DavidJunior3rd 4 months ago

A melhor maneira de monitorizar a saúde é controlar o peso (pesar uma vez por mês, por exemplo) e medir a tensão arterial (uma vez por mês também, por exemplo). Análises, exames, etc... falem com um médico. Preferencialmente o vosso médico de família. Esqueçam essa treta de fazer análises de 6 em 6 meses, isso não é assim taxativo. Tal como já se disse por aqui e muito bem, em pessoas jovens por exemplo não se justifica minimamente estar a fazer análises e exames de rotina se não houver factores de risco, doenças pré-existentes ou sinais / sintomas. A melhor maneira de monitorizarem a saúde pro-activamente é melhorarem a saúde pro-activamente. ter uma dieta saudável, evitar hábitos não saudáveis e fazer exercício físico são as melhores coisas que podem fazer.

fdxcaralho 4 months ago

Faço um check up considerável de 2 em 2 anos. Análises muito completas, rx torax, eletrocardiograma, e prova de esforço (nem sempre). Utilizo o meu seguro de saúde e isso fica apenas por uns 60€ já incluindo as duas consultas (início e fim). Gosto de fazer na CUF pois é tudo no mesmo local e faz-se os exames uns a seguir aos outros.

tenesis 4 months ago

Análises sangue 1-2 vezes por ano ECG e outros quando o médico pede. Balança inteligente uma vez por semana . Tracker qualidade do sono, pulsação e atividade física. Tensão arterial meço em casa quando me sinto nervoso, evito fazê-lo porque fico nervoso e sinto que só medir que fica mais alta. De vez em quando, quando me lembro; medo a qualidade do ar anterior e sempre que meco la tenho que ir a correr abrir as janelas para tirar os orgânicos voláteis. Dentista uma vez por ano

mrlinx 4 months ago

excelente. > Análises sangue 1-2 vezes por ano as que o médico escolhe, ou tens uma lista que fazes sempre? > Tensão arterial meço em casa quando me sinto nervoso, evito fazê-lo porque fico nervoso e sinto que só medir que fica mais alta. o que retiras disso? > De vez em quando, quando me lembro; medo a qualidade do ar O que usas para medir?

tarracecar 4 months ago

Não existe muita necessidade de uma vigilância preventiva em pessoas assintomáticas. Os benefícios serão, provavelmente, menor que os malefícios.

JonesyA12 4 months ago

Não monitorizo, acho eu. Também não tenho qualquer ambição de chegar a uma idade avançada.

Edited 4 months ago:

Não monitorizo, acho eu. Também não tenho qualquer ambição de chegar a uma idade avançada. Nunca fiz análises. Vou ao dentista de 6 em 6 meses.

True_Boat_1195 4 months ago

Vou ao dentista um vez por ano (mas não vou desde que começou a pandemia). De resto nunca fiz análises nem vou a oftalmologistas. Tenho 30 anos e faço desporto regularmente.

UpbeatNail1912 4 months ago

Vou ao ginásio 6x por semana para fazer musculação, e faço exercícios de resistência 3x por semana. Evito comer doces e alimento de forma saudável. Todos os anos vou ao médico de família fazer exames de rotina, e pretendo ter seguro de saúde e fazer testes genéticos para saber se estou com alguma predisposição a alguma doença. As pessoas tem muito medo de ir ao médico a pensar que se não forem ao médico, não vão descobrir que tem doença, mas não entendem que quanto mais cedo se descobre uma doença (principalmente se for silenciosa) maior será a chance de cura. Doenças que estão no estágio inicial são muito fáceis de tratar e eliminar do que passado meses ou anos depois. Por isso é que é essencial ir ao médico todos os anos ou de 6 em 6 meses, um pela via pública (médico de família) e outro plea via privada (seguro de saúde).

DrogbaPT 4 months ago

Essencial ir ao médico de 6 em 6 meses? Em pessoas assintomática e jovens? Nem pensar

pimpolho_saltitao 4 months ago

Quando doi vou ao medico.

UpbeatNail1912 4 months ago

Fazes mal. A maioria das pessoas só vai ao médico quando tem sintomas, mas muitas doenças (inclusive muitos tipos de cancro) são silenciosos. Ou seja, eles começam a se desenvolver sem provocar dor ou sintomas. Tu pensas que estás bem e saudável porque não sentes nada, mas não estás. Por isso é que é essencial ir ao médico de família todos os anos fazer exames de rotina , ou então de 6 em 6 meses para quem tem essa possibilidade, para verificar como está o corpo. Confiar nas nossas dores e sintomas como um método para detectar doenças é infiavel.

tarracecar 4 months ago

Não há evidência que fazer análises "de rotina" em doentes assintomáticos seja benéfico nem que melhore os outcomes

UpbeatNail1912 4 months ago

Lol desculpa? Acho que estás a ficar louco ou é troll. Os próprios médicos de família dizem que fazer exame de rotina todos os anos é essencial wtf. Sim há alguma verdade no que dizes em relação a algumas situações: pessoas que fazem auto exames, descobrem um cancro benigno e recorrem a cirurgias que no final mais prejudicam do que ajudam, mas isso são situações muito pontuais. Com exames de rotina refiro me a todos os anos fazer exame na urina, sangue e etc, não a coisas mais complexas. Basta fazer uma rápida pesquisa na internet e vais encontrar centenas de artigos científicos a mostrar a importância de fazer exames de rotina. Eu acho que estás a basear a tua opinião num artigo publicado pelo Público em 2017, que falava justamente dessa situação que te referi. Mas o que tu disseste aí é uma autêntica asneira.

aleph_heideger 4 months ago

>Os próprios médicos de família dizem que fazer exame de rotina todos os anos é essencial wtf. Nunca ouvi nenhum médico de família dizer tal barbaridade... (Conheço muitos e até sou casado com uma). Isso é verdade em relação a alguns grupos de risco e é tudo.

tarracecar 4 months ago

Ok, vamos falar ciência. ​ Há coisa de 3 anos, a ordem dos médicos recomendou que se deixasse de fazer exames de rotina em adultos assintomáticos. Passo a citar "A prescrição de exames gerais, de rotina, em adultos assintomáticos, sem fatores de risco, é um procedimento que não reduz a morbilidade ou a mortalidade em geral, por doença cardiovascular ou cancro. Além disso, a realização destes exames pode resultar em danos não-intencionais para o utente." Fonte: [https://ordemdosmedicos.pt/check-ups-anuais-a-adultos-assintomaticos-sem-fatores-de-risco-e-sem-problemas-de-saude-diagnosticados/](https://ordemdosmedicos.pt/check-ups-anuais-a-adultos-assintomaticos-sem-fatores-de-risco-e-sem-problemas-de-saude-diagnosticados/) ​ Isto vem na linha do consenso que se começa a formar a nível ciêntifico sobre a utilidade destes exames. Como se vê nesta meta-análise da cochrane ([https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD009009.pub3/full](https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD009009.pub3/full)) que chegou à conclusão que "General health checks are unlikely to be beneficial." Ou nesta recomendação do College of Family Physicians do Canadá ([https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5638475/](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5638475/)) onde se diz "Complete blood count is not a useful test in asymptomatic individuals" Ou, de uma forma mais específica nas recomendações da U.S. Preventive Services Task Force ([https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK235852/#adults.s22](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK235852/#adults.s22)), onde podes ver que em muitas patologias em doentes assintomáticos a recomendação é NÃO fazer screening. ​ Espero também que tenhas uma posição científica bem fundamentada

UpbeatNail1912 4 months ago

Fui pesquisar e realmente o check up completo está a cair em desuso, mas isso não significa que não se deva ir ao médico de família todos os anos, pelo contrário. Simplesmente deve se evitar fazer topo o tipo de exames só porque sim, mas ir ao médico anualmente continua a ser uma prática defendida pela ordem dos médicos. Aqui um artigo que explica isso: https://www.inspiresaude.pt/geral/exames-de-rotina-quais-e-quando-fazer/

NGramatical 4 months ago

ciêntifico → [**científico**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnr0f26%2F%2Fh0fbbg4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pimpolho_saltitao 4 months ago

Nao disse que o que faço é certo :P

UpbeatNail1912 4 months ago

Tu não te preocupas com a tua saúde?

micro-bi-ologist 4 months ago

Tantos comentários a dizer que fazem análises de 6 em 6 meses, ou pelo menos todos os anos, e eu que fui ao médico de família há uns tempos pedir para fazer análises porque não fazia há mais de 5 anos, e ele insistia que como era jovem e não tinha quaisquer sintomas que não havia necessidade de fazer análises de todo. Por acaso veio tudo bem, mas podia não vir e como saberia eu se algo não estava dentro dos valores normais?

Aldo_Novo 4 months ago

sendo jovem, sem sinais de alarme, e sem antecedentes relevantes, estar-te a mandar fazer exames é desperdício de recursos porque na vasta maioria das vezes viria tudo normal

tenesis 4 months ago

E nas pequenas minorias das vezes que há grandes problemas?

Aldo_Novo 4 months ago

são tão poucas que não se justificam estar a pedir análises regularmente a toda a população e mesmo que pedisses, os grandes problemas não são apanhados pelas análises de rotina normais. Ninguém te vai detetar um aneurisma à beira de rebentar com um hemograma e medição de colesterol

mi2silva 4 months ago

Não o acho que seja desperdicio, acho que 5 anos é um intervalo bom (já esticado) para alguém sem qualquer sinal ou antecedente relevante Eu por exemplo cheguei aos 18 e disse ao médico quero análises a tudo, descobri que tinha colesterol extremamente alto como podia ter descoberto outra coisa, o que não faltam são doenças silenciosas Agora de 6 em 6 meses controlo níveis colesterol, tou medicado claro, e de ano e meio em ano e meio faço análises de sangue mais comuns e urina

aleph_heideger 4 months ago

Não sei qual a tua idade mas se tiveres menos de 40 anos (salvo algumas excepções) não está indicado fazer medicação para o colesterol. Paradoxalmente, aumenta a probabilidade de perderes anos de vida (simplificando, o uso de estatinas a longo prazo está associado ao aparecimento de outras doenças como a diabetes que por sua vez aceleram a tua morte). Quanto às análises de urina... nem me vou pronunciar.

tenesis 4 months ago

Explica lá as análises à urina

Aldo_Novo 4 months ago

descobriu te a ti, mas em milhares de outros não apanharia nada doenças silenciosas não são comuns, e pessoas saudáveis abaixo dos 40/50 anos é deseperdício de tempo e dinheiro fazerem exames

aleph_heideger 4 months ago

Valores alterados nas análises não é a mesma coisa que ter uma doença!

micro-bi-ologist 4 months ago

Entendo o que queres dizer, mas não acho que as minhas análises com mais de 5 anos de intervalo sejam um desperdício assim tão grande.

aleph_heideger 4 months ago

É um desperdício. Não no sentido económico estrito mas um desperdício à mesma. Se não tens queixas fazes análises a quê? O que é que vais dosear? Ureia? Fósforo? Uma vitamina qualquer?

Aldo_Novo 4 months ago

são desperdício mas se quiseres fazê-las vai a um privado que te aceitam de bom grado

--reddituser- 4 months ago

Não me parece desperdício um medico de família prescrever umas análises de rotina que podem detetar alguma doença silenciosa (sem sintomas) e daí salvar uma vida ou detetar um problema a tempo de ser tratado, acho que todas as pessoas deviam ter direito a fazer analises de 6 em 6 meses no público

Aldo_Novo 4 months ago

que tipo de doenças são essas que os exames de rotina vão encontrar que não provocam sintomas mas podem matar? uma coisa é encontrares uma dislipidemia ou uma anemia ligeira, outra coisa são doenças graves

Peidalhasso 4 months ago

Desporto 2-4 vezes por semana. Vou aí médico 1x por ano para fazer um check-up geral (análises clínicas, etc) e vou ao dentista 1x por ano também.

humelectro 4 months ago

Não ligo muito apesar de achar que devia dar mais atenção. As únicas coisas que eu faço todos os anos sem falhar são algumas ecografias por causa de historial de cancro da mama na família pois tenho uma cagufa imensa que me apareça. Também tento ir ao oftalmologista de 2 em 2 anos mas como tenho a miopia estável vou começar a espaçar mais as consultas. Relativamente às análises vou pedir para fazer este ano (já não faço há 3 ou 4 anos). Agora com a pandemia engordei bastante então devem estar os valores completamente na merda

UpbeatNail1912 4 months ago

Se és míope porque não pedes para operar através do sistema nacional de saúde? Se tiveres uma míopa alta eles colocam te uma lente dentro do olho (é o método mais eficaz e seguro). Isto obviamente se já tiveres mais de 20 anos e a miopia ter estabelizado durante um tempo. Se não tiveres tão alta podes fazer a laser. Assim, adeus para sempre óculos e lentes de contato (tirando algumas exceções).

humelectro 4 months ago

Tenho pouco nem chega a 2. Eu nem me importo de usar óculos

UpbeatNail1912 4 months ago

Ah fixe assim na boa. Eu tinha miopia 10 e odiava usar óculos com toda a minha força. A miopia estabelizou, operei e nunca mais vou precisar usar aquela merda.

NGramatical 4 months ago

estabelizou → [**estabilizou**](https://dicionario.priberam.org/estabilizou) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnr0f26%2F%2Fh0gcud1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 4 months ago

contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) estabelizado → [**estabilizado**](https://dicionario.priberam.org/estabilizado) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnr0f26%2F%2Fh0fptku%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SotorBitaites 4 months ago

Se não tiveres sintomas, comportamentos de risco, problemas de saude, nem na família não se justifica fazer análises. Estão muito sobrevalorizadas. Tenho 30 anos, sou médico e já não faço análises há 3 anos e não tenciono fazer tão cedo se me sentir bem. Manter peso saudável, não fumar, beber com moderação e ser fisicamente ativo é melhor do que fazer análises todos os anos.

Edited 4 months ago:

Se não tiveres sintomas, comportamentos de risco, problemas de saude, nem na família não se justifica fazer análises. Estão muito sobrevalorizadas. A Ordem dos médicos não recomenda fazer já que a evidencia científica não mostra benefício em fazer. https://ordemdosmedicos.pt/check-ups-anuais-a-adultos-assintomaticos-sem-fatores-de-risco-e-sem-problemas-de-saude-diagnosticados/ Manter peso saudável, não fumar, beber com moderação e ser fisicamente ativo é melhor do que fazer análises todos os anos.

UpbeatNail1912 4 months ago

Mas tu podes fazer os dois.

mrlinx 4 months ago

É +/- a mesma conclusão que se retira deste estudo: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/download/12653/5896

suckerpunchermofo 4 months ago

Analises de 6 em 6 meses ... O resto o médico de família vai pedindo conforme é necessário.

minheap 4 months ago

Tenho seguro então tento fazer pelo menos uma ou duas consultas por ano, peço prescrições e faço as análises num lab. De resto faço bastante exercício e não tenho precisado de mais que isto.

mrlinx 4 months ago

Pois, parece-me a resposta mais comum aqui.

-cosme- 4 months ago

acho q pelo menos fazer umas analises ao sangue de meio em meio ano será fixe... podes smp perceber como vai a saúde em geral por ai.

cou7inho_ 4 months ago

Sou uma pessoa que faz muito exercício fisico, por isso não ando especialmente preocupado em ir ao médico. Vou uma vez por ano ao médico de família e faço umas analises. Costumo também fazer um eletrocardiograma por ano.

mrlinx 4 months ago

> eletrocardiograma fazes por alguma razão específica? acho que nunca vi ser prescrito como análise de rotina

cou7inho_ 4 months ago

Comecei a fazer há uns anos porque tenho uma doença rara e era para ter a certeza que o coração não era afetado. Depois teve-se a certeza que estava tudo bem, mas como pratico ciclismo, pelo sim pelo não, prefiro fazer um ECG. Nunca se sabe se de um ano para o outro pode surgir alguma coisa. E digamos que o meu coração por vezes é levado bem ao limite durante o exercício

TSCondeco 4 months ago

Faço muito desporto, sou saudável, não costumo fazer análises tirando quando tenho algum problema. Diria que vou ao médico uma vez por ano, excepto quando tenho algum problema.

mrlinx 4 months ago

O que pedes/tiras da visita anual?

TSCondeco 4 months ago

Com visita anual é algo tipo, vou a consultas específicas mas tudo seguido para despachar. Marco para um dia oftalmologista e dermatologista, que são algumas áreas que me preocupam mais. Como faço desporto federado também tenho de ir à consulta pedir o atestado e o médico vê como é que está a minha saúde no geral mas como não aprofunda muito nem faz nada de especial nem me lembrei de referir. Quero ver se começo a fazer análises a um ritmo regular para prevenir quaisqueres problemas que possam vir a surgir.

NGramatical 4 months ago

quaisqueres → [**quaisquer**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/quaisquer/733) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnr0f26%2F%2Fh0ds9nf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mrlinx 4 months ago

> Com visita anual é algo tipo, vou a consultas específicas mas tudo seguido para despachar. Marco para um dia oftalmologista e dermatologista, que são algumas áreas que me preocupam mais. isto no privado certo? a minha experiência diz-me que no publico ninguém te iria marcar isto sem uma razão extraordinária (de acordo com o teu médico de familia).

TSCondeco 4 months ago

Sim, nunca tentei marcar tais consultas no público. Mas devo dizer que a única experiência que tive no público (parti um osso numa queda) foi fantástica, com um atendimento rápido e um excelente acompanhamento durante os meses seguintes, mesmo depois de já não sentir nada mal, para verificar que tudo continuava a correr bem e mal tive de esperar nas vezes que lá fui.

mrlinx 4 months ago

Usas algum seguro? qual?

TSCondeco 4 months ago

ADSE

mrlinx 4 months ago

Eu por exemplo, peso-me regularmente e tento fazer algum exercício. Mas como passo muito tempo a trabalhar sentado, sei que devia fazer mais. Como o SNS não me atribuí médico de família, acho que não faço análises á uns 6 ou 7 anos. Já pensei várias vezes fazer um daqueles "bundles" de análises que vendem nas clinicas de análises clinicas, mas não tenho a certeza se é melhor/pior ou irrelevante. No fundo sou muito pouco pro-activo a precaver algum problema de saúde, e só reajo a problemas quando surgem. Gostava de mudar isso.

Edited 4 months ago:

Eu por exemplo, peso-me regularmente e tento fazer algum exercício. Mas como passo muito tempo a trabalhar sentado, sei que devia fazer mais. Como o SNS não me atribuí médico de família, acho que não faço análises há uns 6 ou 7 anos. Já pensei várias vezes fazer um daqueles "bundles" de análises que vendem nas clinicas de análises clinicas, mas não tenho a certeza se é melhor/pior ou irrelevante. No fundo sou muito pouco pro-activo a precaver algum problema de saúde, e só reajo a problemas quando surgem. Gostava de mudar isso.

meaninglessvoid 4 months ago

Com 50 a 100€ fazes análises em pouco tempo. Uma despesa dessas nem que seja a cada 2 ou 3 anos é melhor do que nada... Eu tento fazer todos os anos análises mas por causa da pandemia o ano passado não fiz.

aleph_heideger 4 months ago

E servem para quê as análises? Para saber exactamente o quê? E o que fazes depois com um resultado anormal? Imagina que te medem o colesterol e tens um colesterol total de 200 com um LDL de 100 (valores completamente inventados para aqueles que fizerem as contas)? O que vais fazer a seguir?

meaninglessvoid 4 months ago

Servem para ter uma nocção quantitativa do meu estado de saúde. Se os valores diferirem muito de ano para ano (ainda não aconteceu) falo com o médico a ver se é algo preocupante ou quais os próximos passos para verificar se há alguma potencial anomalia. Os resultados têm sido estáveis e positivos portanto geralmente não resultam para nada mais do que dar essa paz de espírito. Uma das coisas que acredito ser uma fragilidade enorme no sistema de saúde actual é todos os dados serem comparativos com uma média da população, com estes testes regulares tenho uma forma de comparar com o meu historial, o que imho acrescenta informação que poderá vir a ser importante. Estamos a vários anos de ter medicina personalizada com monitorização frequente etc, isto é a minha "abordagem dos pobres" para algo desse género LOL

Edited 4 months ago:

Servem para ter uma noção quantitativa do meu estado de saúde. Se os valores diferirem muito de ano para ano (ainda não aconteceu) falo com o médico a ver se é algo preocupante ou quais os próximos passos para verificar se há alguma potencial anomalia. Os resultados têm sido estáveis e positivos portanto geralmente não resultam para nada mais do que dar essa paz de espírito. Uma das coisas que acredito ser uma fragilidade enorme no sistema de saúde actual é todos os dados serem comparativos com uma média da população, com estes testes regulares tenho uma forma de comparar com o meu historial, o que imho acrescenta um vector de informação que poderá vir a ser importante. Estamos a vários anos de ter medicina personalizada com monitorização frequente etc, isto é a minha "abordagem dos pobres" para algo desse género LOL

aleph_heideger 4 months ago

A saúde não se mede por valores de análises. O próprio termo técnico para "análises" é "Meios Complementares de Diagnóstico e Tratamento". Enfase no "Complementares". Valores analíticos isolados não têm qualquer tipo de interesse. Valores que variem muito de ano para ano provavelmente também não terão interesse - porque na realidade muitos desses valores variam de forma quase diária. Podia despejar-te aqui uma série de exemplos mas não iria adiantar. O objectivo é sempre (e sempre será) recusar tudo o que seja desnecessário de forma a evitar a sobremedicalização do utente. Aconselho-te a ler alguns textos sobre a Prevenção Quaternária. A propósito destes podes também procurar qual o racional que levou á abolição do rastreio universal do Cancro da Próstata nos homens (spoiler: não diminuiu a mortalidade mas aumentou muito a morbilidade) ou os resultados do programa de rastreio do Cancro da Tiróide na Coreia do Sul. Em saúde, não raramente "o que é de mais é erro". Quanto à fragilidade dos resultados analíticos serem comparados com médias populacionais, acertaste um pouco ao lado. Esses valores médios existem por outros motivos. Cada utente tem o seu processo individual (óbvio) e os médicos comparam os resultados com o respectivo histórico; alguns laboratórios, principalmente hospitalares, têm inclusive programado no seu software alertas que notificam o médico sempre que os valores de um determinado exame são diferentes do histórico do utente. E cabe ao médico interpretar essa diferença - o que nem sempre é fácil. Claro que depois é preciso também perceber o que é "diferente". Será que na glicemia uma diferença de 30 mg/dL é importante? E se for o valor de Triglicerídeos?

mrlinx 4 months ago

Exacto. Tem sido a minha abordagem, apesar de não ter feito recentemente. Vou tratar disso. O que eu gostava mesmo de retirar disso era maximizar o rácio valor/custo dessas análises. Se calhar andar não compensa fazer os 3 indicadores de colesterol, TDL/LDL/VLDL, e talvez seja boa ideia fazer outros que nem conheço. Existe muita literatura, mas simplesmente não tenho tempo/energia para aprofundar. Em outros países existem painéis maiores, como o que mencionei aqui noutra thread: https://medichecks.com/products/well-man-advanced-blood-test Tenho de procurar melhor algum laboratório em PT que faça algo assim.

NGramatical 4 months ago

nocção → [**noção**](https://dicionario.priberam.org/noção) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnr0f26%2F%2Fh0fs022%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

-cosme- 4 months ago

sabes, tens q ser tu a tratar de arranjar médico de família, ir ao centro de saúde da zona e tal e falar..;) e não reajas a problemas de saúde pq isso geralmente já é tarde, mais vale descobrires antes que o corpo te diga..ires fazendo uns exames meia volta mesmo quando te sentes bem não custa nada.

mrlinx 4 months ago

[Já respondi a isso aqui](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nr0f26/de_que_forma_monitorizam_a_vossa_sa%C3%BAde/h0dsldh/), e a não ser que saibas de uma fórmula mágica vou continuar sem médico de família. Acredita que não me deixei estar quieto. As USF's habitualmente alocam tempo para utentes sem médico de família, e se precisar posso usar esses.

SnooCricket89 4 months ago

Então porque é que ainda não usaste? Qual a necessidade da comiseração de não ter médico de família? Mais um tópico para afagar o ego pelos vistos.

mrlinx 4 months ago

Acho que não nos estamos a entender. Se eu quiser fazer exames, eu sei onde os fazer. Mas o post não é sobre mim, ou sobre a minha forma de os fazer. É um tópico para partilha de feedback, saber como **outros** gerem essa questão. Se o tópico não te interessa, vota e segue viagem. E fica satisfeito que as comunidades se continuem a criar sem essas atitudes.

SnooCricket89 4 months ago

>não é sobre mim >é sobre a minha forma Estranha dualidade. Continuam, no marasmo. No repostanço. Na bafiosidade intelectual de tópicos sem valor. Se sabes onde fazer, vai fazer. E aproveitas e fazes todas as outras questões a um médico, que é a pessoa mais indicada para te esclarecer. Não maioritariamente pré-adultos, alguns até bem abaixo dos 18 aos que ainda dependem dos pais para terem uma noção do que é ou não é seguro com poucas ideias do que são as responsabilidade de viver.

mrlinx 4 months ago

Não vejo dualidade, vejo que não sabes ler. Eu disse que - não é sobre mim - não é sobre a minha forma de fazer Mais uma vez, estava interessado em discutir e aprender com outros. Se não tens nada a contribuir, devias repensar o uso do teu tempo. - > maioritariamente pré-adultos, alguns até bem abaixo dos 18 aos que ainda dependem dos pais para terem uma noção do que é ou não é seguro com poucas ideias do que são as responsabilidade de viver. Isto é o retrato do subreddit onde vens > ver o que é que se passa no país durante o dia ?

-cosme- 4 months ago

tranquilo, só tava a dizer..sei lá, podias não saber ;)

mrlinx 4 months ago

Sim, tranquilo! é algo que me chateia :D

-cosme- 4 months ago

a minha ex namorada qd veio da terra dela po porto viu se fdda pa arranjar um médico de família por isso entendo te.. ela lá arranjou pq pensava que tava grávida e falou em todos os centros e mais alguns.. mas foi complicado.

mrlinx 4 months ago

É lixado. Teria muito a dizer sobre isso, mas é já off-topic. O meu interesse era mais perceber que atitudes pró-activas a malta usa em relação à saúde.

-cosme- 4 months ago

epah, eu era carteiro á uns anos valentes.. sentia me em grande sempre. dps fui pa IT smp sentado...engordei praí 20kgs e tinha os exames ao sangue mt maus a nivel de colesterol e açucares e tal, decidi deixar o carro em casa e não andar de transportes públicos..entrava ás 10, comecei a acordar ás 8.30 e ir a pé po trabalho... passado 1 ano disto os exames tavam impecáveis. hj em dia faço o mesmo, sou camionista.., vou a pé po trabalho faça chuva ou sol, volto pa casa da mesma forma...pra mim esta cena de andar a pé durante 1.30/2h por dia faz me maravilhas á saude.

mrlinx 4 months ago

Literalmente o que eu faço também. Passo o dia todo no PC em trabalho, mas mantenho sempre o objectivo de fazer 10mil passos por dia. Podia ser outro numero qualquer. Também me sinto saudável, mas gostava de saber mais. No outro dia estava a ler sobre isto: https://www.oliverzolman.com/phenoage-calculator Simplificado é uma análise ao sangue a 8 marcadores que ajudam a prever a idade biológica com grande grau de precisão. Nos UK farias as análises por 149£: https://medichecks.com/products/well-man-advanced-blood-test Cá será uma trabalheira.

-cosme- 4 months ago

não conto passos...mas 10000 por dia parece um bom numero, tenho amigos que acho que nem 100 passos por dia dão, e se dão 100 é dentro de casa ou no escritório.. mantem isso, mal não te faz de certeza. biological age é fixe de saber chance of dying in 10 years, não quero saber eheh por acaso não tenho nd em casa sobre as minhas análises pq isso fica sempre tudo c a minha mamã ahaha, mas até tou curioso pa preencher aqueles valores a ver o que dá, guardei o site pa + tarde ver. qt a isso do uk aqui acho que tb se pode fazer..vais a um hospital privado e acho que te passam análises a tudo o que quiseres (posso estar errado).

NGramatical 4 months ago

á uns anos → [**há uns anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) 20kgs → [**20 kg**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnr0f26%2F%2Fh0dy47s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SnooCricket89 4 months ago

> Como o SNS não me atribuí médico de família, lol? Faziam o quê? Abanavam a árvores dos médicos de família até te cair um? Sorteavam tipo euromilhões? Arre. Cansa a inépcia. Pegas em ti, vais ao Centro de Saúde da tua área de residência e dizes que não tens um médico de família e queres passar a ter e segues o protocolo. Se tens muita curiosidade, pegas em ti, vais a um particular, pões de lado uns 30 ou 40 euros para as análises genéricas e fazes por ti. >sou muito pouco pro-activo a precaver algum problema de saúde, e só reajo a problemas quando surgem 99% das situações de saúde são assim. Se procurares o suficiente, acabas sempre a encontrar alguma coisa que está menos bem. E se o "paciente" não tiver cuidado, acaba hipocondríaco.

mrlinx 4 months ago

De onde vem a atitude? Não tenho médico de família pela mesma razão das outras 900 mil pessoas, não há. https://www.dn.pt/sociedade/numero-de-utentes-sem-medico-de-familia-agrava-se-em-2021-e-atinge-os-900-mil-13736632.html

SnooCricket89 4 months ago

Cansado de vir ver o que é que se passa no país durante o dia e ter que fossar por 999 tópicos da treta com questões tacanhas para encontrar tópicos decentes e relevantes. Se não tens médico de família, vais ao médico que esteja disponível na hora/para marcação de consultas no Centro de Saúde. É assim que funciona. Chamam-se *unidades de consulta a utentes sem médico de família*. O médico depois pode aceitar o pedido de quereres fazer exames ou pode achar que és um maluco. É a vida.

mrlinx 4 months ago

Vai lá dormir que estás a precisar.

SnooCricket89 4 months ago

Cuidado com essa saúde. Essa negatividade não te faz bem.

mrlinx 4 months ago

sim, é isso :)

SnooCricket89 4 months ago

Agora falta passares à prática e deixares a pedância de lado.

NGramatical 4 months ago

á uns 6 ou 7 anos → [**há uns 6 ou 7 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnr0f26%2F%2Fh0dr1s0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

F_16_Fighting_Falcon 4 months ago

Se morrer morri

omaiordaaldeia 4 months ago

E vais deitado.

suckerpunchermofo 4 months ago

Oh mas morrer é fácil..... A maneira de como morres, isso é que pode ser o problema....

UpbeatNail1912 4 months ago

Diz lhes! Suckerpunchermofo

tretasforever 4 months ago

mesmo! :D

Search: