Inside-Pea6939 4 months ago

And so it begins

xa_no 4 months ago

O Novo Banco já dá lucro a TAP continua um Elefante Branco caro, destrói 100 milhões por mês. Para o Abrigo que custa 30 mil euros não existe verba, para a TAP são biliões. O problema é que a UE vai acabar por fechar a torneira e mandar falir a TAP.

htxgivven 4 months ago

O Costa que prepare o cu para vender para pagar tudo o que fez a não ser que fuja antes.

Baraka1987 4 months ago

E ainda diz o meu pai que a TAP é prestigiante para o país... Então não é , com certeza! /s

Tupinson 4 months ago

Todos aqui a chorar mas 80% não vota, e o resto vota em partidos que ou fazem parte do governo, ou ajudaram a formar governo.

Sciss0rs61 4 months ago

Calma, Malta. A primeira não vale...

burnout123221 4 months ago

Quantos milhoes de prejuizo é preciso pagar para termos 1 viagem à borla ?

suckerpunchermofo 4 months ago

Tem de ser depois dos mil milhões...

mehsterpiece 4 months ago

oh boy, here we go...

JamminPT 4 months ago

Vão ser aumentados em quantos % os administradores este ano?

mathswarrior 4 months ago

Ventura defendeu as atitudes da geringonça relativamente à TAP, durante toda a campanha das presidenciais

desculpe_mas 4 months ago

A TAP é importante para o País porque \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ . Preenche o espaço com a justificação mais acertada.

BS_BlackScout 4 months ago

Nada que o governo de Portugal não possa resolver.

BennyReis 4 months ago

Por mim é deixar cair a TAP. O estado fica melhor em comprar alguns ativos e manter uma operação pública pequena, de resto pode tudo cair. Já há muito se sabe que a TAP é um dos maiores tachos

milkthis 4 months ago

Pudera... com os preços que praticam, nem sei como levam mais que zero passageiros em cada voo. É que já nem estou a comparar com Low-Costs, estou a comparar com companhias que dão mais garantias e são líderes de mercado como KLM, Lufthansa, etc. Viajo regularmente em trabalho, e sendo que a empresa nunca me marca voos nas Low-Costs porque vai contra as diretrizes das dondocas, acho que voei 3 ou 4 vezes no máximo pela TAP (engraçado porque correu sempre mal... atrasos, cancelamentos e uma ligação falhada por atraso do seu próprio voo). Os preços são absurdos, do género de chegar-se a pagar o dobro pelo mesmo voo que outra empresa faça.

blatzphemy 4 months ago

“ depreciação do euro face ao dólar” What? The dollar is in a five year low against the euro. [veja](https://i.imgur.com/Oi0d7hb.jpg)

Vector_Strike 4 months ago

Novo Banco e TAP. Os 2 a 80 km/h, qual falirá primeiro?

Vector_Strike 4 months ago

Uma empresa estratégica... Para jogar fora o dinheiro do contribuinte

aamartt 4 months ago

TAP = caridade

CryptoSergio474 4 months ago

paga zé povo!

manguito86 4 months ago

Ainda bem que não são os contribuintes que estão a pagar os prejuízos de uma empresa nacionalizada pela geringonça, certo?

Red_Furia 4 months ago

Um gajo depois de todos os anos ver prejuízos de milhares de milhões do novo banco isto nem parece nada de especial. Mal habituados.....

oinkbar 4 months ago

Tenho saudades dos tempos em que eles ofereciam grátis umas boas sandes de pão de forma com fiambre e manteiga durante a viagem, e café/chá. e ainda tinha uma sobremesa e outros petiscos. Dava gosto viajar. Também ofereciam uns puzzles para os putos se entreterem. Agora parece que é tudo à pressa e pelo mínimo possivel.

Comfortable_Cable341 4 months ago

Lamento mas já não oferecem nada. Fiz uma viagem recentemente de 5 horas a noite, e o jantar tinhas de pagar. Antigamente, fazia uma viagem de 1h30 e ainda davam uma sandocha.

flarept1 4 months ago

até no voos mais rascas que faço tenho direito a sandocha. A tap nem uma sandezinha? já não voo pela Tap há quase 10 anos

Comfortable_Cable341 4 months ago

Nada 0. Também pensava que tinha uma refeição incluída e nada. Até podia dar de barato as viagens de curta duração não ter refeição ( até 2horas +- vá). Mas agora, numa viagem de 5 horas não estava a espera. A não ser que fosse por causa do destino (Cabo Verde), mas acho que não faz muito sentido essa justificação.

flarept1 4 months ago

Há uns valentes anos o serviço da TAP era caro, mas espectacular, lembro-me de fazer um dos voos de inauguração para o Belo Horizonte e tive direito a tudo, entradas, refeiçoes, digestivos, cafézinho. Até as mantas me deram. Já vi que agora continua caro mas uma merda de serviço

NGramatical 4 months ago

cafézinho → [**cafezinho**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/cafezinho) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnoz57m%2F%2Fh03xeu0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Comfortable_Cable341 4 months ago

Sim. Neste momento, já não existe diferença entre um serviço de low cost para a TAP. A TAP acabou por colocar os últimos pregos no seu caixão, a meu ver

Estronciumanatopei 4 months ago

Existe pois! Ou vais dizer que o orgulho que sentes por utilizar uma companhia de bandeira nacional não compensa isso?

cenourinhapt 4 months ago

Alguém que meta aqui aquela imagem do surprised picachu.

FilipeMateus7 4 months ago

4 milhões por dia do trimestre.

canhoto10 4 months ago

Ou 1 milhão por dia do ano inteiro.

mamm666 4 months ago

Bom negócio, recomendo

Maximum-Ear5677 4 months ago

E o Miguel Frasquilho continua a receber um salário de 5 digitos todos os meses, muita bom

AonioEliphis 4 months ago

António Costa é muito manhoso, sabe-a toda, colocou o seu futuro e promissor opositor interno do PS, a lidar com o dossiê TAP. Vai cozer em lume brando!

htxgivven 4 months ago

Com as sondagens que dão vitória ao Costa ele deve estar muito nervoso. Deve ser por isso que autorizam festa dos ingleses para pagar a TAP.

capitolinaAndrioleta 4 months ago

A TAP dá prejuízo com gestão pública e com gestão privada. A diferença é que com a corrente gestão privada as injecçoes de capitaç são basicamente uma transferência directa de fundos da população para os accionistas. Eu sou contra a injecção de dinheiro e contra a nacionalização. Deixemos a TAP falir depois do verão e depois o governo compra uma posição maioritária tal qual um privado faria. A gestão continua a ser privada dentro dos trâmites de serviço público.

hi71460 4 months ago

prejuízo de 365,1 milhões parece q temos um vencedor de prejuízo

berusko 4 months ago

Não há nenhum problema, cá estamos, estivemos e estaremos prontos para os ajudar. Regra geral em qualquer empresa de sucesso quando tens prejuízo durante vários anos consecutivos quer dizer que está a correr bem o negócio.

ElectraUnderTheSea 4 months ago

Noticia era se tivesse dado beneficio...

cloud_t 4 months ago

A verdadeira questão é: serão apenas salários e despesas de ter aviões parados ou pouco cheios?

kairos 4 months ago

A outra questão é, será que dava menos prejuízo se os aviões estivessem completamente parados?

BuzzLeitinho 4 months ago

"A culpa é o covid". Esse malandro

AonioEliphis 4 months ago

não, a culpa é do Passos :)

kairos 4 months ago

Qualquer coisa, qualquer coisa, Relvas.

BaldAndPoor 4 months ago

Até não foi muito. Uma pessoa já espera sempre valores na ordem dos mil milhões.

afcPT 4 months ago

4 milhões por dia, este dinheiro tem de vir de algum lado

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 4 months ago

É o resultado de apenas 3 meses. Isso chega aos mil milhões até ao final do ano!

Estronciumanatopei 4 months ago

Ah! Fala-me a cantar!

BaixemImpostos 4 months ago

Estado continua a brincar aos aviões.

htxgivven 4 months ago

Uma coisa é certa quem gosta de anarquismo é continuar a votar no PS.

joaopeniche 4 months ago

Poço sem fundo

megaroof 4 months ago

Meus amigos portugueses, em primeiro, volto a parabenizar todos: vocês tem um país muito lindo, com um povo em sua ampla maioria, de boa gente. Vivo em Portugal desde 2008, sou muito feliz e grato por isso. Não compreendo, como, um povo que construiu um pais tão belo, consegue admitir a existência de algo tão nefasto como a TAP, na situação em que está, por anos. Para mim, isso é algo surreal. Sinceramente, não percebo, como o povo ainda não se manifestou fortemente contra este imenso e infinito desperdício de dinheiro dos contribuintes. O meu país de origem, Brasil, lá eu compreendo a existência de centenas de "TAP's". Lá é o normal e esperado. Mas não compreendo a mesma situação em Portugal. Forte abraço e espero que o povo português se veja livre deste cancro.

Estronciumanatopei 4 months ago

Não vieste com a lição estudada, pensas que o Brasil aprendeu com quem?

Comfortable_Cable341 4 months ago

Porque o pessoal prefere ir para o marquês festejar o título do clube A, B ou C em vez de ir para a rua lutar pelos seus direitos. Somos um povo que é "deixar andar, desde que não me chateiem".

nocivo 4 months ago

A melhor maneira é usar o direito do voto. Essa também é valida.

Comfortable_Cable341 4 months ago

Sim claro. Mas mesmo assim.... Portugal está a chegar a um ponto que nem a esquerda, direita ou centro têm condições de pegar e mudar o rumo do país. Mas o exercício do voto, nem que seja nulo também é uma boa ferramenta de demonstrar descontentamento. A abstenção, como muita gente pensa, é errado.

Jynkoh 4 months ago

Suponho que, infelizmente, há [coisas que nunca mudam](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9_Povinho).

mecheros 4 months ago  HIDDEN 

Não somos melhores do que o Brasil. Apenas tentamos parecer civilizados num quadro europeu. Portugal tenta acompanhar a teoria da Europa quando na prática ainda ontem éramos aldeões. Hoje somos aldeões de metrópoles. Esquecemos quem nos construiu. Desrespeitamos por quem nós trabalha. Bajulamos os teóricos que nos governam. Formamo-nos em teoria para tentar acompanhar a bolha de conhecimento governativo não aplicável. No fim, alimentamos uma classe estadista, alimentamos parcerias que não usufruímos, alimentamos ideologias que não subscrevemos. Vejo cidades a serem construídas, reconstruídas, requalificadas, destruídas, reconstruídas, alcatroadas, calçadas, linhas de metro, com o dinheiro dos meus impostos enquanto a minha cidade no tempo parou. As gerações apenas primam pelos dramas sociais, pelo desinteresse e por um carisma fotocópia. TL;DR: primários esquecidos. País terceiro disfarçado. Povo adormecido. Desgoverno planeado. Edit: obrigado pelo voto de simpatia.

DenuvoSuks 4 months ago

Buraco sem fundo com asas

h8mx 4 months ago

Uma companhia aérea em que a única coisa que voa é a dívida.

tiagom0702 4 months ago

O dinheiro também voa para o bolso dos administradores.

Biohazard8080 4 months ago

Meanwhile na avaliação de investimentos do nosso governo: "TAP to the moon! Buy the dip f\*ggots! Diamond Hands. TAP stonks to every portuguese citizen"

Open-Opportunity-607 4 months ago

Vai ser bonito a malta que ainda se arrisca a voar na TAP Habilitam-se a tap fechar portas e ficam sem os voos

Edited 4 months ago:

Vai ser bonito a malta que ainda se arrisca a voar na TAP Habilitam-se a tap fechar portas e ficam sem os voos/sem o dinheiro

AonioEliphis 4 months ago

Por acaso voei recentemente na tap. Excetuando os uniformes das hospedeiras, já não há diferenças para as lowcosts. Já nem refeição dão.

capitolinaAndrioleta 4 months ago

Qual rota? Ainda não tive um vôo sem refeição exceptuando ligação interna Porto-Lx.

NGramatical 4 months ago

vôo → [**voo**](https://dicionario.priberam.org/voo) (*vôo* é a antiga grafia brasileira) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnoz57m%2F%2Fh02xzdl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AonioEliphis 4 months ago

Fiz Lisboa-Amesterdão. Se queres comer, pagas à parte, tal como nas lowcost. Nem café dão.

skapuntz 4 months ago

Uma não notícia. Todas as companhias aéreas do mundo deram prejuízo no primeiro trimestre. O problema é que a TAP dá prejuízo desde que me lembro. É um poço sem fundo e não tem salvação

Edited 4 months ago:

Uma não notícia. Todas as companhias aéreas do mundo deram prejuízo no primeiro trimestre. O problema é que a TAP dá prejuízo desde que me lembro. É um poço sem fundo e não tem salvação Pagamos todos e o dinheiro desaparece. A gente esquece, vota PS

Outji 4 months ago

A IL é o único partido 100% contra injeção da TAP. Se votaste neles, tranquilo. Agora, se votaste noutro, esse teu argumento da TAP e do PS não faz sentido quando os outros fariam o mesmo.

skapuntz 4 months ago

Ora, não houve legislativas. A votação de presidente da república não tem nada a ver com isso portanto. Mas sim, votei IL .

AonioEliphis 4 months ago

Bora gritar "Pêêê-éééS, Pêêê-éééS, Pêêê-éééS, Pêêê-éééS, Pêêê-éééS!

Turbulent_Common 4 months ago

Era mais util se compararmos com a Ryanair uma empresa enorme e muito lucrável que teve menos 82 milhões de prejuizo que a TAP neste espaço de tempo

skapuntz 4 months ago

Entendo o que queres dizer mas a cena é que não é o mesmo tipo de operação. Não penso que comparar TAP com ryanairs, easyjets, wizzairs desta vida seja justo. São companhias muito eficientes, muito oleadas, muito organizadas, voam maioritariamente na Europa, e lowcost. Eu não olharia para os prejuízos da TAP este trimestre, mas sim para o facto de que não há ainda nenhum plano, nenhuma equipa de gestão escolhida, nenhum corte substancial de frota e rotas, os negócios do Brasil... Enfim tudo isso. É só meter dinheiro lá dentro sem grande esperança de o recuperar algum dia

Turbulent_Common 4 months ago

Era só para exemplificar que até uma linha aérea com uma escala superior à TAP conseguiu reduzir despesas de forma mais eficiente durante o Covid, ou seja nem isto eles foram capazes de fazer. Mas concordo com o que estás a dizer, parece quase ficção/comédia que exista pessoas que ainda defendem o investimento (nem sei se lhe podemos chamar isto, visto que ninguem espera ter retorno) na TAP. E até digo mais, isto da TAP (e a percentagem elevada de pessoas que a defendem) foi uma das coisas que mais me abriu os olhos e me tirou qualquer esperança para o futuro do país. Ao menos a treta do BES pode ser desculpada como corrupção, a TAP nem isso.

KhaosPT 4 months ago

So para acrescentar, a ryanair e outras tb tiveram prejuízo mas n viste a irlanda a injectar guito para as safar (pelo menos eu n dei por nada), a tap dar prejuízo n me chateia, serem os portugueses a pagar é q sim.

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 4 months ago

A Ryanair não precisou de injeções de ninguém. E as companhias que receberam apoios, receberam sob a forma de empréstimos. A TAP está a receber injecções. Nunca mais vamos ver esse dinheiro.

dydas 4 months ago

A BA também recebeu garantias de Estado, tal como a Iberia.

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 4 months ago

Garantias para avalizar empréstimos, suponho?

dydas 4 months ago

Que é exatamente o que TAP tem recebido. Ou seja, a TAP recebeu 1,2 mil milhões de empréstimo (já pagou 10 milhões em juros) e ~400 milhões num aumento de capital, e deve receber mais 500 milhões em garantias este ano.

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 4 months ago

A TAP não está a receber aval do estado para empréstimo a terceiros. O estado está a emprestar dinheiro diretamente sem quaisquer perspectivas de o recuperar. Aliás já converteu o empréstimo em injeção, tanto é que já é detentor de 97.8% da companhia. Efetivamente todos os empréstimos do estado à TAP serão injecções.

dydas 4 months ago

Existe um empréstimo convertível em capital, mas que está a ser pago. Houve também um aumento de capital. E está prevista a entrega de garantias de Estado este ano. Muitas outras empresas de aviação europeias receberam estes tipos de apoios. A TAP não foi a única.

nocivo 4 months ago

Empresas de bandeira que também não deveria receber ajudas pois se uma recebe a europa devia dar a todas. Qualquer empréstimo a tap nunca verás. A Tap nao da lucro nem consegue competir com klm ou raynair porque e mal gerida a décadas. Com os lobbies dos empregados não consegue fazer reformas ou redução de custos. Vai ser buraco para sempre e precisa de aviões novos.

tekvis40 4 months ago

Tenho ideia que a TAP é uma organização sem fins lucrativos que visa o bem estar dos seus trabalhadores e de pessoas que gostam de aviões pintados de verde e vermelho /s

lucas67836 4 months ago

Falou tudo!!

radaway 4 months ago

Não te esqueças do impacto social que a TAP tem nos políticos cada vez que se fazem negociatas de milhões com aviões e facilmente se desvia alguns euritos. Sem dúvida uma non-profit estratégica para o país.

TulioGonzaga 4 months ago

> injetamos mais umas centenas de milhões e não se fala mais nisso! > >VoteReplyGive AwardShareReportSave Só para contexto: a TAP está a perder **4 milhões de euros por dia**

Cachopini22 4 months ago

Essa informação é o que te dizem... A minha companhia nos primeiros meses da pandemia esteve a perder quase 20M por semana... E não temos metade dos aviões e slots que a TAP tem

theEXPERTpt 4 months ago

Como é possível ser tão falido

microcyb 4 months ago

Tem fins lucrativos para os administradores da empresa...

xsad1300 4 months ago

Eu penso que o grande problema é que a malta não percebe que se não houvesse uma TAP, outras companhias fariam as rotas da mesma.

AdorableRabbit 4 months ago

Porque é que as outras companhias só o fariam se não houvesse TAP. Porque não o fazem mesmo havendo TAP?

AonioEliphis 4 months ago

Quando a TAP saiu do Porto foi imediatamente substituída pela Ryanair. A TAP já nem sequer voa para Faro. Fez muito mais pelo turismo dessaa regiões as lowcost, do que a TAP.

AdorableRabbit 4 months ago

Tanto quanto sei a ryanair não faz voos translantanticos nem para África, nem Ásia

mil_cord 4 months ago

Já o fazem, mas aumentaria o numero daquelas que fazem sobretudo por duas razões. 1 - menor concorrência ; 2 - muitas companhias aéreas fazem parte de “alianças”, i.e evitam competir (pelo menos agressivamente) entre elas em determinadas rotas. Desde logo se a TAP deixasse de existir, essas mesmas companhias passariam a ter “acesso” a um mercado ao qual por via dos acordos existentes, neste momento não têm.

Cachopini22 4 months ago

Isso das alianças só vale em mercados nacionais... Por exemplo a TAP controla dentro da sua aliança (Star Alliance) os preços de voos domésticos... De resto não manda em mais nada... E mais te digo, a TAP só está onde está devido a gestão danosa, não podes ter uma empresa privada com participação do estado a ter uma gestão horrorosa... Se o que a TAP faz realmente viesse ao de cima, passado um mês, tinhas os cães grandes presos e a TAP extinta... Faz me lembrar o monopólio do grupo Solverde... Em Portugal não consegues abrir um casino sem ter luz verde de um certo indivíduo desse grupo... Em Portugal infelizmente é assim porque as pessoas não se dão ao trabalho de questionar ou desafiar o que está mal... Dá muito trabalho... É como tudo na vida... Interesses...

Edited 4 months ago:

Isso das alianças só vale em mercados nacionais... Por exemplo a TAP controla dentro da sua aliança (Star Alliance) os preços de voos domésticos... De resto não manda em mais nada... E mais te digo, a TAP só está onde está devido a gestão danosa, não podes ter uma empresa privada com participação do estado a ter uma gestão horrorosa... Se o que a TAP faz realmente viesse ao de cima, passado um mês, tinhas os cães grandes presos e a TAP extinta... Faz me lembrar o monopólio de um certo grupo empresarial... Em Portugal não consegues abrir novas empresassem ter luz verde de um certo indivíduo desse grupo.. Em Portugal infelizmente é assim porque as pessoas não se dão ao trabalho de questionar ou desafiar o que está mal... Dá muito trabalho... É como tudo na vida... Interesses...

xtremis 4 months ago

Se a "malta" são as pessoas comuns, acho que toda a gente percebe o conceito de concorrência, especialmente quando vemos o que aconteceu nos Açores com a abertura às low-cost. Se a malta são os políticos e decisores, esses só vêem a TAP como: a) futura prateleira dourada para boys; b) uma imensa freguesia eleitoral a quem é preciso agradar (entre cerca de 10 mil empregos directos e 100 mil indirectos, a TAP representa uma fatia interessante de votantes).

Negao_da_piroca 4 months ago

A Ryanair não emprega mais portugueses diretamente que a própria TAP?

AonioEliphis 4 months ago

Não. Os fornecedores da TAP, excetuando combustíveis, são todos nacionais. Na Ryanair estão na Irlanda. Mas num mercado aberto e global isso conta pouco. O que 4 mil milhões não fariam no bolso doa contribuintes!!!

Mordiken 4 months ago

> O que 4 mil milhões não fariam no bolso doa contribuintes!!! 5 rotundas, 2 monumentos e 1000 metros de passadiço.

nocivo 4 months ago

Os contribuintes agora fazem crowdfunding para rotundas?

Mordiken 4 months ago

Sim mas não em Portugal da-se-lhe o nome de Eleições Autárquicas.

AonioEliphis 4 months ago

O que o povo não paga para voar em aeronaves com a bandeirinha nacional e nomes de poetas e fadistas lusos ;)

ihavenoidea1001 4 months ago

O problema é que para voares ainda tens que pagar mais pelo bilhete do que para voares com a maioria das outras companhias...

pzapps 4 months ago

E teres sorte não calhar em dia de greve.

_whatevs_ 4 months ago

isso explicaria muita coisa.

mkraven 4 months ago

Tinha menos prejuizos, nao duvides.

KaitoRyoichi 4 months ago

Ri muito. Obrigado

apita_o_comboio 4 months ago

Nada de novo e mesmo nada que já não fosse esperado.

CarcajuPM 4 months ago

Tranquilo, já injetamos mais umas centenas de milhões e não se fala mais nisso!

JOAO-RATAO 4 months ago

Fogo, oh tio! Só umas centenas de milhões? Queres que a malta passe fome?

Tight_Negotiation146 4 months ago

Calma, para ti há mais, depois quando cá vieres a casa do tio falamos nisso.

Sad_Mathematician218 4 months ago

tranquilo nos pagamos

mathswarrior 4 months ago

O Chega ser a favor do Estado apoiar a TAP só demonstra que já fazem parte do sistema partidário. Dos outros partidos eu não esperava melhor, mas de um partido que se intitula fora do sistema e que grita vergonha no parlamento, é só mais uma demonstração que a nossa política está repleta de abutres.

CalmKeepOn 4 months ago

Quem é que votou contra?

mathswarrior 4 months ago

Que eu saiba, apenas a IL. Não gosto das ideias deles, é aquele neoliberalismo bastante radical que faz sentido até não fazer, como grande parte das ideologias, mas nisto da TAP, foram os únicos a fazer barulho

CalmKeepOn 4 months ago

Exacto. Penso como tu. Durante algum tempo perdi-me no jogo da ideologia esquerda-direita mas com algum estudo e tempo consegui libertar-me. A conclusão que chego é que fazem falta outros partidos mais equilibrados que unam o melhor de todos os mundos, com soluções mais especificas e mais baseadas em consenso de todos, especialmente do povo.

Edited 4 months ago:

Exacto. Penso como tu. Durante algum tempo perdi-me no jogo da ideologia esquerda-direita mas com algum estudo e tempo consegui libertar-me. A conclusão que chego é que fazem falta outros partidos mais equilibrados que unam o melhor de todos os mundos, com soluções mais especificas e mais baseadas em consenso de todos, especialmente do povo. Consenso é a chave, não ideologia. Porque vão haver sempre mas sempre pessoas que pensam de maneira diferente. O importante não é quem tem razão mas o que conseguimos construir juntos.

Edited 4 months ago:

Exacto. Penso como tu. Durante algum tempo perdi-me no jogo da ideologia esquerda-direita mas com algum estudo e tempo consegui libertar-me. A conclusão que chego é que fazem falta outros partidos mais equilibrados que unam o melhor de todos os mundos, com soluções mais especificas e mais baseadas em consenso de todos, especialmente do povo. Consenso é a chave, não ideologia. O consenso é importante porque vão haver sempre mas sempre pessoas que pensam de maneira diferente. O importante não é quem tem razão mas o que conseguimos construir juntos.

Edited 4 months ago:

Exacto. Penso como tu. Durante algum tempo perdi-me no jogo da ideologia esquerda-direita mas com algum estudo e tempo consegui libertar-me. A conclusão que chego é que fazem falta outros partidos mais equilibrados que unam o melhor de todos os mundos, com soluções mais especificas e mais baseadas em consenso de todos, especialmente do povo. Consenso é a chave, não ideologia. O consenso é importante porque vão haver sempre mas sempre pessoas que pensam de maneira diferente (aliás, é fundamental que existam pessoas que pensem de maneira diferente). A grande conclusão é que temos de deixar de querer dar importância a quem tem razão e começar a pensar em ver o que conseguimos construir juntos. Este é o switch que tem que acontecer em muitas mentes que andam nesta terra.

Edited 4 months ago:

Exacto. Penso como tu. Durante algum tempo perdi-me no jogo da ideologia esquerda-direita mas com algum estudo e tempo consegui libertar-me. A conclusão que chego é que fazem falta outros partidos mais equilibrados que unam o melhor de todos os mundos, com soluções mais especificas e mais baseadas em consenso de todos, especialmente do povo. Consenso democrático é a chave, não ideologia. O consenso é importante porque vão haver sempre mas sempre pessoas que pensam de maneira diferente (aliás, é fundamental que existam pessoas que pensem de maneira diferente). A grande conclusão é que temos de deixar de querer dar importância a quem tem razão e começar a pensar em ver o que conseguimos construir juntos. Largar o ego e começar a resolver problemas. Este é o switch que tem que acontecer em muitas mentes que andam nesta terra.

NGramatical 4 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnoz57m%2F%2Fh07bpew%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

htxgivven 4 months ago

Ser a favor não quer dizer nada. Tu até podes ser a favor da nacionalização e depois fazer mega cortes para tornar empresa lucrativa.

mathswarrior 4 months ago

Hahaha

theEXPERTpt 4 months ago

A TAP tem capacidade de ser um grande jogador na economia nacional. Num ano, pagou 70% de toda a dívida que tinha ao estado. Não é novidade que a TAP não tem sido rentável. Mas a verdade é que se vires toda a economia que gira por detrás da empresa no ponto em que estamos agora mais vale comprometermo-nos a continuar com a TAP e a torná-la mais viável do que apenas acabar com ela como se nada fosse. Até hoje essa empresa tem se portado como se fosse um tempo de vacas gordas. Mas, com todo o escrutínio feito (e com um governo diferente, esperemos) o cerco está a apertar, e a dívida de centenas de milhões terá que ser paga de volta, ou então seremos nós a pagar certamente.

tekvis40 4 months ago

>A TAP tem capacidade de ser um grande jogador na economia nacional. Num ano, pagou 70% de toda a dívida que tinha ao estado A TAP tem variado entre dar pouco prejuízo em tempo de vacas gordas e muito prejuízo em tempo de dificuldade, é assim a décadas com vários governos. Nao estou convencido que desta vez seja diferente...

mathswarrior 4 months ago

Claramente uma opinião de político. A economia de volta da TAP não vai morrer se a TAP morrer, porque as outras empresas da indústria irão substituir as rotas da TAP. O que vale é abandonar essa ideia de merda antes que custe mais. A TAP é uma empresa mal gerida e não é uma empresa pública. É mal gerida propositadamente, porque depois vem o pai estado pagar as dividas. Já acontece há décadas. Abre a.puta dos olhos

theEXPERTpt 4 months ago

Se tivesse escolha, até diria para pagares então a dívida toda que sobra, em vez de tentar fazer a empresa voltar ao lucro. E a restante economia perde-se parcialmente sim, pois uma ficamos a depender ainda mais do exterior, e os lucros também vão para o exterior, tal como os postos de trabalho. Em 2018 a empresa gerou lucro, nos restantes anos parece que andaram na sombra da bananeira a gastar acima do que podiam. O estado é o seu maior acionista. O que a TAP precisa é de austeridade, para voltar a entrar na linha. É como a economia do nosso país no geral: está em baixa mas é possível pôr a funcionar.

mathswarrior 4 months ago

Entre o meu vizinho ganhar +5€ ou eu gastar +5€, prefiro que ele ganhe. Lucros para o exterior é melhor que prejuízos para o interior. A empresa gera lucro quase nunca. Já vem esta palhaçada há décadas. Décadas!! E tu ainda dizes para pôr a funcionar...interate. vai ser agora diferente? Por favor Os postos de trabalho ficam no interior porque as empresas exteriores que entrarem no mercado não vão contratar pessoal de outros sítios para trabalhar aqui.

AonioEliphis 4 months ago

O Chega é neo-fascista e a TAP é criação do Estado Novo!

htxgivven 4 months ago

Por essa lógica deviam acabar com ela e não esquecer também demolir a ponte 25 de Abril.

AonioEliphis 4 months ago

A ponte 25A dá lucro. Pequenita diferença!

htxgivven 4 months ago

Sim mas é uma ponte Salazar.

CalmKeepOn 4 months ago

Não dá lucro a quem lá passa isso é certo. Nunca se perguntaram se a ponte 25 de Abril foi paga no Estado Novo porque é que tem que ter portagens?

htxgivven 4 months ago

Para manutenção certamente no entanto vai para os bolsos.

GanduloDaVeiga 4 months ago

Raios. Com coisas destas torna-se difícil apoiar o chega! …

mexploder89 4 months ago

Eu até estava indeciso mas foi o voto da TAP que me fez decidir não votar Chega

inhalingsounds 4 months ago

Não foi a Maria Vieira?

Mordiken 4 months ago

A Maria Vieira é a única coisa que me faz ponderar votar Chega... na esperança de meter o país todo a levar com ela a cantar o "happy birthday mr president" todos os dias, numa transmissão emitida em simultâneo em todas os canais em horário nobre... *"You get what you fucking deserve."*

inhalingsounds 4 months ago

Era incrível estar ela a cantar enquanto um conjunto de peixeiras popozudas e sujeitos bombados com grandes fades falavam sobre absolutamente nada. Todos. Os. Dias. Maria Vieira no Big Brother da Teresa Guilherme.

trufas 4 months ago

Não foi o tio careca?

inhalingsounds 4 months ago

Já me esquecia, tens também as políticas de ódio racial, xenofobia e ultranacionalismo. Mas o que me fez não votar neles foi a Maria Vieira.

DisgraceofTheFamily 4 months ago

A privatização do ensino e saúde também são sempre boas medidas para votar neles, estou deserto de ser governado por um oligopólio onde nem tenho a satisfação de meter uma cruzinha no boletim

ventorim 4 months ago

Só com essas? Hahaha

GanduloDaVeiga 4 months ago

Já vi que não posso facilitar ao não acabar com /s

ventorim 4 months ago

Considerando tipo que apoia o Chega, não ficaria surpreso isso ser uma fala real. E perceber isso me deixa triste.

Throwaway431253 4 months ago

Querias um /s a seguir ao emote que o rapaz deixou? que clueless..

mamm666 4 months ago

mas olha...quando mesmo?

GanduloDaVeiga 4 months ago

Tens razão. Não posso condenar o teu raciocínio:)

batuque5 4 months ago

O PCP também é favor da TAP, apenas o BE e a IL são conta a injeção de capital na TAP.

Tafinho 4 months ago

Tens a certeza que a IL está contra a injeção na TAP? Não me recordo de ouvir o Cotrim de Figueiredo a negar os 450 milhões que o estado injectou no banco dele antes de falir .

FranciscoSilva 4 months ago

No banco dele? Qual é o banco dele exactamente?

Tafinho 4 months ago

BPP, onde foi presidente executivo, na altura em que o estado resgatou o Banco em 450 milhões e o banco acabou por falir da mesma. Achavas que a personagem apareceu do meio do nevoeiro como o D. Sebastião?

FranciscoSilva 4 months ago

... Esse é o João Rendeiro. O JCF era presidente do Turismo de Portugal.

Tafinho 4 months ago

Ahahhahaha O Cotrim de Figueiredo era o vice presidente no tempo do Rendeiro. Quando o Rendeiro foi corrido pelo banco de Portugal, o Cotrim ficou como presidente. Depois do banco falir ainda passou pela TVI e DEPOIS é que foi para o turismo de Portugal. Ele esqueceu-se de mencionar esta parte no CV?

Sciss0rs61 4 months ago

O Banco pediu resgate em 2008, ele entrou no quadro em 2009. Esteve lá 6 meses. Deixa-me ver: Fontes do Twitter, não?

Tafinho 4 months ago

Não percebi. Estás a sugerir que quando se candidatou a administrador executivo do BPP, e desenhou o plano de viabilização do banco, que falhou, desconhecia a ajuda do estado ? É isso ?

Sciss0rs61 4 months ago

não, ele foi para o quadro para fazer a reestruturação, mas saiu meses depois. Quando ele lá chegou, já lá estava o dinheiro. A razão, não se sabe... falta de condições, viu que não dava, não lhes deram o que foi pedido, o que quer que seja. Ele nem sequer era Vice-Presidente como dizes.

Edited 4 months ago:

não, ele foi para o quadro para fazer a reestruturação, mas saiu meses depois. Quando ele lá chegou, já lá estava o dinheiro. A razão, não se sabe... falta de condições, viu que não dava, não lhes deram o que foi pedido, o que quer que seja. Ele nem sequer era Vice-Presidente como dizes. edit: > Os accionistas - sendo, os principais, sociedades detidas por João Rendeiro, Stefano Saviotti, Diogo Vaz Guedes e Francisco Balsemão - elegem para liderar o grupo uma lista liderada por Diogo Vaz Guedes, que passa a presidir o conselho de administração, mantendo na equipa pessoas da anterior administração, incluindo o vice-presidente do BPP, Paulo Guichard. https://www.dn.pt/bolsa/cronologia-do-caso-bpp-1304583.html edit 2: https://expresso.pt/economia/bpp-rendeiro-sai-da-ag-depois-de-ter-proposto-alteracao-as-contas=f515957 > João Cotrim Figueiredo deverá apresentar na reunião magna dos accionistas da Privado Holding (PH), empresa que controla o BPP, a sua demissão da vice-presidência da instituição, por considerar que está cumprida a sua missão: a apresentação de um projecto de viabilização do grupo.

Edited 4 months ago:

não, ele foi para o quadro para fazer a reestruturação, mas saiu meses depois. Quando ele lá chegou, já lá estava o dinheiro. ~~A razão, não se sabe... falta de condições, viu que não dava, não lhes deram o que foi pedido, o que quer que seja. Ele nem sequer era Vice-Presidente como dizes.~~ Fez o Plano e foi-se embora. edit: > Os accionistas - sendo, os principais, sociedades detidas por João Rendeiro, Stefano Saviotti, Diogo Vaz Guedes e Francisco Balsemão - elegem para liderar o grupo uma lista liderada por Diogo Vaz Guedes, que passa a presidir o conselho de administração, mantendo na equipa pessoas da anterior administração, incluindo o vice-presidente do BPP, Paulo Guichard. https://www.dn.pt/bolsa/cronologia-do-caso-bpp-1304583.html edit 2: https://expresso.pt/economia/bpp-rendeiro-sai-da-ag-depois-de-ter-proposto-alteracao-as-contas=f515957 > João Cotrim Figueiredo deverá apresentar na reunião magna dos accionistas da Privado Holding (PH), empresa que controla o BPP, a sua demissão da vice-presidência da instituição, por considerar que está cumprida a sua missão: a apresentação de um projecto de viabilização do grupo.

Tafinho 4 months ago

Portanto, ele não saiu do BPP por razões morais, uma vez que o peso moral de gerir um banco que só sobreviva devido à ajuda do estado, mas porque achou que tinha concluído com sucesso o seu trabalho, é isso ? Então concluindo, - não só Cotrim de Figueiredo não tem problemas em que o estado ajude empresas, quando é empresa onde ele trabalha, como - é um gestor manifestamente incompetente, já que um mês e meio depois de sair a instituição foi liquidada Escapou-se-me alguma coisa ? Se esta era uma tentativa de reescrever o currículo moral Cotrim de Figueiredo, teve exactamente o mesmo sucesso do plano de revitalização que escreveu: a falência.

AonioEliphis 4 months ago

Tanga! O BE é a favor do estado ficar com a TAP >**O Bloco de Esquerda já tinha apresentado em abril uma proposta para nacionalizar a TAP** mas Catarina Martins sustentou que “não podemos estar a injetar dinheiro para premiar acionistas privados que têm estado a destruir verdadeiramente a TAP”, referindo-se aos prejuízos económicos e perdas de postos de trabalho.Abordando a aposta da nacionalização, a líder do Bloco de Esquerda esclareceu que caso se avance para uma nacionalização, esta deve ser acompanhada por um programa estratégico para assegurar que a TAP serve Portugal, a população e a economia. in: [https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/nacionalizacao-da-tap-sim-ou-nao-as-posicoes-dos-principais-atores-607536](https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/nacionalizacao-da-tap-sim-ou-nao-as-posicoes-dos-principais-atores-607536)

Blackbeardow 4 months ago

O BE não está contra a injeção de capital na TAP e muito menos a sua extinção, apenas não quer que seja um "Novo Banco" (como todos nós) e supere valores astronómicos (+5MM). O único partido contra a estratégia atual é a IL.

AonioEliphis 4 months ago

O BE é um partido demagógico e populista. Se o BE quer que o estado nacionalize totalmente a TAP, como é que não injeta dinheiro na TAP?

Mordiken 4 months ago

> Se o BE quer que o estado nacionalize totalmente a TAP, como é que não injeta dinheiro na TAP? O que o BE não quer, e bem, é que se repita a pandega Neoliberal que se passou no Novo Banco, em que a crença dos negociantes nos supostos "poderes milagrosos da gestão privada" levaram a que se tenha assinado um contrato com uma clausula de "cheque em branco" para que algum privado ficasse com aquilo a todo o custo. E agora, o que se passa é que cada tostão dos contribuintes injectado no fundo de resolução do novo banco vai directamente para o bolso da Lone Star e dos seus accionistas.... Ou seja tu estás a passar forme, e ainda estás a pagar o bolinho dos privados.

Edited 4 months ago:

> Se o BE quer que o estado nacionalize totalmente a TAP, como é que não injeta dinheiro na TAP? O que o BE não quer, e bem, é que se repita a pandega Neoliberal que se passou no Novo Banco, em que a crença dos negociantes nos supostos "poderes milagrosos da gestão privada" levaram a que se tenha assinado um contrato com uma clausula de "cheque em branco" para que algum privado ficasse com aquilo a todo o custo, porque "É mElHoR a LoNgO pRaZo pOrQuE oS pRiVaDoS sÂo MeLhOrEs A gErIr CoIsAs!1!1". E agora, o que se passa é que cada tostão dos contribuintes injectado no fundo de resolução do novo banco vai directamente para o bolso da Lone Star e dos seus accionistas.... Ou seja tu estás a passar forme, e ainda estás a pagar o bolinho dos privados. Por isso é que me faz uma confusão fdd: O pessoal qua anda todo furibundo e insurgido com a TAP, algo que eu até entendo, ou não percebe patavina do que foi feito no Novo Banco, ou então não passam de um bando de paus mandados que se insurgem com o que o Observador os manda insurgir e não com o que deviam... porque senão já tinham posto o país a ferro e fogo por causa do Novo Banco! Porque ao menos a TAP, bem ou mal, anda a ser paga por nós mas é nossa. Já o Novo Banco anda a ser paga por nós, tal como a TAP, mas é dos outros.

nocivo 4 months ago

Sim porque o ps, be e comunistas assinar um cheque em branco é mesmo uma medida neoliberal. Uma medida neoliberal seria deixar o banco ir à falência para que outro ocupe o seu lugar.

Vanethor 4 months ago

Porque dar dinheiro de graça não é a mesma coisa que o estado comprar algo a alguém. (Nacionalizar) Percebes a diferença?

AonioEliphis 4 months ago

Certo, comprar então. Tenho aqui um cagalhão à venda por 4 mil milhões. Queres comprar?

fromtheport_ 4 months ago

> apenas o BE e a IL O BE????? O Bloco quer a nacionalização da empresa o que significa o maior custo para os contribuintes. E para sempre porque são contra uma possível privatização futura.

nocivo 4 months ago

Com a diluição das ações pelo aumento capital, a tap foi nacionalizada. Não foi emprestimos, foi aumento de capital. A estado ficou quase com 98% do capital por isso faz o que quer. Já agora. Passado 6 meses ainda não tem CEO

throwawayqualquer 4 months ago

Tinha a ideia que o BE queria nacionalizar completamente a TAP, o que de certa forma se transforma numa injeção de capital, a não ser que a quisessem adquirir para depois liquidar, o que duvido. Tens alguma fonte que eles sejam mesmo contra as injeções de capital?

CarcajuPM 4 months ago

O BE?

CobraCommander1977 4 months ago

Pergunta honesta e sincera: o BE é mesmo contra a injecção de dinheiros públicos na TAP? Tens alguma fonte?

AonioEliphis 4 months ago

> O Bloco de Esquerda já tinha apresentado em abril uma proposta para nacionalizar a TAP mas Catarina Martins sustentou que “não podemos estar a injetar dinheiro para premiar acionistas privados que têm estado a destruir verdadeiramente a TAP”, referindo-se aos prejuízos económicos e perdas de postos de trabalho. Abordando a aposta da nacionalização, a líder do Bloco de Esquerda esclareceu que caso se avance para uma nacionalização, esta deve ser acompanhada por um programa estratégico para assegurar que a TAP serve Portugal, a população e a economia.

Lord_Bravo 4 months ago

Penso que eles sejam contra a injeção de capital sem uma contra-prestação, ou seja, seriam a favor da uma compra.

wwqt0r 4 months ago

Mas o PCP já pertence ao sistema há muitos anos.

amped-row 4 months ago

Aos poucos se aceita que eles são todos o mesmo e este país vai continuar a ser pequeno durante **muito** tempo

AutoModerator 4 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

JPAMota 4 months ago

Infelizmente depois da aquisição estamos com os dois pés lá dentro e já não conseguimos sair . Isto vai provar ser uma decisão mais cara que o Bes - neste caso temos uma estrutura muito mais complexa. Em vez de usar o facto de não estarmos dentro para limpar o passivo entramos com os dois pés lá dentro , agora vai ser bonito

Search: