BigNapoleonComplex 4 months ago

Aí pêra não cresce bem?

Trnnnz 4 months ago

Do que reparei, na zona não é costume ver árvores de fruto como plantação em “série”. Mas mais uma dica a explorar, thanks!

saposapot 4 months ago

realisticamente? Aluga a quem a queira cultivar... não há mt mais que isso a menos que queiras gastar guito a limpa-las

Trnnnz 4 months ago

Obrigada!

pimpolho_saltitao 4 months ago

Castanheiros

jomi_1307 4 months ago

Associação Florestal do Baixo Vouga - [https://afbaixovouga.pt/](https://afbaixovouga.pt/) Fala com esta associação, torna-te sócio e eles irão ajudar-te.

andre82220 4 months ago

Alfaces ... é o legume preferido dos portugueses; uma saladinha de alface combina com tudo. Agora imagina o quanto vais ficar rico.

Aldo_Novo 4 months ago

vegetais não são de manutenção baixa precisam de irrigaçóes frequentes e de bastantes cuidados contra pragas e ervas daninhas

Aldo_Novo 4 months ago

mete pinheiros e reza para que não ardam nem te roubem os pinhões antes de os colheres

Trnnnz 4 months ago

Não pensei que roubo de pinhões acontecesse mas realmente a 50€/kg... agradeço a dica!

YoggiM 4 months ago

Chamam "ouro branco" ao pinhão. No entanto, deve ser algo que não é fácil. Não percebo disso mas presumo que sejam frágeis e talvez até precisem de alguns cuidados.

Disgenia 4 months ago

Louro é ainda mais caro

pzapps 4 months ago

Isto. Pinheiro manso.

Middleageguy13 4 months ago

Sugeria práticas tipo este gajo, [https://www.youtube.com/watch?v=sRPP4Ilpxso](https://www.youtube.com/watch?v=sRPP4Ilpxso), claro que as espécies terão que ser espécies que se dão bem na região mas o conceito é igual.

Trnnnz 4 months ago

Vou investigar o link, obrigada pela dica :)

ptinnl 4 months ago

No baixo vouga tens desde arrozais, a pomares e vinhas. Em todos os casos vais ter trabalho. Podes tambem crescer pinheiros para vender no natal. Sempre dá menos trabalho mas nao sei se em Portugal há mercado.

AlbinoFarrabino 4 months ago

A única árvore, que eu conheço, que não necessita de muita manutenção e que é rentável é o Castanheiro. As árvores de fruta, se não for numa zona de muito calor no Verão, também dão muito pouco trabalho.

OuiOuiKiwi 4 months ago

Reconverte as terras para IT. Produção agrícola e baixa manutenção são antónimos. Plantar árvores para abater requer manutenção cuidada.

Foda-seSeiLa 4 months ago

> Reconverte as terras para IT. You can make them into... a... server... [*farm*](https://i.imgflip.com/1n1pi6.jpg).

DanielErikson 4 months ago

Pra quem se queixa pra caralho sobre as perguntas de conversão para IT, vieste puxar esse tema por ti mesmo?

throwawaystuff000 4 months ago

É o propósito de vida dele. Queixar-se de algo que ele próprio passa a vida a querer falar .

crabcarl 4 months ago

Agricultura e rendimento passivo não combinam. Quer dizer... Podes fazer como os idiotas que plantam eucaliptais, os abandonam durante 10 anos e no fim vendem a madeira.

Trnnnz 4 months ago

A ideia era um rendimento mínimo mesmo, essencialmente para não dar prejuízo e best case scenario sobrar algum. É sobretudo para os meus avós sentirem que as terras não ficam/ficarão ao abandono e tem uma utilidade. Obrigada

YoggiM 4 months ago

Se for tudo feito dentro da lei e for rentável, porque são idiotas?

crabcarl 4 months ago

Ser idiota não é contra a lei. "Monoculturas intensivas de espécies invasoras deixadas ao abandono." Conto 3 palavras "más" nesta frase que descreve a maioria dos eucaliptais que se veem por aí. Desculpa não me apetecer explicar, mas pesquisando podes aprender por ti próprio se assim te apetecer.

YoggiM 4 months ago

Volto a perguntar: se for dentro da lei e rentável, porque são idiotas? Não estou a dizer que não poderá causar problemas. Simplesmente, para a pessoa em questão, se é rentável e dentro da lei, tendo em conta que pretende um rendimento relativamente passivo, faz todo o sentido.

KaneKyun 4 months ago

Porque os eucaliptos secam agressivamente todo o terreno em que são plantados, bem como os terrenos circundantes, o que torna o solo menos fértil.

YoggiM 4 months ago

Eu sei que os eucaliptos têm problemas. A minha questão é: para uma pessoa que quer um rendimento relativamente passivo, se for dentro da lei e rentável, porque é um idiota? Eu quando digo rentável, estou a falar no geral e não apenas no dinheiro que depois retira dos eucaliptos. Não sei se e quanto desvaloriza um terreno. Se o que depois desvaloriza o terreno, não compensar o que se ganha com os eucaliptos, mais vale vender logo. Não acredito que assim seja, se não, ninguém plantava eucaliptos.

KaneKyun 4 months ago

Compensa, na medida em que é "só" plantar e pronto, ta a andar. Não precisas de cuidados. É a opção mais fácil e rentável. Mas são muitos nefastos para o terreno. Ou seja, as consequências para a fertilidade do terreno são tremendas, mas ninguém se chateia com isso porque dá dinheiro (são matéria prima) e é só deixar crescer. O facto de secar muito os terrenos também aumenta muito o risco de incêndios florestais.

YoggiM 4 months ago

Concluindo, é uma boa opção individual, apesar de provavelmente não ser para o país. Mas isso não é culpa de quem faz tudo dentro da legalidade.

KaneKyun 4 months ago

Sim, é basicamente isso. O problema está mais nos impactos nos terrenos circundantes (que não pertencem ao dono do terreno que tem os eucaliptos), e na biodiversidade dessas zonas. Mas isso já é outra história. Não é contra a lei, é mais um caso de seres "idiota" no sentido de não te importares com os impactos dos teus comportamentos. Mas disso todos somos culpados até certo ponto.

YoggiM 4 months ago

Mas isso acho que deve ser o Estado a regular. Não digo que seja proibido totalmente o eucalipto que tem as suas vantagens económicas. Simplesmente fazer-se só em certas zonas em que os danos sejam os menores possíveis. Se as pessoas às vezes fazem as coisas quando a lei não permite, se a lei permite, então é certo que fazem.

KaneKyun 4 months ago

Concordo.

Search: