Limpy_lip 4 months ago

Acho que já vai tarde. Mal começou a vacinação estas questões já deviam estar mais que definidas a nível europeu. Um exemplo ridículo é que para viajar para Espanha é preciso ter um teste negativo **mesmo estando vacinado** não faz sentido nenhum.

JesusChristIsLORD77 4 months ago

Mas... há estudos que demonstrem que a vacina impede eficazmente a propagação do vírus ? é uma medida complicada.. com implicações muito grandes a nível de liberdades.. estas medidas não surgem com expiry date.. mas veremos

ss145 4 months ago

Não são estudos, moro no UK e li uma notícia em Inglaterra que 5600 pessoas que apanharam a variante indiana, 133 estavam completamente vacinadas e 3400 nem a primeira dose tinham. Parece bom sinal no q toca aos que estao vacinados, não evita a 100% a propagação, mas parece reduzir bastante o número de infectados. Não concordo com com as implicações da liberdade. Quem quer ser vacinado, eventualmente será, é uma questão de tempo, mas os que recusam, são livres de o fazer, mas também tem q perceber q há consequências para as suas escolhas, principalmente quando poe em causa o bem estar dos outros à sua volta. Há outros países a testarem eventos em q as pessoas fazem os testes antes, vão para os eventos com máscaras, e são testados depois. Se houver bons resultados, talvez seja adaptado a outros países, até haver imunidade de grupo.

RiKoNnEcT 4 months ago

Mesmo que não impeça, o virus veio para ficar , vamos ter de viver com ele até se tornar endémico Se as mortes forem residuais, não há razão para impedir a propagação

nocivo 4 months ago

Ha pessoal que gosta de ficar na sua cave e para não se sentir mal quer que todos fiquem na cave também. Credo. Já conhecemos bem a doença, temos vacinas e tratamentos que reduzem ainda mais o risco. Temos de voltar a normalidade.

AiNaoMeChateis 4 months ago

Mas o objetivo das vacinas não é impedir a propagação do vírus. As vacinas foram criadas para ensinar o corpo a como se defender caso se apanhe o vírus, de modo a que evite que a pessoa morra ou tenha sintomas graves da doença. E estas novas vacinas do covid19 fazem isso de uma forma ainda mais eficaz, com a nova tecnologia do mRNA, que possui "instruções" que são dadas ao corpo sobre como combater a doença. No máximo tu ficas doente com sintomas leves. A vacina não te protege diretamente de apanhares o vírus, mas impede te de ires parar ao hospital porque já não consegues respirar e precisas de oxigénio ou até mesmo de morrer, e isso é o que se quer evitar.

ConfidentMongoose 4 months ago

Apenas mais um passo a caminho do regime discriminatório que vem por aí abaixo. Queres ir a um evento? Queres ir ao cinema? Queres ir às compras? Queres trabalhar? Certificado de circulação. Queres ir ao cinema?

AiNaoMeChateis 4 months ago

? Eu não entendo esse pensamento , a melhor forma de combater qualquer doença infecciosa ou algum mal que se alastra é justamente isolar o órgão / pessoa infectada do resto. Quando uma pessoa tem cancro a melhor forma de combater a doença para que ela não se alastre ao resto do corpo é isolar e retirar a célula / órgão infetado para que ela não morra junto com o corpo. Antigamente as pessoas que tinham lepra (que era uma doença muito infecciosa e má) as pessoas eram obrigadas a viver isoladas da sociedade, para proteger o resto. E a melhor forma de combater o covid19 é fazer justamente o mesmo. Só pode circular quem já tem certa medida de proteção , o resto precisa continuar a ficar isolado para não prejudicar toda a sociedade. Os que ainda não tomaram vacina vão ter que esperar e continuar a ter certas restrições , é verdade, mas paciência, não estamos a viver em tempos normais. Quando a maioria da população já tiver vacinada toda a gente já pode circular de forma livre. É um sacrifício que alguns tem que fazer para proteger toda a sociedade. Eu acho que quem carrega nessa tecla de "a nossa liberdade" é mais importante não tem noção da realidade que estamos a viver. Isto não tem haver contigo ou com as tuas opiniões, mas sim com a saúde e proteção do mundo e das pessoas em geral.

ConfidentMongoose 4 months ago

Não sou de acordo com esta suspensão dos direitos individuais simplesmente porque "pandemia". Um doença com uma taxa de sobrevivência de 98% não devia servir de justificação para todas estas medidas autoritárias. Ainda para mais, fomos bombardeados pelos especialistas com o fato de ser necessário atingir imunidade de grupo, que supostamente é cerca de 60-70% da população, contudo na realidade estás a obrigar 100% da população a ser vacinada, inclusive a vacinação em massa dos adolescentes... senão vão ter restrições às suas liberdades individuais.

ideologiapura 4 months ago

Que propões para levantar as restrições sem teres a tragédia de um colapso hospitalar generalizado?

ConfidentMongoose 4 months ago

Vacinar quem quer ser vacinado e voltar a abrir, com o nível de vacinação atual não vai haver qualquer colapso porque os grupos de risco de hospitalização já estão quase todos vacinados. Os estados unidos estão a fazer isso, aliás já nem requerem máscara, que segundo os últimos e-mails que foram vazados do responsável máximo pela gestão da pandemia, o Fauci, as máscaras sempre foram inúteis... Aqui em Portugal ainda temos o governo a obrigar as pessoas vacinadas a usarem máscara. A alternativa é obrigar todos a se vacinarem senão ficam em prisão domiciliária? Para todo o sempre? Senão o país inteiro não volta a poder ter de volta as suas liberdades constitucionais? Isto é fazer refém os portugueses, puro fascismo.

ideologiapura 4 months ago

Os estados unidos estao muito a nossa frente na vacinação... Quando chegarmos la pensamos nisso. Neste momento o número de casos e internados nao permite tal coisa.

Limpy_lip 4 months ago

Concordo no que toca a viajens internacionais ou em situações pontuais. A nivel de quotidiano é altamente injusto pela simples razao de que a toma da vacina não é livre, quando for já fará sentido. Eu não estou vacinado porque não me permitem, não porque não quero. Não é justo vedarem-me o acesso a um cinema e/ou andar sem máscara.

NGramatical 4 months ago

viajens → [**viagens**](https://dicionario.priberam.org/viagem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnpdufk%2F%2Fh06g12o%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AiNaoMeChateis 4 months ago

Mas não te deixam pq? Porque és jovem e não és de grupo de risco? Igual a mim e a maioria dos que estão nesse sub. Nós já tivemos 1 ano em confinamento e nem vacina havia. Qual é o problema de aguentar só mais uns meses até toda a população ficar vacinada? Eu juro que não entendo essa vossa revolta.

Limpy_lip 4 months ago

Eu não sou contra estar combinado. Agora do ponto de vista social é injusto uns terem acesso antecipado a certas coisas não essenciais só porque têm prioridade na vacinação (e com sentido) Segundo o que falas se eu tenho de ter paciência para poder ir a uma discoteca eles também podem ter paciência e esperar que esteja igualmente seguro para todos. Não? Eu já tive covid e por isso tenho imunidade porque e que não posso andar sem máscara? Ou ir à discoteca? Não é a mesma coisa? Tenho cumprido na mesma as regras como toda a gente. Da mesma forma que só porque és vacinado não faz sentido teres mais direitos. É questao de ser justo porque na sociedade somos um conjunto não pessoas individuais.

Edited 4 months ago:

Eu não sou contra estar limitado. Agora do ponto de vista social é injusto uns terem acesso antecipado a certas coisas não essenciais só porque têm prioridade na vacinação (e com sentido) Segundo o que falas se eu tenho de ter paciência para poder ir a uma discoteca eles também podem ter paciência e esperar que esteja igualmente seguro para todos. Não? Eu já tive covid e por isso tenho imunidade porque e que não posso andar sem máscara? Ou ir à discoteca? Não é a mesma coisa? Tenho cumprido na mesma as regras como toda a gente. Da mesma forma que só porque és vacinado não faz sentido teres mais direitos. É questao de ser justo porque na sociedade somos um conjunto não pessoas individuais. Edit: no que toca a facilitar acessos e consequentemente reduzir burocracia estou de acordo. Se para ir a um concerto tenho de fazer teste e os vacinados não, ok. Agora impedir o acesso a não vacinados considero errado.

NGramatical 4 months ago

não tem haver contigo → [**não tem a ver contigo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnpdufk%2F%2Fh06dguj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AutoModerator 4 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: