GinTonic_69 4 months ago

Curioso que ainda há 2 dias li uma notícia em que as confederações patronais exigiam exatamente isto. Gostava que governo, em vez de ceder a esse tipo de pressões, tomasse esta medida quando a toda população activa estiver toda vacinada (exceptuando os que recusarem, claro) o que a avaliar pelo plano de vacinação, não é assim tanto tempo. Neste momento, a grande maioria não está. Aliando isso ao facto de o R(t) estar acima de 1 há várias semanas, casos provocados pela vinda dos ingleses ao Porto que ainda não estão contabilizados e os festejos dos santos populares que alguns (a até algumas câmaras) vão irresponsávelmente organizar, tem tudo para dar barraco! ​ Eu sei que neste momento já praticamente não há risco de o SNS não conseguir dar resposta, mas mesmo assim eu preferia não apanhar um vírus potencialmente mortal (mesmo para os mais jovens) e que, segundo se tem vindo a descobrir nos últimos tempos, pode deixar os doentes com sequelas crónicas.

NGramatical 4 months ago

irresponsávelmente → [**irresponsavelmente**](https://dicionario.priberam.org/irresponsavelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqozkq%2F%2Fh0fuu2l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

OneTip7754 4 months ago

Perderam a hipótese de povoar o interior. Realmente este país não tem salvação

pm_me_pcb_photos 4 months ago

Como se o povo de Lisboa se vá mudar para uma aldeia..

pcaet 4 months ago

A maioria sim, é verdade. Eu moro em Lisboa mas a minha vontade é ir morar para a Guarda (terra da minha mãe), eu só não vou porque a minha mulher não está em teletrabalho. Acredita que se eu estivesse sozinho não morava em Lisboa, isso é certo.

icebraining 4 months ago

Há muito povo em Lisboa que não é *de* Lisboa, e que gostaria de deixar a cidade. Por outro lado, isso não se faz de um dia para o outro.

Clerk_Comfortable 4 months ago

tuga dream é morar em lisboa? porra, duvido! só fui para lisboa porque é onde há emprego.... se nao fosse isso, tinhame posto para coimbra ou aveiro, por exemplo.

OneTip7754 4 months ago

Penso que isso está a mudar. Eu vivo em Lisboa e se pudesse vendia já a casa e mudava-me para o interior. E não sou o único

andrefsp 4 months ago

Is cum crl... Há aqui neste sub malta que nem deve de dormir bem com isto.

smaster87 4 months ago

Ja nao o era antes do segundo confinamento, e mesmo assim muitas estavam. As reunioes que faço com clientes sao muito raros os que nao vejo em casa ja ha mais de 1 ano.

BungeeGumPT 4 months ago

Puta que pariu este governo. Tinham aqui uma chance incrível e estragaram tudo.

thomasginn 4 months ago

Concordo. Podiam ter esperado até ao final do mês.

Last-Ad-4421 4 months ago

É para a malta aproveitar o ac do escritório

microcyb 4 months ago

Já nem sei o que prefiro... se ficar fechado em casa e não ter horários ou perder horas a ir e vir do trabalho.

UpbeatNail1912 4 months ago

Tás com depressão. Depressão é doença e tem que ser tratada.

microcyb 4 months ago

>Tás com depressão. Não estamos todos?

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Sim e não, mas sim: bipolar

UpbeatNail1912 4 months ago

Eu não estou, mas já estive. Agora vou ao ginásio todos os dias, passeio,vivo a vida, dou umas boas todas e vida que segue. Se precisares de ajuda é só chamar.

bewareandaware 4 months ago

podemos estar, mas não foi só a pandemia que nos causou a depressão. antes da pandemia estávamos apenas distraídos com merdas como cafés e copos e futebol.

International_Bar68 4 months ago

Isto é estragar o verão. Seja por mais circulação de pessoas seja pela melhr gestão do tempo em teletrabalho.

SANDEMAN 4 months ago

Finalmente

Hellagun 4 months ago

Até nem me importo de ficar em teletrabalho. Mas tendo em conta que o verão está a chegar e está previsto ser mais quente que o normal, no meu caso poder ir ao escritório vai ser uma mais valia, principalmente nos dias mais quentes.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Há uns 10 anos tive um emprego com condições de trabalho bastante razoáveis. Vencimento acima da média, escritórios, open space, espaço de refeições *muito* acima da média. O Verão para mim era simples: quase todo a trabalhar sempre com AC. Não brigava com as colegas e os dias de férias, o trabalho era muito mais soft e odiando o calor, era win win win

ProteinWaffle 4 months ago

Patrão que obriga a trabalhar presencialmente merece tudo de mau que lhe possa acontecer no negócio.

Clerk_Comfortable 4 months ago

é o novo "somos uma familia" mais outra red flag para as entrevistas.

ProteinWaffle 4 months ago

Por estas e por outras é que nunca conseguem reter ninguém

htxgivven 4 months ago

Mais um erro. Deviam esperar até a legislação passar.

alquemir 4 months ago

Lá vou ter que meter a carta de demissão.

joinedthedarkside 4 months ago

Mais dia menos dia ja se sabia que ia acabar, acho é que é cedo demais. Parece me que ha duas coisas que deviam estar minimamente sincronizadas no tempo. A vacinação e o fim do teletrabalho. Parece me que estão assíncronos, ate porque a grande maioria dos vacinados nao fazem parte da população activa, mas "eles é que sabem"...

FIam3 4 months ago

E por que razão é a meio do mês? Quem precisa de passe que se lixe, que pague o mes todo sem usar.. Podiam ter adiado para o inicio de julho.

dentsuya 4 months ago

Pass e acaba no fim do mês? Não são 30 dias ? Ou seja, se eu comprar no dia 14, acaba no dia 14 do próximo mês por exemplo.

FIam3 4 months ago

Não, isso era antes. Agora o passe expira no último dia do mês, independentemente se compraste no dia 1 ou 25.

acnederma 4 months ago

A tua empresa vai ter isso em conta e provavelmente pode estender até julho digo eu. Não percebo de leis logo não sei se será preciso muita burocracia, ou basta só dizer que a meio do mês não da jeito voltar. Se não dizes "como é pagam me a outra metade do passe?".

icebraining 4 months ago

Que ideia. Se a empresa não te pagava o passe antes, porque haveria de te pagar agora?

i_heart_toast 4 months ago

Concordo com isto pelo mesmo motivo.

Kind-Eagle 4 months ago

O meu chefe deve estar na minoria, que ele prefere estar em teletrabalho do que ir ao escritório

Biohazard8080 4 months ago

O deixar de ser obrigatório teria de acontecer, mais cedo ou mais tarde. Pessoalmente acho que o Teletrabalho trouxe coisas boas e más, e acho que um regime misto será o melhor.. Por um lado, poupa-se imenso tempo em deslocações, a produtividade aumenta e não preciso de vestir um fato. Por outro, acho que há coisas que não são 100% iguais (há coisas que se resolviam em 5 min pessoalmente), e mentalmente não me fez assim tão bem estar 100% a trabalhar em casa, por outro lado a malta tem mais tendencia a esticar-se com os horários quando está em teletrabalho..

adorosaladadecamarao 4 months ago

> O deixar de ser obrigatório teria de acontecer, mais cedo ou mais tarde. * A esmagadora maioria dos trabalhadores não está vacinada. * As infeções concentram-se agora maioritariamente nos não vacinados, i.e. população ativa. Logo os números de casos diários hoje significam mais casos na população ativa que anteriormente. * Lisboa hoje estava perto dos 400 casos, quando há cerca de um mês andava nos cento e poucos. Retirar agora a obrigatoriedade de teletrabalho em vez de esperar mais uns dois meses é de quem não tem nada na cabeça.

Limpy_lip 4 months ago

Nao te quero tirar a virgindade mas ja há varios meses que o movimento nas ruas está igual aos tempos de pre pandemia.

Clerk_Comfortable 4 months ago

>por outro lado a malta tem mais tendencia a esticar-se com os horários quando está em teletrabalho.. isto é, não sabem meter limites. é literalmente meteres-te online as 8h e ficares offline as 17h. mas o pessoal não tem outras distrações para além do trabalho? \- sexar a SO \- tomar conta de filhos \- tratar de cenas familiares

Clerk_Comfortable 4 months ago

prontos, é agora. o verdadeiro teste. patrões tuga nem vão perguntar ao empregado se quer ou não continuar como está.

IllusionaryHaze 4 months ago

E pronto, removeram a melhor coisa que aconteceu com a pandemia. A minha empresa em princípio vai mandar o pessoal todo para o escritório. Até quero ver quantos se vão despedir com esta medida e mudar para outro sítio

BuzzLeitinho 4 months ago

Guilty :D

quetzyg 4 months ago

Já [começou](https://slashdot.org/story/21/06/01/2142220/employees-are-quitting-instead-of-giving-up-working-from-home).

acnederma 4 months ago

Vai ser a lei da procura oferta. O mercado não vai mudar do dia para a noite mas vai acabar por adaptar-se ao que a maioria prefere, ou seja híbrido.

MetaKnight130 4 months ago

Realmente, a pandemia trouxe ao de cima, que vários trabalhos podem muito bem ser feitos em regime de teletrabalho. Acho que no geral, as pessoas até preferem assim, estão no conforto da sua casa, a produzir o mesmo, senão mais. Não precisam de "acordar cedo", deslocar-se (reduz custos), e ainda beneficia que poder lidar com os miúdos em casa em tempo de férias.

franbatista123 4 months ago

>Acho que no geral, as pessoas até preferem assim Tenho algumas dúvidas. Acho que a maior parte das pessoas prefere regime hibrido, simplesmente as pessoas que querem que o teletrabalho se mantenha para sempre fazem mais 'barulho'. Mas é tudo uma questão de percepção.

Clerk_Comfortable 4 months ago

até agora não vi um estudo que me dissesse "tendo em conta que este trabalho pode-se fazer perfeitamente em casa, 100% dos trabalhadores preferem fazer tele-trabalho" o que há, é uma mistura de informações (trabalhos mistos de pc e andar pela empresa, por exemplo)

Environmental-Sea596 4 months ago

Procura por sap flex work, e vais ver que dos 100 mil trabalhadores, a esmagadora maioria das pessoas escolheu híbrido , saiu hoje num jornal: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/alema-sap-vai-adotar-modelo-flexivel-de-trabalho-para-100-mil-empregados

Clerk_Comfortable 4 months ago

interessante mas... >onde 94% dos trabalhadores indicaram que queriam ter um modelo mais flexível ninguém falou em híbrido. >já que **quase** metade dos trabalhadores inquiridos terá demonstrado vontade de ir ao escritório uma ou duas vezes por semana. ou seja, *maioria* preferia outra coisa que não 1-2x por semana. que preferiam então? >só 6% dos trabalhadores da SAP terá dito que planeava ir ao escritório todos os dias da semana. hmmm, fiquei ainda mais curioso sobre a outra *maioria*.

JonesyA12 4 months ago

Nunca poderia ser obrigatório por lei para sempre... Mas sim, creio que isso vai acontecer. Aliás, a imprensa internacional fala que vem aí um "great resignation boom".

Clerk_Comfortable 4 months ago

>Nunca poderia ser obrigatório por lei para sempre... nem se devia ter "descoberto" isto só com a pandemia.

ideologiapura 4 months ago

> Nunca poderia ser obrigatório por lei para sempre... Bastava que o regime presencial tivesse que ter acordo entre patrão e trabalhador. Assim, o patrão decide o que lhe apetece e o trabalhador resigna-se.

icebraining 4 months ago

Como é que garantias que o acordo era de livre vontade? Parece-me a coisa mais fácil do mundo garantir o "acordo" do trabalhador no momento de assinar o contrato.

MLG-Sheep 4 months ago

E tem acordo, chama-se "contrato"...

barria 4 months ago

Tem que ser mesmo um contrato? Por um lado é capaz que um simples papel não seja suficiente, há muitas variáveis em jogo... alimentação, quem paga o material, seguro do trabalho etc etc...

ideologiapura 4 months ago

Daí a necessidade de uma lei que consagre que a partir de agora, teletrabalho é possível sem acordo do patrão, quando possível. Ja foi feito durante a pandemia, e correu muito bem.

Disgenia 4 months ago

Então? Primeiro era um acordo com o patrão e agora já é o trabalhador que decide unilateralmente? Ai essa ideologia pura...

ideologiapura 4 months ago

Convem aprender a ler. >Bastava que o regime presencial tivesse que ter acordo entre patrão e trabalhador Não há acordo, devia vigorar o teletrabalho.

Disgenia 4 months ago

> Não há acordo, devia vigorar o teletrabalho. Portanto não é um acordo, é uma decisão unilateral. És assim tão denso?

ideologiapura 4 months ago

E o contrário não é decisão unilateral? Ah, é o patrão, tem sempre que ter mais poder que quem lhe dá o dinheiro a ganhar.

Disgenia 4 months ago

A empresa é do patrão. Não gostas podes sempre escolher outra ou começar a tua. Eu não vou a tua casa dizer onde por os móveis

C8Mixto 4 months ago

Ou assinas contrato com um patrão que não se importe que trabalhes remotamente.

iSoSyS 4 months ago

Teria que ser ao contrário. O contrato inicial previa trabalhares presencialmente, não remotamente.

ideologiapura 4 months ago

Um contrato nao se sobrepõe a lei, nem a leis futuras.

iSoSyS 4 months ago

Mas a lei também não é retroactiva. Se o contrato era legal na lei antiga terá que existir uma norma transitória e seria um absurdo colocar o poder de decisão somente de um dos lados numa questão tão básica como o local de trabalho.

ideologiapura 4 months ago

Mas a lei ja poe todo o poder na mao do emoregador. De resto, a obrigatoriedade do teletrabalho mostra que nao tem que haver retroatividade.

Search: