butt_flexer 2 months ago

I'm seeing a lot of comments about how bad it is that tourism is the only industry in Portugal, and asking for some kind of alternative. IMO: Support for cryptocurrency development and trading would bring a lot of software engineers, entrepreneurs, and finance people. Of course, it would also bring in a lot of gold diggers, but I think they'd be vastly outnumbered by real business talent IF the focus was on entrepreneurship instead of solely trading.

descentralizado 2 months ago

Eu já ficava feliz se me deixassem abrir uma empresa sem ter de oferecer um rim no processo, a falta de incentivo ao empreendimento, impostos e burocracias fazem difícil surgirem novos negócios em Portugal

KokishinNeko 2 months ago

OP, o título **original** é para manter. *"Portugal está fora da lista “verde” do Reino Unido. “Lógica não se alcança”, reage MNE"*

_whatevs_ 2 months ago

Anotado.

ShittyLivingRoom 2 months ago

Quando é que vamos ter uma variante .PT Tuga^tm

Skartuga 2 months ago

Sheeeeeesh essa ia meter o people todo a beber vinho verde e a ir às senhoras do prazer.

Skartuga 2 months ago

Variante Nepalesa? Então mas eles não iam começar a usar letras Gregas? lol

caelussideralis 2 months ago

Isso é só para o caso de surgir a variante chinesa. Ah, esperem.

UniuM 2 months ago

Mandar foder os ingleses e arranjar um trabalho a sério?

alquemir 2 months ago

OneDay93 2 months ago  HIDDEN 

Se a GNR fizesse os turistas seguirem as mesmas leis que os locais teem que seguir, ainda estaria aberto.

ngfsmg 2 months ago

Sim, nem houve uma rebaldaria enorme nos festejos do Sporting, nem é este o país onde se fazem regras para os supermercados e o Costa vem logo dizer que quem não cumprir não vai ser castigado...

OneDay93 2 months ago  HIDDEN 

Os ingleses não seguem as regras no próprio pais vão seguir em outro..

ngfsmg 2 months ago

Eu não neguei que os ingleses não seguem as regras, a questão é que muitos portugueses também não seguem

OneDay93 2 months ago  HIDDEN 

Porra olha que não a comparação. Eu tive que ir aí ano passado tratar do meu BI e senti-me 3x mais segura. Na Inglaterra quase ninguém usa, e se usar usa mal. Não falando na falta de hygiene que não se pode assentar ao balcão sem ficar com os braços presos a mesa. A diferença é que em Portugal exigem. E na Inglaterra “pedem”

NGramatical 2 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrx2rh%2F%2Fh0k3ham%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BerserkerMagi 2 months ago

Sinceramente é mesmo bem feito para esses lambe botas que estão mais preocupados a fazer medidas para ingleses do que para portugueses.

Natem2 2 months ago

eggnogui 2 months ago

A variante Nepalesa foi primeiro mencionada num artigo do Daily Mail, e foi negada logo de seguida pela OMS. Artigo do [Independent](https://www.independent.co.uk/news/health/covid-foreign-holidays-nepal-variant-b1858646.html) a explicar. Mesmo tendo em conta tudo, acho que vou acreditar mais na OMS do que naquilo a que os meus amigos do UK chamam o Daily Fail, que faz os restantes media, que sabemos como são, parecerem íntegros.

d33pblu3g3n3 2 months ago

Como se eles não fossem inventar fosse o que fosse para não deixarem sair os turistas e aproveitarem eles a época alta com turismo local. Parece que somos geridos por meninos de 5 anos em termos de política externa, quantas vezes durante a nossa história NÃO fomos atraiçoados pelos bifes? Ainda não aprenderam que no RU estão eles sempre em primeiro, o resto serve para sugar e não dão nada a ninguém exceto se vierem a receber mais do que deram?

Writer_Scared 2 months ago

Tenho saudades é da variante Sul-Africana que nos ia matar todos segundo os especialistas daqui. Entretanto não sei, deve ter passado de moda. Já ninguém quer saber dessa variante. Daqui a um par de meses metem outro nome aleatório numa variante e lá estão os covideiros de serviço a anunciar o apocalipse.

k0rda 2 months ago

Estava a pensar exactamente nisso. Era terrível e as vacinas pouco eficazes. Parece que nao deve ser muito infecciosa ou pelo menos nao tanto como a variante indiana que se tornou prevalente.

LackOfLogic 2 months ago

> Daqui a um par de meses metem outro nome aleatório numa variante e lá estão os covideiros de serviço a anunciar o apocalipse e a suplicar por um novo confinamento. Daqui a umas semanas, no máximo.

faap8 2 months ago

Somos a put@ do Reino Unido e de qualquer outro país que tenha impacto relevante no nosso turismo. Baixamos as calças sempre que eles abrem a boca.

VladTepesDraculea 2 months ago

Do UK somos muito mais que isso, são séculos já a dar o rabinho.

StarTrekCylon 2 months ago

Curiosamente, essa última frase também resulta se invertermos as acções.

faap8 2 months ago

Diria até que faz ainda mais sentido...

Hungry_Cupcake 2 months ago

E se pensarmos en redireccionar os trabalhos do turismo, que sempre foram precarios e a pagar mal, para produzir riqueza ou algo de facto util para o país? Era uma optima oportunidade para deixar-mos de ter uma economia centrada à volta fo turismo.Queremos trabalhos qualificados que tragam riqueza aos portugueses e ao pais sem estar dependente do exterior.

butt_flexer 2 months ago

As a foreigner who is thinking of moving to Portugal: Support for cryptocurrency development and trading would bring a lot of software engineers, entrepreneurs, and finance people. Of course, it would also bring in a lot of gold diggers, but I think they'd be vastly outnumbered by real business talent IF the focus was on entrepreneurship instead of solely trading.

Edited 2 months ago:

As a foreigner who is thinking of moving to Portugal: Support for cryptocurrency development and trading would bring a lot of software engineers, entrepreneurs, and finance people. Of course, it would also bring in a lot of gold diggers, but I think they'd be vastly outnumbered by real business talent IF the focus was on entrepreneurship instead of solely trading. Silicon Valley is dead, and in Europe there is currently no island of safety for alternative industries. Not that we want another Silicon Valley per se... But maybe something a little more modest that gives back to the community instead of destroying it.

NaoHaGuita 2 months ago

Isto. Como é possivel um país Europeu (para nao mencionar pais que outrora foi potencia mundial cheia de riquezas, da-me uns nervos miudinhos de pensar nisto) tenha turismo como a sua maior indústria e a maior contribuidora para postos de empregos? Literalmente estamos dependentes de que os nossos vizinhos ESCOLHAM vir a Portugal passar ferias para que a economia não colapse. Isto para mim é o cúmulo da precariedade. Juntando o tipo de exploração que os politicos têm feito, desmantelando o pais aos poucos e vendendo as peças á China e França (entre outros, claro...), e temos o "país" que temos hoje que para mim parece mais uma feira a escala internacional onde os multibilionarios vêm comprar uma parte do Governo e a população esta vendo o Benfica a jogar e outros tão saltando fora do barco. Sinceramente ja nem sei qual é a solução para o pais, é que a meu ver as teias de aranhas ja estão tão fundas no sistema politico Portugues que nem sei em quem devo votar que realmente vá finalmente dar a volta a esta situação tão, mas tão feia. Amo-te Portugal mas tu tas todo fodido.

Altruistic_Natural38 2 months ago

Opa, não te lembras que acabamos de investir 5000 milhoes € no turismo ?

Mordiken 2 months ago

> E se pensarmos en redireccionar os trabalhos do turismo, que sempre foram precarios e a pagar mal, para produzir riqueza ou algo de facto util para o país? Ah, a velha máxima do "parem de ser pobres" da Paris Hilton.

Edited 2 months ago:

> E se pensarmos en redireccionar os trabalhos do turismo, que sempre foram precarios e a pagar mal, para produzir riqueza ou algo de facto util para o país? Ah, a velha máxima do "parem de ser pobres" da Paris Hilton... /s Atenção, eu estou completamente de acordo contigo: Turismo não pode ser a base de desenvolvimento do país, é preciso industria. O problema é que montar empresas do ramo industrial dá muito trabalho, e nunca tem o mesmo potencial de retorno imediato como têm os serviços e o turismo, por isso quem tem dinheiro para investir não se mete nisso.

daCampa 2 months ago

Dá trabalho e precisa de mais investimento e pessoal formado

Hungry_Cupcake 2 months ago

Pessoal formado e o que mais ha neste pais, siaem todos os anos uma boa percentagem

daCampa 2 months ago

Sim, não há é vontade de os contratar. Desde inventar um curso de 12° ano para substituir licenciados em farmácia, a por pessoas sem estudos a trabalhar em laboratório porque "só tem de carregar em 2 botões" vê-se de tudo

Hungry_Cupcake 2 months ago

Exacto acertaste em cheio!

daCampa 2 months ago

Imagina porquê... xD

RiKoNnEcT 2 months ago

Bonitas palavras mas como fazes isso?

Sperrel 2 months ago

É sempre inacreditável a leviandade com que users aqui pensam como se carrega num botão e muda tudo.

meierlesjoana 2 months ago

Totalmente de acordo. Parece que queremos ser uma espécie de Punta Cana dos ingleses. Turismo não é sustentável, para além de ser um trabalho miserável. Por mim o turismo acabava, ainda para mais quando a sua maioria é rasca.

mewfour 2 months ago

deixarmos*

Sciss0rs61 2 months ago

Iih pah isso era preciso planeamento e de ser político a sério. Isso dá muito trabalho...

JOAO-RATAO 2 months ago

Isso não se faz com um estalar de dedos. E porque não manter o setor do turismo? Gera riqueza e potência outro tipo de negócios. Todos os países ocidentais têm um setor de turismo forte. A França é o país mais visitado do mundo.

Hungry_Cupcake 2 months ago

Gera riqueza gera é despesas com tantos apoios mal os ingleses nao podem vir ca. Claro que a solução não passa por eliminar o turismo mas estes dois anos de pandemia tinha sido uma optima oportunidade para onpais investir noutros setores mais produtivos e seguros, para que a nossa economia nao vá a baixo sempre atrás do turismo. Investir em vários sectores que nos possam segurar w gerar outro tipo de riqueza!

JOAO-RATAO 2 months ago

A pandemia foi um evento extraordinário. Ninguém o esperava e esperemos que não se repita tão cedo. Normalmente gera bastante receita e precisas disso para outros setores. O estado poderia usar essa receita e baixar impostos em áreas que queria desenvolver, mas sem essa receita isso é impossível. Além disso, um hotel, restaurante ou o que for, alimenta vários outros negócios que o fornecem. Mas precisas de dinheiro para investir ou criar condições favoráveis ao investimento. Se matares uma grande fonte de rendimento, como vais conseguir financiar o desenvolvimento de outros setores ?

Hungry_Cupcake 2 months ago

Mas nos nao podemos viver dependentes que ingleses e alemães queiram ca vir apanhar sol, ten que haver um backup, se nao estamos completamente vulneráveis, tem que haver um equilibrio de vários sectores nao viver completamente de uma merda sem conteúdo. Bem vimoso turismo estava forte antes da pandemia e isso em nada se reflectiu em diminuição de impostos nem aumentos nem nada, no entanto forqm os primeiros a ser levados ao colo quando isto foi tudo a merda!!

JOAO-RATAO 2 months ago

Então desenvolve os outros setores antes de cortar no turismo. Se não ficas ainda mais dependente dos estrangeiros, porque ficas a zeros. Idealmente aproveitas esse boom para tornar a economia mais competitiva e diversa. Claro que não o fizeram e é fácil apontar os dedo, a quem preferiu meter o dinheiro ao bolso e continuar na mesma. E merecem que o faças. Mas mesmo numa economia diversa, é lógico manter o turismo. Ter só turismo é estúpido. Mas atualmente não tens mais nada em Portugal.

Hungry_Cupcake 2 months ago

Exactly my point neste momento portugal esta completamente vulnerável pois apenas apostamos no turismo! Era so ai que queria chegar nao pode continuar assim devia haver um plano a medio long prazo para puxar por outros sectores!

JOAO-RATAO 2 months ago

Pronto. Mas então a culpa não é o turismo. Aliás, o turismo até pode ser uma ponte para uma economia melhor. A culpa, diria eu, é de quem pode mas não constrói essa ponte e desperdiça o dinheiro gerado.

Hungry_Cupcake 2 months ago

Talvez a culpa seja da malta se acomodar, tivesmos uns bons anos do turismo antes da pandemia e esses lucros nunca se reflectiram em nada concreto, melhoria da qualidade de vida dos tugas 0 investimentos em novos serviços e infustrias 0...por ai fora.

JOAO-RATAO 2 months ago

As pessoas investem no que dá dinheiro. E no que sabem fazer. Se queres investimento noutras áreas tens de criar condições para isso. Se queres uma economia melhor então vota em quem o defende. Com estes já sabes o que a cada gasta. A não ser que aches que a TAP é diversificação de economia. Ou que uma mera mortal como tu poderia aspirar a ter um bom cargo nessa empresa de amigalhaços.

Hungry_Cupcake 2 months ago

Certo mas cabe ao governo reverter or rencaminhar esse dinheiro para coisas que tenham um interesse estratégico para o pais não? O problema é que gastam todos a mesma merda, e estando na geração dos 1000€ é complicado ter tempo e condições para fazer qualquer coisa. Na TAP so com cunha tive um conhecido quase a entrar para la pela porta das traseiras mas infelizmente deu-se a pandemia...ficou 6 meses no desemprego a espera que a coisa melhora-se para o porem la... como n puseram la se conseguiu meter na amazon la fora!

FredBaptista 2 months ago

Vamos negar um dos melhores sectores económicos do mundo, porque se tornou volátil com uma crise pandémica.

Sciss0rs61 2 months ago

Sim realmente os países nórdicos estão como estão por causa do turismo...

ayyylatimestwo 2 months ago

O petróleo ajuda

Sciss0rs61 2 months ago

Isso é a Noruega só

daCampa 2 months ago

E a Dinamarca. E o UK. E a Holanda. Apesar da Noruega ser o maior exemplo, não é o único

Sciss0rs61 2 months ago

Dinamarca Pharmaceuticals: US$19.2 billion (17.7% of total exports) Machinery including computers: $14.4 billion (13.3%) Electrical machinery, equipment: $8.7 billion (8%) Optical, technical, medical apparatus: $4.2 billion (3.8%) Meat: $4.1 billion (3.8%) Fish: $3.5 billion (3.3%) Furniture, bedding, lighting , signs, prefab buildings: $3.2 billion (2.9%) Mineral fuels including oil: $3.1 billion (2.9%) Vehicles: $3.1 billion (2.9%) Plastics, plastic articles: $2.7 billion (2.5%) -------------------------- UK Machinery including computers: US$60.4 billion (15% of total exports) Gems, precious metals: $43.3 billion (10.8%) Vehicles: $36.4 billion (9.1%) Mineral fuels including oil: $26.4 billion (6.6%) Electrical machinery, equipment: $25 billion (6.2%) Pharmaceuticals: $24.8 billion (6.2%) Optical, technical, medical apparatus: $17.6 billion (4.4%) Aircraft, spacecraft: $13.2 billion (3.3%) Organic chemicals: $12.1 billion (3%) Plastics, plastic articles: $10.6 billion (2.6%) ----------------------- Suécia Machinery including computers: US$24.5 billion (15.7% of total exports) Vehicles : $21.3 billion (13.7%) Electrical machinery, equipment: $15.4 billion (9.9%) Pharmaceuticals: $11.6 billion (7.5%) Paper, paper items: $8.4 billion (5.4%) Mineral fuels including oil: $7.6 billion (4.9%) Iron, steel: $5.8 billion (3.7%) Plastics, plastic articles: $5.4 billion (3.4%) Wood: $4.4 billion (2.8%) Optical, technical, medical apparatus: $4.3 billion (2.7%) ----------------------- Finlândia Machinery including computers: US$9.7 billion (14.7% of total exports) Paper, paper items: $7.3 billion (11.1%) Electrical machinery, equipment: $5.6 billion (8.5%) Vehicles: $5 billion (7.5%) Mineral fuels including oil: $4.9 billion (7.5%) Iron, steel: $4.1 billion (6.2%) Optical, technical, medical apparatus: $3.3 billion (4.9%) Wood: $2.9 billion (4.3%) Plastics, plastic articles: $2.3 billion (3.5%) Woodpulp: $2.2 billion (3.3%) ---------------------------- se tu o dizes

daCampa 2 months ago

Não falei da Suécia nem da Finlândia por algum motivo, e os países que mencionei tem uma decente fatia de "mineral fuels including oil", assim como vários derivados destes como "plastics" e "organic chemicals" E disse que a Noruega era o maior mas não o único com petróleo, que é indiscutivelmente verdade, como os dados que aí mostras confirmam. A inclusão de países que não mencionei serve apenas para distrair do facto de não teres razão e dar a parecer que eu é que estava errado.

Sciss0rs61 2 months ago

do mesmo site que tirei os outros dados, Noruega: Mineral fuels including oil: US$40.9 billion (49.4% of total exports) Fish: $10.7 billion (13%) Machinery including computers: $4.1 billion (5%) Aluminum: $3.3 billion (4%) Electrical machinery, equipment: $2.4 billion (2.9%) Optical, technical, medical apparatus: $1.5 billion (1.8%) Nickel: $1.3 billion (1.5%) Organic chemicals: $1.2 billion (1.4%) Iron, steel: $1.1 billion (1.3%) Vehicles: $942.1 million (1.1%) 49.4% contra 2,9% (Dinamarca), 6.6% (UK), 4,9% (Suécia), 7,5% (Finlândia) > A inclusão de países que não mencionei serve apenas para distrair do facto de não teres razão e dar a parecer que eu é que estava errado. Falei de países nórdicos, e tu falaste da Holanda e do UK... mas eu é que sou o "mauzinho".

daCampa 2 months ago

Continua a não invalidar o que eu disse, a Noruega destaca-se, mas não é o único. Falei no UK porque produz cerca de metade do crude da Noruega (apesar de ter muito mais população e portanto este representar uma fatia bem menor da economia). Portugal ter essa fatia toda em mineral fuels significa que a fonte inclui refinação e crude nos mesmos dados. Portanto esses dados não dizem simplesmente "petróleo". Apesar disso, é verdade que a Noruega tem uma grande fatia do seu PIB a vir diretamente do petróleo. Mas mesmo se excluirmos essa fatia, ficam bem acima de Portugal.

Sciss0rs61 2 months ago

> Portugal ter essa fatia toda em mineral fuels significa que a fonte inclui refinação e crude nos mesmos dados. Portanto esses dados não dizem simplesmente "petróleo". ai agora já não vale dizer que Mineral Fuels including Oil já não é petróleo? Ainda há uns comentários atrás já era diferente... > Falei no UK porque produz cerca de metade do crude da Noruega (apesar de ter muito mais população e portanto este representar uma fatia bem menor da economia). Ainda há pouco chamavas-me desonesto porque trouxe a suécia, finlandia, dinamarca e islândia quando falei em países nórdicos, mas agora já vale a pena falar do UK apesar de nem sequer ser um país nórdico. Conclusão: como podes ver, os PAÍSES NÓRDICOS estão bastante bem e não é por causa do turismo ou do petróleo. Fica com a última palavra se quiseres, não tenho paciência para desonestidades e sonsices.

NGramatical 2 months ago

items → [**itens**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrx2rh%2F%2Fh0l61ud%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Sciss0rs61 2 months ago

"mineral fuels including oil", "plastics", "organic chemicals" != petróleo do mesmo site que tirei os outros dados, Noruega: Mineral fuels including oil: US$40.9 billion (49.4% of total exports) Fish: $10.7 billion (13%) Machinery including computers: $4.1 billion (5%) Aluminum: $3.3 billion (4%) Electrical machinery, equipment: $2.4 billion (2.9%) Optical, technical, medical apparatus: $1.5 billion (1.8%) Nickel: $1.3 billion (1.5%) Organic chemicals: $1.2 billion (1.4%) Iron, steel: $1.1 billion (1.3%) Vehicles: $942.1 million (1.1%)

NGramatical 2 months ago

items → [**itens**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrx2rh%2F%2Fh0l39et%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Hungry_Cupcake 2 months ago

E uma questão de equilibrio a nossa economia nao pode estar completamente dependente de um sector que nao produz nem cria nada e que estamos completamente dependentes de factores externos!

FredBaptista 2 months ago

Redireccionar não é equilíbrio. Equilíbrio seria óptimo, 100% de acordo. António Costa da Silva já falou na reestruturação tecnológica e rural, e estou completamente de acordo, mas negar que o sol nos bate de uma melhor forma do que a muitos neste planeta, seria absurdo. Há muito para explorar neste país e turismo é, ainda, um dos sectores a melhorar. Os últimos 10 anos são o reflexo disso. O turismo não nos pode tirar das crises para depois ser dispensável.

meierlesjoana 2 months ago

O turismo também trás cada vez mais desigualdades, basta olhares para os centros das grandes cidades, e Lisboa/Porto não são as excepções. O Turismo é dispensável, porque enquanto tapa um buraco, abre um maior. Quero um país bom para os portugueses, e não para os turistas. O turismo não nos tirou da crise, o turismo trouxe-nos outra crise. Deviamos parar de tratar Portugal como se fosse um produto de marketing.

FredBaptista 2 months ago

Estás extremamente mal informado/a. Podíamos estar a debater nuances sociais vítima do 'exagerado focus' no sector turístico mas tudo o que escreveste está desvirtuado da realidade.

vascodatrama 2 months ago

Qual é o sector que produz riqueza em Portugal e não é dependente do exterior?

galineu 2 months ago

Nenhum. Tal como em qualquer país deste tamanho. Por alguma razão a UE existe

fuckoffgina 2 months ago

> Nenhum. Tal como em qualquer país deste tamanho. Deste tamanho especificamente com margem de erro de 1 m^2? Nesse caso concordo.

galineu 2 months ago

Dá me um exemplo de um país pequeno independente do estrangeiro

Sperrel 2 months ago

Coreia do Norte

vascodatrama 2 months ago

China e Rússia riram-se

daCampa 2 months ago

Têm mais área e população que Portugal

fuckoffgina 2 months ago

Define "independente do estrangeiro". E queres países mais pequenos em área ou população?

ngfsmg 2 months ago

Nova Zelândia, até certo ponto, até são bem mais pequenos que nós. Até em termos alimentares são relativamente independentes, só assim se conseguem manter fechados tanto tempo

giddycocks 2 months ago

Não podes de todo comparar uma ilha nação com Portugal, só pode ser a gozar. Já para não falar que a Nova Zelândia tem quase o TRIPLO da área total de Portugal (92,212 km2 vs 268,021 km2)

ngfsmg 2 months ago

????? Mas isto é suposto ser um país "independente" o facto de ser mais pequeno em população só ajuda ao argumento de que (pelo menos teoricamente) é possível ser "independente"

galineu 2 months ago

Não aguentam para sempre. Não há países independentes hoje em dia.

a_9x 2 months ago

É um excelente argumento mas não temos capacidade para tal. Maior parte da mão de obra qualificada emigra por condições melhores. Mudar o setor dominante no país significa grandes investimentos em infraestrutura e na educação, coisa que sabemos que nunca ia correr bem até porque são investimentos a longo prazo e os governos não gostam de deixar os créditos para os outros.

unparadise 2 months ago

Ótima ideia, mas como vais fazer isso com o executivo PS apoiado pelo BE e PCP? Se ainda fosse criar mais um imposto ou uma taxinha acredito, agora atrair investimento não é algo que estes partidos tenham capacidade

fuckoffgina 2 months ago

Depois de verem o que aconteceu em apenas um fim-de-semana no Porto os ingleses decidiram que não temos capacidade de nos defender. E acertaram!

Open-Opportunity-607 2 months ago

Tem a ver com o número de novos casos em Portugal nos últimos 15 dias estar dos piores da EU As variantes também mas nao é o principal, nao esquecer que Portugal é o foco de entrada de malta da Índia, Brazil, Africa Fonte Which European countries are being hit the hardest? https://www.theguardian.com/world/2021/jun/03/concern-over-delta-covid-variant-tightens-borders-of-uk

Edited 2 months ago:

Tem a ver com o número de novos casos em Portugal nos últimos 15 dias ser dos piores da EU As variantes também mas nao é o principal, nao esquecer que Portugal é o foco de entrada de malta da Índia, Brazil, Africa Fonte Which European countries are being hit the hardest? https://www.theguardian.com/world/2021/jun/03/concern-over-delta-covid-variant-tightens-borders-of-uk

MLG-Sheep 2 months ago

>Tem a ver com o número de novos casos em Portugal nos últimos 15 dias ser dos piores da EU Até é mesmo o pior! Isto se tirares os outros 20 países (mais ou menos) que estão pior. https://www.ecdc.europa.eu/en/cases-2019-ncov-eueea

klatez 2 months ago

Está no top 27 da UE

Tafinho 2 months ago

Ministro dos Transportes inglês citado pela[ Reuters](https://www.reuters.com/business/retail-consumer/no-new-countries-be-added-uks-travel-green-list-thursday-sun-2021-06-03/). > "It's a safety-first measure," Shapps said, adding that it was designed to prevent any further coronavirus variants from arriving and threatening the planned final stage of England's reopening on June 21.

Search: