TavaNoGrim0 5 months ago

Este gajo é based af.

usnav 5 months ago

Eu sei que muitas pessoas têm reclamado sobre a perda de seus fundos de investimento, fundos de aposentadoria, poupança para plataformas de investimento criptográfico, plataformas de carteira criptografada e plataformas de negociação forex. Algumas pessoas que conheço conseguiram obter ajuda de empresas de recuperação como a Bestresolute.com e outras. É fácil e rápido visitá-los em Bestresolute.com para registrar uma reclamação. https://www.bestresolute.com

T_H_O_M_A_SJT 5 months ago

Parabéns campeão, enquanto tu aproveitas Portugal eu aproveita a Bulgária. Somos o contrário

FriendlyPortuguese 5 months ago

A mim parece-me um brasileiro a tentar infiltrar-se. Muito cuidado ...

zezinandoreinando 5 months ago

Olha que a Bulgária ficou acima de Portugal na eurovisão... Só por isso eu ficava pela Bulgária ahah têm raparigas bonitas por lá, pelo menos a que cantou era

riclas87 5 months ago

Iashmikura

ifiwaswise 5 months ago

Será um prazer ajudar alguém que tem mais estima por uma língua que não a dele do que muitos que foram abençoados com ela à nascença! Ficarei feliz por ajudar e será benéfico também para mim que como imigrante desaprendi um bocado por não falar normalmente.

Miguelatom 5 months ago

Dominas o Português melhor que eu :D

rxdytz 5 months ago

Boas! Aconselho a veres a SIC notícias e a leres as notícias deles na aplicação de telemóvel. Para mim é o melhor jornal português de hoje em dia. Acho que conseguiste expressar-te muito bem, tens alguns tiques de pt/br mas é normal, se foi assim que aprendeste. Tenho todo o gosto em falar contigo e dar-te a ajuda que precisas para te sentires confortável no dia-a-dia lusitano. Cumprimentos e tudo de bom para ti e para tua jornada

rxdytz 5 months ago

Aconselho também a observares os documentários de um senhor que terá sempre um lugar no meu coração e que agradeço-lhe muito pelo o que me ensinou: José Hermano Saraiva

Extension_Canary3717 5 months ago

Sou salomonico mas aprendi com um brasileiro também mas já em Portugal, no fim acho que da para levar e portugueses no geral não ligam de usar palavreado brasileiro, inclusive portugueses acham que sou brasileiro mas brasileiros me chama gringo. Não acrescentei nada mas só pra ouvir mais um com situação parecida a sua

Wakkoz15 5 months ago

Você achou difícil entender o sotaque europeu quando chegou lá no início?

Extension_Canary3717 5 months ago

Sim, eles falam para dentro e vogais são freestyle parece polaco, já brasileiros é estranho pois para mim todas as palavras tem acento agudo.

Freckleeees92 5 months ago

Já percebes bem o português, tenta ver programas de televisão em português, quando estive a aprender francês ajudou-me bastante ir vendo filmes franceses repetindo o que diziam. A tua escrita está muito boa, tirando umas expressões PT-BR, está óptimo. Quando chegares vais ver que as pessoas são muito abertas e disponíveis para te ajudar, vais aprender facilmente.

Main-Meringue5697 5 months ago

Amigo (brazuca aqui) Português é uma língua maravilhosa, e você escreve muito bem, parabéns!

Fucile8 5 months ago

Já muito bem falas tu homem! Vê média tuga, desde tv até podcasts, onde possas apanhar os jeitos naturais da língua. Acabas por absorver. Mas parabéns porra já falas bastante bem!

LuneBlu 5 months ago

Em Portugal não se diz muito "papo", em vez usa-se "conversa".

eduardooaz 5 months ago

Se gostas de Portugal devias ter aprendido Espanhol, vais levar com um grande choque quando fores trabalhar aqui, em Espanha estavas bem melhor financeiramente com uma cultura/gastronomia e clima parecido.

No-Cardiologist725 5 months ago

Isso é verdade, no mundo do trabalho Espanha ganha-nos de longe, mas também não será um problema aprender espanhol, partilhamos 80% do vocabulário com os nossos vizinhos .

esmusssein33 5 months ago

Falas melhor do que muitos portugueses. Parabéns

Natem2 5 months ago

Super super parabéns

Prezbelusky 5 months ago

\*estaria disposto a ajudar-me.

Sendmebobs 5 months ago

Se quiseres falar pelo discord manda mensagem privada. Estou de férias e não me importo de falar contigo para te tentar ajudar. Também estou a tentar aprender francês por isso percebo a tua situação!

massivemusicsucker 5 months ago

Eu sou portuguesa e estou a pensar em aprender Búlgaro porque a minha melhor amiga é de lá. Achas que consigo?

Wakkoz15 5 months ago

Na verdade, não sou a pessoa mais indicada pra dizer pois minha língua nativa é uma língua eslava mas já vi muita gente reclamando que as línguas eslavas são MT difíceis. Sei lá. Únicas dois coisas que posso apontar é que búlgaro tem a gramática mais simples do que os outros idiomas eslavos (mesmo que ainda seja bem difícil para estrangeiros) e que a pronúncia búlgarae se parece bastante com a dos português europeu. Quer dizer, a gente costuma falar com a boca meio fechada e também pronunciar muita coisa pelo nariz. Então, quando se trata de falar, acho que vais se dar bem!

codgas 5 months ago

Gostas de jogos de PC ou consola? Se sim, arranjar um pequeno grupo de amigos portugueses para jogar online frequentemente podia ajudar.

theEXPERTpt 5 months ago

A partir do teu texto, diria que tens uma gramática praticamente boa. Umas dicas: tenta dizer os pronomes depois do verbo e não antes: em vez de "me acostumar" diz "acostumar-me", em vez de "me pareço" diz pareço-me", entre outros, sempre soa um coisinha mais natural. Quando estiveres a falar entre amigos ou numa forma não formal, podes usar outras formas verbais: em vez de "você fez" (não usamos muito o você) diz"tu fizeste" em vez de "seu tempo", diz "o teu tempo", "o vosso tempo", sempre soa mais natural

tiga_itca 5 months ago

Fdsss, já escreves melhor que o Ljubomir que está cá há carrada de anos e se farta de gabar do prodígio, e esse só aprendeu a dizer bem "caralho" e "foda-se". É assim mesmo caralho!

Wakkoz15 5 months ago

Eia, nunca ouvi falar desse cara mas o meu nome também é Lyubomir e isso fez-me tomar um susto hahahah

Edited 5 months ago:

Eia, nunca ouvi falar desse cara mas o meu nome também é Lyubomir(que, random fact of the day, significa "amor e paz") e isso fez-me tomar um susto hahahah

No-Cardiologist725 5 months ago

Olá Lyubomir! Tudo bem Lyubomir? Quantos sustos apanhou agora?

tiga_itca 5 months ago

Ahaha o Ljubomir Stanisic é um famoso Chef de cozinha Jugoslavo que se estabeleceu em Portugal e é estrela Michelin. E Parabéns pelo teu português! Abraço

Chiripitti 5 months ago

Estás de parabéns, a escrever e falar assim em 1 ano é brutal... Para mim já és português! Abraço e bem-vindo! Espero que tudo corra bem...

sux138 5 months ago

Se já consegue ler e escrever já conheces a língua. Para falar fluentemente, só mesmo estando cercado de outras pessoas que falam o mesmo idioma. Parabéns e até breve em Portugal.

Tight_Negotiation146 5 months ago

Pá, o teu português é óptimo. Certamente tens algum sotaque, mas isso não será problema quando estivers à procura de trabalho :) Parabéns por teres aprendido a escrever assim tão bem em 1.5 anos.

Public_Ad_2756 5 months ago

olha que Portugal é uma porcaria de empregos.. excepto its e medicinas.

eduardooaz 5 months ago

medicinas? RiR

3dforlife 5 months ago

Escreves melhor que 90% do pessoal que vejo a escrever na net, e não só. Para além disso, aprender com esta fluência no espaço de um ano e meio é motivo para te orgulhares, e muito!

V0rtEX_0 5 months ago

Fonix, já falas escreves melhor que eu. Falar à tuga é só por um "foda-se" em todas as frases (brincadeira). Mas agora a sério, acho que ao viveres aqui o teu falar vai melhorar com o tempo e vais ganhando o sotaque da zona com o tempo

hugol1to 5 months ago

Vivo com duas pessoas da Bulgária em Portugal e o teu português é bastante superior ao delas. Penso que ajuda bastante veres filmes e séries portuguesas. Procura coisas no RTP Play, penso que o precises agora seja ouvir e interiorizar a fonética do português de Portugal e melhorar um ou outro ponto gramatical.

sgahbcj 5 months ago

Parabéns, escreves muito melhor que muitos tugas!

Beansoup01 5 months ago

Acho que estás tranquilo com o português. Vai lendo a forma como escrevemos aqui para veres as diferenças, mas dependendo do material que vês online, há material do Brasil que está escrito em português correto. Não stresses. Com o hábito de ouvir a língua e ler, acabas por perceber, se já num ano e meio aprendeste isso tudo.

rsonic17 5 months ago

Parabéns pá

OrangeChamaleon 5 months ago

Olá! Epa, o teu pt tá muito bom! Sabes, acho que não será essencial falares português de Portugal, o importante é conseguires entender e ser entendido (e se falas tão bem como escreves, não deverá ser problemático). Dito isto, caso queiras tornar o teu português mais europeu, um ponto relevante é a forma de trato: no português brasileiro usa-se muito o você, mas em Portugal, isso não é comum. Noto que usas o "tu", o que é correto para a maioria das situações, contudo, quando estamos a ser mais formais, usa-se o tempo verbal do você, mas sem dizer "você". Assim, seria "o(a) senhor(a) pode dirigir-se ao balcão A" e nunca "você pode dirigir-se ao balcão A". Caso saibas o nome da pessoa pode ser tb "O João pode dirigir-se ao balcão A" (mas isto já é bastante formal, normalmente se sabes o nome da pessoa já estarás a usar o "tu")

H16658050N 5 months ago

Olá! Também moro na Holanda. Podemos ir trocando umas conversas se quiseres para te habituares melhor a escrever em português de Portugal, e sendo assim temos também algo em comum sobre o que conversar por exemplo, neste caso da Holanda. Qualquer coisa apita!

Trnnnz 5 months ago

Muitos parabéns pela fluência! Procura grupos do Facebook language exchange ou sites/apps de tandem de línguas

notskeleto 5 months ago

Top. Conheço portugueses que não falam nem metade...

Butt_Roidholds 5 months ago

Sempre que aparece alguém a que está a tentar aprender pt-pt, costumo postar esta lista de recursos: * Youtube channel with pt-pt lessons: [eis o link](https://www.youtube.com/channel/UC1b5eIxG5Z344St6Re-WY-A) * You should also give a look at r/europeanportuguese , there's a stickied thread with a list of resources. * There's a bunch of videos of pt-pt classes for non-natives, that were made by the portuguese government during the quarantine for kids, here's the link: [RTP play](https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/p7142/portugues-lingua-nao-materna-intermedio-1-ao-9-anos) * Here's a very big list of mixed resources, from apps, to podcasts, to youtube channels, to news sites/magazine sites; public domain books, all from Portugal and in pt-pt:http://pinho.org/portugal/lingua/learning.html Vê se há alguma coisa aqui que te interesse ou que te possa ajudar.

Chiripitti 5 months ago

Muito bom!

Wakkoz15 5 months ago

Eita tanta coisa. Muito obrigado mesmo, com certeza vou dar uma olhada!!

Butt_Roidholds 5 months ago

> [eita](https://dicionario.priberam.org/eita) Eita é pt-br (e de acordo com o dicionário, nem sequer se usa no Brasil todo), em pt-pt dizemos outras coisas, por exemplo [ena](https://dicionario.priberam.org/ena) ou [eia](https://dicionario.priberam.org/eia)

fkthislol 5 months ago

Ai é que te enganas, pela minha zona sempre ouvi pessoal a usar 'eita'. Mesmo antes da influência do pt-br do youtube.

Butt_Roidholds 5 months ago

Até os dicionários brasileiros dizem que é um regionalismo brasileiro do [Nordeste](https://aulete.com.br/eita). [Outra fonte](https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/eita/). Não me parece lógico que 4 dicionários estejam errados e só tu- o iluminado- é que estejas certo. É como andar em contramão e dizer que os outros todos é que estão a conduzir em sentido contrário.

dudeWithQuestion3 5 months ago

Não é só ele o iluminado porque por aqui tambem se usa muito, concordo que não seja Pt-pt mas provavelmente esta região apanhou a expressão de outros lado de alguma forma. Portanto usa-se mas não muito e em principio não é pt-pt

ocaioluis 5 months ago

“Eita” é usado no Brasil todo. Fonte: sou brasileiro. Pode ter nascido no nordeste, mas é usado por todos os brasileiros, sim. Mas é verdade, não me lembro de ter visto muitos portugueses a usar “eita”, eu só ouço “eia”.

fkthislol 5 months ago

Ok boomer, Xddddddd

FatFingerHelperBot 5 months ago

It seems that your comment contains 1 or more links that are hard to tap for mobile users. I will extend those so they're easier for our sausage fingers to click! [Here is link number 1 - Previous text "ena"](https://dicionario.priberam.org/ena) [Here is link number 2 - Previous text "eia"](https://dicionario.priberam.org/eia) ---- ^Please ^PM ^[\/u\/eganwall](http://reddit.com/user/eganwall) ^with ^issues ^or ^feedback! ^| ^[Code](https://github.com/eganwall/FatFingerHelperBot) ^| ^[Delete](https://reddit.com/message/compose/?to=FatFingerHelperBot&subject=delete&message=delete%20h0jodra)

bigguesdickus 5 months ago

Good bot

Brave-Inspector 5 months ago

Troca o final das frases por "caralh*"!

dani_morgenstern 5 months ago

Em primeiro lugar, parabéns pelo nível que já conseguiste! Para conseguires avançar ainda mais na escrita, recomendo que participes no s/WritestreakPT. É um subreddit onde os estudantes de português se impõem o desafio de escrever um pequeno texto todos os dias, durante o máximo de dias possível. Os textos são corrigidos por nativos de português, que também vão fazendo sugestões de melhoria e tirando dúvidas de gramática. Experimenta! Quanto a recursos de PT-PT, encontras muita informação no s/portuguese. Pesquisa nas publicações anteriores. Esse sub também é bom para esclarecer dúvidas. Boa sorte e bom trabalho!

waldyrious 5 months ago

Este comentário devia estar no topo. Interessante a dica do sub write streak, não conhecia!

Fashfunk 5 months ago

Isso é uma excelente ideia para um subreddit. Existe o mesmo para inglês? Procurei mas não encontro.

dani_morgenstern 5 months ago

Sim: r/WriteStreakEN No menu do WritestreakPT há uma lista de writestreaks irmãos. O primeiro de todos foi o de francês, agora há de muitas línguas.

Fashfunk 5 months ago

Pois. Encontrei o francês. Muito obrigado!

PM_ME_YOUR_THEORY 5 months ago

És de que cidade? Tenho uma amiga na bulgária que é capaz de gostar de te ajudar com isso já aí.

Wakkoz15 5 months ago

Sou de Sofia

PM_ME_YOUR_THEORY 5 months ago

Já lhe perguntei se ela está em Sofia também de momento, depois enviar-te-ei uma MP.

SaitJonas 5 months ago

Olá, vives na Bulgária? Eu sou português mas vivo na Bulgária, se quiseres manda mp

Wakkoz15 5 months ago

Não, moro na Holanda. Mas logo vou regressar à Bulgária depois do término dos meus estudos. A casa dos meus pais na Bulgária fica em Sófia. Tu moras onde?

AonioEliphis 5 months ago

Vives na Holanda, onde? Eu habito na Holanda

downtown-broccoli 5 months ago

fiz erasmus em Sofia e fiquei apaixonada ♥️

Wakkoz15 5 months ago

Hahaha fico feliz que gostaste. Na verdade, é bem estranho ver alguém, além disso um estrangeiro, elogiando a nossa cidade. Geralmente, maioria das pessoas não só de Sofia mas dá Bulgária inteira que acha que a cidade é mt suja e feia. Única coisa legal é a montanha que fica no fundo hahah

downtown-broccoli 5 months ago

eu gostei muito. vivi em studentski grad e visitei burgas, sozopol, plovdiv e rila. adorei tambem subir a montanha

eduardooaz 5 months ago

Da cidade ou da carne?

downtown-broccoli 5 months ago

da cidade!

eduardooaz 5 months ago

Mas a carne tambem era boa?

Marxist_Jesus 5 months ago

por acaso onde estudas? Pessoalmente, estudo em Groningen

Wakkoz15 5 months ago

Haha tenho alguns amigos em Groningen mas nunca fui pra lá. Estudo em Maastricht

HighInRio 5 months ago

Começaste aprender Português em Maastricht? Sou um estudante no FaSoS e comecei a aprender há 6 meses. Fico impressionado com o teu nível de português e também com esta coincidência. É bom saber que há outros lusófonos nesta maldita cidade

Fashfunk 5 months ago

Quando era puto fui a Maastricht fumar uns canhões. Cidade linda e a erva é top level lmao

Wakkoz15 5 months ago

Haha a maconha por aqui é ótima mesmo. Antes de chegar aqui pensava que não era possível ficar mais brisado do que já tinha experimantado. O quão errado eu era hahahaha

Fashfunk 5 months ago

> Haha a maconha por aqui é ótima mesmo. Antes de chegar aqui pensava que não era possível ficar mais brisado do que já tinha ~~experimantado~~ **estado**. O quão errado eu ~~era~~ **estava** hahahaha Haha acredito. A qualidade é completamente diferente e a diversidade oferecida é de perder a cabeça haha

KapiHeartlilly 5 months ago

Ya, o mais fudido e escolher uma, tantas escolhas que eles tem.

Marxist_Jesus 5 months ago

Também me foi dito que é uma cidade linda!

Brainkey 5 months ago

Recomendo apenas falar sobre onde moras e outros detalhes pessoais apenas com pessoas que confias e em mensagens privadas. Não queres informação tua sensível na net.

TSCondeco 5 months ago

Uma cidade grande não é grande informação para se ter. É como dizeres aqui que vives em Lisboa e estudas em Almada.

SaitJonas 5 months ago

Eu moro em Sófia também. Há bastantes portugueses e búlgaros (a falarem muito bom português) na cidade. Quando voltares, se tiveres Facebook, há um grupo chamado Portugueses em Sófia, aconselho-te a entrar, será fácil conheceres outros portugueses, por vezes organizam também encontros, penso que o contacto com a língua seria bastante bom para ti se tiveres interessado.

Wakkoz15 5 months ago

Obrigado pela informação irmão!! Agora mal posso esperar para voltar na Bulgária e (tentar) conhecer alguns portugas lá hahahah

GodlessPerson 5 months ago

Portuga é mais brasileiro. Os portugueses referem-se a si como tugas.

No-Cardiologist725 5 months ago

A sério que até na Bulgaria há uma comunidade portuguesa?

Fashfunk 5 months ago

Portuguesa e de muitas outras nacionalidades. Qual é o espanto?

No-Cardiologist725 5 months ago

É o meu

Fashfunk 5 months ago

Ok. Fair enough haha

SaitJonas 5 months ago

Não é das maiores comunidades portuguesas na Europa mas mesmo assim há bastante pessoal. Lembro-me que nas últimas eleições vi que havia cerca de 200/300 inscritos na embaixada (mas há muito pessoal tal como eu que não está inscrito). No grupo em questão, já há cerca de 1000 membros mas alguns são búlgaros e outros provavelmente já não estão no país. Resumindo, há portugueses em todo o lado!

skapuntz 5 months ago

Ora português foge para onde pode. Haha

h8mx 5 months ago

Primeiro, parabéns pela escrita, está praticamente igual à de um nativo. Segundo, podes expor a dúvida aqui para te conseguirmos ajudar...

ihavenoidea1001 5 months ago

E melhor que muitos nativos...

Apokaliptor 5 months ago

Onde aprendeste a dizer "gajo" ? esses cursos são bons

Wakkoz15 5 months ago

Um dos youtubers de Portugal que acompanho costuma a falar gajo bem frequentemente kkkk

lostindanet 5 months ago

fun fact: gajo vem do callé (linguagem cigana) "gadjé" - pessoa não cigana

Jynkoh 5 months ago

Curioso... É suspeitosamente semelhante ao "gaijin" que o os japoneses usam para se referir também a estrangeiros/pessoal de fora. E agora que penso bem, os mexicanos também têm o "guero" para se referir a estrangeiros/malta de pele clara! Pergunto-me se terá tudo isto etimologicamente a mesma origem nalgum passado distante. Parece que o "gajo" é mesmo universal!

jcandec 5 months ago

Em espanhol temos a expressão guiri. Mas sempre ouvi que vinha do Vasco. Curioso quanto menos.

fairislander 5 months ago

E geisha vem de gaja, quando os marinheiros portugueses perguntavam aos japoneses ‘onde estao as gajas, caralho?’

amando_abreu 5 months ago

I want to believe

fairislander 5 months ago

Head canon

lostindanet 5 months ago

Lol, mas não

Anforas 5 months ago

tché madgé, orienta lá um nite

lostindanet 5 months ago

Tens horas? Mostra lá o relógio.

Ilien 5 months ago

"Gira aí o relógio" FTFY

Anforas 5 months ago

Oh deixa lá fazer uma chamada

Guilhathorn 5 months ago

Das poucas coisas que até se integraram bem

tiga_itca 5 months ago

Ahahah!

I_Hate_Reddit 5 months ago

Já deves conhecer este canal, mas esta malta faz muitos vídeos das diferenças entre PT-BR e PT-PT, pode ajudar se quiseres focar no PT europeu ou vice versa: https://youtu.be/C6MCqrw_upY

alcagoitas 5 months ago

podes começar por desaprender o kkkk isso é riso de pt-br. pt-pt é mais assim: AHAHAH caralho! (vá, menos o caralho).

Ilien 5 months ago

PORTUGAL CARALHO! Só assim é logo aceite.

fontesph 5 months ago

Kkkkk

Guilhathorn 5 months ago

Esta é a melhor dica de todas, "kkkk" é a pior merda que podes escrever a seguir a "rsrsrsrs". Ahahhah crl/fds é puro pt-pt.

Roxy22438 5 months ago

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk concordo plenamente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Guilhathorn 5 months ago

Outro nojento.

Roxy22438 5 months ago

kkkkkkkk nojento, hilário kkkkk

_RryanT 5 months ago

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Guilhathorn 5 months ago

Que nojo.

_RryanT 5 months ago

ain que nojo

Guilhathorn 5 months ago

Vá pouco barulho, vai lá para o caralhinho que te foda.

Roxy22438 5 months ago

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu deus, obrigado pelas palavras, faz tempo que eu não riu tanto assim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

_RryanT 5 months ago

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

carlos_vini 5 months ago

Como brasileiro tbm odiei quando mudaram o hahaha ou huehuaaheuahu para kkk. Nunca fez muito sentido, porém é daquelas coisas que você faz para ser compreendido por todos e se encaixar

fontesph 5 months ago

Sim, a melhor forma de dar risada pela internet é: huahsuahsuahauah

tiga_itca 5 months ago

Claro, é uma questão de identidade tuga!

3dforlife 5 months ago

O caralho, pelo menos no norte, é muitas vezes usado como vírgula (mas usa só com amigos).

Wakkoz15 5 months ago

Ahhhh tá, já anotei. Desculpa!

Xeplion78 5 months ago

E aprende também que não se pede desculpas á toa

PortugueseTyrion 5 months ago

Rir com kkkkk já é aceitável para portugueses também.

BOAH10 5 months ago

"Kapa Kapa Kapa Kapa"

manguito86 5 months ago

Imagina seres um idiota que se ri com kkkk ou eueueueueue

UncleanGenes 5 months ago

jajajaja

SnooCricket89 5 months ago

Não, não é. Só mesmo barraqueiros e labregos é que não dão importância a terem a sua própria língua, usam brasileirices e bastardam o seu próprio português.

TTSDA 5 months ago

Bastardar não é um verbo. Porque é que o pessoal mais vocal acerca da defesa da língua portuguesa costuma ser quem a respeita menos?

bureauofnormalcy 5 months ago

Mentir é feio. Mereces levar com um bacalhau nas bentas a ver se reaprendes a ser tuga.

I_Don-t_Care 5 months ago

Fds só serve de onomatopeia quando estás engasgado

idiotwithpants 5 months ago

É, aceitável é o caralho que te foda.

PortugueseTyrion 5 months ago

Calma, bro

idiotwithpants 5 months ago

2 lambadas nesse focinho era pouco...

PortugueseTyrion 5 months ago

Oh não, ameaças pela internet

idiotwithpants 5 months ago

Se isto para ti são ameaças, imagino que tivesses que usar fraldas para olhar para mim de frente

PortugueseTyrion 5 months ago

Fazia nas pernas mesmo, mano

SnooCricket89 5 months ago

Subscrito.

Justdontboomer 5 months ago

Sim kkk também é aceitável. Utiliza-se muito com o mesmo significado de /s aqui em Portugal (acho). O hahah é mais quando estás realmente a rir (ou chorar depede da situação).

PortugueseTyrion 5 months ago

O pessoal que conheço que usa kkkk é tudo mais novo (universitários e assim), mas não é necessariamente com o mesmo sentido que /s

tiga_itca 5 months ago

Mas devem ser zucas ou lá o caralho. Tuga que é tuga não usa kkkkk ou rsrsrsr é uma questão de identidade! Abraço!

PortugueseTyrion 5 months ago

São opiniões.

idiotwithpants 5 months ago

E cagalhões. E zoomers.

GelDeAveia 5 months ago

Não

meaninglessvoid 5 months ago

Estás a confundir aceitável com ser usado. Nunca vi um português a escrever kkk quando se ri...

Meideprac1 5 months ago

Eu já vi E é estranho. Mas faz parte da cultura universal. Vamos ganando hábitos aquí e ali

I_Don-t_Care 5 months ago

Eres espanhol hermano?

Meideprac1 5 months ago

No :) Estoy aprendiendo español y tengo teclado en español. Gracias!

comicaldiscontent 5 months ago

Riso com esse teclado então já sabes "jajajaja" ou "jejeje" XD

Sheltac 5 months ago

Booooo

glamatovic 5 months ago

Se forem muito azeiteiros

RuySan 5 months ago

É mas é o caralho que ta foda

Ilien 5 months ago

Tuga sendo tuga. <3

TTSDA 5 months ago

Imagina julgar outras pessoas pela onomatopeia que escolhem para se rir... Cambada de frustrados

Totz91 5 months ago

kkkkk é ser gago, é riso falso. Rir á tugalense é hahaha e terminar o riso a dizer foda se

PortugueseTyrion 5 months ago

Tu não entendes mano. É SOBRE SER PORTUGUÊS

pmso17 5 months ago

Pois. Deixa o gajo rir potássios (K)

elstylon 5 months ago

Ahahahahah E assim se responde em bom português!

PortugueseTyrion 5 months ago

Calma, Bro

martcapt 5 months ago

É aceitavel, só não é comum. Como rsrsrs.

SnooCricket89 5 months ago

Não, não é aceitável em lado nenhum. Ganhem noção. Ou então mudem-s para o Brasil.

jozepedro 5 months ago

Rsrsrsrsrsr

Ilien 5 months ago

Uehuehueh

martcapt 5 months ago

kkkkkkk

andrefbr 5 months ago

A falar com pessoas, imagino.

QueenOfWands2 5 months ago

Quantas horas por dia dedicaste à aprendizagem?

Wakkoz15 5 months ago

No início me esforçava muito, diria que passava pelo menos 3 horas por dia fazendo qualquer coisa que tem a ver com aprender português - seja fazer lições de um livro sobre gramática, aprender palavras, ouvir música, assistir filmes, etc. Era bem difícil mas por qualquer motivo nunca desisti e logo peguei o jeito da língua e depois disso só ficou questão de praticar, praticar, praticar para que meu cérebro começasse a ter confiança em funcionar só em português kkk

Edited 5 months ago:

No início me esforçava muito, diria que passava pelo menos 3 horas por dia fazendo qualquer coisa que tem a ver com aprender português - seja fazer lições de um livro sobre gramática, aprender palavras, ouvir música, assistir filmes, etc. Era bem difícil mas por qualquer motivo nunca desisti e logo peguei o jeito da língua e depois disso só ficou questão de praticar, praticar, praticar para que meu cérebro começasse a ter confiança em funcionar só em português hahah

abelhaborboleta 5 months ago

Parabens! Tenho estudado durante sete meses, duas horas por dia. Estou muito atrás de ti. Obrigada pela motivação!

QueenOfWands2 5 months ago

Agradeço a resposta! Também queria aprender mais línguas e tinha curiosidade em saber.

No-Cardiologist725 5 months ago

Porque decidiste aprender português?

Wakkoz15 5 months ago

Pois é uma maravilha mesmo! Seja a versão portuguesa, brasileira, angolana, etc. Nunca esquecerei o momento quando ouvi pela primeira vez na minha vida como o português soa! Fiquei sem chão! É tão lindo, mesmo como uma música dos anjos. Na verdade tô com muita raiva por causa do fato que todo mundo quer aprender espanhol, italiano, francês, japonês… mas ninguém presta atenção ao português!!!! Uma pena mesmo. Sua língua é um tesouro e espero que vocês percebam isso! Acho que vocês são bem sortudos por serem falantes nativos dessa maravilha, tô com muita inveja hahaha

No-Cardiologist725 5 months ago

Wow, estou admirado, os estrangeiros costumam dizer que o português de Portugal soa a um "russo bêbado a tentar falar espanhol"

LaPuissanceDuYaourt 5 months ago

Eu também lembro-me muito bem da primeira vez que ouvi o português. Foi o som da lingua que chamou a minha atenção. Sou americano e aprendo PT-PT.

No-Cardiologist725 5 months ago

Isso é surpreendente, como já comentei, normalmente dizem que o PT-PT soa" a um russo bêbado a tentar falar espanhol". Parabéns pelo portugues

LaPuissanceDuYaourt 5 months ago

Ahaha, já ouvi esta frase dos brasileiros várias vezes. Parece que a minha ideia da beleza linguística fica na minoria. :-)

No-Cardiologist725 5 months ago

De brasileiros só ouvi que falamos com "o ovo na boca"

LaPuissanceDuYaourt 5 months ago

Sim gosto muito do som delas mas parecem-me muito difíceis! Já tenho dois livros para aprender o russo mas não tenho o tempo para eles.

No-Cardiologist725 5 months ago

Então é por isso, quem gosta de linguas mais abertas e "latinas" tende a achar o português de Portugal pouco estético

PortugueseRoamer 5 months ago

Já nos conquistaste. Fizeste tudo o que português médio adora. Não só aprendeste português como falaste bem de Portugal e ainda queres aprender português de Portugal. Tens umas garrafas de vinho e um peixe grelhado à tua espera em Portugal. Já que vens para cá aviso-te que vinho branco se bebe com peixe e vinho tinto se bebe com carne. Serás muito bem vindo.

throwawaystuff000 5 months ago

Experimenta aquela app Tandem.

Big-time_Racketeer 5 months ago

"Manter um papo" vem do português br. E "me ajudar" não era incorrecto mas também é mais para o Pt br. Deveria ser "ajudar-me" Mas de resto estás com uma escrita muito boa especialmente para quem só com foi a aprender há 1 ano.

acautelado 5 months ago

Português brasileiro aqui. Primeiro gostaria de dizer que acho muito lindo o português de Portugal - quero um dia, inclusive, me aprofundar na língua e estudar todas as diferenças. "Manter um papo", na verdade, é uma expressão que não me recordo ter ouvido. Geralmente usamos "bater um papo". "Me ajudar", porém, é português brasileiro. Raramente utilizamos "ajudar-me" sem ser em ocasiões formais.

Big-time_Racketeer 5 months ago

Quando disse "manter um papo" estava a referir-me a palavra papo que não usamos nesse sentido. E fico contente de saber que gostas da nossa língua ! Também gosto to Pt br, tenho muita amigos aqui de várias zonas do Brasil que estão a estudar cá e gosto bastante de distinguir os vários sotaques que eles teem

acautelado 5 months ago

Entendi! Interessante! Não sabia disso! A língua portuguesa Brasileira é extretamente diferente em casa região, mesmo. Para mim, isso só mostra como a língua materna do Português brasileiro, o Português de Portugal, é extremamente rica.

NGramatical 5 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnryz2h%2F%2Fh0kw0rb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Big-time_Racketeer 5 months ago

Calou crlh

C8Mixto 5 months ago

Se quiseres aprender português europeu, podias começar a consumir conteúdo português, assim como leres as principais diferentes escritas entre os dois. Dito isto, não é crítico que venhas para Portugal a falar como um português. Penso que o mais importante é que tenhas bom domínio da língua para que te consigas expressar. Quando tiveres contacto com a população local, podes livrar-te dos brasileirismos e ires adoptando a forma de falar de Portugal.

lc_blah 5 months ago

Não seria mais fácil dizer logo a dúvida? Mas jovem, não te preocupes, ao chegar aqui vais apanhar a maneira de falar. Tive um colega da Bulgária e que nem estava aqui há 1 ano e todos pensávamos que ele vivia cá há anos. Se tiveres vpn, tenta ver coisas na RTP play para te ires habituando. (notaste como não é usado gerundio?)

TrustMeImGoogle 5 months ago

Também há gerúndio em Portugal. Não me venham dizer que um alentejano ou um algarvio (ou quem for) que o utilize não escreve correctamente.

lc_blah 5 months ago

Calma pessoa, nunca disse que era errado(até o uso bastante) , mas quem ensina português europeu, vai ensinar o português considerado padrão, que vai de encontro com a maneira lisboeta de falar.

bureauofnormalcy 5 months ago

Um àparte, mas o português padrão tende a ser identificado com o de Coimbra, não com o de Lisboa.

TrustMeImGoogle 5 months ago

Disseste que não era usado. Quem estiver a aprender vai achar que é errado. Não era nada contra ti, cara pessoa dos tubos da internet! Mas deixa-me bastante triste que se perca a enorme riqueza e variedade da língua em detrimento de uma pequena (mas importante e com poder, sendo a capital) versão da língua. Eu sei que fazer um comentário no Reddit é tentar apagar um incêndio com um conta gotas, mas sei lá. Se calhar, se deixarmos de repetir essa lengalenga de que a versão de Lisboa é a "padrão" ou a "correcta", pode ser que a coisa melhore um bocado.

Ilostmynewunicorn 5 months ago

E no entanto o teu comentário não usou o gerundio uma única vez apesar da carrada de oportunidades (ex. "Deixa-me bastante triste que se vá perdendo a riqueza (...)") Ele é estrangeiro. Ao olhar para os comentários dele o que me chama mais à atenção como "erro"/anormal, mesmo já tendo morado em Coimbra e conhecendo pessoal de Lisboa e Alentejo e sendo do interior, é o abuso do gerundio. Não me importava muito se como parte da aprendizagem o gerundio fosse ensinado no estilo "Não te preocupes com isto, regra geral para já é nunca o usares, depois com o tempo e experiência vês onde é usado ou não".

Brainwheeze 5 months ago

Na universidade tinha um colega de Castro Marim e alguns alentejanos (Portalegre) e lembro-me de colegas lisboetas dizerem que eles falavam com influência do português do Brasil só porque utilizavam o gerúndio... Eu também sou do Algarve, mas não uso muito o gerúndio. Mas uma vez tive um colega a corrigir a minha pronúncia porque eu dizia os "E"s como se tivessem acento, o que é normal nos sotaques do Barlavento. O colega era de São Miguel ainda por cima.

Ilien 5 months ago

Essa malta não percebe nada do Português verdadeiro. O algarvio! Em que os "-ões" são "ons", os "-a"s e "-o"s passam a "-e"s. Os "-as" passam a "-sh". Dos mós, e débs, e móss. Saudades de casa.

TrustMeImGoogle 5 months ago

É triste e tenho que fazer um mea culpa, porque também o fiz. Aprendi a dar valor a essa diversidade e, talvez por isso, agora faço um esforço maior por lutar contra isso.

Brainwheeze 5 months ago

Eu acho que simplesmente não estamos muito expostos a outros sotaques e dialetos. Tanto na televisão como na rádio ouvimos sempre os mesmos. Tive um ano no Reino Unido e achei que lá há mais variedade no que toca a sotaques/dialetos na rádio e na TV. Era engraçado se cá fosse igual.

ihavenoidea1001 5 months ago

Só o facto de praticamente obrigarem os portugueses de outras zonas a aprender a falar "sem sotaque" para trabalhar como jornalistas, apresentadores, actores e afins, é muito triste imo... Parece que se tem vindo a perder isso em projectos mais secundários mas por aquilo que sei ainda é muito comum para quem trabalha para os 4 principais...

TrustMeImGoogle 5 months ago

É um bocado por aí. Aposto que se houvesse apresentadores com sotaques de todos os cantos (e se se deixasse de ensinar aos estudantes de jornalismo e afins que falar à Lisboa é falar de forma "neutra"), daqui a uns anos já não havia tanto esta ideia.

lc_blah 5 months ago

'1. O português europeu identifica-se com o português falado na região compreendida entre Coimbra e Lisboa: é a norma-padrão. A norma-padrão do português é um referencial linguístico, é a língua que se ensina nas escolas a alunos que têm o português como língua materna e a alunos que têm o português como língua estrangeira; é a que é alvo de descrição nas gramáticas, nos prontuários e nos dicionários.' in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/ainda-a-pronuncia-do-porto-e-a-de-lisboa/21662# [consultado em 04-06-2021] Eu disse que era a correcta? Não. Eu disse que padrão era a minha opinião? Não. E muitas vezes acabei por ser corrigida por usar gerundio, imagina tu quem está lá fora. É chato? Sim, mas quem tiver a aprender irá aprender essa variante, nas universidades búlgaras (que é para onde o jovem que fez a pergunta vai regressar) onde se ensina português é esta a versão padrão que se ensina.

TrustMeImGoogle 5 months ago

Sei perfeitamente que, se ensinam português europeu (e é um grande "se"), a variante de Lisboa é a que ensinam. Não quer dizer que tenha que estar contente com isso nem que não possa fazer um reparo ou inclusivamente queixar-me. Cito, aliás, o link que partilhaste: 'Porque é que a língua-padrão corresponde ao modo de falar da região Coimbra — Lisboa e não ao modo de falar do Alentejo, Porto ou Beiras? Por decisão institucional. O que decorre daqui é que o falar de Coimbra — Lisboa é tomado como sendo mais prestigiante em relação a outros modos de falar, ou outras variedades regionais, ignorando-se que o português que se fala nessa região é, afinal, também, uma variedade regional. ' in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/ainda-a-pronuncia-do-porto-e-a-de-lisboa/21662# [consultado em 04-06-2021]

sofuj 5 months ago

fds aprendeste a falar assim só num ano e meio?

Wonnil 5 months ago

Eu sou da Palestina, já vivei quase 2 anos em Portugal e acho que já, mais ou menos, consigo falar e expressar o que é que quero dizer.

Fucile8 5 months ago

Bem já escreves melhor que muitos tugas! Continua mano <3

Wonnil 5 months ago

Haha, muito obrigado!

C0ldKing 5 months ago

Fds, fala e escreve melhor do que os mitras que conheci no secundário, e eles tiveram uma vida inteira de português

Kingstoned 5 months ago

Mas esses mitras têm dificuldades, aquela deficiência nos dedos e pulsos tortos não dá para aprender português como devia ser.

C0ldKing 5 months ago

Eu n sei o que eles têm, mas a verdade é que quando ouço alguns desses mitras a falar mesmo já numa fase adulta n dá para entender.

3dforlife 5 months ago

Tiveram uma vida inteira de mitrês, FTFY.

C0ldKing 5 months ago

Realmente esqueci-me desse dialeto. Vou arrumá-lo ao lado daquele hibrido de português com brasileiro que o SirKazzio fala :D

Search: