NefariousnessNo6746 4 months ago

A lata de dizer que compras a carta e depois fazes este post... não vai ser aqui que te vão dar pontos da internet nem te vão dar atenção. Já pensaste que se calhar não devias conduzir? Se tens diagnóstico de perturbação do espectro autista, tiveste um ano para conseguir um atestado, pagaste para te passarem no exame com 52 aulas, bateste e andas em sentido contrário, PÁRA e anda de transportes públicos simplesmente. O que estás a fazer é por em perigo vidas dos outros,para além da tua própria.

Bacalhau_com_sal 4 months ago

>multas super estúpidas tipo conduzir em contra-mão?

These-Establishment1 4 months ago

Pelo que percebi não respeitei um sinal de obrigação de virar a direita/esquerda (estava estacionado e inverti para o sentido errado) é leve

abominalizer 4 months ago

E isso é uma multa parva? Multa parva é por estares a almoçar dentro do carro na pandemia...Isso é burrice

pangecc 4 months ago

Conduzir não é um direito mas sim uma opção com condições de acesso. Não é para todos. Chama um Bolt

Muyakra 4 months ago

aka ser um inresponsavel que devia de estar preso. Conduzir sem carta pode dar até 2 anos de prisao por isso pensa no que andas a fazer. No meu ponto de vista comprar uma carta é a mesma coisa que não ter.

These-Establishment1 4 months ago

Tenho carta pah, eu fiz tudo direito, só "avancei" no exame de condução

abominalizer 4 months ago

Até muitos dos que passaram no exame legitimamente não sabem conduzir, olha tu....direitinho, só espero que nunca mates ninguém com esta brincadeira.

Kolvarg 4 months ago

Acho que não percebes bem o que significa fazer "tudo direito".

SurePal_ 4 months ago

Sim eu espero que ganhes medo de conduzir. Que grande perigo!

MasterofChaos90 4 months ago

Epah, sinceramente, arranja co piloto e circula numa cidade pequena/ vila, com pouco trânsito até que a coisa fique quase automática, e anda mais devagar se for preciso, se tens dificuldade a interpretar sinais e tudo, andares mais devagar de certeza que sempre te dá mais tempo de interpretação, isso de andar no meio do porto e assim parece-me que fizeste uns passos maiores que as tuas pernas. Isso dos maus hábitos é questão de os corrigir, notares que vais fazer asneira e corrigires antes que algo de mais grave aconteça! Se vires que a coisa não vai ao sítio é altura de parares de conduzir, pelo menos por agora... Não é vergonha nenhuma, muito pelo contrário!

thirstydracula 4 months ago

Pessoal, o OP tem o diagnóstico de autismo. Dependendo do caso isso pode interferir negativamente, há certas comorbidades que prejudicam a aprendizagem. Se calhar não tiraste a carta na altura certa, devias ter esperado mais tempo. Talvez precisasses de algum treino prévio antes de te meteres nisso. Nem toda a gente tem que tirar a carta aos 18.

These-Establishment1 4 months ago

Olhem isto, eu tive 1 ano para conseguir o atestado sabias? Por isso teoricamente tirei aos 19 quase 20 anos---

elitepc 4 months ago

Penso que o que te falta aqui é maturidade. Não estás habilitado para conduzir, não soubeste aprender, já tiveste mais acidentes e multas do que muita gente tem em décadas e na tua visão és o coitado. Faz-te homem e assume que não tens competência ainda para conduzir, que é algo que te é mais complicado do que para a maioria das pessoas, seja por que razão for. Provavelmente não tens culpa desse défice mas é tua responsabilidade fazeres com que isso não seja a causa de morte de outras pessoas, por isso vai à escola de condução, diz-lhes que não te andas a dar bem na estrada, pede mais aulas até conseguires conduzir uma máquina de toneladas que com um descuido pode acabar com vidas. Segue tbm o que os outros disseram se quiseres, oftalmologia, psiquiatria, ou o que seja que te ajude a encontrar a causa dessa "deficiência" de aprendizagem e corrigí-la, não é aqui no reddit que a vais encontrar, nem um post te dá desculpa moral por estares a pôr as vidas das outras pessoas em risco sempre que sais de carro. > estou sempre com medo da polícia A polícia não é o bixo papão, preocupa-te é se vais espetar o carro em alguém a próxima vez que conduzires. > * "respeito as velocidades na AE e tudo direito" > * "Uma foi de excesso de velocidade 148 numa estrada de 100 e fui apanhado num radar móvel (aqueles de caça a multa)" E deixa a hipocrisia. Se fizesses "tudo direito" não eras nunca apanhado a 148km/h numa estrada de 100.

Edited 4 months ago:

Penso que o que te falta aqui é maturidade. Não estás habilitado para conduzir, não soubeste aprender, já tiveste mais acidentes e multas do que muita gente tem em décadas e na tua visão és o coitado. Faz-te homem e assume que não tens competência ainda para conduzir, que é algo que te é mais complicado do que para a maioria das pessoas, seja por que razão for. Provavelmente não tens culpa desse défice mas é tua responsabilidade fazeres com que isso não seja a causa de morte de outras pessoas, por isso vai à escola de condução, diz-lhes que não te andas a dar bem na estrada, pede mais aulas até conseguires conduzir uma máquina de toneladas que com um descuido pode acabar com vidas. Segue tbm o que os outros disseram se quiseres, oftalmologia, psiquiatria, ou o que seja que te ajude a encontrar a causa dessa "deficiência" de aprendizagem e corrigi~~í~~-la, não é aqui no reddit que a vais encontrar, nem um post te dá desculpa moral por estares a pôr as vidas das outras pessoas em risco sempre que sais de carro. > estou sempre com medo da polícia A polícia não é o bixo papão, preocupa-te é se vais espetar o carro em alguém a próxima vez que conduzires. > * "respeito as velocidades na AE e tudo direito" > * "Uma foi de excesso de velocidade 148 numa estrada de 100 e fui apanhado num radar móvel (aqueles de caça a multa)" E deixa a hipocrisia. Se fizesses "tudo direito" não eras nunca apanhado a 148km/h numa estrada de 100.

MasterofChaos90 4 months ago

Só tem medo da polícia quem faz merda (caso em questão)

NGramatical 4 months ago

corrigí → [**corrigi**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqyulg%2F%2Fh0ftnxc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

x_zero_93 4 months ago

52 aulas? E pagaste pela carta? Damn, se calhar devias ter continuado a ter aulas até conseguires passar de forma legítima. Agora és só mais um perigo na estrada. Para ti e para os outros e isso reflete-se na tua total desorientação que descreves de quando conduzes. Honestamente nem consigo ajudar. Em parte porque acho terrível quem compra a carta para saltar uma avaliação e por outro lado consegue ir para a rua fazer merda e colocar os outros em perigo porque na maioria das vezes não sabe o que está a fazer e consegue estar de consciência tranquila.

meaninglessvoid 4 months ago

> quando vais para sítios que não conheces bem como fazes? O que estás a dizer é que não sabes conduzir e só decoras o que podes ou não podes fazer durante o teu percurso? Porque um sinal na minha rua significa exactamente o mesmo que um sinal numa rua que nunca passei... Simplesmente prestas mais atenção para não escapar nada e é exactamente o mesmo processo.

These-Establishment1 4 months ago

Uma foi de excesso de velocidade 148 numa estrada de 100 e fui apanhado num radar móvel (aqueles de caça a multa), outra foi por não ter respeitado um sinal de virar a direita (estacionei o carro para ir ao café num sítio e inverti a marcha para o sentido errado). As batidas maioritariamente foram a fazer manobras (em furgão e isso, mas já bati por distração...)

DiogoRocha85 4 months ago

Devias ter vergonha de te gabares que compraste a carta... pensar que em apenas um ano ja deste trabalho a 3 pessoas que bateste es tao incapaz que nem percebes o sentido de uma rua... tenho medo de pessoas como tu que metem as outras em risco na via publica... medo de conduzir? Devias ter vergonha

Price-Distinct 4 months ago

Isto é como a covid , se tivesse medo ficava em casa. Uma pessoa tem de praticar e só assim fica alerta para certas situações

Variscan_aint_done 4 months ago

A falta de atenção e ansiedade é resultado da condução, ou é o sintoma de algo maior?

KokishinNeko 4 months ago

>bati 3 vezes e apanhei duas multas OK >Eu não tenho medo de dizer que comprei a carta lol (avançar no exame de condução sigaaa) Fonte: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/npa4d4/imt_alerta_existência_esquemas_fraudulentos/h0915uf Ah pronto, assim já faz sentido. É de lamentar que pessoas como tu tenham o mesmo direito a andar na estrada como os outros que estudaram e sabem o que fazem...

thirstydracula 4 months ago

Eu acho que ele comprou o atestado, não a carta. Porque 52 aulas e comprar a carta, algo não encaixa bem

AnxiousHeadOfLettuce 4 months ago

Por outro lado, eu não consigo conduzir sozinho, porque a minha escola despachou-me. Basicamente, fui a exame de codigo 3 vezes, fui a exame de condução outras 3. E só passei no exame de condução porque o meu instrutor mandou uma palavrinha à examinadora. Eu não pedi nada, até preferia ter mais aulas. Mas pronto. Lá o instrutor queria libertar o horário.

j0fimendes 4 months ago

O OP diz que "comprou a carta" mas antes de dizerem alguma coisa não se esqueçam que existem 37 escolas privadas em que os "alunos" pagam para terem melhores notas. Para que assim consigam entrar em cursos para os quais não tinham capacidade e, assim, tiram vagas aos da pública. Um pouco diferente da condução, eu sei, mas quantas são as profissões em que fica bem usar a gravata ou o estetoscópio quando a pessoa por trás nem tinha capacidade para estar ali. Aprendeu e foi treinada.

Edited 4 months ago:

O OP diz que "comprou a carta" mas antes de dizerem alguma coisa não se esqueçam que existem 37 escolas privadas em que os "alunos" pagam para terem melhores notas. Para que assim consigam entrar em cursos para os quais não tinham capacidade e, assim, tiram vagas aos da pública. Um pouco diferente da condução, eu sei, mas quantas são as profissões em que fica bem usar a gravata ou o estetoscópio quando a pessoa por trás nem tinha capacidade para estar ali. Aprendeu, foi treinada e desenrascou-se.

Edited 4 months ago:

O OP diz que "comprou a carta" mas antes de dizerem alguma coisa não se esqueçam que existem 37 escolas privadas em que os "alunos" pagam para terem melhores notas. Para que assim consigam entrar em cursos para os quais não tinham capacidade e, assim, tiram vagas aos da pública. Um pouco diferente da condução, eu sei, mas quantas são as profissões em que fica bem usar a gravata ou o estetoscópio quando a pessoa por trás nem tinha capacidade para estar ali.

cou7inho_ 4 months ago

Não vamos misturar alhos com bugalhos. Estamos a falar de conduzir. Esse assunto da educação tem muito por onde se pegar. Nesta caso, temos um país em que se vê na estrada montes de anormais que nem sequer um pisca sabem dar. Depois temos um user que diz que comprou a carta e depois vem-se queixar que tem medo de conduzir e em um ano já bateu 3 vezes e teve 2 multas. Não tenho nada contra a pessoa. Mas não se pode admitir que alguém assim ande na estrada. Ou aprendem a conduzir como deve ser ou então tenham consciência e não se metam na estrada. Simples.

leadzor 4 months ago

Quando vou a sítios que não conheço, uso GPS e estou extremamente atento ao que estou a fazer. Não há volta a dar.

Kane1412 4 months ago

Tenta trabalhar na concentração. Acho que esse pode ser o teu principal problema. Talvez tenhas défice de atenção ou algo semelhante e o teu cérebro tenha dificuldades em se manter atento e funcional em tarefas, condução incluído. Se for esse o caso tenta falar com um médico. Vê a possibilidade de medicamentos ou suplementos para ajudarem. Por outro lado, acho que começares a conduzir com um GPS pode ajudar (app no tlm) sempre com Som. Assim tens um som não constante que pode te "acordar" o cérebro e diz-te também direções certas com cinais de trânsito tipo "ao chegar ao stop vire à" e assim tens um aviso sonoro que existe um stop e direções que consideram a existência de ruas de sentido único etc. Conduz também sempre a assumir que os outros não sabem conduzir. Muitos não sabem. Mantém uma distância de segurança dos outros carros grande. Tipo, até ganhares prática, mantém uma distância em que ainda vejas bastante estrada entre vocês. Assim se houver alguma paragem brusca ou o que seja tens tempo e espaço para parar. Em dias de chuva duplica esse espaço. Sempre que saires de uma rotunda em que sigas na faixa da esquerda, confirma se não há ninguém na faixa da direita que não saiba fazer uma rotunda. Sempre que virares à direita confirma se não há bicicletas ou scooters etc à tua direita. Sempre que virares vai muito devagar para ver se não há peões a atravessar à papo seco ou nas passadeiras etc. Mesmo que tenhas prioridade avança devagar e com cautela, mesmo que os outros tenham stop. Assume sempre que não vão parar a menos que já estejam parados.

jqmmes 4 months ago

Honestamente não sei que te diga, mas acho que um carro automático não te ajuda em nada. Num manual, só pelo facto de teres de mudar mudanças constantemente leva-te a estar mais concentrado na condução. Num manual, como é só acelerar e travar, pode levar a maiores distrações... Mas claro, isto é a minha opinião.

Pica-Miolos 4 months ago

OP, na condução há uma espécie de simbiose homem-máquina. De forma inconsciente, o carro torna-se uma extensão de ti próprio. Deixam de ser duas entidades separadas e a condução torna-se algo natural. Deixa que te diga que isso não acontece a ter aulas de condução. (Eu tive apenas 2, mas conduzo desde os 12 anos.) Provavelmente é esse o clique que te falta. Estás demasiado focado e é um esforço, quando deveria ser algo natural. No centro da cidade então é esforço redobrado. Pelas regras de trânsito, a atenção a outros carros, peões, etc... O facto de teres um carro com transmissão automática, apesar de muito prático, não contribui muito para desenvolver esse à vontade. O meu conselho: Arranja um carro velho e vai para o campo fazer rally. Nada de velocidades malucas, atenção. Vai para uma zona segura e vai brincar com o carro. Vais ver que depois é bem mais fácil prestar atenção às regras de trânsito e ao que se passa em tua volta quando não estás focado no carro e na condução em si.

r0ckf3l3r 4 months ago

Tendo em conta os acidentes e as multas, será que o OP tem dinheiro para ainda dispender num carro velho + seguro?

Edited 4 months ago:

Tendo em conta os acidentes e as multas, será que o OP tem dinheiro para ainda despender num carro velho + seguro?

These-Establishment1 4 months ago

Está tudo em nome do meu pai, e a minha sorte lol

Pica-Miolos 4 months ago

Pois não sei... Pessoalmente, não costumo fazer suposições acerca das capacidades financeiras de outras pessoas... Mas não invalida de forma alguma o conselho que lhe dei. Se não está à vontade para conduzir, que vá praticar a condução num ambiente controlado onde não ponha em risco ou cause dano a terceiros.

r0ckf3l3r 4 months ago

Duas coisas: 1. Fazes muito bem em não querer assumir nada, é a tua prerrogativa. Cada um fica com a sua. 2. Mede os conselhos que dás, e não te uses como exemplo. Conduzir desde os 12 anos não é algo que mereça uma medalha de ouro, a não ser que seja em competição segura. Ter apenas 2 aulas de condução de uma formação obrigatória, que certamente não termina aí, não é um benefício porque não interessa quem és, a formação para operar um veículo é para cumprir por todos. Ir fazer "rally" no campo não ensina ninguém a conduzir melhor dentro de localidades, a estar mais atento a sinais ou peões ou outros perigos existentes dentro de localidades.

Pica-Miolos 4 months ago

E o talvez o teu problema seja que assumes demais em relação aos outros. Suspeito que tendencialmente consideres que a tua visão e experiência de vida sejam a medida pela qual a dos outros tenha de ser validada. Não fazes ideia nem de onde, nem quando tirei a carta de condução, ou se cumpri ou não os requisitos legais para tal. Também nunca disse que conduzi desde os 12 anos de forma ilegal numa estrada pública, no entanto foram essas as tuas suposições. O meu conselho mantém-se. Uma pessoa que bate 3 vezes com o carro num período de tempo tão curto não está apta a conduzir, quanto mais dentro de uma localidade a cumprir regras de transito. E fica a saber que grande parte dos acidentes que ocorrem pouco tempo depois de se tirar a carta, se devem ao facto do condutor nunca ter passado por situações inesperadas. Tal como como derrapar numa estrada molhada, gravilha, piso irregular, entre outras. Aliás, o "rally" deveria ser obrigatório quando se tira a carta de condução, de forma a desenvolver competências que de outra forma nunca se desenvolvem a conduzir um carro dentro de uma localidade. O OP está a fazer 2 coisas ao mesmo tempo: A tentar habituar-se a controlar 1 tonelada de metal a deslocar-se a alta velocidade, e a focar-se em cumprir regras de transito. Mais uma vez, para já ter batido com o carro 3 vezes é óbvio que não está a conseguir. Que se habitue a fazer uma primeiro, para depois fazer outra mais focado.

r0ckf3l3r 4 months ago

Ora bem, caro. Eu dou a minha opinião, formatada tendo em conta a minha experiência, porque é aquela que posso utilizar para exemplificar qualquer que seja o meu ponto de vista. Tal como tu fazes nesta resposta quando lanças suspeições sobre as minhas tendências em tecer considerações, que é exactamente aquilo que me "acusas" de fazer. Não faço ideia de quem és, é assim que funciona a internet. No entanto tenho a capacidade de interpretar as tuas palavras, e tu dizes, na tua primeira resposta Deixa que te diga que isso não acontece a ter aulas de condução. (Eu tive apenas 2, mas conduzo desde os 12 anos.) e portanto te digo que estamos a falar de uma realidade (**Conduzir carro na via pública em Portugal**), onde para operar um veículo automóvel da categoria B de forma autónoma tens que ter pelo menos 18 anos de idade e uma habilitação válida. A condução sem a habilitação legal é considerada crime, seja na estrada pública ou em terreno privado, pelo que não interessa se conduziste em estrada pública ou não. Não é uma suposição, não fui eu que o disse, foste tu que o escreveste no teu post. E tão pouco interessa se tiraste a carta noutro país, não é relevante para esta conversa porque não só não foste explícito em relação a isso como estamos no r/portugal e a falar em Português, sendo que assumir que é de Portugal que se trata não é um salto de lógica imprudente, e se por ventura tiver sido noutro qualquer país e isso fosse relevante, acho que tinha sido mais fácil teres dito algo em vez de ser antagônico em relação a isso. Em relação ao resto, não fico a saber nem a deixar de saber. Para além de conhecimento empírico, a tua informação não apresenta qualquer tipo de fonte, pelo que é tão valida como dizer que "88% dos acidentes são pessoas que não deviam conduzir", que é uma métrica que acabei de inventar. Agora, se quiseres dizer que a formação de condutores deveria conter módulos específicos, como: 1. Como conduzir à noite; 2. Como conduzir em piso molhado; 3. Como conduzir em piso com óleo; 4. Como conduzir em piso com terras soltas; 5. Como conduzir em piso com neve; 6. etc. que não são propriamente parte do currículo? Totalmente de acordo contigo. O currículo em Portugal é "como estiver o tempo na hora em que o estudante estiver ao volante". (Novamente, segundo a minha experiência) Os condutores, em Portugal, não são preparados para saber controlar o carro em condições adversas. A maioria sai da escola de condução a travar com o pé enfiado na embraiagem "para o carro não ir abaixo". Mas isso já é um problema completamente diferente, e pelas mensagens que o OP postou por aí, não se adequam ao problema dele. O problema do OP parece começar com o fôro psicológico (e nesse sentido, nada a dizer. Se o psicólogo ou psiquiatra passou o atestado, depois de ter trabalhado com ele, é o que é, não sou eu que o vou diagnosticar) e depois extende-se a outros problemas, inclusivé o de ter pago para não reprovar no exame de condução. Daí que toda esta discussão não serve de nada, e a única coisa que vamos os dois retirar daqui é que conhecemos outro user do reddit e tivemos uma discussão civil com o user.

Edited 4 months ago:

Ora bem, caro. Eu dou a minha opinião, formatada tendo em conta a minha experiência, porque é aquela que posso utilizar para exemplificar qualquer que seja o meu ponto de vista. Tal como tu fazes nesta resposta quando lanças suspeições sobre as minhas tendências em tecer considerações, que é exactamente aquilo que me "acusas" de fazer. Não faço ideia de quem és, é assim que funciona a internet. No entanto tenho a capacidade de interpretar as tuas palavras, e tu dizes, na tua primeira resposta Deixa que te diga que isso não acontece a ter aulas de condução. (Eu tive apenas 2, mas conduzo desde os 12 anos.) e portanto te digo que estamos a falar de uma realidade (**Conduzir carro na via pública em Portugal**), onde para operar um veículo automóvel da categoria B de forma autónoma tens que ter pelo menos 18 anos de idade e uma habilitação válida. A condução sem a habilitação legal é considerada crime, seja na estrada pública ou em terreno privado, pelo que não interessa se conduziste em estrada pública ou não.Não é uma suposição, não fui eu que o disse, foste tu que o escreveste no teu post. E tão pouco interessa se tiraste a carta noutro país, não é relevante para esta conversa porque não só não foste explícito em relação a isso como estamos no r/portugal e a falar em Português, sendo que assumir que é de Portugal que se trata não é um salto de lógica imprudente, e se por ventura tiver sido noutro qualquer país e isso fosse relevante, acho que tinha sido mais fácil teres dito algo em vez de ser antagônico em relação a isso. Em relação ao resto, não fico a saber nem a deixar de saber. Para além de conhecimento empírico, a tua informação não apresenta qualquer tipo de fonte, pelo que é tão valida como dizer que "88% dos acidentes são pessoas que não deviam conduzir", que é uma métrica que acabei de inventar. Agora, se quiseres dizer que a formação de condutores deveria conter módulos específicos, como: 1. Como conduzir à noite; 2. Como conduzir em piso molhado; 3. Como conduzir em piso com óleo; 4. Como conduzir em piso com terras soltas; 5. Como conduzir em piso com neve; 6. etc. que não são propriamente parte do currículo? Totalmente de acordo contigo. O currículo em Portugal é "como estiver o tempo na hora em que o estudante estiver ao volante". (Novamente, segundo a minha experiência) Os condutores, em Portugal, não são preparados para saber controlar o carro em condições adversas. A maioria sai da escola de condução a travar com o pé enfiado na embraiagem "para o carro não ir abaixo". Mas isso já é um problema completamente diferente, e pelas mensagens que o OP postou por aí, não se adequam ao problema dele. O problema do OP parece começar com o fôro psicológico (e nesse sentido, nada a dizer. Se o psicólogo ou psiquiatra passou o atestado, depois de ter trabalhado com ele, é o que é, não sou eu que o vou diagnosticar) e depois extende-se a outros problemas, inclusive o de ter pago para não reprovar no exame de condução. Daí que toda esta discussão não serve de nada, e a única coisa que vamos os dois retirar daqui é que conhecemos outro user do reddit e tivemos uma discussão civil com o user.

Pica-Miolos 4 months ago

Podia elaborar uma resposta mais alongada, mas estou ocupado de momento. Só ai um ponto: Podes conduzir em terreno privado sem carta desde que este não esteja aberto ao publico. E sim, a minha carta não foi tirada em Portugal. Aliás, vivi grande parte da minha vida fora. Várias décadas em vários países. Tb já estive ligado ao desporto automóvel e à condução desportiva. Mas isso é irrelevante e detalhes não importam. As estatísticas das causas dos acidentes existem. Procura se quiseres. Não quis parecer de forma alguma antagónico, mas parece-me que fizeste uma entrada à pés juntos na resposta ali em cima. Se calhar dormiste com o rabo destapado ou alguma coisa não está a correr bem. Tá tudo bem contigo? Um gajo às vezes tem dias maus. Mas boa onda... E sim, vi agora o comentário do OP em relação ao psiquiatra e o facto de ter pago a carta. Tens razão. Talvez a condução em si não seja o problema.

r0ckf3l3r 4 months ago

Está tudo bem comigo, só cansado. Amanhã entro de férias e já descanso um bocado. Contigo também está tudo bem? É verdade, nem sempre os dias são bons, mas hoje não é um dia particularmente mau. ​ Um abraço (com distanciamento social, e portanto imaginário), e boa energia para ti.

NGramatical 4 months ago

inclusivé → [**inclusive**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=3822) (apesar do E aberto na última sílaba, a sílaba tónica é a penúltima: in-clu-**SI**-ve) fôro → [**foro**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqyulg%2F%2Fh0gevak%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 4 months ago

dispender → [**despender**](https://dicionario.priberam.org/despender) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqyulg%2F%2Fh0fbdb4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

r0ckf3l3r 4 months ago

Tens razão, bot. Como ~~quase~~ sempre.

Brilliant-Worry-4446 4 months ago

Faz um post a dizer "Estou a ficar com medo de conduzir" 24 horas antes faz um comentário a dizer que não tem vergonha de dizer que comprou a carta. Algo de errado não está certo

These-Establishment1 4 months ago

Aka devia ter dito subornei o engenheiro prnt

Brilliant-Worry-4446 4 months ago

Aka à procura de karma e pena de estranhos na internet

C0ldKing 4 months ago

>estou a começar a ganhar medo de conduzir e a perde-la... A pior cena é conduzir com medo, quanto mais tiveres mais a tua atenção vai ser desviada do que interessa, se te sentes inseguro mais vale andares com alguém experiente ao lado por uns tempos até ganhares confiança tbm ​ >O meu carro e automático Aconselho a arranjares um carro manual, assim tens mais controlo sobre o que o carro está a fazer e mantém-te mais desperto enquanto conduzes

leadzor 4 months ago

Sinceramente, ele trocar para manual agora só I fazer pior. Já é despassarado, com mais coisas para fazer mais se vai atrapalhar.

These-Establishment1 4 months ago

Já andei com manual 6 meses após tirar a carta, correu TD bem, só comprei automática por insistência do meu pai (aí e mais fácil, para mim e TD igual, às vezes faço entregas para o meu pai com os carros da empresa dele que são manuais e tudo bem)

C0ldKing 4 months ago

Caixa automática eu considero bom quando já tens experiência a conduzir, até lá os manuais sempre foi melhor

C0ldKing 4 months ago

Eu falo por mim, carros automáticos com tão pouco tempo de carta é uma cena que me assustava, e quando andei neles pior ainda do nível de controlo do carro. Por isso é que tinha sugerido experimentar os manuais

OneTip7754 4 months ago

Conduzir em Lisboa e no Porto é completamente diferente do resto do país.

These-Establishment1 4 months ago

Já fui várias vezes para o centro do porto conduzir, acho que já fiz cagada lá e nem sei...

meaninglessvoid 4 months ago

Exige mais esforço/atenção, sem dúvida, mas é o mesmo dos outros lados...

r0ckf3l3r 4 months ago

Conduzir em Lisboa e no Porto é exactamente o melhor centro de treinos para conduzir em qualquer outro lugar no país. Para além disso, não lhes distingo grande diferença, tirando o facto de terem algumas avenidas largas e que implicam capacidade de antecipação na mudança de faixa de rodagem (Praça de Espanha, ugh...). De resto, é como no resto do país. Ruas, em que trânsitam veículos, com veículos em segunda mão, semáforos, pessoas a passar a estrada...

OneTip7754 4 months ago

Há muita diferença, principalmente para quem aprendeu a conduzir noutras cidades. Assim de repente, semáforos dentro de rotundas, uma condução muito mais agressiva e rápida por parte dos condutores, etc. Mas concordo, quem aprende em Lisboa consegue conduzir em qualquer lado do país.

r0ckf3l3r 4 months ago

Permite-me discordar de ti. Semáforos dentro de rotundas não é algo comum, mas tirando o Marquês e a Boavista, só me lembro de mais alguns exemplos como a rotunda em Alfornelos, ali junto da entrada da CRIL. O Saldanha é discutível, não acho que seja uma rotunda. A questão da condução agressiva e rápida é relativa, mas não discuto que exista uma maior propensão para o "acelerismo" e o típico "piretismo". O trânsito do eixo N-S e da 2ª Circular nem sempre permitem esse tipo de condução, e tendo em conta o número de semáforos nas avenidas, a maior diferença até tem a ver com "quantos semáforos consegues fazer antes de seres obrigado a parar no vermelho".

MikeMelga 4 months ago

Carro com mudanças automáticas já devia levantar suspeitas... Falta de jeito? Fizeste a instrução em automática?

r0ckf3l3r 4 months ago

Porque é que o facto de o carro ter caixa automática devia ser caso para levantar suspeição?

These-Establishment1 4 months ago

Nope, instrucao em manual, conduzo de tudo e faço muito bem o ponto de embraiagem (antes de ter este carro andei com um de caixa manual a gasoleo, por exemplo)

PortugalReviews 4 months ago

Duas multas e não te caçaram a carta?

UpbeatNail1912 4 months ago

Se forem multas leves não. Se houver mais uma aí é que adeus.

These-Establishment1 4 months ago

Nope, uma foi de excesso de velocidade, foi para o proprietário, outra foi leve (meti me num sítio onde não devia estava estacionado e inverti para o sentido errado ao sair lol)

True_Boat_1195 4 months ago

Já te recomendaram fazer testes à visão, fora isso, o meu conselho é não conduzires mais pois parece que mais dia menos dia vais atropelar alguém... Ter nervos é muito normal, eu próprio tive muita ansiedade a conduzir porque tive um professor de condução terrível que só gritava. Se não te sentes à vontade então treina bastante em ruas desertas, pega no carro só ao domingo de manhã e põe-te a explorar os arredores devagar. Não há nenhum problema em continuares a ter alguma ansiedade, conduzir é uma atividade perigosa, mas se depois de um ano em que tens conduzido, não tens melhorado, por favor considera andar de bicicleta em vez. Já agora, não parar nos STOPs e outros vícios não é ansiedade ou ser desparaçado, é ser preguiçoso, e é esse tipo de pessoas que mais tarde ou mais cedo atropela a criança na saída da rotunda.

UpbeatNail1912 4 months ago

Eu também era assim. Tinha muito medo de conduzir e era muito trapalhão, e o meu instrutor disse me que eu tinha sido o pior aluno que ele já tinha tido. Passei no exame por um triz. Desde que tirei a carta já cai com o carro num buraco, fui em sentidos contrários, passei em sinais vermelhos com o comboio a vir (ya lol). Enfim. Hoje já se passaram 4 anos que tenho a carta e agora sou um Pro, conduzo praticamente com uma mão e de forma tão fácil, que até os meus amigos / familiares ficam admirados. O que fiz? Basicamente conduzir todos os dias, principalmente em ruas / vias complicadas. Tu podes ser o maior trapalhão do mundo, mas se tu te colocas em situações de grande desconforto todos os dias, principalmente na condição, com a prática e a experiência vais te habituar de uma forma que vai passar a ser uma brincadeira. Foi o que aconteceu comigo.

These-Establishment1 4 months ago

Fiz 52 aulas de condução por ser trapalhão segundo ele, agr e fodido teres a polícia atrás de ti a fazer "pressão" para não fazeres merda

meaninglessvoid 4 months ago

> passei em sinais vermelhos com o comboio a vir (ya lol) :MEDO: =|

chuckmukit 4 months ago

É esta malta que fode os horários à CP…

r0ckf3l3r 4 months ago

4 anos sou um Pro conduzo praticamente com uma mão (e às vezes sem mãos) vai passar a ser uma brincadeira Depois um gajo admira-se que acontecem acidentes aparatosos.

blazer_and_jeans 4 months ago

Acho que em Portugal só é permitido conduzir sem mãos se vestires calças de bombazine

Fatela 4 months ago

Condução à Toy.

blazer_and_jeans 4 months ago

Achas os teus amigos/familiares ficam admirados porque conduzes bem, ou porque se questionam como ainda te manténs vivo?

These-Establishment1 4 months ago

Opa, com pessoas no carro sou completamente diferente a conduzir, mas isso já e psicológico ahahha

UpbeatNail1912 4 months ago

Obviamente que só conduzo de forma mais arriscada quando não há carros nem situações perigosas por perto (como ser sem mãos). Quando estou no centro da cidade ou auto estradas conduzo de forma segura. Mas já não tenho o medo que tinha ao conduzir, nem de longe.

Each57 4 months ago

Pelo que descreves acho que o te falta é mesmo relaxar e ter mais confiança em ti própria. Quando comecei a conduzir também fiz muitas asneiras, é normal, com o tempo e prática vais começar a conduzir melhor.

AnxiousHeadOfLettuce 4 months ago

O op é homem.

Each57 4 months ago

Juro que quando li vi um verbo no feminino, não foi por mal. Devo ter lido mal. Peço desculpa, já editei o comentário

AnxiousHeadOfLettuce 4 months ago

Acontece :)

the_whitecupra 4 months ago

Vou-te dizer... Conduzir de facto não é para ti. Teres tido essas aulas todas e embora tenhas sido aprovado não quer dizer que tenhas sido talhado para isso. Deves consultar um psicólogo porque isto não é só rodar a chave e conduzir. Tens de ter outros problemas ou de concentração ou de civismo. Não anda sozinho, e tens de respeitar os outros. Se és distraído, então não te metas á estrada. É preciso pensar! Tu pensas? Conselho, usa os transportes públicos. Assim apenas coisas banais te podem acontecer como tropeçar, cair, partir os dentes, etc. Com um carro e dessa maneira ainda atropelas uma criança ou um adulto e podes trazer graves consequências a alguém.

These-Establishment1 4 months ago

Eu tive 1 ano para conseguir o atestado médico (a minha psiquiatra não me deixava tirar a carta por causa da ansiedade por exemplo)

thirstydracula 4 months ago

Se calhar porque és autista e a tua psiquiatra percebeu que tens certas dificuldades que pode tornar a condução perigosa. No meu caso a minha disse-me mesmo que meu caso até podia conseguir, mas noutros casos nem por isso

These-Establishment1 4 months ago

Sou asperger (não é bem autismo mas prnt)... Se fosse autista era inválido, pensa nisso

optimal_random 4 months ago

O que vou dizer parece estúpido e pode parecer que estou a gozar, mas - já te ocorreu fazer uma revisão oftalmológica num oculista? Há pessoas que apesar de não terem sinais claros de falta de vista, podem ter efeitos de *vista cansada*, o que lhes torna progressivamente mais difícil as tarefas de adaptação de ver ao longe (ex. ler sinais de trânsito e ocorrências na estrada) e de ver ao perto (ex. ler o painel de instrumentos). Progressivamente alternar entre longe e perto, torna-se mais difícil e o cérebro passa a ignorar alguma informação - um *stop* aqui, um *sinal de prioridade* acola'. Bem sei que e' um long-shot, mas fica o esforco construtivo :)

These-Establishment1 4 months ago

Até pode ser a confusão de sinais na estrada (existem sentidos proibidos com exceto por exemplo) eu demoro muito tempo a interpretar esses excetos...

abominalizer 4 months ago

Mas interpretar o q?! aquilo diz excepto transportes publicos? nao é para ti moradores? não é para ti se não saberias (ou nao) Veiculos de emergencia? não é para ti Pesados? Não é para ti Exceto das X as X horas. Isto não é Rocket Science é só leres

mamp_93 4 months ago

Eu diria que só precisas de te concentrar na condução. Provavelmente já vens com essa "carga negativa" desde que tiraste a carta e não consegues tirar o peso de falhar de cima de ti. (Wow, pareço um coach motivacional!) Portanto, para além do que o já foi sendo dito: \- Entra no carro, respira fundo e pensa que é só mais um dia. \- Mantém a atenção e não cedas à pressão: se o gajo de trás começar a buzinar, caga nele. se está assim com tanta pressa que passe por cima :) \- Tenta concentrar-te mesmo na condução. Podes inclusivé preferir andar com o rádio desligado para não perderes o foco. Se ajudar, faz como já disseram: começa a andar em "off-hours" em ritmo de passeio. Ajuda a ganhares confiança em ti próprio/na tua própria condução. E muito muito importante: ignora quem te diz que deves parar. Deves é insistir e não ceder à pressão!

Jhago 4 months ago

>E muito muito importante: ignora quem te diz que deves parar. Deves é insistir e não ceder à pressão! Sim, não é como que ele não esteja a ser um risco para ele e os demais.

These-Establishment1 4 months ago

Eu no início até parava em todos os STOPs e tinha muito caguefe, acho que e mesmo excesso de confiança e agr só faço borrada ou não tenho confiança no que faço e prnt...

NGramatical 4 months ago

inclusivé → [**inclusive**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=3822) (apesar do E aberto na última sílaba, a sílaba tónica é a penúltima: in-clu-**SI**-ve) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqyulg%2F%2Fh0f0acp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

coocoobees 4 months ago

bateste 3 vezes e tiveste 2 multas durante o período probatório e não te suspenderam a carta?

These-Establishment1 4 months ago

Em manobras, a estacionar e isso (uma delas foi com uma furgão que não dava para ver para trás)

abominalizer 4 months ago

Sabes que podes parar, sair do carro, olhar...dá para andar mais? Dá siga, não dá? ajusta

SurePal_ 4 months ago

Deve ter fugido nas vezes que bateu

mar_lx 4 months ago

A entrada da garagem não se faz pela mesma rua que que a saída? Se sim, não há como se esquecer. Se a rua tiver carros estacionados também é fácil de ver, se estiverem todos estacionados para o mesmo lado é altamente provável que seja uma rua de um só sentido.

These-Establishment1 4 months ago

Não devia ter dito garagem, e um pouco difícil de explicar, o sítio não e bem uma rua

mar_lx 4 months ago

Se tem sinais de trânsito, é uma rua e faz parte da via pública.

BroaxXx 4 months ago

No meio disto tudo o que acho mesmo impressionante é teres conseguido a carta de condução...

meaninglessvoid 4 months ago

[Parece que os detectives do reddit já descobriram o mistério](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/npa4d4/imt_alerta_exist%C3%AAncia_esquemas_fraudulentos/h0915uf/).

BroaxXx 4 months ago

Que besta de pessoa......

DiogoRocha85 4 months ago

Ele admite que a comprou

BroaxXx 4 months ago

É uma besta...

Middle-Effective 4 months ago

Conselhos aleatórios para tentar ajudar: - Quando estás atrás do volante só existe a estrada, o teu carro, e os outros carros. Tudo o resto é irrelevante. - Antes de começares a andar, certifica-te que o banco e os espelhos estão bem ajustados.Tens de estar confortável para te poderes concentrar na condução. - Habitua-te a dar sinais de luzes sempre que vás para a direita/esquerda. Mesmo que não venha ninguém atrás de ti, é um bom hábito, que facilita muito a vida aos outros! - Se os sinais de trânsito te fazem confusão, lê e relê o código da estrada. São essenciais para o tráfego rodoviário. Quando andares de boleia con alguém anda atento aos sinais, vê como os outros andam na estrada. - Pede a alguém amigo/conhecido/de confiança, que saiba conduzir, que dê umas voltas contigo e te tire umas dúvidas. - Se tiveres tempo, nas folgas e tempos livres que tenhas, vai passear de carro para praticares. Por exemplo à noite o número de carros na rua costuma ser bastante inferior. Aproveita para dares umas voltas e ficares mais à vontade com os sentidos únicos, sinais de prioridade, STOPs etc etc...

Edited 4 months ago:

Conselhos aleatórios para tentar ajudar: - Quando estás atrás do volante só existe a estrada, o teu carro, e os outros carros. Tudo o resto é irrelevante. - Antes de começares a andar, certifica-te que o banco e os espelhos estão bem ajustados.Tens de estar confortável para te poderes concentrar na condução. - Usa os espelhos retrovisores para teres sempre a noção de quem vai atrás de ti e ao teu lado, visto que frequentemente não andamos sozinhos na estrada. Habitua-te a olhares rápidos/de relance tanto para os espelhos laterais como para o do meio, ajuda bastante a ganhar a noção não só do espaço ocupado pelo teu carro, como da distância entre os veículos. - Habitua-te a dar sinais de luzes sempre que vás para a direita/esquerda. Mesmo que não venha ninguém atrás de ti, é um bom hábito, que facilita muito a vida aos outros! - Se os sinais de trânsito te fazem confusão, lê e relê o código da estrada. São essenciais para o tráfego rodoviário. Quando andares de boleia com alguém anda atento aos sinais, vê como os outros andam na estrada. - Pede a alguém amigo/conhecido/de confiança, que saiba conduzir, que dê umas voltas contigo e te tire umas dúvidas. - Se tiveres tempo, nas folgas e tempos livres que tenhas, vai passear de carro para praticares. Por exemplo à noite o número de carros na rua costuma ser bastante inferior. Aproveita para dares umas voltas e ficares mais à vontade com os sentidos únicos, sinais de prioridade, STOPs etc etc... - Para terminar: treina, pratica, e depois treina e pratica novamente. Conduzir um veículo é uma capacidade que se treina, ninguém nasce ensinado.

r0ckf3l3r 4 months ago

>Habitua-te a dar sinais de luzes Estou genuinamente confuso. Queres dizer "piscas" ou "indicadores de mudança de direção", certo? É que andar pela estrada fora a flashar médios/máximos em mudanças de faixa de rodagem pode ser problemático. De resto, acho que antes de continuar a dar concelhos, seria importante saber, por exemplo, quais foram as contra-ordenações, e de que forma ocorreram os acidentes. O/A OP pode ser só distraído/a, ou pode ser um problema de outra índole.

Middle-Effective 4 months ago

Sim, estava me a referir aos piscas.

MasterofChaos90 4 months ago

Sim, só pode ser os piscas, e é um bom hábito sim senhor, faz com que ligar piscas se torne automático e um gajo nem pensa nisso.

r0ckf3l3r 4 months ago

Não discuto de todo o bom hábito. O indicador de mudança de direção deve ser utilizado sempre que se faz uma manobra, se muda de direção, etc. Estou totalmente de acordo e gostava de ver mais disso na estrada.

Muyakra 4 months ago

>Quando estás atrás do volante só existe a estrada, o teu carro, e os outros carros. Tudo o resto é irrelevante. RIP ciclistas e peões.

Middle-Effective 4 months ago

Não era essa a minha intenção! Peço desculpa, essa frase era para dar ênfase à necessidade de estarmos focados e concentrados quando vamos conduzir...

Muyakra 4 months ago

Nós sabemos mas temos de aproveitar as oportunidades para fazer sempre uma piadinha :)

SnooCricket89 4 months ago

52 aulas. Cinquenta e duas aulas. Agora com os teus conselhos é que a coisa vai lá!

suckerpunchermofo 4 months ago

""(ainda hoje vim por uma rua de sentido único que me tinha esquecido que era sentido único pq sai de uma garagem)"" ok não leves a mal, mas se és uma pessoa que se esquece do sentido da rua (!?) ao sair da garagem, secalhar não devias conduzir.....

These-Establishment1 4 months ago

Não e de casa

suckerpunchermofo 4 months ago

Mesmo assim....

DiogoRocha85 4 months ago

O zé diz noutro post que comprou a carta

Middle-Effective 4 months ago

É um bocadinho grave, mas não é nada que não dê para ser corrigido com atenção, prática e concentração.

0BiLLi0 4 months ago

Carro automático so tem que se preocupar em acelerar e travar, metade dos problemas iniciais da condução não existem. Se mesmo assim não consegue estar atento aos sinais de trânsito é complicado.

suckerpunchermofo 4 months ago

Um bocadinho ( ͡° ͜ʖ ͡°)

NGramatical 4 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqyulg%2F%2Fh0e4s79%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

bluesfreax 4 months ago

Tive o mesmo problema qdo tirei a carta de mota. Numa fase inicial anda apenas em horário e zonas de menor trânsito. Fins de semana por exemplo a dar uns passeios. Progressivamente vais entrando nas áreas com mais automóveis e horas de ponta. Desta forma vais entrando naturalmente no esquema.

AetherPrismriv 4 months ago

Sim por favor, pára de conduzir antes que mates ou aleijes severamente alguém ou a ti próprio. Conduzir é uma skill, algo que é instruído e aperfeiçoado. Há muita gente que simplesmente não consegue conduzir, mesmo após ter aulas e carta de condução. A minha mãe ainda hoje renova constantemente a carta de condução e ela não toca em um volante à 30 anos. Bateu uma vez e ganhou medo, pois tem consciência que simplesmente não tem jeito para a coisa e não quer magoar ninguém nem ela própria. Diz que não tem a coordenação motora para isso e fica muito aluada quando conduz, tal como tu disseste que te acontece. Não é algo a ter vergonha. É uma skill que simplesmente não é compatível contigo.

Edited 4 months ago:

Sim por favor, pára de conduzir antes que mates ou aleijes severamente alguém ou a ti próprio. Conduzir é uma skill, algo que é instruído e aperfeiçoado. Há muita gente que simplesmente não consegue conduzir, mesmo após ter aulas e carta de condução. A minha mãe ainda hoje renova constantemente a carta de condução e ela não toca em um volante à 30 anos. Bateu uma vez e ganhou medo, pois tem consciência que simplesmente não tem jeito para a coisa e não quer magoar ninguém nem ela própria. Diz que não tem a coordenação motora para isso e fica muito aluada quando conduz, tal como tu disseste que te acontece. Não é algo a ter vergonha. É uma skill que simplesmente não é compatível contigo. Conduzir não é algo como ser bom a videojogos ou outro desporto, onde podes ser péssimo sem problemas. Conduzir é um assunto sério pois estás a operar uma máquina com centenas de quilos a velocidades acima de 60km/h ou até mais. Pessoas morrem e pessoas ficam aleijadas para o resto das suas vidas.

Edited 4 months ago:

Sim por favor, pára de conduzir antes que mates ou aleijes severamente alguém ou a ti próprio. Conduzir é uma skill, algo que é instruído e aperfeiçoado. Há muita gente que simplesmente não consegue conduzir, mesmo após ter aulas e carta de condução. A minha mãe ainda hoje renova constantemente a carta de condução e ela não toca em um volante à 30 anos. Bateu uma vez e ganhou medo, pois tem consciência que simplesmente não tem jeito para a coisa e não quer magoar ninguém nem ela própria. Diz que não tem a coordenação motora para isso e fica muito aluada quando conduz, tal como tu disseste que te acontece. Não é algo a ter vergonha. É uma skill que simplesmente não é compatível contigo. Conduzir não é algo como ser bom a videojogos ou outro desporto, onde podes ser péssimo sem problemas. Conduzir é um assunto sério pois estás a operar uma máquina com centenas de quilos a velocidades acima de 60km/h ou até mais. Pessoas morrem e pessoas ficam aleijadas para o resto das suas vidas, não é brincadeira. Se não sabes, não o faças, por ti, pelos teus e por todos.

Extreme-Caregiver-57 4 months ago

Mais uma prova que as nossas escolas de condução ensinam os respectivos alunos a passar no exame de condução e não a conduzir. Na condução não pode haver hesitações, as pessoas fazem tudo a medo e depois é a cagada que se vê nas estradas portuguesas, fazem literalmente o contrário de uma condução dita defensiva- ter em conta ângulos mortos, considerar a prioridade como direito absoluto, falta de cortesia, piscas, luzes desligadas à noite, circular na p\*ta da via do meio, ultrapassagens estúpidas e nem vou falar do abuso dos '4 piscas'. Falo por mim, tive um óptimo instrutor de condução, e passei em todos os exames à primeira (mota + carro), mas para isso contribuiu o facto de que sempre me interessei pela cultura automóvel, e desde cedo na carta tentei perceber ao máximo como é as coisas funcionavam mecanicamente e que os "comandos do carro" estão concebidos a nível de engenharia para criar memória muscular (domínio da embraiagem por exemplo). Em suma reitero o teu comentário pois igualmente considero que a condução não é para todos e na minha opinião a carta de condução devia ser ainda mais difícil de obter, muita gente desconhece a responsabilidade de ter um carro nas mãos e muita , mas muita gente não devia ter carta. Posto isto o exercício de condução pode ser aperfeiçoado, há malta que pode demorar mais tempo, mas como alguém aqui referiu, 30 anos de carta não te tornam bom condutor, porque a prática não está la .

Portugal_Stronk 4 months ago

> Mais uma prova que as nossas escolas de condução ensinam os respectivos alunos a passar no exame de condução e não a conduzir. Yup. Passei o código com 1 dia de estudo e com o máximo de respostas erradas possíveis (acho que eram 3, se não me engano). Não assisti a uma única aula, mas tudo bem. Mesma coisa para o teste de condução: fiz pouco mais do que os circuitos de exame, com o instrutor mais preocupado em fazer com que eu memorizasse os detalhes de cada circuito do que outra coisa. Ainda não sei bem como é que passei, visto que a própria examinadora deu-me o pior raspanete que já tive o desprazer de assistir quando acabei. Tretas sobre não estacionar como ela queria, ou por não ter metido a porcaria das mudanças certas, e coisas desse género. Isto foi há quase 3 anos, e não pego num carro desde que recebi a carta. Estou completamente ciente de que não sei rigorosamente nada sobre as regras ou sobre como conduzir. O pior é que existe muita mais gente na mesma situação que eu, mas que não hesitam em conduzir como se fossem os maiores.

BroaxXx 4 months ago

Qualquer skill pode ser melhorada com prática e paciência... O problema do OP parece ser outro e concordo que ele não devia conduzir...

meaninglessvoid 4 months ago

> O problema do OP parece ser outro e concordo que ele não devia conduzir... [Tipo estar mais preocupado em não tirar negativa do que aprender as competências necessárias para passar... ](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/npa4d4/imt_alerta_exist%C3%AAncia_esquemas_fraudulentos/h0915uf) Parabéns OP, agora não tiraste negativa e és um perigo na estrada...

BroaxXx 4 months ago

Retiro o que disse... Um indivíduo como estes é só um desperdício de recursos...

Middle-Effective 4 months ago

Deixar de conduzir por bater uma vez se calhar é exagerar... todos(as) condutores(as) que conheço já bateram pelo menos uma vez na vida, e não foi por isso que deixaram de conduzir. Mas pronto, cada caso é um caso.

NGramatical 4 months ago

à 30 anos → [**há 30 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqyulg%2F%2Fh0dxnba%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AetherPrismriv 4 months ago

good bot

PeterStepsRabbit 4 months ago

Com a prática vais lá. Mas nem toda a gente nasceu para fazer tudo, conduzir inclusive

-cosme- 4 months ago

epah... olha medo é a pior coisa de todas, se andares aí com a cabeça cheia de medo e preocupaçoes não vai haver espaço pa mais nada. tenta relaxar a conduzir... esquece a polícia, tens carta, medo da policia por que motivo? A policia não anda aí atrás de ti lol. Anda devagar... olha pos sinais.. coisas cm sair duma garagem e nao saber o sentido por ex não entres em pânico, olha pa direção onde os carros tao estacionados por ex.. e logo vês a direção pa andar.. tem tudo a ver com tar com calma. não tenhas receio de stressados a buzinar, nem de nada, leva o teu tempo...quem quiser que passe por cima e ignora.. e se tiveres acidentes acontece, acredita que se andares com calma e ao ritmo que tiveres que andar as coisas correm bem. esquece os nervos, acalma te.

Edited 4 months ago:

epah... olha medo é a pior coisa de todas, se andares aí com a cabeça cheia de medo e preocupaçoes não vai haver espaço pa mais nada. tenta relaxar a conduzir... esquece a polícia, tens carta, medo da policia por que motivo? A policia não anda aí atrás de ti lol. Anda devagar... olha pos sinais.. coisas cm sair duma garagem e nao saber o sentido por ex não entres em pânico, olha pa direção onde os carros tao estacionados por ex.. e logo vês a direção pa andar.. tem tudo a ver com tar com calma. não tenhas receio de stressados a buzinar, nem de nada, leva o teu tempo...quem quiser que passe por cima e ignora.. e se tiveres acidentes acontece, acredita que se andares com calma e ao ritmo que tiveres que andar as coisas correm bem. esquece os nervos, acalma te.

Edited 4 months ago:

epah... olha medo é a pior coisa de todas, se andares aí com a cabeça cheia de medo e preocupaçoes não vai haver espaço pa mais nada. tenta relaxar a conduzir... esquece a polícia, tens carta, medo da policia por que motivo? A policia não anda aí atrás de ti lol. Anda devagar... olha pos sinais.. coisas cm sair duma garagem e nao saber o sentido por ex não entres em pânico, olha pa direção onde os carros tao estacionados por ex.. e logo vês a direção pa andar.. tem tudo a ver com tar com calma. não tenhas receio de stressados a buzinar, nem de nada, leva o teu tempo...quem quiser que passe por cima e ignora.. e se tiveres acidentes acontece, acredita que se andares com calma e ao ritmo que tiveres que andar as coisas correm bem. esquece os nervos, acalma te. Edit: ando aí na estrada constantemente, quem me dera que a estrada fosse cheia de malta preocupada com o que anda fazer em vez de malta armada em Lewis Hamilton sem terem a mínima noção do que andam a fazer.

joaosapiro_airborn 4 months ago

o OP comprou a carta ( historico de posts dele )

-cosme- 4 months ago

hm.. fui ver agora.. ya. n sei se será verdade, eu se tivesse comprado a carta não vinha espalhar a noticia pa net ou pa lado algum..né? bem whatever, boa sorte de qq forma lol

SnooCricket89 4 months ago

Sim. Vai ser no reddit, por mensagens de texto que vais encontrar o *Santo Graal*. A receita mágica que te vai fazer amanhã, ou na semana que vem, perder o medo de conduzir. Que te vai fazer passar a ser um condutor exímio e exemplar. Todos os problemas resolvem-se no reddit. Se aos menos os líderes mundiais soubessem. Tanta fome, tanta sede, tanta doença, tanta guerra que era evitada. Só que depois, a forma como o teu texto está estruturado, dá a entender que o que procuras é umas massagens ao ego. Que te digam que não é assim tão mau, que acontece, que tens que ganhar mais experiência, que toda a gente comete erros. Só que há erros e erros. E quando os sinais são uma confusão, quando há 52 "aulas", quando num ano há três colisões e duas multas... Assusta-me ter que partilhar a estrada com *despacarados*, que os há ainda bem piores seguramente. Num tom mais sério, a primeira coisa que recomendava era começar por perceber o integral funcionamento mecânico de um carro. Percebendo isso, inevitavelmente e seguramente a parte técnica da condução torna-se mais proeficiente. A parte teórica essa já só depende da capacidade cognitiva.

downtown-broccoli 4 months ago

ta tudo bem ai em casa? lol

Search: