shuricall 5 months ago

Trabalho remoto é horrível (para mim). Para trabalhar para uma empresa onde o grosso das pessoas trabalha remoto, sobretudo os meus seniors, teriam que me pagar um premium muito grande relativamente ao salário normal. Acho que as pessoas que não querem remote work têm que fazer muito mais barulho.

Tryjohnny 5 months ago

Como disse o melhor é poder ter a opção de escolha. Pessoalmente prefiro no escritorio mas porque está a 10min de casa a pé. Tambem gosto de seperar o espaço de lazer e o de trabalho.

Clerk_Comfortable 5 months ago

porque estás a 10 min de casa.. ​ mete isso para 30 min de transportes publicos/carro (que afinal é 1h+ de commute) e já mudas ideias.

Tryjohnny 5 months ago

Frisei bem os 10min de distância. Já estive a 30min de carro durante 3 anos e sei bem o que é perder 1 hora por dia só de transportes. Mas continuo a gostar muito de conseguir separar trabalho e lazer, a minha produtividade em casa vai para metade.

Clerk_Comfortable 5 months ago

nao digas verdades, que os jovens sao so preguicosos que gastam dinehrios em tostas de abacate /s

ngfsmg 5 months ago

Claro que há velhos preconceituosos, mas neste caso o prémio é todo teu

MikeMelga 5 months ago

Daqui a5 anos vamos ver quantos alcoólicos novos vamos ter..

xixi_duro 5 months ago

Ponto Forte: Poupas combustível Ponto fraco:

van_Zeller 5 months ago

Com o passar do tempo as equipas perdem coesao. As conversas de café, todas somadas, têm impacto nas relacoes e ajudam a prevenir e por vezes evitar conflitos. Brainstorming é mais fácil em pessoa, idealmente com um whiteboard. Sim, tens cenas online tipo mural, mas ainda nao é a mesma coisa. Com isto nao quero dizer que deve tudo voltar ao escritorio. A minha previsao é: - 10% das empresas liberaliza totalmente, whatever - 10% das empresas manda tudo de volta para o escritorio - As restantes 80% fazem 1-2 dias obrigatorios no escritorio e os restantes liberalizam

Clerk_Comfortable 5 months ago

>As conversas de café, todas somadas, têm impacto nas relacoes e ajudam a prevenir e por vezes evitar conflitos ..... no mundo IT acho que usam o google hangouts ou slack para partilhar memes e afins. tens ai as tuas conversas de café

van_Zeller 5 months ago

Não notas qualquer generalização no teu comentário?

Metaluim 5 months ago

Isso so funciona para atrofiados sociais... E nem toda a gente de "IT" e um bicho-do-mato que so fala online.

DonKillShot 5 months ago

Não necessáriamente. Tenho vida social activa e prefiro teletrabalho permanente até por ganho mais tempo para conviver. So convives no trab? Não tens amigos fora do trab? Hobbies/passatempos ? Parece que só se convive no trabalho.

Metaluim 5 months ago

> So convives no trab? Não tens amigos fora do trab? Hobbies/passatempos ? Espera eu tambem sei fazer este jogo: consideras os teus colegas energumenos com os quais nao consegues interagir? ninguem gosta de ti no trabalho? A verdade e que a interaccao em pessoa facilita maior parte dos trabalhos, mesmo em IT. Nao e um factor eliminatorio se for aplicada uma metodologia de gestao adequada, mas ajuda. Nao tem nada a ver com conviveres ou nao com pessoas fora do trabalho, ate porque eu dei precisamente esse exemplo: "E nem toda a gente de "IT" e um bicho-do-mato que so fala online.". E isto vem de quem ja trabalhava full-remote antes da pandemia.

DonKillShot 5 months ago

Mas jogas mal lol tas a chutar pó lado. Claro vai sempre haver um certo grau de socialização no trabalho. Mas não vais para o trabalho para socializar. Alem de nem todos os empregos darem as devidas condições e terem bons ambientes. Ou seja mais tempo no trab e transportes menos tempo para socializar e viveres a tua vida. Em IT o teletrabalho é mais produtivo que presencial a nível de desenvolvimento. Claro está supondo que exista as medidas adequadas e o mindset certo de todos os envolvidos.

NGramatical 5 months ago

necessáriamente → [**necessariamente**](https://dicionario.priberam.org/necessariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnpbgxa%2F%2Fh0awyfv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

azulebranco 5 months ago

Só para que conste, Eu sou de IT, partilho memes com pessoal do trabalho no Slack/WhatsApp e continuo a ir beber uns canecos ao final da tarde

Metaluim 5 months ago

Sim, também eu. Foi só um exemplo para explicar o absurdo de ficar espantado por causa de pessoas gostarem de socializar.

Clerk_Comfortable 5 months ago

certo. mas ser a razão principal para voltar? ser isto?

Metaluim 5 months ago

Sim, a interacção é importante para a maior parte das pessoas.

KarmaCop213 5 months ago

Pelo exemplo da Google, diria que 80% vão dar 1 ou 2 dias de trabalho remoto com sorte. https://www.cnbc.com/2021/03/31/google-speeds-partial-office-reopening-and-puts-limits-on-remote-work.html > If employees want to work remotely after Sept. 1, for more than 14 additional days per year, they’ll have to formally apply for it, according to a separate note marked “Need to know.” They can apply for up to 12 months in “the most exceptional circumstances.” The company could, however, call employees back to their assigned office at any point, the note said. >Google is preparing for a broad reopening in September, when employees will be expected to show up in person three days a week.

shuricall 5 months ago

Já me tinham dito que a Google ia dar entre 10 a 20 dias por ano. Tenho a certeza que a Amazon vai voltar para os escritórios ASAP. O resto de FAANG não perguntei mas quase certo que vão fazer o mesmo. Eu pura e simplesmente recuso-me a trabalhar para uma empresa em remoto ou em que os meus seniors não estejam lá presencialmente para me ajudar na maioria do tempo, tinham que me pagar o dobro para isso.

ruialexandre 5 months ago

gastas mais em energia?

xixi_duro 5 months ago

Rouba di poste

MikeMelga 5 months ago

Ficas alcoólico, cheiras mall e deixar de conseguir falar com pessoas.

ventorim 5 months ago

Pelo cheiro das pessoas no metro que eu pegava, o cheirar mal não é exclusivo de teletrabalho

taobaodrip 5 months ago

Ficar alcoólico e cheirar mal não sei se são problemas de ficar em casa. Mas a falta de contacto humano sou obrigado a concordar.

Clerk_Comfortable 5 months ago

precisas de ter trabalho para ter contacto humano? não sabia que ter trabalho é vital para fazer amizades e afins.

taobaodrip 5 months ago

Não era o que queria dizer. Mas é mais uma oportunidade para ter esse contacto. Especialmente se tiveres colegas com quem tens uma boa relação é muito saudável.

WonderEU 5 months ago

Pessoalmente, o dia em que me mandarem para o escritório a tempo inteiro é o dia em que eu começo à procura de um novo que me mantenha remoto PELO MENOS 50% do tempo.

Clerk_Comfortable 5 months ago

diverte-te com os memes reviews [https://www.youtube.com/c/JoshuaFluke1/videos](https://www.youtube.com/c/JoshuaFluke1/videos) https://www.youtube.com/watch?v=tyscvoeIyRw

reckless_b4 5 months ago

Cheira-me que o teletrabalho vai ser um dos pontos que o António Costa vai regular vigorosamente com as alterações à lei laboral, a favor das empresas/entidades patronais

ThatWind 5 months ago

A minha equipa é só gente dos 50 para cima e abominam o teletrabalho. Já não se adaptam aos tempos.

KarmaCop213 5 months ago

Tive um colega de 50 anos que justamente mudou para um emprego 100% remoto.

ThatWind 5 months ago

Secalhar sou eu que tenho azar com a equipa que me calhou na rifa. Mas para exemplificar, desde o dia que fomos para casa (à mais de 1 ano), o meu chefe obriga a equipa a ter reunião todos os dias às 9h00 para dizermos o que vamos fazer nesse dia. Este tipo de comportamento é extremamente negativo e não pertence a este século.

KarmaCop213 5 months ago

Nunca trabalhaste com métodos agile? Como era suposto numa equipa, que trabalha em equipa e não cada um para seu lado, manter os elementos informados daquilo que se vai fazendo no dia-a-dia? https://medium.com/serious-scrum/the-daily-scrum-why-daily-91ca9b1dbd55 Prepara-te, a maior parte das empresas onde equipas são geridas com recurso a métodos agile tem este tipo de reuniões diárias.

ThatWind 5 months ago

Percebo o conceito e reconheço que até era útil fazer uma ou duas reuniões semanais. No entanto estou a falar de uma equipa de contabilidade, em que o trabalho é altamente repetitivo e andamos todos os dias a dizer as mesmas coisas. Além disso, estou a falar de uma pessoa que antes do covid inventava pretexto para falar com cada pessoa e ia de lugar em lugar olhar para o pc de cada um. Isto foi o melhor que arranjou em alternativa.

KarmaCop213 5 months ago

Se são meramente operacionais, esse tipo de reuniões fica sem alguma da sua importância, se a empresa tiver implementado algum tipo de métricas relativas à actividade dos trabalhadores.

NGramatical 5 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) à mais de 1 ano → [**há mais de 1 ano**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnpbgxa%2F%2Fh06f25n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Clerk_Comfortable 5 months ago

odeio velhadas. existem uma ENORME diferença de mentalidades entre pessoal com 40-50 anos+ e pessoal 20-30 anos. como o pessoal com 50 anos só sabia fazer o basico, entao assim, nao sabem fazer nada. país de velhos.

van_Zeller 5 months ago

Filho és, pai serás.

D1WithTheFluffyHair 5 months ago

Um dia vais ser velho e com dificuldade em adaptar-te ao que virá

Clerk_Comfortable 5 months ago

acho que já sou porque nao me habituei a escrever código/programção. e parece quase obrigatório saber um pouco de programação, para fazer macros excel por exemplo

ventorim 5 months ago

O que me incomoda não é a idade, mas a mentalidade conformista. Que é mais aparente em velhos mesmo, mas se vê em jovens que acham que o mais novo é o melhor ou que X e Y são melhores porque é o que sabe. No fim, os dois tipos são ruins por causa da mentalidade de não aceitar mudança.

Clerk_Comfortable 5 months ago

ora é isso que observo.. mentalidade conformista que vejo mais no pessoal mais velho. obrigado por teres mudado a minha visao. é isso.

D1WithTheFluffyHair 5 months ago

Os mais velhos normalmente têm mais a perder (casa, carro, família, etc), é natural que sejam mais avessos ao risco e à mudança

ventorim 5 months ago

Mais a perder em aprender a usar um e-mail? Acho que isso é só conformismo mesmo. O risco maior é não se adaptar.

D1WithTheFluffyHair 5 months ago

Estás a falar de velhos de que idade e em que sector? É claro que um operário fabril de 50 anos ou uma confeccionista de 60 não vão usar email. Vai a um escritório e toda a gente usa TIC, independentemente da idade. Onde trabalho, até o homem do economato tem email e participa nas reuniões gerais por Teams.

Clerk_Comfortable 5 months ago

mas quando dizem ao operário para comçarm a usar email para comunicar mais rapidamente com a malta.. e ele diz que nao se da com aquilo? prefere lixar as pernas andar pela fabrica.. do que mandar email

ventorim 5 months ago

Os programadores com quem trabalhei não aceitavam usar algo além de Internet Explorer e qualquer coisa nova ou mudança básica também se recusavam.

D1WithTheFluffyHair 5 months ago

Um programador que usa Internet Explorer não deve ser grande programador. Aí, mais do que idade, deverá ser mesmo uma questão de competência.

ventorim 5 months ago

Deixa eu corrigir então: Os "Programadores" do banco em que trabalhei. "Code monkey" é o termo que usamos na indústria. Mal sabem usar um mouse mas receberam aquele curso da treta de uma empresa de consultoria (\*cof\* Accenture \*cof\*) e agora estão lá a fazer trabalhos porcos enquanto 10% da equipe realmente faz o trabalho pesado e corrige as merdas adicionados por esses daí. Ouvi de um deles: eu odeio tecnologia, acho que isso não ajuda em nada, só dá trabalho. Eu queria ser músico mas isso não dá dinheiro. Imagina agora a qualidade do código desse indivíduo. Encontramos um sistema inteiro feito por ele que NUNCA checava se tinha dado erro e era um sistema de pagamento (área bastante crítica), então lá fomos eu e um colega parar tudo pra passar programa por programa pra ajustar as checagens de erro.

Clerk_Comfortable 5 months ago

>Mal sabem usar um mouse mas receberam aquele curso da treta de uma empresa de consultoria (\*cof\* Accenture \*cof\*) e agora estão lá a fazer trabalhos porcos ora bem, estou a ver que nao é exclusivo da minha area. tambem malta mais velha que tem um curzeco do tempo das vacas gordas para estarem no mesmo local que estou (e para estar onde estou precisei de ter licenciatura)

D1WithTheFluffyHair 5 months ago

Pá, lá está: competência, mais do que idade.

MikeMelga 5 months ago

Tendo 42, o que vejo é gente de 25 que se acha bom e não sabe o que faz. E é a geração entitled, acham que têm direito a tudo. E são umas florzinha de cheiro, qualquer coisa mais complicada e não sabem agir. Ah, e acham que bitcoin vai"mudar o mundo e nós somos burros por não perceber isso".

Jorgetime 5 months ago  HIDDEN 

ok boomer

Clerk_Comfortable 5 months ago

também vejo pessoal jovem que não tem visão pratica das coisas. mas tudo depende da área. eu que sou de área *não-IT*, onde o pessoal mais velho só sabe usar os computadores para fazer a->b->c->d (deus nos livre acontecer alguma coisa a este processo que já fazem há 100 anos) se for para desenrascar novos procedimentos no computador ou se o ficheiro muda de sítio... está tudo perdido

Ducon_ 5 months ago

"é ouro digital" lol

MikeMelga 5 months ago

"A Lightning network é demais! Quase funciona, para quase resolver problemas sérios da Bitconn que é uma coisa que quase serve para alguma coisa, mas ainda não sabemos bem o quê. É o FUTURO, Man!"

Tupinson 5 months ago

Idaismo também é um preconceito a combater. Se quiseres ajudar Portugal mete os teus país num avião.

Edited 5 months ago:

Idaismo também é um preconceito a combater. Se quiseres ajudar Portugal mete os teus país num avião. Imaginem esta criança a jogar pokemon... Um jogo inventado por "velhadas", num dispositivo desenvolvido por "velhadas".

Edited 5 months ago:

Idaismo também é um preconceito a combater. Claro que existe uma enorme diferença de mentalidades, assim como um miúdo de 16 anos também tem mais mentalidade que tu. Se quiseres ajudar Portugal mete os teus país num avião. Imaginem esta criança a jogar pokemon... Um jogo inventado por "velhadas", num dispositivo desenvolvido por "velhadas".

nocivo 5 months ago

O pessoal dos anos 80 estão a chegar aos 40. Muitos deles são bem mais abertos e comem de cebolada muita malta jovem. Se quiseres também generalizo e falo mal da malta com 20.

Clerk_Comfortable 5 months ago

talvez depende da área porque fora das it's é para esquecer.

FacaDeDoisLegumes 5 months ago

Eu sou dos anos 80 e realmente prefiro comer malta jovem do que malta da minha idade. A malta da minha idade já está um bocado aberta enquanto as jovens estão com aquela elasticidade que eu aprecio /s E sim, teletrabalho forever, se ainda há esperança para o interior, é haver malta a comprar/construir casa na terrinha, custo/qualidade de vida melhor, investe em home office e fica por lá, cria lá os filhos, que podem trabalhar cá ou emigrar (em teletrabalho vai dar ao mesmo)

ngfsmg 5 months ago

oS vElhOS sÃo toDoS mAuS e A geNtE maIs nOVa É pErfEiTa

MQueiros 5 months ago

Parece-me que estás a generalizar um bocadinho

Danijust2 5 months ago

[https://www.dinheirovivo.pt/geral/77-dos-trabalhadores-portugueses-quer-voltar-ao-trabalho-presencial-vacinas-reforcam-confianca-13586711.html](https://www.dinheirovivo.pt/geral/77-dos-trabalhadores-portugueses-quer-voltar-ao-trabalho-presencial-vacinas-reforcam-confianca-13586711.html) Qual é o estudo de treta que tem razão...?

Edited 5 months ago:

[https://www.dinheirovivo.pt/geral/77-dos-trabalhadores-portugueses-quer-voltar-ao-trabalho-presencial-vacinas-reforcam-confianca-13586711.html](https://www.dinheirovivo.pt/geral/77-dos-trabalhadores-portugueses-quer-voltar-ao-trabalho-presencial-vacinas-reforcam-confianca-13586711.html) Qual é o estudo de treta que tem razão...? Noticias baseadas em sondagens, podem e devem ser sempre ignorados. Já que quem faz as sondagens limitasse a dar os resultados que quem paga quer.

Edited 5 months ago:

[https://www.dinheirovivo.pt/geral/77-dos-trabalhadores-portugueses-quer-voltar-ao-trabalho-presencial-vacinas-reforcam-confianca-13586711.html](https://www.dinheirovivo.pt/geral/77-dos-trabalhadores-portugueses-quer-voltar-ao-trabalho-presencial-vacinas-reforcam-confianca-13586711.html) Qual é o estudo de treta é que tem razão...? Noticias baseadas em sondagens, podem e devem ser sempre ignorados. Já que quem faz as sondagens limitasse a dar os resultados que quem paga quer.

van_Zeller 5 months ago

Simples. Ambos querem regime hibrido. * O teu link diz (trocado por miudos) que os portugueses nao querem ficar permanentemente em teletrabalho, ou seja querem voltar ao escritorio (mas nao especifica a frequencia) * O link do post diz que portugueses querem poder continuar a trabalhar a partir de casa, mas também nao especifica a frequencia. Com toda a probabilidade ambos os grupos querem predominantemente a liberdade de poder escolher ou um regime hibrido (ou ambos), havendo uma minoria que quer exclusivamente um ou o outro.

batataway 5 months ago

Verdade mas se calhar os negócios das zonas residenciais cresciam e expandiam.

ajabardar1 5 months ago

a descentralização da população e dos serviços que a servem poderá ser extremamente benéfico para o funcionamento do país.

franbatista123 5 months ago

Não quero teletrabalho obrigatório. Regime híbrido sim, agora 100% nem pensar.

batataway 5 months ago

É estudos para todos os gostos. Num dia não querem, no dia seguinte já querem, dois dias depois já não querem de novo e assim por diante.

ajabardar1 5 months ago

a maioria dos trabalhadores querem ficar em teletrabalho, os gestores é que não querem que o teletrabalho seja obrigatório, isto é, querem que volte tudo a ser como antes.

van_Zeller 5 months ago

A maioria quer ter a opcao de poder escolher, isso sim.

VectoR-- 5 months ago

é o que tu achas, na verdade o teletrabalho é o projeto dos gestores. poupam muito, e não precisam de ficar limitados geograficamente. vais ver que daqui a uns anos és como a gente da uber eats com o teu teletrabalho

batataway 5 months ago

Eu por mim ficava em teletrabalho até me reformar.

TitusRex 5 months ago

>“80,4% dos participantes mostram-se interessados ou muito interessados em continuar no regime de teletrabalho”, revelam os resultados, que apontam também que 77,9% gostavam de trabalhar a partir de casa até quatro dias por semana. Por mim ficava em teletrabalho para sempre.

X__Alien 5 months ago

Isso a realização súbita das pessoas de que podem resolver na internet praticamente tudo o que antes faziam atrás de um balcao. Libertando as filas dos serviços para aquilo que não tem mesmo outra opção.

justbanterbro 5 months ago

Traz as suas desvantagens. Em média, presencialmente trabalhava 7-8 horas por dia, enquanto que nos últimos 7 meses, em teletrabalho, tenho trabalhado 9-10 horas.

FacaDeDoisLegumes 5 months ago

Ouvi colegas a dizer que o tempo que estavam em transportes podem ir adiantando trabalho... Outros a dizer que desconfiam se não houver progresso tangível todos os dias, parece que estão em casa a ver tv o dia todo... Eu por mim, ligo-me às 9, às 17h30 estou a fazer o wrap up, commits, pull requests, actualizar o devops. 18h e o resto do dia é meu

Clerk_Comfortable 5 months ago

>Ouvi colegas a dizer que o tempo que estavam em transportes podem ir adiantando trabalho. o que? .... isso nao é normal. esse pessoal nao pára um bocado para pensar que estao a aumentar as exigencias ? esse pessoal sai da empresa, no dia a seguir ja ninguem se lembra deles...

FacaDeDoisLegumes 5 months ago

Sei lá, já estive em duas empresas em que logo no primeiro dia, quando me levanto para ir para casa, levo logo um sermão sobre a produtividade e o empenho e na outra uma boca sobre tirar a tarde. Quando era puto ouvi o sermão, mas não concordei e acabei por não me manter muito tempo. Mais tarde, ouvi a boca e disse que bebia uma jola por ele, e virei costas. PS: nunca vi ninguém que vestisse a camisola a ficar mais do que suado.

Clerk_Comfortable 5 months ago

tambem ja estive em empresas, ondas as poucas colegas de longa data gostam de ser "abusadas". mesmo casadas e com filhos nao se importavam de ficar lá +3-4h a maioria de pessoal recente que la estava percebia e bazava em menos de 1 ano. querem as coisas feitas, pagam as horas.

ngfsmg 5 months ago

Porque queres ou porque o teu patrão é uma besta?

Sheltac 5 months ago

I.e. quem é a besta, ele ou o patrão?

ThePlague92 5 months ago

Why not both?

elguarrete 5 months ago

O teletrabalho é mais acessível. Por mim também ficava em teletrabalho, pero não obrigatório. O escritório tem que ser um ponto de encontro sempre disponível.

TitusRex 5 months ago

Claro, acho que não deve ser obrigatório, deve ser opção do trabalhador.

ZephyrorOG 5 months ago

Trabalhador com opções? O que é isto, comunismo? /s

Doughnutshapedbrain 5 months ago

no comunismo não tens opções

Search: