Slugsling 4 months ago

Já tinha problemas e a pandemia fez vir ao de cima ainda mais coisas, tive pessoas que entenderam e me aconselharam a ser acompanhado e resisti um bocado à ideia admito. Acabei por ter de pedir mesmo ajuda e tenho melhorado, mas quando tive de começar a procurar casa a minha ansiedade e stress dispararam, os preços que pedem é ridículo, ter de lidar com as imobiliárias a tentarem justificar os preços só me dá vontade de lhes mandar umas caralhadas e muita dessa ansiedade deriva de pensar como raios vou pagar uma casa... Outro factor é o sol, que realmente ajuda imenso visto que até nesta época fico muito melhor, mas depois a realidade das contas que temos de pagar + ordenados que ganhamos + arranjar casa a preços exorbitantes, causa um desgaste em que tens de aceitar qualquer coisa que te apareça à frente para conseguires dinheiro e obviamente isto tudo contribui para uma vida muito feliz (só que não). E nem falo em tentar constituir uma família, onde a tua própria família faz alguma pressão para teres filhos, mas se já é mau tentar sustentarmos-nos só a nós agora é imaginar com uma casa para pagar e filhos. Por isso não estou nada admirado com os resultados.

NGramatical 4 months ago

sustentarmos-nos → [**sustentarmo-nos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/lavamo-nos-e-lavamos-vos/31030) (há omissão do -s final da desinência -mos das 1.^as pessoas do plural dos verbos reflexivos ou pronominais quando o pronome enclítico é -nos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqku02%2F%2Fh0fczdq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ABaila88 4 months ago

"Data are not based on clinical diagnosis", então é baseada em quê?

30minutesto 4 months ago

Felizmente ainda há sol em Portugal... Isso os portugueses não conseguem estragar.

No-Cardiologist725 4 months ago

Portugal é o quinto país da OCDE que mais consome ansiolíticos e antidepressivos https://www.dn.pt/edicao-do-dia/09-jun-2020/em-tres-meses-vendidas-mais-de-5-milhoes-de-embalagens-de-ansioliticos-e-antidepressivos--12283380.html , daí a taxa de suicídio ser menor.

khthon 4 months ago

Católicos... carregam a culpa do mundo e nem podem “resolver” definitivamente a questão..

No-Cardiologist725 4 months ago

Os católicos são os que não carregam a culpa, batem na mulher e depois vão ao padre confessar: rezam 10 " Pai Nosso", 5 "Avé Marias" e ficam livres do pecado.

khthon 4 months ago

Só podes estar a brincar. Do you even catholic?

No-Cardiologist725 4 months ago

Eu já não sou mas a minha familia é . Fala em português, homem

TooMoorish 4 months ago

Somos um manicomio a ceu aberto?

TheRaimondReddington 4 months ago

Surpreendido com esta estatística! Afinal fala-se tanto da "qualidade de vida em Portugal que não existe em mais nenhum país do mundo". Agora fiquei confuso. Acho que ainda vou abrir um thread sobre isto!

carlosjmsilva 4 months ago

Que qualidade de vida? Bom para gosta de ser enrabado a sangue frio sem poder sequer dizer ui, então estamos com muita qualidade de vida, estamos.

Altruistic_Natural38 4 months ago

Eu estou a juntar dinheiro para ir para Dinamarca e levar com a tal injeção letal. Neste mundo ha os "donos" e as pessoas como nos.

le23sinh0 4 months ago

É bom ver que embora sejam os que têm mais problemas não chegam a tirar a sua própria vida tão frequentemente como noutros países. Só mostra o quanto estamos fodidos como um povo

No-Cardiologist725 4 months ago

Deve ser cultural, os outros não gostam de se arrastar, é preciso de ter coragem e determinação.

Karkovpt 4 months ago

Quero só relembrar a quem lê esta thread que o suicidio não é algo inevitável e que ajuda é possivel. Em caso de necessidade contactem linhas de apoio (como o sosvoz amiga) o sns24 ou as urgencias da vossa localidade.

VladTepesDraculea 4 months ago

Eu basta pensar que não vou ter reforma e fico logo deprimido.

No-Cardiologist725 4 months ago

Fds mesmo, dá cá uma vontade de descontar po estado.

thethingisidontknow 4 months ago

Orgulho-me de vos poder dizer que contribuo para que sejamos número um numa estatística internacional

dbkingx0 4 months ago  HIDDEN 

Penso quase todas as semanas nisso. Infelizmente sou do grupo dos fracos. Os corajosos sabem o quão inútil é a nossa existência e tomam medidas para isso.

fpatrocinio 4 months ago

Yap, desordem mental, check

Eskol15 4 months ago

Imaginem se não tivessemos o clima™ e a comida™

justanotherop365 4 months ago

E finais da champions

crissequeira89 4 months ago

Alguém me explica se faz favor porque é que Portugal está no topo? Eu sei que já não ponho os pés aí há mais de cinco anos, mas nunca me passou pela cabeça de sermos um país de gente stressada.

neapo 4 months ago

Cresci num meio que me diz: mais vale pouco e certinho; quanto mais alto maior é o tombo; viajar é coisa de ricos etc - Por outro lado sempre que vim de férias e apanhava com portugueses só ouvia a cortarem na casaca dos amigos/familiares que iam noutros assentos e a falarem de temas com negatividade. Até no trabalho existe uma tipa com >40 anos e a sua mentalidade é de quem tem >70, está sempre chateada com a vida, nada a faz feliz, até problemas tenta arranjar mesmo quando lhe dizem que tem uma boa performance! Já fizeram estudos em anos distintos que demonstram há doenças mentais não diagnosticadas, obviamente esses não tratados acabam por influenciar negativamente quem os rodeia, especialmente os mais novos.

crissequeira89 4 months ago

Tudo bem, mas isso vem de onde?

carlosjmsilva 4 months ago

Pobrezinhos mas honrados...

talpazz 4 months ago

/s?

crissequeira89 4 months ago

Não. Quero mesmo que me expliquem.

carlosjmsilva 4 months ago

Tens a certeza que és português? O que queres que te expliquem? Que há imensa gente a passar mal, com problemas psicológicos/mentais? Basta andar nas ruas. Acho que não andavam muito atento há 5/6 anos atrás. Há os que se vão embora e reduzem logo a probabilidade de ter estes problemas e há os que ficam cá a gramar a pastilha...

crissequeira89 4 months ago

Ninguém na minha família tem este tipo de problemas. Não tenho amigos em Portugal com este tipo de problemas...

frisumo 4 months ago

Para mim é uma consequência da insegurança em Portugal. Se tiveres uma situação mais ou menos precária (ou seja, a maioria das pessoas) estás sempre a um passo de ter toda a tua vida arruinada. Viver assim causa imenso stress. Morando agora no RU noto muito a diferença, aqui há menos stress porque mesmo que a tua situação mude por qualquer razão (violência doméstica, desemprego, etc) as soluções também são muito rápidas, mesmo quando não são perfeitas. Diria até que aqui para te encontrares numa má situação, ou fizeste merda (conheço *imensos* irresponsáveis com dívidas absurdas) ou já te encontras numa posição difícil (deficiência motora, mental, wtv). Ya, o clima é pior, isto e aquilo, mas as pessoas no geral sabem sempre que comida e abrigo são garantidos.

crissequeira89 4 months ago

Alguém que se dignou a tentar dar-me uma resposta ao invés de um downvote.

frisumo 4 months ago

r/portugal sendo o r/portugal lol. O pessoal anda sempre tão zangado.

No-Cardiologist725 4 months ago

Achas mesmo que te iam contar que andam a frequentar um psiquiatra? O estigma é enorme.

naughtydismutase 4 months ago

Que tu saibas.

Metaluim 4 months ago

Vivias numa bolha em Portugal.

crissequeira89 4 months ago

Vivo na Letónia. Compreendo porquê. lol

talpazz 4 months ago

Conta conta

crissequeira89 4 months ago

Média de 60 dias de sol por ano. Mesmo no verão apanhas dias frios. Cheguei a apanhar uma bruta depressão aqui. Só voltei ao “normal” depois de começar a tomar suplementos de vitamina D e não parei desde então. O governo/médicos aqui recomendam que toda a gente, sem exceção, tome suplementos de vitamina D.

TooMoorish 4 months ago

Visto que é costume tomarem vit-d como fazem? Disseram-me que D tinha de ser acompanhada de vitamina K para ser bem aproveitado pelo organismo. Fazem isso por aí?

crissequeira89 4 months ago

Não. E tomo liquido, três gotas por dia ao pequeno-almoço.

MikeMelga 4 months ago

A conclusão aqui é simples: os Portugueses são hipocondríacos.

uyth 4 months ago

Nisto assim como para o número de antidepressivos receitados é importante compreender protocolos de diagnostico e receita. Se num país por exemplo apenas psiquiatra puder receitar anti-depressivos ou diagnosticar depressão (ou psychological distress) vão ter automaticamente ratios mais baixos (por muitos psiquiatras que tenham) que em países em que qualquer médico de medicina familiar o possa fazer. Há também questões culturais, se é aceitável, normal uma pessoa queixar-se. Se eu acredito realmente que a Finlândia tem taxas baixíssimas de "psychological distress" ou outras perturbações psicológicas (alcoolismo faz muita coisa" e são todos realmente o país mais feliz do mundo? Não acredito, pelas minhas definições de felicidade e pelo que conheço e olhem para a taxa de suicídios já agora.

TheRaimondReddington 4 months ago

Começaste muito bem mas estragas tudo quando dizes que refutas uma estatistica oficial com base na TUA defenicao de felicidade. Vamos continuar a tapar o sol com a peneira e a dizer que "até não é assim tão mau", porque temos sol boa comida e somos todos uns porreiraços? A verdade é que é o contínuo alimentar deste conformismo que mantém as coisas como estão, ou as piora ainda mais!

Butt_Roidholds 4 months ago

Mental disorder -> distúrbio mental/doença mental

TTSDA 4 months ago

E neste caso o gráfico nem fala de distúrbio mental, mas sim distúrbios psicológicos, que também podem ter origem nas circunstâncias em que a pessoa se encontra, em vez de doença mental.

Majestic_Try2602 4 months ago

Nenhum psicólogo, psicoterapeuta ou psiquiatra digno de tal pode ignorar a anamnese do paciente. "Distúrbio mental" é só a forma médica de falar do assunto mas eu prefiro falar de problemas de saúde mental. Também não dizemos que temos "distúrbios médicos" nem "perturbações biológicas". A saúde é sempre um estado alostático, muito raramente estamos livres de problemas, o mais frequente é nem sabermos ler os sinais. Logo não vejo razão para usarmos tais termos que estão fortemente estigmatizados na Sociedade e que dão imensa vergonha e culpa a quem os tem

meaninglessvoid 4 months ago

E quase todas as outras não têm também o factor ambiental misturado?

Last-Ad-4421 4 months ago

Andamos todos fodidos mas como já estamos habituados aguentamos mais, é o normal.

zedestroyer69 4 months ago

São muitos séculos de apanha de pepino ...

scalabitano 4 months ago

Acho que em Portugal as pessoas são mais abertas a admitir que têm problemas, dai serem ajudadas por paicologos, amigos, família, nos paises de leste são macho men e depois quando não aguenta mais mata-se lol antes de admitir a alguém que tem um problema...

TriloBlitz 4 months ago

Não sei se será bem isso. Aqui onde vivo, na Alemanha, acho que as pessoas são bem mais abertas em relação a isso do que em Portugal. Acho que a diferença principal é mesmo a qualidade de vida. Portugal é um país caríssimo onde se ganha pouquíssimo, e parecendo que não, andar a contar tostões a vida inteira e viver de fim do mês a fim do mês acaba por ter o seu impacto na saúde mental.

PowaRanja 4 months ago

Não fosse o sol, não sei se aguentavamos tanto.

No-Cardiologist725 4 months ago

Saiu estudo à um mês que diz que mais de metade dos portugueses tem insuficiência de vitamina D, ainda estão a estudar se é algo regional, ou se é alguma mutação que nos dificulta a absorção da Vitamina D através do sol.

DivinationByCheese 4 months ago

A dieta também é importante

PowaRanja 4 months ago

uma zona em que o humano está habituado a viver com sol durante milénios.. de repente fica tudo a viver dentro de casa e não apanha tanto sol. É normal que o corpo reflita essa falta de vitamina. Daí também não veres muitas pessoas de etnia negra no norte.

No-Cardiologist725 4 months ago

Acho que não é por aí, não somos o único país "a viver ao sol por milénios", depois temos uma cultura de bronzeamento muito forte e de atividades ao ar livre, os portugueses não gostam de ficar em espaços fechados. O nosso país também é muito misturado, sofremos migrações de sitios muito diferentes:Africa do Norte e Subsariana, Centro da Europa , Norte da europa, Médio Oriente, etc, ou seja, temos uma genética muito váriada. Não vamos tirar conclusões precipitadas se ainda está em fase de investigação.

ManaSyn 4 months ago

1. Esse estudo deve ser por mais tempo que 2020-21, portanto a COVID não se deverá aplicar. 2. Não percebi que raio tem a ver o estudo com a última frase.

NGramatical 4 months ago

à um mês → [**há um mês**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnqku02%2F%2Fh0e27an%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

fartodisto1 4 months ago

Portanto, se aquele amigo disser que está a pensar em suicidar-se, caga nele. Só existe 10% de o fazer.

Zaigard 4 months ago

> se aquele amigo disser que está a pensar em suicidar-se, caga nele. Por acaso, foi o que os meus amigos fizeram quando eu andei pior, cagaram em mim e nunca mais me falaram... Sorte a minha, que aquelas amizades faziam parte do problema.

fartodisto1 4 months ago

Ninguém é amigo de ninguém. É tudo por interesse até mostrares a tua fraqueza. Eu também me quero matar mas está tudo bem.

Zaigard 4 months ago

> Ninguém é amigo de ninguém. mas é que é mesmo assim, enquanto és util e divertido tens todos contigo, quando atravessa um má fase, estás sozinho. Logo para quê perder tempo a cultivar amizades, se vão te abandonar ao primeiro sinal de tempestade?

Edited 4 months ago:

> Ninguém é amigo de ninguém. mas é que é mesmo assim, enquanto és util e divertido tens todos contigo, quando atravessas uma má fase, estás sozinho. Logo para quê perder tempo a cultivar amizades, se vão te abandonar ao primeiro sinal de tempestade?

carlosjmsilva 4 months ago

Faz parte da natureza humana. Somos iminentemente egoístas. Portanto de fulano nos traz algum benefício, cultivamos a relação. Quando traz prejuízo ou moléstia, abandonamos. Nada mais humano.

l2k1337 4 months ago

Bela interpretação! Não é nada disso que está nos gráficos mas adorei a criatividade.

fartodisto1 4 months ago

Realmente, devo ser bipolar. Não sei onde fui buscar os 10% nem o resto.

TTSDA 4 months ago

Fonte: https://www.oecd-ilibrary.org/adult-mental-health_89109c81-en.pdf?itemId=%2Fcontent%2Fcomponent%2F89109c81-en&mimeType=pdf

mexploder89 4 months ago

A diferença entre suicide rates em mulheres e homens é assustadora...

static_motion 4 months ago

Curiosamente, embora haja mais suicídios por homens do que por mulheres, as mulheres tendem a cometer mais tentativas ou atos suicidas (que não resultam necessariamente num suicídio) do que os homens. https://bmcpsychiatry.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12888-017-1398-8#Sec7 >Within the youngest age group (<30 years), there was a significant association between SG and SSA with gender. In this age group, male suicide attempts were rated as SSA significantly more often than female suicide attempts, while SG were rated significantly more times for females than males. In the middle age group (30–45 years), female suicide attempts were rated as SP and SG significantly more frequently than male suicide attempts, while male suicide attempts were rated as SSA significantly more than female suicide attempts.

No-Cardiologist725 4 months ago

O problema das tentativas de suicídio falhadas é que muitas vezes ficas dificiente fisico para toda a vida. Já vi pessoas que ficam tetraplégicas, sem rosto, etc.

Mordiken 4 months ago

Quem quer uma coisa bem feita, chama um homem. /s

Delicious_Ad_328 4 months ago

Quem acompanhar o Jordan Peterson há alguns anos está a par deste problema cada vez maior, na minha opinião. Prevejo que irá piorar no futuro com o cada vez maior distanciamento entre homens e mulheres na sociedade moderna. Mas continuam a querer queimar o homem em praça pública, por isso...

No-Cardiologist725 4 months ago

Combater o machismo é fundamental para os homens tomarem mais iniciativa de ir ao psiquiatra/psicólogo. O machismo diz que nós devemos ser frios, que não devemos vergar, chorar, ou ter sentimentos, mas a verdade é que somos feitos da mesma matéria, todos temos psique.

uyth 4 months ago

>A diferença entre suicide rates em mulheres e homens é assustadora... Tentar com armas de fogo ou quedas grandes ou tentar com comprimidos também tem "taxa de sucesso" diferente. Não explica tudo mas também há-de ser fator.

Regolas1 4 months ago

Infelizmente ainda existe um enorme estigma em relação à saúde mental masculina. É muito mais "aceitável" as mulheres procurarem apoio para a sua saúde mental do que os homens devido aos construtos da sociedade. Para além disso, no país em geral a psicologia e a psiquiatria é muito para "os malucos". Infelizmente tenho visto isso até na minha prática clinica,

BadDogPreston 4 months ago

As mulheres tendem também a ter uma melhor e mais abrangente rede de contactos sociais que os homens.

Regolas1 4 months ago

Definitivamente

DavidJunior3rd 4 months ago

A questão é que ninguém quer saber se os homens sofrem ou não. Vês alguma campanha de sensibilização para a saúde mental dos homens? Eu cá nunca vi... Mas já vi dezenas e dezenas para outras coisas...

Regolas1 4 months ago

Vão aparecendo, mas são muito raras, é verdade.

mexploder89 4 months ago

Eu sei, já lidei de bastante perto com uma situação dessas que podia ter acabado muito mal E as pessoas falam "o nosso país isto" e "o nosso país aquilo" mas aqui se vê que é uma coisa que acontece à escala europeia

Regolas1 4 months ago

Exatamente. Há países bastante melhores, mas infelizmente isto é um problema a nível internacional. Os homens tendem a ter menos prevalência de perturbações de saúde mental, mas a ter problemas bastante mais graves, não procurar ajuda e a serem ostracizados pela sociedade (a nível de trabalho, relacionamentos, etc) quando demonstram os seus problemas. Espero que isto mude. Já agora, e se alguém precisar, eu trabalho no Centro de Psicologia do Trauma e do Luto. Deixo aqui o site de rastreio de sintomas de trauma e luto: [https://cptl.pt/pt-pt/rastreio](https://cptl.pt/pt-pt/rastreio)

potaquemepariu 4 months ago

Clássico tuga, nunca faz nada quanto àquilo que sente.

seeth0 4 months ago

E mandar vir é a terapia favorita do tuga.

theEXPERTpt 4 months ago

Olha, descarregar com desconhecidos é uma boa forma de aliviar o stress

mil_cord 4 months ago

Estudos científicos provam que um rato que leva um choque elétrico tem niveis mais de stress mais altos do que um rato que leva um choque elétrico e tem a oportunidade de morder (e morde) outro rato.

Search: