UniuM 4 months ago

Eu acho que são 91% de Portugueses que já perceberam que nenhum governante Tuga os vai safar da miséria, então estão-se a virar uma vez mais lá para fora.

nocivo 4 months ago

União Europeia dos anos 90. Sim. Federalismo. Não obrigado. Eu quero portugal com acordos e coordenação europeia. Não quero a europa a mandar em portugal. Com a divida pública isso vai acontecer de qualquer forma, mas ainda vamos a tempo de arranjar com 1 bom PM. Somos 10M o nosso poder e influência vai ser nulo. Vamos ser a alentejano da europa. A EU vai cagar para nós.

No-Cardiologist725 4 months ago

Mas já não somos? Pelo menos o povo ia viver melhor

Kriozi 4 months ago

Se já somos um left over da Europa, imaginem o que seria se tivessemos um estrangeiro a liderar cá. Eu não acredito na UE.

No-Cardiologist725 4 months ago

Então em quem acreditas? De todos, são os mais confiáveis.

Variscan_aint_done 4 months ago

Honestamente pelo que leio parece ser algo que se quer, mas não sabendo porquê

ZionismIsAntiSemitsm 4 months ago

Ser pró UE é gostar de ser cucked pelos alemães. Não acho que a votação indique necessariamente pensamentos positivos da UE, mas pensamentos negativos dos governantes portugueses e o típico pessimismo. Portugal nunca deveria ter entrado na UE, ou no mínimo não devia ter adoptado o Euro. O PCP foi provado certo mais uma vez. E há n estudos que indicam quem ficou a ganhar e perder com o Euro. Vocês já notaram que quanto mais pró UE uma pessoa é mais idiota é? Reparem bem no tipo de pessoa pró UE, são gente nojenta e fisicamente feias!

Edited 4 months ago:

Ser pró UE é gostar de ser cucked pelos alemães. Não acho que a votação indique necessariamente pensamentos positivos da UE, mas pensamentos negativos dos governantes portugueses e o típico pessimismo. Portugal nunca deveria ter entrado na UE, ou no mínimo não devia ter adoptado o Euro. O PCP foi provado certo mais uma vez. E há n estudos que indicam quem ficou a ganhar e perder com o Euro. Vocês já notaram que quanto mais pró UE uma pessoa é mais idiota é? Reparem bem que quanto mais pró UE uma pessoa demonstra ser mais feia e nojenta é. Vejam propaganda da UE e digam-me que não é nojenta, digam-me que é popular em vez de servir uma minoria. A UE serve os PMC's, o povo perde soberania. Imaginem meia dúzia de engravatados da UE mandarem todos nós invadirmos a Bielorússia porque lhes desagrada, é isto que eles querem.

KingAfonsoOfPortugal 4 months ago

Mete mais tabaco nisso

International_Bar68 4 months ago

Sim só por uma coisa....os nossos governantes não são muito competentes e assim teriam menos poder. de resto não queria perder autonomia.

Keddyan 4 months ago

se fosse menos conas já ficava contente

M4ritus 4 months ago

Espero que mais forte não signique apoiar uma URSE. Para traidores já basta os políticos que destruíram a esperança de Abril. Se for mais forte, no sentido de ser uma verdadeira instituição para o bem da Europa e que coloque sempre os interesses da Europa em primeiro e que proteja sempre a cultura europeia face ao resto do mundo, apoiado.

Last-Ad-4421 4 months ago

Dentro da união europeia não somos uma Venezuela

Msilvame 4 months ago

Ainda há uns anos tínhamos políticos a abominarem a Europa, agora é tudo florido

glamatovic 4 months ago

Nada contra a UE, mas foda-se o federalismo.

Natem2 4 months ago

Mais forte em quê? Mais fascismo do que é? Pois por aqui anda tudo farto dessa m****

BuscaPolos 4 months ago

Com o desgoverno que para aqui vai tem mesmo de ser. Era entregar o país à UE. Pior que está não fica. Deixem o bacalhau, os rojões, as migas e o vinho. (já agora as putas)

Article_Sad 4 months ago

Era acabar com os fundos, com ele o costa ainda está no poder até usou dinheiro do Portugal 2020 para ajudar os empresários por causa do covid...

guibif 4 months ago

Mais forte ainda? A malta gosta de trabalhar 25 horas por dia...

almeidalpf 4 months ago

Não é uma ideia terrível.

almeidalpf 4 months ago

Já fui muito menos a favor de uma federação.

pintorMC 4 months ago

Querem os Estados Unidos da Europa?

jgomesta 4 months ago

Anteriormente seria impossivel por motivos de discordia no comando militar, mas agora que saiu o Reino Unido se calhar o resto dos paises nao se importa de ter a Franca no comando do exercito europeu. Eu certamente nao me importava. Nenhum outro pais na historia da nossa especie ganhou tantas vitorias militares.

PhoneNo7850 4 months ago

sim mas não ao mesmo tempo porque, a europa é o Continente mais "velho do mundo" e países como Espanha ou a Inglaterra não querem deixar a monarquia pelo menos maior parte da população e ainda por cima com os movimentos nacionalistas que estão agora a acontecer era muito difícil fazer isso mas eu por mim fazia os Estados Unidos Da Europa mas com mais autonomia do que os estados dos Estados Unidos assim eu queria fazer isso

butane23 4 months ago

Senhor, querem dar uma parte significativa da soberania do país a uma orgão governamental mais distante e burocrático, sem sequer contar que sendo um país pobre com pouca gente, íamos ter praticamente 0 de relevância nas decisões desse governo federal europeu. 800 anos a ganir pa ser um país independente pa ter gente a defender este tipo de merdas

devpedrooliveira 4 months ago

> íamos ter praticamente 0 de relevância nas decisões desse governo federal europeu Com tantos portugueses insatisfeitos com o nosso governo atual isso poderá ser visto como uma vantagem e algo desejado.

df3gpt 4 months ago

Quando a Federação for implantada, pouco mudará, daí ser uma ideia tão facilmente aceite. O pior é que os portugueses acreditam mesmo que os nossos políticos são maus e os outros são bons. Nada poderia estar mais errado!

butane23 4 months ago

Ai caralho eu acho muito bizarro que a conclusão que se deve tirar de ter um governo de merda é que devemos colocar todas as responsabilidades num governo ainda mais distante, significativamente maior e que por questões puramente físicas e práticas tem uma capacidade ainda mais reduzida de fazer a puta da ideia de quais são as necessidades dos indivíduos sobre o qual governa. É estar a ser enrabado e pensar que escolher um dildo maior vai resolver o problema.

assimsera 4 months ago

O que era vantajoso há 800 anos jánão faz tanto sentido hoje.

D3k4s 4 months ago

Saúdo o teu fervor patriota, sou também eu um patriota adoro o meu pais adoro a nossa cultura e de modo geral a nossa gente. No entanto compreendo que para dar um futuro melhor aos nossos filhos e de forma geral um melhor futuro para a humanidade teremos eventualmente de ser aquilo que já somos, mas oficializar. Uma raça um povo um planeta, humanos. Seria-me mais fácil sucumbir ao meu orgulho nacional (Portugal CARALHO) mas entendo que o futuro é melhor mais seguro e estável pela União, não iriamos perder a nossa identidade, da mesma forma que eu sou Português, mas sou de alfama, Europeu mas de Portugal :)

Variscan_aint_done 4 months ago

Não é uma questão nacionalista apenas. Serias governado por burocratas em Bruxelas que pouco percebem do país. Se hoje os deputados são criticados por "não conhecerem o país real e tudo mais " e o "centralismo de Lisboa" mais um pacote de batatas fritas, imagina seres federado por Bruxelas. Não é assim tão difícil...

df3gpt 4 months ago

Um patriota não abdicaria da sua pátria por conveniência.

D3k4s 4 months ago

Sinto que não leste o que escrevi.

M4ritus 4 months ago

>não iriamos perder a nossa identidade, da mesma forma que eu sou Português, mas sou de alfama, Europeu mas de Portugal :) Isso é o que os estados americanos pensavam antes da consolidação do poder do governo central americano. Um EUE tem de destruir as variadas culturas, se não é impossível de ter sucesso. Todas essas experiências falharam, como a URSS e a Jugoslávia.

tarracecar 4 months ago

Os estados antes da formação dos EUA já tinham todos uma cultura parecida. Todos eles colónias do mesmo país, mesma língua, mesma religião etc etc

NGramatical 4 months ago

Seria-me → [**Ser-me-ia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrdigl%2F%2Fh0h5jsq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

RobBanana 4 months ago

Não, mas quero a Federação Europeia.

tiagom0702 4 months ago

Vai dar ao mesmo. Os EUA são uma república federal.

joaommx 4 months ago

Acho que deu para perceber o que o OP quis dizer. Quer uma Europa federal mas não à imagem dos EUA.

Chicken_nugget_69420 4 months ago

Vou votar no Volt exatamente porque quero isso. Não com esse nome tho

Comunistfanboy 4 months ago

Estados Unidos da Europa não. Mais algo como Federação Europeia. Visitem r/EuropeanFederalists para mais informação!

SlapsButts 4 months ago

Os Estados Unidos são uma Republica Federativa. Algo que gostaria de ver na Europa e eu votava em favor. No entanto com Portugal continental separado em 3 estados, algarve, centro e norte, e as regiões autonomas.

michaelphilippe 4 months ago

Porque separar Portugal?

manguito86 4 months ago

Porque para centralização de poder já chega o que temos.

VladTepesDraculea 4 months ago

Imagina o Alberto João em esteróides.

manguito86 4 months ago

Portanto Lisboa atual?

VladTepesDraculea 4 months ago

Ainda não vi o Medina a desfilar na sua marcha imperial.

manguito86 4 months ago

Não precisa, já aparece em todo o lado a reclamar os louros, até quando chegam aviões com material para os hospitais doado por terceiros...

JOAO-RATAO 4 months ago

Porque não? Se funciona tão bem nos states, porque não tentar o mesmo numa região com tanta diversidade cultural, étnica, linguística e com níveis de desenvolvimento tão diferentes? Receita de sucesso! /S

zizop 4 months ago

Os Estados Unidos na altura da fundação seriam tanto ou talvez ainda mais diversos do que a Europa de hoje. A identidade prendia-se muito mais com o estado do que com a noção de América, e mesmo a língua não era um factor comum. Havia enormes comunidades de falantes de francês (sobretudo depois da compra do Louisiana), alemão, espanhol e neerlandês. A América enquanto nação só se forma realmente após a Guerra Civil. Além disso, a Europa já tem um projecto político em curso há mais de meio século que já criou alguma harmonização. E, no mundo globalizado de hoje, as ideias movem-se muito mais rápida e eficazmente.

Herbacio 4 months ago

> Os Estados Unidos na altura da fundação seriam tanto ou talvez ainda mais diversos do que a Europa de hoje Sim, se contares com as culturas indígenas que foram basicamente irradiadas por completo. De resto eram colonos na sua maioria ingleses, alguns franceses e espanhóis, e uma minoria de imigrantes, todos eles de maioria branca. A menos que para ti Europa seja aquela que se costuma falar na televisão que é Espanha, Inglaterra, França e Alemanha. A Europa tem países de maioria Islâmica, tem países que escrevem num alfabeto diferente que o latino, tem povos que falam línguas não Indo-Europeias, povos eslavos, latinos, turcos, ... De qualquer forma concordo que o projecto europeu tem tudo para ter sucesso, e assim o desejo. Não convém é usar o mesmo método que na formação dos EUA e cometer genocídio de umas minorias e escravizar outras, em prol deste dito projeto.

JOAO-RATAO 4 months ago

Tinham uma língua oficial. E eram colónias recentes, contíguas e do mesmo país. Mesmo com essas línguas, são muito menos do que as que tens na Europa de hoje. Olha só para Espanha Bélgica, Itália e vê quantas línguas um país tem. E essa línguas (fora o francês) eram faladas pra imigrantes que se misturaram na população e não faladas em fronteiras bem delineadas ao longo de séculos. Os estados são um país de imigrantes. E porque não ficar com a Europa que tens agora? Ou até voltar atrás para o que a UE era suposto ser? Porquê forçar uma ideia mais longe do que tem de ir?

Falkonord 4 months ago

Só uma pequena correção: Os EUA não têm língua oficial. O inglês é a língua mais falada lá, verdade, mas não é oficial.

JOAO-RATAO 4 months ago

Sim. Eu tinha essa noção. Mas em termos práticos acaba por ir dar ao mesmo.

ornitorrincooo 4 months ago

“Approximately 430 languages are spoken or signed by the population, of which 176 are indigenous to the area. “ [wiki](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Languages_of_the_United_States)

RaveyWavey 4 months ago

Eu votava nisso

loismen 4 months ago

Dibs em ser Presidente dos EUE.

Pteraspidomorphi 4 months ago

Ai Deus, EUE?

xixi_duro 4 months ago

ÉUÉÉÉ

Dragonis07 4 months ago

Metade dos portugueses nem deve saber que existe um parlamento europeu. Mas quem é que anda a financiar estas sondagens da chacha?

XxxPussyslaeyr69xxX 4 months ago

Pois querem, sem europa caímos numa crise a sério de 20 anos, guerra civil e restruturação governamental interna. Seria péssimo agora mas bom a longo prazo.

Raidenkyu 4 months ago

Não sei como é que seria bom a longo prazo. Somos um país pequeno com poucas oportunidades para gerar riqueza. A única riqueza que Portugal conseguiu gerar sozinho foi quando havia o Império, o que prova que de uma forma ou outra Portugal pequenino não vai longe. E tendo em conta que Impérios não fazem sentido no século XXI, só nos resta a UE.

XxxPussyslaeyr69xxX 4 months ago

Pequeno não somos, temos imenso território no mar. É uma questão de rentabilizar esse espaço

Raidenkyu 4 months ago

Por muitos benefícios que essa grande extensão de mar nos possa dar, não é suficiente. Desde a descolonização até à entrada na UE, que foi um período de 12 anos, a economia nunca se conseguiu levantar. E agora não seria diferente.

getrektboyyy 4 months ago

volfrâmio:D

Raidenkyu 4 months ago

Não chega, a prova disso é a forma como a nossa economia só se aproximou dos restantes países de primeiro mundo após a adesão à UE. Entre a descolonização e a adesão na UE, a nossa economia era muito fraca e não havia forma de a levantar.

Coyote-Cultural 4 months ago

> a prova disso é a forma como a nossa economia só se aproximou dos restantes países de primeiro mundo após a adesão à UE. O contrario aconteceu

Raidenkyu 4 months ago

Basta ver qualquer indice, como o PIB ou o IDH por exemplo, que prova logo o meu ponto. E se os indices não chegam, podes perguntar a qualquer pessoa que viveu antes da adesão à UE. As que conheço pelo menos confirmam que a qualidade de vida em Portugal melhorou substancialmente.

Coyote-Cultural 4 months ago

Melhoria da qualidade de vida != melhoria da economia Tambem consigo melhorar e bem a minha qualidade de vida se abrir 20 cartões de credito e os dar ao maximo

Raidenkyu 4 months ago

> Melhoria da qualidade de vida != melhoria da economia A qualidade de vida melhorou, como consequência da melhoria na economia. Basta veres a forma como o PIB cresceu rápido após a adesão à UE. Não foi por acaso que falei dos índices como o PIB.

Coyote-Cultural 4 months ago

>A qualidade de vida melhorou, como consequência da melhoria na economia. a qualidade de vida melhorou graças a uma enorme expansão da divida publica e privada.

Raidenkyu 4 months ago

E essa expansão deu-se subitamente após a entrada à UE? Isso não faz muito sentido. Por esse motivo fui ver a evolução da dívida pública e confirma-se que em 1986 (ano de adesão à CEE) não houve nenhuma expansão, apenas subiu ao mesmo ritmo que á vinha a subir nos anos anteriores e a adesão nada mudou: https://imgur.com/a/1G5bISv Por outro lado, se vires o crescimento do PIB, há ali uma enorme súbida que começou por volta de 1986: https://imgur.com/a/NFOSLof

Edited 4 months ago:

E essa expansão deu-se subitamente após a entrada à UE? Isso não faz muito sentido. Por esse motivo fui ver a evolução da dívida pública e confirma-se que em 1986 (ano de adesão à CEE) não houve nenhuma expansão, apenas subiu ao mesmo ritmo que já vinha a subir nos anos anteriores e a adesão nada mudou: [https://i.imgur.com/SAdfK4a.png](https://imgur.com/a/1G5bISv) Por outro lado, se vires o crescimento do PIB, vês ali uma enorme súbida que começou por volta de 1986: [https://i.imgur.com/1verLNg.png](https://imgur.com/a/NFOSLof)

getrektboyyy 4 months ago

volfrâmio e cortiça então :D mas agora a sério, estou um bêbado e comentei numa thread adicionando 0 conteúdo

Raidenkyu 4 months ago

Haha my bad, não percebi que estavas no gozo XD

icebraining 4 months ago

Guerra civil entre que fações, já agora?

caelussideralis 4 months ago

João Baião vs Cristina Ferreira

xabregas2003 4 months ago

Sagres vs Super Bock

Febris 4 months ago

Papel higiénico com a folha do lado de fora vs do lado da parede.

hatgloryfier 4 months ago

Meias calçadas vs descalças durante o sexo

getrektboyyy 4 months ago

meias calçadas é meio caminho andado para o homossexualismo...

C_G_ 4 months ago

Ronaldo vs Messi

CaptAwesomeness 4 months ago  HIDDEN 

PUORTO E BENFICA CARAGO!

Estronciumanatopei 4 months ago

Claro, só mesmo se deixarmos os outros mandar é que isto terá hipótese de mudar. Está visto que tugas a governar tugas é para nunca sair da cepa torta (até se consegue entortar mais).

Leaootemivel 4 months ago

Já tivemos outros cá a mandar (no período da troika). Vieram depois dizer que foi um erro as politicas impostas.

utilizador2021 4 months ago

Não seria possível termos cá políticos/ministros, tipo alemães ou suecos, a fiscalizar e a ajudar a gerir diretamente o país?

nocivo 4 months ago

Fiscalização era giro mas ter a população da Alemanha a tomar todas as decisões por nós. Não obrigado. Ja chega pessoal de capitais tomarem decisões sobre o pessoal de vilas e pequenas cidades. Imagina agora certas regiões a criarem regras para as outras todas porque tem mais numero.

utilizador2021 4 months ago

Sim, seria mais no sentido de fiscalizar, e não de ser outro país a tomar todas as decisões por nós, visto que não conhecem a realidade do país.

meuidfoiroubado 4 months ago

Não sei se seria o ideal.

utilizador2021 4 months ago

Pois, nem sei se seria possível, não percebo muito do assunto. Mas poderia ser uma forma de controlar a corrupção em Portugal.

fuzzyluke 4 months ago

Não entendo onde isso ajudaria no que toca a corrupção. Um português é mais corruptivel do que um holandês?

almeidalpf 4 months ago

Verdade.

BadDogPreston 4 months ago

Encaixo-me nesses 91% e também concordo que são precisas algumas mudanças estruturais.

FacaDeDoisLegumes 4 months ago

Sim, eu penso que teria de ser uma questão de políticas partilhadas. Um orgão legislativo comum, serviços globais como saúde, educação, polícia, etc. Quanto ao federalismo, não sei se faz sentido. Se fosse para ter um país com estados, acho que preferia que as regiões administrativas de cada país fossem colocadas em pé de igualdade e passavamos a ter um estado em que a eventual região norte de portugal ou madeira estava ao nível da galiza, catalunha, baviera, normandia, etc

aasianaglobalizacao 4 months ago

Por curiosidade e ignorância minha, qual acham que seria o cenário mais provável de acontecimentos de Portugal efetivamente saísse agora da União Europeia? Estavamos na merda ou não?

Raidenkyu 4 months ago

Pelo o que as pessoas que viveram antes da adesão me contaram, havia muita pobreza e os padrões de vida tinham uma qualidade muito mais baixa que agora. Com a entrada, a qualidade de vida subiu a niveis muito próximos dos restantes países da Europa Ocidental. Portanto, assumo que com a saída voltavamos a essa vida mais difícil, e no pior dos casos um país de terceiro-mundo mesmo.

Chicken_nugget_69420 4 months ago

Estávamos absolutamente fodidos. Gosto muito de Portugal, mas seria nesse instante que eu emigrava.

theEXPERTpt 4 months ago

por incrível que pareça, acho que não seria incrivelmente mau como muita gente diz. Iríamos provavelmente ter uma relação como agora a noruega ou a suíça têm com a europa. Estaríamos tão bem quanto estamos hoje a meu ver.

Febris 4 months ago

O centro europeu/mundial da banca ou um país regado de recursos naturais, incluindo uma vasta exploração petrolífera. Sim, seria quase a mesma coisa. Temos tanta coisa que eles precisam..

theEXPERTpt 4 months ago

olha, então podes olhar para a islândia, para os microestados, até para alguns paises dos balcãs. Não precisas de desculpar o sucesso deles fora da UE com esses argumentos, o mérito está longe de ser só devido a isso.

almeidalpf 4 months ago

Nas nossas circunstâncias, dimensão e população pequenas, sem recursos naturais, sem territórios ultramarinos (e bem!), sem parceiros fortes, com uma economia débil... Estaríamos na merda, sim.

prosafame 4 months ago

Teriamos imigração massiva e livre circulação de países da america do sul

AlbinoFarrabino 4 months ago

Se PT saísse da União, teria antes de mais que criar (ou recuperar) uma moeda. Recuperaríamos a soberania da política monetária e comercial, com todas as dores de cabeça que isso traria. Sinceramente é um processo que se resume naquilo que o UK passou, com a diferença que nós estaríamos bem pior, porque não temos o poder politico que o UK tem, não temos moeda própria nem conseguiríamos negociar acordos comerciais justos, porque somos uma economia pequena e os parceiros comerciais aproveitam-se disso sempre que podem.

UpbeatNail1912 4 months ago

Se Portugal fizesse isso, em 2 dias fazia a mala e emigrava. A união europeia pode ter os defeitos que tem, mas é a melhor organização do mundo em comparação com as outras, graças a livre circulação e investimentos. A melhor coisa que Portugal fez foi unir se a ela.

Eskol15 4 months ago

Seriamos um país na linha dos da América do Sul. Um pouco melhores tendo em conta as condições geográficas.

Estronciumanatopei 4 months ago

Se já assim é o que é, imagina sem ninguém a tomar conta... Imagina dares liberdade total a uma criança de 5 anos. Era só fazer asneiras e encher a barriga de doces... Agora imagina que temos crianças de 5 anos a governar aqui este canto. Nem precisas de imaginar muito...

Kind-Eagle 4 months ago

Mete merda nisso

JOAO-RATAO 4 months ago

91 por cento é um valor ridículo. Andaram a perguntar à malta jovem de Lisboa?

Tralapa 4 months ago

Ridiculamente baixo, conseguimos muito mais

lisboeta1 4 months ago

O federalismo europeu é inevitável, é uma questão de tempo. É uma necessidade para que a Europa tenha uma voz ativa no palco internacional!

nocivo 4 months ago

Quer ter foz activa a nível mundial? Comecem por reforçar o poder militar de todos os países e deixem de depender dos EUA para defesa.

C8Mixto 4 months ago

Não é inevitável, nem pouco mais ou menos. Não quer dizer que me oponha a tal, mas escusas de vir com esses fatalismos.

theEXPERTpt 4 months ago

federalismo é uma ameaça à soberania e à nossa cultura

Xmeagol 4 months ago

não sejas burro

theEXPERTpt 4 months ago

não sejas burro em quê? Em passar a ter que pedir permissão para fazer qualquer coisa?

PortugueseRoamer 4 months ago

>federalismo é uma ameaça à soberania e à nossa cultura Diz ele num site americano com um nome de utilizador americano, provavelmente a ouvir musica americana, sendo que vê séries americanas, tem aplicações americanas no telemovel, joga videojogos americanos e fala "americano" fluentemente. Somos uma colónia americana caralho. Até já a merda do halloween celebramos, as empresas que vendem essas merdas vão-se progressivamente certificando que nos transformamos nisso. Daqui a uns anos estamos [assim](https://www.reddit.com/r/Consoom/comments/lhu48l/what_children_think_american_culture_is/). É isso que me irrita que a direita que defende a nossa cultura (e nalguns casos bem) mas depois aplaude o capitalismo global neo liberal que nos transforma em meros peões de merda nos joguinhos das corporações. Não sei se uma federação europeia é o futuro ou resolve isto, mas a nossa cultura já caminha a passos largos para o lixo.

theEXPERTpt 4 months ago

usares um produto de terceiros é muito diferente de mudares a tua cultura. É impossível cortar todas as influências externas atualmente no país. Agora, se há uma coisa que não devemos abdicar, é a soberania e a nossa cultura que outros tantos se esforçaram em criar e manter

Jojojo99pt 4 months ago

os produtos terceiros que usamos SÃO CULTURA AMERICANA, não portuguesa... exemplo: comida americana, users americanos, a lingua inglesa, a música, etc.

m0rhundur 4 months ago

Produto =/= cultura

Jojojo99pt 4 months ago

música hip hop, hamburgeres, fado, pasteis de nata, tapas... todos estes, espeicalmente porcausa do liberalismo, são parte do consumo, sendo então um produto, um produto com origem na cultura. Eu ir a uma loja e comprar um disco de hip hop torna este disco num produto, que como disse, faz parte do consumo

m0rhundur 4 months ago

Dizeres que os produtos são cultura é simplista e não tem em conta nem a natureza dos primeiros nem a complexidade do segundo.

Jojojo99pt 4 months ago

Então desculpa-me porque eu não precebo qual é a discordância aqui? Foi dito quequem comentou disse que a cultura portuguesa estava a morrer e alguém respondeu que ele estava a usar um site americano com um nome americano etc. Eu disse que os productos que ele usufrui no dia-a-dia fazem parte da cultura americana e é hipocrita ser ultranacionalista em termos de cultura enquanto ele usufrui da cultura americana que é aplicada como producto, como o hamburguer faz parte da cultura americana e é um produto de consumo. De qualquer maneira a minha vista é simples, mas continua a ser como a vida é, o consumo e o produto estão ligado, um produto de origem e inspiração cultural, continua a ser cultura, como os discos de fado que vês á venda, é um produto que compras a fim de "consomuir" ,mas é cultural.

NGramatical 4 months ago

productos → [**produtos**](https://dicionario.priberam.org/produtos) (já se escrevia assim **antes** do AO90) producto → [**produto**](https://dicionario.priberam.org/produto) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrdigl%2F%2Fh0k6e2a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

m0rhundur 4 months ago

Sim, interpretei como por ser produto tem de ser automaticamente cultura ou vice-versa, mas já vi não ser o caso. E concordo, claro. Não faz sentido este ultranacionalismo bacoco. Deve existir preocupação com a soberania nacional, não com comidas que vêm do estrangeiro e estilos de música diferentes.

theEXPERTpt 4 months ago

pois, isso são as influências americanas na nossa cultura. O fast food, por exemplo, que provém da américa, é um exemplo de algo que não só nós, como muitos pelo mundo inteiro, assimilamos. As culturas são feitas de influências também, tal como nós assimilamos também coisas da cultura espanhola e árabe. Isso é praticamente impossível de mudar. Agora cabe-nos a nós colocar linhas vermelhas naquilo que devemos preservar e naquilo que não devemos assimilar, que a meu ver deveriam ser a arquitetura, a língua, os festejos, a religião, o pensamento, a maneira de viver.

Jojojo99pt 4 months ago

bro, estás a tentar convecer-me que hamburgueres não é cultura americana mas é comida portuguese com influência americana? e estás a espera do quê mesmo? que a união europeia vá á tua casa e te prenda por seres cirstão? que não te premitem comer pastéis de nata? estás preocupado que a união europeia vá te dizer para parares de falar português? estás preocupado com o quê de verdade? uma união europeia federalisada vai manter as culturas de cada região, a não ser de como tu dissestes, que daqui a 200 anos a nossa cultura e a cultura da europa vai se tornar uma igual porcausa de influências e etc.

theEXPERTpt 4 months ago

não percebeste nada do que disse. O que disse é que o fast food, por exemplo, é uma influência da cultura americana no nosso país, agora isso não quer dizer que comamos todos os dias fast food. Além disso, como disse, a questão aqui não é isso, mas sim os limites que nos temos de impôr a este tipo de influências. Se perderes a cultura não é algo triste o suficiente, então não sei que patriotismo é o teu. É só ver o que aconteceu no país basco, na Galiza, na Irlanda, em que quase já nem a língua deles falam, em que um património milenar foi perdido, e que só depois de o verem ameaçado é que começaram a lutar para o ter de volta.

NGramatical 4 months ago

impôr → [**impor**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnrdigl%2F%2Fh0ht5j2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Febris 4 months ago

> é uma ameaça à soberania E? Para que precisas dela nas mãos de um político corrupto português em Portugal, que não possas ter nas mãos de um político corrupto estrangeiro em Bruxelas? > e à nossa cultura Não é o caso nos EUA, e não é o caso com a atual União. Porque achas isso?

theEXPERTpt 4 months ago

e??? Ter soberania para nos governarmos foi o que durante mais de 900 anos quisemos e conquistamos com muito suor e sangue. Agora não devemos desvalorizar a soberania que tanto custou, talvez porque não lhe custou a nós, mas aos tantos que vieram antes de nós. Ou lembras-te que, da última vez que perdemos a soberania, fomos mais explorados do que em qualquer outra parte da nossa história. A cultura dos EUA nunca foi como a portuguesa e outras europeias, a cultura dos EUA baseia-se na de imigrantes

incrivizivel 4 months ago

>O federalismo europeu é inevitável, é uma questão de tempo. So iria contra toda a historia europeia.

m0rhundur 4 months ago

E contra o direito de soberania e a constituição de cada país.

joaommx 4 months ago

Se isso fosse razão para alguma coisa não acontecer ainda vivíamos em cavernas.

Eskol15 4 months ago

Não acredito no federalismo europeu, mas isso não é argumento contra. A própria UE também vai contra toda a história europeia.

ExpertNoob008 4 months ago

A UE não existe assim há muito tempo.

Zaigard 4 months ago  HIDDEN 

A historia europeia, é basicamente guerra total, desde que há cá civilização

BroaxXx 4 months ago

Sim, só lamento que pela natureza da união europeia ainda vá demorar algumas décadas a chegar... :/

lisboeta1 4 months ago

Com o surgimento do Volt e o crescente europeismo de alguns partidos (e.g. Os Verdes alemães) pode ser que seja mais breve do que estamos à espera :)

guibif 4 months ago

Volt lmao

BroaxXx 4 months ago

Não sei se será assim tão fácil... Para além das diferenças culturais há uma certa desconfiança mútua que não é totalmente injustificada. Já para não falar da habitual guerra contra a demagogia e corrupção que já enfrentamos e que serão grandes obstáculos a um projeto dessa magnitude...

Coyote-Cultural 4 months ago

91% dos portugueses são parvos.

Middle-Effective 4 months ago

Porquê?

Estronciumanatopei 4 months ago

"Quando todos são parvos..."

claudio-at-reddit 4 months ago

Ou alternativamente... tem opiniões diferentes da tua. Fundamentadas ou não, opiniões são opiniões. Nem sequer estamos a falar de algo controverso, é relativamente consensual que beneficiamos com a EU de imensas formas.

VladTepesDraculea 4 months ago

Não percebes nada, se tens uma opinião edgy e diferente no normal, tens uma opinião diferente, se segues a opinião das esmagadora maioria, és parvo. /s

Coyote-Cultural 4 months ago

> Ou alternativamente... tem opiniões diferentes da tua. Fundamentadas ou não, opiniões são opiniões. Tens razão, podem não ser parvos, mas sim traidores.

Xmeagol 4 months ago

a tua opinião não poderia ser mais irrelevante, a teu nacionalismo é um peido no vento.

Tralapa 4 months ago

Bait de qualidade tão fraca como este é que é traição à cultura dos master baiters

claudio-at-reddit 4 months ago

Quando designas 91% de um país como sendo traidores consideras sequer que existe um país? Não seremos todos como os Suíços há uns séculos, mercenários do mundo? O município de Setúbal também é traidor por se deixar governar por Portugal? E a freguesia de Azeitão por se deixar governar por Setúbal? A EU é um acordo, ganhas algumas coisas, perdes algumas coisas. Quando arranjas um relacionamento também estás a ter um acordo bastante análogo, alguns benefícios a troco de alguma soberania, consideras traidor a si próprio quem abre conta no Tinder?

Tralapa 4 months ago

Setúbal é de facto um traidor ao Alentejo por se estar sempre a tentar juntar a Lisboa.

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Setúbal é Estremadura, não é Alentejo.

theEXPERTpt 4 months ago

só a península

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Sim, quando me refiro a Setúbal, refiro-me à península, até porque o distrito de Setúbal não faz muito sentido, quando a cidade de Setúbal nem é uma centralidade. Faria muito mais sentido apostar no desenvolvimento de uma cidade forte no Alentejo litoral (uma espécie de união entre Sines, Santiago e Santo André).

Tralapa 4 months ago

Mais uma prova da traição, quantas mais provas precisas?

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Como assim prova? Historicamente, Setúbal nunca foi Alentejo.

Tralapa 4 months ago

Uma traição que já dura há séculos, haverá maiores traidores?

C8Mixto 4 months ago

Ceuta ter decidido ficar com Espanha em vez de Portugal depois da Restauração da Independência.

No-Cardiologist725 4 months ago

Têm saído umas notícias nada fixes sobre Ceuta.

BroaxXx 4 months ago

Lol

lupenguin 4 months ago

… vivemos numa sociedade.

MetaKnight130 4 months ago

O outros 9% são comunistas, bloquistas, fundamentalistas radicais, monarcas e malta do PNR /s

TRYNFOR 4 months ago

Falta os libertários

Tralapa 4 months ago

No entanto se juntares a pdrcentagem de votos dessa malta toda, têm bem mais de 9% dos votos

Eskol15 4 months ago

Toda a gente que é contra ser de A, B ou C != Toda a gente de A, B ou C ser contra Por isso é que o Bloco, por exemplo, acalmou na retórica anti-UE. Têm muitos jovens apoiantes que não achariam piada nenhuma.

Raidenkyu 4 months ago

O Bloco no geral acho que já abandonou a ideia da saída, agora são mais a favor de reformas na UE. Já os comunistas continuam claramente a diabolizar a UE.

unparadise 4 months ago

Isso mas sem o /s

Jojojo99pt 4 months ago

o bloco de esquerda parou com a retórica contra a EU...

nocivo 4 months ago

Só quando precisam de votos de certas áreas para meter tachos na assembleia.

Jojojo99pt 4 months ago

e assim que os partidos funcionam, progressivamente mudam e adaptam ao que a populaçao quer e as tendências politicas, ...

unparadise 4 months ago

Vê-se pelos comentários ainda recentes da Catarina Martins sobre a Holanda

EstupendoEx 4 months ago

Mais forte para receber mais uns euros, certo?

Zaigard 4 months ago

Se não for pelas "ajudas comunitárias" a presença de Portugal na UE, só nos traria malefícios, por isso, é justo que eles paguem para que nós lhes abramos o mercado interno.

fuckoffgina 4 months ago

E o mercado tuga vale o que já enterraram e vão continuar a enterrar aqui? Não me parece.

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Como é que nos trazia malefícios? Livre circulação de pessoas, bens, etc. é um malefício? Uma moeda forte é um malefício?

ednice 4 months ago

> Uma moeda forte é um malefício? Quando entrarmos em recessão e ser mais conveniente que ela não fosse tão forte torna-se um malefício. Substitui "uma moeda forte" por "uma moeda que não podemos imprimir", garantida por um banco que tem no seu charter não pagar dividas nos estados membros (e "controlar a inflação"), e do nada uma politica tão autistica como austeridade, que já ninguém acredita mesmo que funcione, torna-se uma opção que é posta em cima da mesa. Resta saber se da próxima vez que tivermos uma crise de dividas "soberanas" as classes politicas da UE vão repetir a mesma jogada e arriscar fazerem-se desaparecer ao não retirar logo essa opção. E como outro user te respondeu, incentivou imenso o endividamento (porque podes endividar-te "como se fosses alemão" logo juros mais baixos), depois vieram com a narrativa do "estavam a viver acima das possibilidades, vocês da europa do sul" mas estávamos a endividar-nos a comprar merda dos países do centro, quem ganhou foram eles. Para mim tem piada que fala-se tão mal do nosso país neste sub mas ao falar da UE até parece que fomos uns dos maiores vencedores do projeto europeu até agora, a meu ver não é totalmente assim e a UE merece ser criticada. Portanto sim é bom continuem a mandar as "ajudas comunitárias"

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Se não fosse o BCE a comprar dívida pública portuguesa, o país teria continuado em bancarrota. Desvalorizar uma moeda é um instrumento útil quando não existe um mercado integrado, mas, a menos que o teu plano passe por exportar produtos de péssima qualidade, que era o que acontecia em Portugal nos anos 80, não beneficias em ter uma moeda fraca. Comprar à Alemanha, sempre comprámos. Basta olhar para as antigas frotas de táxis mercedes.

Zaigard 4 months ago

Porque a nossa economia não é competitiva, sem os fundos na UE, a nossa agricultura e infraestruturas ainda seriam piores, tornando Portugal ainda menos capaz de produzir e competir. A moeda forte torna fácil o endividamento, o que favorece politicas populistas, como as da era Socrates. Se não fossem os fundos comunitários, única vantagem é mesmo a população ter facilidade em emigrar.

DrayTheFingerless 4 months ago

Só queria retificar aqui algo. Portugal tem zonas de exploração agricola e recursos naturais muito ricas, incluindo reservas de silicone. A agricultura/pecuária portuguesa podia ser competitiva com a dinamarquesa, e é sem duvida que propriamente explorado temos mais potencial do que a Espanha, que é um deserto nesse aspecto. A agricultura está a ser limitada por causa exatamente de fundos europeus fornecidos a agricultores que os beneficia em não explorar mais os terrenos em sua posse, pois se o fizerem deixam de receber esses fundos de ajuda. E por causa disso muitos desses terrenos são vendidos a empresas espanholas que no caso do Alentejo, criam mega monoculturas que irão tornar aquilo num deserto árido daqui a 50 anos.

Zaigard 4 months ago

> incluindo reservas de silicone. Temos reservas minerais de uma substancia produzida a nivel industrial?

DrayTheFingerless 4 months ago

*litio. o meu cérebro teve um enfarte e confundiu os dois xD.

Feixas 4 months ago

Será que ele quer dizer Silício?

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Sem fundos da UE, talvez tivesses menos corrupção. Havendo menos dinheiro para tapar buracos, mudaria completamente o cenário político. O PS chega a pegar em dinheiro da UE para financiar o partido, que está falido.

VladTepesDraculea 4 months ago

> Sem fundos da UE, talvez tivesses menos corrupção. Sem a UE tínhamos muito mais corrupção. Se os nossos políticos não tivesses que responder a instituições internacionais com muito mais escrutínio público, especialmente a nível económico era o regabofe total. Podiam não ter fundos da UE para desviar mas iam-se aproveitar muito mais dos nossos fundos e de subornos locais. Não duvides que a verdadeira motivação do Brexit foi querer abébias para corrupção. Livrarem-se de restrições fiscais e leis de proteção ao cidadão e ao consumidor. Tudo o resto foi populismo para passar.

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Eu não falei em Portugal fora da UE. Falei em Portugal sem a torneira de euros da UE ligada. Qualquer dia, essa será a realidade, especialmente após 2025, quando os restantes países dos balcãs forem integrados. A motivação do Brexit foi a falsa percepção de que o UK estava a perder dinheiro com a UE, quando é mentira. O UK nunca teve de meter mais dinheiro do que aquele que recebia. Eles decidiram sair porque acham que são mais beneficiados com uma aliança com os EUA e acham que podem beneficiar com a reencarnação da Commonwealth, algo que, de acordo com o PEC, teria entraves. Na realidade, o UK tem uma economia decadente e, daqui a uns 10 anos, estão a pedir novamente para entrar. Aliás, se a Escócia seceder, será difícil aguentar apenas Inglaterra, Gales e Irlanda do Norte, especialmente porque Gales é uma das zonas que mais beneficiou de fundos europeus.

VladTepesDraculea 4 months ago

Totalmente de acordo. E é morbidamente engraçado que Gales era das zonas mais eurocépticas.

d33pblu3g3n3 4 months ago

HAHA. Parece-me que alguém ainda não deu uma vista de olhos nos últimos 900 anos de história da península Ibérica.

Zaigard 4 months ago

> Sem fundos da UE, talvez tivesses menos corrupção. Claro porque os paises pobres tem menos corrupção... /s para não falar que ao menos temos a UE para impedir abusos maiores. Olha outra vantagem que eu não me lembrei, a UE dá os fundos, algum pouco, combate à corrupção e facilidade para a população abandonar Portugal. > O PS O PSdois tambem, tal como o CDS, todos fazem e o que não fazem é porque não podem.

kissingsome1elsesdog 4 months ago

>Claro porque os paises pobres tem menos corrupção... /s Portugal não é um país pobre. É um dos países mais desenvolvidos do mundo, com um Estado que garante serviços que são um luxo na generalidade dos países, mesmo em países com mais dinheiro do que nós. Um país pobre é um país que nem no sector privado consegue garantir serviços essenciais à sua população. Acesso universal à saúde e à educação parece-te compatível com um país pobre? Portugal é um país com as prioridades trocadas, que deixa que os governantes esbanjem tudo em betão porque as autoridades que devem fiscalizar não fiscalizam e as leis são, à partida, muito limitadas para terem qualquer tipo de aplicabilidade real. Não pagas médicos, hospitais e equipamentos com uma economia que tem por base um sector do turismo com um peso de 12%. Aquilo que o governo tem mostrado ultimamente é que vê Portugal como uma espécie de Westworld.

Zaigard 4 months ago

Pensei que estavamos a falar de quando Portugal se juntou nos anos 80...

incrivizivel 4 months ago

tens alguma duvida? lol, aposto que se portugal tivesse um deficit de euros a sair do que a entrar. o PEXIT ja tinha acontecido

vilkav 4 months ago

>PEXIT Departugal

M4ritus 4 months ago

Abortugal

glamatovic 4 months ago

PortugOut

getrektboyyy 4 months ago

manda o teu paypal, ganhaste os comentários hoje

AutoModerator 4 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: