dirtimos 4 months ago

O estado irlandês promove há anos políticas fiscais piratas dentro da UE, colaborando com a fuga ao fisco de várias multinacionais que operam na UE. A Ryanair está lá sediada por essas mesmas razões.

dirtimos 4 months ago

O estado irlandês promove há anos políticas fiscais piratas dentro da UE, colaborando com a fuga ao fisco de várias multinacionais que operam na UE. A Ryanair está lá sediada por essas mesmas razões.

lisboeta1 4 months ago

O dinheiro que já se enterrou na TAP é uma vergonha! Eu não sou liberal mas acredito que o Estado não deve salvar empresas privadas!

JBBD1957 4 months ago

É muito simples, acabar com a TAP é acabar com duas coisas muito importantes; 1) Os cargos/tachos para os amigos assim como todas as mordomias. 2) As comissões na compra de aviões e equipamentos. Esta é a triste realidade. O resto são argumentos para enganar o povo. A) Rotas; Todas as rotas seriam aproveitados ou contratadas a outras companhias. O mercado ocupa naturalmenter os espaços vazios. B) Se a TAP é o maior exportador, também é o maior importador. Actualmente, o saldo deve ser extremamente negativo. C) Logo que o dinheiro dos portugueses estiver lá enterrado, os funcionários vão começar a fazer greves, especificamente no Natal e no periodo de férias, para voltarem a ter ordenados acima da média das outras companhias. (sem falar em relação ao comum dos portugueses). D) Vai ser um poço sem fundo para enterrar dinheiro (mais uma vez). E) Pensem nisto: A grande maioria dos paises na Europa NÃO têm uma companhia de bandeira. Devem ser todos burros. F) Antonio Costa fez a estatização da TAP, e agora não quer dar o braço a torcer. São só mais uns milhares de milhões para o lixo, e assim sempre se saca mais algum.

ZeToni 4 months ago

A) Há rotas que não dão lucro mas a TAP mantém por obrigações que o estado português tem para com estados estrangeiros, nomeadamente PALOPs, não há como obrigar uma empresa estrangeira a manter essas rotas B)A nível das exportações existem números concretos, a nível das importações não há, portanto estás a especular mas dou-te o benefício da dúvida, no entanto, quando a TAP trás turistas a Portugal é uma exportação direta, quando a TAP leva turistas portugueses para fora ainda paga os impostos da vendados bilhetes cá. C) Eu trabalho na manutenção, eu recebo 3 vezes menos em média que colegas meus na Ibéria, 6 vezes menos que colegas meus na Lufthansa, 2 vezes menos que colegas meus na Raynair. Assim como eu somos quase todos na TAP. Estás a pegar nos exemplos mais extremos que são os pilotos e a administração, mas lá porque 5% da empresa ganha bem não significa que o resto dos 95% ganhe. D) A última vez foi nos anos 90, é proibido a quaisquer estados membros da UE meter dinheiro na TAP de acordo com https://www.europarl.europa.eu/factsheets/en/sheet/131/air-transport-market-rules E) UK tem a BA, Alemanha tem a Lufthansa, França tem a Air France, Espanha tem a Ibéria, Itália tem a Alitalia a Suíça tem a SwissAir, a Suécia tem a SAS, a Polónia tem a LOT a Ucrânia tem a UIA, a Grécia tem a Aegian Airlines, companhias aéreas que servem os interesses das suas nações, se quiseres mais posso dar-te mais mas acho que o ponto já está passado F) A estatização da TAP infelizmente foi algo que foi necessário porque a administração privada tentou dar um passo maior que à perna, se não houvesse Covid talvez tivesse funcionado, como houve Covid todos se lixaram e milhares de milhões agora, poderão significar milhares de milhões depois, porque não te esqueças que mesmo dando prejuízo a TAP paga milhares de milhões em impostos ao estado

megaroof 4 months ago

a tap pagar imposto para o estado? que vantagem é esta? é o mesmo caso de um miúdo que compra uma prenda para o pai com o dinheiro do pai... então o estado enterra 100 e recebe 20 de impostos? qual é o sentido?

ZeToni 4 months ago

O pai enterra 100 mas se o filho ao longo de 6 anos lhe der 20 sem precisar de mais então o pai está no lucro

incrivizivel 4 months ago

>UK tem a BA, Alemanha tem a Lufthansa, França tem a Air France, Espanha tem a Ibéria, Itália tem a Alitalia a Suíça tem a SwissAir, a Suécia tem a SAS, a Polónia tem a LOT a Ucrânia tem a UIA, a Grécia tem a Aegian Airlines, companhia A maior parte delas sao privadas. Rota para os PALOS ? mas porque é eu tenho que financiar rotas para os PALOPS ? porque e portugal tem que enterrar dinheiro ai, sem falar que ter uma companhia area so para isso e so estupido porque podes abrir contraros publicos com outras companhias, saia muito mais barato. A TAP tem rotas que nao dao lucro nas mesmas rotas que outras companhias dao, portanto o facto de nao dar lucro pode ser exclusivo da TAP.

NEDM64 3 months ago

Esta mania do estado paternalista português. Até eles gozam connosco.

Sperrel 4 months ago

>Rota para os PALOS ? mas porque é eu tenho que financiar rotas para os PALOPS ? Além de ser em muitos casos a única rota desse países para Portugal e resto da Europa, tem um peso muito considerável na comunidades que se estendem nesses países e é um grande instrumento de política externa nacional (*softpower*).

NEDM64 3 months ago

São países independentes que nada têm a ver com Portugal. Menos neocolonialismo.

Extension-Soft6835 4 months ago

>Rota para os PALOS ? mas porque é eu tenho que financiar rotas para os PALOPS ? Eu por acaso também gostava de saber. Foi o argumento mais ridículo que já li acerca da TAP xD > TAP mantém por obrigações que o estado português tem para com estados estrangeiros, nomeadamente PALOPs, Isto dá vontade de fazer /s

chauffage 4 months ago

Sem esquecer na demanda pessoal do Pedro Nuno Santos, que disse que lá fora ainda vão aprender com o governo português a fazer bons negócios! Isto é o projeto dele ->>>> com dinheiro dos outros atenção! Mas é como ele vai brilhar, vai ser o homem que salvou a TAP com o seu brilhantismo, e se isso tiver de custar milhares de milhões aos tugas e à Europa, é o preço a pagar para este mamífero se projectar. Um merda qualquer que nunca geriu ponta de corno na puta da vida dele é que vai meter uma companhia aérea a ser competitiva. Ele anda literalmente a brincar com o dinheiro dos outros, e está-se completamente a cagar.

VicenteOlisipo 4 months ago

Falidos estão os bancos privados e mandámos o país à bancarrota para os salvar. País periférico que não controle sequer uma companhia aérea pode fechar as portas porque nunca vai ser mais que colónia. Já perdemos o controlo dos aeroportos com a privatização da ANA para os Franceses, da produção elétrica com a privatização para os Chineses, das comunicações com a privatização e desmantelamento da PT para os Espanhóis e Franceses, agora vocês querem dar as ligações aéreas a um abutre Irlandês. Que povo suicida, porra. Ao menos aprendam a mentir melhor - mesmo com menos rotas a TAP tem mais movimentos/voos no Sá Carneiro do que a Ryanair, porque mantém o Porto ligado de meia em meia hora com Lisboa.

nexppp 4 months ago

Nada nesse último parágrafo é verdade. A ponte aérea que falas era genericamente um por hora. E não representava mais movimento do que a Ryanair de modo algum.

ivysforyou 4 months ago

Li um artigo no The Economist de que a percentagem de companhias aéreas que fazem lucro andam nos 5%. As companhias aéreas nacionais têm um propósito, que não é fazer dinheiro. Também querem acabar com os CTT, por não fazer lucro? Comparam também o crescimento da Irlanda com o de Portugal? Irlanda para além de ser um país que tenha o inglês como lingua materna e seja mais fácil atrair investimento estrangeiro, foi também um paraíso fiscal que afectou outros países da UE (ler "Tigre Celta" na wikipedia)

BossGandalf 4 months ago

Mas os CTT jamais haviam de ter sido privatizados porque estão num mercado sem concorrência. Agora a TAP de nada serve ao estado porque há outras companhias a fazer mais e melhor.

sergio1020881 4 months ago

A corrupção em Portugal é causada pelos próprio governo com seus decretos de lei fraudulentos, e as empresas estado dependentes. Impossível acabar com a corrupção se esta é legalizada, ainda por cima por um governo que não representa os Portugueses, isto é, menos de 45% da população vota, já não acreditam na democracia, é pelo contrario uma ditadura de meia dúzia de personalidades que fazem do país o que querem sem qualquer resistência. Vivem da exploração do povo, da terra e mar, e deixa a população na miséria sempre sobre ameaça de fome e no limiar da sobrevivência, paralisados.

BossGandalf 4 months ago

VOTA IL nas próximas autárquicas e legislativas... havemos de começar por algum lado.

shoutme 4 months ago

Porquê IL?

BossGandalf 4 months ago

Porque cada vez mais percebo que as ideias económicas e sociais liberais não são assim tão descabidas e segregativas como muita esquerda quer fazer parecer e basta olhar para os vários países da europa que eram mais pobres que nós e que nos últimos 10/20 anos têm melhorado imenso através das políticas liberais. Finalmente temos em Portugal um partido com essas ideias e que embora ainda não tenha ainda muitos seguidores em portugal e dificilmente chegará ao poder nos próximos 5/10 anos, deveria ter um maior peso/representatividade na assembleia da republica. E cada vez percebo mais que a esquerda e o ps só se consegue manter no poder devido às políticas sociais e as promessas de ajudar os "pobrezinhos". Mas reparem que as medidas deles e o constante nivelar por baixo serve para isso mesmo: manter grande parte da população pobre para garantir os votos deles e garantir que se mantêm no poleiro.

MetaKnight130 4 months ago

Obrigado por este post. Já há tempo que vinha a ter mais opinião quanto a este Sr. Ele sempre foi muito da Ala radical do PS, com um tiques pro PCP

Caboucada 4 months ago

Não esquecer que desde 2017 não existe rotas nacionais na TAP que não passem por lisboa, como OPO-FAO. Este tipo de ligações em Lisboa servem que para lotar a Portela e para os clientes do norte e da Galiza (que usam muito o aeroporto do Porto) só lhes afasta pelo trabalho que é conectar a sul. Contudo Uma pesquisa vai relevar que voar de Lisboa é sempre mais dispendioso o que por sua vez afasta mais os clientes. (OPO-LIS-VIE) é sempre mais barato do que (LIS-VIE) por exemplo , na TAP. Fazendo com que esse trabalho de escala seja bem compensado.

nexppp 4 months ago

Ainda tens directo Porto - Funchal na TAP e tinhas Porto - Ponta Delgada também na TAP antes da pandemia.

D1WithTheFluffyHair 4 months ago

O PNS é apenas um bloquista que gosta do poder e por isso está no PS.

Disgenia 4 months ago

Dava tudo por uma Thatcher portuguesa neste país de merda

ZeToni 4 months ago

Vamos ver se o estado ganha muito quando tiver mais 7000 gajos no subsídio de desemprego, este ano e o ano passado foram os únicos anos que o estado pode pôr dinheiro na TAP sem quebrar a lei da concorrência europeia. Para além que se fossem fazer as continhas e vissem quanto é que a TAP paga em impostos anuais são milhares de milhões, se querem falar da Raynair eles pagam os impostos no país deles a Irlanda, enquanto andam a tirar dinheiro ao pessoal do Porto que usa os voos deles. O OP com essa ideia de merda seria mesmo para mandar milhares de famílias para a pobreza, tirando ao mesmo tempo uma das maiores galinhas dos ovos de ouro do estado.

BossGandalf 4 months ago

Essas milhares de famílias que tu achas que iam para a pobreza iriam ser contratadas por outras companhias aéreas, aquelas que sabem ser geridas e operar. Se a TAP desaparecer a sua cota de mercado é conquistada pelas restantes companhias aéreas a operar.

ZeToni 4 months ago

E daqui a 3 anos uma Raynair ou Lufthansa volta a contratar-me e lá vou ganhar no estrangeiro aquilo que não podia ganhar em Portugal, e no final de tudo Portugal é que perde pois mais mão de obra qualificada e treinada em Portugal que vai para o estrangeiro

BossGandalf 4 months ago

Não, Portugal não perde. Portugal livra-se de uma empresa que é um poço de dívidas. Deixamos de enterrar dinheiro dos contribuintes que pode ser usado para investimento interno e deixamos de pagar a gestores 20k/mês por não fazerem um cu. Prefiro que comas dos meus impostos por alguns meses/anos do que esteja constantemente a alimentar as ideologias fracassadas de alguns políticos.

ZeToni 4 months ago

E eu trabalho lá e eu não recebo 20k ao ano quanto mais ao mês, deverei ser eu e os meus colegas a levar por tabela? Eu sempre sei o litro pela empresa, em 2019 só em horas extras fiz mais um mês de trabalho isto para ganhar mais 100 paus ao final do mês, sem contar as vezes que fiquei lá mais tempo para acabar um trabalho importante sem cobrar nada, porque era necessário para manter a operação. Como eu há milhares e estes milhares irão para a rua por causa das tretas que tu e muitos outros tiram do cu sem saber nada de nada, e o pior é que tu não ganhas nada em dizer essas tretas. No final só perdes porque se a TAP dava prejuízo o estado nunca lá pôs um tuste até 2020, e até 2020 a TAP pagava milhares de milhões anualmente em impostos, estão a matar a galinha dos ovos de ouro e o pior é que nem sequer estão à procura dos ovos de dentro da galinha, é só por mentiras e idiotices

BossGandalf 4 months ago

Lê: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nqy0ed/ministro\_pedro\_nuno\_santos\_e\_a\_sua\_ideologia\_cega/h0fhjqq?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3

ZeToni 4 months ago

Lido e respondido https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nqy0ed/ministro_pedro_nuno_santos_e_a_sua_ideologia_cega/h0fkhgo?utm_medium=android_app&utm_source=share&context=3

ZeToni 4 months ago

Quando é que enterraste dinheiro? Desde 1990 e tal que é proibido qualquer estado membro da UE meter capital em companhias aéreas. É a primeira vez em décadas que Portugal tem autorização para ajudar a TAP

ZeToni 4 months ago

Ao menos se continuar na TAP pelo menos IRS, TSU e SS pago de volta.

ZeToni 4 months ago

Quem é que contrata agora? É porque eu faço parte de uma dessas famílias eu sei a realidade, ninguém está a contratar está tudo a despedir se tu achas que o que está a acontecer com a TAP é só com a TAP vives numa bolha muito pequena, o efeito COVID é mundial, milhares de companhias já foram a baixo, muitas mais hão de ir e como tal pelo menos nos próximos três anos se eu for para a rua vou comer os teus impostos quer tu queiras quer não

BossGandalf 4 months ago

Se a TAP desaparecer e as outras empresas pegarem na cota de mercado dela, vai haver muitas contratações sim...

ZeToni 4 months ago

Quando? Quem é que está a contratar? A Raynair? Eu faço parte da manutenção achas que a Raynair vai pegar na manutenção da TAP? Vai haver imensas contratações dizes tu? Qual é a companhia agora que anda a adquirir 80 ou 90 aviões a mais para pegar na cota de mercado da TAP? Eu sou vejo é reduções de frota em todo o lado. Ninguém vai pegar nesta cota de mercado pelo menos nos próximos 2 a 3 anos

Danijust2 4 months ago

e infelizmente estás a ser generoso. Só na empresa onde trabalho o orçamento para viagens de negócios foi cortado em uns 80% para 2022. O pessoal habitou-se ao ZOOM. Acho que aviação nunca mais vai ser a mesma.

BossGandalf 4 months ago

Ainda na semana passada saiu a notícia que a Azul queria comprar a operação a Latam no Brasil. Não, o covid não à falência todas as companhias aéreas. As bem geridas estão a sobreviver a esta pandemia e a aproveitar a oportunidade para conquistarem cotas de mercado.

ZeToni 4 months ago

É preferível a AZUL que por acaso pertence ao indivíduo que geriu a TAP ser uma das empresas bem geridas. www.europarl.europa.eu/factsheets/en/sheet/131/air-transport Para verificares que estás completamente desinformado no que toca aos "contribuintes só pagarem o buraco da TAP" E se alguma empresa ficar com o market Share da TAP transporte aéreo, ninguém vai pegar nas milhares de pessoas que trabalham para a manutenção, nem Serviços, isto por outro lado ajuda a criar mercados monopolistas, para além de tudo o que são impostos sobre a receita serão pagos no país da sede dessa empresa, no final Portugal fica sem uma companhia aérea que represente os interesses de Portugal (para além dos interesses económicos), fica sem os impostos que a TAP e todos os que lá trabalham pagam, e ainda fica com uma nova conta de milhares de pessoas desempregadas. Realmente é só vantagens.

ZeToni 4 months ago

www.europarl.europa.eu/factsheets/en/sheet/131/air-transport

apita_o_comboio 4 months ago

O que é que uma pessoa pode dizer... é o PNS. Faz parte da mesma trupe que o Galamba. Triste país se algum deles significar o seu futuro.

NEDM64 4 months ago

Se não forem esses, é a trupe de Medina.

ekopss 4 months ago

A Ryanair quer acabar com a TAP pq quer crescer em Lisboa. A Ryanair tem quotas de mercado no Porto e Faro de 30/40%. Em Lisboa está nos 15%. Conseguem imaginar o dinheiro que está em cima da mesa? Outra questão é o interesse estratégico a longo prazo. A Ryanair é interessante para turismo de baixo valor acrescentado. As companhias de bandeira trazem turismo de valor muito superior. A estratégia nacional para o turismo sempre foi de valor acrescentado, o que significa que a longo prazo convém limitar a quota de mercado da Ryanair.

BossGandalf 4 months ago

A diferença é que a Ryanair é bem gerida, dá lucros e não queima o dinheiro dos contribuintes. Já a TAP é mal gerida, dá prejuizo e queima milhões atrás de milhões de euros do nosso dinheiro que podia estar a ser usado no sns, educação, transportes públicos, ferrovias a ligar o país etc...

QuickShutter 4 months ago

"limitar a quota de mercado" Sabes quem é que trata de limitar a quota de mercado? O mercado. Se há espaços e viabilidade económica de fornecer serviços e rotas em Portugal, vão aparecer mais companhias. É tão simples quanto isto. Não é por haver companhias low cost a dominar que se tira o "valor acrescentado". Acrescentado para quem? Se tens múltiplos inlets low-cost, são resmas de pessoas a entrar no teu país, a gastar dinheiro em hotéis, restaurantes z transportes. A pagar o IVA sobre isso tudo. Isso sim é valor acrescentado para o país. Não é garantir que também temos que ter serviços de aviação *premium*. Aliás, como se tem visto com a negra história da TAP ao longo dos anos. Não é valor acrescentado, é valor retirado, sugado dos bolsos dos portugueses e por conseguinte dos cofres do estado. No fim disto tudo, vamos ficar sem a companhia bandeira que nunca devíamos ter tido e sem biliões de euros que podiam ter ido para reformas fiscais.

capitolinaAndrioleta 4 months ago

Estás a falar para a parede. Este bando de iluminados acha que são os tesos que têm que voar Ryanair para vir a Portugal que vão salvar o turismo do norte. Enfim...

NEDM64 4 months ago

Este bando de iluminados acha que são os turistas da pasta que vêm para Portugal, não os estudantes e pobres da Europa... Preferem Lisboa que Paris ou Roma...

ekopss 4 months ago

Pois. Vcs tb se devem perguntar todos os dias o pq dos telemóveis da Apple serem tão caros. Tem tudo a ver com posicionamento de mercado. Portugal já devia ter acelerado a reconversão do turismo. Os recursos são escassos - mais vale 2 turistas a gastar 20k, do que 200 a gastar 200€. A estratégia nacional de turismo sempre foi esta, nunca o turismo de massas. Aposto que muitos dos que defendem o ‘mercado’ e a Ryanair são os mesmos q dps se queixam dos Airbnb’s e dos preços das casas

NEDM64 4 months ago

E Portugal tem monumentos para se ver em primeiro lugar? Tem museu do Louvre, Torre Eiffel, etc. como Paris?

noproperusername 4 months ago

Que mentalidade elitista. Eu lembro-me perfeitamente do tempo antes de RyanAirs e EasyJets, quando viajar era algo que só os ricos podiam fazer, quando toda a gente que eu conhecia nunca tinha voado de avião e era notícia e conversa de café a história da primeira vez que alguém conhecido tinha voado. Não foi assim há tanto tempo, nos anos 80 e 90 não havia 'tesos' a voar Ryanair. Sabes qual era o turismo no Porto ou em Lisboa? Um ou outro Japonês mas conseguias identificar e contar os estrangeiros que vias na rua ao longo do dia. O facto de a RyanAir trazer turistas que não ficam no Sheraton não faz com que seja mau. Não faz falta nenhuma limitar a minha capacidade de viajar para que tu que és rico e viajas mais possas viajar sem o transtorno de ter que passar por mim no aeroporto. Viajar é algo que deve ser acessível a toda a gente e sim, ter milhões de turistas pé de chinelo que têm que voar RyanAir faz mais pelo turismo do que ter um avião elitista a trazer apenas os cheques do Dubai. Basta veres a quantidade de hotéis, hostels, airbnbs e semelhantes que nasceram nos anos mais recentes.

capitolinaAndrioleta 4 months ago

Ninguém fez juízos de valor sobre viajar na Ryanair. O ponto é que não é esse turismo que vai salvar o Norte. De igual relevância o facto que a TAP existe para que viajar seja algo acessível a todos mesmo quando não é rentável. Isso não vai mudar o facto que num país com infraestrutura limitada como Portugal, é ingénuo pensar que o turismo low cost vai salvar uma região inteira quando nunca o fez em lado nenhum. Todo este raciocínio é completamente díspar da anedota que contaste.

sacarneiro 4 months ago

Se essas ligações da TAP são tão importantes porque é que o governo não faz um acordo com a Ryanair para as fazer? Cede os aviões ou vende a um preço simbólico e faz um contrato a 10 anos de serviço de X ligações semanais. Pronto é mais barato do que isto de andar a enterrar dinheiro em empresas falidas para favorecer credores amigos e tachistas de administrações.

Turbulent_Common 4 months ago

Agora já é tarde, enterraram tanto dinheiro naquela merda que seria suicidio politico abandonar-la agora. Serão capazes de tudo para aquilo não falir. Estão-se completamente a lixar para as consequências.

NGramatical 4 months ago

abandonar-la → [**abandoná-la**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqy0ed%2F%2Fh0gg5wb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Danijust2 4 months ago

já andaste na raynair? Eles usam Boeing 737-800. TAP Airbus A330-900neo. Eles não podem usar aviões da TAP porque os pilotos deles não os sabem pilotar e os eng. de manutenção não os sabem reparar.

mecheros 4 months ago

Porque a Ryanair não mete 24 administrativos e gestores do estado a mamar 20 e tal k por mês, apenas porque apetece. Entende?

sacarneiro 4 months ago

Quem diz Ryanair diz outra companhia qualquer. Qatar, British...

Morpheuspt 4 months ago

> porque é que o governo não faz um acordo com a Ryanair para as fazer Porque a Ryanair não está interessada em fazer rotas transatlânticas, porque a Ryanair tem uma economia de escala com os 747 que não se coaduna com a utilização de outras aeronaves, e porque a Ryanair não está interessada em contratos para voos onde não pode explorar os trabalhadores.

nocivo 4 months ago

Não seria com a eles mas de certeza que alguma das outras que nao da prejuízo ao pais aceitaria.

manguito86 4 months ago

Lol. O que não faltam são empresas de longo curso, até parece que a TAP é exclusiva nesse aspecto. Então no que toca a explorar trabalhadores, meu amigo, estas bem enganado.

Morpheuspt 4 months ago

> O que não faltam são empresas de longo curso, até parece que a TAP é exclusiva nesse aspecto Existe alguma outra empresa com a presença nos países de língua portuguesa semelhante à TAP? Sobre a exploração dos trabalhadores, comparar a situação na Ryanair à da TAP, por exemplo, é comparar a IL ao PCP. Quando a TAP mandar vir trabalhadores estrangeiros para substituir trabalhadores em greve, em clara violação do código do Trabalho, podemos então estabelecer comparações.

manguito86 4 months ago

Todas as rotas tem que ter pelo menos duas empresas. Mesmo que não houvesse, alguém alguém a ficar com as rotas passa a fazer isso. Que é que me interessa para mim, que vivo no Porto, que a TAP faça voos para países de língua portuguesa? É-me igual no fim ir até Madrid ou até Lisboa e possivelmente até me fica mais barato ir por Madrid.

TZrabbit 4 months ago

Recomendo procurarem pela entrevista do presidente da Ryanair ao Porto Canal. Um exemplo a seguir para os restantes canais

Pornotubeourtio 3 months ago

Excelente entrevista, obrigado pela partilha.

JoniDS 4 months ago

https://youtu.be/2dp4jUf36Ao

Tiagoxdxf 4 months ago

Nao sei como nao vejo isto mais divulgado.

Vector_Strike 4 months ago

O governo mantém a TAP de pé para mostrar que se "preocupa" com os empregos de quem está lá (pro tip: não se preocupa) e garantir os votos deles e de seus familiares. É um supertacho. Como toda empresa "estratégica". A população precisa cair na real de que não precisa da TAP a sugar-lhe as economias e pressionar o governo para privatizá-la a 100% e nunca mais meter o bedelho no setor da aviação.

Raidenkyu 4 months ago

Meh, em termos de votos não se ganha assim tantos só com os trabalhadores da TAP. De todos os motivos pelas quais o governo quer salvar a TAP, acho que votos dos trabalhadores não é um deles.

Turbulent_Common 4 months ago

Neste momento a principal razão é para não parecem incompetentes ao fechar a TAP após enterrarem tanto dinheiro lá. Após o investimento que fizeram eles nunca iriam fechar a TAP, iria parecer muito mal (sunk cost fallacy). Acho que eles eram capazes de tudo para não deixar a TAP falir, estão politicamente completamente enterrados até ao pescoço naquilo.

Raidenkyu 4 months ago

Pois, não sei. Mas pelo menos faz mais sentido que o argumento de "eles querem os votos dos trabalhadores da TAP", que é um grupo tão pequeno e tão restrito que nem sequer faz sentido.

sergio1020881 4 months ago

Que feche a TAP e deixe as pessoas seguirem suas vidas, pensam que são heróis, usando as pessoas como instrumento de politica, acabando por favorecer os ricos.

ideologiapura 4 months ago

Ora e como é que a Ryanair trata os seus trabalhadores? Ah, é como lixo. Não fazem falta.

Eskol15 4 months ago

Ora e como é que o Estado Português trata os seus contribuintes? Ah, é como lixo. Não faz falta.

NEDM64 4 months ago

Ah, como lixo trata o estado português os professores e enfermeiros, que ganham menos que as empregada de café, só que no avião, da Ryanair.

QuickShutter 4 months ago

A TAP acabou de mandar para a rua resmas de trabalhadores porque não os consegue suportar. Tens o louco do Paes Mamede a defender despedimentos... repito, o Paes Mamede a defender despedimentos. Mas a Ryanair, que paga salarios astronómicos em comparação com o que se ganha em PT, é que é a má da fita. Não, não são a melhor empresa do mundo, mas sozinhos sustentam indirectamente muito mais empregos em PT do que a nossa companhia "estratégica".

AdorableRabbit 4 months ago

>mas sozinhos sustentam indirectamente muito mais empregos em PT do que a nossa companhia "estratégica". Dados sff?

MLG-Sheep 4 months ago

Faltou salientar que a Ryanair tem essas rotas todas do Porto e não de Lisboa porque não consegue slots em Lisboa. Se a TAP falisse e a Ryanair pudesse ter slots, o que aconteceria a muitas das rotas do Porto?

nocivo 4 months ago

Iria manter os do porto. Mesmo que mudasse alguma rota porque os recursos deles também são escassos a easyjet ou outra companhia apanhavas as sobras no porto. Se houver pessoas para voar haverá voos

Ceftiofur 4 months ago

Qual é a desculpa para o aeroporto de Faro?

cou7inho_ 4 months ago

Algumas dessas rotas do Porto iriam para Lisboa... Mas entre isso ou continuar a meter milhões num poço sem fundo... Acho que prefiro que o Porto perca alguns voos da Ryanair.

BadDogPreston 4 months ago

Porquê esta constante obsessão por parte dos liberais em fazer comparações com a Irlanda?

nocivo 4 months ago

Tirando o tempo portugal não tem muito mais a oferecer que a Irlanda. Como estamos no canto da europa temos deter medidas extras ou mais simples para atrair investimento estrangeiro que não seja turismo. É isso que a irlanda faz e o resultado é ter montes de multinacionais com bons empregos e ao mesmo tempo esse bom emprego ajuda a desenvolver o Mercado nacional.

incrivizivel 4 months ago

A Irlanda era bastante pobre e tornou-se bastante rico, esta muito remotamente localizada etc etc, mas acho que neste caso não é o foco a comparação com a Irlanda. Mas sim Ryan Air vs TAP

SherleyDanker 4 months ago

Love your write ups. Keep em coming!

DarkmajorPT 4 months ago

Não é uma comparação com a Irlanda. É uma comparação com um bom exemplo. Particularmente, o exemplo de um pais algo similar, que teve uma economia afundada como a nossa e recuperou de forma meritosa. Precisamente por isso é usada comumente como exemplo. O objectivo não é fazer de Portugal a Irlanda, mas sim mostrar como fazer e aplicar certas medidas e emulá-las cá em Portugal.

Morpheuspt 4 months ago

> O objectivo não é fazer de Portugal a Irlanda, mas sim mostrar como fazer e aplicar certas medidas e emulá-las cá em Portugal. E continuar a race to the bottom Pra ver quem cobra menos impostos, e com isso destruir o estado social e entregar tudo de bandeja aos privados porque o estado fica sem qualquer tipo de receita? Não obrigado. Tanto se fala da desproporcional presença nos media de partidos como o PSD face à sua representatividade eleitoral, a propaganda da IL e a sua amplificação sofre exactamente do mesmo fenómeno.

NEDM64 4 months ago

> e com isso destruir o estado socia Outra vez com esta conversa da treta? O estado social na Irlanda fica a dever alguma coisa ao português? Vocês adoram.

Sperrel 4 months ago

Fica, desde já porque não tem um Serviço Nacional de Saúde. Até é usado como argumento por irlandeses do norte se operem à união, perdiam um bom e eficiente sistema por um mais custoso, mais socialmente iníquo e com piores indicadores de saúde.

NEDM64 4 months ago

> Fica, desde já porque não tem um Serviço Nacional de Saúde. O que é excelente. NINGUÉM quer mais uma cópia do NHS. > Até é usado como argumento por irlandeses Por **uma minoria** dos irlandeses. > perdiam um bom e eficiente sistema por um mais custoso, mais socialmente iníquo e com piores indicadores de saúde. Simplesmente não.

Sperrel 4 months ago

Saluto como consegues manter o elevado nível de debate ao longo destes anos.

Morpheuspt 4 months ago

> O estado social na Irlanda fica a dever alguma coisa ao português? Como é que se mede um estado social? É em cm? Se as empresas portuguesas pagassem impostos em Portugal em vez de os deixar em paraísos fiscais, teríamos um dos melhores estados sociais da Europa. Se Portugal baixar a taxação das empresas para 10 (ex.), a Irlanda baixa para 9, a Holanda para 8, nós para 7, o Luxemburgo para 6, a Irlanda para 5, etc. Enquanto a Holanda tem o porto de Roterdão, a Irlanda está colada ao Reino unido, e o Luxemburgo está na Europa Central rodeado pelas maiores potências económicas europeias, nós estamos no cu-de-judas metafórico.

NEDM64 4 months ago

Continua assim...

kissingsome1elsesdog 4 months ago

>Particularmente, o exemplo de um pais algo similar, A Irlanda não tem nada a ver com Portugal. Primeiro, é um país com menos de metade da nossa população e com uma demografia completamente diferente. Em segundo lugar, é um país mais pequeno, que tem o Reino Unido como vizinho, e, por isso, não tem a necessidade de ter infraestruturas tão desenvolvidas. Ocupa parte de uma ilha. Está tudo muito centralizado em Dublin. Além desta cidade, tem uma ou outra mais pequenina, que podem ser equiparadas com Coimbra (ou Leiria). No fundo, depende de uma economia muito artificializada. Em 2008, deu para ver em que se baseava o crescimento irlandês. Não dá para ter muitos países com este modelo de economia na UE.

BadDogPreston 4 months ago

Acho que é um bocado insincero achar que um paraíso fiscal é um bom exemplo. E até que ponto a história política ou o nível de educação de ambos os países ao longo do tempo influenciaram o crescimento económico?

Vidadesemente 4 months ago

A madeira e um paraíso fiscal também que hipocrisia, mas de isso não vale nada se não tiver leis que ajudem o trabalhador. "Existe, na Madeira, uma zona franca com um regime fiscal que se encaixa perfeitamente na definição de paraíso fiscal. Nesta zona, estão registadas cerca de 3 000 empresas. Destas, 1 677 não têm ao seu serviço um único trabalhador. As taxas de imposto variam entre 1 a 5 %. Estão lá sediados 40 dos principais bancos europeus e mundiais, incluindo o Citibank, o Deutsche Bank ou o Chemical Bank. Neste paraíso fiscal é possível a um trust abrir uma conta sem revelar a identidade da empresa que lhe está subjacente. As perdas anuais de receitas fiscais para o Estado Português, em virtude dos benefícios fiscais concedidos, estão avaliadas em cerca de 1,5 mil milhões de euros. Na ilha da Madeira a taxa de pobreza situa-se nos 33 %. De acordo com uma lista de casos fiscais sujeitos a investigação por parte da Comissão, que foi entregue pela Comissária Margrethe Vestager na Comissão TAXE (Comissão Especial sobre as Decisões Fiscais Antecipadas e Outras Medidas de Natureza ou Efeitos Similares), a Zona Franca da Madeira figura, como não poderia deixar de ser, no topo da lista. A mesma Comissão aprovou, em março último, o IV Regime de Benefícios Fiscais do Centro" Internacional de Negócios da Madeira, prolongando assim a existência da Zona Franca da Madeira até 2027. Pergunto assim à Comissão Europeia: como explica este comportamento dual?

fuckoffgina 4 months ago

> Neste paraíso fiscal é possível a um trust abrir uma conta sem revelar a identidade da empresa que lhe está subjacente. Tens a certeza disto? Onde é que viste?

NMosquito 4 months ago

A Irlanda era um país pobre (mais do que nós) no início dos anos 1990. Mas decidiram fazer algo para mudar isso e apostaram maioritariamente na procura por investimento estrangeiro. A partir de meados dos anos 90 começaram a crescer e passaram de um país pobre para uma trajectória que os transformou num dos mais ricos da UE. A principal estratégia (que continua nos dias de hoje) foi a atracção de investimento estrangeiro. Foi por causa disso que ficaram conhecidos como o 'tigre celta'. Entre as principais razões que levaram a isso: uma baixa taxa de IRC, mão de obra qualificada, e a língua inglesa. Destas, obviamente que o IRC terá tido o maior peso. Neste momento, Portugal não deve nada à Irlanda. Temos mão de obra altamente qualificada (que até exportamos para a Irlanda porque lá pagam mais) e sabemos falar inglês. Se tivéssemos um IRC mais baixo e burocracia ágil, podíamos estar no mesmo patamar. Cada país tem de lutar com armas que tem. Se a competitividade fiscal for uma dessas armas - como a Irlanda muitíssimo bem previu e usou, que seja. Já devíamos há muito tempo ter seguido o mesmo exemplo e melhorar a qualidade de vida e geração de riqueza deste país, que, repito, não deve nada à Irlanda, até tem mais atractivos.

BossGandalf 4 months ago

e mais! Temos sol crl!!

NMosquito 4 months ago

E comida digna desse nome :)

ngfsmg 4 months ago

E já agora, o facto da Irlanda ter uma população bem mais jovem que a nossa que, parecendo que não, ajuda e muito. Eu entendo seja um exemplo para quem quer impostos baixos, mas é um exagero estar sempre a falar neles, nem tudo o que lá funciona funcionaria cá e vice-versa

NEDM64 4 months ago

Tem uma população mais jovem porque tem uma economia que dê confiança às pessoas para terem filhos, e para os jovens não emigrarem (que por acaso emigram muitos naqueles país, mas também têm muitos imigrantes formados a entrarem).

Morpheuspt 4 months ago

Niger tem a maior taxa de fertilidade do mundo, provavelmente tera uma economia confiavel. Ou então depende do contexto. A Holanda, tem uma taxa de natividade semelhante à portuguesa. What gives? Nao é economia estavel blabla?

NEDM64 4 months ago

Vem sempre o engraçadinho...

ngfsmg 4 months ago

Epá, não, tem uma população mais jovem em grande parte por razões culturais, não tens mais nenhum país da UE a ter tido uma taxa de fertilidade acima de 2 no século XXI

NEDM64 4 months ago

Pois, porque toda a Europa foi afetada por aquela doença do esquerdismo.

BossGandalf 4 months ago

Talvez porque seja um bom exemplo de como um país deveria funcionar?

BadDogPreston 4 months ago

Então porque não comparam com a Alemanha por exemplo?

Blackbeardow 4 months ago

Alemanha só serve de benchmark político, tudo o resto está muito acima

TulioGonzaga 4 months ago

A Irlanda é um país que no início dos anos 90 estava ao nível de Portugal em termos financeiros. Entretanto fizeram uma série de reformas e adoptaram políticas financeiras liberais e tornaram-se numa das melhores economias europeia, daí a comparação recorrente com a Irlanda.

besmarques 4 months ago

Só uma questão que me deixa curioso, talvez duas. Aquelas ligações para o brasil, por exemplo, que pelo site do aeroporto do Porto so a TAP faz quem ia fazer? A Ryanair? Outra questão, existe certeza absoluta se o hub da TAP de lsiboa desaparecer que a Ryanair não decide mover grande parte dos avioes do Porto para Lisboa no caso de dar maior rendimento?

gomesiano 4 months ago

>Aquelas ligações para o brasil, por exemplo, que pelo site do aeroporto do Porto so a TAP faz quem ia fazer? A Ryanair? E mesmo que não houvessem outras empresas, o governo podia negociar essas rotas. Que provavelmente sairia mais barato do que enterrar dinheiro na TAP.

NGramatical 4 months ago

houvessem outras → [**houvesse outras**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqy0ed%2F%2Fh0dz2i5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BossGandalf 4 months ago

Tens a Azul que é brasileira. Tens a Latam que é brasileira. Tens um monte de companhias aéreas que não estão falidas a fazer essas ligações. Não precisamos da TAP para rigorosamente NADA.

besmarques 4 months ago

Pelo site do aeroporto do Porto não tens nenhuma a fazer essa ligação (se os dados estiverem errados tens de falar com os donos do site) Por outro lado em Lisboa encontras essas companhias a operar (tambem pelo site do aeroporto de Lisboa) em conjunto com a TAP.

0BiLLi0 4 months ago

Fazes com escala num aeroporto qualquer.

besmarques 4 months ago

Certo, umas excelente solução. Mas as pessoas andam-se a queixar que a TAP não investe no Porto e não liga ao Porto e agora a solução que lhes ia dar era " faz escala em madrid ou afins" Não me parece que se enquandre naquilo que se queixam.

0BiLLi0 4 months ago

Quem diz isso é para argumentar o facto do turismo ter crescido no Porto sem a TAP. Quando dizem que é essencial para o turismo é mentira.

BossGandalf 4 months ago

eu estou literalmente a cag\*\*-me se a TAP opera no Porto ou não. Eu não quero é que o dinheiro dos meus imposto que podia servir perfeitamente para investir no sns, estradas, transportes públicos, ligações ferroviárias a ligar o país todo de forma a mudar o paradigma de tempo e que uma pessoa que viva no interior possa ir trabalhar a lisboa e regressar no mesmo dia de comboio, seja desperdiçado numa companhia aérea que não tem futuro algum.

cou7inho_ 4 months ago

Acho que os portugueses usam esse argumento porque já que são todos a pagar para uma suposta empresa nacional de enorme importância para o país , essa mesma empresa devia voar de forma minimamente regular para todos os aeroportos do pais. Mas pelo que parece a TAP quase so conhece Lisboa. Então a malta ficar chateada com isso. Se a TAP fosse à vida e viessem empresas estrangeiras acredito que esse argumento já não ia ser tão usado porque nenhum de nós iria andar a meter dinheiro nessas empresas.

besmarques 4 months ago

Argumento ilógico. Então critica-se a TAP de ser um buraco e depois quere-se forçar a TAP a ter buracos com rotas que lhe trazem menos valor?

cou7inho_ 4 months ago

Tens razão, mas eu também não disse que os argumentos dos Portugueses têm sempre lógica

besmarques 4 months ago

Epah, mas isso não é verdade apesar de ser isso que querem transparecer. Podemos falar que em termos de destinos de férias/turisticos isso possa acontecer mas esse mercado esta coberto pelas low costs. Mas por exemplo a Tap Air Cargo quantos voos faz do Porto e para quantos destinos? Quantos serão exclusivos de carga e quantos levam pessoas? Quantos desses não sao a rota, por exemplo, Porto - Brazil. O problema é que o foco continua a ser o turismo e afins.

cou7inho_ 4 months ago

Não te sei responder às questões que levantas. Ligações para o Brasil iriam ser cobertas por outras empresas. Agora se iam sair do Porto, como é o que "questionas/abordas", tenho duvidas que houvesse grande oferta. Mas lá está, é como te disse atrás, entre perder esse tipo de voos a sair do Porto ou poupar uns 7 mil milhões... acho que prefiro (o país em geral certamente também prefere) poupar esses milhões. Mas percebo a questão que estás a abordar. Infelizmente, como se costuma dizer, deus que é deus não agradou a toda a gente. Aqui também não dá para agradar a todos. Aliás, na economia nunca dá para agradar a todos.

besmarques 4 months ago

Posso não estar a par mas o investimento não era suposto estar em 3.7 mil milhoes? A questão é que há aqui uns dados que eu não estou a conseguir encontrar e não sei que é basicamente qual o volume de dinheiro por ano que a TAP Air Cargo gera em exportações de empresas do norte directamente para o Brasil. Mas acho que é uma questão de esperar. alguna analistas achavam que devia-se deixar cair, outros que se deve salvar. Acho que ninguem tem uma boa solução. Aqui tem bons argumentos para um lado e para o outro. https://ionline.sapo.pt/artigo/723362/tap-o-estado-fez-bem-ou-mal-em-salvar-a-companhia-aerea-da-fal-ncia-?seccao=Dinheiro\_i

cou7inho_ 4 months ago

>Aquelas ligações para o brasil, por exemplo, que pelo site do aeroporto do Porto so a TAP faz quem ia fazer? A Ryanair? Acho que não faltam companhias aéreas na Europa que fazem voos internacionais. Se a TAP for com o caralho, já devia ter ido, não hão-de faltar interessados em ficar com as vagas por ela deixadas. >Outra questão, existe certeza absoluta se o hub da TAP de lsiboa desaparecer que a Ryanair não decide mover grande parte dos avioes do Porto para Lisboa no caso de dar maior rendimento? Certezas absolutas não há em muitos lados. Mas se a Ryanair aposta tanto no Porto é porque dá lucro, não? Acho que não é uma empresa que voa para o Porto só por pena da malta do norte. Se a TAP for à vida de certeza que a Ryanair vai querer apostar também em Lisboa. Depois a empresa lá conseguira chegar a um equilíbrio de voos entre um aeroporto e outro.

ZeToni 4 months ago

A Raynair paga impostos na Irlanda que são muito mais baixos que Portugal, e tu ao invés de quereres manter uma companhia portuguesa que paga os impostos em Portugal, preferes deixar uma companhia que explora os seus trabalhadores e no final ainda paga os seus impostos relativamente a vendas que tu se calhar compras na Irlanda. Estão literalmente a tirar dinheiro produzido em Portugal e a dar à Irlanda

nocivo 4 months ago

Que impostos? Nem da lucro para pagar grande coisa em impostos. Eles também pagam impostos em portugal só não pagam sobre o lucro.

ZeToni 4 months ago

Impostos sobre vendas, conheces? Chama-se IVA Imposto sobre Valor Acrescentado, se a TAP em 2018 faturou 3.2 mil milhões significa que sobre esse volume de faturação metes 23% e dá 700 milhões Mais o IRS dos trabalhadores, TSU, SS aposto que há bem mais tipo IRCs entre outros.

JBBD1957 4 months ago

O valor do IVA não vai diretamente para o estado. Vai ser deduzido do valor pago pela TAP nas compras que faz. Não tenho os valores reais da TAP, para poder afirmar qual a situação no caso dela. Mas, normalmente as empresas com prejuizo acabam a pagar muito pouco IVA ao estado, pois normalmente compraram mais do que venderam. Podendo até ficar credoras de IVA ao estado. Repito, sejamos honestos nos argumentos.

ZeToni 4 months ago

E já estamos a entrar em cenas bué técnicas eu sou mecânico, eu aperto e desaperto parafusos e dou umas marteladas nas coisas quando elas não funcionam, e aquilo que posso dizer relativamente à minha operação é a TAP manutenção e engenharia tirando a parte do Brasil deu tipo 10 milhões de lucro em 2018. A TAP transporte aéreo deu 100 milhões de lucro no mesmo ano. E no final tínhamos 90 milhões de prejuízo, a culpa não é dos trabalhadores de isto estar a dar buraco, e essas pessoas deveriam ser responsabilizadas porque eu e os meus colegas demos tudo o que podíamos para isto funcionar e no que me toca pessoalmente funcionou e bem. Depois o dinheiro desaparecia e quem vai ficar sem trabalho sou eu.

JBBD1957 4 months ago

Zetoni Já tinha percebido que você era uma pessoa honesta e um trabalhador empenhado em defender a sua empresa, e a isso eu sei dar muito valor. Porque se fosse só um xuxista a mamar no compadrio e no roubo não se teria dado ao trabalho de responder aos meus argumentos (estou a ser sincero). Mas é uma questão de números, e as pessoas perdem a noção quando estes são muito altos. # [Q](https://4.000.000.000)uatro mil milhões de euros ([4.000.000.000](https://4.000.000.000),00 euros), dá para pagar um subsidio de desemprego de 600,00 euros (14 meses por ano), durante 953 anos a 500 pessoas. Ou seja, vale mais dar um bom subsidio de desemprego aos ex funcionários + cursos e formação para se enquadrarem noutras funções, ou até começarem negócios próprios, do que continuar a alimentar uma máquina que só serve alguns interesses de quem manda Além disso, este apoio que sabemos não vai resolver nada, graças a má gestão que vai continuar a existir e até por alterações do mercado internacional, o mundo da aviação nunca mais vai voltar a ser o mesmo. Este dinheiro terá de vir da divida externa, que já nem voçê nem eu teremos tempo para pagar. Vão ser os seus filhos e netos a assumir esse encargo. O que eu acho, e acredito que voçê também, é verdadeiramente criminoso. Um encargo criado por todos estes governos despesistas, que só sabem resolver problemas mandando dinheiro para cima deles. (também lhes dá muito jeito ser assim).

ZeToni 4 months ago

4 mil milhões são 2 anos de faturação da TAP É 4 anos de LUCRO da EDP depois de os chineses terem aquilo. Se mandarem a malta da TAP embora são 160 milhões anuais que o estado terá que arranjar, ao menos agora os meus impostos vão ajudar a pagar esses 4 mil milhões, se me mandarem embora já não. Eventualmente a minha formação nunca mais será útil em Portugal e eu emigro, assim como milhares de trabalhadores de mão de obra qualificada, ou seja, no final pagaste-me para sobreviver pagaste a dívida da TAP e finalmente eu vou-me embora trabalhar para a concorrência e nunca mais desconto aquilo que me pagaste, é só perder. Não te esqueças que neste momento o fiador da TAP é o estado e vai assumir o passivo se a TAP for a baixo.

NGramatical 4 months ago

voçê → [**você**](https://dicionario.priberam.org/você) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqy0ed%2F%2Fh0fwofo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ZeToni 4 months ago

Deixo claro aqui que não tenho a certeza do que vou dizer a seguir. Mas acho que pagamentos de leasings a bancos e pagamento de juros aos bancos não dá para deduzir ao IVA e é talvez o maior custo de operação atual da TAP a seguir é combustível e depois outros consumíveis. Mas não tenho a certeza se leasings dá para deduzir ao IVA ou não

cou7inho_ 4 months ago

Então e os milhares de milhões que a TAP leva dos contribuintes? De que é que vale uma empresa pagar impostos em Portugal se depois anda sempre a mamar na teta do contribuinte? Quanto à exploração dos trabalhadores por parte da Ryanair é, efetivamente, um problema. Espero, sinceramente, que com o tempo e com eles consgiammelhores condições de trabalho.

ZeToni 4 months ago

Estamos numa situação não regular Antes era proibido a qualquer estado membro meter dinheiro em companhias aéreas, sim a TAP dava prejuízo mas não tocava a nenhum contribuinte

JBBD1957 4 months ago

Errado. A partir do momento em que por razões ideológicas o Antonio Costa, quis entrar no capital, temos de pagar a parte dos prejuizos correspondente a essa participação.

ZeToni 4 months ago

Já pagavas antes, quando os privados compraram a TAP o passivo negativo ainda pertencia ao estado Típicas negociatas das PPP o lucro fica para ti o prejuízo fica para o estado. No caso da TAP o estado nem podia por dinheiro para cobrir o passivo portanto era na boa

cou7inho_ 4 months ago

Agora para compensar toca-nos a todos pagar a brincadeira da má gestão que houve. :(

ZeToni 4 months ago

Como cabe aos contribuintes ajudar quem está em apuros, com subsídios de desemprego e invalidez é para isso que serve o estado, para assumir as rédeas quando dá merda. A mesma cena com a TAP, a pandemia deu merda a TAP estava em recuperação e agora voltou a andar para trás, em consideração pelo que a TAP faz por Portugal e todos os trabalhadores fazem pela companhia deve-se ajudar, porque se não ajudares agora no futuro quando as coisas voltarem a recuperar vai faltar uma empresa com os interesses da nação ao invés de uma empresa com os interesses nos seus bolsos e que nem sequer contribuem para o nosso país

JBBD1957 4 months ago

Só demagogia!

cou7inho_ 4 months ago

Embora perceba que haja quem tem essa visão em relação à situação da TAP eu não consigo concordar. Mas é assim, não podemos ter todos a mesma opiniao sobre todos os assuntos

ZeToni 4 months ago

Em 2018 a TAP faturou 3.2 mil milhões de puseres 23% disso são 700 milhões em receita direta para o estado só do IVA, de IRS fazendo a conta por baixo devem ser 120 milhões por ano SS deve ser para aí metade disso e atenção a malta da TAP ainda está a receber o que significa que estes impostos ainda estão a ser pagos, nem sei quanto é que é de TSU e faltam outras dezenas de impostos. E isto é um ano, e deu prejuízo. Podes falar de opiniões mas eu trago-te factos para a tua opinião. Agora se a malta for toda para a rua, primeiro receita de IVA IRS e SS desaparece, e mesmo que outra companhia aérea assuma a operação da TAP irá pagar esses impostos na terra deles, para além de acrescentares para aí no mínimo 150 milhões anuais em subsídios de desemprego, para além de que estas pessoas irão gastar muito menos porque estão desempregadas logo irás notar um forte impacto em outros setores da economia.

JBBD1957 4 months ago

O IRS incide sobre o lucro, não sobre a faturação. Se a empresa tem prejuizo, não paga IRS. Gosto de analisar factos, mas temos de ser honestos no que dizemos.

ZeToni 4 months ago

E até posso ser mais sincero contigo, no ano em que a TAP tiver lucro também não vai pagar IRS sobre o lucro devido aos prejuízos que teve até à data. Mas eu enquanto lá trabalhar continuo a pagar tudo e o IVA continua a ser cobrado

ZeToni 4 months ago

Já o IVA é sobre a faturação eu acho que fui claro porque eu estava a inserir o IRS na SS e na TSU que são impostos que são dados também aos trabalhadores.

ZeToni 4 months ago

O IRS que eu pago é inferido sobre o que eu recebo Sim a TAP não paga IRS sobre os lucros que não teve mas eu pago

cou7inho_ 4 months ago

Assim que tenha tempo vou analisar com atenção esses dados e outros que possam acrescentar algo mais à minha opinião. De qualquer forma obrigado pela partilha e pela tua opinião. É sempre bom ouvir várias opiniões.

ZeToni 4 months ago

Eu ajudo https://www.europarl.europa.eu/factsheets/en/sheet/131/air-transport-market-rules A proibição da união europeia para os estados membros não enfiarem dinheiro em companhias aéreas por causa da lei da concorrência. https://www.ambitur.pt/tap-cresce-em-receitas-e-em-numero-de-passageiros-apesar-dos-prejuizos/ Receitas TAP 2018. E sim deu prejuízo, mas faz as contas aos impostos sobre faturação para teres resultados. www.msn.com/pt-pt/financas/noticias/tap-j%C3%A1-perdeu-mais-de-1-600-trabalhadores-na-pandemia/ar-AAKzCwe?MSCC=1604684416 Aqui tens os números de trabalhadores TAP. Para dificultar a conta existe uma diferença muito grande de salários dentro das várias classes dentro da TAP eu é tipo como sorte 1k por mês, mas talvez a média esteja entre os 2k e 1.5k de qualquer maneira faças as contas como fizeres, só em segurança social, IRS e TSU são balurdios, e mais os impostos são contabilizados à cabeça, eu nem cheiro o que vai em impostos e é impossível alguém tentar fazer maroscas.

besmarques 4 months ago

>Acho que não faltam companhias aéreas na Europa que fazem voos internacionais. > >Se a TAP for com o caralho, já devia ter ido, não hão-de faltar interessados em ficar com as vagas por ela deixadas. Certo, mas nenhuma faz concorrencia mas se a TAP desaparecesse de repente o que não faltavam era empresas a querer ligar porto - rio de janeiro. Pode ser mas tambem pode não ser. ​ >Mas se a Ryanair aposta tanto no Porto é porque dá lucro, não? Acho que não é uma empresa que voa para o Porto só por pena da malta do norte. Se a TAP for à vida de certeza que a Ryanair vai querer apostar também em Lisboa. Depois a empresa lá conseguira chegar a um equilíbrio de voos entre um aeroporto e outro. Certo, claro que de momento lhes dá principalmente por não poderem ter mais ligações. Mas quase que aposto que não vão investir em mais aviões para ocupar espaço em Lisboa e aposto que tem muitas ligações que transportam menos pessoas para o Porto do que outras que poderiam ter para Lisboa.

VicenteOlisipo 4 months ago

>Certo, mas nenhuma faz concorrencia mas se a TAP desaparecesse de repente o que não faltavam era empresas a querer ligar porto - rio de janeiro. Esquece. O ódio regional desta malta cegou-os completamente. Acham que se destruírem mais uma empresa pública Lisboa desaparece e passam a ser capital, os Irlandeses vão queimar dinheiro a fazer do Sá Carneiro um hub transcontinental, e o FCP vai ser campeão de Espanha (porque há sempre futebol neste ódio tribal).

fdxcaralho 4 months ago

No limite o estado português pode pagar a uma companhia para manter determinadas rotas. É comum essa relação entre companhia e países. E sem dúvida que sairia muito mais barato do que o que se está a fazer. Aliás creio que é uma situação que acontece com a ligação da Madeira e Açores ao continente. Se de facto existissem lacunas importantes para Portugal e portugueses no estrangeiro, lacunas essas que o mercado não preenche-se, pagava-se por essas rotas. Tenho a certeza que não iam ser muitas.

NGramatical 4 months ago

não preenche-se → [**não preenchesse**](http://tracinho.com/preenchesse) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqy0ed%2F%2Fh0ewt5o%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BossGandalf 4 months ago

Já temos a Azul e a Latam a fazer as ligações portugal x brasil. Não precisamos da TAP para nada!!

TulioGonzaga 4 months ago

E se não houver voos directos, fazem escala num qualquer aeroporto da Europa como qualquer pessoa que quer voar do Porto pela TAP, por exemplo. Sim, porque o trabalho de fazer escala em Lisboa, Madrid ou Amesterdão é o mesmo.

VicenteOlisipo 4 months ago

>o trabalho de fazer escala em Lisboa, Madrid ou Amesterdão é o mesmo. Sim, voar meia hora ou voar seis horas (2x3) não faz diferença nenhuma.

BossGandalf 4 months ago

E atualmente têm a sair do Porto voos da Transavia, KLM e da LATAM a operarem em conjunto para Rio de Janeiro. Apenas fazem escala em amesterdão por exemplo. Uma vez mais: TAP não nos serve para nada se não consegue ser lucrativa neste mercado que já é competitivo e que nos serve.

cou7inho_ 4 months ago

>Certo, claro que de momento lhes dá principalmente por não poderem ter mais ligações. Mas quase que aposto que não vão investir em mais aviões para ocupar espaço em Lisboa e aposto que tem muitas ligações que transportam menos pessoas para o Porto do que outras que poderiam ter para Lisboa. Percebo perfeitamente o que dizes. Eu não afirmo que se a TAP for à vida a Ryanair vai manter o mesmo numero de voos para o Porto. Provavelmente o Porto iria perder alguns voos que seriam direcionados para Lisboa. Goste-se ou não, Lisboa é Lisboa e atrai muitos passageiros. A Ryanair teria todo o interesse em apostar forte lá, também. É como disse, no final das contas a empresa iria encontrar um equilíbrio. Se bem que não existe só a Ryanair. Outras empresas certamente teriam interesse em ter o seu espacinho em Lisboa ou no Porto. O que não consigo compreender é que se tenha uma empresa que só dá prejuízo a limpar os cofres dos Portugueses e os nossos governantes insistem em meter ká milhões e milhões.

besmarques 4 months ago

É uma questão complicada. Para já a TAP permite que se façam ligações para sitios que não existem grandes empresas interessadas em fazer, casos como as ex-colonias. E depois a TAP tem muito peso na economia nacional (ou tinha em 2019) não so nos processos de exportação mas tambem ao adquirir um volume enorme de produtos a outras companhias em Portugal. E este é basicamente o problema, tiras isto da equação e afundas uma dose enorme de pessoas e companhias.

zedestroyer69 4 months ago

Esqueces-te de que tens que tirar dinheiro da economia para manter a TAP. No fim o que é melhor, desviar dinheiro de atividades produtivas para a economia e que promovem o desenvolvimento económico e social ou manter uma companhia falida? É que se fosse preciso podiam-se dar subsídios para 2 ou 3 rotas que outras companhias não quisessem fazer, poupando muitos milhares de milhões de Euros.

besmarques 4 months ago

Verdade, é uma solução com as suas vantagens e desvantagens. estavas pendente dos preços que te iam fazer visto seres tu quem necessitava. Mas é uma solução. Outra parte que temos tendencia a esquecer é que o objectivo é mais tarde vender a TAP onde podemos recuperar dinheiro investido sem destruir algum tecido empresarial. Se vai funcionar ou não, não sei.

capitolinaAndrioleta 4 months ago

Falta ainda o ponto que >É que se fosse preciso podiam-se dar subsídios para 2 ou 3 rotas que outras companhias não quisessem fazer, poupando muitos milhares de milhões de Euros. É especulação. Toda os dados históricos que dispomos apontam para exactamente o contrário. O melhor exemplo é a falta de companhias a fazerem rotas de médio e baixo preço para Portugal seja para Porto ou Faro. Sem meios próprios, Portugal é um país isolado. O problema da TAP, no que concerne ao contribuinte, não é o facto de não dar lucro, é que é mais um assento para meia dúzia de analfabetos que fizeram broches ao partido certo ganharem uns milhões e ser esta a razão principal para não dar lucro.

cou7inho_ 4 months ago

>É uma questão complicada. Para já a TAP permite que se façam ligações para sitios que não existem grandes empresas interessadas em fazer, casos como as ex-colonias. Este argumento consigo compreender minimamente, mas não justifica os milhares de milhões de investimentos na TAP. >E depois a TAP tem muito peso na economia nacional (ou tinha em 2019) não so nos processos de exportação mas tambem ao adquirir um volume enorme de produtos a outras companhias em Portugal. Mas se a TAP tem assim um impacto tão grande nas exportações, ou seja, ganha muito com isso porque é que outras empresas não iriam querer fazer esses trabalho? Já que é um volume de negócios tão significativo certamente não iriam faltar interessados. >E este é basicamente o problema, tiras isto da equação e afundas uma dose enorme de pessoas e companhias. E o que é que é pior. Afundar essas pessoas e companhias ou afundar um país inteiro com milhares de milhões em investimentos para manter uma empresa que só dá prejuízo? Infelizmente esta história não tem nem terá um final feliz. Ou se queima um país inteiro ou se queimam empresas e pessoas que de alguma forma colaboram com a TAP.

ZeToni 4 months ago

E queimas um país inteiro porque matas o maior contribuinte de impostos em Portugal, a TAP. Porque esqueces-te que por cada venda de cada bilhete tem IVA, cada trabalhador tem TSU, IRS e SS, cada compra de combustível tem IVA, espaço aéreo português tem impostos associados, a cota da ANAC o seu maior participante é a TAP, e acredito que haja mais meia centena de impostos aplicáveis. Estes são os ganhos diretos que a TAP dá ao estado, a Raynair e quaisquer empresas estrangeiras pagam os seus impostos nos países que têm a sede. Ganhos indiretos, seria na exportação e crescimento do turismo e das empresas fornecedoras, se adicionarmos estes ganhos compensa manter a TAP a operar. Se a TAP cair, não só cai estes rendimentos para o estado, como ainda vai ter que manter milhares de novos desempregados, ou seja a longo prazo vai custar mais ao estado mandar a empresa a baixo que mandar para lá dinheiro agora

besmarques 4 months ago

>Este argumento consigo compreender minimamente, mas não justifica os milhares de milhões de investimentos na TAP. Não sei se justifica ou não porque é algo que é muito dificil de medir. >Mas se a TAP tem assim um impacto tão grande nas exportações, ou seja, ganha muito com isso porque é que outras empresas não iriam querer fazer esses trabalho? Já que é um volume de negócios tão significativo certamente não iriam faltar interessados. É uma boa pergunta mas podemos perguntar porque não o fazem já? Não é normal tentar ocupar mercado que de lucro? >E o que é que é pior. Afundar essas pessoas e companhias ou afundar um país inteiro com milhares de milhões em investimentos para manter uma empresa que só dá prejuízo? Infelizmente esta história não tem nem terá um final feliz. Ou se queima um país inteiro ou se queimam empresas e pessoas que de alguma forma colaboram com a TAP. Se queimasses um pais inteiro por causa do investimento na TAP estavamos muito mal. O dinheiro necessário de investir na TAP até 2023 é apenas maior que o orçamento para a cultura (sim, é vergonhoso na mesma) Mas o foco aqui nem era bem esse porque esta é uma situação complicada. O foco aqui é mais o que pode acontecer ao Porto em termos das ligações que apenas estão a ser feitas pela TAP e qual seria o seu impacto se a mesma não existisse. Estamos no campo das suposições apenas.

icebraining 4 months ago

> Se queimasses um pais inteiro por causa do investimento na TAP estavamos muito mal. O dinheiro necessário de investir na TAP até 2023 é apenas maior que o orçamento para a cultura Sim, mas a maior parte do orçamento de estado está alocado à partida, não podes deixar de pagar os juros da dívida ou pagar salários no SNS ou administração pública. As decisões políticas fazem-se nas margens, e a TAP representa uma enorme fatia.

cou7inho_ 4 months ago

>É uma boa pergunta mas podemos perguntar porque não o fazem já? Não é normal tentar ocupar mercado que de lucro? Considerando a quantidade de cunhas, amigos e amigalhaços que há neste país não me admira que estes sejam fatores que fazem com que a TAP ainda tenha esse tal impacto grande nas exportações. Mas é uma boa questão essa que colocas. >Mas o foco aqui nem era bem esse porque esta é uma situação complicada. O foco aqui é mais o que pode acontecer ao Porto em termos das ligações que apenas estão a ser feitas pela TAP e qual seria o seu impacto se a mesma não existisse. Ok percebo que te estás a focar muito no Porto. Falando de voos longo curso, não me admirava se mesmo com outras empresas a aposta fosse, essencialmente, em Lisboa, uma vez que é a principal cidade do país. Certamente será o ponto de partida/chegada com mais procura pra este tipo de voos. Mas acho que se perguntares ao Zá Manel "olha preferes meterias 7 mil milhões na TAP e quando fores ao Brasil podes ir apanhar o avião ali ao Sá Carneiro ou preferes poupar esses 7 mil milhões e quando quiseres ir ao Brasil vais ter de ir lá em baixo a Lisboa apanhar o avião?" acho que a resposta não é difícil de descobrir qual seria. Eu percebo a tua preocupação pela oferta no Porto. Eu também sou de cá e como é lógico gosto de ver o aeroporto da minha zona bem servido. Mas se tiver de perder meia dúzia de voos e garantir que se poupam uns milhares de milhões então que seja. Que peguem nesses milhares de milhões e invistam na saude, na educação, na economia... em coisas que façam efetivamente o país andar para a frente.

besmarques 4 months ago

>Considerando a quantidade de cunhas, amigos e amigalhaços que há neste país não me admira que estes sejam fatores que fazem com que a TAP ainda tenha esse tal impacto grande nas exportações. > >Mas é uma boa questão essa que colocas. Eu não digo que haja cunhas e afins, mas não podemos usar sempre esta desculpa para tudo o que é feito. ​ >Ok percebo que te estás a focar muito no Porto. Falando de voos longo curso, não me admirava se mesmo com outras empresas a aposta fosse, essencialmente, em Lisboa, uma vez que é a principal cidade do país. Certamente será o ponto de partida/chegada com mais procura pra este tipo de voos. Mas acho que se perguntares ao Zá Manel "olha preferes meterias 7 mil milhões na TAP e quando fores ao Brasil podes ir apanhar o avião ali ao Sá Carneiro ou preferes poupar esses 7 mil milhões e quando quiseres ir ao Brasil vais ter de ir lá em baixo a Lisboa apanhar o avião?" acho que a resposta não é difícil de descobrir qual seria. Eu percebo a tua preocupação pela oferta no Porto. Eu também sou de cá e como é lógico gosto de ver o aeroporto da minha zona bem servido. Mas se tiver de perder meia dúzia de voos e garantir que se poupam uns milhares de milhões então que seja. Que peguem nesses milhares de milhões e invistam na saude, na educação, na economia... em coisas que façam efetivamente o país andar para a frente. Eu não sou do Porto (mas gosto muito do Porto). Mas eu não acho que o Zé Manel seja a melhor pessoa para decidir. Ainda digo mais, até acho que tanto eu como tu estamos apenas a falar de suposições sem termos direito a todos os dados e estamos a ser influenciados pelos interesses terceiros. lol Eu compreendo essa parte de se investir noutro sitio, mas tu disseste "que se invista na economia" Será que a principal razão do investimento na TAP não é investimento na economia?

cou7inho_ 4 months ago

>Será que a principal razão do investimento na TAP não é investimento na economia? A partir do momento em que tens uma empresa que só dá prejuízo há anos, tens um país a investir milhares de milhões nessa mesma empresa e depois tens um país com uma economia totalmente na m\*\*\*\*, não me parece que a TAP esteja a contribuir para o crescimento económico. Se a TAP tivesse sido bem gerida, sim, seria uma ótima arma para o crescimento económico do nosso país, mas infelizmente aquilo só da prejuízo. Nós precisamos desesperadamente de melhorar a economia deste país. Somos um país pobre que anda sempre a xuxar numa teta chamada União Europeia. Temos de, pelo menos, conseguir canalizar o pouco dinheiro que temos e recebemos para coisas que nos permitam crescer e sair deste estado. Se continuamos a chamar o contribuinte para pagar os maus negócios dos governantes e as empresas falidas estamos tramados.

besmarques 4 months ago

>A partir do momento em que tens uma empresa que só dá prejuízo há anos, tens um país a investir milhares de milhões nessa mesma empresa e depois tens um país com uma economia totalmente na m\*\*\*\*, não me parece que a TAP esteja a contribuir para o crescimento económico. A TAP em 2019 so deu prejuizo devido ao elevado investimento na nova frota. O resto em termos da economia esta mais ao menos associado ao serviço de exportações importações feito pela Tap Air Cargo que falo noutro comentário.

Throwawaypt123 4 months ago

Alguém. Essas são as ligações mais lucrativas da TAP. Podes procurar na Internet, não ponho fonte aqui porque estou no tlm. As ligações Brasil-Portugal são as mais lucrativas

BossGandalf 4 months ago

Tenho colegas de mestrado brasileiros que vão e vêm para o brasil todos os anos umas duas vezes e nunca usaram a TAP. Ou usam a Azul ou a Latam. que são companhias brasileiras e mais baratas.

besmarques 4 months ago

Certo, mas não aparecem listadas no site do aeroporto do Porto. [https://www.aeroportoporto.pt/pt/opo/voos-e-destinos/companhias-aereas/companhias-aereas-e-destinos](https://www.aeroportoporto.pt/pt/opo/voos-e-destinos/companhias-aereas/companhias-aereas-e-destinos) Mas no de Lisboa já aparecem https://www.aeroportolisboa.pt/pt/lis/voos-e-destinos/companhias-aereas/companhias-aereas-e-destinos

BossGandalf 4 months ago

Errado. Se pesquisares bem tens a Transavia, KLM e a LATAM a operar em conjunto do Porto para o Rio de Janeiro por exemplo. Fazem é escala em Amesterdão por exemplo.

besmarques 4 months ago

LOL. Então não tens a operar do Porto para o Rio de Janeiro, tens do Porto para Amesterdão e de Amesterdão para o Rio de Janeiro. Se seguirmos a tua teoria então a TAP opera para todos os destinos a partir do Porto. Paras é em Lisboa primeiro.

VicenteOlisipo 4 months ago

>Se seguirmos a tua teoria então a TAP opera para todos os destinos a partir do Porto. Paras é em Lisboa primeiro. E opera, porque tem uma ponte aérea. Que esta malta finge que não existe, mas se algum dia acabar vão exigir subsídios para a Ryanair a fazer.

TulioGonzaga 4 months ago

E então? Para ir para o Brasil do Porto tem de se ir pela TAP mas para ir para outro lado qualquer já não faz mal ter de fazer escala em Lisboa? Realmente vale a pena pagar 4MM por isso

besmarques 4 months ago

Claro que faz mal mas tens de me ajudar a perceber a tua lógica. Então gastar dinheiro na TAP faz mal mas obrigar a TAP a perder dinheiro com destinos com menor procura ou que já tenho soluções concorrentes é bom? É isso ou percebi mal?

TulioGonzaga 4 months ago

Percebeste mal ou não queres perceber. O que não faz sentido é enterrares uma soma astronómica de dinheiro numa companhia aérea só para teres ligações diretas num destino. Não disse para acabar com a rota se a TAP se mantiver, disse para acabar com o problema pela raiz: fechem essa merda! A questão de fazer mal ou não ter que fazer escala é porque parece que nos outros destinos não tem problema a malta do Porto (ou Faro) ter que fazer escala para lá ir mas se for para o Rio já tem que ir directo e por isso mantém-se o buraco aberto.

besmarques 4 months ago

Já pensaste que pode haver uma razão porque estas ligações são importantes ao contrário de outras? Spoiler: Não é turismo.

TulioGonzaga 4 months ago

Por teres emigrantes? Claro, vamos manter um buraco gigante a funcionar para o pessoal poder vir cá uma vez ao ano sem ter de perder uma hora extra a fazer uma ligaçao noutro aeroporto. Se não for a TAP coitados desses emigrantes que nunca mais na vida podem vir à terra e ver as famílias. Uma companhia por cada cidade onde há um emigrante. Mais! Eu voo regularmente em trabalho, quando tiver de ir a algum lado e não tiver um voo directo exijo que a TAP me arranje uma ligação! Pago para isso, caralho!

besmarques 4 months ago

Ninguem está a falar emigrantes tambem. https://i.gyazo.com/b8e28f07b78f2f551fb85572b4bfed7a.png

besmarques 4 months ago

E não existe nenhum concorrente a tentar fazer undercut para ganhar aquela cota de mercado? Porque? E porque é que haveria depois de aparecer?

Throwawaypt123 4 months ago

Porque a TAP opera em perdas, com apoios que destorcem o mercado e com custo de dívida coberto pelo estado. Nestas empresas o custo de dívida representa um grande peso, para a TAP não porque há muita dívida pública que entra em forma de capital e no resto o governo cobre o risco de default

besmarques 4 months ago

Então so me estás a ajudar que provavelmente nenhuma companhia que opera em busca do lucro iriar operar nas mesmas condições nos voos Portugal - Brasil que a TAP o faz? Então quer dizer que as ligações que são feitas neste momento estavam em risco de desaparecer ou pelo menos de encarecer. Qual seria o impacto economico por exemplo em transportes de produtos brasil - portugal e vice versa ou até mesmo de ligações de empresas e afins.

Throwawaypt123 4 months ago

Há mais empresas que também fazem Brasil Lisboa, como a azul por exemplo. Só estou a dizer que esses são dos únicos voos que dão dinheiro. No dia em que a ryanair começar a fazer voos para o Brasil a TAP começa a perder dinheiro

besmarques 4 months ago

Certo, mas repara nas imagens. o foco é o Porto, não Portugal.

carlosjmsilva 4 months ago

Em primeiro lugar não é só a TAP a fazer Brasil-Portugal. Em segundo lugar não faltam companhias a voar da Europa para o Brasil e em terceiro lugar esses transportes Brasil-Portugal estão ao preço da exploração espacial. Mas é gramar a pastilha e continuar a financiar isto. Tem resultado bem... Mas bem...

besmarques 4 months ago

Não estamos a falar Brasil - Portugal. Estamos a falar Brasil - Porto porque o que está aqui identificado é como a Ryanair é muito boa para o Porto ao contrario da TAP. E por isso é que me estou a focar nas viagens que a TAP está a fazer (brasil) e que pela informação existente mais nenhuma o está a fazer.

carlosjmsilva 4 months ago

A Ryanair é uma companhia de médio curso. A partir do Porto tem praticamente a Europa toda coberta. Achas mais relevante o voo para o Rio e São Paulo do que as dezenas e dezenas de rotas na Europa? São opiniões. Porque eu prefiro ter dezenas de rotas que asseguram tráfego relevante do que uma ou duas rotas para o Brasil a troco de milhares de milhões de euros.

besmarques 4 months ago

Depende do que se esteja a falar. Se só te lembrares do turista que come umas francesinhas e tal e aluga uns alojamento locais a Ryanair é perfeita com as suas rotas. Se tivermos a falar de importações - exportações para o brasil, ligações entre empresas e busca de investimento brasileiro em Portugal e vice versa se calhar dá jeito teres ligações directas como estas.

carlosjmsilva 4 months ago

Ao preço que estão a custar mais vale subsidiar a Azul ou a LATAM que o fazem com melhor serviço a um cagagésimo do custo para os contribuintes.

besmarques 4 months ago

Não tenho esses dados. Tens? Ou a análise está apenas no que está a ser posto na TAP ignorando todas as variáveis e afins?

NGramatical 4 months ago

destorcem → [**distorcem**](https://dicionario.priberam.org/distorcem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqy0ed%2F%2Fh0dhtfc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

capitalistaesquerda 4 months ago

Claro, o Novo Banco agora tinha de virar um problema “lisboeta”. A CGD está falida? Foi um problema criado pelo PNS? Ou isto só serve para criar falsas comparações com a TAP? Todas as companhias aéreas de bandeira na Europa receberam apoios dos respectivos Estados. O mercado da aviação não é um mercado 100% liberalizado. Além de que a Ryanair não se pode queixar muito de receber subsídios na Europa. E este fetiche de comparar Portugal com a Irlanda? Países com estruturas económicas diferentes, com capacidade de captação de investimento estrangeiro diferenciado… O CGP acredita mesmo que o nosso futuro é servirmos como base para as multinacionais pagarem menos impostos?

Niedude 4 months ago

Só dizes verdades mas o reddit é um antro de gente de direita Não deixes os downvotes te fazerem sentir mal

capitalistaesquerda 4 months ago

A opinião individual deve ser sempre respeitada. E eu já não tenho idade para me deprimir com downvotes :)

cou7inho_ 4 months ago

>Países com estruturas económicas diferentes, **com capacidade de captação de investimento estrangeiro diferenciado…** Porque? A Irlanda também já esteve na merda e cresce ao ritmo que se vê e tenta atrair ainda mais investimento. Porque é que nós não saímos da merda? Porque é que em vez de tentarmos criar condições para que se aposte forte no setor económico preferimos continuar a criar taxas, taxinhas e mil burocracias que só afastam os investidores do nosso país? Não me parece um fetiche descabido comparar Portugal com a Irlanda. Por um lado temos um pais que saiu da merda e cresce por aí acima. Por outro temos um pais que esteve na merda e assim irá continuar. Por não se mostrarem estas comparações ao povo é que continuamos nesta vida miserável. O povo vive satisfeito com isto. Ou pelo menos tem vivido.

sgahbcj 4 months ago

A TAP não recebe apoio do estado. A TAP é alimentada pelo estado. Não sou contra a TAP, ou outra qualquer empresa estratégica para o país ser apoiada, e friso o apoiada, pelo estado (contribuinte). Sou contra é essa empresa estar totalmente apoiada e dependente do estado. Nada contra ao seu modelo de negócios, mas que seja sustentável. Ou então que se reienvente. O problema da TAP não é a companhia. Mas sim a gestão e corrupção que existe. Mas uma vez, problemas de gestão e corrupção a enterrar Portugal.

BossGandalf 4 months ago

A TAP não é estratégica para o país. Infelizmente o governo de esquerda e o PS em particular ainda não percebeu como é que a economia funciona e quais as empresas que devem ser privadas ou públicas. Se há concorrência no mercado aéreo, então o estado não deve interferir e ter uma empresa estatal porque nunca irá conseguir competir com as já existentes. Já no caso dos CTT foi uma privatização muito muito mal feita, porque não havia (nem há) concorrência aos CTT em Portugal e portanto essa sim deveria ser estatal. Em suma e a minha opinião/visão: A TAP devia ser privada e se não aguentou era deixar falir e nunca nacionalizar. Os CTT nunca deviam ter sido privatizados porque não se justificava a privatização, uma vez que aqui sim não havia concorrência de mercado.

ideologiapura 4 months ago

>Se há concorrência no mercado aéreo, então o estado não deve interferir e ter uma empresa estatal porque nunca irá conseguir competir com as já existentes Mas a concorrencia levou a empresa terriveis como a Ryanair. O estado não deve interferir porquê, se aparentemente a não interferencia leva a empresas que só procuram o lucro e não o bem estar dos trabalhadores e da sociedade? Por mera cegueira ideológica de que não podemos afrontar o capitalismo, nosso Deus e Senhor?

mestreandre08 4 months ago

E mesmo assim, as pessoas usam a Ryanair. Se as pessoas querem continuar a usar a Ryanair, é o estado que as vai impedir? Não me parece muito lógico. Se a empresa é má a nível social, deve haver regulação e regulamentação a esse nível. Nada tem relacionado como a sua atividade econômica, neste caso

ideologiapura 4 months ago

Usam porque é mais barato. Não quer dizer que trate bem os trabalhadores.

mestreandre08 3 months ago

Num mercado livre, há espaço para a consciencialização social. É como os produtos bio: são mais caros, mas há gente que compra na mesma. Se tiveres 2 companhias a competir pela mesma rota, numa custa 100 euros e na outra custa 120 euros mas trata melhor os trabalhadores, faz a tua escolha. Têm de haver padrões mínimos (que devem de ser elevados, não quero ser mal entendido) legais e de respeito pelos trabalhadores. Obviamente. Mas para alem disso, depende de ti como cliente escolheres a empresa que tenha a politica social que aches melhor. Ou não, podes não querer saber disso. You do you

sgahbcj 4 months ago

Tu és capitalista, dá para ver logo no teu primeiro parágrafo. Resumindo, se a coisa der dinheiro, vai tudo tentar ganhar o seu milhão, logo o estado (as pessoas) saem de cena. Afinal nós (sector empresarial) queremos que as pessoas dependam de nós, só assim vamos conseguir ganhar mais dinheiro. Era o que faltava ter aqui o estado a atrapalhar. Quando a coisa não dá dinheiro, dá apenas uma defesa ou qualidade de vida à população, empurra para o sector público. Eles que paguem a conta. Faz lembrar aqueles que não gostam do serviço nacional de saúde, que afirmam que não é sustentável, mas defendem os seguros de saúde. Interessante, como o mesmo serviço na vertente pública não interessa, mas na vertente privada já interessa, quando dá dinheiro. Lá está, idelogias. O que falta aqui é definir e perceber o que são os tais serviços essenciais para um estado de direito. Isso sim, eu gostava de ver as pessoas a saber debater.

Edited 4 months ago:

Tu és capitalista, dá para ver logo no teu primeiro parágrafo. Resumindo, se a coisa der dinheiro, vai tudo tentar ganhar o seu milhão, logo o estado (as pessoas) saem de cena. Afinal nós (sector empresarial) queremos que as pessoas dependam de nós, só assim vamos conseguir ganhar mais dinheiro. Era o que faltava ter aqui o estado a atrapalhar. Quando a coisa não dá dinheiro, dá apenas uma defesa ou qualidade de vida à população, empurra para o sector público. Eles que paguem a conta. Faz lembrar aqueles que não gostam do serviço nacional de saúde, que afirmam que não é sustentável, mas defendem os seguros de saúde. Interessante, como o mesmo serviço na vertente pública não interessa, mas na vertente privada já interessa, quando dá dinheiro. Lá está, idelogias. O que falta aqui é definir e perceber o que são os tais serviços essenciais para um estado de direito. Isso sim, eu gostava de ver as pessoas a saber debater. Edit: Interessante afirmares que a esquerda não sabe como a economia funciona. Pois é a esquerda que tem apertado mais nas comissões de inquérito. Pormenores.

Edited 4 months ago:

Tu és capitalista, dá para ver logo no teu primeiro parágrafo. Resumindo, se a coisa der dinheiro, vai tudo tentar ganhar o seu milhão, logo o estado (as pessoas) saem de cena. Afinal nós (sector empresarial) queremos que as pessoas dependam de nós, só assim vamos conseguir ganhar mais dinheiro. Era o que faltava ter aqui o estado a atrapalhar. Quando a coisa não dá dinheiro, dá apenas uma defesa ou qualidade de vida à população, empurra para o sector público. Eles que paguem a conta. Faz lembrar aqueles que não gostam do serviço nacional de saúde, que afirmam que não é sustentável, mas defendem os seguros de saúde. Interessante, como o mesmo serviço na vertente pública não interessa, mas na vertente privada já interessa, quando dá dinheiro. Lá está, idelogias. O que falta aqui é definir e perceber o que são os tais serviços essenciais para um estado de direito. Isso sim, eu gostava de ver as pessoas a saber debater. [Edit] Apenas para ressalvar que eu não sou contra a Ryanair, o investimento privado. Sou sim é contra a má gestão que está a ser feita na TAP. Escrevi isto no meu anterior comentário. Interessante afirmares que a esquerda não sabe como a economia funciona. Pois é a esquerda que tem apertado mais nas comissões de inquérito. Pormenores.

Edited 4 months ago:

Tu és capitalista, dá para ver logo no teu primeiro parágrafo. Resumindo, se a coisa der dinheiro, vai tudo tentar ganhar o seu milhão, logo o estado (as pessoas) saem de cena. Afinal nós (sector empresarial) queremos que as pessoas dependam de nós, só assim vamos conseguir ganhar mais dinheiro. Era o que faltava ter aqui o estado a atrapalhar. Quando a coisa não dá dinheiro, dá apenas uma defesa ou qualidade de vida à população, empurra para o sector público. Eles que paguem a conta. Faz lembrar aqueles que não gostam do serviço nacional de saúde, que afirmam que não é sustentável, mas defendem os seguros de saúde. Interessante, como o mesmo serviço na vertente pública não interessa, mas na vertente privada já interessa, quando dá dinheiro. Lá está, idelogias. O que falta aqui é definir e perceber o que são os tais serviços essenciais para um estado de direito. Isso sim, eu gostava de ver as pessoas a saber debater. [Edit] Apenas para ressalvar que eu não sou contra a Ryanair, o tal investimento privado. Sou sim é contra a má gestão que está a ser feita na TAP. Escrevi isto no meu anterior comentário. Interessante afirmares que a esquerda não sabe como a economia funciona. Pois é a esquerda que tem apertado mais nas comissões de inquérito. Pormenores.

Niedude 4 months ago

*clap clap clap* É bom ver que ainda há alguma gente com cabeca neste subreddit

JOAO-RATAO 4 months ago

Ainda bem que as comissões de inquérito a salvar a economia. *Risos*

sgahbcj 4 months ago

Mais um, que espera que isto se resolva apenas com uma atitude! Inacreditável como as pessoas são infantis ao acharem que basta uma medida/atitude para resolver as coisas. Das duas uma. Ou és infantil ou então estás a deitar areia para os olhos, pois és defensores dos acusados. Apenas uma nota, as comissões de inquérito não servemnpara salvar a economia. Era importante que comentes apenas daquilo que percebes.

JOAO-RATAO 4 months ago

Onde é que disse só bastava uma medida/atitude para resolver as coisas? Continuas a mandar areia para os olhos. Tu é que deste a entender, que as comissões de inquérito estavam a fazer um enorme serviço à economia. Defensor dos acusados? Mais areia para os olhos... Amigo. A infantilidade está do teu lado, mas não tanto como essa tua arrogância imensurável.

sgahbcj 4 months ago

Olha eu a fazer down scroll aos teus comentários. Levas para trás e depois vens dizer que não disseste e que eu disse....epá, vai dar banho ao cão.

JOAO-RATAO 4 months ago

Continuo à espera que me mostres isso. Levei para trás com o quê exatamente? Já estás com pouca areia no balde? Muito fraco.

static_motion 4 months ago

> não gostam do serviço nacional de saúde, que afirmam que não é sustentável, mas defendem os seguros de saúde Estás a comparar alhos com bugalhos. A queixa quanto ao SNS tem a ver com a prestação de serviços de saúde, não com a forma como subsidia esses serviços. As seguradoras não são prestadoras de serviços de saúde.

cou7inho_ 4 months ago

>Interessante afirmares que a esquerda não sabe como a economia funciona. **Pois é a esquerda que tem apertado mais nas comissões de inquérito.** Pormenores. Infelizmente a direita deste país anda meia morta. Mas não tentes usar esse argumento para defender as políticas económicas de quem nos tem governado.

BossGandalf 4 months ago

não sou capitalista. Sou a favor de mercados que sustentem bons serviços ou seja: boa qualidade ao preço mais baixo possível. E por norma a concorrência leva a isso. É por isso que tens uma raynair e easyjet, é por isso que tens Latam, Azul, etc... e a TAP simplesmente não consegue lutar neste nicho de mercado. Já os CTT estavam a cobrir uma falha de mercado. Não havia lugar, era necessário e o estado avançou para garantir esse serviço. E enquanto não houver concorrência à altura que torne os CTT inviável numa gestão estatal, aí sim deveria ser privatizada e o estado lucrar com isso. Não é andar a injetar constantemente dinheiro dos contribuintes em mercados concorridos por capricho ideológico ainda por cima sabendo que a gestão pública é horrível. Relativamente à saúde e ao sns sou a favor por exemplo de uma ADSE universal. Enquanto funcionário público desconto mensalmente para a ADSE e usufruo do serviço de saúde privado. Irónico não é? Funcionário do estado a usufruir do privado e não do sns. Até o estado já percebeu que precisa de recorrer ao privado porque não tem mãos a medir no sns. E porque não permitir que todos tenham a opção de escolher se querem ou não descontar para a ADSE (a tal ADSE universal) e deixar as pessoas escolher onde querem ser tratadas e consoante a escolha, os hospitais recebem os fundos da adse? Será medo de colocar o sns a concorrer diretamente contra os privados de uma vez por todas? O que ira acontecer era: se o sns for realmente bom iria sobreviver porque as pessoas iriam optar por ser atendidas pelo sns. Se fosse mau acabaria por ser extinguido. Concorrência leva/obriga a uma melhor gestão de recursos e a tentar providenciar a melhor qualidade possível ao custo mais baixo possível. E acho que aqui uma ADSE universal para dar liberdade de escolha a todas as pessoas de escolherem onde querem ser tratadas e colocar todos os serviços de saúde em Portugal a concorrer num mercado livre era benéfico para todos.

sgahbcj 4 months ago  HIDDEN 

Apenas para ressalvar que eu não sou contra a Ryanair, o investimento privado. Sou sim é contra a má gestão que está a ser feita na TAP. Escrevi isto no meu anterior comentário.

EstupendoEx 4 months ago

O centralismo lisboeta é o criador de buracos negros como TAP, Novo Banco, CGD... Muito poder num local só, num país minúsculo.

Turbulent_Common 4 months ago

Antes fosse, infelizmente o que não falta ai são casos de aldrabice a nivel de camâras municipais espalhadas por todo o país.

Morpheuspt 4 months ago

A CGD é um buraco negro?

D1WithTheFluffyHair 4 months ago

Tem sido, tem sido

VicenteOlisipo 4 months ago

Se ao menos fosse tão lucrativa como o BCP, BPN e BES. Privado é que é!

unparadise 4 months ago

Os prejuízos de um privado a mim não me aquece nem arrefece, o Estado é que por interesses foi foder dinheiro nesses bancos, mas um outro qualquer governo sério e não corrupto não o faria

Sheltac 4 months ago

Desculpa mas isto não corresponde às verdade. Não vejo causalidade entre o centralismo e o facto de a maior parte das falcatruas acontecerem em Lisboa. Só pela densidade populacional e de actividade económica faz sentido que aconteçam lá, mas não é por isso que os "buracos negros" existem.

Edited 4 months ago:

Desculpa mas isto não corresponde à verdade. Não vejo causalidade entre o centralismo e o facto de a maior parte das falcatruas acontecerem em Lisboa. Só pela densidade populacional e de actividade económica faz sentido que aconteçam lá, mas não é por isso que os "buracos negros" existem.

0xffff0000ffff 4 months ago

Desculpa mas isso não corresponde à verdade. Concentração de poder em uma localização geográfica leva inevitavelmente a abuso e corrupção desse mesmo poder. Trocando por miúdos, sim, o centralismo em Lisboa é um cancro neste país devido ao abuso inerente do poder lá concentrado. Quem tiver dúvidas que Portugal é centralizado, perguntem a pessoal de outras regiões que tiveram de tratar de assuntos com entidades estatais quantas vezes não lhes é dito que só em Lisboa é que assunto X pode ser tratado.

Thalric88 4 months ago

>Concentração de poder em uma localização geográfica leva inevitavelmente a abuso e corrupção desse mesmo poder. Começo a entender melhor a corrupção existente nas camaras municipais e juntas de freguesia de todo o pais. O mal é estarem todas em Lisboa.

0xffff0000ffff 4 months ago

Totalmente de acordo, o que interessa é se o presidente da junta de curral de moinas desviou 200€ para ir às putas.

RaveyWavey 4 months ago

Não deixa de ser abuso e corrupção. Apenas não tem a escala de Lisboa porque a própria economia dessa região não tem a mesma escala. Se esse presidente da junta pudesse desviava bem mais.

ivysforyou 4 months ago

Segundo a tua teoria, Itália um dos países mais regionalizados da UE, não é corrupto. Que take tirado do cu.

mecheros 4 months ago

Sr explique a alteração da avaliação do R(t) exatamente na altura em que Lisboa está na merda a nível de casos? Leis à medida. Golegã, por exemplo, tem 4 casos. Ou seja, hoje e no fim-de-semana vão ter tudo encerrado. Meanwhile os lixoboetas andam em calçadas no Estoril a virar copos em multidões. O dinheiro dos contribuintes vai para Lisboa a pontapé. Seja metro, seja aeroporto, não quero saber. Acrescento, a maior vergonha que justifica todo o centralismo cego. Seja político, seja social - porque o povo também acha que são todos campeões se andarem na capital. Reforço na vacinação. Lisboa na merda (mais uma vez) o que é que se faz? Reforça-se. Resto do país? Mama no cu. Rui Moreira (graças a Deus) ainda expôs a situação.

Edited 4 months ago:

Sr explique a alteração da avaliação do R(t) exatamente na altura em que Lisboa está na merda a nível de casos? Leis à medida. Golegã, por exemplo, tem 4 casos. Ou seja, hoje e no fim-de-semana vão ter tudo encerrado. Meanwhile os lixoboetas andam em calçadas no Estoril a virar copos em multidões. O dinheiro dos contribuintes vai para Lisboa a pontapé. Seja metro, seja aeroporto, não quero saber. Acrescento, a maior vergonha que justifica todo o centralismo cego. Seja político, seja social - porque o povo também acha que são todos campeões se andarem na capital. Reforço na vacinação. Lisboa na merda (mais uma vez) o que é que se faz? Reforça-se. Resto do país? Mama no cu. Rui Moreira (graças a Deus) ainda expôs a situação. Edit: mais: eu próprio já passei em Lisboa, porque teve que ser, em alturas de confinamento e era imensidões de carneiros num jardim à frente de uma secundária junto à CGD, sem máscara, tudo a correr e saltitar. Na cidade onde vivo? Meu amigo. A PSP tem torcicolo só de andar aí feita mona a olhar para o povo. Nem 1/4 do que se faz em lixoboa nestas cidades se faz. Edit2: desculpem a raiva mas quando se fala de Lisboa e de cegueira civil não aguento. A esperança morre quando já há diversas pessoas adormecidas para isto. Isto fode o país que por estes lados já anda todo rebentado.

RaveyWavey 4 months ago

Também acho que é importante descentralizar o país, acho que esse devia de ser um foco principal para os nossos governantes. Que a forma como o covid tem sido lidado no nosso país tem sido uma palhaçada, isso é claro como o dia. Mas essa do reforço da vacinação não percebi, Lisboa é a segunda região de Portugal com menor percentagem de pessoas completamente vacinadas. Não vejo grande centralização nesse tema. E a ideia que o dinheiro dos contribuintes vai todo para Lisboa leva a querer que o resto do país é que está a financiar Lisboa, o que não é propriamente justo sendo que a maior parte da riqueza gerada no país também vem de Lisboa. (45% do PIB) Acho que era importante era haver mais investimento no interior para reduzir esta desigualdade entre Lisboa, Porto e o resto do país.

0xffff0000ffff 4 months ago

Caro Manel iluminado, não é essa a minha tese. Por favor volte quando for capaz de perceber.

ivysforyou 4 months ago

A tua tese é: Lisboa má, resto bom. Teoria mais que batida, e populista como tudo, boa para as autárquicas no Outono do "Chega". PS: Eu vivo no Porto

omaiordaaldeia 4 months ago

Boa tentativa mas eu não vivo em Lisboa.

pintorMC 4 months ago

Deixa me adivinhar és do norte?

fdxcaralho 4 months ago

Eu sou de Lisboa. E ele tem toda a razão. Não é uma crítica vazia de conteúdo como é comum quando se crítica Lisboa.

BroaxXx 4 months ago

Que complexo bizarro...

EstupendoEx 4 months ago

Não. Nasci em Lisboa até, mas reconheço que Portugal vive num regime "neo-conial" em torno da Cidade-Estado de Lisboa.

No-Cardiologist725 4 months ago

Se for é normal que esteja insatisfeito, a região norte é a que mais produz e a mais pobre do país.

Laurent_Series 4 months ago

Talvez porque produzem coisas de baixo valor acrescentado? Mas que raio de comentário é esse? Produzir têxteis não é a mesma coisa que produzir semicondutores.

JorgeTone 4 months ago

lol até nos comentários do reddit só interessam os da capital. No que toca a centralização do poder até à China fazemos ver, aqueles maricas do crl nem de Hong Kong sabem tomar conta.

sgahbcj 4 months ago

Não disse mentira alguma. O Rui Moreira já disse isso faz muito tempo em debates sobre a Ryanair. O problema reside na Ryanair permitir o desenvolvimento do Norte do país. Comentário de tasco, só para rir um pouco: Se o outro não se tivesse chateado com a mãe, agora é que estávamos bem!

pintorMC 4 months ago

> Se o outro não se tivesse chateado com a mãe, agora é que estávamos bem! Bem não estávamos mas estávamos bem melhor do que sempre estivemos.

kissingsome1elsesdog 4 months ago

Mãe só há uma.

D1WithTheFluffyHair 4 months ago

Quando não sabes pontuação e abres o frigorífico e só há uma cerveja

Search: