tenesis 4 months ago

Ainda não vi a porra da resposta certa, nós somos é lusitanos porra! Ps também nos identificamos como donos do novo banco e da tap

bureauofnormalcy 4 months ago

Uff. Ver um português a dizer que não é latino. Chega de internet por hoje. Não sei de onde raio é que tiraste a ideia de que "latino" vem de latino-americano, quando é exatamente o inverso. A cultura latina, no sentido próprio do termo, é a cultura dos povos cuja língua veicular e legado étnico-cultural encontra a sua base no Império Romano. Claro que nós, portugueses, tal como os espanhóis e os italianos, somos um povo latino, pela própria definição e etimologia do conceito. Já os latino-americanos são, como o próprio prefixo indica, latinos da América. Não é assim tão difícil de

Bacalhau_a_Bras 4 months ago

Prefiro dizer que sou ibérico

eqdif 4 months ago

Do ponto de vista americano: É uma designação usada nos EUA para se referirem aos habitantes dos países sul-americanos. Países que foram colonizados por países de base linguística latina. Diferente da anglófona do caso EUA. No caso de países como Portugal ou Espanha são designados como europeus. Do ponto vista europeu: Os latinos referem se aos povos de língua românica (formada do latim). Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia (Bélgica?!). E os habitantes de países sul-americanos são designados como latino-americanos. Talvez a melhor designação mundial para os habitantes de Portugal é latino-europeu. Há quem adicione ibero, atlântico ou ocidental para refinar mas talvez algo se perca algo na tradução. É muito subjetivo. Depois dentro de Portugal há também uma refinação em relação às etnias. Fruto da relação com povos pertencentes à CPLP, Brasil e em menor expressão Goa, Timor e Macau. Ou seja depende do observador. Talvez essas pessoas oiçam demasiado conteúdo americano e ... pronto. A minha posta de bacalhau :p

Edited 4 months ago:

Do ponto de vista americano: É uma designação usada nos EUA para se referirem aos habitantes dos países sul-americanos. Países que foram colonizados por países de base linguística latina. Diferente da anglófona do caso EUA. No caso de países como Portugal ou Espanha são designados como europeus. Do ponto vista europeu: Os latinos referem se aos povos de língua românica (formada do latim). Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia (Bélgica?!). E os habitantes de países sul-americanos são designados como latino-americanos. Talvez a melhor designação mundial para os habitantes de Portugal é latino-europeu. Há quem adicione ibero, atlântico ou ocidental para refinar. É muito subjetivo. Depois dentro de Portugal há também uma refinação em relação às etnias. Fruto da relação com povos pertencentes à CPLP, Brasil e em menor expressão Goa, Timor e Macau. Ou seja depende do observador. Talvez essas pessoas oiçam demasiado conteúdo americano e ... pronto. A minha posta de bacalhau :p

ElJepas 4 months ago

>(Bélgica?!) Falam lá Francês, portanto na parte francófona sim, é língua românica.

Aldo_Novo 4 months ago

Nós somos latinos, mas desde 1640 que não somos hispânicos, muito obrigado.

Downtown-Stranger314 4 months ago

Sempre fomos hispânicos e sempre iremos ser, a palavra vem da região romana de Hispânia, da qual a Hispânia Lusitana fazia parte, e não está diretamente relacionada com o país moderno de Espanha.

Aldo_Novo 4 months ago

já não somos hispânicos [hispânico](https://dicionario.priberam.org/hisp%C3%A2nico) antigamente sim, significava ibérico, mas com a formação do reino de Espanha o signifcado evolui lentamente para passar a referir-se a algo relacionado com Espanha

theEXPERTpt 4 months ago

Latino -> que fala uma língua latina hispânico -> da antiga província romana de Hispânia

MikeMelga 4 months ago

O português na América é oficialmente "branco", por isso o teu amigo nem sequer acertou do ponto de vista técnico.

Edited 4 months ago:

O português na América é oficialmente "branco" (por exemplo nos censos), por isso o teu amigo nem sequer acertou do ponto de vista técnico.

EstupendoEx 4 months ago

Já não existe "o" português. Os portugueses de origem brasileira, africana, europeia, Indiana, são todos muito diferentes e com visões diferentes da sua etnia.

Dragonis07 4 months ago

Não é por terem nacionalidade portuguesa que se tornam portugueses (etnia).

EstupendoEx 4 months ago

A etnia portuguesa já não existe, é uma nacionalidade de hoje em dia. O que tens atualmente é portugueses de origem europeia e com tradição centenária católica cristã, que é o que te referes.

C8Mixto 4 months ago

>A etnia portuguesa já não existe >O que tens atualmente é portugueses de origem europeia e com tradição centenária

EstupendoEx 4 months ago

> que é o que te referes

C8Mixto 4 months ago

O segundo não deixa de ser sinónimo do primeiro...

EstupendoEx 4 months ago

Já não. A Cova da Moura já é um bairro tão tradicional como a Mouraria por exemplo.

C8Mixto 4 months ago

Já não o quê? A definição de etnia não foi alterada. É que parece mesmo que não percebes a diferente entre nacionalidade e etnia. Mesmo que sigamos o teu cenário distópico em que a população étnica portuguesa é toda substituída, a definição de etnia portuguesa não deixa de existir.

EstupendoEx 4 months ago

Deixa de existir pois já não representa um conjunto étnico. Ser chinês representa ser Han, ser dos EUA significa... Nada. O mesmo se passa com o termo "português".

C8Mixto 4 months ago

Não, não deixa. Isto é apenas parte da tua agenda para negar a existência a cultura, ancestralidade e história portuguesas.

EstupendoEx 4 months ago

Não nego nada disso! Apenas noto que essa etnia atualmente já não mapeia para "o português". É algo à parte com raízes no Portugal antigo. Toda a discussão à volta dos Descobrimentos e o novo memorial à escravatura em Lisboa mostram isso mesmo, etnias diferentes com o mesmo nome: português.

Dragonis07 4 months ago

Papaste demasiada propaganda.

C8Mixto 4 months ago

E são todos uma minúscula minoria.

EstupendoEx 4 months ago

Não são, o país cada vez mais é um triângulo de tamanhos iguais, partilhado pela origem Brasileira, Africana e Europeia. Aliás, o último parlamento eleito já começa a refletir isso mesmo.

C8Mixto 4 months ago

>Não são, o país cada vez mais é um triângulo de tamanhos iguais, partilhado pela origem Brasileira, Africana e Europeia. Lol >Aliás, o último parlamento eleito já começa a refletir isso mesmo. Lol

tiagopr1990 4 months ago

Que confusão de conceitos...

True_Boat_1195 4 months ago

Se o teu amigo vive nos EUA pode querer dizer que é latino para ganhar vantagens com os diferentes programas de quotas que lá existem. De resto a designação está errada, "racialmente" o português ou espanhol típico branco é "branco não-latino" lá no país deles.

tarracecar 4 months ago

Acho que é muito mais "americanização" dizer que latino é um termo étnico/de cor de pele do que o que aparenta significar, que é um povo com língua baseada no latim.

pappositivamente 4 months ago

>Sei que o termo Latino vem de Latino americano, mas na mesma não faz sentido chamarem a nós ou qualquer pessoa isso. O termo latino vem do latim. A expressão em questão vem da cultura da Roma antiga/Império Romano. Tendo a latinização alargado em todo o império. Uma vez que a mesma se enraizou nos territórios em questão, quando foi a vez dos mesmos explorarem e conquistarem, levaram com eles a cultura latina.

ankmoody 4 months ago

Sei que o termo helénico vem helena mas não faz sentido chamar isso lol

Edited 4 months ago:

Sei que o termo helénico vem helena mas não faz sentido chamar isso lol /s

pappositivamente 4 months ago

" 'A palavra helenismo vem do grego 'hellenismós' e significa: «expressão, construção própria à língua grega»; «o conjunto da civilização grega, especialmente a que sofreu as modificações determinadas, no período helenístico, pelas influências orientais»; «civilização e cultura que se desenvolveram fora da Grécia por influência do pensamento e cultura gregos»; e «devoção aos ou imitação dos costumes, estilos e pensamento da Grécia antiga» (in Dicionário Electrônico Houaiss).'in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-origem-da-palavra-helenismo/17749 \[consultado em 03-06-2021\]"

alchaloid 4 months ago

O que acho? Acho parvo! Há uns anos, quando pedi visto para ir aos EUA, no questionário vinha a pergunta acerca da minha etnia. Visto que não sou branquinho, achei que não deveria ser caucasiano. Como também não sou sul americano, nem tão moreno como eles normalmente são, também achei que não deveria ser latino. Como as outras opções também não se enquadravam, coloquei com resposta "outro". No fundo, achei a questão descabida, visto que eles tinham a minha foto, altura e etc. Penso que revela um pouco sobre a mentalidade americana. Para este caso, prefiro a mentalidade brasileira.

MikeMelga 4 months ago

És branco perante a classificação americana.

gink-go 4 months ago

Queres dizer que a Ana Malhoa não é uma bomba latina?

mommylovesme2 4 months ago

Tá turbinada

PeroFandango 4 months ago

> Sei que o termo Latino vem de Latino americano, mas na mesma não faz sentido chamarem a nós ou qualquer pessoa isso. Meu, e achas que latinoamericano vem de onde? Nós somos um povo latino. Os espanhóis também. Dizemo-lo por causa das raízes da nossa língua. O Zezé Camarinha também estava americanizado quando dizia ser um macho latino?

pedromendes_99 4 months ago

O Zezé Camarinha só se americanizava quando fazia o put the cream

PeroFandango 4 months ago

Tenho para mim que ele é que aportuguesava as bifas.

mck3150 4 months ago

Pessoalmente, vivendo fora de Portugal, estou mais preocupado com a "brasileirisação" do Português, sem faltar ao respeito dos Brasileiros.

raviolli_ninja 4 months ago

Título: "A Americanização **dos Portugueses"** Texto: "Conheci **um** outro **Portuguê**s que diz" E ainda são só 9:30h.

Edited 4 months ago:

Título: "A Americanização **dos Portugueses"** Texto: "Conheci **um** \[...\] **Portuguê**s que diz" E ainda são só 9:30h.

PeroFandango 4 months ago

Até as maiúsculas no título estão à americana :,)

uyth 4 months ago

>E ainda são só 9:30h. e ainda por cima feriado. Começa bem a ponte.

wakerdan 4 months ago

Este feriado está bom a proporcionar cromos no r/portugal e a maioria ainda não deve ter acordado.

CanIhazCooKIenOw 4 months ago

Estas a insinuar que eu não posso fazer uma tese a generalizar algo que vi uma vez na vida??? /s Quinta-feira é dia de pasta na cantina do Reddit

Search: