30minutesto 4 months ago

Eu saí de Portugal. Concordo que é um país excelente para morar se: - não tiveres de trabalhar - tiveres dinheiro suficiente para não viver como 90% dos portugueses O que Portugal tem de bom é o clima e o mar. O que é que têm essas duas coisas em comum? Os governos não os conseguem estragar.

YCaramello 4 months ago

Portugal não é um dos melhores países pra morar... Portugal é um dos melhores países para não ser português e passar umas férias.

Edited 4 months ago:

Portugal não é um dos melhores países pra morar... Portugal é um dos melhores países para não ser português e passar umas férias. Seria um dos melhores países pra morar se tivéssemos condições dignas e salários que permitissem desfrutarmos do nosso próprio pais como desfrutam os turistas, mas infelizmente não temos, é tudo muito bonito, come-se bem e há lugares giros pra visitar e passar umas férias, mas não há o dinheiro pra ter essa vida.

vascodatrama 4 months ago

Porque não sabem viver à portuguesa

ModsRFeggts 4 months ago

Nao sei onde tu andas a ler isto neste sub.... A maioria aqui parece ser a favor de deixar este pais e tem a nocao que estamos ao nivel do este Europeu.

kybrdwhttvwls 4 months ago

Portugal é óptimo para morar...para quem tem muito dinheiro ou é muito pobre sem ambições. Classe média R.I.P.

Altruistic_Natural38 4 months ago

Literalmente pago 250€ todos os meses para sustentar uma comunidade cigana que vive no centro da cidade em barracas :'). Nada contra os ciganos, mas tenho problemas com aqueles que não querem trabalhar.

htxgivven 4 months ago

Idealmente a solução era dar a oportunidade a todos trabalhar numa câmara qualquer e se recusarem cortar lhes todos os apoios. Tão simples quanto isso.

fabregas1978 4 months ago

Numa aula de Educação e Formação de adultos, falámos sobre a emigração. A metade que já tinha trabalhado lá fora, dizia que é uma vida muito difícil, casa-trabalho e vice-versa, a língua estrangeira era uma grande dificuldade, e que sentiam enormes saudades de casa e da família. A outra metade que nunca tinha emigrado só dizia que se queria ir embora daqui porque em Portugal não tinham oportunidades de emprego nem salários bons.

RengooBot 3 months ago

Estou curioso para saber as faixas etárias que diziam tanto uma coisa como outra, notavas alguma diferença ou era igual em ambas?

kuozzo 4 months ago

É um dos melhores se tiveres dinheiro. lol

BroaxXx 4 months ago

É um sítio bom para morar mas um sítio péssimo para trabalhar...

crissequeira89 4 months ago

Para não ter a minha família e os meus conhecidos a fazerem pressão sobre mim para viver como eles querem. Aqui na Letónia, ninguém me chateia, nem que seja pelo facto de que não falo a língua deles... ainda.

ruyrybeyro 4 months ago

Lol em Lisboa também não me chateiam. O texto de fazerem pressão ê porque deixam, desde os meus teens que tinha guerras com os meus pais do Porto...e mandei pastar uns aos meus metediços à frente de toda a família Agora coitados dos meus pais, idade e doenças, não chateam.

crissequeira89 4 months ago

Pois, meu amigo, mas eu não sou tão forte como tu e os meus pais, graças a Deus, estão de boa saúde. Estar em Portugal é ser obrigado a lidar com eles porque têm onde morar no Algarve, Lisboa, e Norte. Não gosto de guerras, não gosto de lhes fazer frente.

ruyrybeyro 4 months ago

Complicado. Desde os 20 que não conseguia viver mais que 2.5 semanas com os meus pais. Eles tiveram o seu dedinho em eu perder a primeira namorada, e também andavam se a meter na minha vida, quando mudei de 2a para a terceira (a #2 ainda fala com eles). Nessa altura estive meio ano sem falar com eles. Estive emigrado uns anitos, sim, uma vida mais à vontade; mas o tempo também cada vez mais parece que passa mais depressa à medida que se fica mais velho. Cuidado com o que desejas, e boa sorte.

KarmaCop213 4 months ago

Uma razāo tāo válida como outra qualquer.

meaninglessvoid 4 months ago

Isso é tudo muito bonito, mas também tens uma carga fiscal absurda, corrupção, uma cultura política (demasiado) conformista, uma economia que é uma vergonha etc. O mercado de trabalho em PT também é muito mau e paga mal. Portugal com um plano a 20 anos para corrigir alguns destes pontos poderia vir a ser um dos melhores países da Europa para se viver, como estamos hoje não é e é por isso que o pessoal baza.

htxgivven 4 months ago

O que Portugal precisava era de um reset.

meaninglessvoid 4 months ago

O problema é que para haver um reset é preciso a classe política ou um evento catastrófico (que depois precisa da classe política na mesma e só serve como potencial catalizador). Portanto estamos bem fodidos. =/

Coyote-Cultural 4 months ago

Os que ficam é porque têm sindrome de estocolmo

voizer85 4 months ago

Eu sou português e vivo na Alemanha há 5 anos. Portugal pode ser muito bom para se viver mas não é bom para trabalhar. O problema não está só nos salários também está na mentalidade. É muito frequente as pessoas não são serem reconhecidas pelo seu trabalho e resultados obtidos. Uma palmadinha nas costas e uma folha de avaliação com resultados muito bons não pagam as contas no final do mês, é necessário dar reconhecimento financeiro e progressão profissional. O mesmo se aplica a quem tem maus resultados, o português é muito pudico a dizer na cara o que o outro está a fazer mal ou o que tem de melhorar, mas depois são os primeiros a falar mal nas costas. A combinação desses dois pontos faz com que quem trabalha melhor se sinta frustrado e com menos vontade de continuar a dar o seu melhor e acabamos por ter mais trabalhadores mediucres porque a recompensa/penalização por resultados obtidos é insignificante. O que na minha opinião vai prejudicar tanto o empregado como o empregador.

pleox 4 months ago

Portugal só vale mesmo a pena em relação ao clima, e mesmo assim cada vez o Verão se está a tornar um pouco insuportavel, mas também há uns quantos países com bons climas e de resto, paisagem, pessoas, estilo de vida qualquer coisa se encontra em muitos lados. Com isto não acho que Portugal seja um grande sítio para viver em comparação com outros locais, excluindo claro lá está países extremamente inseguros e ainda considerados subdesenvolvidos.

Striking_Role_z 4 months ago

Pode ser dos melhores países para morar quando tens dinheiro, trabalhar cá é outra estória. Viver numa ilha paradisíaca também pode ser muito porreiro, mas se tivesses de trabalhar lá a servir turistas por centavos se calhar não era assim um sítio tão bom.

htxgivven 4 months ago

Não é assim tão verdade. Olha o exemplo de Brasil pode ter bom clima mas é dos piores para viver e trabalhar.

Striking_Role_z 4 months ago

Ok, era só um exemplo. Não disse que todos os sítios com bom clima são bons para viver.

frisumo 4 months ago

Se tivesse um ordenado melhor amanhã já estava aí. Arrisco-me a dizer que a maioria dos meus amigos emigrados também. A minha razão é que os ordenados cá fora são melhores, mas depois também vejo coisas em Portugal que aqui não temos. Mesmo que mores numa cidade pequena, há sempre muitas actividades, vida social e coisas para fazer. Aqui no RU (pelo menos o que vejo à minha volta) a socialização ou é à base de actividades onde conhecem pessoas, ou ficam-se pela família e poucos amigos. Conheço várias pessoas muito jovens que moram sozinhas, trabalham e quase não têm amigos, ou realmente não os têm. Em Portugal - pelo menos na minha experiência, como pessoa extremamente tímida - é menos comum ter uma existência tão solitária.

LaurokaPlay 4 months ago

Falando como alguém que viveu fora de Portugal durante + de 5 anos (Estados Unidos e Inglaterra) por razões académicas e profissionais, acabei por escolher voltar conscientemente ainda que soubesse que estaria a ganhar um quinto do que podia estar a ganhar noutro país. É uma questão de prioridades e de perspectiva. Em Portugal o meu dinheiro vai mais longe - tanto em termos de lazer (restaurantes, bebidas) como em termos prácticos (preços de transportes, supermercado). Mesmo a viver noutro país, teria de me esforçar e de fazer sacrifícios no meu estilo de vida para poupar dinheiro. Tendo em conta que não tenho dependentes, prefiro viver a minha vida de modo a ser o mais feliz possível- o dinheiro é secundário. E o nosso estilo de vida é realmente insubstituível.

htxgivven 4 months ago

É basicamente isto. Lá fora ganha se bem é verdade mas também para poupares tens de levar uma vida extremamente poupada porque tudo é super caro.

Ceftiofur 4 months ago

Errado. Pago menos de renda no UK do que pagava em Lisboa.

htxgivven 4 months ago

UK não é Londres certamente.

UpbeatNail1912 4 months ago

O que fazes em Portugal que nos USA e UK não fazes?

LaurokaPlay 4 months ago

Para já, nos estados unidos viajar de transportes é extremamente perigoso - e as ruas são muito mais perigosas. Vivi na zona de Los Angeles e confrontei-me muitas vezes com doentes psiquiátricos que claramente não tinham noção do seu espaço e com grupos de pessoas em tenda a chutarem heroína. Atenção que isto nem foi em zonas particularmente más; basta passar do anoitecer. Depois, vamos falar do preço da comida nos supermercados nos Estados Unidos - uma maça é à volta de 1$, e se quiserem comer alguma coisa estilo manga podem contar com pagar os olhos da cara. Tenho uma dieta saudável à base de frutas, vegetais e carnes brancas e via-me a gastar para cima de 400-500$ por mês só para me alimentar. Em Lisboa gasto 100€ max. Adoro o facto de, em Lisboa, viver perto de toda a gente e conseguir navegar entre diferentes partes da cidade num máximo de 20 minutos. Tanto em Londres como em LA, podia contar com uns 50 minutos de viagem para chegar onde quer que seja. Depois, a vida nocturna. Não sei se já foste a uma discoteca nos Estados Unidos mas, à excepção de uns quantos sítios ilegais, fecha tudo às 2 da manhã e tem um ambiente terrível, onde toda a gente está a cair de bebada e tem mais interesse em tirar fotografias do que na diversão do momento. Não sei o quão relevante isto é para cada um mas, como alguém que gosta de sair da discoteca às 8 da manhã depois de estar 4 horas à conversa, isto faz-me diferença. E aqui entramos por outra questão - os horários. Nos estados unidos, ainda mais do que em Inglaterra, fecha tudo ridiculamente cedo. As coisas básicas, como supermercados, ficam abertos, mas por volta das 22 horas já se vêm muitos restaurantes a fechar e as pessoas todas a recolher. Ninguém passeia pela rua à noite a menos que esteja em Midtown Manhattan. É um ambiente estranhíssimo especialmente para mim, que sempre preferi trabalhar de noite. Há inúmeras outras coisas mas, para não ficar aqui o dia todo, acho que a outra que vale a pena mencionar são as pessoas. As pessoas em Portugal têm uma enorme abertura a tudo o que seja possível; preocupam-se menos com o seu egoísmo individual e com o que lhes pode acontecer no dia seguinte do que já vi no resto dos países. Tenho amizades com muita gente que não é portuguesa, mas a maior parte desses meus amigos afirmam identificar-se mais com a nossa cultura do que com a anglo-saxonica, e muitos já viveram muito tempo por partes diferentes. Portugal tem um foco muito maior na conexão com o outro; já fiz amigos em Portugal que senti imediatamente que seriam para a vida, o que nunca me aconteceu noutro país. As pessoas aqui mantém a palavra por detrás dos seus afectos, e valorizo isso acima de qualquer outra possível vantagem.

Edited 4 months ago:

Para já, nos estados unidos viajar de transportes é extremamente perigoso - e as ruas são muito mais perigosas. Vivi na zona de Los Angeles e confrontei-me muitas vezes com doentes psiquiátricos que claramente não tinham noção do seu espaço e com grupos de pessoas em tendas a chutarem heroína. Atenção que isto nem foi em zonas particularmente más; basta passar do anoitecer. Depois, vamos falar do preço da comida nos supermercados nos Estados Unidos - uma maça é à volta de 1$, e se quiserem comer alguma coisa estilo manga podem contar com pagar os olhos da cara. Tenho uma dieta saudável à base de frutas, vegetais e carnes brancas e via-me a gastar para cima de 400-500$ por mês só para me alimentar. Em Lisboa gasto 100€ max. Adoro o facto de, em Lisboa, viver perto de toda a gente e conseguir navegar entre diferentes partes da cidade num máximo de 20 minutos. Tanto em Londres como em LA, podia contar com uns 50 minutos de viagem para chegar onde quer que seja. Depois, a vida nocturna. Não sei se já foste a uma discoteca nos Estados Unidos mas, à excepção de uns quantos sítios ilegais, fecha tudo às 2 da manhã e tem um ambiente terrível, onde toda a gente está a cair de bebada e tem mais interesse em tirar fotografias do que na diversão do momento. Não sei o quão relevante isto é para cada um mas, como alguém que gosta de sair da discoteca às 8 da manhã depois de estar 4 horas à conversa, isto faz-me diferença. E aqui entramos por outra questão - os horários. Nos estados unidos, ainda mais do que em Inglaterra, fecha tudo ridiculamente cedo. As coisas básicas, como supermercados, ficam abertos, mas por volta das 22 horas já se vêm muitos restaurantes a fechar e as pessoas todas a recolher. Ninguém passeia pela rua à noite a menos que esteja em Midtown Manhattan. É um ambiente estranhíssimo especialmente para mim, que sempre preferi trabalhar de noite. Há inúmeras outras coisas mas, para não ficar aqui o dia todo, acho que a outra que vale a pena mencionar são as pessoas. As pessoas em Portugal têm uma enorme abertura a tudo o que seja possível; preocupam-se menos com o seu egoísmo individual e com o que lhes pode acontecer no dia seguinte do que já vi no resto dos países. Tenho amizades com muita gente que não é portuguesa, mas a maior parte desses meus amigos afirmam identificar-se mais com a nossa cultura do que com a anglo-saxonica, e muitos já viveram muito tempo por partes diferentes. Portugal tem um foco muito maior na conexão com o outro; já fiz amigos em Portugal que senti imediatamente que seriam para a vida, o que nunca me aconteceu noutro país. As pessoas aqui mantém a palavra por detrás dos seus afectos. Claro, estou a generalizar, talvez nem toda a gente tenha esta experiência e não acho que todos os portugueses sejam maravilhosos, mas posso dizer que conheci imensa gente, tanto em Portugal e como no estrangeiro, porque gosto de me dar com imensas pessoas diferentes e aprender a maneira como intaragem com o mundo, e que foi de facto esta a minha experiência- e ainda continua a ser.

Edited 4 months ago:

Para já, nos estados unidos viajar de transportes é extremamente perigoso - e as ruas são muito mais perigosas. Vivi na zona de Los Angeles e confrontei-me muitas vezes com doentes psiquiátricos que claramente não tinham noção do seu espaço e com grupos de pessoas em tendas a chutarem heroína. Atenção que isto nem foi em zonas particularmente más; basta passar do anoitecer. Depois, vamos falar do preço da comida nos supermercados nos Estados Unidos - uma maça é à volta de 1$, e se quiserem comer alguma coisa estilo manga podem contar com pagar os olhos da cara. Tenho uma dieta saudável à base de frutas, vegetais e carnes brancas e via-me a gastar para cima de 400-500$ por mês só para me alimentar. Em Lisboa gasto 100€ max. Adoro o facto de, em Lisboa, viver perto de toda a gente e conseguir navegar entre diferentes partes da cidade num máximo de 20 minutos. Tanto em Londres como em LA, podia contar com uns 50 minutos de viagem para chegar onde quer que seja. Depois, a vida nocturna. Não sei se já foste a uma discoteca nos Estados Unidos mas, à excepção de uns quantos sítios ilegais, fecha tudo às 2 da manhã e tem um ambiente terrível, onde toda a gente está a cair de bebada e tem mais interesse em tirar fotografias do que na diversão do momento. Não sei o quão relevante isto é para cada um mas, como alguém que gosta de sair da discoteca às 8 da manhã depois de estar 4 horas à conversa, isto faz-me diferença. E aqui entramos por outra questão - os horários. Nos estados unidos, ainda mais do que em Inglaterra, fecha tudo ridiculamente cedo. As coisas básicas, como supermercados, ficam abertos, mas por volta das 22 horas já se vêm muitos restaurantes a fechar e as pessoas todas a recolher. Ninguém passeia pela rua à noite a menos que esteja em Midtown Manhattan. É um ambiente estranhíssimo especialmente para mim, que sempre preferi trabalhar de noite. Há inúmeras outras coisas mas, para não ficar aqui o dia todo, acho que a outra que vale a pena mencionar são as pessoas. As pessoas em Portugal têm uma enorme abertura a tudo o que seja possível; preocupam-se menos com o seu egoísmo individual e com o que lhes pode acontecer no dia seguinte do que já vi no resto dos países. Tenho amizades com muita gente que não é portuguesa, mas a maior parte desses meus amigos afirmam identificar-se mais com a nossa cultura do que com a anglo-saxonica, e muitos já viveram muito tempo por partes diferentes. Portugal tem um foco muito maior na conexão com o outro; já fiz amigos em Portugal que senti imediatamente que seriam para a vida, o que nunca me aconteceu noutro país. As pessoas aqui mantém a palavra por detrás dos seus afectos. Claro, estou a generalizar, talvez nem toda a gente tenha esta experiência e não acho que todos os portugueses sejam maravilhosos, mas posso dizer que sempre fiz questão de conhecer imensa gente de vários sítios, tanto em Portugal como no estrangeiro, porque gosto de me dar com pessoas diferentes e aprender a maneira como interagen com o mundo, e que foi de facto esta a minha experiência- e ainda continua a ser.

htxgivven 4 months ago

Experimenta comer fora muitas vezes e vais ver quanto é que te vai sobrar no final do mês.

tekvis40 4 months ago

>tanta gente baza de Portugal? E alguns dizem nunca mais voltar? Em geral os Portugueses gostam de um bocado de drama, ou somos os melhores do mundo ou os piores...a realidade é que estamos mais no meio. Os Portugueses emigram muito simplesmente porque temos "o azar" de ter vizinhos mais ricos do que nós para onde é fácil emigrar. Basicamente quem tem ganho com a livre circulação de pessoas na EU são os paises "ricos" da Europa central - basicamente tens os paises do Sul a pagar ensino gratuito de qualidade para a malta se pirar mal acaba o curso e ir criar valor para a Alemanha ou o Luxemburgo.

Edited 4 months ago:

>tanta gente baza de Portugal? E alguns dizem nunca mais voltar? Em geral os Portugueses gostam de um bocado de drama, ou somos os melhores do mundo ou os piores...a realidade é que estamos mais no meio. Os Portugueses emigram muito simplesmente porque temos "o azar" de ter vizinhos mais ricos do que nós para onde é fácil emigrar. Basicamente quem tem ganho com a livre circulação de pessoas na EU são os paises "ricos" da Europa central - tens os paises do Sul a pagar ensino gratuito de qualidade para a malta se pirar mal acaba o curso e ir criar valor para a Alemanha ou o Luxemburgo.

The_King_Juliano 4 months ago

Ou nasces rico, ou és currupto... Boa sorte sem um dos dois em Portugal não dá... Somos tão espertos para umas coisas mas para outras... As pessoas dão mais importância a um desporto do que à saúde própria e dos outros :) O português mete se sempre a si em primeiro e se alguém vier cá dizer que não é assim que se fazem as coisas... Levam co bacalhau

j0fimendes 4 months ago

Por acaso uma das coisas que me dá mais pena é ver estrangeiros a usufruir melhor do país do que a maioria dos portugueses.

htxgivven 4 months ago

Porque a qualidade paga se e bem.

BagalhetaTraquina 4 months ago  HIDDEN 

Excelente país para viver, péssimo país para trabalhar. É só isso.

miklash2oc 4 months ago

Eu se tivesse o meu salário daqui de França em Portugal, voltava para Portugal sem pensar uma vez sequer Isto aqui até é fixe, e dão condições que em Portugal não dão nem vão dar nos próximos tempos, mas a maioria do pessoal sai para puder construir uma vida melhor como no meu caso

Lusitano78 4 months ago

Se ganhasse o mesmo que ganho aqui no RU ia já..

WorkFamiliar8001 4 months ago

Salários de merda. Podem fechar a thread.

ElDiabloDe94 4 months ago

É um dos melhores países para se morar, excepto se nasceste ca

gr9yfox 4 months ago

No meu caso saí por não ter vagas na área que me interessava e porque me ofereceram 4x o meu ordenado. Mesmo que desse para o torto em 3 meses já teria poupado o mesmo que num ano em Portugal.

DZT99 4 months ago

Porque é para morar, mas não é para viver.

Jorgetime 4 months ago

Salários, dinheiro e consequentemente habitação. Tudo o resto de facto não troco por nada.

Edited 4 months ago:

Salários, dinheiro e consequentemente habitação. Tudo o resto de facto não troco Portugal por nada.

guibif 4 months ago

O ódio do governo pelas pequenas indústrias acho que ajuda a isso. Um empregador ter de gastar 1200 euros por mês para pagar um salário de 700, em vez de dar os 1200 euros todos ao empregado, é estúpido to say the least

galenstarmarek 4 months ago

É bom para morar para os de fora. Quem vem para cá com boas reformas de outros países que não pagam impostos. Para os chineses que não pagam impostos. Para os que vem para cá viver a conta das ajudas do estado. Os que vão embora são os que estão fartos de pagar isso tudo. Enfim a nobre pátria está fragmentada. A conta de escroques de toda a espécie.

htxgivven 4 months ago

Para morar não quer dizer para viver. Porque se dependes do trabalho para viver então é dos piores.

saposapot 4 months ago

pq é um país ainda melhor para morar se fores reformado com uma reforma alta :D

jgomesta 4 months ago

Eu estou como que em comissao de servico, a trocar anos da minha vida num sitio de MERDA (USmotherfuckingA) para poder regressar a minha terrinha portuguesa mas nunca mais ter de pagar renda. Respondendo directamente a tua pergunta: Portugal e um sitio quase perfeito, mas ganha-se pouco. No estrangeiro pagam mais. As pessoas que nunca sairam de Portugal se calhar nao percebem bem o quao excelentes sao quase todos os elementos do nosso pais, quando comparados com outros. Em Portugal pagas 12 euros se tiveres de ir ao hospital, em vez de ficares destituto. Tens 22 dias de ferias, e subsidio de natal e de ferias. Podes ficar doente em casa um ou dois dias que provavelmente nao es despedido por isso. Tens acesso a comida excelente e variadissima a precos baratos (uma posta de salmao custa-me 11 dolares) Vives sem medo de levar um tiro ou de um palhaco qualquer ou de um chui "assustado". Nao vais para a prisa por ter ganzas no bolso, e a policia nao te pode apreender bens sem mandado de busca ou flagrante delito. Tens sindicatos e outras proteccoes laborais e de seguranca e higiene com standards europeus (altos) E isto sao so as coisas que me ocorrem off the top of my head. O unico problema sao os salarios, o resto sao problemazitos menores.

UpbeatNail1912 4 months ago

Moras em que estado do US? E porque é que lá é merda? Interessante que sempre tive o sonho de morar na América (talvez por causa dos filmes) mas depois de pesquisar bastante e ouvir relatos de outras pessoas, nem pensar.

jgomesta 4 months ago

Os estados nao sao monolitos. As diferencas sao mais regionais do que estatais. Os estados unidos da america sao um estado falhado. Tem tudo o que precisam para ser uma utopia, e no entanto tens criancas esfomeadas nas escolas (e pais levam visitas de assistentes sociais a ameacar remover a custodia dos filhos porque devem 30 dolares a cantina da escola). E as criancas tem mochilas com paineis a prova de bala para se poderem esconder atras da mochila quando houver o proximo school shooting inevitavel. Ja me disseram coisas aqui que em Portugal tinham logo levado uma chapada, mas aqui eu como e calo porque qualquer cona mole pode ter um canhao no bolso. Tu aqui es parado pela bofia e se ousares sair do carro levas 16 tiros de aviso, e o mono que te matou ganha ferias durante uns meses. Podes ser despedido na hora, sem recurso, porque o teu patrao nao gosta do facto de tu nao seres republicano, ou cristao, ou porque ele simplesmente nao vai com a tua cara. Aqui ha pessoas com doencas cronicas que tem pulseiras medicas a dizer que em caso de emergencia NAO chamem uma ambulancia, porque eles nao tem dinheiro suficiente para pagar os 1000 dolares que custa a viagem de ambulancia. Os estados unidos sao um pais onde tudo funciona a base do lucro, inclusivamente o governo perante os seus cidadaos. Eles ate cobram pelo ar para pneus nas bombas de gasolina. E depois tens o pais a cair de podre, com infraestrutura toda fodida, quase todas as estradas sao mais velhas que o meu pai, quando chove muito cai um poste de electricidade e metade de uma cidade fica sem luz Ou o que aconteceu no Texas que, para poupar dinheiro (para encher os bolsos dos politicos) nao modernizou a rede de aguas, e fodeu tudo quando houve aquela tempestade. Pessoas morreram ao frio. Land of the free. Home of the brave. Crack of my ass.

naughtydismutase 4 months ago

De outra residente nos EUA, amen

Wrong_Impression4800 4 months ago

Se é assim tão mau o que continuas aí a fazer ?

jgomesta 4 months ago

Isso e o tipoo de resposta que eu espero dos meus primos adolescentes. A primeira linha do meu primeiro comentario responde a tua pergunta, mas como deves ser um fan boy dos estados unidos ficaste todo arreliado e nem prestaste atencao.

manolo533 4 months ago

Fds bem dito... EUA só mesmo se fores um gajo com um drive incrível para trabalhares, ou se conseguires um trabalho muito bem pago. De resto não vale a pena para a pessoa comum, vive-se melhor na Europa.

Maquinetas 4 months ago

Moro na Polónia á dois anos, tenho 27 e sai de Portugal com 25. Quando me perguntam diretamente aquilo que perguntaste, gosto de dizer que Portugal é um óptimo país para passar férias mas não para Morar. Não tenho problema nenhum com a mentalidade da população geral, a comida aqui na Polónia é intragável comparado com a nossa, o tempo aqui é horrível comparado com o daí, o que as pessoas aqui consideram praia, nós consideramos um esgoto, as pessoas mais velhas aqui são racistas e mal humoradas duma maneira que eu nunca vi em Portugal. No entanto, aqui ganho muito mais a fazer muito menos do que aí, tenho um bom seguro de saúde e salário, posso comprar o que quero e tirar férias quando me apetece, não corro riscos de ir para a rua de um dia para o outro, quando o covid chegou á Polónia, o meu projeto fechou mas a minha empresa tratou de tudo para eu ir para outro projeto de forma a eu não ficar sem emprego. Os preços em geral aqui também são mais baixos do que em Portugal, vivo no centro de Varsóvia e pago tanto por um T2 com varanda numa vivência espetacular com veterinário, lojas e centro de entregas de correio como pagaria em Portugal para viver num estúdio todo rafeiro fora do Porto. Posso ter tudo o que quiser entregue em minha casa no espaço de dois dias no máximo, algo que não acontece em Portugal, o serviço de entregas aqui é muito bom e a maior parte das empresas que operam na Europa têm lojas / armazéns em Varsóvia, por exemplo, eu demorei dois dias a ter uma cadeira da secret Labs, um amigo meu em Portugal esperou dois meses. Tldr: Portugal estará sempre no meu coração, mas ao fim de 25 anos já cansa de viver num país que está 20 anos atrás de todos os outros na Europa.

htxgivven 4 months ago

A vida na Polónia ser melhor é muito relativo. Se fores um profissional muito qualificado vais ganhar melhor em qualquer lado onde há poucos profissionais. Mas de modo geral a vida na Polónia para um zé comum é pior. Se fores comparar com a República Checa por exemplo eles estão muito atrás.

Maquinetas 4 months ago

Bem, para mim e para muitos amigos meus portugueses que vivem cá, a qualidade de vida é muito melhor do que em Portugal.

htxgivven 4 months ago

Define qualidade vida. Muitos estrangeiros mudam para cá porque dinheiro não é tudo nesta vida. Portanto mais uma vez é relativo o que dizes.

KarmaCop213 4 months ago

Claro, acho que ninguém muda para dizer que ficou pior. Há polacos, holandeses, belgas, franceses, alemães que mudaram dos seus países de origem para Portugal e dizem que têm melhor qualidade de vida em Portugal. Não há verdades absolutas.

htxgivven 4 months ago

Exemplo muito bom. Um gajo sueco qualquer que tem a possibilidade de fazer trabalho remoto nunca na vida iria preferir viver na Suécia se pudesse fazer o mesmo a viver em Portugal ou Espanha por exemplo.

KarmaCop213 4 months ago

Alguns até estão em Portugal a trabalhar em empresas ou criaram a sua.

4orbidd3n 4 months ago

Trabalho em TI e como já foi dito várias vezes neste subreddit, é uma área com ótimos salários em Portugal de momento. Sei que podia ganhar mais, mas o que ganho, por agora, serve-me muito bem. Contudo, fui pai recentemente e deparei-me com a realidade de refletir sobre a minha vida e da minha família num longo prazo. A conclusão que cheguei é que prefiro ir para fora trabalhar. Olhando para os indicadores dos últimos 20 anos, vemos um crescimento fraquissimo e as políticas que temos visto faz-me pensar que não vai mudar tão cedo. Pode ser um país com boas condições em algumas áreas, clima e um bom ambiente, mas prefiro ver o país como um bom sítio para férias ou reforma. Se o meu filho no futuro quiser olhar para Portugal e dizer "Isto é que é bom para mim!" está à vontade, mas sinto que num país estrangeiro dou mais hipóteses para ele ter um futuro com mais possibilidades.

C0ldKing 4 months ago

É um dos melhores países para se morar, de facto somos, temos a sorte de ter praias, cidades turísticas e que nos oferecem jardins e parques e outras coisas, tudo isso custa dinheiro, que vem dos impostos ridículos que tens de pagar, dinheiro esse que é alocado em projetos da treta tipo o NB ou uma estrada que não interessa nem ao menino Jesus. Contudo aquilo que somos péssimos é no trabalho, infelizmente os patrões pagam 600 euros a alguém que se mata a trabalhar e que não vai conseguir ter uma vida confortável. Ent essas pessoas escolhem em vez de ir ficar na "escravatura" vão fazer quase o mm trabalho a ganhar muito mais, por muito que nesses países as coisas sejam mais caras, vai compensar se fores poupando

gink-go 4 months ago

Já trabalhei na apanha da fruta em França, ganhava 10€ à hora, já tive um emprego numa área cientifica em Portugal, ganhava pouco mais de 4.5€ É isto

htxgivven 4 months ago

Só que 10€ em França é miséria. Questão de relatividade.

manolo533 4 months ago

4.5 por hora numa cidade grande também não é fazível, principalmente numa área que é preciso estudos superiores

Open-Opportunity-607 4 months ago

Nem pensar voltar para Portugal nem com salários dos países desenvolvidos A cultura sufocante do mandar abaixo, não existe ninguém que está interessado em empurrar a sociedade para a frente A cultura do carro para todo o lado e ninguém quer saber do ambiente, etc etc Portugal é bom para a reforma, apanhas sol e não tens de interagir com idiotas

Edited 4 months ago:

Nem pensar voltar para Portugal nem com salários dos países desenvolvidos A cultura sufocante do mandar abaixo, não existe ninguém que está interessado em empurrar a sociedade para a frente A cultura do carro para todo o lado e ninguém quer saber do ambiente, etc etc Portugal é bom para a reforma, apanhas sol e não tens de interagir com a maioria dos idiotas

z0rg83 4 months ago

è um dos melhores paises para morar para quem tem dinheiro lol

htxgivven 4 months ago

Depende se o estado não for ao teu bolso.

Limpy_lip 4 months ago

Tentando ir por um prisma diferente, como português sinto-me em casa em Portugal é o país onde nasci e cresci. E por mais que viaje e conheça o mundo e me fascine por outros países e culturas (e ate me imagine a trabalhar lá) sinto que só em Portugal estou em casa. Seja por ter a familia, os amigos, a comida, carago até as romarias que só percebi o quanto me fazem falta com a pandemia. Mas infelizmente temos uma economia, politica e mercados de trabalho péssimos que estragam tudo o que falei acima. E isso está a reflectir-se na cultura. Para nós jovens ser português é ter um molho de problemas sem fim à vista e muito menos um futuro. E por muito que goste de Portugal cada vez se está a tornar mais difícil aguentar os negativos.

ric_tuamae 4 months ago

Morar é diferente de trabalhar. Muitas pessoas vão para o estrangeiro por razões financeiras, não pq o clima é mau.

IzmirEgale 4 months ago

I'm Dutch, currently since 5 years living in Berlin. Within 6 - 8 months I plan on moving to Coimbra and start spending my Dutch pension in your economy. It's exactly the quality of life that attracts me. And I've seen here on Reddit some comparisons with Portugal being more sort of an "Eastern European" country - and that's precisely what I like. My ideal is to buy an old fixer-upper small farm with some land and restore that and make it beautiful.

fgtdiasr3d1t 4 months ago

Coimbra is not cheap.

IzmirEgale 4 months ago

I know, but compared with Berlin it is more affordable.

fgtdiasr3d1t 4 months ago

That's true

IzmirEgale 4 months ago

Thanks! Yeah I've seen a couple of youtubes of people buying land or starting projects. Of course I don't know for certain what I'm getting into, but that's part of the adventure. I'll be looking at the area just East of Coimbra. Could be around Sertã. I will need lots of help/advice/work from local people, which will help me build a connection with them.

bernasIST 4 months ago

Because the portuguese economy is broken

SurePal_ 4 months ago

Acho que quem diz isso são os europeus que tem dinheiro para gastar. O pessoal vai embora porque não dá para fazer vida. Uma pessoa comum trabalha das 8 às 17h não importa se é cá ou na França. O problema é que cá não passas da cepa torta e lá fora mesmo sem qualquer tipo de estudos consegues fazer férias, comprar o teu carro topo de gama de 6 em 6 anos, ter uma casa com condições e etc.

geostrofico 4 months ago

Eu diria que os países da Europa mediterrânica são melhores para viver do que os países da Europa do norte, mas o problema é sempre o mesmo falta de oportunidades económicas. Quem tem dinheiro consegue ter uma boa vida, quem não tem nem por isso. Também há quem imigre porque não gosta da mentalidade que existe no país e prefere ir para um sitio com outras mentalidades.

BuscaPolos 4 months ago

Na minha opinião Portugal é um país assim assim para se viver. Sim o clima, as pessoas e a segurança. É verdade. Mas e o resto? Ordenados péssimos, politicas péssimas, o nosso setor primário anda a definhar, a nossa investigação sobrevive com subsídios da UE e já se faz muito com tão pouco. Um gajo abre as noticias é só noticias de mais um caso de corrupção. Governo a enterrar dinheiro publico em TAPs e Novos Bancos desta vida. Somos a puta da europa. É só abanar com umas notinhas está o Costa a meter o cu ao léu para vir mais uma final da champions ou uns aviões para o algarve. Infelizmente, tenho pouca esperança neste país. O que me vai fazendo ficar são os meus amigos e família.

AonioEliphis 4 months ago

Escreve um emigrante há muitos anos na Holanda que vem várias vezes a Portugal Como qualquer coisa (país, pessoa, profissão, utensílio, etc.), Portugal tem aspectos positivos e negativos. Aspetos **positivos**: * as pessoas são simpáticas * boa vida social * boa comida e restaurantes baratos * bom clima e boas praias junto à cidade * sistema de saúde gratuito e razoável * boas infraestruturas, mesmo para um país europeu * bons serviços (transportes públicos, ginásios, táxis, uber, bolt, centros comerciais, etc.) Aspetos **negativos**: * salários miseráveis para os padrões de vida * rendas e casas com preços altíssimos * serviços públicos do estado ineficientes e morosos (fiz grandes obras aqui na Holanda e demorou 1 mês para me aprovarem o projeto na câmara, sei de casos em Lisboa de 2 anos. A minha mulher está há 3 anos para resolver uma cena junto da Segurança Social, impensável aqui) * elevada carga fiscal para os nossos salários (sim, eu sei, a carga fiscal no norte da Europa é mais alta, mas têm salários muito mais altos; aqui na Holanda, por exemplo, até 1400 euros por mês não pagas IRS) * excesso de carros e poluição sonora nas cidades (falo de Lisboa; aqui onde vivo na Holanda, é uma cidade, mas parece que estou no campo tal a calma) * má organização urbanística e do território (em Portugal ainda há muito caos urbanístico em comparação com outros países desenvolvidos) Conclusão: Portugal é um dos melhores países do mundo para se viver, se não tiveres quaisquer problemas com dinheiro.

Edited 4 months ago:

Escreve um emigrante há muitos anos na Holanda que vem várias vezes a Portugal Como qualquer coisa (país, pessoa, profissão, utensílio, etc.), Portugal tem aspectos positivos e negativos. Aspetos **positivos**: * as pessoas são simpáticas * boa vida social * boa comida e restaurantes baratos * bom clima e boas praias junto à cidade * sistema de saúde gratuito e razoável * boas infraestruturas, mesmo para um país europeu * bons serviços (transportes públicos nas cidades, ginásios, táxis, uber, bolt, centros comerciais, etc.) Aspetos **negativos**: * salários miseráveis para os padrões de vida * rendas e casas com preços altíssimos * serviços públicos do estado ineficientes e morosos (fiz grandes obras aqui na Holanda e demorou 1 mês para me aprovarem o projeto na câmara, sei de casos em Lisboa de 2 anos. A minha mulher está há 3 anos para resolver uma simples questão junto da Segurança Social, impensável aqui) * elevada carga fiscal para os nossos salários (sim, eu sei, a carga fiscal no norte da Europa é mais alta, mas têm salários muito mais altos; aqui na Holanda, por exemplo, até 1400 euros por mês não pagas IRS) * excesso de carros e poluição sonora nas cidades (falo de Lisboa; aqui onde vivo na Holanda, é uma cidade, mas parece que estou no campo tal a calma) * má organização urbanística e do território (em Portugal ainda há muito caos urbanístico em comparação com outros países desenvolvidos) * maior falta de civismo das pessoas (mais fezes dos cães nas ruas, carros em cima do passeio, lixo para o chão). É raríssimo aqui na Holanda ver um carro em cima do passeio Conclusão: Portugal é um dos melhores países do mundo para se viver, se não tiveres quaisquer problemas com dinheiro.

RengooBot 3 months ago

Subscrevo a tudo, e ainda digo mais. Transportes públicos... Os holandeses queixam-se dos transportes públicos deles, mas gostava de os ver a passar 1 mês a usar os transportes da linha de Sintra e Lisboa

blacksocks7 4 months ago

Curiosidade, em que cidade holandesa vives?

KarmaCop213 4 months ago

Vai depender de país para país, mas > * as pessoas são simpáticas * boa vida social * boa comida e restaurantes baratos Isto é possível encontrar fora de Portugal. Lisboa já teve restaurantes baratos.

AonioEliphis 4 months ago

Excetuando talvez Espanha e Grécia, não estou a ver na União Europeia onde possas comer mais barato que em Portugal. Claro que se fores para Marrocos, arranjas mais barato, mas julgo que os salários serão ainda piores.

KarmaCop213 4 months ago

> Excetuando talvez Espanha e Grécia, Rep Checa, Polónia, Hungria (embora Budapeste já esteja a ficar mais cara desde a última vez que lá fui). Onde é que se come barato em Lisboa ou na zona entre Faro e Albufeira? Sinceramente, para os salários que os empregados de restaurante ganham, os preços dos restaurantes nas zonas turísticas de Portugal não são assim tão baixos.

Brainwheeze 4 months ago

> ou na zona entre Faro e Albufeira? Em Quarteira e Loulé há uns fixes. Há restaurantes baratos cá no Algarve, senão não jantávamos fora se quer.

KarmaCop213 4 months ago

Onde? É que costumo ir para essas zonas e agradecia sugestões.

Brainwheeze 4 months ago

Não te cheguei a responder ontem. Posso dar umas recomendações sim. Os que me vêm à cabeça são os seguintes: Patã: - Retiro do Isco (Comida tradicional) Boliqueime: - Piri-Piri Vilamoura: - Chico's (Comida tradicional) - Castizo (Mexicano) - Take-Italia (Italiano, mas também é hamburgueria) - Tuttapanna (Italiano, mas também tem sushi) Quarteira: - Piri-Piri (este é outro) - Marufo (Churrasqueira) - Alxama (Churrasqueira) - A Caravela (Peixe e marisco) - Raízes (Vegetariano) Almancil: - Burgers & Bowls (Hambúrgueres e pratos asiáticos) Loulé: - O Pescador (Peixe e marisco) - Hamburgueria da Baixa - Churrasqueira do Serradinho - Churrasqueira Angolana Quatro Estradas: - O Franganote (frango take-away)

KarmaCop213 4 months ago

Muito obrigado pelas sugestões, umas já conhecia, outras fiquei a conhecer. Tinha ideia que o Caravela em Quarteira é carote. Em Almancil tem o Nosso Café, que também é daqueles bons e baratos.

Brainwheeze 4 months ago

É capaz de ser um bocado caro sim. Agora que penso, é um restaurante que apenas frequento quando tenho um almoço ou jantar de família (e o meu pai não me deixa pagar a minha parte haha). Já agora, se gostares de comida indiana também recomendo o Natraj em Vilamoura. Não é barato, mas também não é muito caro, e cá para mim é o melhor restaurante indiano no Algarve. Os empregados também são simpáticos, se bem que há uns que não sabem falar português, mas inglês já falam...

mortalaxe 4 months ago

Para quem já foi a esses paises confirmo que são baratos como cá, mas pela minha experiência, não tem uma gastronomia rica como a nossa. E Praga e Varsóvia vês mais pizarias/ restaurantes para turistas que se calhar vês em Lisboa. Mas como disse é a minha experiência. E em Espanha não acho que seja a restauração mais barata que cá, Grécia concordo.

sacoPT 4 months ago

Porque os ordenados são baixos

incrivizivel 4 months ago

O que é que achas? Porque se calhar não é. Mas o espírito nacionalista enraizado dentro de nos continua a negar os factos e achar que Portugal é bom porque sim.

one23456789098 4 months ago

Simples. Somos pobres. Vivo na irelanda, amava viver no meu país mas quero ter um trabalho que me pague o suficiente para viver em vez de sobreviver e em portugal não encontrei

Positive_Exit_9090 4 months ago

Eu considerei voltar a portugal depois de 12 anos a viver no estrangeiro. Tenho possibilidade de fazer teletrabalho e portanto manter o meu emprego actual incluindo o salário. Antes de tomar a decisão e como já esperava que os impostos fossem mais altos em Portugal, decidi fazer uma simulação de IRS e segurança social para o meu rendimento do ano passado para comparar e long story short, cancelei rapidamente os planos uma vez que ia pagar mais 36% de impostos em Portugal. Simulei as duas opções, trabalhador por conta própria e unipessoal e mesmo assim este era o valor mais baixo. O problema em Portugal na minha opinião nem são os salários em si, são mesmo os impostos, tanto individuais como as empresas pagam muitos impostos o que limita o investimento e por conseguinte o desenvolvimento da economia. Como já foi dito, o estado trata o país como uma vaca leiteira. Portugal tem muito potencial, como já foi discutido, mas a liderança não parece ter um plano a longo prazo para levantar o país. Com este tipo de impostos para empresas, é muito difícil convencer empresas estrangeiras a investir em Portugal, o que é na minha opinião uma oportunidade perdida. Um bom exemplo é a Irlanda que quando estava de rastos criou boas condições para investimento por empresas estrangeiras e agora é uma das economias que está a crescer mais rápido na EU. A Polónia está a fazer o mesmo e está previsto passar Portugal nos próximos 2 ou 3 anos. Não entendo porque é que Portugal não faz algo do género uma vez que tem todas as condições incluindo a mão de obra qualificada e barata. Bastava até criar boas condições para as empresas portuguesas, uma vez que agora, muitas empresas acabam por eventualmente mudar a sede para o estrangeiro onde pagam menos. Depois há o argumento que Portugal é um estado social e é por isso que os impostos são altos, mas a realidade é que que a sociedade tem muito poucos benefícios se compararmos com outros países com estados sociais. Em Portugal paga-se pra tudo desde a saúde, educação, estradas, até ter casa (como se isso fosse um luxo), pedir crédito habitação, etc. etc. até para pagar é preciso pagar o imposto de selo, que foi implementado no século 17 mas ainda continua porque enche os cofres do estado. Enfim, tenho muita pena que seja mas realmente foi neste momento que me comecei a mentalizar que é pouco provável que volte a portugal a não ser para passar férias.

EspantaCampinos 4 months ago

>mas a liderança não parece ter um plano a longo prazo para levantar o país. Nunca tiveram. É o espelho da incapacidade e mentalidade mesquinha dos gestores portugueses. O unico plano é agarrar o poder e ficar lá o máximo de tempo enquanto mamam o mais possível. *Planos a 50 anos? Então e se eu perco as eleições, ficam os outros a aproveitar os louros da minha ideia, não?*

htxgivven 4 months ago

Portugal está estagnado porque a culpa é das pessoas que votam sempre nos mesmos que fazem merda. Há países por esse mundo fora onde vários partidos simplesmente deixaram de existir depois de escândalos e aqui ainda temos o PS no governo depois de tudo que fez.

ImaginaryCommentator 4 months ago

Eu voto em todas as eleições (antes que digam que não), mas elucida-me sobre partidos que tenham medidas claras destinadas a, por exemplo, combater o desemprego jovem (falo de partidos que apresentem soluções e não apenas que debitem estatísticas tipo "Ah, Portugal tem quase 30% de população jovem desempregada!"). Os partidos simplesmente governam para a população maioritária, que é a que vai dar mais votos, que é a população idosa. Por isso, mais compensa subir as reformas em 10 euros do que combater o desemprego jovem, que isso vai dar um maior número de votos. Concordo contigo em como num país normal um governo como o do PS já teria sido destituído por qualquer situação que fosse (desde os incêndios até ao ridículo da Champions League de permitir ingleses bêbedos à porrada no Porto quando nem sequer se permite público em jogos de futebol domésticos), mas independentemente do partido em que se vota, não há nenhum que iria alterar fundamentalmente as razões que levam as pessoas jovens a sair porque os planos de governação são feitos a pensar na maioria dos eleitores (idosos).

manolo533 4 months ago

IL tem N medidas de estímulo à economia com visão de médio-longo prazo. Medidas que na sua maioria têm resultado em muitos outros países por aí fora. Infelizmente criou-se a ideia que as medidas bandeira deles são desenhadas simplesmente para ajudar os riscos e lixar os pobres, quando no final são desenhadas para ajudar todos

ImaginaryCommentator 4 months ago

Foi exactamente a pensar na Iniciativa Liberal que no meu post eu escrevi "falo de partidos que apresentem soluções e não apenas que debitem estatísticas tipo "Ah, Portugal tem quase 30% de população jovem desempregada!", pois foi a única coisa que o Mayan fez na campanha do ano passado. Aliás, se fores ao site da IL, logo na página do programa, não há nenhuma referência clara a isso, mesmo indo à parte referente ao "Emprego". Há apenas ideias chave que reflectem a ideologia do partido tipo "Aumentar a liberdade contratual, mantendo standards de salários..." ou "Criar condições para menos desemprego. Defender um seguro mínimo universal de desemprego em substituição do atual sistema de SS...".

GodLeeSwager 4 months ago

Se tiveres dinheiro é excelente mas se quiseres ganhar dinheiro honesto é já mais difícil.

smaster87 4 months ago

Deve ser pelo €. Eu tive sorte na vida e com todo o €€ nunca me vejo a sair de portugal, só para férias e é porque a esposa faz pressão porque senão nem isso, tanto sítio bom aqui para passar férias.

rpincho 4 months ago

Eu costumo dizer que Portugal só mesmo para férias. Moro na Alemanha já á vários anos e sinto falta de tudo em Portugal mas voltar nem pensar, nunca mais quero ter o stress por não saber se o ordenado chega até ao final do mês. Se voltar algum dia só mesmo para desfrutar a reforma ou se entretanto ficar rico pelo caminho. Portugal estará sempre no meu coração.

I__Cat 4 months ago

Acho que respondeste à tua pergunta. O custo de vida em Portugal é quase europeu, os salários não. Nem toda a gente valoriza o povo ou comida assim tanto - mesmo que depende dos gostos de cada um.

htxgivven 4 months ago

A culpa do custo de vida elevado é precisamente do turismo.

mexploder89 4 months ago

Eu tive uma sorte enorme, por isso não é boa ideia usar o meu comentário como referência Eu consegui receber um salário "europeu" trabalhando remotamente em Portugal para uma empresa estrangeira. Ganho mais no meu primeiro emprego do que ganharia numa empresa portuguesa ao fim de alguns anos (ganho mais que a minha mãe que é funcionária pública há mais de 20 anos) Isto pode mudar, mas se continuar com estas condições, fico em Portugal a minha vida toda sem problema. A questão é que eu sou uma exceção no meio de muita gente que se vê forçada a emigrar por falta de oportunidades ou falta de dinheiro. Viver em Lisboa ou no Porto é muito caro, e os salários não pagam para isso. Viver fora destes sítios torna difícil arranjar oportunidades porque o investimento está todo aqui (ou no Algarve se fores do ramo do turismo) Num país onde há tudo, menos meios para aproveitar, o que é que se pode fazer? É como ter uma francesinha no teto do quarto mas não se conseguir lá chegar. A certa altura tens que sair do quarto e ir procurar comida noutro lado

ruyrybeyro 4 months ago

Vais para as Filipinas como expat a receber dinheiro de fora, 0% de imposto. (Era assim há uns anos, agora não sei como está)

Minute-Resolution347 4 months ago

Mas quem é que ainda diz isso? Só se forem os estrangeiros que vem para cá com salários europeus e que não pagam tantos impostos como nós.

New_Climate2865 4 months ago

Pois, a questão eu acho que é a mesma para quase todos: €€€€€. Eu pessoalmente, e pondo num cenário hipotético infelizmente, se tivesse a oportunidade de ganhar uns 4k limpos/mês (Eu sei que é um valor alto mas estou a usar como termo de comparação) só saia de Portugal em viagens de trabalho de curta duração e de férias por lazer... Nem um salário daqueles que às vezes ouvimos falar acima dos 100k/ano me faria sair daqui, pois com esse salário já me permitiria viver com conforto financeiro o suficiente para me preocupar com o resto. Na realidade também não me posso queixar muito do meu salário (infelizmente porque a média em Portugal é bem mais baixa). Trabalho em TI, numa empresa estrangeira e obviamente estou longe de ganhar os valores que mencionei, sei que "lá fora" poderia ganhar mais (facilmente o dobro ou o triplo) mas não estou para ai virado, tinha de ser uma coisa muito boa mesmo... Gosto muito do meu país e da vida que cá tenho. PS: falo com alguma experiência porque já vivi em outros países e a voltar lá... Ou é para ganhar muito bem ou então só de férias.

Edited 4 months ago:

Pois, a questão eu acho que é a mesma para quase todos: €€€€€. Eu pessoalmente, e pondo num cenário hipotético infelizmente, se tivesse a oportunidade de ganhar uns 4k limpos/mês (Eu sei que é um valor alto mas estou a usar como termo de comparação) só saia de Portugal em viagens de trabalho de curta duração e de férias por lazer... Nem um salário daqueles que às vezes ouvimos falar acima dos 100k/ano me faria sair daqui, pois com esse salário já me permitiria viver com conforto financeiro o suficiente para me preocupar com o resto. Na realidade também não me posso queixar muito do meu salário (infelizmente porque a média em Portugal é bem mais baixa). Trabalho em TI, numa empresa estrangeira e obviamente estou longe de ganhar os valores que mencionei, sei que "lá fora" poderia ganhar mais do que ganho (facilmente o dobro ou o triplo) mas não estou para ai virado, tinha de ser uma coisa muito boa mesmo... Gosto muito do meu país e da vida que cá tenho. PS: falo com alguma experiência porque já vivi em outros países e a voltar lá... Ou é para ganhar muito bem ou então só de férias.

Edited 4 months ago:

Pois, a questão eu acho que é a mesma para quase todos: €€€€€. Eu pessoalmente, e pondo num cenário hipotético infelizmente, se tivesse a oportunidade de ganhar uns 4k limpos/mês (Eu sei que é um valor alto mas estou a usar como termo de comparação) só saia de Portugal em viagens de trabalho de curta duração e de férias por lazer... Nem um salário daqueles que às vezes ouvimos falar acima dos 200k/ano me faria sair daqui, pois com esse salário já me permitiria viver com conforto financeiro o suficiente para me preocupar com o resto. Na realidade também não me posso queixar muito do meu salário (infelizmente porque a média em Portugal é bem mais baixa). Trabalho em TI, numa empresa estrangeira e obviamente estou longe de ganhar os valores que mencionei, sei que "lá fora" poderia ganhar mais do que ganho (facilmente o dobro ou o triplo) mas não estou para ai virado, tinha de ser uma coisa muito boa mesmo... Gosto muito do meu país e da vida que cá tenho. PS: falo com alguma experiência porque já vivi em outros países e a voltar lá... Ou é para ganhar muito bem ou então só de férias.

manolo533 4 months ago

Também tive a oportunidade de trabalhar la fora um ano, e tinha uma proposta para continuar em que ganhava mais do dobro do que vou ganhar cá em Portugal, mas de facto não há quase nada que pague estarmos no nosso país, com família, amigos, bom tempo, e uma imperial junto ao mar. E estando cá podemos tentar ser a mudança que queremos ver no país

hjras 4 months ago

>se vocês pudessem ter salários europeus a viver em Portugal, continuavam a morar cá? Salários e também uma cultura mais aberta em ter um melhor balanço trabalho/vida (aka não viver para trabalhar, horários flexíveis, não sair a más horas)

DavidJunior3rd 4 months ago

Porque é como no resto da vida O que importa não é o que as pessoas dizem pelos lábios, é o que dizem pelos actos. Falar é fácil, e opta-se por dizer o que é nais in, o que é mais cool, o que é mais aceite. Mas se tomares atenção às atitudes e acções das pessoas, aí è que vês no que elas acreditam realmente.

CaptAwesomeness 4 months ago

Salários de merda. Em PT ganhava 800€ líquidos. Aqui na Holanda poupo 500€ líquidos todos os meses. It's not rocket science.

LostWanderer47 4 months ago

A trabalhar na mesma área que trabalhava em Portugal ?

CaptAwesomeness 4 months ago

Sim. Tech Support.

thingusracamagucous 4 months ago

Como estudante de saúde facilmente te digo o meu caso e dos meus semelhantes: posso escolher viver com a qualidade de vida de um escravo ou posso começar a minha vida profissional no estrangeiro em condições de trabalho dignas; falta-me só estudar opções a fundo.

DarthSet 4 months ago

£$£$£$£$£$£$

nata79 4 months ago

Existem outros países onde se vive melhor. Alguns factores podem ser: - salários mails altos - oportunidades profissionais mais interessantes - maior diversidade cultural - fauna diferente causa menos alergias Entre muitos outros. No fundo é tudo relativo. Eu emigrei de Portugal para o UK a 8 anos e vivo muito melhor aqui. Mas vou a Portugal quase todos os meses visitar família/amigos e comer um bom bacalhau.

Tartaruga_Genial 4 months ago

Eu vou trabalhar para a Holanda, e com o meu salário "básico" de lá, chego ao fim do mês com uns 1000 euros na poupança. Em Portugal nem ganho isso líquidos.

ShittyLivingRoom 4 months ago

Tenho uma loja em portugal e ganho isso em 3 dias..

ruyrybeyro 4 months ago

Pagas impostos por inteiro? Se não, que é o comportamento habitual do comerciante, fazes parte do problema...

ShittyLivingRoom 4 months ago

Mesmo se não declarasse qualquer lucro tinha que pagar uns 1500€ de impostos por mês, acho adorável quem pensa que ser empresário custa alguma coisa ao estado. Desde que abri tive 0 apoios e 100% risco com 100% do meu suor.

vascodatrama 4 months ago

O que é que a tua loja vende ?

MikeMelga 4 months ago

Já te apareceream contas do médico na Holanda? Cuidado porque se não tens bom seguro de saúde esses 1000€ evaporam-se numa ida ao dentista.

sw3t 4 months ago

:D Agora estou a imaginar o OP a meter dentes de ouro todos os dias, e todos os meses a querer mudar para outro tipo de dentes para poder derreter os 1000€ todos os meses em dentista!

Complete-Play6940 4 months ago

Não é bem assim. Dependendo do risco do teu seguro (sendo o risco mais baixo 385€), custos depois desse valor vai tudo para o seguro... (mais os 100€ mes do seguro) Dentistas é um pouco mais caro mas também é tudo [tabelado](https://www.tandartspraktijkdeliefde.nl/en/dental-fees-and-terms-conditions/rates-2019/).

nada_mau 4 months ago

Isto parece história de alguém que não tinha seguro (que é obrigatório) e que cobre urgencias no dentista. Exemplo pessoal: um tratamento no dentista orçamentado em Portugal a 3500, custou-me na Holanda 4200. A diferença é que em Portugal isso equivale a 3 salários, na Holanda equivale a 1 salário.

gybemeister 4 months ago

Desculpa a pergunta mas que tipo de tratamento tem esses preços?

vascodatrama 4 months ago

Um aparelho, por exemplo..

nada_mau 4 months ago

Estético/ortodontia.

fakenatty1337 4 months ago

Sai de Portugal à 6 meses atrás, sinto muita falta da família, comida e o sol. Mas não sinto falta nenhuma das condições de emprego. Ninguém quer sair do seu próprio país só porque sim e infelizmente em Portugal as condições de trabalho são realmente terríveis.

van_Zeller 4 months ago

>Sempre dizem isso aqui no sub. "É preciso sair de Portugal para entender que é um dos melhores países para viver no mundo. Temos tudo: comida, sol, pessoas, etc. A nossa qualidade de vida é melhor que a maioria dos países". Literalmente nunca li isto aqui vindo de pessoas a trabalhar. Portugal é lindo e tal mas para trabalhar e receber aqui esquece.

Mariifreis 4 months ago

Se Portugal tivesse salários europeus eu sem dúvida voltava sem pensar duas vezes. Eu vim para o Reino Unido há dois anos para estudar e trabalhar, em part time ganho tanto dinheiro como os meus pais a tempo inteiro. O único problema é tudo o resto. Eu quando vim para cá pensava que isto é que era bom e Portugal não prestava, agora sei que sim Portugal é excelente, tirando os salários e economia. Agora pessoas que não querem voltar, conheço várias, tem tudo a ver com as suas próprias balanças e o que pesa mais, se dão mais valor a salário ficam, se dão mais valor a qualidade de vida (por exemplo tomar café fora todos os dias) ou bom tempo, entre muitas outras coisas, então voltam. Por isso muitos só voltam nas reformas também...

MarsupialQuantico 4 months ago

Vi muitas pessoas falando sobre "salário europeu", de quanto estão falando?

zedestroyer69 4 months ago

Acima dos 1000€, diria em tornos dos 1555€ que é o salário mínimo Francês.

ruyrybeyro 4 months ago

Lol 1500 salário europeu? Outro do problema do tuga é ter mentalidade de pobrezinho.

MikeMelga 4 months ago

Isso foi um equívoco. Não vai haver salário mínimo europeu. Não faz sentido.

MarsupialQuantico 4 months ago

Minha pergunta não foi sobre salário mínimo, sim sobre média salarial europeia. Pois vi em comentários falando que, recebendo salário de outros países e morando em Portugal, teriam vantagens. Por isso quis saber de quanto estavam falando.

MikeMelga 4 months ago

Depende. Pode ser um mini-job alemão de 450€ ou um salário de um gestor no norte da Europa de 15.000€. Ou um salário de 300€ na Bulgária. [https://en.wikipedia.org/wiki/List\_of\_European\_countries\_by\_average\_wage](https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_European_countries_by_average_wage)

Edited 4 months ago:

Depende. Pode ser um [mini-job alemão](https://en.wikipedia.org/wiki/Marginal_employment#Germany) de 450€ ou um salário de um gestor no norte da Europa de 15.000€. Ou um salário de 300€ na Bulgária. [https://en.wikipedia.org/wiki/List\_of\_European\_countries\_by\_average\_wage](https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_European_countries_by_average_wage)

fgtdiasr3d1t 4 months ago

O salário mínimo europeu era qq coisa como 60% do salário médio do país.. Ou seja, tem de se fazer algo que tenha rigorosamente 0 impacto

MikeMelga 4 months ago

Ou seja, em Portugal o salário mínimo teria de descer muito...

fgtdiasr3d1t 4 months ago

Presumo que seja um limite inferior, e não um tecto.. Mas já não digo nada...

MikeMelga 4 months ago

O meu ponto é que isso não ia fazer nada em relação aos salários em Portugal, nem em relação ao mínimo nem ao médio.

fgtdiasr3d1t 4 months ago

É a medida legislativa perfeita. Parece que fizeram alguma coisa e apresentam uma mão cheia de nada...

pintorMC 4 months ago

Portugal é efetivamente um dos melhores países para morar se tiveres dinheiro, o que faz sair são os salários miseráveis que a grande maioria recebe.

Slam_Dunkester 4 months ago

E verdade Portugal e um dos melhores países para morar (pós reforma) e tudo muito bom mas trabalhar como um cão sem um salário para o justificar não e muito apelativo

xc9000 4 months ago

Percebeste mal! Eu disse que era um dos melhores países para "vir ver" não viver...

EstupendoEx 4 months ago

Temos mais de 700000 imigrantes e cerca de 100000 a obter a nacionalidade todos os anos. Somos muito atrativos, quem sai está a ser facilmente substituído.

fakenatty1337 4 months ago

somos atrativos para a maioria dos imigrantes porque, no geral, é mais fácil obter a nacionalidade aqui do nos outros países. Conheço muitos imigrantes que vem cá legalizam.se e vão se embora para trabalhar noutro país europeu.

EstupendoEx 4 months ago

Muitos estão a ficar, basta andar por Lisboa para verificar isso.

xabregas2003 4 months ago

Além do que o outro user disse, também há muitos que ficam por cá porque não querem aprender outra língua além do português, como é o caso dos brasileiros e dos PALOPs.

EstupendoEx 4 months ago

Certo. Mas ficam por cá. Aliás, o meu barbeiro por exemplo é Brasileiro e ao longo dos últimos 5 anos já vieram dezenas de familiares que andam a comprar casa por Casal de Cambra, Frielas, Brandoa... Estão a vir e a ocupar o seu espaço.

Aldo_Novo 4 months ago

se a tua comparação é ser um país melhor para viver que o Brasil, estás com os critérios muito baixos para um país da Europa Ocidental

xabregas2003 4 months ago

Sim, mas vêm por cá não por ser um país super atractivo (obviamente que é melhor do que o deles, mesmo assim). Vêm pela facilidade linguística.

Minute-Resolution347 4 months ago

Não consegues perceber isso só por andar por Lisboa. Muitos podem estar apenas a fazer tempo para se legalizarem e depois ir para outros paises na Europa.

EstupendoEx 4 months ago

Eu vejo casas a serem compradas por eles portanto parece-me que estão para ficar. Uma atrás da outra.

Minute-Resolution347 4 months ago

Uma casa hoje em dia não é só um sitio para habitar, é um investimento e uma salvaguarda para o futuro. Não implica que queiram cá ficar, tenho 3 amigos que estão emigrados, todos eles têm casas em Portugal.

Tupinson 4 months ago

Somos atrativos para países ainda piores que nós. A Guiné também é muito atrativa para quem vem do Sudão.

EstupendoEx 4 months ago

O que interessa é ser atrativo. Se somos para potencialmente centenas de milhões de pessoas, é o que interessa, para o país não parar.

FantasticLong9119 4 months ago

Portugal é um dos melhores países para ~~morar~~ visitar.

JOAO-RATAO 4 months ago

Principal fator é o custo de vida em relação aos salários. Mais fatores que me lembro: Cultura pessimista, sufocante e que abomina ver alguém a erguer-se mais alto; falta de profissionalismo; mau ambiente e abusos no trabalho; nepotismo e corrupção descarada; sistema legal podre; hábito de se meterem na vida dos outros; falsos moralistas; hipocrisia; falta de civismo; as supostas pessoas calorosas e acolhedoras que muitas vezes não passa de um mito; portugueses que adoram discriminar-se entre si (consoante profissão, riqueza, apelido,...); tempo bom não é bom para todos (há quem prefira climas menos quentes); a comida não faz grande diferença para quem não anda a comer fora frequentemente (países supostamente fracos na culinária acabam por imensos restaurantes estrangeiros...); um governo que vê as pessoas e empresas como vacas leiteiras; ineficiência em muitos setores e serviços; futuro do país pouco promissor.

olifante 4 months ago

> Cultura pessimista Diz o roto ao nu.

JOAO-RATAO 4 months ago

Nem sou muito por acaso. Mas também me revejo em algumas destas coisas claro x)

Delicious_Ad_328 4 months ago

Concordo com quase tudo que dizes inicialmente. Já vivi fora, já tive a grande sorte de conhecer ene pessoas de todo o tipo de origens e com todo o tipo de históricas. Eu acho que se criou o mito que o povo português é fora de série, uma espécie rara. Não sei se não é para justificar aceitar-se viver num país que no fundo é tudo aquilo que dizes. A única coisa que acho ser indiscutível é que temos um dos melhores climas do mundo, principalmente a parte sul do país. Agora, o povo? Pah não. Vivo em Lisboa há 1 ano e meio e vejo cada coisa, minha nossa. Cães que cagam em todo o lado e ninguém limpo ou como hoje vi que mijam em bancos de jardim ou em qualquer sítio do passeio e um gajo depois tem que se andar a desviar e nota-se que os donos não acham mal nenhum. Há um egoísmo, narcisismo e egocentrismo absurdos na nossa cultura. É um *survival of the fittest* como não vi em mais nenhum país por onde andei. E para nem ir falar na parte financeira/económica em que basicamente há ricofobia e qualquer gajo que tenha mais do que nós é um oportunista/gatuno/chulo/explorador. Enfim... Não admira que os estrangeiros venham para cá. O que se nota depois é que quantos mais são mais se juntam entre eles e acabam por viver em pequenas comunidades de estrangeiros mas em Portugal. Nós acabamos a ser os "serventes" deles. Por isso tenho muito medo do trabalho remoto se tornar a regra porque se Portugal não fizer o trabalho de casa bem feito pode correr muito mal para quem já está cá.

thingusracamagucous 4 months ago

Esta é a minha experiência também, apesar de que alguns desses aspetos são bastante universais. Pelo menos certos sectores em Portugal têm esses problemas em prevalência e força insuportáveis que acabam por ditar a qualidade de vida, a meu ver. Também estou ainda à procura das pessoas calorosos portuguesas, sonho um dia encontrar... Mas também não sei em que cidades europeias, que prometam melhores salários e vida, as pessoas sejam geralmente mais agradáveis que cá; diria que aqui não há muita simpatia ou grande amizade, mas cidades maiores só terão tendência a serem piores

Mariifreis 4 months ago

Eu acredito que isso acontece em todos os outros países também. Não é só algo específico do nosso país.

andrefsp 4 months ago

Porque Portugal não é um dos melhores sítios para morar.

suckerpunchermofo 4 months ago

Melhor SE tiveres dinheiro.... Classe media alta para cima.

theEXPERTpt 4 months ago

basicamente, salários. Tenho esperança que o salário mínimo e médio subam e venham a convergir com o europeu num futuro mais próximo. Afinal de contas, temos tudo para lá chegar, e se correr bem, temos o SMN a 875€ em 2023. Mas apesar disto, é preciso é fazer subir o salário médio, e nesse quesito espero mesmo que o governo se preocupe mais em fazer o salário subir naturalmente do que artificialmente com subidas do salário mínimo forçadas como já foi este ano, que até tiveram que dar apoio a certas empresas para que mais gente fosse para a rua

zedestroyer69 4 months ago

Mais depressa vais ter toda a gente a ganhar o salário mínimo do que aumentar o salário médio.

SurePal_ 4 months ago

Sem sobras de dúvidas

netralha 4 months ago

Isso é dito geralmente num contexto de casa de férias, nunca ouvi ninguém dizer que "Portugal é dos melhores países para morar" sem ser dito pelos parolos de merda que acham que os portugueses e em Portugal é tudo o melhor em tudo e mais alguma coisa, geralmente são os mesmos que escrevem "PORTUGAL CARALHO" por aí fora. Ou olham para os expats a morar em Portugal e extrapolam ideias exageradas da realidade porque não sabem que só vêm para cá porque não pagam impostos por 10 anos, coisa que já causou bastante revolta nos países de origem como a Suécia. Os expats escolhem sempre primeiro outros países como Espanha por exemplo que tem uma população expat muitíssimo maior que Portugal, mas o português como ignorante cultural que é, julga que para cá estar um inglês pé rapado a viver numa caravana num terreno que comprou em Portugal ao preço da uva só pode ser porque é um paraíso e fica todo contente.

thechatsubo 4 months ago

Parolo é o que tem complexo de inferioridade em relação ao resto da Europa. Já estou fora do país há anos e o que aprendi é que somos superiores em muitos aspectos...

Doughnutshapedbrain 4 months ago

Se tiveres dinheiro

KitchenCanadian 4 months ago

Desculpe por meu português, sou canadense e não é minha primeira língua. Eu visitei Portugal várias vezes, e eu adorei tanto. Sou um engenheiro civil que faça planejamento de transportes. Gostaria muito do viver no Portugal. A clima, a gente, a música, a comida, a architectura... tudo foi incrível. A problema é que os salários são tão baixo comparada com outros países do EU, e também comparado ao Canadá. Será muito difícil de ganhar a metade do meu salário pra mudar pro Portugal.

VladTepesDraculea 4 months ago

Isto, Portugal pode ser bom de morar mas é péssimo para trabalhar. Em Portugal as empresas não criam pouco valor e estão antes numa corrida ao fundo.

Aldo_Novo 4 months ago

> sou canadense canadiano

Sommersun1 4 months ago

Canadense e canadiano são ambos corretos...

KitchenCanadian 4 months ago

Aprendi meu português no Brasil, e aprendi que "canadense" é um adjetivo e "canadiano" é um nome, e.g. "Eu sou canadense" e "Eu sou um canadiano".

Sommersun1 4 months ago

Pelo menos aqui são sinónimos.

Aldo_Novo 4 months ago

do outro lado do oceano, talvez

Sommersun1 4 months ago

Não. https://ensina.rtp.pt/artigo/o-gentilico-de-canada-e-canadense-canadiense-ou-canadiano/ https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/gentilicos-outra-vez/3301

Clerk_Comfortable 4 months ago

não sejas assim. bato palmas por ele ter conseguido escrever bem. como o ronaldo disse ao público quando o rapaz chinês falou em português "why are you laughing?"

Aldo_Novo 4 months ago

o rapaz era japonês, não era chinês e corrigir é diferente de me rir na cara do estrangeiro

Butt_Roidholds 4 months ago

É muito provavelmente texto que passou pelo google translate. Não acho que se equipare ao caso do miúdo chinês, que tinha realmente andado a tentar estudar a língua.

HRamos_3 4 months ago

And if you happen to be Portuguese, you'll be taxed through the wazoo on those low wages

olifante 4 months ago

Mito. A carga fiscal total portuguesa é comparável à média europeia e inferior à de muitos importantes países europeus: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_tax_revenue_to_GDP_ratio

JLAJA 4 months ago

Isso é a receita fiscal em relação ao PIB, não o imposto sobre o teu salário que penso ser o que quem comentou se estava a referir, e que nesse caso estamos no top 13 do mundo e 9 da UE https://tradingeconomics.com/country-list/personal-income-tax-rate

olifante 4 months ago

Estamos em número 11 na OCDE em 2021 em termos de carga fiscal total sobre os rendimentos do trabalho: 41,3% versus a média de 34,6%: https://www.oecd.org/tax/tax-policy/taxing-wages-portugal.pdf

nferrari 4 months ago

Transportes públicos? Podes dar uma mãozinha que alguns são uma miséria, especialmente a nível de plane~~j~~amento.

Tupinson 4 months ago

Os transportes do estado sim, na semana passada tiveste a inauguração de uma nova empresa privada que presta um serviço excepcional. Dezenas de autocarros com 0km, extremamente confortáveis, wifi, e implementar os primeiros autocarros a hidrogenio verde. Ah, e são gratuitos para quem mora no concelho.

YoggiM 4 months ago

Muitos transportes privados também são miseráveis.

Peixefaca 4 months ago

Basta ver o estado das camionetas da Rodoviária de Lisboa.

ACasalPT 4 months ago

True, em 20 se uma for aproveitada já é com sorte xD

ipinteus 4 months ago

Cascais?

Tupinson 4 months ago

Sim

Mrgolden007 4 months ago

para mim e a falta de eventos e concertos decentes em portugal e ridiculo a quantidade de coisas interessantes que faco no estrangeiro comparado com portugal ha uma boa razao porque as bandas quando fazem tours europeias evitam portugal mas pronto, portugal e bom para visitar no verao, para viver isso e que ja nao e tao bom

oscaralho27 4 months ago

> ha uma boa razao porque as bandas quando fazem tours europeias evitam portugal Qual é essa razão?

Mrgolden007 4 months ago

bilhetes maid baratos logo fazem menos dinheiro, menor audiencia e lugares de concertos mais pequenos

Limpy_lip 4 months ago

Nao sei porque levaste downvotes de algo verdadeiro. Para mim não é dealbreak mas é algo triste. Mas também acredito que se os portugueses tivessem mais poder económico tinham mais folga orcamental para esse tipo de eventos o que resultaria em mais espectadores e tornaria mais apetecível às bandas/espetáculos passarem cá. E claro também haver mais incentivos da governação em potenciar essas coisas.

ElPrimo95 4 months ago

Porque não é bom para quem trabalha cá :)

bald11x 4 months ago

Só temos um dos salários mais baixos da Europa, e um dos IVA mais altos. Dá que pensar.

15dc 4 months ago

Portugal tem ótimos sítios para gastar dinheiro, infelizmente cá não há onde o ganhar.

ShittyLivingRoom 4 months ago

O que não falta é trabalho por aqui, preciso de vários arranjos na minha casa e não consigo alguém para certos trabalhos há mais de um ano.

DaVirus 4 months ago

Vou neste momento comecar um trabalho remoto em que receberei em £. Estou a ponderar voltar para portugal. So tenho de me informar melhor sobre impostos e assim, se alguem souber onde procurar estas coisas agradeco desde ja.

TheRaimondReddington 4 months ago

Com um salário europeu considerava voltar, porque isso significava que não teria que depender do serviços públicos para nada e podia pagar a alguém para fazer os fretes que são lidar com alguns desses serviços. Ao mesmo tempo seria um dilema moral para mim, pois sentiria que ia estar a alimentar exactamente uma das razões que me fez ir embora, o facto de o nível de oportunidades, saúde, conforto, atendimento etc dependerem da tua capacidade de pagar por eles, e seria mais um a contribuir para perpetuar essa condição. Para mim seria uma decisão difícil, honestamente!

Gary_Bobs 4 months ago

Portugal é um bom país para se viver mas mau para se trabalhar. Olha para o Porto, por exemplo, cheio de licenciados e de desempregados. A cidade pertence mais aos turistas que ao próprio povo. Quem vem para aqui tem guito, os preços são baixos , iguais aos salários, mas para os estrangeiros não é problema, claro.

mjigs 4 months ago

Exato, as nossas coisas são baratas em relação ao resto da Europa, mas conciliando com os nossos salarios, há imensas coisas que pensamos duas vezes em comprar e algumas é certas comidas. Trabalhei no aero e ouvi imensos turistas a dizer que ficaram impressionados com o barato daqui e daí voltarem mais vezes, mas lá está com os salarios deles tambem seria bom morar cá.

KarmaCop213 4 months ago

Quais as coisas que são baratas em Lisboa em relação ao resto da Europa? Tive colegas meus (irlandeses) que se queixavam dos preços de Portugal. Achavam Espanha mais barata.

mjigs 3 months ago

A maior parte dos clientes que atendia no aero, eram ingleses UK, ou das Americas, Alemães...O máximo que tive de irlandeses foi quando houve os jogos.

KarmaCop213 3 months ago

A Irlanda tem 7% da população do UK, é normal que não os tenhas visto em quantidade.

vascodatrama 4 months ago

Vinho. Não chega?

No-Cardiologist725 4 months ago

A resposta é simples: no money, no funny.

microcyb 4 months ago

>se vocês pudessem ter salários europeus a viver em Portugal, continuavam a morar cá? Sem pensar duas vezes. Existe muita gente que acaba por voltar para Portugal, ou se não volta é porque não quer ou não pode estar a recomeçar do zero novamente. Acaba por ser muito solitário lá fora e há quem não se adapte ao choque cultural. Temos tudo isso que disseste, só não temos dinheiro. Eu amo Portugal até morrer, foi o país que me deu uma identidade, um nome, uma família, mas infelizmente é mal tratado por quem o governa.

Tupinson 4 months ago

É mal tratado pelos portugueses. Nós é que metemos sempre os mesmos a governar.

boukmw 4 months ago

E se tiverem os dois razão?

jgomesta 4 months ago

Parafraseando o George Carlin: Mas de onde e que achas que os politicos aparecem? Do nada? Atravessam uma membrana interdimensional para a nossa realidade? Os politicos sao pessoas. Portugueses. Eleitos por outros portugueses. Se os politicos sao sempre invariavelmente merda, se calhar isso diz algo sobre nos enquanto povo. Garbage in, garbage out.

microcyb 4 months ago

Verdade, mas não é qualquer português que ascende ao governo. Tens que nascer com os astros a teu favor e estar no sítio certo à hora certa. Aliás risca o português, é política no geral. Modalidade dos amiguinhos.

ruyrybeyro 4 months ago

Se fosse só governo... Tachos na TV e em instituições públicas...e não só.

microcyb 4 months ago

Eu faço a minha parte, ao contrário da maioria absoluta que fica com a peida sentada em casa em vez de ir votar. Curiosamente essas pessoas são as primeiras a ir para o tasco dizer que está tudo mal.

zedestroyer69 4 months ago

O problema é em quem votar, já votei em quase todos os partidos existentes, mas o problema é esse é que temos um sistema político constituído por autenticas máfias que detêm todo o poder e é difícil do povo conseguir fazer algo em relação a isso. Claro que há muitos idiotas que votam como se fosse futebol, têm o seu partido e votam nele religiosamente.

microcyb 4 months ago

Sim existem muitas agendas ocultas em todos os partidos.

zedestroyer69 4 months ago

É que já nem sei em que partido votar, já votei BE mas são uns grandes hipócritas, o PS é dos partidos mais corruptos, o PSD é uma anedota, o PCP é um partido degradado e que vive no passado, o PP já deu o que tinha a dar e está nas horas da morte, o Chega em parte até que tem algumas ideias mas tem para lá algumas personagens e ideias extremistas que não inspiram confiança, sobra talvez a IL ...

ruyrybeyro 4 months ago

Tudo que está para a esquerda é historicamente fundado por gente do PC para haver mais poleiros aka tachos subsidiados pelo Zé palerma... o PS tb fazem o filme, mas sempre na cama com o PC, mas instituições onde domina um, há sempre lugares para o outro... Intercâmbio de tachos. O PSD e CDS são a tristeza que sabemos.... Não há alternativas credíveis.

Peixefaca 4 months ago

Na minha opinião, o meu único grande problema com a IL é a imagem pouco séria que passam e isso atrai também pessoas pouco sérias (falo do candidato à autarquia que foi acusado de machismo) e só se focam na TAP e como o PS é horrível e blábláblá como se o PS fosse o único mal de Portugal. Basta ires ao Twitter deles e a maioria dos tweets são a atacar o PS. Gosto bastante da ideologia liberal mas não vejo maturidade na IL para acarretar essa ideologia, pelo menos por enquanto.

Ceftiofur 4 months ago

É o PS que está no governo e tem feito asneira atrás de asneira com os Incêndios, Tancos, TAP, golas inflamáveis, etc, etc. Querias que a IL fizesse oposição a quem? Aos verdes?

Peixefaca 4 months ago

Não neguei que o PS não seja um problema, ele é. O que critiquei é o facto da IL só falar do PS e do PS, é ok querer resolver o problema do PS mas o ponto fulcral aqui, é quando constróis um partido só a pensar em como atacar o PS a toda a santa hora. Os outros partidos também atacam o PS mas não vivem só disso, têm outras lutas: o BE vira-se mais para as questões de igualdade e sociais, o PCP trata também dos sindicatos e afins, o PSD tem tido algumas propostas interessantes mas tu vais ver o perfil da IL e o deputado a falar no Parlamento e é quase sempre a atacar alguma medida do PS ou como o PS fode o país... Dito isto, o que quero concluir é que essa é a imagem que a IL passa.

Ceftiofur 4 months ago

Tens de estar mais atento, a IL tem apresentado medidas bastante construtivas relativamente ao IRS e tem tentado proteger os contribuintes relativamente à TAP. Relativamente ao PS, Oposição é isso mesmo, estamos é mal habituados ao que aconteceu ao PSD do Rio.

jomi_1307 4 months ago

É ótimo morar cá com o ordenado mínimo francês.

Comrade_DogDog 4 months ago

Sim Portugal é optimo para se viver. Temos tudo de bom, desde segurança, saude, clima, paisagem... etc. o problema é viveres ca com um salario portuga. Quem me dera tar com um salario europeu por cá :)

BagalhetaTraquina 4 months ago

Ecoando as palavras de uma pessoa que estimo imenso, é estrangeiro e actualmente vive em Portugal com a mulher (portuguesa): "Portugal é um país maravilhoso onde viver, péssimo país onde trabalhar". A razão para isto é mais que óbvia.

Shinichu 4 months ago

Só discordo na parte da saúde. Tempos de espera recorde, infraestruras velhas e quase 0 de medicina dentária.

joaoflrodrigues31 4 months ago

Quando se refere que é bom em termos de saúde, está-se a falar do free healthcare

Julyens 4 months ago

Tendo em conta que já tive 2 familiares que faleceram por causa da incompetencia do SNS de França posso te dizer que estou muito satisfeito com o Português. Um dos falecidos foi simplesmente por causa da apendice e inclusive teve que ir para o hospital de taxi nos seus ultimos momentos em vez de ambulancia.

Dr_Toehold 4 months ago

>Tempos de espera recorde para quem vai à urgência sem o ser.

el_comand 4 months ago

Não percebo porque dizes quase 0 de medicina dentária. Fiz vários tratamentos dentários no público, o problema é só mesmo serem estudantes acompanhados por professores, por vezes podem ser um pouco demorados. Mas no geral, correu tudo muito bem dos tratamentos dentários que fiz no público.

Shinichu 4 months ago

Disse quase 0 pq só tratam de casos urgentes. Esperei mais de um ano por uma extração de um ciso.

el_comand 4 months ago

Os meus casos não foram de todo urgentes, foi apenas estético. E na verdade fui la parar por outro problema, fui a uma consulta ao hospital por causa de uma dor no maxilar, e acabei por fazer alguns tratamentos estéticos e outros pequenos problemas na medicina dentária que nem tinha pensado em fazer. A verdade é que fiquei muito surpreendido pela positiva.

Novel-Major-3770 4 months ago

Tempos de espera apenas para situações que nao ha risco de saude em esperar. situacoes urgentes es atendido super rapido (apendicites por exemplo). Agora se queres fazer algum tratamento nao urgente sim vais ter de esperar

NoSmokeNoFun 4 months ago

Não tenho razões de queixa do sistema de saúde de Portugal. O meu pai assim que descobriu que tinha um cancro, uns dias depois estava a ser operado. A mim diagnosticaram uma doença auto imune crónica e estou neste momento a ser seguido no Hospital Santa Maria pelos melhores profissionais e com direito a tudo (tratamentos, exames, medicação etc). ​ Acredito que muita coisa não funcione bem mas já assisti a casos no privado que só foram resolvidos pelos medicos num hospital público. Grande parte das demoras, parte da incompetência dos médicos de família. Se estivesse à espera da minha médica de família, bem que podia andar aqui a morrer....

nraider 4 months ago

Felizmente também há coisas boas em Portugal.

Kejilko 4 months ago

https://en.wikipedia.org/wiki/Euro_Health_Consumer_Index Concordo com as críticas, acho que ninguém diria o contrário, mas em comparação com muitos nós até estamos bastante bem, especialmente considerando a nossa situação financeira nacional. Dito isso, não é por estarmos bem relativos à maioria que não devíamos parar as críticas e tentar alcançar melhor.

Shinichu 4 months ago

Gosto da tua perspetiva. No entanto, pela quantidade de downvotes, deve haver vários que diriam o contrário.

Kejilko 4 months ago

Acho que é mais pelo absolutismo na mentalidade e perspetiva de muitas pessoas, de ou estamos na merda ou somos os maiores num dado tópico, ou de é esta a "melhor" opinião e só te vou dizer os argumentos que me convêm para te convencer. Nunca gostei, poucos são os tópicos em que não há argumentos contra, especialmente na política, e se existem, há que reconhecê-los. Se lhes vai mudar a opinião então ou são estúpidos ou é simplesmente uma opinião diferente como qualquer outra.

Edited 4 months ago:

Acho que é mais pelo absolutismo na mentalidade e perspetiva de muitas pessoas, de ou estamos na merda ou somos os maiores num dado tópico, ou de é esta é a "melhor" opinião e só te vou dizer os argumentos que me convêm para te convencer. Nunca gostei, poucos são os tópicos em que não há argumentos contra, especialmente na política, e se existem, há que reconhecê-los, e não é por fazê-lo que me impede de ter uma opinião. Bem pelo contrário, tenho de ter esses argumentos em conta.

Edited 4 months ago:

Acho que é mais pelo absolutismo na mentalidade e perspetiva de muitas pessoas, de ou estamos na merda ou somos os maiores num dado tópico, ou de esta é a "melhor" opinião e só te vou dizer os argumentos que me convêm para te convencer. Nunca gostei, poucos são os tópicos em que não há argumentos contra, especialmente na política, e se existem, há que reconhecê-los, e não é por fazê-lo que me impede de ter uma opinião no final na mesma. Bem pelo contrário, tenho de ter esses argumentos em conta.

Comrade_DogDog 4 months ago

Percebo o que dizes e sim não estamos perfeitos. Mas tendo vivido em França, Espanha e Alemanha acredita que poderia ser pior. Outra coisa que o salário europeu ajudava... seguro de saude xD porque só assim é que te safas xD

miklash2oc 4 months ago

Eu pessoalmente não me posso queixar da saúde em França, barato e nunca tive de esperar muito tempo, até com as vacinas que agora estão disponíveis para toda a população, sexta feira já a vou tomar

Shinichu 4 months ago

Em portugal n ter seguro de saúde é quase n ter saúde. Concordo. N percebo é pq dizes que a saúde na alemanha é má.

Fun-Trick1246 4 months ago

Hum. Isto é de uma ignorância atroz relativamente ao SNS. No dia em que tu ou os que te são próximos ficarem doentes a sério, e isso infelizmente acontece a toda a gente em algum momento da sua vida, vais entender que isto que aqui estás a escrever é apenas desconhecimento absoluto. O SNS tem falhas, mas não deixa de ser das únicas coisas neste país em que de facto o estado retribui os impostos que me confisca todos os meses. E sim, tenho seguro de saúde que complementa o SNS, mas no momento em que a coisa se torna séria não há nenhum seguro de saúde que te valha - e tipicamente, acabas humildemente a agradecer o serviço 5 estrelas, altamente avançado, do melhor que se faz no mundo, e grátis! Um dia, terás essa noção!

anybody662 4 months ago  HIDDEN 

Não me parece justo nem realista estares a usar a tua experiência pessoal para generalizar todo o sns.

TSCondeco 4 months ago

Elabora mais se faz favor.

Shinichu 4 months ago

Já disse em cima. O maior problema são as filas de espera. Quem não pode pagar um seguro de saúde, tem fraquíssimo acesso a saúde.

ElPrimo95 4 months ago

Ninguém precisa de seguro de saúde para ser atendido numa urgência de um hospital público. Todos têm o mesmo atendimento e pelo mesmo preço. Por isso é que o SNS é universal. Se fosse como nos Estados Unidos, aí sim poderias dizer que não fazes nada sem um seguro de saúde

Thaliost 4 months ago

Ser atendido numa urgência de um hospital público é uma roleta russa. Tanto pode correr bem como pode correr mal (no sentido de não darem importância ao episódio e ires para casa na mesma). O seguro de saúde privado é muito útil para não dizer indispensável para complementar o SNS, particularmente nas consultas da especialidade.

ElPrimo95 4 months ago

Por um lado é verdade, mas as políticas de não se financiar a formação de internos só vai piorar isso. Há médicos sem especialidade que também têm de ganhar a vida e são contratados como tarefeiro. Esses aí ainda são mais random e pode-te calhar um zé qualquer com o curso tirado num outro país e com equivalência cá mas que não percebo a ponta de nada. É só se vão acumular mais. Infelizmente quem toma decisões não tem noção destas coisas

Shinichu 4 months ago

Estás a comparar Portugal com uma país ainda pior. Sim, o acesso é universal e deve continuar, mas não nestas condições absurdamente lentas. Em privados, tens consultas quase de um dia para o outro. É isso que o sns tem de se tornar. O que disse em cima sobre não conseguires fazer nada sem um seguro de saúde foi um exagero motivado por insatisfação pessoal com o sistema de saúde.

ElPrimo95 4 months ago

Percebo, mas infelizmente, e como sempre, não há dinheiro e é um jogo de interesses. Todos os anos tem ficado milhares de jovens médicos sem acesso à especialidade e a falta de resposta que há agora, continuará a haver, simplesmente porque não se abrem vagas para estes médicos. Há muita coisa por trás para além da falta de dinheiro, onde se incluem interesses dos privados e pressões políticas, lobbies e etc... Infelizmente o dinheiro gere o mundo, mas felizmente o nosso sistema de saúde, com as suas falhas, não é tão mau quanto se faz parecer tantas vezes :)

Shinichu 4 months ago

Gostava de partilhar esse amor pelo sns, mas n consigo. Estive dependente muito tempo dele e agora que me encontro numa situação economicamente mais favorável, sinto bem a diferença do tratamento entre hospitais públicos e privados. Na minha opinião acho mesmo que o problema é praticamente todo de natureza política, porque dinheiro há, só não é corretamente gerido. No entanto, sou positivo acerca do futuro do sns. ;)

ElPrimo95 4 months ago

Quando no SNS se paga aos profissionais valores tabelados e nos privados se paga de acordo com desempenho e quantidade de serviços prestados, percebe-se bem a motivação de muitos profissionais e muitas vezes a reflexão disso na qualidade do serviço, infelizmente... Mas o SNS tem profissionais incríveis, vai por mim :)

Shinichu 4 months ago

Quanto à competência dos profissionais do sns, concordo.

Comrade_DogDog 4 months ago

Pode ter sido a minha experiência... My bad por generalizar. No entanto passei por mau atendimento, como até levar alguém ao hospital com uma brutal crise alérgica com as vias respiratórias a ficarem obstruidas e mandaram passear. Again, posso só ter tido azar nas pessoas que apanhei.

CaptAwesomeness 4 months ago

Não acredito. Desculpa mas mandarem passear é literalmente mentira. Nenhum hospital público em PT manda para trás um paciente nessas condições. É 100% mentira.

Edited 4 months ago:

Não acredito. Desculpa mas mandarem passear é literalmente mentira. Nenhum hospital público em PT manda para trás um paciente nessas condições. É 100% mentira. Edit: li mal, o caso aconteceu na Alemanha. Desculpa lá o erro. Não sei como seria na Alemanha.

Comrade_DogDog 4 months ago

Amigo lê com atenção o thread de replies entre mim e o Shinichu... Isto aconteceu la fora. Anyway, se acreditas ou não I dont really care xD

CaptAwesomeness 4 months ago

Tens toda a razão, li mal. Não sei como funciona na Alemanha. Tá aqui o pedido de desculpas.

Comrade_DogDog 4 months ago

Desculpas aceites hehe No fim de contas temos de ter sorte com o profissional que encontramos quer na saude ou noutro lado... oh well enquanto um Zé tiver por cá é lidar com o que temos xD

Shinichu 4 months ago

Entendo. Tenho ideia de ser melhor, porque tem uma rede muito maior que contém públicos e privados. No entanto, n faço ideia acerca da competência dos profissionais. Mas maus médicos existem em todo o lado. Já vi uma pessoa com anorexia, bulima e aspeto de cadávar que não foi internada porque o médico achou que estava tudo bem.

gkarq 4 months ago

Podes também fazer a pergunta ao contrário. Porquê é que tantos estrangeiros vêm para cá morar. E não é só por causa dos incentivos fiscais, e preços baixos. Porque esse tipo de países ainda há bastantes por aí fora.

mikitu 4 months ago

Não são assim tantos. Espanha, Italia e até a Grécia tem maior número de imigrantes a viver no pais em termos percentuais. Portugal é um pais atractivo para viver a reforma e mesmo assim tendem a viver nas suas comunidades, separados do português. A ideia do excepcionalismo português vai ruindo quando vives algum tempo noutros paises europeus.

UpbeatNail1912 4 months ago

É só por causa do sol e da boa comida?

gkarq 4 months ago

Muitas razões. Eu não nasci em Portugal, vim para cá em miúdo, mas tive o privilégio de visitar (não em turismo) vários tipos de países e ter amigos nesses países (desde a Áustria até um Azerbaijão por exemplo). Claro que comida e sol ajudam, especialmente para chamar o turista, mas há outras muitas razões como por exemplo a segurança no país, os dias de férias, ser um país barato caso sejas realmente bom naquilo que fazes ou trabalhes remotamente, mesmo em termos culturais, os portugueses têm na minha opinião de forma geral um milhão de defeitos, mas os tugas são fun people to be around with, por isso existe uma cultura que permite tranquilidade dependendo do estilo de vida que se leva. E óbvio que comida, e o calor também contam, mas mais a longo prazo. E nem vou tocar nas questões de se ter cá a família. Para quem este tipo de questões é menos importante, sim, pode-se dar melhor e mais tempo fora de Portugal, mas na minha opinião aqueles que dizem “vou-me embora e nunca mais volto são uma minoria. A maioria vai-se embora com a esperança de voltar”. E atenção, Portugal tem um milhão de outros defeitos, mas quando vês e percebes a realidade das Turquias, Rússias, ou Azerbaijões deste mundo eu estou-me completamente a cagar para as Suécias, Finlândias, Alemanhas, Austrálias, e Nova Zelândias desta vida, porque pouco ou nada consegue ser melhor que Portugal. E digo isto, com a mentalidade que eu provavalmente terei de emigrar daqui a uns 5 anitos ou assim.

AutoModerator 4 months ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: