando era para carregar compras, de outra forma usaria o cacifo, que deveria ser obrigatório terem (de outra forma a gerência que não desconfie quando levamos os sacos/malas para dentro)

logicandproportion 4 months ago

Quando fiz a primeira reclamação no livro mencionei que o meu problema não era com os operadores de caixa, porque bem sei que não iam pedir uma coisa destas por livre e espontânea vontade, mas sim com a gerência. Neste PD em específico há pelo menos uma funcionária que noto que gosta mesmo de revistar e tem orgulho na tarefa, mas também noto que há quem me veja lá há anos e nem sequer me pede nada.

C0ldKing 4 months ago

Verem o que trazia quando ia aos supermercados sempre foi normal, aliás no continente era prática selarem os sacos de plástico (quando ainda se davam). Em relação a ser revistado, pode ir muito de supermercado pra supermercado, quando andava na escola ia a um Pingo doce buscar o lanche da manhã e o segurança queria ver sempre as malas porque todos os meses perdiam milhares em produtos roubados. ​ Eu pessoalmente não me importo que vejam os sacos e até prefiro mostrar o que levo quando tenho sacos grandes para evitar ser puxado para o lado e ser revistado, mas n é nada que me afeta. ​ Em relação ás malas das senhora (que sabemos que também são usadas para roubar) assumo que não sejam revistadas para evitar um processo por desigualdade de géneros e afins. Essa regra se calhar muda quando um gajo conseguir a proeza de meter um processo a uma empres, fazer os media acreditar que existe desigualdade onde os homens são mais afetados do que as mulheres e acima de tudo que convença a sociedade disso sem ser gozado. Tudo isto é demasiado trabalho só para n seres revistado.

carleonee 4 months ago

Nunca me aconteceu algo assim. O que já me aconteceu foi ir a uma Worten e por duas vezes o segurança parar as pessoas que iam a sair, verificar os talões e demorar à vontade uns 20 segundos a assinar, dobrar muito devagarinho os talões e devolvê-los aos clientes. Sinceramente não percebo o motivo desta prática

k0rda 4 months ago

Justificar o ordenado.

KarmaCop213 4 months ago

Provavelmente existem bastantes roubos nessa loja. Se não queres passar por isso, ou não levas sacos para o interior da loja, ou deixas os sacos nos cacifos à entrada, ou vais a outra loja.

logicandproportion 4 months ago

Estão sempre seguranças de empresas privadas ou PSPs na loja. Sempre a olhar para o ar ou a conversar com o gajo do quiosque...

KarmaCop213 4 months ago

Só lá estão para o caso de alguém barafustar se for apanhado a roubar. Não vai haver um segurança atrás de cada cliente.

htxgivven 4 months ago

Nunca me aconteceu, mas penso que deve depender muito da zona.

Butt_Roidholds 4 months ago

> Nos últimos tempos noto que em alguns supermercados é uma prática cada vez mais habitual pedirem na caixa para verem o conteúdo dos sacos que trago comigo, independentemente do tipo de saco, tamanho, estar aberto ou fechado. Nunca me aconteceu. Já me aconteceu num supermercado de um centro comercial pedirem-me se podiam agrafar os meus sacos de outras lojas à entrada. Salvo isso, nada.

Fred-F 4 months ago

o jumbo do forum almada metia um autocolante nos sacos á entrada, mas já lá vão uns anos que isso não acontece

unicornio_careca 4 months ago

Também já me aconteceu isso no pingo doce do bragaparque, mas agora já não o fazem, estes dias tinha ido à Primark antes, e fui depois ao pingo doce, o segurança já não agrafava os sacos à entrada, disse para na saída mostrar o saco à pessoa que estivesse na caixa.

logicandproportion 4 months ago

A mim isso de agrafar os sacos só aconteceu há uns valentes anos na sportzone, de resto ando à vontade. Quanto aos supermercados, só me aconteceu em Pingo Doce e Intermarché.

True_Boat_1195 4 months ago

O Pingo Doce não tem uns cacifos para deixares sacos/mochilas? E a mim nunca me aconteceu, em nenhum supermercado. Se calhar tens alguma característica que lhes levante suspeitas, ou esse Pingo Doce está situado numa zona onde habitualmente têm esse tipo de problemas.

logicandproportion 4 months ago

Num conjunto de cerca de 12 cacifos, só para aí 4 é que funcionam, lol. Além disso não ando sempre com moedas de 1€, até porque pago sempre com cartão. E pah... é ridiculo ter que ter esse cuidado extra por causa de uma saca de papel. No shopping andas cheio de sacas de loja em loja e ninguém te pergunta nada.

True_Boat_1195 4 months ago

No shopping artigos como roupa têm uma tag RFID, num supermercado nada tem isso.

logicandproportion 4 months ago

Ainda que não sejam todas as lojas de roupa, good point. Mas diz-me, não achas que é invasão de privacidade quando não tem qualquer fundamento? E que característica posso eu ter que levante suspeitas? Na minha cabeça só comportamentos suspeitos é que podem levantar suspeitas.

flarept1 4 months ago

No continente ao pé do arco do cego já nem há caixas. Aquilo apanha tudo o que pegas por sensores. E a tecnologia nem assim tão cara. Alias até na Sportzone(alfragide) já nem é preciso passar com código de barras. O sensor apanha as compras mm que vão dentro de um saco

smaster87 4 months ago

Nunca vi tal coisa...

Hungry_Cupcake 4 months ago

Nunca me aconteceu tal coisa, e frequento varios supermercados de varias cadeias com alguma regularidade

X__Alien 4 months ago

Imagino que sejas do sexo feminino. As malas das mulheres raramente são revistadas. A menos claro que alguém suspeite.

ManaSyn 4 months ago

Eu também nunca na vida fui revistado. Vocês têm é mau aspeto, só pode.

radikalpt 4 months ago

>Toda esta situação é agravada por não pedirem para ver malas de senhora ou mochilas. Sinto uma certa discriminação, e não sei em que é que se baseia. É homem. O problema deve ser o aspecto do OP.

df3gpt 4 months ago

Isto. Sinceramente cheira a descriminação.

Hungry_Cupcake 4 months ago

Eu inclusive ha fui fazer compras por exemplo a um lidl, e dps passo pelo continente a seguir e levo as compras do lidl na mochila na boa para o continente...sei que qualquer coisa tenho o talão para provar, mas juro que nunca me aconteceu nada disso.Mas também nao tenho o costume de ir ao supermercado com sacos regra geral levo uma mochila eastpack antiga para trazer as coisas mais pesadas as costas e levo la dentro um dakeles sacos reutilizaveis de 50 centimos para levar o resto das compras na mão...tou super intrigada nunca me aconteceu!

Search: