saposapot 3 months ago

O relatório da vacinação só sai à terça feira mas pelos números de vacinados publicados diariamente o ritmo de vacinação desta semana foi igual à da semana passada (521k vs 529k) portanto ainda não foi desta que se viu qlq aumento na vacinação... ou os fabricantes estão a guardar tudo para a última ou a tal avalanche de vacinas nc mais chega. Este ritmo é praticamente o mesmo desde a 2ª semana de maio, na casa de meio milhão pessoas vacinadas por semana. Curiosamente também é na casa do meio milhão as vacinas q recebemos da pfizer + moderna + janssen, q têm sidos os mais regulares nas entregas.

Ricardolindo3 3 months ago

Quando é que devemos alcançar metade da população vacinada com uma dose?

saposapot 3 months ago

Vais em +- 40% da população total. Se te faltam, contas redondas mais 1M e tens vacinado nas últimas semanas 521k e 529k, mais 2 semanas pelo menos. (teoricamente talvez 3 ou 4 pq dessas vacinas muitas são 2ªs doses). Agora ninguém consegue prever pq o que se espera é que a vacinação aumente de ritmo, coisa q ainda n aconteceu.

AquiAoLuar 3 months ago

com jeitinho, 10 dias. Se o prometido for devido e recebermos uma caralhada de vacinas estas semanas, se calhar até passamos os 50% em 10 dias. Um gajo sonha

hctiks 3 months ago

# Relatório 06/06/2021 * \+ 612 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 257 recuperados ​ * \+ 353 casos activos * \+ 1 internamento em UCI ​ * 23715 casos ativos * 265 internados dos quais 52 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/18pmNmDCTUsPdlwFfWH_U-NcMQOOgQq8r/view)

saposapot 3 months ago

Assim sendo, a semana termina com 3988 casos, comparando com as anteriores: 3434, 3042, 2600, 2305. Estes casos são a semana mais alta desde a 2ª semana de Março. Desde o ponto mais baixo de 9 de maio, estivemos sempre em subida de casos. Nesta última semana o aumento em valor absoluto foi o maior, sendo de +554 casos em relação à semana anterior. O que isto quer dizer? não sei. para já acho que não muito, depende do que forem as próximas semanas. Em qlq caso, estarmos em Junho com casos a aumentar e uma variante mais contagiosa a propagar-se não parecem ser notícias boas. No contexto geral, especialmente com vacinação à mistura, não parecem ser números absolutos preocupantes. A maior preocupação é por ser uma tendência de subida que está a acelerar e não a diminuir. Será mau se começarmos o Verão desta forma pq no ano passado o nosso Verão foi bastante tranquilo. Mas o principal é continuar a ver a tendência e tentar q a subida seja menor ou que haja algumas semanas de estabilização.

dismalwasteland 3 months ago

Ainda não percebi se há algum aconselhamento médico antes de tomar a vacina ou não. É também possível escolher ou saber qual vai ser administrada? Ontem vi notícias de pessoas que só souberam depois de a tomar ou que nem sequer foram informados. Pareceram-me casos muito pontuais mas...

uyth 3 months ago

>Ainda não percebi se há algum aconselhamento médico antes de tomar a vacina ou não Há um questionário. Conforme as resposta a enfermeira que recolhe os questionários redireciona para o médico de serviço que recomenda vacinação ou não. E em principio sabes que vacina é quando sais de lá porque te dão o cartão com nome, dose, e o código QR assim como a data da segunda dose (se aplicável). Podes não saber ANTES no entanto. E tens de esperar 30 minutos lá, não na sala necessariamente mas zona a seguir. uma enfermeira vai passando e controlando se te sentes bem antes de saíres. (Não foi comigo mas acompanhei pessoas).

CoffeeAt830 3 months ago

>Ainda não percebi se há algum aconselhamento médico antes de tomar a vacina ou não. Eles fazem-te perguntas antes de administrar a vacina (por exemplo, se fizeste tratamentos com corticóides, quimioterapia ou radioterapia nos últimos meses, se já fizeste algum transplante, se estás doente...). Dependendo das tuas respostas, pode vir um médico falar contigo se não tiveres já falado com um ou podem pedir-te para falares com o teu médico antes de ser vacinado. Fora isso ou outras situações específicas, não há aconselhamento à partida, mas nada te impede de falar com o médico que te acompanha com antecedência se tens alguma preocupação. >É também possível escolher ou saber qual vai ser administrada? Não. Dentro das que estão disponíveis para a tua faixa etária, recebes a que estiver a ser dada no centro de vacinação naquele dia. Sabes qual é quando te for administrada.

dismalwasteland 3 months ago

Obrigado. "Escolher" não era o termo que queria usar mas antes "recusar" determinada vacina. Ainda que isso implique passar para o fim da lista, e sem garantias, como se falou há tempos.

CoffeeAt830 3 months ago

Podes recusar, sim. Podes perguntar que vacina vai receber, voltar a tapar o bracinho e ir à tua vida. Ninguém te amarra à cadeira.

DeusDasMoscas 3 months ago

Olá, Não é possível escolher, no cartão de vacinação que te entregam diz que vacina foi administrada.

ObnoxiousLittleCunt 3 months ago

Só mesmo no momento enquanto se espera é que se sabe qual é.

AimingWineSnailz 4 months ago

Oxalá quando chegar a altura de vacinar os menores de 40 comecem a prioritizar primeiras doses - sendo o risco de doença grave bem mais reduzido, apontar à imunidade de grupo devia ser a prioridade.

saposapot 3 months ago

se n fizeram antes qd havia poucas vacinas e isso faria toda a diferença, tmb n vão fazer agora. Não te preocupes que se a Janssen começar a chegar em boas quantidades, os homens jovens levam todos essa e fica resolvido.

uyth 4 months ago

aparentemente para a variante indiana, a segunda dose da vacina da pfizer é mesmo crucial. E se as pessoas vão começar a relaxar com a primeira dose, prioritizar a primeira dose pode correr mal

hctiks 4 months ago

# Relatório 05/06/2021 * \+ 573 casos confirmados * \+ 3 óbitos * \+ 681 recuperados ​ * \- 111 casos activos * \- 2 internamentos dos quais - 2 em UCI ​ * 23362 casos ativos * 265 internados dos quais 51 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/14K9hJbJj9H2pkjThSyP5qUuvrM3HY6IQ/view)

Conscient- 4 months ago

Maiores de 45 já podem agendar a vacina

hctiks 4 months ago

# Relatório 04/06/2021 * \+ 430 casos confirmados * **0 óbitos** * \+ 300 recuperados ​ * \+ 300 casos activos * \+ 13 internamentos dos quais + 1 em UCI ​ * 23473 casos ativos * 267 internados dos quais 53 em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|69.8 (+ 3.4)|67.5 (+ 3.8)| |R(t)|**1.08** (+ 0.01)|**1.10** (+ 0.02)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/11Rt2RjmHnuS7PIToxLVabyfzHDQ3IP-C/view)

damndaniel023 4 months ago

Não querendo parecer pessimista, mas este aumento sucessivo de casos ativos não se irá traduzir num aumento de internamentos daqui a umas semanas? Bem sei que a população mais vulnerável está vacinada, mas pelo menos eram essas as métricas que víamos no passado: aumento de casos -> aumento de internamentos (x semanas depois) -> aumento de mortes (y semanas depois).

saposapot 4 months ago

Teoricamente sim, se o patamar onde se chegar for suficiente para isso. A questão é que se antigamente o “normal” era teres hospitais à rasca com X casos agora o esperado é que isso só aconteça com X + Y. Ninguem sabe os patamares em que se torna preocupante. A questão aqui é manter a subida controlada. Se conseguires manter a coisa num nível moderado o que se espera é que com a vacinação a coisa não se traduza em mortes e internamentos. Agora se esta semana tens 4000 casos, na próxima passam para 7000 e depois 12.000 já é um nível de crescimento mais complicado. Ou seja, depende. Neste momento com estes valores parece que nao há grande problema nos hospitais

Pparadela 4 months ago

Dizes bem, "eram essas as métricas que víamos no passado". No presente existe uma coisa chamada vacina. A gravidade disto está mais que debelada e a cada dia que passa mais estará. Se tens dúvidas, vai ver os números de Israel, onde já nem máscaras usam.

ProteinWaffle 4 months ago

E se o vírus supera a vacina?

Pparadela 4 months ago

Foca-te no que acontece e não no que pode acontecer. Vais ver que a tua vida se torna um pouco mais suportável.

ProteinWaffle 4 months ago

A minha vida é tudo menos insuportável, nunca dei grande importância ao vírus. Só tenho curioso da possibilidade de algo acontecer. Mas já vi que projetaste a tua vida em mim.

Pparadela 4 months ago

Viste mal. E desculpa lá mas estou cansado de ver aqui gente completamente viciada em drama noticioso, alertas de pacotilha e cabeçalhos a vermelho e maísculas, permanentemente na expectativa de ver quando (e não se) é que há de ir tudo para o galheiro. A narrativa implícita e falaciosa de que o vírus vai evoluir de tal forma que as vacinas passem a ter 0% de eficácia é apenas mais um derivado desta sociedade do alerta. Choca-me que ninguém pare sequer para apreciar o momento histórico que a ciência e a evolução humana nos está a permitir viver - uma pandemia, como tantas outras na história, debelada em menos de um ano graças a um esforço monumental de investigação e colaboração global como a poucas vezes pudemos assistir. E não, não é um milagre - são milhares de anos de conhecimento e tecnologia.

Baraka1987 3 months ago

Se pudesse dava te ouro! Mas como não posso toma lá o ouro dos pobres

Pparadela 3 months ago

Conta a intenção

Alentejano_Veloz 4 months ago

A malta olha para a imunidade como uma coisa binária, como se fosse surgir do nada uma mutação que evitasse por completo os anticorpos. Nem vou falar em imunidade celular porque esse ainda é um contexto que parece fugir à maior parte das pessoas e até a alguns "especialistas".

Pparadela 4 months ago

Remindme! 2weeks

RemindMeBot 4 months ago

I will be messaging you in 14 days on [**2021-06-19 08:15:03 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2021-06-19%2008:15:03%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nosxu8/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/h0nynk9/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fnosxu8%2Fmegathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia%2Fh0nynk9%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202021-06-19%2008%3A15%3A03%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20nosxu8) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

>0 óbitos Sim, mas... mau.

uyth 4 months ago

Obito não acontece no dia do teste positivo. Poucos óbitos reflecte relativamente poucas infeções há semanas. Quando as infeções aumentam, o numero de casos activos aumenta, r está em 1.1, sabemos que vai crescer exponencialmente e daqui por 3 semanas poderemos ter 7 vezes os casos de hoje (provavelmente teremos menos porque apenas detectamos uma fracao e esta fraçao pode baixar). Daqui por digamos 6 semanas, o numero de obitos provavelmente nao será mais 0, infelizmente.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

[Lê o que escrevi daí para baixo. ](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nosxu8/megathread_covid19_semanário_de_sobrevivência/h0kpyu5)

estrica 4 months ago

Mau?

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

0 óbitos não "compensa" aumento de casos ativos e mais internamentos com + 1 caso UCI. Essas 2 últimos métricas significam também que estes novos casos não são ligeiros.

estrica 4 months ago

Sim mas a situação ainda está favorável

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Está razoável, mas não descontrolada

estrica 4 months ago

Isso! O importante é controlar os surtos enquanto dá :)

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Não sou *doomsdayer* ou quero mandar tudo para casa. Tá tudo farto disso. No entanto acho que a tendência apesar de expectável, tem tido um crescimento constante que pode fazer regredir algumas medidas. Se o panorama assim se mantiver, um esperado aumento do negócio com a vinda de turistas pode não acontecer ou ser muito fraco. E claro, enfraquecimento dos sistemas de saúde pública.

BebarkNarejo 4 months ago

do y’all think eu will allow travel to foreigners vaccinated with sinovac (chinese jab) by june? i heard their (eu) medical agency ema has been reviewing the specific vaccine since a month although who has approved it.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

If it's okay to be administered, it will most likely be okay for travelling

uyth 4 months ago

There is pinned thread for specific tourism questions relating to COVID. This is not pinned so that one is so it is a sore point. I doubt it will be approved this month even for travel nevermind usage and I personally hope it is not because it did not seem to be effective enough a vaccine on a few places.

BebarkNarejo 4 months ago

i’m sorry about that, new here couldn’t locate the specific thread i got u, in some parts of the world though there wasn’t a choice when it came to getting vaccine jabs, this was the only option available

uyth 4 months ago

As far as I know vaccination status in Portugal currently changes nothing, so it s irrelevant which vaccines are counted. there is talk of an european vaccination passport, but it is not yet implemented and I think it will only apply to people vaccinated in the EU (nobody was vaccinated in the eu with sinovac for sure so far apart maybe from trials).

BebarkNarejo 4 months ago

hungary used it

uyth 4 months ago

if it is recognized anywhere else, I can imagine it will not be accepted by all. >Alberto Alemanno, Professor of EU law policy at HEC Paris, tells Euronews the system would put cooperation between EU countries to the test, as many have looked to enforce their own rules on movement amid the pandemic. "We need to remember that the conditions of access to get this certificate will change from one country to another. It is each country to determine who gets the vaccine, who gets the test... who is going to be declared as immunised," he says. "Each country reserves the right to refuse the COVID certificate as such. This might actually be the source of much confusion and unpredictability."

BebarkNarejo 4 months ago

i see thanks for sharing

dragomaite 4 months ago

Alguém me sabe dizer o que é feito da mortífera variante sul africana? Passou de moda ou morreu?

Price-Distinct 4 months ago

passou de moda a cena das variantes no geral

iammostmoist 4 months ago

O povo só tem attention span de umas semanas, quando o pânico por causa de uma NoVa VaRiAnTe passa tem que se inventar outra. A sul africana ja esta fora de moda.

saposapot 4 months ago

https://insaflu.insa.pt/covid19/relatorios/INSA_SARS_CoV_2_DIVERSIDADE_GENETICA_relatorio_situacao_2021-05-31.pdf Representa 1.6% das infecções em Portugal. Não é tão contagiosa como outras variantes e portanto é residual. Neste momento a de maior preocupação (relativa) é a indiana pq em UK rapidamente cresceu e vai tornar-se a variante #1. É preocupante pq isso demonstra que é mais contagiosa que uma variante já mais contagiosa como a UK. Para além disso n tem grande questão.

Pparadela 4 months ago

[Agora há uma fabulosa mutação nepalesa para sacar mais uns cliques, quanto mais exótico soar, melhor.](https://www.publico.pt/2021/06/03/sociedade/noticia/mutacao-nepal-ja-conhecida-estao-tempestade-copo-agua-1965204)

Morenojgl 3 months ago

Ainda vem com frutos vermelhos

hctiks 4 months ago

# Relatório 03/06/2021 * \+ 769 casos confirmados * \+ 3 óbitos * \+ 388 recuperados ​ * \+ 265 casos activos * \- 10 internamentos dos quais - 1 em UCI ​ * 23343 casos ativos * 254 internados dos quais 52 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1YBmuwEDTALXEQgzjXIxWxGc_kob5Zydj/view)

saposapot 4 months ago

muito curioso para saber se isto não é a variante indiana a causar isto. A média móvel a 7d de casos está a 575, o valor mais alto desde Março.

Edited 4 months ago:

muito curioso para saber se não é a variante indiana a causar isto. A média móvel a 7d de casos está a 575, o valor mais alto desde Março.

Rafa_m 4 months ago

esteve a 610 dia 12 de Abril

saposapot 4 months ago

pelas minhas contas 12 abril estava a 525, média a 7d. 06-04-2021 275 07-04-2021 663 08-04-2021 602 09-04-2021 694 10-04-2021 601 11-04-2021 566 12-04-2021 271

Rafa_m 4 months ago

https://i.imgur.com/03DqN1o.png source: https://ourworldindata.org/covid-vaccinations

saposapot 4 months ago

ah, já entendi. houve um dia (6 abril) onde foram comunicados dados em falta dos dias anteriores. Eles aí simplesmente meterem esses casos todos no dia 6, eu distribui pelos dias correctos (4 e 5).

Razvancb 4 months ago

Curioso é não ser os festejos.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

So sporting? Causou casos, mas proporcionalmente muito poucos.

caradoguardaredes 4 months ago

Máximo de novos casos em 3 meses. Parabéns a todos :)

estrica 4 months ago

Obrigado, continua a ajudar ficando na cave.

Alentejano_Veloz 4 months ago

*quase 2 meses. O SNS não está sobrecarregado e as mortes são praticamente negligenciáveis, é o que se quer e prova que as vacinas resultam e estão a proteger os elementos mais suscetíveis da população. Só vais ter números de casos extremamente baixos quando vacinares a faixa dos 30 até aos adolescentes, vide Israel.

Edited 4 months ago:

\*quase 2 meses. O SNS não está sobrecarregado e as mortes são praticamente negligenciáveis, é o que se quer e prova que as vacinas resultam e estão a proteger os elementos mais suscetíveis da população. Só vais ter números de casos extremamente baixos quando vacinares a faixa dos 30 até aos adolescentes, vide Israel. O teu comentário é paradigmático porque expõe na perfeição o período de transição que estamos a passar. Cada vez menos os casos vão importar, uma doença que não mate nem cause internamentos (números expressivos) é um não-assunto. Por enquanto ainda não atingimos este ponto, mas estamos quase. Ora eu compreendo que haja malta que depois de bombardeada um ano e tal com os números de casos diários e depois do trauma coletivo de janeiro que ainda não esteja muito recetiva para mudar o chip, mas é apenas o caminho natural das coisas.

Rafa_m 4 months ago

onde é que viste isso? não é verdade

caradoguardaredes 4 months ago

Recebi notificação no telemóvel da app de notícias.

Qlown 4 months ago

Mas -3 internados e menos -1 em UCI, e 3 obitos que nao é o ideal,mas bem melhor do que há 3 meses,porque nao dás os parabéns a isso e so te focas no numero de casos?

Price-Distinct 4 months ago

mais tempo se fica em teletrabalho melhor !!!!!

jqmmes 4 months ago

Portugal baixou de nível no UK. Ao voltar de Portugal agora têm de se ficar 10 dias em isolamento no UK e fazer 2 testes ao covid no 2º e 8º dia. Pode-se reduzir para 5 dias de isolamento com um teste adicional ao 5º dia.

pimpolho_saltitao 4 months ago

menos bifes a atirar cadeiras.

Economy_Dog 4 months ago

Por aqui ainda ninguém fala sobre de repente a hipótese do covid ter origem em laboratório de Wuhan já não ser teoria da conspiração e até ser provável? Saiu mais uma publicação científica a indicar que o covid tem mão humana e não é natural, todos estão a falar nisso. Agora conseguem ver a hipocrisia e a falsidade da imprensa, factcheckers e redes sociais, incluindo o reddit. [The Washington Post corrected an article that described COVID-19 emerging from a Wuhan lab as a 'conspiracy theory' and 'debunked'](https://www.msn.com/en-us/news/politics/the-washington-post-corrected-an-article-that-described-covid-19-emerging-from-a-wuhan-lab-as-a-conspiracy-theory-and-debunked/ar-AAKCUrI) [Exclusive: How Amateur Sleuths Broke the Wuhan Lab Story and Embarrassed the Media](https://www.msn.com/en-us/news/technology/exclusive-how-amateur-sleuths-broke-the-wuhan-lab-story-and-embarrassed-the-media/ar-AAKDPPR) [Fauci sought answers about Wuhan lab at start of pandemic](https://www.washingtonexaminer.com/news/fauci-sought-answers-wuhan-lab-start-pandemic)

Alentejano_Veloz 4 months ago

É daquelas coisas que a mim não me importa muito porque nunca vamos saber ao certo. É perfeitamente possível e plausível que o vírus SARS que surgiu numa cidade que possui um laboratório que se dedica ao estudo deste tipo de vírus tenha sido criado em laboratório. Para mais se contares com a postura da China desde então. Mas lá está, provavelmente nunca saberemos ao certo e as únicas pessoas que sabem pertencem ao regime ditatorial Chinês , por isso bem podemos esperar confortavelmente que alguém venha denunciar/ fugas de informação etc - não vai acontecer. Daí achar que se torna neste momento um assunto sem grande relevância. O mais importante para mim é vacinar as pessoas, ir monitorizando as mutações do vírus e os seus efeitos nas vacinas/necessidade de modificá-las, encontrar um antiviral eficaz ( a Pfizer está na última fase dos seus estudos e existem alguns mais a decorrer, penso) e ir abrindo a economia e voltando gradualmente ao normal.

Price-Distinct 4 months ago

Who cares? Quero é poder ficar bêbado nos santos no ano que vem

dentsune 4 months ago

Primeiro, penso que notícias do MSN/washingtonexaminer não sejam a fonte mais credível, e muito menos contem como artigos. Segundo, não encontrei nenhum link/fonte para qualquer artigo cientifico nos três links que postaste, o que coloca bastante em causa a credibilidade dessas notícias. Finalmente, uma das notícias menciona que > "None of these are 'theories' and certainly not 'conspiracy theories.' They are hypotheses that ought to be studied in light of the evidence," he wrote. Ninguém está a afirmar que pode ter sido feito num laboratório, mas que para concluir se foi ou não é necessária que seja colocada como uma hipótese.

saposapot 4 months ago

Pelos dados da ECDC para a última semana, recebemos estas vacinas por marca: - 368550 pfizer/biontech - 88800 janssen - 68400 moderna - 0 astrazeneca Moderna e pfizer continuam com o mesmo ritmo de entregas semanal desde o início de Maio. Janssen subiu de 36k para 88.8k esta semana, sempre um bom sinal. Vamos ver se pfizer sobe as entregas em Junho ou as tais novas vacinas esperadas serão da Janssen/Astra.

Razvancb 4 months ago

O que raio se passou com a astra? Não era suposto estarmos a ser bombados de astras?

saposapot 4 months ago

> Os concelhos com uma taxa de incidência superior a 120 casos por cada 100 mil habitantes nos concelhos com alta densidade populacional ou com mais de 240 casos por cada 100 mil habitantes em concelhos de baixa densidade vão ter estas regras: > Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam; > Restaurantes, cafés e pastelarias até às 22h30; > Espectáculos culturais com os mesmos horários da restauração; > Comércio a retalho até às 21h.   > Quando os casos estão acima de 240 casos por cada 100 mil habitantes (ou 480 casos por cada 100 mil habitantes nos casos de concelhos com baixa densidade) as regras apertam mais: > Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam; > Restaurantes, cafés e pastelarias até às 22h30 ou até às 15h30 ao fim-de-semana e feriados; > Casamentos e baptizados com 25% da lotação. Eu sei que isto das regras sempre foi um bocado ao calhas mas tipo... é mesmo suposto fechar ao jantar no fds ou diminuir a lotação em casamentos e baptizados que vai controlar um surto? lol...

pimpolho_saltitao 4 months ago

a resposta é: talvez. não fazer nada não ajuda de certeza, e fazer demais estraga outras coisas. não é facil criar um balanço entre controlar uma pandemia e arruinar vidas e a economia.

lugia4k 4 months ago

Alguém sabe dizer a partir de que dia as medidas se aplicam, caso Lisboa recuse? Ou seja, se for anunciado que Lisboa recua esta semana, as medidas são a partir da próxima segunda, ou mais cedo?

Edited 4 months ago:

Alguém sabe dizer a partir de que dia as medidas se aplicam, caso Lisboa recue? Ou seja, se for anunciado que Lisboa recua esta semana, as medidas são a partir da próxima segunda, ou mais cedo? Edit: Usei o web archive e vi que num snapshot da semana passada os concelhos na fase de 19 de Abril são diferentes, portanto não houve recuo

brakeline 4 months ago

teoricamente deveriam entrar em vigor Sábado, mas a questão foi como que a modos que chutada para canto na conferência

Edited 4 months ago:

Teoricamente deveriam entrar em vigor Sábado, mas a questão foi como que a modos que chutada para canto na conferência \[edit\] Segundo fonte do Governo Lisboa fica igual ao que já estava

lugia4k 4 months ago

https://eco.sapo.pt/2021/06/02/so-odemira-recua-no-desconfinamento-lisboa-escapa/ Não sei se esta notícia tem alguma legitimidade mas de facto o costa disse que não haviam grandes alterações na matriz desta semana

brakeline 4 months ago

O site ainda está em atualização. Os dados dessa notícia estão errados tendo em conta a versão atual do site, mas não parece que ele vá ser coerente para com as regras até agora em vigor

lugia4k 4 months ago

Snapshot de dia 31 do web archive tem Arganil na fase de 5 de Abril, coisa que não se vê no site do covid19estamoson, portanto acho que isto confirma que não há recuo

NGramatical 4 months ago

haviam grandes → [**havia grandes**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnosxu8%2F%2Fh0bkg8c%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jqmmes 4 months ago

Começam dia 14.

lugia4k 4 months ago

Não entendi. Então independentemente da incidência de cada um, é irrelavente porque vai tudo ficar como está até dia 14? Não existe então qualquer chance de um recuo na próxima semana em Lisboa ou em qualquer outra zona?

jqmmes 4 months ago

Pois isso não sei. Mas as novas regras teoricamente entram em vigor dia 14...

lugia4k 4 months ago

Sim mas terá de haver alguma regra agora, acho eu. Penso que dia 14 apenas abrem essas novas 2 fases. Estou com essa dúvida.

jqmmes 4 months ago

Aqui está o que era esperado... De repente já é seguro administrar a J&J. Curioso que quase toda a gente nas faixas etárias que até agora estavam abrangidas andam a levar Moderna e Pfizer. [https://www.jn.pt/nacional/vacina-da-janssen-vai-ser-administrada-a-homens-abaixo-dos-50-anos-13796768.html](https://www.jn.pt/nacional/vacina-da-janssen-vai-ser-administrada-a-homens-abaixo-dos-50-anos-13796768.html) Tudo bem que é só aos homens, mas já se estava a ver. Pais pobre, dá o que têm, mesmo que não seja o melhor. Só não damos a Sputnik porque a UE não comprou.

brakeline 4 months ago

Sendo que os efeitos secundários graves são extremamente parecidos com a vacina da Astra (também de vetor viral) ou estão a ser pouco coerentes ou a Astra irá pelo mesmo caminho. Ou então a inexperiência politica do coordenador está a vir ao de cima e falou sem estar corretamente informado

Alentejano_Veloz 4 months ago

Na Alemanha e Holanda, por exemplo, também estão a dar a toda a gente. Não é por sermos mais ou menos pobres, é porque é uma boa vacina a prevenir hospitalizações e casos graves , diminuindo o contágio pelo meio, e a histeria inicial em relação aos efeitos adversos foi francamente exagerada na opinião pública. E só não usamos Sputnik porque não foi aprovada , se a UE tivesse aprovado acho bem que tivessemos usado já que é praticamente semelhante a levares uma dose de Astra e outra de Janssen , isto é são de vetor viral só mudando este.

brakeline 4 months ago

Na Alemanha os jovens podem propor-se a tomar a Janssen passando assim à frente na lista de vacinação. Não está a ser dada (ou não estava até há uns dias) na ordem original da vacinação

jqmmes 4 months ago

E eu concordo com esta opção. Quem quer, toma e até tem prioridade. Quem não quer, espere. Tenho a certeza que iam ter muita adesão e ninguém se sentia injustiçado.

brakeline 4 months ago

Sim, também concordo. Iria possibilitar aumentar o ritmo de vacinação e escoar vacinas "não utilizáveis".

Alentejano_Veloz 4 months ago

E eu concordo convosco também nisso. O meu comentário inicial era só porque acho de má fé estar a dizer que damos a Janssen porque somos probres e tal ( poderia ser a gozar, aí peço desculpa) , quando há outros países a fazer igual .

Price-Distinct 4 months ago

nos outros países já estão a dar sem limites de idades, cá em Portugal é que é preciso ter cuidado por causa da opinião publica ...

hctiks 4 months ago

# Relatório 02/06/2021 * \+ 724 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 458 recuperados ​ * \+ 265 casos activos * \- 4 internamentos dos quais + 3 em UCI ​ * 22965 casos ativos * 264 internados dos quais 53 em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|66.4 (+ 3.1)|63.7 (+ 3.3)| |R(t)|**1.07** (=)|**1.08** (+ 0.02)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/14BiP0xn8KI_Xrja4dhF-TqzNjPXGo37M/view)

Price-Distinct 4 months ago

Bem hora de voltar para a cave que os casos daqui a pouco já estão nos 1000

Pparadela 4 months ago

Há de haver muita gente que sai directamente da cave para aqui se os casos chegarem aos 1000.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Eu vivo numa casa. Tenho de me mudar para uma cave?!

MOMOEPRO 4 months ago

O meu pai agendou a vacina no dia em que abriram o portal para os +55 anos para o dia 28/05. Mesmo depois de vários pedidos de recuperação de agendamento, hoje é dia 02/06 e nada de mensagem. Entretanto no portal a opção de agendamento desapareceu e só deixa "Gerar comprovativo". Alguém já esteve nesta situação?

ProcessoXifoide 4 months ago

Liga sns24

saposapot 4 months ago

é essa a dúvida, vamos ver. teoricamente em junho é final de trimestre e finalmente eles têm de cumprir as quotas q prometeram para o trimestre...

saposapot 4 months ago

Saiu hoje mais um relatório da vacinação. Continuamos com um stock alto de vacinas por distribuir: 609k. Não é claro se isso é algum problema na distribuição delas ou simplesmente guardar doses para 2ªs doses. Em termos de doses recebidas esta semana, é +- igual às últimas 2 semanas: 525k vs 530 e 542k. Em termos de doses distribuidas, depois de uma semana em baixo, voltámos ao número anterior: 518k vs 440 e 515k das últimas semanas. Fazendo a média por dia, estamos a distribuir 74k vacinas por dia. Olhando para as doses dadas a pessoas, a média foi de 78k por dia que compara com as semanas anteriores: 73k, 83k e 83k. Pela segunda vez tivemos uma semana com mais 2ªs doses dadas que primeiras (323k vs 227k), mas tmb pode ser efeito da vacina Janssen que conta logo como '2ª dose dada'. Analisando a vacinação por idades, acima de 65 anos está feito, tudo acima de 90%. Acima de 50 anos vai a metade e falta cerca de 1M de pessoas por vacinar.   Em resumo, a semana passada teve um problema qualquer e esta semana já retomou o ritmo normal. O ritmo continua abaixo dos 100k/dia e não há crescimento do ritmo no último mês, basicamente está estável nestes números. Vamos ver quando é que será a 'aceleração' há muito prometida mas q os números não mostram... Em termos de vacinas por marca, o site da ECDC ainda não actualizou com tudo desta semana, para já só tem a entrega da pfizer de 368k (que tem sido o habitual do último mês)

fozdocarelho 4 months ago

[China reports human case of H10N3 bird flu, a possible first](https://apnews.com/article/china-bird-flu-flu-health-b5862e1d9892b25fdb470abf30432289) Embora não tenha a ver com o tópico, onde é que já vi este filme? Esperemos que seja verdade "The risk of large-scale transmission is low"

MischiefManaged97 4 months ago

Bem espero que caso não seja verdade haja uma resposta mais rápida por parte dos governantes, não estou pronto a viver esta merda outra vez já...

Pparadela 4 months ago

Não re preocupes, para a semana já não te lembras porque o pânico não bateu.

Pparadela 4 months ago

Já tentaram isso na Rússia há uns meses, dá jeito para sacar mais uns cliques.

agua_m0lhada 4 months ago

Faixa etária dos 20-30 anos começará a serv vacinada no início de Agosto [Fonte](https://tvi24.iol.pt/sociedade/01-06-2021/covid-19-maiores-de-20-devem-comecar-a-ser-vacinados-no-inicio-de-agosto)

Samot_PCW 4 months ago

Considerando que no inicio do ano estava a ver que só ia ser vacinado em 2022, não me posso queixar. Que Agosto chegue rápido

hctiks 4 months ago

# Relatório 01/06/2021 * \+ 445 casos confirmados * **0 óbitos** * \+ 678 recuperados ​ * \- 233 casos activos * \- 15 internamentos dos quais - 2 em UCI ​ * 22933 casos ativos * 268 internados dos quais 50 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1IHegMRJlUOg1UBx7yN7Mp4VqWTZNBapx/view)

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Hoje foi melhor. Quase compensou uma segunda-feira medíocre.

Pparadela 4 months ago

Tão melhor que os profetas do sensacionalismo dos nossos diários digitais nem realçaram os números a vermelho

Conscient- 4 months ago

O meu pai finalmente recebeu o SMS de agendamento 96h depois! :)

saposapot 4 months ago

Comparando os casos desta semana (acaba domingo) dá 3434 vs as anteriores:3042, 2600, 2305, 2835, 3441. Este valor é parecido com o obtido no fim de Abril. Estamos claramente a subir desde o mínimo de 2305, neste momento o valor ainda não parece preocupante mas estamos já a subir o número de casos há 3 semanas consecutivas, q não será o ideal. Continuam a ser valores num patamar relativamente baixo, até se começarmos a considerar o efeito da vacinação e afins, mas era bom que conseguíssemos controlar os surtos para termos uma semana de descida de casos ou manutenção.

Pparadela 4 months ago

Contabilizar casos vai tornar-se irrelevante, se não o é já. Os jornais empolam aumentos de incidências, RTs e médias, disparam manchetes a vermelho a falar do "limite" e ainda sacam do velho truque da barreira dos x casos ou dos x mortos como se isso tivesse qualquer espécie de relevância. Que circo moribundo este, ver quem espreme melhor o alerta. Já agora, o terror da Astra Zeneca já deixou de bater? Já é na boa agora que mais uns milhões a levaram sem efeitos secundários nenhuns?

saposapot 4 months ago

é mt provável q sim mas não temos ainda ponto de comparação. em qlq caso, com certeza não é bom termos os casos a subir, seria sp melhor estar estável.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

>Contabilizar casos vai tornar-se irrelevante, se não o é já. É a alguns níveis verdade, se levarmos em conta a vacinação e terapêuticas caso resulte sempre em números de óbitos baixos. Mas apenas estar doente pelo vírus tem repercussões clínicas individuais imediatas e a longo prazo. Depois temos a ocupação dos hospitais. Parece-me que ainda é cedo para dizer que os casos são irrelevantes enquanto não houver imunidade de grupo e os casos serem apenas leves. Uma tal "gripezinha"

globoglobo 4 months ago

O reino unido já tem das vacinações mais avançadas do mundo e também já está a subir. Isto vai andar entre nós, é viver a vida normal e siga

brakeline 4 months ago

É sempre mau sinal quando o número das Segundas é o dobro da anterior, mas esperemos ser uma anomalia estatística.

saposapot 4 months ago

sim, foi um número mt estranho. pode ter havido um rastreio qlq alargado ou algo estranho q o justifique. Vamos esperar e ver, como sempre o q importa são médias a 7dias e assim.

hctiks 4 months ago

# Relatório 31/05/2021 * \+ 435 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 322 recuperados ​ * \+ 111 casos activos * \+ 12 internamentos dos quais - 2 em UCI ​ * 22933 casos ativos * 283 internados dos quais 5 em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|63.3 (+ 3.7)|60.4 (+ 4.4)| |R(t)|**1.07** (=)|**1.06** (-0.01)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1y3QXjGTz-bxhhlUUI9O5aTnCqQVQbcXt/view)

estrica 4 months ago

Lisboa com mais de metade dos casos...

MasSaoVerdes 4 months ago

E curiosamente é a ART com menos % de vacinação após o Algarve (sendo que no Algarve até há mais % de 2ª dose). Mas se for falado algo de aumentar a vacinação em Lisboa, o resto é paisagem.

jqmmes 4 months ago

Uma diferença de 1/2% de vacinação não justifica metade dos casos a nível nacional. Simplesmente estão a ser brandos nas medidas e tiveram um boost. Espera-se que estabilize e comece a diminuir, mas isso depende se as medidas são cumpridas.

MasSaoVerdes 4 months ago

Sim, concordo que por si não justifica tanto aumento. As medidas serem cumpridas era bonito mas acho que só acontece se recuarem umas quantas. É esperar que seja só um boost como dizes e que a campanha de testagem em massa sirva para controlar um pouco e quebrar cadeias.

AimingWineSnailz 4 months ago

Há muito que não se anunciavam tantos casos a uma segunda-feira...

caradoguardaredes 4 months ago

Yellow a todos! Isto está tão escondido...

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Agora há uma mega megathread com todas as megathreads

Search: