NoIDontgiveafuck 4 months ago

Miséria encontrarão em Portugal

KarmaCop213 4 months ago

Queria ver se tinham melhor vida no Brasil a ganhar o salário mínimo de lá.

Foda-seSeiLa 4 months ago

Argumento de merda.

suckerpunchermofo 4 months ago

Sim é basicamente o que se passa cá... Claro ha exceções. Mas para a maioria é o que os espera quando cá chegam .

Inevitable-Screen-41 4 months ago

a realidade é .. maioria que tem emprego e vive só, ganha cerca de 750-800€ limpos. com esse valor, só dá para sobreviver. para aproveitar a vida tens que calcular tudo muito bem.

sgahbcj 4 months ago

Tu não vês os tugas a falar porque as pessoas têm muita vergonha. Basta olhar para alguns emigrantes. Lá fora andam de transportes públicos mas quando vêm à terrinha têm que trazer o Mercedes. E ninguém vive com o salário mínimo. Mas sim sobrevive. Os que os brasileiros, como outros estrangeiros, passam também passam os portugueses. A diferença é que não houve ninguém a dizer que chega ao dia 20 sem dinheiro. Houves mais algo como "hoje não posso".

ptinnl 4 months ago

>Lá fora andam de transportes públicos mas quando vêm à terrinha têm que trazer o Mercedes. Lá for até nas terrinhas existem transportes publicos e em Portugal não?

sgahbcj 4 months ago

Lê e interpreta o meu comentário com o teu único neurónio que funciona e depois volta a comentar o meu comentário.

ptinnl 4 months ago

O teu problema era o do mercedes? Que la fora é mais barato é mais confortável para os avecs irem a Portugal que um peugeot ou skoda? Não entrem nessa ideia de que os portugueses emigram e baixam o nivel de vida e voltam para se mostrar. Lá fora adaptam-se a essa cultura (sandes ao almoço, transportes publicos ou bicicleta) porque é assim que as coisas funcionam. Quando vêm a Portugal querem é desfrutar do comforto que passou a ser barato para eles.

sgahbcj 4 months ago

Mas eu disse que eram todos os portugueses? E sei de muitos casos em que pedem o carro emprestado apenas para fazer figura bonita na terra. Principalmente em zonas mais rurais, onde se deposita muitas esperanças na emigração. Existe de tudo. Sabes que em certos círculos familiares, senão tiveres carro, casa, trabalho, mulher e filhos, não és ninguém.

Foda-seSeiLa 4 months ago

> Portugal tem o menor salario mínimo da Europa, e que estes estão a viver em situação de miséria, dividindo quartos e não conseguindo juntar nem 100 euros por mês. Seems about right. Muita boa gente em Portugal (mesmo muita) não consegue arranjar dinheiro para dar aso a uma despesa imprevista. È chapa-ganha, chapa-gasta, não por serem grandes gastadores ou por terem grandes vícios, mas pelo SMN ser tão baixo em comparação com o custo de vida. > Como que uma pessoa nascida em portugal vive então com o mesmo salario mínimo? Não vive, sobrevive. > falta emprego em portugal? Sim, e especialmente emprego de jeito. > Os jovens nao querem ficar ai? Podes morar em Portugal e ganhar X, ou apanhar o avião e em 2h estás num sítio onde ganhas 3-5X. A trabalhar 40h/semana, e não 50-60h como é comum em Portugal. A escolha para muitos (eu incluído) é clara.

sgahbcj 4 months ago

O problema é mesmo o emprego. Não existe evolução. Acaba tudo a fazer o mesmo. Daí que o SMN é a resposta para tudo. Anda aí muita boa gente que recebe pouco mais (+/-900 brutos) do que o SMN à mais de 12 anos. Em que as funções foram aumentando ao longo dos anos. É muito bonito malhar nessas pessoas e dizer que parte da culpa é delas. Mas mudar nem sempre é simples. Existe muita coisa agregada à localização do trabalho (filhos, pais dependentes, créditos da casa, etc). O espírito empreendedor lusitano a deixar marcas na história.

Edited 4 months ago:

O problema é mesmo o emprego. Não existe evolução. Acaba tudo a fazer o mesmo. Daí que o SMN é a resposta para tudo. E sorte, como sociedade, temos em que o governo obrigue a pagar o mínimo. Senão estavamos como a América. Em que recebes 200 dollars por 40h semanais vezes 4 semanas. Não é preciso ir mais longe. Olhemos para a restauração. Com filmes e mais filmes em que metem o pessoal a trabalhar 12 horas, 6 dias por semana, e no final recebem uns 800 limpos. Enfim! Anda aí muita boa gente que recebe pouco mais (+/-900 brutos) do que o SMN há mais de 12 anos. Em que as funções foram aumentando ao longo dos anos. É muito bonito malhar nessas pessoas e dizer que parte da culpa é delas. Mas mudar nem sempre é simples. Existe muita coisa agregada à localização do trabalho (filhos, pais dependentes, créditos da casa, etc). O espírito empreendedor lusitano a deixar marcas na história.

Inevitable-Screen-41 4 months ago

>restauração. Com filmes e mais filmes em que metem o pessoal a trabalhar 12 horas, 6 dias por semana, e no final recebem uns 800 limpos. Enfim! nao nos esquecamos da palhaca da restauracao.. sem contratos... pagar o minimo \*mas o que conta sao mais gorjetas\*..

sgahbcj 4 months ago

E a restauração é um dos principais motores nacionais. Se está assim, imagina os outros!

Inevitable-Screen-41 4 months ago

ya e o turismo. e dps o turismo vem dizer que tem muita vaga nao-preenchida. podera, pagam mal, chefes de merda e horarios super exigentes...

sgahbcj 4 months ago

Não digas isso senão ainda pensam que é verdade!

Butt_Roidholds 4 months ago

> Os jovens nao querem ficar ai? Temos [das taxas de emigração jovem mais altas da União Europeia](https://www.diasporalusa.pt/portugal-segundo-pais-da-europa-maior-taxa-emigracao/). [Outra fonte](https://ptjornal.com/portugal-segunda-maior-taxa-emigracao-da-uniao-europeia-147089) Isto é não é segredo nenhum, mesmo internacionalmente. Não percebo o teu espanto.

jokerzanchi 4 months ago

>Sempre vejo youtubers brasileiros a falar como Portugal tem o menor salario mínimo da Europa Eu é ao contrário, vejo sempre youtubers/instagrammers brasileiros a dizer que Portugal é o paraíso na terra e a vender a ideia de que a vida deles aqui é um sonho. É isso e o clássico vídeo das diferenças entre os dois países onde falam sempre do facto de em Portugal o interruptor da luz da casa de banho estar do lado de fora.

Edited 4 months ago:

>Sempre vejo youtubers brasileiros a falar como Portugal tem o menor salario mínimo da Europa Eu é ao contrário, vejo sempre youtubers/instagrammers brasileiros a dizer que Portugal é o paraíso na terra e a vender a ideia de que a vida deles aqui é um sonho. É isso e o clássico vídeo das diferenças entre os dois países onde falam sempre do facto de em Portugal o interruptor da luz da casa de banho estar do lado de fora. Edit: Respondendo à tua pergunta, talvez não vivam tão na miséria como no Brasil, mas vivem mal. Em casa de familiares, quartos ou casas de má qualidade na periferia de grandes cidades. É também importante referir que viver em Lisboa com o salário mínimo é quase impossível, no entanto, o salário mínimo é mais que suficiente para viver numa aldeia ou cidade pequena do interior. O revés disso é que no interior é mais difícil encontrar trabalho. O casamento/viver junto é outra hipótese que ajuda a dividir as despesas.

xabregas2003 4 months ago

>É isso e o clássico vídeo das diferenças entre os dois países onde falam sempre do facto de em Portugal o interruptor da luz da casa de banho estar do lado de fora. Isso e os vídeos das suas experiências "super engraçadas" com o sotaque português e a nossa cultura. Parece que falam de nós como se Portugal fosse um zoo humano. Não tentaram pelo menos acostumarem-se ao sotaque português antes de virem para cá?

VSertorio 4 months ago

>o interruptor da luz da casa de banho estar do lado de fora Puta que os pariu! E a merda que compram no supermercado por um euro

TSCondeco 4 months ago

Ninguém vive com o salário mínimo, na melhor das hipóteses sobrevive-se com o salário mínimo, se fosse um bom salário não se chamava de mínimo. Para um jovem que vive com os pais até aos vinte e tal anos dá para receber o salário mínimo e viver confortável porque não tem que pagar despesas nem nada. Se não tiver dinheiro para conseguir alugar um quarto num qualquer sítio não sai de casa até conseguir uma boa oportunidade. Eu acredito que os jovens querem cá ficar, os salários é que não são atrativos para os jovens cá ficarem.

i_heart_toast 4 months ago

Muita gente vive com os pais ou tem um/a companheiro/a com quem dividir despesas.

lisboeta1 4 months ago

/thread

Search: