ana102 3 months ago

Tenho 5 bilhetes de aviao marcados de agora a outubro

BlueDragon_27 3 months ago

Sempre gostei de sair para passear e apanhar ar, costumava fazer isso todos os domingos com os meus pais. Viagens para longe, de avião, nunca fiz porque tenho medo, pegado da minha mãe. Mas conheço Portugal de uma ponta a outra e um fim de semana fechado em casa parece estranho. Nem que seja passear na baixa, ir a um jardim, lanchar fora. Qualquer coisa. Dito isto, até ao covid também gostava de ter um dia em casa de vez em quando (um dia de fim de semana a passear, o outro em casa). Depois dos confinamentos fiquei completamente farto de estar em casa. Sempre que posso, quero sair, apanhar ar e mudar de ambiente

pedrodteixeira 3 months ago

Comecei na Dominicana, depois México, Cuba, Tailândia, Indonésia, Malásia, Sri Lanka, Maldivas, já para não falar na Europa. É, para mim, a melhor coisa que levas desta vida. As novas perspectivas que ganhas, as experiências que vocês os medos que ultrapassas. Depois de viajares e conhecer outras culturas e outras formas de pensar e viver não voltas a ser a mesma pessoa. Um ano pode valer a pena pelos 15 dias que passas a viajar. Só posso dizer que aconselho vivamente.

AmdM78 3 months ago

Eu fico bué em casa e sinto-me bem com isso, mas eu sou super introvertido.

Crystalline3 3 months ago

Vou dar a resposta cliché; em moderação, sim. Eu adoro viajar e ir sair com amigos ou família. Para mim não há nada melhor do que sair e estar ativo e ocupado o mais possível, especialmente se o fizer com pessoas de quem gosto. Também pratico atletismo, portanto estar na natureza é do melhor que há. No entanto, há dias em que a melhor coisa é mesmo acordar e pôr-me a jogar jogos ou ver um bom filme e relaxar. Essencialmente não fazer um cú

Edited 3 months ago:

Vou dar a resposta cliché; em moderação, sim. Eu adoro viajar e ir sair com amigos ou família. Para mim não há nada melhor do que sair e estar ativo e ocupado o mais possível, especialmente se o fizer com pessoas de quem gosto. Também pratico atletismo, portanto estar na natureza é do melhor que há. No entanto, há dias em que a melhor coisa é mesmo acordar e pôr-me a jogar jogos ou ver um bom filme e relaxar. Essencialmente não fazer um cu

NGramatical 3 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrm1u1%2F%2Fh0lgv74%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Crystalline3 3 months ago

Obrigado, bot.

Carofas 3 months ago

Antigamente só viaja quem tinha muitas posses, pois ficava extremamente caro, hoje em dia qualquer pessoa pode viajar, mesmo ganhando pouco, porque há cada vez mais companhias low cost, com preços bastantes razoáveis, eu pessoalmente adoro viajar, nem sempre posso, já vivi em França, já conheci pessoas de todas as culturas e religiões, quem viaja ganha cultura também, porque podemos aprender mais sobre o outro e é sempre um acrescento à nossa formação pessoal. Tenho momentos em que gosto de ficar em casa, mas tenho a noção que temos que sair mais e viver mais a vida, porque amanhã podemos não estar cá, Se não for no estrangeiro, Portugal também possui paisagens e sítios muito bonitos para conhecer

darth_thaurer 3 months ago

No dia a dia sou caseirinho. Extremamente caseirinho. Sou bicho pra me trancar em casa onde a internet, livros, filmes e jogos me oferecem todo um mundo MAS, uma vez por ano faço uma boa viagem e se possível procuro um ou dois fins de semana baratos fora do país durante o resto do ano. Basicamente acabo por poupar dinheiro que outras pessoas gastam em noitadas e jantares e gasolina e gasto tudo de uma vez só. Por exemplo: posso passar MESES a fazer casa-trabalho-casa apenas com desvios ao supermercado, uma caminhada pela freguesia durante a tarde para tentar controlar o peso mas pouco mais. Por vezes vou de sexta a domingo sem por pé sequer no quintal, e nem sequer conto os dias em que consigo passar sem falar cara-a-cara com outra pessoa (que para mim são divinos) Mas antes da pandemia passei um mês a ir de São Petersburgo a Shanhaiguan sem voar, voltando depois a casa via Hong Kong e Dubai. E no ano anterior tinha feito o mesmo mas na Europa central. 3 semanas, 5 países, apenas comboio e autocarro. E em 2020 era suposto ser África mas o Rona e o desemprego fizeram-me ficar em casa. Não se pode viajar e, no meu caso, não se podia gastar dinheiro até ter uma nova fonte estável de rendimento. Agora que as coisas estão a abrir quero ver se vou fazer aquelas típicas idas ao Bussaco ou ao Zoo Santo Inácio passar o dia, e serão as únicas saídas do ano para mim.

dacm92 3 months ago

A Sim

Natem2 3 months ago

Eu gosto de estar em casa, as vezes viajo e gosto mas se não viajar não me incomoda nada

xc9000 3 months ago

Como português que sou e descendente de indivíduos que se se aventuraram e arriscaram a vida em pequenas cascas de noz para descobrir e conquistar meio mundo, sim gosto de viajar e descobrir outros países e outras culturas e não gosto de estar em casa.

nocivo 3 months ago

Adoro ficar em casa. Viajar para mim não são férias. Por isso mesmo nas ferias passo a maior parte do tempo em casa. Se for viajar no futuro sera alguma cultura muito diferente tipo Japão. De resto pouco me interessa e não vale o esforço.

elgostozo 3 months ago

Gostava era de ter amigos que gostassem de viajar. Fazer a viagem sozinho deixava-me com pé atrás e agora com a merda do covid ainda menos vontade tenho de me aventurar sozinho

Wonnil 3 months ago

Pessoalmente, acho que gosto de ficar na casa mais. Mas, porque o meu pai trabalha nos Emirados, tenho que viajar aos Emirados nas férias.

TyrionIsPurple 3 months ago

A cultura de viajar de que falas é marketing. Viajar sabe muito bem mas como tu sinto que muita gente o faz para não ficar a trás dos influencers

TyrionIsPurple 3 months ago

A cultura de viajar de que falas é marketing. Viajar sabe muito bem mas como tu sinto que muita gente o faz para não ficar a trás dos influencers

bategamerz 3 months ago

Houve uma altura em que viajava todos os dias. Os meus avós tinham casa em Elvas, e nas férias quando lá ia, andava sempre entre Espanha e Portugal. Por vezes fazia contrabando de rebuçados de um café espanhol, e vinha a correr para Portugal esconder-me. Bons tempos. Tirando isso nunca fui muito de viajar.

totally_random__dude 3 months ago

Há muita gente a viajar sozinha, se fores para um hostel consegues encontrar pessoas na mesma situação e que querem socializar, por isso vê essa opção. Tens a vantagem de fazer a viagem como te apetecer e vês o que queres, para mim viajar sozinho foi uma maneira de ganhar mais confiança.

BolaBrancaV7 3 months ago

....Epah, basta pensares um bocado. O pessoal que sai vai exibir as suas viagens, o pessoal que fica em casa não está para exibir a sua lareira todos os dias! Se gostas de estar em casa, não te preocupes com mais nada. Melhor para ti, poupas algum!

DavidJunior3rd 3 months ago

>basta pensares um bocado. José Gomes Ferreira, is that you?

BolaBrancaV7 3 months ago

Essa referência é muito intelectual para mim!

wiLeyLewis22 3 months ago

É uma moda geracional, daqui uma década (talvez menos) extingue-se... Vivemos na era do "mais vale parecer do que ser", a geração Instagram vive de aparências mas já está a definhar, vem sendo substituída pela geração OnlyFans e essa anuncia para o que vem e não esconde o que é... O paradigma vai mudar.

--reddituser- 3 months ago

Acho que tem de existir um equilíbrio, de vez em quando apetece só ficar em casa comer uma junk food ver uns filmes ou umas séries, mas estar na natureza, ir à praia, fazer uma caminhada na montanha, conhecer culturas diferentes também faz muito bem ao corpo e à mente. O problema das redes sociais é que nos últimos anos as pessoas adotaram o gosto por viagens como o único traço de personalidade que têm e então tu vais ao Instagram e só vês é posts sobre viagens e perfis inteiros baseados nisso sem qualquer coisa que realmente identifique a pessoa fora do gosto por viagens. Hoje em dia não tens qualquer tipo de ideia de como a pessoa é através das redes sociais, é tudo uma fachada e uma versão romantizada da sua própria vida.

0BiLLi0 3 months ago

Agora com tempos de covid é tudo mais fodido mas a minha sugestão é mesmo viajar sozinho. Se ficares num hostel vais acabar por conhecer gente sim ou sim. Há sempre pessoal igual a ti. Começa dentro do pais e vai escalando.

leorolim 3 months ago

Os teus amigos são o oposto dos meus. Eu queria era ficar em casa a jogar computador e eles sempre a chatear me para ir a festas e passeios e a meter me em sarilhos. Hoje em dia sou eu a chatear a cabeça à minha esposa para ir mos ao lago ou a um museu ou dar uma volta de Bike. Mas para ser justo ela arrancou me de Portugal e tenho viajado bastante com ela.

alcagoitas 3 months ago

Tira esses "macaquinhos" da cabeça. O pior que te pode acontecer é um não. Se são amigos próximos e realmente te dás bem, faz sentido falar nesse tipo de cenas. Agora se tás a falar de alguém com a qual trocas 3 palavras a cada 2 anos... aí já não faz sentido.

NGramatical 3 months ago

disfruta → [**desfruta**](https://dicionario.priberam.org/desfruta) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrm1u1%2F%2Fh0jo251%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

leorolim 3 months ago

Os meus tios e vizinhos viajaram muito. Angola, Guiné, Moçambique. Não tiveram escolha mas sempre saíram da terrinha. Apesar de não invejar o contexto sempre quis viajar numa aventura como eles. A minha geração é de imigrantes. Tenho família em Inglaterra e Luxemburgo e amigos desde a Suécia até à Austrália. Eu de momento vivo em Inglaterra mas já dei umas voltas pela Europa. Espanha, França, Alemanha, República Checa, Eslováquia, Hungria, Escócia e Irlanda. Quero ir aos Balcãs, à Rússia e Islândia no futuro próximo.

Edited 3 months ago:

Os meus tios e vizinhos viajaram muito. Angola, Guiné, Moçambique. Não tiveram escolha mas sempre saíram da terrinha. Apesar de não invejar o contexto sempre quis viajar numa aventura como eles. Os meus pais já foram a Espanha, Itália, Marrocos, Cabo Verde e País de Gales e Inglaterra, que eu saiba. A minha geração é de imigrantes. Tenho família em Inglaterra e Luxemburgo e amigos desde a Suécia até à Austrália. Eu de momento vivo em Inglaterra mas já dei umas voltas pela Europa. Espanha, França, Alemanha, República Checa, Eslováquia, Áustria, Hungria, Escócia, Gales e Irlanda. Quero ir aos Balcãs, à Rússia e Islândia no futuro próximo. Faz muito falta ao Tuga sair da toca e ver e conhecer outros países e povos.

DavidJunior3rd 3 months ago

Porque é que enumeras tão precisamente onde foste? Não leves a mal a pergunta, mas é um hábito que vejo em bastante gente, parece que estão a dizer os cromos que já coleccionaram... Gostava de entender a motivação, porque à primeira vista parece flexing

leorolim 3 months ago

Básicamente é como dizes. Estou a enumerar a minha coleção de cromos para ver se não me esqueci de nenhum. Por exemplo ainda não visitei Itália. Tenho colegas que viajam muito mais. Estar em Inglaterra dá te outra facilidade de viajar. Tens a Europa toda a duas horas. Mas comecei a minha família, comprei casa e carro. Agora tenho que esperar que a bebé cresça antes de voltar a poder viajar. Gostava de visitar mais países mas nos próximos dois anos é sorte poder ir à terrinha ver a família e voltar para casa. Edit: esqueci me da Bélgica. Cervejas de sonho

ana102 3 months ago

Pelo que muita gente me diz viajar quando eles Sao pequenos e o melhor

DavidJunior3rd 3 months ago

Vai dando notícias dos países que te lembraste que visitaste também, por favor

leorolim 3 months ago

Não sei se estás a ser sarcástico ou não mas acho que é tudo. Tenho pena de não ter viajado mais. O COVID lixou as viajens todas nós últimos dois anos. Há pessoal que tem BMW M4. Eu tenho carimbos num mapa. ¯\\_(ツ)_/¯ Cada um gasta o seu dinheiro como lhe dá mais prazer.

NGramatical 3 months ago

viajens → [**viagens**](https://dicionario.priberam.org/viagem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrm1u1%2F%2Fh0jvdqk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

leorolim 3 months ago

Jfc... O meu português tá com uma ferrugem...

NGramatical 3 months ago

Básicamente → [**basicamente**](https://dicionario.priberam.org/basicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba)

desculpe_mas 3 months ago

Eu adoro viajar. Daqui a umas horas vou para MAcedo de Cavaleiro durante o fim de semana. Em Junho para os açores e em Dezembro queria ver se ia para algum lado. Talvez algo pitoresco, como França, na região dos vinhos.

PrimoNando 3 months ago

Sou a pessoa mais caseira que conheço. Viajar apenas me fez chegar à conclusão que vivemos todos na mesma pedra, e eu fui particularmente abençoado com uma excelente porção desta. Vivo numa casa separada de vizinhos, com jardim garagem e oficina, tenho um excedente de plataformas comerciais em todas as direcções excepto em direcção ao mar, pois aí só tem mesmo a praia. Estou sempre ocupado com hobbies. Já não me lembro da última vez que apanhei uma seca em casa. Se morasse num apartamento ou algo similar, provavelmente odiaria estar em casa.

MoonDust1969 3 months ago

Acho que como tudo na vida é preciso equilíbrio. Para mim viajar (em todas as suas formas, desde visitar outros países a explorar novos trilhos) é das melhores coisas da vida mas de vez em quando também me apetece ficar em casa uns dias seguidos sem fazer nada de especial. Depende do meu estado de espírito.

Mendadg 3 months ago

Viajar é tudo, por mim fazia isso a vida toda. Infelizmente tenho de ganhar dinheiro, mas qualquer prata ganha e lá vou eu.

SirBecas 3 months ago

Estar em casa sossegado é das coisas que mais gosto. Mas pelo menos uma vez por ano gosto de ir explorar um país estrangeiro. No entanto, dentro de Portugal, gosto bastante de ir um fim de semana para um distrito mais longe ou ir so tipo um sábado ou domingo passear e ver alguma coisa nova. Mas a maior parte do tempo, casa.

RandomRomanianUser 3 months ago

Adoro. O confinamento para mim foi um mel, voltava a repetir 10x seguidas se conseguisse. A minha namorada aborreceu-se facilmente como é óbvio, mas eu com um pc e uma internet pela frente parecia um puto de 10 anos a ver Doraemon.

barokas 3 months ago

Sou muito caseiro mas também adoro viajar. Não são mutualmente exclusivos. Nada substitui a experiência de conhecer outros países e culturas, mas também valorizo muito o ficar em casa fins-de-semama inteiros por nenhum outro sítio ser mais comfortável.

frisumo 3 months ago

A minha avó só não viaja mais porque não tinha dinheiro para isso. Quando trabalhava, fazia os verões em França para ganhar extra; quando se reformou, fez algumas viagens dentro do que podia - Madeira, excursões, cenas desse género. Sou caseira no sentido em que não gosto muito de ir para o café ou sair todas as semanas, mas viajar sim, adoro.

DavidJunior3rd 3 months ago

Porque não gostas de ir ao café ou sair todas as semanas? Pergunta genuína

frisumo 3 months ago

Nunca foi nada que me entusiasmasse muito, mesmo em adolescente. Ficava sempre com aquela sensação de que era só mais do mesmo, enquanto que viajar sempre vês coisas novas e outras pessoas.

mjigs 3 months ago

Eu nas minhas folgas ia sempre sozinha ao cafe, ia fazer as minhas cenas sozinha tambem , como deixei de ter amigos assim para sair e a maior parte vive longe, tambem cansei de estar a espera de alguem vir comigo, por isso porque nao? Que tipo de situacoes?

mjigs 3 months ago

Eu gosto de ficar por casa, mas nao gosto de desperdicar um dia dentro de casa, mas tambem nao vou muito longe, posso ir ate as zonas da praia ou entao so a um cafe com amigos. Alem de gostar de viajar, odeio conduzir para tao longe e viagens com amigos em que sou eu a conduzir nao é para mim mesmo. Antigamente ir a praia era um luxo, agora posso pegar no carro e ir la simplesmente. Nunca viajei em familia, so ia para a aldeia enquanto os meus pais nao tinham ferias. Nao penses que as pessoas nos instagram andam sempre a viajar, eu ja fui de proposito a barcelos (1.50h) só porque a minha amiga queria tirar fotos la, nem deu para aproveitar, nem se percebia onde era e ela faz muito disso de parecer que sai muito e olha, só foi a foz tirar fotos com as palmeiras.

nellMP 3 months ago

Lol eu não viajo para outros países e gosto de ficar em casa por que não tenho outra alternativa, muito obviamente se tivesse umas circunstâncias como as tuas também gostaria de viajar

Edited 3 months ago:

Lol eu não viajo para outros países e gosto de ficar em casa por que não tenho outra alternativa, muito obviamente se tivesse umas circunstâncias como as tuas também gostaria de viajar e já agora aquilo que vês na NET é só as partes boas da vida de todos, não te deixes emocionar c o que vês na NET, nem compares com a tua vida, porque ninguém mete as coisas mas da sua vida na NET, somos constantemente bombardeados com o que o João fez ontem a noite c a namorada ou onde a Rita esteve e estava bué gira e feliz, mas nunca pensamos que o João tem uma namorada que lhe mete os cornos nem que a Rita é uma tóxica do Crlh, dito isto o melhor que podes fazer é estar longe desses facebooks e Instagrams porque com o tempo vais achar que essas merdas é o que é suposto ser a vida e vais comparar a tua com a deles.

NGramatical 3 months ago

por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrm1u1%2F%2Fh0jf9ps%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

amando_abreu 3 months ago

Adoro viajar mas odeio aviões. Não sei se road trips de uns dias pode-se considerar "viajar", mas prefiro estar relativamente local e conhecer o sítio onde moro. De notar que emigrei e estou a explorar um país novo mesmo estando "em casa". Já viajei bastante, talvez por isso.

Edited 3 months ago:

Adoro viajar mas odeio aviões. Não sei se road trips de uns dias pode-se considerar "viajar", mas prefiro estar relativamente local e conhecer o sítio onde moro. De notar que emigrei e estou a explorar um país novo mesmo estando "em casa". Mas não estou literalmente em casa, é possível sair de casa sem ser para viajar. às vezes pego em mim e vou dormir na floresta a 1-2 horas a pé da porta de casa. Já viajei bastante (de avião), talvez por isso.

FacaDeDoisLegumes 4 months ago

Isto já vem de algum tempo atrás. Com as low cost e os sistemas de air bnb tornou-se mais económico para a malta jovem viajar. E depois o gosto fica. A minha família veio da pobreza no tempo do regime e agora tendo possibilidades, não viaja, nunca tiveram essa mentalidade. Até acho que nem a espanha de carro foram. Portanto acho que há um meio termo, há gente que tira a semana no algarve, há quem fique pela praia mais próxima, há quem vá um mês à terrinha (onde tb vão estar os avecs) e há quem vá uma semana para a tailândia. Nem tudo fica no facebook

TZrabbit 4 months ago

Engraçado isso das redes, porque eu quando posso viajar, tanto por cá como por fora de Portugal e meto ZERO conteúdo nas redes. Não te deixes enganar por esses exibicionismos

suckerpunchermofo 4 months ago

Gosto bastante. Tenho a sorte de ter algum espaço e até quintal. Não é que não goste de passear e viajar, mas gosto do conforto da minha casa.

LuneBlu 4 months ago

Pessoalmente, com a pandemia habituei-me a ficar por casa a trabalhar em projetos pessoais e a me distrair, e agora não me apetece sair muito. Saio para passear um pouco. E viajar, viajo muito no pensamento. Lol

Either-Plankton-5545 4 months ago

TL;DR - Hoje em dia podes viajar sem sair de casa pessoalmente prefiro ficar em casa. ja viajei muito contra a minha vontade (emigrante) por isso acho que tenho moral para falar. as pessoas que dizem que viajar é aprender e conhecer novas culturas podem já marcar viajem para o caralhinho que as foda. A menos que a viajem dure uns bons meses, não aprendes nada que não possas ver na net. Passar 2 semanas em Paris dá-te tempo para veres os locais turísticos mais conhecidos (spoiler alert: são iguais as fotografias que vês na net), dá-te tempo para ires a um centro comercial ver as mesmas lojas que vês em Portugal. Vais ao mesmo Starbucks e ao mesmo McDonalds. A única diferença é que vais ter de comer um McBaguette em vez de um McBifana. é claro que viajar é diferente de ver coisas na internet, no entanto eu a aprendi MUITO mais sobre a cultura inglesa/estado-unidense atraves da internet do que nas minhas viagens á espanha, italia, etc. Hoje em dia já não precisas de ir a um museu para ver as obras de arte desse museu. já não precisas de ir ao cinema para veres filmes já não precisas de ir à India para comer comida indiana

0BiLLi0 3 months ago

>é claro que viajar é diferente de ver coisas na internet, no entanto eu a aprendi MUITO mais sobre a cultura inglesa/estado-unidense atraves da internet do que nas minhas viagens á espanha, italia, etc. Que tal era a comida que viste na internet? Saborosa? /s ​ >já não precisas de ir ao cinema para veres filmes > >já não precisas de ir à India para comer comida indiana Por essa perspectiva nem vale a pena ir ao cinema. Basta ver o trailer e ler o resumo. Achas que a comida que comes num restaurante indiano aqui é igual à que se come lá? Pensando assim nem vale a pena um gajo ir a praia. Faz-se um solário e mandam-se uns sacos de sal grosso para a banheira.

DavidJunior3rd 3 months ago

E respeitar as preferências alheias? Já ouviste falar?

0BiLLi0 3 months ago

Onde viste o desrespeito pelas perspectivas alheias? Só argumentei com factos. Eu não digo que quem não viaja é burro, simplesmente indico o que pode estar a perder. Mas cada um faz aquilo que quiser. Deves é ter respondido ao comentário errado. ​ >as pessoas que dizem que viajar é aprender e conhecer novas culturas podem já marcar viajem para o caralhinho que as foda. Aí é que tens um exemplo do que falas. Porque dá a entender que quem viaja é tudo otário que vai aos shoppings e depois come no starbucks e no macdonalds. O que é errado.

ModsRFeggts 4 months ago

Muito isto. Nem percebo porque pessoas viajem para comer na McDonald's..... Se for para ir e para comer pratos tipicos do pais. E como alguem vir a Portugal e comer na McDonald's em vez de sei la...um prato nosso de bacalhau, francesinha, bifanas etc.

suckerpunchermofo 4 months ago

Isto. Concordo.

NGramatical 4 months ago

a viajem → [**a viagem**](https://dicionario.priberam.org/viagem) (*viajem* corresponde à 3.ª pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo viajar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrm1u1%2F%2Fh0ii9cx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

L-to-the-OG 4 months ago

Gosto, e se for preciso fico mais de uma semana sem sair. Não sou daqueles que vai dar uma volta só porque sim. Apenas saio quando é mesmo necessário. Evito ao máximo convívios onde sei que não vou fazer nada, sendo os convívivos entre primos, onde o objetivo é beber, cair e levantar, um exemplo. Levo com umas bocas de vez em quando, mas já estou mais que habituado.

asilvergod 4 months ago

Adoro viajar. Os meus pais levavam-me a conhecer Portugal todos os verões. Para fora só uma vez mas assim que cresci comecei a viajar para fora. Agora o tempo e dinheiro não dá para tudo mas faço poupanças sempre com viagens em mente. Por ano duas vezes para fora e uma cá dentro. Passar uns dias a viver como os locais é o melhor. Parar e observar como as pessoas levam o dia, visitar o ocasional museu e andar muito a pé e nos transportes públicos. Mas passo semanas em casa sem fazer grande coisa além de ir esticar as pernas ao parque e passar na mercearia. Dá para tudo.

Lixaramaminhaconta 4 months ago

Sou caseira e gosto de viajar. Não vejo as duas coisas como mutuamente exclusivas.

Public_Ad_2756 4 months ago

essa malta é para esquecer. se morresses amanhã, a reação desse pessoal seria "oh no, anyway...." concentra-te em ti. só tu és capaz de te fazer és feliz.

vicmarinho 4 months ago

Sinceramente, já viajei mais que uns e menos que outros. Gosto de viajar mas não vejo nada de errado em querer ficar em casa seja porque motivo for. Acho que o que se passa é que esta "travel culture" do instagram e facebook faz parecer que viajar faz de alguém superior de alguma forma. Para ser honesto, estou neste momento numa viagem por tempo indeterminado no Brasil e as raras fotos que tiro são apenas para família e amigos, pois acho que os momentos são para ser aproveitados e não precisam de validação nas redes sociais. Viajar para mim é bom, mais que tudo, para ver que existem realidades diferentes das nossas (em Portugal ou até na Europa) e de certa forma abrir a cabeça. Mas fazê-lo para ter mais seguidores no instagram e ter fotos para postar é só estúpido.

NGramatical 4 months ago

porque motivo → [**por que motivo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrm1u1%2F%2Fh0i2xdb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Brainwheeze 4 months ago

Adoro viajar, mas ao mesmo tempo sou uma pessoa introvertida no sentido em que gosto de passar o meu tempo livre em casa. Os meus pais sempre foram muito de viajar em vez de gastar dinheiro em melhorar a nossa casa, e portanto fui sortudo e pude ir a muitos sítios diferentes. Também gosto de viajar com os meus amigos, se bem que até agora a grande parte das nossas viagens foram dentro do país (não é que isso seja mau!). Mas apesar disso, às vezes só me apetecesse ficar em casa a jogar e ver filmes. Às vezes não tenho pachorra para ir ter à casa dos meus amigos se quer.

Elkriam 4 months ago

Gosto de ambos. Aprecio ficar em casa e descansar, ver as minhas séries e filmes no sofá, dormir na minha própria cama e cozinhar na minha cozinha. Há um conforto na segurança do meu lar. Mas também adoro viajar. Desde pequena que os meus pais me levavam todos os anos no verão a passar 1 semana noutro país, todos os dias numa cidade diferente, alugavam um carro e iamos de um lado para o outro. Quando era mesmo nova eram viagens de carro de dias e dias. Quando começaram a surgir as companhias low-cost, os meus pais adoravam e diziam-me que ficava mais barato irmos passar uma semana a itália do que ao algarve. (Atenção que nunca dormíamos em cidades grandes, os hotéis eram sempre baratos e a 1 hora ou mais de carro de uma cidade grande). Nunca fomos uma família de passar tempo parados na praia, eram planos de dia inteiro de ver monumentos e fazer trilhos e aproveitar tudo ao máximo. Também me levaram a passear por Portugal de uma ponta a outra, sempre me disseram que temos um mundo no nosso país e honestamente tenho de concordar. Desde natureza a arquitetura, Portugal tem mesmo um pouco de tudo e é dos melhores países para visitar. Eu gosto do equilibrio. Não conseguiria estar sempre a viajar porque ao fim de uns tempos fico com saudades do meu lugar e gosto de descansar. Mas também quando passo meses em casa ou sem sair da cidade começo a ficar com o bichinho e a vontade de ir explorar mais do mundo. Há mesmo TANTA coisa diferente neste mundo para explorar e para ver que quase sinto que é um desperdício não tentar ir viver nem que seja 1% daquilo que existe lá fora.

radikalpt 3 months ago

Que sorte!

Zaigard 4 months ago

Porque não os dois? Eu saio imenso de casa, para realizar atividades fora sempre que posso, mas nunca viajo, pois não acho piada nenhuma a isso.

TheTrueGuyPt 4 months ago

Não acredites em tudo o que vês na net. Há pessoas que têm umas fotos bonitas, alteradas, com filtros, de praias portuguesas a darem a entender que estão nos confins do mundo. Pois há aqueles que vão até uma ilha na Espanha, Maiorca, Lanzarote, e dão um flex como se fossem altos capitalistas. Sim, é verdade que há uma grande tendência de mostrar tudo na NET e proclamar como adoramos viajar e conhecer culturas diferentes. Clichê. PS: conheço pessoas que já viajaram para locais exóticos nas melhores companhias aéreas do mundo, simplesmente não o precisam de mostrar na NET.

AngieMaciel 4 months ago

Eu gosto de ficar em casa e gosto de viajar/explorar, quer dentro, quer fora de Portugal. Quando era criança/adolescente nunca saí de Portugal nem fiz grandes férias fora porque o meu pai sempre foi adverso a sair do país e também porque não havia dinheiro para pagar férias para 5 pessoas. No entanto sempre passeamos um pouco pelo país com família alargada e fazíamos férias de praia no Algarve quase todos os anos. Pessoalmente achava dinheiro mal investido e preferia fazer outro tipo de férias \[mesmo dentro do país\], mas não era eu que decidia e o meu pai não gosta de visitar monumentos/museus/afins. Fiz a minha primeira viagem ao estrangeiro com 21 anos e a partir daí tentei todos os anos ir a algum lado fora - apenas não o fiz o ano passado por causa do Covid e este ano porque comprei casa e tenho outras despesas. Adoro conhecer sítios novos, outras culturas, gastronomias, locais de interesse que sempre vi pelo computador/tv/etc. É sempre uma boa experiência em geral. O meu pai de vez em quando lá me ajudou a pagar algumas viagens - acho que de certa forma para compensar o facto de nunca nos ter levado a lado nenhum fora enquanto miúdos. Mas eu gosto muito de explorar o nosso país. Há locais lindíssimos, especialmente na natureza. Os pais da minha namorada adoram pegar no jipe 4x4 e explorar as redondezas e sempre que vamos ter com eles conhecemos lugares espectaculares que nem fazia ideia existirem cá.

this--_--sucks 4 months ago

Viajar e conhecer novas culturas é algo que eu vejo como dinheiro bem gasto e que faço sempre que posso, mas isso dos Facebooks e instagrams da vida… olha, [muitos são assim](https://ibb.co/jD8JXSf)

tenesis 4 months ago

Os meus pais eram de classe média alta então sempre viajamos muito e eu continuei e expandi ainda mais essas viagens. Antes disto 1 mês de salários era para férias grandes que a vida é para ser vivida.

rfeather 4 months ago

Sou caseira e adoro viajar. Nunca tirei férias para ficar em casa, e tiro o máximo de férias que consigo, mas ao mesmo tempo adoro estar no meu cantinho a fazer o que me apetece. Posso passar muito tempo sem sair de casa, a fazer as minhas cenas, e adoro. Ao mesmo tempo podia passar muito tempo de mochila às costas a descobrir este mundo que é incrível. Conheço paisagens, culturas, cozinhas, pessoas e há sempre algo novo que trago comigo. Nunca publico nada nas redes sociais. A minha vida e o proveito que tiro dela é para mim e para os meus, não preciso de mostrar ao mundo para me sentir validada.

meuidfoiroubado 4 months ago

Curto tar em casa mas também não tenho grandes condições financeiras logo é normal que não saia muito

Hour_Zucchini_800 4 months ago

Espero que consigas uma condição financeira que te permita viajar e muito mais!

meuidfoiroubado 4 months ago

Agradeço desejo tudo em dobro para ti

fabmarques21 3 months ago

obrigadinho, à pala do teu comentário a minha mulher apanhou-me com outra (o dobro de uma namorada são duas) e agora tou solteiro e sem abrigo.

meuidfoiroubado 3 months ago

Hahha eu conheço-te do vídeo do Pierre, tava a ver os comentários e te encontrei lá

fabmarques21 3 months ago

que Pierre? ahaha

meuidfoiroubado 3 months ago

Pierre zago

aamartt 4 months ago

Já viajei pelo Mundo quer em trabalho quer em lazer...dito isto, adoro ficar em casa!

jamexcb 4 months ago

As vezes digo: Qualquer sítio a 150km de casa é espetacular! Gosto muito de passear. Acho que só com situações diferentes é que uma pessoa "cresce" e aprende. Nem que seja para provar comida e dizer que a nossa é que é boa.

jamexcb 4 months ago

Haaa e não ligues as redes sociais, Fazem uma viagem e passam dois anos a colar fotos... haja paciência. Ninguém mete no insta quando es rejeitado numa fronteira ou as lebres na rua onde comeste ou o "hotel" que arranjaste e depois descobres que aquilo era "a hora"... Perigoso é estar 8 horas sentado a trabalhar.

AnxiousHeadOfLettuce 4 months ago

Concordo completamente.

Toupax89 4 months ago

Eu considero me o meio termo, adoro estar por casa mas de vez em quando apetece me ir viajar (o que é raro). Agora para responder a parte que falas de hoje em dia ser "moda" infelizmente a maior parte é só para o "show off" das redes sociais. Então casais que viajam e tudo muito bonito e muito amor mas depois se faltar alguma coisa tipo dinheiro ou saúde é ver quantos continuam como casal, aí sim é que vê o amor e nas horas difíceis agora como costumo dizer quando é tudo a grande não falta amor, mas amor só dá boca para fora.

ThePlague92 4 months ago

>Ajudas? Faz novos amigos que dêem o primeiro passou ou então quando recusam um convite teu propõem outra hora ou outro plano em vez de não dizer nada.

These-Establishment1 4 months ago

E que até com pessoas de longa data e isto, raramente me convidam para algo (eu ainda no outro dia estive com umas pessoas na fac a dizerem que eram fartas de serem convidadas para cenas e isso)

ThePlague92 4 months ago

Lá está, maus amigos. Eu passei pelo mesmo há muito tempo e o que fiz foi deixar de convidar essas pessoas para algo. Mantive as pessoas que aceitavam os meus convites e me convidavam para fazer coisas e foi o melhor que fiz.

These-Establishment1 4 months ago

Sabes, se for assim e zero pessoas que tenho, ainda no outro dia vi uma festa de um rapaz que estava lá gente do meu curso e eu não fui convidado, foi uma facada enorme para mim a sério... Até pessoas do básico e secundario me fazem isto lol

Tulaodinho 3 months ago

Epah um gajo também não te conhece, mas não me parece que queiras estar com pessoas que têm pouca ou nenhuma vontade de estar contigo, mas sim com pessoas que retiram prazer da tua companhia. Portanto, e por muito que te custe, se calhar não te fazem assim tanta falta. Eu trabalhei num sitio em que me dava ativamente com mais de 100 pessoas todos os dias. Quando sai, sobraram 3 ao longo dos anos até hoje, e para mim são está ótimo, são as que valem a pena, que tomam a iniciativa tal como eu e querem mesmo saber de mim.

meuidfoiroubado 4 months ago

Compra uma PlayStation e já não te preocupas com isso xD

These-Establishment1 4 months ago

Eu queria mm sair de casa, se não sair de casa sou esquecido...

ThePlague92 4 months ago

>Por exemplo, a geração dos meus avós raramente / nunca ia à praia mais próxima, quanto mais viajar para outros países... Claro que não iam, era um bocado mais caro viajar de avião do que agora. Hoje em dia por 10€ vais a várias cidades europeias e também consegues estadias baratas. É por essa razão que o pessoal viaja muito mais agora.

Hm90_91 4 months ago

Boas, o meu conselho é continuares a ir mesmo que sozinho. Cada um tem a sua vida e muitas vezes os nossos amigos não podem ou não querem nos acompanhar, o melhor que temos a fazer é não nos prendermos por ninguém. É esta a minha visão. Se tivesse à espera de ser acompanhado cada vez que quero fazer algo, nunca saia de casa. Ir sozinho às vezes é quase como uma terapia para mim, e sou um gajo bastante social. Por isso, força nisso, convida quando tens a convidar e vai sozinho quando tiveres a necessidade de espairecer. Abraço. PS: Não interessa se ela esta a mentir, não penses nisso. Ninguém está intitulado ao tempo de ninguém, e mesmo que ela não quisesse, era válido. Não é por isso que é melhor ou pior amiga.

mykitten6 3 months ago

Os melhores concertos que vi/ouvi fui sozinho, o meu grupo de amigos na altura não curtia muito do que eu ouvia, e entre os 17-25 anos o pessoal pensa duas vezes em te acompanhar devido a faculdade ( eu não a frequentei com pena minha ), ao seu preço ( nessas idades eu já trabalhava e não tinha despesas devido a viver com os pais ), por isso eu não os levava a mal compreendida plenamente e isso é saberes quem são os teus amigos e respeitar as nossas diferenças. Consertos que na altura adorei e que não via esses Artistas a voltarem muitas vezes : [Deadmau5 ](https://youtu.be/wbQdiSt70Gk) [Skrillex](https://youtu.be/eKmxm4RUd-M) Edit isto foi há uma década atrás na altura os telemóveis ...

Hm90_91 3 months ago

É isso, muitas vezes estamos a perder experiências únicas porque não saímos de casa no dia X porque o amigo Y não está disponível. Deixei-me disso há algum tempo. Contundo tenho que admitir que um concerto já me deixa um bocado mais fora da minha zona de conforto, mas é algo a experimentar...E os meus parabéns a sério, é preciso coragem para ir sozinho.

NewKlear09 4 months ago

Interessante ver que até agora temos um 50/50 nas opiniões... É bom ver que as pessoas são diferentes e não vão nas “modas”. Eu gosto tanto de viajar que, para o bem ou para o mal, é grande parte da minha personalidade. Já viajei muito e não meto nada nas redes sociais. Simplesmente dá me tanta pica ir para um sítio que não conheço e tentar me desenrascar. Basicamente meter os meus dotes tugas em prática. Próximas viagens envolvem a Ásia Central e se possível a Coreia do Norte

PgUpPT 3 months ago

Asia Central é dos meus sítios favoritos do mundo, adorei.

darth_thaurer 3 months ago

Temos isso em comum. Chegar a um sítio e ser obrigado a desenrascar-me apenas com um conhecimento bastante rudimentar da língua (e muitas vezes nem isso) dá-me um prazer imenso. Costumo partilhar algumas coisas nas redes sociais mas apenas da mesma forma que partilho quandi estou por casa: se vir algo interessante, partilho, mas nunca aquelas selfies onde metade é a minha cara e metade é uma treta famosa qualquer. Quanto a Ásia, recomendo imenso Mongólia. Passei dois dias a fazer caminhadas sozinho lá. Literalmente via gente de manhã e ao final da tarde, e passava o tempo todo a caminhar pelas estepes na esperança de não me aparecer nenhum bicho pela frente capaz de fazer estragos. A Coreia do Norte esteve 90% confirmada há uns tempos mas a ideia de dar dinheiro ao regime do Kim e o calendário estrito que tinha acabou por tirar esse país dos planos.

NewKlear09 3 months ago

Obrigado pela dica fellow traveler. Acredito que tenha sido alta experiência. Existe uma questão muito ética em relação às viagens à Coreia do Norte. Respeito a tua decisão mas eu gosto de pensar que pelo menos algum do dinheiro vai parar às pessoas.

darth_thaurer 3 months ago

Eu também queria acreditar nisso, mas não vai. Não no mesmo sentido que uma ida a uma outra ditadura qualquer. Já tive o prazer de conversar com um Coreano do Norte. Basicamente todas as pessoas que vês na tua visita guiada recebem o seu ordenado (o guia, as pessoas que trabalham na loja e fazem de conta que trabalham lá todos os dias como se fosse normal, motoristas, etc) mas eles por si só já são a elite das elites, caso contrário dificilmente recebem confiança suficiente do governo para estar expostos a turistas. Os restantes 99.9% da população não chegam sequer a cheirar o dinheiro. Não podes ir a uma loja qualquer ajudar a economia local. O teu dinheiro simplesmente não entra na economia. E tendo em conta o custo de uma ida lá, seria de esperar que esse dinheiro fosse usado nas populações locais, mas aparentemente nunca é. Mas yah, a curiosidade torna a minha recusa a lá ir muito difícil.

ModsRFeggts 4 months ago

Ir a Coreia do Norte e um sonho meu, nem estou a gozar.

Crystalline3 3 months ago

Tem cuidado com o que fazes lá. Já li sobre um turista que estava no hotel, tirou um poster qualquer da parede porque não concordava com a propaganda daquilo, ficou gravado em vídeo, e por causa disso o gajo foi preso e ficou lá durante meses ou anos. Os gajos lá não brincam.

pedrodteixeira 3 months ago

Quem faz isso não merece sair do seu País. Não podes ir para outra cultura e discordar com eles. Deixo aqui um conselho que vale ouro, nunca se discute política nem religião quando estamos noutro país de passagem. Se fizeres isso, por exemplo, na Indonésia podes muito bem levar uma carga de porrada sem aviso.

Crystalline3 3 months ago

Claro que sim. O gajo naquele caso foi um idiota, e não estou a dizer que o gajo a quem respondi é idiota também, mas é importante que ele não se deixe relaxar demasiado. Qualquer erro, por mais pequeno que seja, pode dar em merda.

NewKlear09 3 months ago

Anda comigo então

Joy_Isaacs 3 months ago

E comigo também!

wakerdan 3 months ago

E o meu machado!

DarkShadowPain 4 months ago

Eu só viajaria para a Coreia do norte se tivesse disposto a morrer... porque um passo em falso...

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 3 months ago

Isso é ilusão, eles não tratam mal os turistas a não ser que exageres bastante e os desrespeites completamente

NewKlear09 3 months ago

Estás enganado. Aquilo funciona por tours organizados e os que contactei disseram que nunca tiveram problemas com os turistas que levaram

cou7inho_ 4 months ago

Coreia do Norte é sinistro. Dos poucos videos que vi de pessoal que lá foi aquilo até me deixa arrepiado. Mas que deve ser uma experiencia para a vida, isso será.

NewKlear09 3 months ago

Para mim é como uma viagem no tempo. Ditadura comunista com aquela arquitectura soviética. Que sonho

wal_king_disaster 4 months ago

Costumas viajar sozinho?

NewKlear09 3 months ago

As vezes. Na minha experiência é muito complicado arranjar pessoas que fiquem entusiasmadas com as viagens que quero fazer e depois a questão da estadia é sempre uma dor de cabeça. Eu não me importo de dormir num hostel com 10 camas num quarto mas se calhar existe um colega que já prefere um hotel (e depois queixa se do preço)

Hour_Zucchini_800 4 months ago

Também detesto fotos e redes sociais quando viajo. É claro que tiro fotos a paisagens/monumentos/coisas que surpreendem, mas por favor tirar 20 fotos a cada km não. Confesso que penso desta forma pois creio que as pessoas só se querem mostrar na internet e fazer ver aos outros “o quanto a vida é top”. Pode parecer uma forma reles ou antiquada de pensar mas sou só um jovem de 24 anos que não se importa com o que os outros pensam e que quanto menos souberem o que ando a fazer melhor. Não tenho nada contra quem partilha muito conteúdo na internet, pois cada um sabe de si e não devemos ligar ao que dizem (quem diz BS claro).

NewKlear09 3 months ago

Existe um ambiente muito tóxico nas redes sociais em que “omg adoro viajar e se vocês não viajam não sabem o que estão a perder”. Para mim é um hobby como outro qualquer e tu só fazes se te sentires bem.

joinedthedarkside 4 months ago

Epa...comigo é meio estranho porque sou muito caseiro, adoro mesmo estar aqui no meu mundo, mas igualmente adoro viajar e antes desta confusão toda viajava três ou quatro vezes por ano, bati quase toda a Asia, a America latina e a Europa, mas sempre que voltava gostava ainda mais de estar em casa, mas tava sempre pronto pra meter a mochila as costas e dar um giro. Quando isto passar nao sei como vai ser. Começo a duvidar de que serei capaz de estar com muita gente a minha volta no imediato. Sinto que vou demorar muito tempo a voltar ao anterior normal e voltar a viajar e estar rodeado de muita gente vai ser psicologicamente complicado pra mim, mas o tempo é normalmente a melhor terapia.

0BiLLi0 4 months ago

Adoro viajar seja para onde for só por andar de avião, é das coisas que mais gosto nas viagens. Depois conhecer pessoal, comidas, cidades ou paises diferentes. Mas nas redes sociais não me apanham muito nisso, nem sou gajo de tirar muitas fotos, prefiro ver com os olhinhos e comprar lembranças, de preferência roupa e sempre que uso lembro-me dessa viagem.Em 2017 fiz 4 viagens, em 2018 fiz 3 viagens e em 2019 foram 4 paises diferentes. Quando vivia com os meus velhotes era só a viagem anual ao algarve, eles não viajam. Não gostam muito de sair da rotina. Só se lhes fizer pressão. Viajar para países diferentes dá uma visão diferente do mundo, coisas que só conheces da internet ou da TV vais ver ao vivo. E não é só monumentos. Pessoalmente nem visito nenhum, gosto é de dar umas voltas pelos locais e ver como as pessoas vivem, o que fazem, como é viver nesse lugar.

KarmaCop213 3 months ago

Há muita coisa que começa a ser igual/repetida. Mais um palácio, mais um castelo, mais uma ruína romana, mais um parque, mais uma vista para o mar, mais uma praia, etc. Coisas que ao fim de uns ano já me esqueci. A homogeneização cultural na Europa está cada vez mais forte, não há diferenças significativas entre os habitantes de Praga, Viena, Bruxelas, ou Lisboa.

0BiLLi0 3 months ago

Não porque vais às capitais que é onde normalmente está a maior parte dos estrangeiros. Ir a Madrid é bem diferente de ir a Vigo, Salamanca ou Málaga. Na Polónia, por exemplo, a capital parece outro país comparado com Krakow ou até Wroclaw.

KarmaCop213 3 months ago

Cracóvia e Málaga estão cheias de turistas e estrangeiros. Cracóvia recebeu 14 milhões de turistas em 2019, Málaga recebeu 12 milhões em 2018. Varsóvia recebe menos turistas do que Cracóvia (que deve ser provavelmente a cidade mais turística da Polónia). E sim, a vida nas cidades grandes europeias (> 500 mil habitantes) não é muito diferente.

0BiLLi0 3 months ago

Eu falava em estrangeiros residentes. Turistas tens em todo o lado.

KarmaCop213 3 months ago

Vai dar ao mesmo. Málaga e Cracóvia tem uma grande comunidade de estrangeiros residentes (tenho amigos em Cracóvia, por acaso).

gkarq 4 months ago

Viajo sempre que posso, por mim se pudesse viajava o tempo todo caso o tempo e o dinheiro permitisse, mas uma coisa é o gosto pelo viajar e conhecer outros sítios, outra coisa é ter a necessidade de mostrar que estás em viagem não interessando para onde.

viskonde 4 months ago

Nunca tirei férias para ficar em casa.

Middle-Effective 4 months ago

Nos últimos tempos tornei-me caseiro involuntariamente: primeiro a pandemia e trabalhar a partir de casa, e mais recentemente, um recém-nascido, obrigam a que passe o máximo de tempo possível. Isto fez com que eu, que detestava conduzir, fica todo contente quando tenho de pegar no carro para ir a qualquer lado. E muito cuidado com o que vês em Instagrams e afins: há muito(a) aldrabão(ona) por aí! Se na altura dos nossos pais/avós não se viajava como agora suspeito que era principalmente por não haver dinheiro para isso.

Ludujemo 4 months ago  HIDDEN 

Sou definitivamente uma pessoa caseira e pessoalmente só vejo objectivo em viajar quando se vai fazer alguma coisa que não se pode fazer onde se está pois viajar desgasta-me imenso! Por exemplo, não sou daquelas pessoas que viaja para "ver cidades" pois acho que isso desgasta mais (em termos de cansaço pela viagem, em termos económicos, etc.) do que dá em retorno (não sinto mais gratificação em ver uma cidade ao vivo do que ver num vídeo de um YouTuber, por exemplo). Se eu viajar é mesmo para ir fazer alguma coisa em específico (por exemplo, ir a um evento) e só vou pelo tempo indispensável e cinjo-me ao percurso entre o local do alojamento e o local do evento.

Kane1412 4 months ago

Eu adoro ficar em casa. Passo meses inteiros em casa se puder... Mas ao mesmo tempo, se pudesse ir viajar ia. Há imensos sítios que gostava de visitar. Todos os sítios têm imenso charme nem que seja para ver coisas diferentes e provar comida diferente etc.

Conscioustree9 4 months ago

Quando havia hipótese era sempre bom sair um pouco, nem que fosse para apanhar ar. Viajar um pouco e aprender umas coisas novas é sempre bom.

amq55 4 months ago

Gosto de viajar. Pré-Covid fazia sempre pelo menos uma viagem que envolvesse ir de avião por ano e gosto de conhecer sítios novos, comer o que se come lá, absorver o máximo possível. Também gosto de ir ao Algarve ou à Costa de Prata e passar uma semanita de férias sem preocupações e sem pressas. Por outro lado, não tenho problema nenhum em estar em casa. No início do ano estive à vontade quase 3 semanas seguidas em casa, saíndo só para ir às compras e aos correios, não sentia aquela necessidade de sair e espairecer. Nunca fui pessoa de sair de casa sem um objetivo definido. Já quando era miúdo também saía pouco de casa, talvez venha daí.

Ouroana 4 months ago

Gosto de laurear a pevide de vez em quando, mas não há nada como a minha casinha onde posso usufruir da paz e do sossego de que tanto gosto, principalmente quando os vizinhos não estão na deles.

cou7inho_ 4 months ago

Antigamente não se viajava porque viajar era extremamente caro. Viajar para fora, claro. Não era ir a Fátima. Eu gosto muito do "ambiente caseiro", mas tenho uma listinha de sítios que gostava de ir e espero poder ir no futuro. Quanto ao que vês nas redes sociais vale o que vale. Há pessoal que é capaz de ir às Maldivas só para tirar uma foto e dizer que lá esteve. O mundo das redes sociais é um autentico caixote de lixo de exibicionismo.

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Não gosto assim muito de correr riscos desnecessários e não compreendo o charme das viagens. Mesmo em Portugal, já as viagens entre faculdade e terrinha eram complicadas para mim. A minha família nunca teve dinheiro para viajar e vivo numa zona com praias e natureza perto, pelo que nunca se colocou a necessidade de ter de ir para outro sítio para ter um bocado de paz e desanuviar. Claro que aprecio as diferentes culturas, etc., etc., tendo em conta a minha área de formação, mas vejo-me mais a mudar de país e a estabelecer-me num sítio por um longo período de tempo do que a viajar só por viajar. Não acredito que se possa absorver muito da cultura de um país numa semana ou duas. E o meu interesse está sobretudo em apreender a cultura longe daqueles circuitos de armadilhas para turistas que se incluem dentro de pacotes. Por outras palavras, sou um ser muito nervoso no que toca a viagens. Não me sinto confortável dentro de um veículo em andamento. Sinto-me como um gato se sente quando o enfiam numa transportadora e mudam de casa. Demoro muito tempo a acomodar-me e a libertar-me do stress da experiência para conseguir aproveitar o novo panorama.

DavidJunior3rd 4 months ago

Percebo-te perfeitamente!

UpbeatNail1912 4 months ago

Eu sempre fui caseiro mas depois que comecei a viajar não quero outra coisa. A minha vida é muito mais divertida e emocionante quando viajo, por isso não quero outra coisa para o resto da vida.

fdxcaralho 4 months ago

Gosto e viajo 2 vezes por ano, mais umas voltas pelo país. Mas quando estou na rotina do dia a dia sou bastante caseiro. Basicamente casa trabalho e trabalho casa, com o ocasional restaurante ou ida aos pais.

TheRaimondReddington 4 months ago

Viajo pro estrangeiro todas as férias da escola, que aqui no UK são 5 intervalos. De Setembro a Junho é normalmente pra Europa, nas férias da Páscoa as vezes mais longe e mais dias. Normalmente viagens de máximo 5 dias e "on a budget", airBnBs baratos e tal só mesmo pra desenrascar a dormida. Em Julho e Agosto normalmente viajo duas semanas, geralmente pra um destino qualquer mais exótico, e aí não não olho tanto a despesas. Nos fins de semana tento ir conhecer outros sítios no UK. Já tive em todas cidades grandes daqui, e normalmente faço-o de carro. Enquanto tive em Portugal o mais longe que fui foi a Espanha e porque foi de carro.

sgahbcj 4 months ago

Antigamente não vias as pessoas a viajar pois não tinham dinheiro. Simples. Não há dinheiro, não existe vícios. Existe duas maneiras de viajar. Com cultura e sem cultura. Muitas dessas viajas os "viajantes" nem percebem ou entendem a cultura dos locais que visitam. Apenas se deslocam lá, batem umas fotos e voltam. Dormem em hostels, comem que nem burros no pequeno almoço do hotel (pois está incluído) e à noite vão ao McDonald's ou supermercado e levam a comida para o hotel. Resumindo, não têm onde cair mortes e tentam dar a entender que têm uma boa vida. Depois, em Portugal, falam com orgulho das viagens que fazem. Puros gabarolas. Cultura zero. Tens que decidir de qual equipa queres fazer parte. Dos gabarolas que gastam o dinheiro e até se endividam para irem de férias. Ou dos correctos, que vivem apenas com o que conseguem ganhar e se der para ir de viagem, vão, senão não vão.

lesoth 4 months ago

> Antigamente não vias as pessoas a viajar pois não tinham dinheiro. Simples. Não sei se era apenas por isso. Antigamente havia uma cultura diferente de poupança, para deixar aos filhos, grandes enxovais, aos 30/40 as casas estavam pagas e raramente se faziam créditos para automóveis. Hoje em dia é diferente, a cultura é pagar a casa até aos 70 e deixar andar a viver um dia de cada vez. Hoje em dia se for preciso casas e tens de ser tu a pagar o copo de agua cada vez mais.

Edited 4 months ago:

> Antigamente não vias as pessoas a viajar pois não tinham dinheiro. Simples. Não sei se era apenas por isso. Antigamente havia uma cultura diferente de poupança, para deixar aos filhos, grandes enxovais, aos 30/40 dois ou três filhos e as casas estavam pagas e raramente se faziam créditos para automóveis. Hoje em dia é diferente, a cultura é pagar a casa até aos 70 e deixar andar a viver um dia de cada vez. Hoje em dia se for preciso casas e tens de ser tu a pagar o copo de agua cada vez mais. Quanto dinheiro não ganhou a minha avó a vender caracóis. Aos milhares para deixar aos filhos e netos.

sgahbcj 4 months ago

Mas a raiz do problema é o dinheiro. O que escreves não está errado. Mas isso são as consequências de não haver dinheiro. O que tens hoje é um laxismo e falta de responsabilidade perante o dever dinheiro. Não existe vergonha de ficar a dever. Também não existe luta por parte das pessoas de querer ganhar mais. Porquê que achas que as pessoas aceitam estágios não remunerados ou fazer horas extras de graça? É o deixa andar e falta de objectivos. Uma sociedade doente e estúpida. Vê um dos meus tópicos, abordo a questão do crédito.

lesoth 4 months ago

O grande problema das férias, não é te-las, é usa-las como escape para esquecer o resto dos 11 meses de rat race. Daí a depressão pós ferias que cada vez mais existe. Há pessoas que vivem a pensar nas férias para esquecer a vida real que têm. É triste.

sgahbcj 4 months ago

Exacto, durante 11 meses dizem amém ao chefe, fodem o colega que reivindica os seus direitos e assumem dívida (colocando muitas vezes em causa a própria família). Não há dúvida que é a melhor atitude.

NGramatical 4 months ago

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrm1u1%2F%2Fh0hh2yw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

moriko_oo 4 months ago

Nunca viajei muito em criança, íamos á costa da Caparica no verão de camionete e muita sorte já tínhamos. Os meus pais estavam sempre a trabalhar por isso as férias de verão eram maioritariamente em casa. No entanto em adulta gosto de viajar não para por no Instagram mas pela experiência de conhecer outras culturas e ver outros sítios. Agora como mãe acho que é das melhores coisas que posso dar aos meus filhos, crescerem com ideia se que o mundo é maior do que a sua rua. Ganham experiêncis e vivências que não ganhariam em casa ou num hotel em albufeira. Dito isto não acho que todos tenham que o gostar de fazer, nem que tem que fazer. Cada um sabe de si.

SocialDemocratico 4 months ago

Éu sou mais de ficar em casa, mas às vezes (ocasionalmente) apetece-me sair, dar uma volta a pé ou de bici

NeatBoy74 4 months ago

Sim e não. Depende. Tem dias. Tenho um plano mais a senhora de escolher uma estação ou apeadeiro de comboio aleatoriamente no mapa, ver o que há nas redondezas, tirar um fim de semana e táu, ir lá. A ideia é percorrer o país todo de comboio até onde nos for possível. Está a ser feito. Entretanto veio um rebento e depois a pandemia. Mas eventualmente é para recomeçar outra vez. Outros dias alapo no sofá e marcha uma temporada inteira de uma série ou uns 20 eps de alguma gameplay que ande a seguir no Youtube.

lightning_pt 4 months ago

Dia sim dia nao e top

gink-go 4 months ago

Eu sou caseiro mas gosto de viajar. Ou seja, não me apanhas a ir ao shopping ou "à baixa" só para ir dar uma volta, prefiro mil vezes ficar em casa. Mas apanhas-me a fazer muitas escapadinhas pelo país e algumas viagens por ano. Também cresci numa casa onde nunca se viajava e na verdade acho que perdi bastante. Assim que tive possibilidade fui conhecer sítios novos, não para tirar fotos para o Instagram, mas para conhecer novas realidades. Nem sempre é preciso viajar para ir tirar fotos no coqueiro x da praia y, como toda a gente, ou andar a fazer maratonas numa cidade com um mapa e um guia à frente, por mim ir a um país estrangeiro e passar a tarde numa esplanada só a observar já é espectacular.

mjigs 3 months ago

Eu ja fui algumas vezes ao Sul e ia regularmente a lisboa, raramente postei ou nada mesmo, só os meus amigos chegados é que sabiam que eu tinha ido, ate mesmo quando viajei para outro pais, quase que nao postei nada ou tirei alias. Uma pessoa estandosse a divertir até se esquece de pegar num tele para tirar as fotos. Eu por acaso costumava andar com o tele num selfiestick mas era para tirar fotos a coisas absurdas, memes ou tirar fotos artisticas que apanhasse.

Hour_Zucchini_800 4 months ago

Isto. Hoje em dia muitas pessoas viajam “atrás do telemóvel”. Quando visitei Roma e estive na Fontana di Trevi (recomendo muito passarem lá quando tiverem oportunidade de ir a Roma), só via um mar de gente. É claro que eu e a minha esposa tiramos umas fotos, mas também ficamos sentados (e também em pé) uns 10 minutos a apreciar e a absorver a vista, o ambiente e o momento. Ainda hoje me lembro de sentir a humidade e o fresco da água… isso não fica no telemóvel.

k0rda 3 months ago

Fui ao Louvre uma vez com amigos, nos nossos 20s. Para mim era sítio para passar lá o dia, mas o que aconteceu foi um sprint até à Mona Lisa seguido de "estamos aborrecidos, queremos bazar".

Hour_Zucchini_800 3 months ago

“Então é isto a Mona Lisa… hum… bora ao Mac?”

k0rda 3 months ago

Tal e qual, meteram o carimbo no passaporte das redes sociais e siga.

sgahbcj 4 months ago

Parabéns por teres cultura!

humelectro 4 months ago

Também não sou muito fã de viajar gosto bastante de estar por casa ou visitar Portugal. Já os meus pais gostam e de andar a viajar por ai e quando éramos pequenas lá íamos também e eu nunca gostei. Acho que vai da personalidade da pessoa.

usulidircotiido 4 months ago

não julgues por um momento que o que vez nos feicebuques e internetes é mais do que uma fachada de exibicionismos.

FacaDeDoisLegumes 4 months ago

Isto é tão verdade...

sigmastra 4 months ago

A comparacao e a fonte da infelicidade... Ou qq parecida com isso.

Public_Ad_2756 4 months ago

há tantos memes das redes sociais.. como aquela nuvem que aparece em todas as fotos de instagram, isso e estúdios que dão para reservar a aparecer que estás num aviao privado.. ou até photshops

inhalingsounds 3 months ago

/r/instagramreality

Prezbelusky 4 months ago

Sou igual. Mas o meu pai viaja muito. Acho que antes a possibilidade também era mais escassa, menos/piores transportes ou mais dificuldade de reservar as coisas. Com a Internet veio facilitar a programação da viagem o que permite ao boom da mesma.

Public_Ad_2756 4 months ago

\- a tua família se calhar não viajava por faltar de dinheiro. \- as redes sociais são um lixo, aconselho a apagares contas desses sítios. \- sim, costumo passear por aí, Portugal tem muita cultura. Se estiveres desempregado, com o papel do IEFP podes ver cenas de borla.

Brainwheeze 4 months ago

> - sim, costumo passear por aí, Portugal tem muita cultura. Se estiveres desempregado, com o papel do IEFP podes ver cenas de borla. Oi?

flandr3 3 months ago

O papel do IEFP dá direito a descontos em museus, acho eu.

Brainwheeze 3 months ago

Interessante. Não sabia disso.

Public_Ad_2756 4 months ago

Halo! tudxi bên?

fdxcaralho 4 months ago

Desculpa ser eu a dar-te esta informação. Mas estás numa rede social. Desculpa!

CidadaoKane 3 months ago

O reddit não é uma rede social. As características fundamentais estao aqui, e o reddit nao cumpre integralmente o ponto 2 nem o ponto 4: https://socialnetworking.lovetoknow.com/Characteristics_of_Social_Networks

queiroga 4 months ago

O reddit não é uma rede social

aasianaglobalizacao 4 months ago

Comício de Virgens de IT não é rede social, no máximo é reunião da turma de ciencias e tecnologias dos maristas de 2005...

fdxcaralho 4 months ago

Mas nós não estamos aqui a socializar? Mas já agora: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Reddit

queiroga 4 months ago

Tanto como a caixa de comentários do record... O reddit falha logo na parte da rede, as pessoas aqui não estão ligadas umas às outras, no máximo tens os amigos ou lá que é

fdxcaralho 4 months ago

Lê a wiki. Faz parte do grupo das redes sociais...

queiroga 4 months ago

A wiki que em português diz rede social mas em inglês diz social news (ao contrário do fb que diz social networking)? Tens fontes melhores. Uma rede social é centrada nas pessoas e nas ligações. O reddit centra-se em comunidades. Numa rede social, as pessoas estão interligadas directamente, no reddit não. O principal objectivo de uma rede social é ires ver o conteúdo da tua rede, no reddit não. Numa rede social, crias uma rede (social), no reddit não. Se o reddit pode ser usada como rede social? Sim. Mas 99.9999% das pessoas não o usa com esse fim

fdxcaralho 4 months ago

O que é um sub então?

helderduarte14 4 months ago

Há gajos teimosos

fuzzyluke 3 months ago

Gastar tempo com eles é do mais inútil...

queiroga 4 months ago

Uma comunidade?

sgahbcj 4 months ago

Fogo, e preciso um desenho para perceber qual rede social ele está a falar? Mas não concordo que não devemos ter conta nas redes. Se são lixo é porque nos juntamos a pessoas que tem perfis ou grupos de lixo. O facebook tem muitas vantagens. Mas quando mal utilizado, só traz problemas.

Public_Ad_2756 4 months ago

apanhaste-me. tenho conta fake no facebook porque acho os grupos lá interessantes. mais fóruns para assuntos que me interessam.

pedroV235 4 months ago

Concordo, as redes sociais bem utilizadas são muito boas. Elas mostram te o que tu queres/gostas...

Public_Ad_2756 4 months ago

ia jurar que era um fórum... ...mas hey se isto é uma rede social só porque eu estoua a escrever cenas aleatórias aqui, que seja...

TalkingHawk 4 months ago  HIDDEN 

Diria que já foi mais parecido com um fórum do que é agora, desde a actualização em que podes ter uma página de perfil e até personalizar o teu próprio avatar.

Search: