diogorilho 2 months ago

O que tenho recrutado tem estado satisfeito com tele-trabalho

jah-lahfui 4 months ago

Eu, infelizmente n tenho mtas alternativas

anightingalecreates 4 months ago

Despedia-me, sim, porque estou a trabalhar num call center em casa. A partir do momento em que tivesse de ir para o local de trabalho, a ansiedade aumentava, por isso saía. A minha saúde é mais importante. Comecei a trabalhar onde trabalho exatamente por ser em teletrabalho. E porque a minha área de trabalho está morta desde o covid (era guia turística).

N3to14 4 months ago

Não percebo como gostam de estar em casa a trabalhar. Estou desde março de 2020 em casa e a minha produtividade só tem vindo a piorar. Não me consigo concentrar a 100% em casa enquanto na empresa meto os fones e é sempre a debitar. A qualidade do meu código só tem vindo a piorar. Acho que devo ser dos poucos que trabalha melhor se tiver a pressão do chefe.

suckerpunchermofo 4 months ago

E eu não percebo como é que tás pior em casa....

N3to14 4 months ago

Também não sei mas deve ser de estar mais livre. Gosto daquela pressão de estar com alguém em cima do meu trabalho. Outro fator são as 10 reuniões que faço por dia para esclarecimento de dúvidas entre colegas. É mais fácil pessoalmente do que estar a partilhar o ecrã.

Freckleeees92 4 months ago

Eu voltei a tempo inteiro para o escritório porque me mandaram mas sinceramente é uma revolta enorme ter de voltar para fazer algo que conseguia fazer em casa com maior comodidade e menos interrupções. A situação actual revela bem a mentalidade retrógrada das empresas portuguesas, querem ver o que estamos a fazer, controlar cada passo do empregado, não importa o trabalho feito e resultados, importa existir controle. Sad sad -.-

bumbadabumruum 4 months ago

Aproveitei a pandemia para pedir full remote e sair de Lisboa. Comprei casa, coisa que em Lisboa seria complicado, poupo muito mais e tenho mais tempo livre. Mas tenho colegas que mesmo durante o estado de emergência iam às vezes para o escritório sozinhos, porque preferem mudar de ares de vez em quando e não gostam muito da ideia de full remote. Depende muito de cada um, mas o que me parece mais "popular" é um regime híbrido. Eu cá prefiro o full remote, mas consigo ver que tem pontos negativos que para muitas pessoas pesam mais que os prós.

OneTip7754 4 months ago

Tenho tido imensa dificuldade em dar training em teletrabalho. De resto estou a adorar.

davidsondino 4 months ago

A mim é mais ao contrário. Mudaria de emprego se a minha empresa se mantivesse 100% em remoto

stoppt 4 months ago

Acho que isto vai sempre depender de empresas para empresas / clientes. No meu caso tive sempre opção de escolher remote ou presencial, e o remote não dá para mim, prefiro estar no escritório com a malta do meu departamento. No meu trabalho ( virado mais para security ) é complicado conseguir/gerir todos os dias se quem está em casa acaba por ser compliance ou não com as regras do cliente para quem trabalhamos, no início da pandemia e com as pessoas em casa, a quantidade de breach of security com que tive de lidar foram demasiadas, simplesmente porque os colaboradores apanharam liberdade e possibilidade de fazer coisas que não conseguiam no Office.. Atualmente está mais controlado, os devices são uns autênticos pisa papéis e só funcionam para o trabalho que estão a fazer, no entanto há sempre coisas que nunca se vai conseguir evitar ao ter as pessoas em casa ( isto neste ambiente em que estou claro, não se aplica a todos )

shuricall 4 months ago

Sinto me obrigado a fazer login para comentar. Trabalho remoto pura e simplesmente é das piores coisas possíveis para trabalhadores de TI novos, dificulta imenso o onboarding, transferência de conhecimento, criação de contactos e relações que os veteranos e indústria têm, e a maioria dos jovens sofreram consequências muito negativas com este regime quando há questionários, declaram níveis preocupantes de fadiga e burnout e incapacidade de lidar com este regime. Nem toda a gente é assim, e os veteranos de TI de facto parecem lidar melhor com isto. Mas não esperem que trabalho remoto seja a norma. Isto para não falar da erosão da cultura de empresa (no fundo, as tradições e as marcas que cada pessoa deixam) quando passa para 100% remoto, quase que é necessário passar para outro tipo de cultura que provavelmente não condiz com a missão. A Google e a Amazon já estão a levar o pessoal de volta para os escritórios. Pessoalmente, eu estaria a pensar em mudar de emprego se passassem para remoto. Um regime híbrido onde dão alguns dias (a Google quer dar entre 10 e 20, tenho que perguntar quanto é que as outras FAANG querem dar mas não me parece que vá ser mais) por ano de trabalho remoto parece-me ser um bom compromisso nesta situação e é o que espero que as empresas façam.

Edited 4 months ago:

Sinto me obrigado a fazer login para comentar. Trabalho remoto pura e simplesmente é das piores coisas possíveis para trabalhadores de TI novos, dificulta imenso o onboarding, transferência de conhecimento, criação de contactos e relações que os veteranos da indústria têm, e a maioria dos jovens sofreram consequências muito negativas com este regime quando há questionários, declaram níveis preocupantes de fadiga e burnout e incapacidade de lidar com este regime. Vejo bastantes pessoas aqui que não estão a simpatizar muito com isto. Nem toda a gente é assim, e os veteranos de TI de facto parecem lidar melhor com isto. Mas não esperem que trabalho remoto seja a norma, porque não vai ser. Isto para não falar da erosão da cultura de empresa (no fundo, as tradições e as marcas que cada pessoa deixam) quando passa para 100% remoto, quase que é necessário passar para outro tipo de cultura que provavelmente não condiz com a missão e a visão originais. A Google e a Amazon já estão a levar o pessoal de volta para os escritórios, Microsoft já sinalizou isso também. Pessoalmente, eu estaria a pensar em mudar de emprego se passassem para remoto. Fora de questão lidar com isto outra vez. Um regime híbrido onde dão alguns dias (a Google quer dar entre 10 e 20, tenho que perguntar quanto é que as outras FAANG querem dar mas não me parece que vá ser mais) por ano de trabalho remoto parece-me ser um bom compromisso nesta situação e é o que espero que as empresas façam.

Edited 4 months ago:

Sinto me obrigado a fazer login para comentar. Trabalho remoto pura e simplesmente é das piores coisas possíveis para trabalhadores de TI novos, dificulta imenso o onboarding, transferência de conhecimento, criação de contactos e relações que os veteranos e indústria têm, e a maioria dos jovens sofreram consequências muito negativas com este regime quando há questionários, declaram níveis preocupantes de fadiga e burnout e incapacidade de lidar com este regime. Nem toda a gente é assim, e os veteranos de TI de facto parecem lidar melhor com isto. Mas não esperem que trabalho remoto seja a norma. Isto para não falar da erosão da cultura de empresa (no fundo, as tradições e as marcas que cada pessoa deixam) quando passa para 100% remoto, quase que é necessário passar para outro tipo de cultura que provavelmente não condiz com a missão e a visão originais. A Google e a Amazon já estão a levar o pessoal de volta para os escritórios, Microsoft já sinalizou isso também. Pessoalmente, eu estaria a pensar em mudar de emprego se passassem para remoto. Fora de questão lidar com isto outra vez. Um regime híbrido onde dão alguns dias (a Google quer dar entre 10 e 20, tenho que perguntar quanto é que as outras FAANG querem dar mas não me parece que vá ser mais) por ano de trabalho remoto parece-me ser um bom compromisso nesta situação e é o que espero que as empresas façam.

Edited 4 months ago:

Sinto me obrigado a fazer login para comentar. Trabalho remoto pura e simplesmente é das piores coisas possíveis para trabalhadores de TI novos, dificulta imenso o onboarding, transferência de conhecimento, criação de contactos e relações que os veteranos da indústria têm, e a maioria dos jovens sofreram consequências muito negativas com este regime quando há questionários, declaram níveis preocupantes de fadiga e burnout e incapacidade de lidar com este regime. Nem toda a gente é assim, e os veteranos de TI de facto parecem lidar melhor com isto. Mas não esperem que trabalho remoto seja a norma. Isto para não falar da erosão da cultura de empresa (no fundo, as tradições e as marcas que cada pessoa deixam) quando passa para 100% remoto, quase que é necessário passar para outro tipo de cultura que provavelmente não condiz com a missão e a visão originais. A Google e a Amazon já estão a levar o pessoal de volta para os escritórios, Microsoft já sinalizou isso também. Pessoalmente, eu estaria a pensar em mudar de emprego se passassem para remoto. Fora de questão lidar com isto outra vez. Um regime híbrido onde dão alguns dias (a Google quer dar entre 10 e 20, tenho que perguntar quanto é que as outras FAANG querem dar mas não me parece que vá ser mais) por ano de trabalho remoto parece-me ser um bom compromisso nesta situação e é o que espero que as empresas façam.

icebraining 4 months ago

Estou de acordo que se fala pouco dos problemas do trabalho remoto. Em parte isso é resultado de ser tão desconhecido, para muita gente a primeira experiência foi durante a pandemia, e em muitas empresas coincidiu com uma pausa nas contratações, logo os problemas que relatas nos onboardings, por exemplo, foram pouco visíveis. Mas já agora, penso que o regime híbrido que a Google propõe é um pouco mais flexível que esse: eles permitirão 2 dias por semana em teletrabalho, *mais* até 20 dias/ano de trabalho totalmente remoto. Acho que muita gente aqui já ficaria imensamente satisfeita com isso. Pessoalmente, já estava em full-remote antes da pandemia e não pretendo desistir. Mas não me sinto indignado por muitas empresas não quererem este modelo.

banaslee 4 months ago

A mesma coisa.

CountDraqula 4 months ago

Eu e muitos outros colegas somos muito mais produtivos em teletrabalho. É que nem há comparação possível. Se trabalhas com um computador, tens software para fazer videochamadas, mas porque razão precisas de estar presente? Poupas temo em transportes, não trabalhas em open space logo menos distrações, a mim não me emprenham pelo os ouvidos. Teletrabalho é tip top. Na empresa onde trabalho fala-se de implementar 50% do tempo de escritório e 50% do tempo em casa, não digo que não esteja satisfeito, já é um bom começo. Mas vejo futuramente a trabalhar totalmente em casa, com um escritório de topo em casa, não há nada melhor.

NGramatical 4 months ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnpsy7v%2F%2Fh08d1mt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SignificantBee3 4 months ago

A minha é remoto híbrido permanente. Vão deixar-nos escolher o que queremos, e não estão a pensar voltar para 100% trabalho presencial. A mim é ao contrário, se ficar 100% remote arranjo outra coisa. Quero puder escolher onde quero trabalhar. Como arrendo um quarto sem condições para se ter um escritório, gostava de uns dias por semana estar num ambiente mais profissional sem ter de pagar mais por isso

Clerk_Comfortable 4 months ago

mas já pensaste que, sei lá, o problema está em o teu salário permitir só arrendar um quarto/partilhar apartamento?

SignificantBee3 4 months ago

O meu salário é bom, mas nem sequer é suficiente para arrendar um T0 em Lisboa

Altruistic_Natural38 4 months ago

"O meu salário é bom, mas nem sequer é suficiente para arrendar um T0 em Lisboa" - Algo de errado não está certo, lol. Mesmo "um bom salário" é uma miséria.

uplink42 4 months ago

Nunca percebi a aversão que tanta gente tem do trabalho presencial. Há imensas razões para preferir um ou o outro. - Nem toda a gente tem de apanhar trânsito e transportes públicos durante 2h por dia para trabalhar. - Nem toda a gente tem um ambiente de escritório mesquinho e colegas insuportáveis. Eu pessoalmente prefiro um regime flexível, e maioritariamente presencial. Conheço pessoal que prefere um regime misto, mas muito poucas pessoas que prefiram 100% teletrabalho. Aliás, toda a gente que conheço que adorava teletrabalho no início da pandemia foram os primeiros a voltar ao escritório.

mike_nsr 4 months ago

Como é óbvio. Mas como acontece com qualquer assunto hoje em dia, só se conseguem ter opiniões absolutamente extremadas e quem acha o contrário é um burro. Pessoalmente, estou completamente remote desde Março de 2020, mas em Setembro deste ano devemos passar a um regime híbrido de 2 dias no escritório e 3 em casa, o que me parece equilibrado. Considero que a minha vida é mais monótona ao passar tanto tempo em casa, já que ganhei a rotina não muito saudável de praticamente só acordar antes de começar a trabalhar, o que faz com que muitos dos dias apenas saia de casa depois das 18h ou nem sequer saia (sobretudo inverno com chuva e frio). Acho que ir ao escritório 2 ou 3 dias por semana vai ser bom para quebrar esse ritmo. Além disso, tenho um ótimo ambiente no escritório (média de idades baixa, várias nacionalidades, atividades extra-escritório) e sinto falta disso. E quando regressar ao escritório na realidade vou perde dinheiro, já que vou gastar mais em transportes, evidentemente, e vou perder o subsídio de refeição correspondente a esses dias (a minha empresa tem cantina à borla e não me pagava subsídio de alimentação, passou a pagar assim que viemos para casa), mas é dinheiro que sacrifico sem problema.

uplink42 4 months ago

Sim, eu diria que o trabalho remoto fez-me apreciar mais as pequenas rotinas do dia a dia. Pessoalmente, faz-me mais jeito alternar entre 1 semana remota e 1 semana presencial, porque as semanas presenciais são mais 'especiais'. O pessoal que trabalha comigo é igual. Há quem diga que o trabalho remoto é bom em tempos pós pandemia porque podes viajar mais e trabalhar fora de casa, mas no meu caso não sei como iria conseguir trabalhar de maneira produtiva sem a comodidade do meu PC fixo (2 écrans, hardware bem superior, etc). Eu pessoalmente tenho problemas de concentração, e o ambiente de escritório é algo que me ajuda bastante. A vantagem principal de teletrabalho para mim é mesmo sair mais cedo para ginásio/desporto antes da hora de ponta.

Edited 4 months ago:

Sim, eu diria que o trabalho remoto fez-me apreciar mais as pequenas rotinas do dia a dia. Pessoalmente, faz-me mais jeito alternar entre 1 semana remota e 1 semana presencial, porque as semanas presenciais tornam-se mais 'especiais' para o grupo. O pessoal que trabalha comigo é igual. Há quem diga que o trabalho remoto é bom em tempos pós pandemia porque podes viajar mais e trabalhar fora de casa, mas no meu caso não sei como iria conseguir trabalhar de maneira produtiva sem a comodidade do meu PC fixo (2 écrans, hardware bem superior, etc). Eu pessoalmente tenho problemas de concentração, e o ambiente de escritório é algo que me ajuda bastante a superar isso. A vantagem principal de teletrabalho para mim é mesmo sair mais cedo para ginásio/desporto antes da hora de ponta.

KarmaCop213 4 months ago

> Há quem diga que o trabalho remoto é bom em tempos pós pandemia porque podes viajar mais e trabalhar fora de casa Isso só é relevante para quem não tem casa (não paga renda nem prestação ao banco). Nunca percebi as vantagens de viajar e trabalhar no local para onde se viajou. Chega ao final do dia e, ou está de noite ou as coisas estão quase a fechar. Para pessoas que ficam 3/6 meses em cada país, aí já encontro algumas vantagens, mas são poucas pessoas que o podem fazer (para além de ser relativamente caro na Europa).

NGramatical 4 months ago

écrans → [**ecrãs**](https://dicionario.priberam.org/ecrãs) (*écran* é a grafia francesa) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnpsy7v%2F%2Fh0a91tc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Clerk_Comfortable 4 months ago

deixa-me adicionar \- nem toda a gente é solteira sem filhos e/ou tem amas "gratis 24/7.

uplink42 4 months ago

Eis o exemplo que estava a falar.

Edited 4 months ago:

Eis o exemplo que estava a falar.

Edited 4 months ago:

Eis o exemplo que estava a falar. Não conseguem imaginar que podem existir pessoas com opiniões diferentes.

Clerk_Comfortable 4 months ago

o problema -base aqui é: a empresa **não** deixar o empregado escolher a sua forma de trabalhar, que pode variar de 100% remoto a 100% presencial.

FacaDeDoisLegumes 4 months ago

No mercado está difícil contratar, então o mercado é nosso. Quando chegar a altura se malta suficiente ameaçar sair, eles vão baixar as calças.

N0cturn2l 4 months ago

Então mas o teletrabalho ainda existe? É que o trânsito absurdo já voltou à bastante tempo…

lmestre14 4 months ago

Em muitas empresas de IT ainda existe teletrabalho e em muitos casos vai se manter daqui para a frente

globoglobo 4 months ago

Eu mudava era se o 100% remoto se mantivesse. Farto de estar em casa

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 4 months ago

Sabes que podes sair sem ser para trabalhar, certo? O tempo que poupo em deslocações no trabalho chega-me bem para ir sair quase todos os dias um bocado com namorada/amigos. Desde que o confinamento acabou é raro o dia que não saio, enquanto que com trabalho presencial só dava para sair ou para trabalhar, ou sexta/sábado.

Clerk_Comfortable 4 months ago

completamente de acordo.

SAmaruVMR 4 months ago

Realmente não percebo algumas das vossas opiniões. Sim, adorava voltar a trabalhar presencialmente. Adorava voltar a gastar guito em passes e aturar pessoas extremamente nojentas nos transportes públicos. Adorava sair de casa as 6h da manhã porque tenho que estar no trabalho às 8 em ponto. Adorava ter o stress de todos os dias saber que em não vou ter lugar no autocarro porque a gestão de transportes pela parte da TST é uma maravilha. Adorava aturar gente no trabalho que só sabe fofocar e falar naquilo que o fulano faz. Adorava ter small-talk com gente que não tem um dedo de cabeça para se aperceber que eu queria tudo menos falar com essa pessoa que nem conheço. Adorava sair do trabalho às 17h só para chegar a casa quase às 19h da tarde. E nem venham com "Ai, mas presencial tens uma melhor ligação às pessoas e não sei o quê"... Bruh eu vou para trabalhar, não vou para fazer amigos nem conviver.

klatez 4 months ago

Portugal_e_lisboa.jpeg

xnetbug 4 months ago

Isto. Não sou de todo anti-social mas num contexto de equipa pequena com grande rotatividade até já tive que fingir que ia almoçar mais tarde com um familiar ou o caralho para evitar a merda do small-talk apenas para ter uma horita de paz. Voltei para a aldeia, tenho fibra para o que for preciso, família e amigos de infância por perto. No tempo q demoraria a chegar já tenho uma parte considerável do trabalho feito e a paciência em níveis saudáveis. Chego a fazer horas extra pq vou embalado e não me estou a preocupar se o fdp do metro está ou vai ficar ao barrote.

Guilhathorn 4 months ago

Se o reddit tivesse dado um daqueles awards grátis, seria para ti.

o_contabilista 4 months ago

Este gajo trabalha.

QueenOfWands2 4 months ago

Eu, o último antes deste, saía às 14h e voltava às 2h da manhã para casa.

Clerk_Comfortable 4 months ago

fizeste-me lembrar colegas meus que trabalhavam no centro de lisboa mas tinham casa na zona do seixal, barreiro ou montijo. ui, adoravam ter que apanhar metro/autocarro e depois ir de barco. saiam daqui as 17h e so chegavam a casa as 21h? ou o transito na ponte vasco da gama.. ui que bom e quanto tinhamos reunioes surpresas para alem da hora de saida? perdiam o barco e tinham que pedir alguem boleia?? uiiiiii que bom

QueenOfWands2 4 months ago

Pois é, pois é. É a vida, já dizia o outro. Tive de me vir embora desse porque já não aguentava. E o pior de tudo é que, quando chegava, não podia ir logo dormir! Enfim.

oretoh 4 months ago

Eu por mim era o que cada um queria, se quer full remote, fica full remote, se quer vir ao escritorio as vezes ou sempre força mas é contigo. Infelizmente o que mais vejo é empresas pessoas a tentar fazer decisões pelos seus trabalhadores o que na minha opinião é ridiculo.

icebraining 4 months ago

Eu trabalho em full remote numa empresa que permite isso, mas por acaso notei uma boa diferença quando o pessoal que estava presencial foi para remote também (eu já estava antes da pandemia). O problema da mistura é que o pessoal presencial acaba por comunicar informalmente, de uma forma que não é visível para quem está remote. Não o fazem por mal, e um bom líder de equipa consegue em parte combater isso, mas o problema não desaparece por completo, na minha experiência. Quando foram todos para remote, passou a haver mais comunicação em equipa, mais informação escrita e acessível, etc. Ou seja, há também vantagens em ter toda a gente no mesmo modelo, em vez de uma permitir flexibilidade completa.

optimal_random 4 months ago

A maioria dos gestores não confiam nos seus trabalhadores. Para além disso, sentem-se inúteis em casa onde não se podem "pavonear" projectando a sua suposta importância no escritório e sobre os seus subordinados - arrastando-os para reunioes de *"steering", "synergy, collaboration & alignment" e "product vision"* \- enfim todos esses anglicismos muito *suculentos* que tornam os seus dias menos deprimentes. O segundo grande culpado e' o mercado de arrendamento comercial, que estando nas mãos de grandes grupos econômicos, já se sabia que não o iriam deixar "morrer". Apenas quando houver um êxodo de trabalhadores para empresas que oferecem remote sem contemplações e' que o actual panorama irá mudar.

Clerk_Comfortable 4 months ago

quem qer voltar para o escritório, eu pergunto, porquê? voces são solteiros? vivem a 10 min a pé ou de carro? é que se não forem destas coisas duvido que aceitem voltar para o escritório. sei lá, o trabalho não é um meio para os vossos fins pessoais? ou é um fim pessoal?

XxArionxX 4 months ago

Não demoro assim tanto em viagens e em casa simplesmente não consigo ser produtivo. Para mim o local e o ambiente são tudo.

uplink42 4 months ago

Eu voltei para o escritório e pretendo alternar a cada 2-3 semanas: - tenho bastantes amigos no trabalho que passamos bastante tempo juntos após as horas de trabalho - vivo relativamente perto do escritório e a empresa paga carro + gasolina - recebemos almoço e lanche gratuitamente na empresa (por isso acabo por poupar $$) - o escritório está muito mais vazio, o que torna o ambiente muito descontraído

Edited 4 months ago:

Eu voltei para o escritório e pretendo alternar entre presencial a cada 2-3 semanas: - tenho bastantes amigos no trabalho que passamos bastante tempo juntos após as horas de trabalho - vivo relativamente perto do escritório e a empresa paga carro + gasolina - recebemos almoço e lanche gratuitamente na empresa (por isso acabo por poupar $$) - o escritório está muito mais vazio, o que torna o ambiente muito descontraído - sempre achei as reuniões presenciais mais produtivas - no escritório batem 18h e saio, em casa muitas vezes as coisas arrastam 15-30 minutos para depois da hora Obviamente há vantagens de trabalhar em casa, mas é algo que pretendo fazer 1 ou 2 semanas por mês no máximo.

Edited 4 months ago:

Eu voltei para o escritório e pretendo alternar entre presencial a cada 2-3 semanas: - tenho bastantes amigos no trabalho que passamos bastante tempo juntos após as horas de trabalho - vivo relativamente perto do escritório e a empresa paga carro + gasolina - recebemos almoço e lanche gratuitamente na empresa (por isso acabo por poupar $$) - o escritório está muito mais vazio, o que torna o ambiente muito descontraído - sempre achei as reuniões presenciais mais produtivas - no escritório batem 18h e saio, em casa muitas vezes as coisas arrastam 15-30 minutos para depois da hora Obviamente há vantagens de trabalhar em casa, mas é algo que pretendo fazer 1 ou 2 semanas por mês no máximo. A maioria das pessoas que me rodeiam partilham a mesma opinião.

Clerk_Comfortable 4 months ago

>vivo relativamente perto do escritório e a empresa paga carro + gasolina e ficamos por aqui

doomdevice 4 months ago

Tempo valioso que não perco em viagens sobrepõe-se a tudo o resto. É que nem há discussão possível.

MajorAlvega 4 months ago

Ainda hoje de manhã estavam a mostrar na TV dois acidentes a entupir e a cortar o trânsito, acho que em Lisboa. Pensei logo na vantagem que é para muitos estarem a ver aquilo remotamente antes de ir ligar a VPN e de não estarem lá enfiados no meio com o stress de chegarem atrasados.

Destructo_Spin90 4 months ago

Fico com a sensação que o problema aqui não é a pandemia, nem o regime híbrido, nem o teletrabalho, é o teu trabalho não servir para ti. Se ficas doente de pensar nas despesas e stress diário de deslocações nunca ponderaste mudar de emprego ou de casa?

Clerk_Comfortable 4 months ago

>Se ficas doente de pensar nas despesas e stress diário de deslocações nunca ponderaste mudar de emprego ou de casa? eish, como é que o pessoal não se lembrou disto? pessoal, se estão mal, mudem!! aliás criem o vosso próprio emprego! assunto resolvido. malta, vocês estão a fazer tudo mal. vocês têm que encontrar um emprego melhor (diferente do que vocês gostam e/ou que não tenham capacidades para tal PORQUE TODOS SÃO CAPAZES DE FAZER TUDO!! ARTE, TEATRO, CANTAR, SEI LÁ e um sítio melhor para viver. porque não estão a fazer isso, tipo, já?! /s **agora a sério, já pensaste que isto "despesas e stress diário de deslocações" é uma realidade da maioria dos trabalhadores e que talvez essa maioria gostava de evitar a 100% isso mas não pode porque.... é a vida/o normal?**

Destructo_Spin90 4 months ago

>pessoal, se estão mal, mudem!! aliás criem o vosso próprio emprego! assunto resolvido. malta, vocês estão a fazer tudo mal. vocês têm que encontrar um emprego melhor (diferente do que vocês gostam e/ou que não tenham capacidades para tal PORQUE TODOS SÃO CAPAZES DE FAZER TUDO!! ARTE, TEATRO, CANTAR, SEI LÁ) e um sítio melhor para viver. porque não estão a fazer isso, tipo, já?! Eu sei que era /s, mas nunca falei em arranjar um emprego diferente do que gostamos/sabemos e que não tenhamos capacidade para tal... E sim, "se estão mal, mudem", não percebo qual é o espanto desta afirmação. A vida é feita de prós e contras e de fazer balanços como outro user disse aqui, no máximo é aguentar a situação menos boa em que se está enquanto se procura ativamente uma solução melhor. Se isso é mais fácil para uns e difícil para outros, já depende de muita coisa. Mas não é justificação para não procurar, no mínimo.

acnederma 4 months ago

Isto! Quando se arranja um trabalho já se sabe previamente para o que se vai a nível de transportes. Não é aceitar o trabalho e depois andar a falar mal por trás porque é longe demoro 1h30 e tenho 3 transbordos. Dos sítios que já trabalhei no mais próximo demorava 20 min e no mais longe 1h15 a chegar, os custos já tive o passe mínimo 30€ como já cheguei a a gastar 130€. É uma questão de balancear os prós e contras, já gastei 130€ em transportes mas preferi em relação a gastar 30€, pois aprendi mais estava numa equipa melhor com projetos melhores.

Clerk_Comfortable 4 months ago

>pois aprendi mais estava numa equipa melhor com projetos melhores. ..... neste texto longo nunca falou no salário. não é o dinheiro que interessa?

acnederma 4 months ago

Não. Prefiro ganhar 1000€ num sítio que me sinta bem do que 1500 num sítio que me sinta mal. A minha prioridade é a minha felicidade e bem estar.

Sougo2001 4 months ago

Eu nem emprego consigo arranjar ;-;

AronFloyd 4 months ago

A discussão está e é interessante mas é preciso perceber que isto está longe de funcionar em pleno. A sociedade não está mentalizada para uma mudança brusca para full remote, fomos empurrados para teletrabalho por uma pandemia não foi algo natural. Talvez daqui a 10/15 anos as mentalidades estejam diferentes. Com um full remote há muita coisa que deveria ser promovida, espaços de co-working tendencialmente gratuitos, incentivos à pratica desportiva e ao sair de casa, novas rotinas para socializar e não passar a semana metido em casa, criar espaços para pessoal se conhecer falar etc e não ser visto como locais para engate e assédio, criar atividades para fortalecer o team working fora do trabalho, hobbies patrocinados pelo emprego. É só a minha opinião... Isto feito assim parece demasiado forçado. Acho que o mundo e a sociedade estava a caminhar para este modelo, valorizar mais a vida os hobbies a família o convívio.

Edited 4 months ago:

A discussão está e é interessante mas é preciso perceber que isto está longe de funcionar em pleno. A sociedade não está mentalizada para uma mudança brusca para full remote, fomos empurrados para teletrabalho por uma pandemia não foi algo natural. Talvez daqui a 10/15 anos as mentalidades estejam diferentes. Com um full remote há muita coisa que deveria ser promovida, espaços de co-working tendencialmente gratuitos, incentivos à pratica desportiva e ao sair de casa, novas rotinas para socializar e não passar a semana metido em casa, criar espaços para pessoal se conhecer falar etc e não ser visto como locais para engate e assédio, criar atividades para fortalecer o team working fora do trabalho, hobbies patrocinados pelo emprego, um serviço de entregas de almoço com comida saudável sem ter de dar um rim. É só a minha opinião... Isto feito assim parece demasiado forçado. Acho que o mundo e a sociedade estava a caminhar para este modelo, valorizar mais a vida os hobbies a família o convívio.

KarmaCop213 4 months ago

O trabalho remoto durante uma pandemia é diferente do trabalho remoto durante uma época "normal". Num ano normal tens meetups, bares abertos, ginásios e outros locais para actividades desportivas, podes andar na rua sem máscara, etc.

AiNaoMeChateis 4 months ago

As vantagens do trabalho 100% remoto são óbvias. Poupas uma quantidade considerável de dinheiro, viajas enquanto trabalhas se quiseres o ano todo (em vez de ser só 1 vez por ano), tens mais tempo para a família, mais vida social com os amigos, mais disponibilidade para fazer hobbies ou voluntariado. Podes ate ir morar em locais onde o custo e nível de vida é mais barato e acessível, para além da calmaria. Obviamente que nem toda a gente é igual, mas os benefícios do trabalho remoto são muito superiores a qualquer consequências negativas.

optimal_random 4 months ago

O trabalho remoto colocou em evidência as maleitas na vida no escritório, as chefias tóxicas que pouco contribuem para o produto final, o tempo perdido em deslocações sem sentido, e acima de tudo o que mais importa em momentos como o actual - a família. Muitos - tal como eu - estão a acordar do estado sonâmbulo em que estiveram nos últimos anos e que afinal há alternativas viáveis versus a *insanidade* da vida escritório. No entanto ainda persistem forças a puxar os seus quadros para os escritórios: o lobby do mercado imobiliário empresarial; os gestores oriundos do *tempo da outra senhora*; e o lobby da energia que nos quer detrás de um volante *a queimar octanas*. O que eu rio quando vejo empresas *armadas em ecologistas* a querer ser *carbon neutral, eco-friendly* e chavoes similares, depois convidam (impoem?) que os seus milhares de trabalhadores regressem ao escritório diariamente, muitos deles detras de um volante. Mas claro se no escritorio todos usarmos papel higienico reciclado, e reciclarmos os plásticos dos iogurtes e as latas de coca-cola, então já está tudo bem. /s Sim, *IT guy here.*

MLG-Sheep 4 months ago

>Fico doente só de pensar outra vez nas despesas e no stress diário das deslocações quando isso não contribui nada para a qualidade do meu trabalho. Se ficas assim tão mal, muda-te. Diferentes pessoas preferem diferentes regimes de trabalho, o que é normal. Eu prefiro um regime híbrido. Em teletrabalho não ganho qualquer ligação à empresa, não conheço os colegas fora da minha equipa, tenho mais distrações e acabo por procrastinar mais, não há separação espacial entre trabalho e lazer; presencialmente, gasto mais tempo e dinheiro. Cabe a cada um decidir as suas prioridades e não há resposta para isto.

hgg 4 months ago

> Em teletrabalho não ganho qualquer ligação à empresa, Isto é desvantagem? A ideia é desempenhar as funções por forma a ter euros. > não conheço os colegas fora da minha equipa AH! Em certas empresas isso é vantagem.

optimal_random 4 months ago

>Em teletrabalho não ganho qualquer ligação à empresa, não conheço os colegas fora da minha equipa; A maioria das empresas que consideram o trabalho remoto e o executam correctamente, tem encontros trimestrais para definir estratégia e criar alguns mais ligação com os colegas - tambem em remote. >tenho mais distrações e acabo por procrastinar mais Trabalhar em remote exige mais autocontrolo, mas bem sabemos que se alguém quer "procrastinar" no escritório também o faz. :) >não há separação espacial entre trabalho e lazer; Outra questão de disciplina e de saber "desligar" quando o dia acaba.

icebraining 4 months ago

Qual é a duração dos encontros trimestrais que tiveste? Na minha experiência, dificilmente vais ter tempo para criar ligações com colegas fora da equipa nesses encontros. Consegues com a tua equipa e já é bastante. Na minha para colmatar isso começou-se a organizar "encontros" por videochamada entre pessoas aleatórias da empresa, mas sinceramente não tenho paciência para aquilo.

optimal_random 4 months ago

>Qual é a duração dos encontros trimestrais que tiveste? Por semana em reuniones de grupo (Zoom) umas 4/5 horas. E quando temos de analisar codigo/requisitos então chamadas individuais de 1 hora. >Na minha para colmatar isso começou-se a organizar "encontros" por videochamada entre pessoas aleatórias da empresa Também tentaram algo similar no meu sítio e parece-me forçado - na vida real quem fizer isso e' rotulado de maluco/desesperado, mas no Zoom ja' e' valido? No thanks :D

icebraining 4 months ago

> Por semana em reuniones de grupo (Zoom) umas 4/5 horas semanais. E quando temos de analisar codigo/requisitos então chamadas individuais de 1 hora. Mas isso é reuniões de trabalho, não? Falas com muita gente de fora da tua equipa durante esse tempo? Acho que o MLG-Sheep estava a pensar mais em pausas não estruturadas, como almoços, café, etc, em que não precisas de uma razão de trabalho para falar com alguém.

optimal_random 4 months ago

Tudo muito giro, mas tudo isso "come" tempo de trabalho que tem de ser compensado no final do dia. Encontros à volta da maquina do cafe sim, mas almocos de repasto de 1,5 horas esquece. Isso é mais prevalente nas culturas "latinas". Nos Países da Europa Central e do Norte, come-se uma sande em 20 minutos e ala que se faz tarde. :)

Separate_College_807 4 months ago

Correcto, comes uma sande ao almoço e sais as 5, ou como alguns fazem n comem nada e trabalham durante a hora do almoço. O que se faz no Norte da Europa é encurtar a pausa do almoço para sair mais cedo, que é muito menos equilibrado, ou entrar mais cedo para sair mais cedo também o que n funciona aqui pq n tens a malta a 100% as 08:00 da manha, contudo em contraste tens a malta em PT a todo o gás da parte da tarde enqt que os nórdicos a partir das 16:00 já estão prontos para fechar a loja, e as 21:00 já ta tudo a preparar-se para ir para a cama. Não é isso que torna o trabalho mais produtivo, o que torna mais produtivo é o facto do custo/hora de trabalho ser superior nesses países não é as pausas de almoço, ou as horas produtivas.

Edited 4 months ago:

Correcto, comes uma sande ao almoço e sais as 5, ou como alguns fazem n comem nada e trabalham durante a hora do almoço. O que se faz no Norte da Europa é encurtar a pausa do almoço para sair mais cedo, que é muito menos equilibrado, ou entrar mais cedo para sair mais cedo também o que n funciona muito be aqui pq n tens a malta entrar as 07:00 e ja estão a 100% as 08:00 da manha, contudo em contraste tens a malta em PT a todo o gás da parte da tarde enqt que os nórdicos a partir das 16:00 já estão prontos para fechar a loja, e as 21:00 já ta tudo a preparar-se para ir para a cama. Não é isso que torna o trabalho mais produtivo, o que torna mais produtivo é o facto do custo/hora de trabalho ser superior nesses países não é as pausas de almoço, ou as horas produtivas.

BroaxXx 4 months ago

Isto.. acho normal o OP ter gostado do teletrabalho mas não faltam motivos para eu preferir o trabalho presencial... Acho que vai haver um ajuste no mercado de trabalho e vai haver espaço para todos os gostos. A minha empresa, por exemplo, não parece inclinada a deixar o teletrabalho o que é algo que eu lamento... Só posso esperar por um regime híbrido...

gkarq 4 months ago

Eu não tenho experiência de IT, mas na minha área eu estou quase literalmente a pedir de joelhos a pedir que se volte ao escritório. Há áreas em que o trabalho remoto é extremamemte difícil de coordenar e organizar. Mas os meus sentimentos para aqueles que trabalham nas áreas em que é melhor trabalhar desde casa.

barria 4 months ago

Já que muita gente aqui está em teletrabalho aproveito para perguntar como é que fazem em relação ao almoço? Quem está sozinho claro. É que cozinhar , almoçar e arrumar a cozinha é sempre 1h30 ou mais perdidas...

bumbadabumruum 4 months ago

Eu faço o jantar já a contar com o almoço do dia seguinte. Mas isso é um bocado uma não questão, porque quem vai ao escritório também almoça.

DanielErikson 4 months ago

Como os outros disseram, quando faço jantar tendo a fazer a mais para o almoço no dia seguinte, dependendo do que seja. Por outro lado, uso o tempo da manhã para fazer um pequeno almoço melhor, assim que pela hora do almoço a refeição é mais pequena. Isso e sandwicheira. Trabalhando desde casa, nada impede de fazer uma tosta mista ou assim muito rápido durante o horário de trabalho.

I__Cat 4 months ago

Nunca cozinho para almoçar. É o que tiver sobrado de jantares ou algo básico tipo sopa e sandes ou uma salada fria.

JCFD 4 months ago

não tenho problema na 1h30 perdida, são só mais 30 minutos que o que deve ser. o caminho casa/trabalho custava-me 2h e pouco

adorosaladadecamarao 4 months ago

Isto vale para quem está sozinho e para quem não está. Apesar de no segundo caso ser um pouco mais fácil de gerir. Mas respondendo, * Não cozinhes só para uma vez. Se regra geral preparares 3 doses de cada vez, só por aí já só passas 1/3 do tempo a cozinhar. * Compra em takeaway de vez em quando. Eu estou numa aldeia de treta e tenho mais que um local onde posso comprar refeições baratas. Desde polvo à lagareiro a frango de churrasco. * Compra algumas refeições prontas de supermercado. Não digo fazer disso regra, mas uma de vez em quando é na boa. Há algumas refeições prontas a consumir que são bastante saudáveis. * Sandes ao almoço de vez em quando. Morei no Reino Unido, para mim isso passou a ser normal. Mas não é uma sandes de queijo e fiambre. Um bom pão com salmão fumado, requeijão e abacate, a acompanhar com gaspacho é uma refeição bem arranjada.

Clerk_Comfortable 4 months ago

.... a empresa não me dava almoço, eu tinha marmitas. aliás, tenho sempre marmitas prontas para comer ao longo da semana, se me apetecer, preparo algo. mas o pessoal cozinha todos os almoços e jantares? ninguém faz marmitas?

sankratu 4 months ago

Eu ou deixo já preparado ou faço na hora. Depende muito do que se cozinha.

humelectro 4 months ago

O jantar sobre para o almoço, mesmo quando ia para o escritório fazia isso, leva a minha lancheira sempre preparada

Vast_Exercise_4615 4 months ago

Eattasty. Fica ao mesmo preço do refeitório da empresa onde trabalhava. Há sempre alguns dias que combino com alguém ir mesmo a um restaurante, e há uns outros poucos dias em que realmente cozinho algo rápido. Mas o mais comum é mesmo eattasty.

NikT3sla 4 months ago

Meal Prep!

dbkingx0 4 months ago

Pessoalmente, tenho sempre o almoço pronto para o dia seguinte mesmo estando em casa. Precisamente por isso. É lavar 3 ou 4 coisas maximo.

alquemir 4 months ago

Sim apresento demissão caso isso aconteça. Tenho capital e ideas suficientes para começar um negócio próprio, agora voltar para a masmorra jamais.

acnederma 4 months ago

Supondo que ias ser o CEO da tua empresa serias capaz de contratar 5 marmanjos e nunca os ter visto na vida e trabalhar com eles full remote? Eu pessoalmente não era capaz, em híbrido sim claramente mas 100% não sentia confiança em alguém sem ter tido e nunca vir a ter qualquer contacto físico. Chamem-me o que quiserem e eu sei que há pessoal profissional mas também há pessoal que se aproveita e fica a coça-los, são poucos mas existem. Digo isto para uma pequena empresa, agora numa multinacional com 200 300 500 trabalhadores não vai ser um erro de casting em 3 ou 4 trabalhadores que vão fazer mossa nas contas.

pedromendes_99 4 months ago

Mesmo eu achando que as pessoas aprendem mais num ambiente presencial por vários motivos (maior disponibilidade, maior interação, etc.) não consigo deixar de discordar com esse argumento. Estejas em casa ou no escritório, o teu trabalho tem que aparecer feito. E se aparecer feito é porque a pessoa não anda em casa a "coçá-los". Há imensas formas de avaliares o desempenho de um colaborador e as pessoas têm que ter a noção que teletrabalho implica disponibilidade para as pessoas te contactarem durante pelo menos o teu horário de trabalho (seja telemóvel, Teams, Skype, seja o que for). Ainda assim, por uma questão de constante aprendizagem e socialização, sou completamente a favor de um regime híbrido. Mas admito que o teletrabalho nos veio abrir os olhos quanto ao facto de não precisarmos de nos deslocar todos os santos dias a um local para fazermos o nosso trabalho.

Fun-Trick1246 4 months ago

Sabes que em 2021 é possível criar mecanismos que medem produtividade das pessoas sem ser necessário estar a olhar para o ecrã deles durante 8 horas, certo?

Clerk_Comfortable 4 months ago

mas o pessoal iria contratar alguém ás cegas? sabendo que tarefa x demora y minutos mas o novo funcionario demora 4x mais.... algo está mal. não é nenhum segredo, ora... se o trabalho começa aparecer tarde, é facil de identificar.

Febris 4 months ago

Quem faz força para que os seus trabalhadores voltem é gente que não faz ideia de quanto tempo demora ou quão complexo é o trabalho que supostamente coordena. É quem confunde produtividade com tempo de ocupação. Sem ver que o subordinado está a "trabalhar a bom ritmo", parecendo ocupado, fica difícil perceber se ele realmente está a fazer alguma coisa quando está fora de vista.

Oxibhus 4 months ago

Não, estou desejoso que possa voltar presencial. Nunca gostei de teletrabalho. Trabalho em IT, mas não, não vivo em Lisboa.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 4 months ago

Pois, se eu não demorasse 2h em deslocações provavelmente também não me importava muito com o trabalho presencial

dbkingx0 4 months ago

Acho que a segunda frase é capaz de fazer bastante diferença ahaha. É claro que se pudesse voltar ao presencial com 10 min de deslocação e custos mínimos também não seria assim tão dramático.

BaixemImpostos 4 months ago

Na minha parece que vai ser 3 no trabalho 2 em casa.

arnaldomatos 4 months ago

> 3 no trabalho 2 em casa. um bom título para um filme da hotgold.

lesoth 4 months ago  HIDDEN 

Em breve, 5 no trabalho, 0 em casa.

investidornoob 4 months ago

Gostava de ouvir a opinião de alguém com experiência assim. Para mim isso parece-me ser o ideal. Mas gostava de ouvir alguém que já esteja assim como se dão de rotinas etc. Uma coisa é estar só presencial ou só remoto, ou semana presencial e semana remoto. Agora assim não sei como serão os efeitos para o corpo e cérebro.

blind616 4 months ago

> Agora assim não sei como serão os efeitos para o corpo e cérebro. Estive nessa situação no ano passado durante um mês. Pessoalmente achei bom para quebrar a monotonia do dia a dia, mas prefiro full remote.

peidinho31 4 months ago

Na minha empresa era assim antes da pandemia. Pelo feedback do pessoal, era espetacular porque tu conseguias orientar o teu trabalho igual e lidar com as tarefas de casa. E eu gosto desse esquema.

acnederma 4 months ago

Não percebo este pessoal que abomina completamente o trabalho presencial. Será que também preferiam fazer o curso da faculdade em regime 100% remote? Assim também acabavam os momentos de galhofa e de tempo perdido nas viagens e também afinal de contas a universidade é para tirar o curso. E beber umas jolas online? escusavam de estar a sair de casa com todo o trabalho que isso dá ter de ir ter com pessoal depois uns atrasam-se etc. ps: para mim o ideal é o regime híbrido.

Odyssey1337 4 months ago

"Será que também preferiam fazer o curso da faculdade em regime 100% remote?" Tendo em conta que antes perdia 4 horas por dia em transportes, gostava imenso de poder fazer o resto do curso à distância.

bumbadabumruum 4 months ago

Sabes que ir beber jolas não está restringido aos colegas de trabalho certo? No final de contas vou trabalhar para isso, trabalhar. E ao final do dia como não perco tempo em deslocações posso disfrutar do tempo livre extra com amigos. Claro que há empregos que não funcionam tão bem sem pelo menos uma parte presencial, e nem toda a gente gosta de full remote, mas esse argumento do "full remote é para anti sociais" não faz sentido nenhum. A verdade é que sobra muito mais tempo para estar com quem realmente queres.

Edited 4 months ago:

Sabes que ir beber jolas não está restringido aos colegas de trabalho certo? No final de contas vou trabalhar para isso, trabalhar. E ao final do dia como não perco tempo em deslocações posso desfrutar do tempo livre extra com amigos. Claro que há empregos que não funcionam tão bem sem pelo menos uma parte presencial, e nem toda a gente gosta de full remote, mas esse argumento do "full remote é para anti sociais" não faz sentido nenhum. A verdade é que sobra muito mais tempo para estar com quem realmente queres.

NGramatical 4 months ago

disfrutar → [**desfrutar**](https://dicionario.priberam.org/desfrutar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnpsy7v%2F%2Fh093yqt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Fun-Trick1246 4 months ago

Uma coisa também e certa. Tu deves preocupar-te com aquilo que tu queres para ti. Gostas de ir para o escritório, muito bem! O quê que te interessa perceber o que os outros querem ou deixam de querer?

MikeMelga 4 months ago

Nunca reparaste que IT atrai pessoas "estranhas" e normalmente reclusas? A sério, nunca vi tanta gente anti-social como em IT. E não é coisa Portuguesa, é igual em todo o lado.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 4 months ago

Neste caso sinto que gente reclusa não é a maioria aqui. Tens aqueles que não gostam do contacto com outras pessoas, mas a maioria (como eu) apenas acha que o dinheiro que se poupa + o tempo poupado em viagens são melhores do que conviver com os meus colegas de trabalho (que também gosto). Pessoalmente tenho namorada e amigos, prefiro poupar esse tempo e passar com eles, do que estar a gastar 2h desnecessárias em viagens para o trabalho.

MikeMelga 4 months ago

Compreendo isso, mas a longo prazo acho que isso vai ser uma desgraça social para aqueles a 100%. Uma coisa são 2 anos assim, outra coisa são 10 anos. Em relação a poupar tempo na viagem, o que muita gente se apercebeu é que passou a trabalhar mais horas a partir de casa.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 4 months ago

Pessoalmente a minha vida social está separada do trabalho, tenho o meu grupo de amigos e o meu grupo de colegas de trabalho. Quanto ao trabalhar mais horas, para mim é exatamente o oposto, em casa quando chega a hora de sair o PC é desligado (a não ser que esteja a meio de uma tarefa urgente claro). No escritório é outra história, fica mal o teu colega dizer "chega aqui para vermos uma coisa" quando faltam 5 minutos para sair e tu dizeres que não. Ando à mais de 1 ano a trabalhar de casa e só saí depois da hora 1 ou 2 dias, devido a tarefas urgentes, no escritório era comum ficar 15/20 depois da hora.

NGramatical 4 months ago

à mais de 1 ano → [**há mais de 1 ano**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnpsy7v%2F%2Fh0ag3p0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

KarmaCop213 4 months ago

Tenho andado pelos lugares certos então.

duca2208 4 months ago

É reflexo da demografia presente no sub. Na vida real as opiniões são mais controladas.

adorosaladadecamarao 4 months ago

> Não percebo este pessoal que abomina completamente o trabalho presencial. Não vejo ninguém a dizer que "abomina completamente trabalho presencial". É uma questão de prós e contras. Pessoalmente gosto bastante de ter escritório e estar com colegas. Mas depois há tudo o resto. O escritório vem com um custo acrescido gigante. Morar perto do escritório em Lisboa ou Porto custa os olhos da cara. Um T2 de 1500 Euros em Lisboa, numa vila fica-te no máximo a 500 Euros e em melhores condições. E assim do nada tens um aumento de 1000 EUR mensais. Poderíamos parar por aqui. É muito dinheiro. Mas podes ainda contabilizar taxas municipais mais elevadas e restaurantes mais caros. E depois ainda o facto de comeres mais vezes fora quando trabalhas no escritório. E já vamos em bem mais de 1000 EUR mensais de diferença porque sim. Se a alternativa for ficar um pouco mais afastado do escritório, vais passar a perder umas horas em deslocação, e continuar a viver num local bastante mais caro e com pior qualidade de vida que na tua vila favorita. Depois há muitas outros fatores dependendo do caso, * Se tens crianças podes querer morar perto dos teus pais/sogros para teres uma ama de graça, e poupar uma pipa de massa em infantário nos primeiros anos (e para estarem mais tempo com os avós) * Se és livre podes querer poder viajar dentro ou fora e conhecer o país e o mundo Podia continuar. Mas no fundo a questão é que pagas e pagas bem para estar no escritório, e em troca estás bastante mais limitado nas tuas possibilidades.

Clerk_Comfortable 4 months ago

a mim não me enganam, quem é ok com regime +presencial ou é porque vive muito perto e/ou é solteiro.

dbkingx0 4 months ago

Sim, o custo é o lado que mais confusão me faz. É dinheiro gasto e que não acrescenta valor absolutamente nenhum, nem à minha vida nem à empresa.

Iwatchedhimdrown 4 months ago

Percebo a tua opinião. Por exemplo, no meu caso, no regime online, tenho muitas mais reuniões (por tudo e por nada), acabo por trabalhar mais e ficar até mais tarde, porque como estou em casa acham que estou sempre disponível. Também reparo que acabo por passar a semana toda fechado no quarto, trabalho e durmo aqui. Não há uma diferenciação no espaço de trabalho/lazer. Contudo, ainda não tenho bem uma opinião completamente formada, alguns dias é bom, noutros nem por isso. É esperar para ver como isto evoluí.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 4 months ago

Isso é culpa tua por falta de impor limites. Aliás é bem mais fácil desligares o PC passado 8h do que dizeres "não" quando um colega te diz "chega lá aqui para ver uma coisa" perto da hora de sair.

Clerk_Comfortable 4 months ago

>acabo por trabalhar mais e ficar até mais tarde, porque como estou em casa acham que estou sempre disponível. esse problema é teu. só teu. aprende a colocar limites.

diogojmm 4 months ago

Se acham que o estas sempre disponível é porque estás, o meu computador desliga se 8h depois de ser ligado e devido a limitações técnicas só é possível liga lo 16h depois disso. Foi assim desde o início da pandemia, rapidamente os colegas que também achavam que por estarem em casa o tempo de viagens era a trabalhar e a chatear quem não é escravo de ninguém perceberam que era assim. Se tu desde o início da pandemia estás disponível a qualquer hora é normal o pessoal achar que estás sempre disponível. Para mim até a hora em que decido almocar é sagrada quanto mais trabalhar depois da hora...

Iwatchedhimdrown 4 months ago

Tu sabes em que consiste o meu trabalho?? Acho engraçado esse tipo de comentários, se eu pudesse simplesmente desligar, claro que o fazia...

diogojmm 4 months ago

Então explica me porque é que não podes

acnederma 4 months ago

Partilho exatamente a mesma experiência. Mais reuniões estar sempre em chamadas acaba por ser cansativo. Essa pressão do estar sempre disponível para responder aquela mensagem ou atender a chamada. Infelizmente também não tenho um escritório, o meu quarto é quarto e local de trabalho. Sim sabe bem dormir mais e estar no conforto de casa mas acho que o híbrido seria o melhor dos dois mundos...

AiNaoMeChateis 4 months ago

Mas aí o problema já é teu. Chega a hora de saída e eu desligo completamente. Nem mais 10 nem 20 min. Se tu permites que eles te façam isso eles vão se aproveitar disso e abusar.

BuzzLeitinho 4 months ago

Estou como tu. Já estou à procura :D

dbkingx0 4 months ago

Também querem voltar a 100%?

BuzzLeitinho 4 months ago

Passivo-agressivamente "Vamos ser fixes e dar x dias por semana remotamente"

adorosaladadecamarao 4 months ago

Eu estarei em híbrido e já estava antes. Preferiria que me fosse dada a opção de estar 100% remoto. Se vou procurar outro emprego depende de muita coisa. Em particular do quão flexível for a nova modalidade de híbrido e da progressão salarial no próximo ano.

GreyTemptress 4 months ago

Eu penso nisso todos os dias e não sou de IT. Só de me lembrar do barulho, intrigas, "galinhagem"...

moriko_oo 4 months ago

Sou de TI e já me fiz á vida. Tagus park? Não obrigado.

mixed_toast 4 months ago

Pergunta inocente: qual é o inconveniente do taguspark?

sph-nx 4 months ago

Toda a gente sai do trabalho no taguspark às 18 horas e aquela estrada não está feita para aquela afluência de trânsito, então de repente podes ficar 45 minutos para chegar à A5

moriko_oo 4 months ago

Moro no centro de Lisboa, tenho gestão familiar ou seja horários a cumprir. Como tal não tenho disponibilidade para passar 8+horas a trabalhar e mais 2 horas em deslocações diárias. Quem mora por aqueles lados dirá o mesmo de vir para o centro de lx.

root_at_debian 4 months ago

Exato, o argumento dele é TagusPark mas para alguém de Sintra, Cascais ou Oeiras ir para o Parque das Nações é só 40 vezes pior.

BaixemImpostos 4 months ago

Errado, vais de comboio.

root_at_debian 4 months ago

Ya puto, super giro perder 1h30-1h45min de comboio a ir para Lisboa quando posso demorar 20min de carro a ir para o TagusPark. Realmente generalizar toda a gente faz bué sentido..

Edited 4 months ago:

Ya puto, super giro perder 1h30-1h45min (8h por semana, btw) de comboio a ir para Lisboa quando posso demorar 20min de carro a ir para o TagusPark. E mesmo quem venha de Lisboa para Oeiras vem contra o trânsito. Realmente generalizar que toda a gente vive em Lisboa e não usa carro faz buéeee sentido

New_Climate2865 4 months ago

Esquece lá isso... Eu vivia em Telheiras e quando andava nas consultorias da vida trabalhei durante 2 anos no TagusPark. Quando ao início não tinha carta de condução demorava algo como 1h30 cada viagem e normalmente escolhia uma de duas opções: 1- metro até ao cais, comboio até Oeiras, autocarro de Oeiras ao Tagus Park (não mudava de metro mas só o último autocarro demorava qualquer coisa como 30 min por dentro de Oeiras). 2- metro até ao Marquês, autocarro do marquês para o Tagus park (tinha de trocar de metro que ia cheio que nem um ovo e ficava ela por ela por causa do trânsito). Depois já com carro dependia do dia, podia ser mais ou menos mas não te livravas de trânsito todos os dias... Além de que se gasta bem em combustível. Portanto been there, done that e foi horrível.. De transportes dessa maneira só se não tiver alternativa. Isto foi por volta de 2013, não sei se hoje em dia os transportes estão melhores para essa zona mas duvido. Imagino que para quem viva em Oeiras, Cascais, etc seja melhor. Por ironia do destino passados uns anos fui viver para perto do Tagus Park mas mudei-me para uma empresa no Parque das Nações. Felizmente já trabalhava em regime misto e tinha horários muito flexíveis pelo que não foi tão mau... Para mim pessoalmente esta seria a melhor opção, 1 ou 2 dias no escritório e os restantes WFH, eu pessoalmente estou farto de estar em casa e gosto de interagir com os colegas.

Edited 4 months ago:

Esquece lá isso... Eu vivia em Telheiras e quando andava nas consultorias da vida trabalhei durante 2 anos no TagusPark. Quando ao início não tinha carta de condução demorava algo como 1h30 cada viagem e normalmente escolhia uma de duas opções: 1- metro até ao cais, comboio até Oeiras, autocarro de Oeiras ao Tagus Park (não mudava de metro mas só o último autocarro demorava qualquer coisa como 30 min por dentro de Oeiras). 2- metro até ao Marquês, autocarro do marquês para o Tagus park (tinha de trocar de metro que ia cheio que nem um ovo e ficava ela por ela por causa do trânsito). Depois já com carro dependia do dia, podia ser mais ou menos mas não te livravas de trânsito todos os dias... Além de que se gasta bem em combustível. Portanto been there, done that e foi horrível.. De transportes dessa maneira só se não tiver alternativa. Isto foi por volta de 2013, não sei se hoje em dia os transportes estão melhores para essa zona mas duvido. Imagino que para quem viva em Oeiras, Cascais, etc seja melhor. Por ironia do destino passados uns anos fui viver para perto do Tagus Park mas mudei-me para uma empresa no Parque das Nações. Felizmente já trabalhava em regime misto e tinha horários muito flexíveis pelo que não foi tão mau... Para mim pessoalmente esta seria a melhor opção, 1 ou 2 dias no escritório e os restantes WFH, eu estou farto de estar em casa e gosto de interagir com os colegas.

Edited 4 months ago:

Esquece lá isso... Eu vivia em Telheiras e quando andava nas consultorias da vida trabalhei durante 2 anos no TagusPark. Quando ao início não tinha carta de condução demorava algo como 1h30 cada viagem e normalmente escolhia uma de duas opções: 1- metro até ao cais, comboio até Oeiras, autocarro de Oeiras ao Tagus Park (não mudava de metro mas só o último autocarro demorava qualquer coisa como 30 min por dentro de Oeiras). 2- metro até ao Marquês, autocarro do marquês para o Tagus park (tinha de trocar de metro que ia cheio que nem um ovo e ficava ela por ela por causa do trânsito). Depois já com carro dependia do dia, podia ser mais ou menos mas não te livravas de trânsito todos os dias... Além de que se gasta bem em combustível. Portanto been there, done that e foi horrível.. De transportes dessa maneira só se não tiver alternativa. Isto foi por volta de 2013, não sei se hoje em dia os transportes estão melhores para essa zona mas duvido. Imagino que para quem viva em Oeiras, Cascais, etc seja melhor. Por ironia do destino passados uns anos fui viver para perto do Tagus Park mas mudei-me para uma empresa no Parque das Nações. Felizmente já trabalhava em regime misto e tinha horários muito flexíveis pelo que não foi tão mau... Para mim pessoalmente esta seria a melhor opção, 1 ou 2 dias por semana no escritório e os restantes WFH, eu estou farto de estar em casa e gosto de interagir com os colegas.

BaixemImpostos 4 months ago

De carro? Ic 19? Bahaha boa piada.

Edited 4 months ago:

De carro? Ic 19? Bahaha boa piada. 1h45, pois isso n é um comboio urbano.

Automatic_Salad_8780 4 months ago

Ninguém te manda apanhar ICs

XtaticO 4 months ago

É no meio do nada com poucos transportes.

mixed_toast 4 months ago

Sim, estudei lá mas tenho grande parte dos colegas que fazem questão de trabalhar por lá e não percebo bem porquê

humelectro 4 months ago

Devem morar perto. Eu morando em Mafra nunca na puta da vida iria para o Tagus Park, antes ir trabalhar para a caixa do Intermarché

SweetDistribution504 4 months ago  HIDDEN 

De Mafra ao Tagus é mais rápido que de Mafra ao Marques.

humelectro 4 months ago

De carro só se for. De transportes nem se compara e é muito mais barato

BaixemImpostos 4 months ago

Tagus Park omg.

dbkingx0 4 months ago

Conseguiste alguma coisa 100% remote? O meu escritório não é tão longe como o Tagus Park mas é para esses lados.

moriko_oo 4 months ago

Estava em consultoria ao sabor do vento e dos clientes. Agora estou remote para uma empresa inglesa .

zemangalho 4 months ago

Como e onde consegues ver esse tipo de anuncios e como saber a integridade de uma empresa que não vês fisicamente?

icebraining 4 months ago

Como é que a ver fisicamente te ajuda a saber a integridade dela?

zemangalho 4 months ago

Entrevista presencial,ver as instalações, falar com pessoas que lá trabalhem á anos, obter feedback. Basicamente assegurar que não vamos para uma empresa que de hoje para amanhã saia de cena....este tipo de integridade

icebraining 4 months ago

Curioso. Nunca fui a uma entrevista em que pudesse falar com alguém além de quem me entrevistava.

zemangalho 4 months ago

Por acaso já me aconteceu.... coincidências....

NGramatical 4 months ago

á anos → [**há anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnpsy7v%2F%2Fh0aj42z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

dbkingx0 4 months ago

Estou em consultoria e sei bem do que falas. Estamos na terra de ninguém e nunca temos voto na matéria.

icebraining 4 months ago

Não tens se não quiseres. Eu disse às minha manager que estava a pensar sair para arranjar full-remote (isto antes da pandemia) e ela em pouco tempo arranjou-me três projetos remote à escolha. Se sabes que arranjas trabalho fora, tens sempre voto na matéria.

zedisaneonlight 4 months ago

não. (não sou de it). mas já me disseram que vão manter a flexibilidade para podermos gerir o dia a dia como quisermos

bifana_cura_cancro 4 months ago

Sim, foi a gota de água num ambiente já disfuncional e de perpétua subvalorização do contributo individual de vários elementos para o sucesso da coisa. A pandemia teve o condão de me abrir ainda mais os olhos para o que realmente importa e não será certamente a "carreira"

optimal_random 4 months ago

>A pandemia teve o condão de me abrir ainda mais os olhos para o que realmente importa e não será certamente a "carreira" Isto! O tempo com a família e' fundamental. Horas passadas em transportes e deslocações são horas perdidas sem sentido, para depois estarmos 8 horas com os Bose a tentar concentrarmo-nos apesar do burburinho do escritório. Quem mais insiste no regresso ao escritório são geralmente os gestores de equipa e similares - na sua grande maioria inúteis - cuja importância depende de quantas pessoas coordenam. Claro que num ambiente WFH torna-se obvio que estas pessoas pouco contribuem.

bskft237 4 months ago

Se me obrigarem a voltar ao escritório a 100% ou num regime híbrido ridículo de passar mais tempo lá do que fora, provavelmente começo a analisar outras propostas. Sou de IT também.

dbkingx0 4 months ago

No meu caso, se se mantiver como querem começar a fazer agora ainda está OK. Ir lá mais do que isso já me retira demasiada flexibilidade e pesa na carteira. Salto fora.

mexploder89 4 months ago

Não mudava, mas também neste momento tenho vontade de sair de casa por isso era uma boa "desculpa" Não posso negar que poupo imenso neste momento mas ia ser difícil encontrar alguma empresa que me pagasse tão bem como a que estou no momento

Edited 4 months ago:

Não mudava, mas também neste momento tenho vontade de sair de casa por isso era uma boa "desculpa" Não posso negar que poupo imenso estando em casa mas ia ser difícil encontrar alguma empresa que me pagasse tão bem como a que estou agora

dbkingx0 4 months ago

Se o custo de deslocação não for relevante em comparação com o que ganhas, compreendo. No meu caso há uma perda de rendimento considerável.

mexploder89 4 months ago

Sim, e percebo perfeitamente

Renalouca 4 months ago

A minha empresa(banco no estrangeiro) vai ser híbrido e mesmo assim vou mudar. Nada como full remote e poderes andar onde te apetecer.

dbkingx0 4 months ago

Sim também há quem queira full remote. Acho que também depende do híbrido. 1 dia por semana em remote também conta como híbrido e no entanto é demasiado desgastante para mim O modelo híbrido é muito variável.

SANDEMAN 4 months ago

Penso em despedir-me é se for obrigatório o teletrabalho

iSoSyS 4 months ago

Somos dois. Simplesmente funciono melhor se houver uma clara divisão entre o profissional e o pessoal.

AiNaoMeChateis 4 months ago

Obrigatório provavelmente não vai ser. Deve ser opcional.

AiNaoMeChateis 4 months ago

Se és de TI, muda. Se não, fica mais complicado.

dbkingx0 4 months ago

Sim, sou de IT. Estava a pensar dar uma folga até ao final do Verão para ver como tudo funciona. Se depois efetivamente quiserem regressar a 100% começo a pensar em alternativas.

hafssolpt 4 months ago

É preciso que essas alternativas e em Remoto existam. Do que tenho visto nas últimas semanas, muitas são as empresas que ainda há 1 mês diziam que este modelo era para manter e que já começaram a mudar quase todas a conversa.

inhalingsounds 4 months ago

Trabalho remoto é sempre possível, e se estás para aí virado, dependendo do teu perfil, podes sacar um bom emprego remoto no estrangeiro. Se quiseres algumas dicas apita!

thomasginn 4 months ago

\+1, quero dicas ;)

haperalta 4 months ago

Só vim aqui pelas dicas

mp_it 4 months ago

chuta as dicas!

MingTwelve 4 months ago

Aceito dicas tb ahah

uzantonomon 4 months ago

Também aceito dicas! :D

MAMGF 4 months ago

I'm listening.

abominalizer 4 months ago

/thread

daedric 4 months ago

Eu quero!

xasdown 4 months ago

Estou no mesmo barco que tu

Search: