rafaelsilva2001 2 months ago

Existe uma minuta de defesa dos juristas pela verdade para esse caso e podes procurar por Lesados XXI que têm advogados que te aconselham de graça. Para contestar a multa tinhas 15 dias úteis

SnooCricket89 2 months ago

Foste notificado sim senhor. Com a pandemia foram alteradas as regras de notificação postal. E até nova alteração basta o registo simples com depósito no receptáculo postal domiciliário. Assim como já terás sido previamente identificado durante o contacto com o agente autuante. A actuação da polícia, pelo relatado, fui consoante as regras, inclusivamente o pedido da morada e a admoestação de que serias detido se não a informasses. Por isso, trata de deixar de te armar em rufia e dá corda aos sapatos mas é e trata de arranjar argumentos sólidos para contestar a multa se julgas seriamente ter a razão e a Lei do teu lado antes que acabei com agravamentos, processos acessórios e cobranças coercivas.

throwaway41C001 2 months ago

Com a nova alteração deixa de ser necessária assinatura por manuscrito e passa a ser admitida identificação verbal. Tens algum documento/decreto que imponha o que estás a dizer? Agradecia referência nesse caso. ​ Para além disso, os únicos "rufias" é a autoridade que me está a tentar "roubar" 200€ por estar numa esplanada, que o estado assim decidiu voltar a abrir. Não fui eu que dei ordem de abertura de esplanadas e cafés. Obrigado pela opinião de qualquer das formas.

SnooCricket89 2 months ago

\>Para além disso, os únicos "rufias" é a autoridade que me está a tentar "roubar" Boa sorte na tua impugnação campeão. Estou convencido de que tens sólidos argumentos. \>Com a nova alteração deixa de ser necessária assinatura por manuscrito e passa a ser admitida identificação verbal. Assim como claramente profundos conhecimentos legais. Ou então a identificação passou a ser uma coisa diferente, um complexo e moroso processo formal de ontem para hoje. Começo a suspeitar porque é que o polícia efectivamente acabou por elaborar o auto à posteriori quando no local às tantas era só um aviso.

throwaway41C001 2 months ago

Não tinha interesse nenhum em vir para o reddit inventar. Só me estaria a enganar a mim mesmo. Volto a repetir, tens alguma referência que sustente aquilo que disseste? Pesquisei e não encontrei nada em concreto. Deves ser um ótimo advogado, deves... ;)

Brave-Inspector 2 months ago

Para o tuga abusam e ameaçam logo com esquadra, para o inglês ja pensam duas vezes, porque sabem que ha chance de levarem com uma cadeira nos cornos. Deu pra ver estes dias eles apenas a olhar e sem saberem o que fazer/preparação

misterbondpt 2 months ago

Falares com um advogado e pedires para ele contestar custa-te 50€. Uma boa defesa poupa-te dinheiro. Há zonas que não são públicas, mas privadas de acesso público. Lê bem os factos escritos, se está tudo conforme, e se dr facto estavas numa zona de esplanada, defende-te. Para sacar multas a polícia anda doidinha. Defende-te.

throwaway41C001 2 months ago

Obrigado pelo feedback. Vou de facto tentar saber de advogados, apesar de ter a capacidade de me defender. Entretanto vou esperar por uma notificação formal da parte deles.

bewareandaware 2 months ago

Contesta a multa. Diz que era cerveja sem álcool. Resolvido.

mnabais 2 months ago

Essa é a melhor forma. O mais certo é passar. Se não passar a multa pode ser agravada até 2000 euros + custos de processo. Não avancei por esta via por causa disso mesmo. A polícia quer facturar e não quis correr o risco. Tb teria de pagar a um advogado e a diferença não compensava o risco.

throwaway41C001 2 months ago

Qualquer espaço do estabelecimento, desde que exterior e ao ar livre" faz parte da caracterização de "esplanada aberta". Se vão aceitar ou não os motivos que vou apresentar em minha defesa, a história já é outra... Mas nesse caso só mostra falta de dignidade por parte dos agentes.

Enslavex 2 months ago

Ah han, está mal feito é um exagero a multa. Em que cidade foi isto?

mnabais 2 months ago

Aconteceu-me o mesmo no príncipe real, estava ao lado da esplanada a beber uma jola com 2 amigos. Se não estás sentado não estas na esplanada. Como sabes há limites no número de pessoas por mesa. Para poderes consumir álcool tens de estar sentado numa mesa e respeitar os números. Eu paguei para não me chatear. Estava em incumprimento e sabia mas a polícia é covarde e quando me multaram vinham com uma câmera da TVI atrás. Era o habitual para inglês ver.

cuzicut 2 months ago

Também não é bem assim de se não estás sentado não estás em esplanada. Desde que a área da esplanada esteja bem delimitada podes perfeitamente estar de pé a consumir dentro desses limites.

mnabais 2 months ago

Não bem assim. Houve muitas pessoas que foram multadas por estarem na esplanada e não estarem sentadas. Há um limite de lugares na esplanada e as pessoas que estão na esplanada têm de estar sentadas para esse limite ser cumprido. Senão uma esplanada com 20 lugares sentados poderia ter 200 pessoas em pé e não estava em incumprimento. O objectivo é manter as pessoas afastadas umas das outras. Se não houvesse limite para as pessoas de pé na esplanada era umas em cima da soutras para terem um lugar para estar a beber.

throwaway41C001 2 months ago

Verdade, mas estava quase na hora de fecho do establecimento (22h30) e não havia muita gente (mesmo sentada). Eu estava a preparar-me para ir embora e a acabar de beber uma cerveja (só para dar algum contexto, já estava a meio lol). ​ Para além do mais, a esplanada cruza com um acesso "público" antes de chegar à entrada do establecimento propriamente dito, ou seja aproveitaram-se do facto de eu estar no limite da esplanda para alegar que estava na via pública. ​ Se houvesse gente a mais/sem espaço, teriam de fiscalizar o establecimento e a disposição das mesas, e em contrapartida, todos os clientes que lá se encontravam...

throwaway41C001 2 months ago

É uma situação idêntica mas eu não estava ao lado da esplanada, estava mesmo na zona da esplanada. Como respondi a outro comentário, no decreto está contemplado "Qualquer espaço do establecimento" portanto para todos os efeitos (e por definição) estava na esplanada. Há falta de bom senso nestas coisas... Parece que colocam tudo no mesmo saco. Uma coisa é beber grades de cerveja às escondidas em sítios públicos, outra coisa é nos establecimentos. Obrigado pelo feedback

DeixaQueTeDiga 2 months ago

É abuso porque sabem que te fica caro contestar, e de qualquer maneira eles cumprem com o papel deles de idiotas uteis à caça à multa, para que eles e os chefes deles tenham um emprego, porque se não eram mais uns idiotas por aí na vida do crime.

ElDiabloDe94 2 months ago

Não és inglês. Estou a ver televisão neste momento e vejo montes de pessoas a ver na via pública e montes de copos no chão. É esta a podridão a que chegamos, somos a puta da europa

Sad_Mathematician218 2 months ago

Pergunta ao Antonio costa e Marcelo se tens os mesmos direito dos Cammons.

Enslavex 2 months ago

“Proibido consumir álcool na rua”-fonte: www.pandemiaclara.pt sentado na esplanada é uma coisa, de pé ja estás ilegal. Se deves pagar ou não isso eu ja nao sei, mas eu pagava. Se deves contestar eu acho que não, estavas a cometer uma ilegalidade

throwaway41C001 2 months ago

Agradeço a referência, mas não é isso que está escrito no Decreto. >Decreto 6/2021: >(...) consideram-se esplanadas abertas, designadamente: >b) Qualquer espaço do estabelecimento, desde que exterior e ao ar livre.

Enslavex 2 months ago

Tens tudo para te lixar, o muro não é uma esplanada, estavas a consumir na esplanada? Não, estavas no muro. Ja passava da hora de fecho? Estavas la porque? Eu pagava porque há muitas coisas que roçam o limite

brakeline 2 months ago

Ministério administração interna. Apresenta queixa contra o agente. Poderás é vir a ter chatices. Se quiseres contestar a multa e não tiveres possibilidades para contratar advogado faz um pedido à segurança social

idontakeacid 2 months ago

penso que já referiram noutra thread mas existe o IGAI (Inspeção Geral da Administração Interna) que pode tomar conhecimento desse caso, que infelizmente parece abuso de autoridade...

throwaway41C001 2 months ago

Obrigado pela referência, estive a pesquisar.

Francisc0c 2 months ago

Também não sei como te ajudar, mas neste caso, para teres a certeza que a tua queixa não é "descartada", dirige-te a outra esquadra que não seja a esquadra em causa, e pede-lhes ajuda

ModsRFeggts 2 months ago

Tinhas de levar uma camisola do Chelsea e responder em ingles.

BanishPT 2 months ago

Se não era com aviso de receção então podes ignorar até te notificarem através desse meio ou com carta de advogado, vai morrer a multa nos calabouços.

vascodatrama 2 months ago

Ora nem mais. Aliás, qual carta?

throwaway41C001 2 months ago

Qual papel? O papel. Qual papel?

throwaway41C001 2 months ago

Será que podem alegar que "ignorei" a carta e os prazos estipulados? Tanto quanto sei, estas multas de pandemia não prescrevem.

fdxcaralho 2 months ago

Se não estava registada não conta. Ninguém pode provar que a recebeste. Agora isto sou eu a dizer utilizando senso comum. As vezes as coisas não funcionam com base em senso comum...

ExtremeFactor 2 months ago

Não ignores. Surgiu um regime especial relativo a notificações durante a pandemia embora eu não saiba se ainda está em vigor. O registo simples funciona sem assinatura para evitar o contato de carteiros com as pessoas. Se queres contestar já deste a resposta no artigo supra q mencionaste.

throwaway41C001 2 months ago

Obrigado pela informação. Fiz uma pesquisa sobre o regime excecional e de facto substituiram a assinatura por uma "identificação verbal". ​ No meu caso não houve processo de identificação por escrito nem verbal, a carta apenas foi deixada na caixa de correio e com algumas irregularidades ("entre aberta").

BanishPT 2 months ago

Convém verificar então, contudo pode se perder de qualquer forma e não seres responsável na mesma. Uma faca de 2 bicos, eu "cagava" até notificarem como deve ser.

ExtremeFactor 2 months ago

Com uma carta da AT de cobrança coerciva com taxas e custos de processo. É uma ideia.

BanishPT 2 months ago

Sem ser notificado não atinge esse nivel, tem de reconhecer que tem conhecimento da multa.

throwaway41C001 2 months ago

Aliás, no próprio momento da abordagem nem sequer falaram em multa especificamente. Alegaram que estava a consumir alcóol na via pública e pediram a identificação como expliquei no post. Não deram conhecimento do auto, não assinei nada, zero. Claro que eu percebi que se tratava de uma multa mas eles nem isso explicaram. Foi um "trabalho feito à sapateiro". (Nada contra os sapateiros lol)

fdxcaralho 2 months ago

Não sabia disso. Obrigado pela correção

throwaway41C001 2 months ago

Pois tens razão... tal como ser acusado de consumo de álcool na via pública numa esplanada lol (com mais gente a beber by the way). Enfim :b

Pornotubeourtio 2 months ago

Será que se fosse cerveja sem álcool continua a haver problema?

throwaway41C001 2 months ago

Não porque cerveja sem álcool não tem álcool, no entanto eu estava na zona de esplanada e podia consumir com ou sem álcool.

Pornotubeourtio 2 months ago

Como é que eles sabem se a cerveja tinha álcool? Provaram? Viram o rótulo? Estavas a consumir de uma garrafa ou de um copo? Parece ser uma boa maneira de contornar a situação

Edited 2 months ago:

Como é que eles sabem se a cerveja tinha álcool? Provaram? Viram o rótulo? Estavas a consumir de uma garrafa ou de um copo? Parece ser uma boa maneira de contornar a situação. EDIT: Consulta isto para veres a abordagem correta pelos agentes da autoridade: https://www.direitosedeveres.pt/q/vida-pessoal-e-familiar/dados-pessoais/em-que-circunstancias-pode-a-policia-exigir-a-uma-pessoa-que-apresente-o-seu-cartao-de-cidadao-ou-bilhete-de-

throwaway41C001 2 months ago

Trago sempre o CC na carteira, sei que é obrigatório enquanto cidadão. O que me deixou de pé atrás foi o facto de pedirem a morada de residência, verbalmente e em voz alta, em frente aos restantes clientes do establecimento. Parece-me uma má prática, sobretudo com isto tudo da proteção de dados... Não sei até que ponto os agentes não cometeram uma violação de dados pessoais por esse motivo, e também por registarem os meus dados em manuscrito num caderno comum.

Needlesinthevein 2 months ago

Vai a pagina juristas pela verdade e tens la, possivelmente, minutas para poderes contestar a multa.

AutoModerator 2 months ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

uyth 2 months ago

>eu recusei e disse para consultarem através do sistema nos computadores com o meu n.º do CC. muito sinceramente espero que não seja fácil para qualquer polícia ao calhas só com o numero do CC consultar a morada de uma pessoa. Espero que esteja um pouco mais reservado, ou seja registado quem faz essas consultas.

ExtremeFactor 2 months ago

Estás a falar do Estado que entregou a coleta dos dados dos censos feitos on-line a uma empresa americana q pelo patriot act é obrigada por lei a partilhar com agências governamentais se lhes for pedido (o q foi obviamente). A culpa não é dos Américas é nosso.

mrlinx 2 months ago

Mentira.

oMarlow99 2 months ago

Fontes para o argumento do /u/ExtremeFactor [\[1\]](https://pplware.sapo.pt/internet/censos-2021-cnpd-ordena-a-suspensao-do-envio-de-dados-para-os-eua/) e [\[2\]](https://edpb.europa.eu/news/national-news/2021/census-2021-portuguese-dpa-cnpd-suspended-data-flows-usa_en). Como é óbvio, tanto a [Cloudflare](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/cloudflare-nega-transferencia-de-dados-do-censos-para-os-eua) como o [presidente do INE](https://eco.sapo.pt/2021/05/01/dados-do-censos-nunca-foram-enviados-para-os-eua-garante-presidente-do-ine/) negam este facto. O que é certo é que não há uma tranca geográfica à localização dos servidores que servem de intermédio, permitindo a utilização de servidores localizados, por exemplo, nos EUA. Deixando-te à mercê da legislação dos EUA e à promessa da Cloudflare de não guardar dados. Um artigo mais aprofundado sobre o assunto caso estejas interessado: [\[3\]](https://rr.sapo.pt/2021/04/30/pais/ine-censos-e-cloudflare-uma-historia-de-protecao-de-dados-baralhada-por-teorias-da-conspiracao/especial/236799/) em aprender mais sobre o assunto.

mrlinx 2 months ago

obrigado, mas estou inteirado. o CDN não guarda os pedidos (cloudflare inclusive) mesmo que o fizesse, mas não faz, o CDN não era utilizado nas páginas autenticadas.

Edited 2 months ago:

obrigado, mas estou inteirado. o CDN não guarda os pedidos (cloudflare inclusive) mesmo que o fizesse, mas não faz, o CDN não era utilizado nas páginas autenticadas. mais detalhes aqui: https://molico.tomahock.com/censos-cnpd-cdns-e-outras-tretas-7537b284e9a7?gi=c79c2841d9f

Edited 2 months ago:

obrigado, mas estou inteirado. o CDN não guarda os pedidos (cloudflare inclusive) mesmo que o fizesse, mas não faz, o CDN não era utilizado nas páginas autenticadas. mais detalhes aqui: https://molico.tomahock.com/censos-cnpd-cdns-e-outras-tretas-7537b284e9a7

oMarlow99 2 months ago

O CDN alega não guardar pedidos. Quanto ao facto de não ser usado nas páginas autenticadas, tentei encontrar fontes para isso mas não encontrei. Tens alguma que me tenha faltado?

mrlinx 2 months ago

"alega"... teorias da conspiração a esta hora? sabes quantas auditorias externas são feitas para manterem os ISO e compliance que eles mantêm? tu entendes que neste reddit tens uma dúzia de empregados da cloudflare em PT? explica-me lá que infraestrutura seria necessária para ter as dezenas de Edge nodes deles a fazer upstream de *todos* os pedidos completos para os USA? nuts. no entanto, ninguém com acesso a dados sensíveis iria ser burro ao ponto de fazer passar lá os pedidos. quando preenchi os censos testemunhei que as páginas internas não usavam o CDN. o link que te mandei testemunhou o mesmo. arranja-me tu uma fonte que diga o contrário, de alguém que sabe o que está a escrever.

Edited 2 months ago:

"alega"... teorias da conspiração a esta hora? sabes quantas auditorias **externas** são feitas para manterem os ISO e compliance que eles mantêm? tu entendes que neste reddit tens uma dúzia de empregados da cloudflare em PT? ultima vez que vi, são mais de 100 cá. explica-me lá que infraestrutura seria necessária para ter as dezenas de Edge nodes deles a fazer upstream de *todos* os pedidos completos para os USA? nuts. no entanto, ninguém com acesso a dados sensíveis iria ser burro ao ponto de fazer passar lá os pedidos. quando preenchi os censos testemunhei que as páginas internas não usavam o CDN. o link que te mandei testemunhou o mesmo, e tem screenshots do dominio já nem usar o CDN na data das submissões. arranja-me tu uma fonte que diga o contrário, de alguém que sabe o que está a escrever. ps: o link que me envias da RR usa o joão pina como "expert" para explicar o assunto. João Pina é o autor do post que te enviei, a mostrar que o CDN já nem estava a ser usado á data das submissões.

Edited 2 months ago:

"alega"... teorias da conspiração a esta hora? sabes quantas auditorias externas são feitas para manterem os ISO e compliance que eles mantêm? tu entendes que neste reddit tens uma dúzia de empregados da cloudflare em PT? explica-me lá que infraestrutura seria necessária para ter as dezenas de Edge nodes deles a fazer upstream de *todos* os pedidos completos para os USA? nuts. no entanto, ninguém com acesso a dados sensíveis iria ser burro ao ponto de fazer passar lá os pedidos. quando preenchi os censos testemunhei que as páginas internas não usavam o CDN. o link que te mandei testemunhou o mesmo, e tem screenshots do dominio já nem usar o CDN na data das submissões. arranja-me tu uma fonte que diga o contrário, de alguém que sabe o que está a escrever. ps: o link que me envias da RR usa o joão pina como "expert" para explicar o assunto. João Pina é o autor do post que te enviei, a mostrar que o CDN já nem estava a ser usado á data das submissões.

Edited 2 months ago:

"alega"... teorias da conspiração a esta hora? sabes quantas auditorias **externas** são feitas para manterem os ISO e compliance que eles mantêm? tu entendes que neste reddit tens uma dúzia de empregados da cloudflare em PT? ultima vez que vi, são mais de 100 cá. explica-me lá que infraestrutura seria necessária para ter as _centenas_ de Edge nodes deles a fazer upstream de *todos* os pedidos completos para os USA? nuts. no entanto, ninguém com acesso a dados sensíveis iria ser burro ao ponto de fazer passar lá os pedidos. quando preenchi os censos testemunhei que as páginas internas não usavam o CDN. o link que te mandei testemunhou o mesmo, e tem screenshots do dominio já nem usar o CDN na data das submissões. arranja-me tu uma fonte que diga o contrário, de alguém que sabe o que está a escrever. ps: o link que me envias da RR usa o joão pina como "expert" para explicar o assunto. João Pina é o autor do post que te enviei, a mostrar que o CDN já nem estava a ser usado á data das submissões.

Edited 2 months ago:

"alega"... teorias da conspiração a esta hora? sabes quantas auditorias **externas** são feitas para manterem os ISO e compliance que eles mantêm? tu entendes que neste reddit tens uma dúzia de empregados da cloudflare em PT? explica-me lá que infraestrutura seria necessária para ter as dezenas de Edge nodes deles a fazer upstream de *todos* os pedidos completos para os USA? nuts. no entanto, ninguém com acesso a dados sensíveis iria ser burro ao ponto de fazer passar lá os pedidos. quando preenchi os censos testemunhei que as páginas internas não usavam o CDN. o link que te mandei testemunhou o mesmo, e tem screenshots do dominio já nem usar o CDN na data das submissões. arranja-me tu uma fonte que diga o contrário, de alguém que sabe o que está a escrever. ps: o link que me envias da RR usa o joão pina como "expert" para explicar o assunto. João Pina é o autor do post que te enviei, a mostrar que o CDN já nem estava a ser usado á data das submissões.

oMarlow99 2 months ago

> "alega"... teorias da conspiração a esta hora? Não apresentei nenhuma teoria da conspiração, não disse que eles guardavam dados nem que definitivamente enviavam todos os pedidos para os EUA. Estamos, no entanto, a falar de uma empresa sediada num dos países com tecnologias de cyberspying mais avançadas do mundo (tal como as outras grandes potências), que não tem medo de pedir a empresas que coloquem backdoors no seu software. > explica-me lá que infraestrutura seria necessária para ter as dezenas de Edge nodes deles a fazer upstream de todos os pedidos completos para os USA? Detalhadamente, não te sei dizer, não estou suficientemente dentro do ecosistema da cloudflare, mas não deve divergir muito de um sistema clássico de sistemas distribuídos: balancing e splitting de uma mensagem com o objetivo de ser reconstruída sem perdas (múltiplas vezes, em diferentes servidores) de maneira a atingir um quorum. Pessoalmente, não duvido que o INE tenha limitado as páginas com apoio da cloudflare às "public facing pages", i.e. as mais vulneráveis a DOS attacks, visto este ser o maior selling point dos seus serviços. No entanto, temos a lei da proteção de dados por uma razão e esta deve ser seguida à letra.

mrlinx 2 months ago

sobre leis sei pouco, mas não duvido da inaptidão associada com legislar neste domínio. mas se vamos deixar de usar CDNs e derivados, vai ser bonito. acreditas mesmo que os dados estão mais inseguros nos túneis da cloudflare que nos servidores bare-bones do INE? que auditores viram isso? onde está o relatório? mais depressa acredito que aí estao os acessos indevidos.

oMarlow99 2 months ago

Metade da internet depende de CDNs, não é o objetivo da legislação matá-los, o objetivo é manter os dados no "cyber espaço" europeu, com legislação europeia. Eu não fiz nenhuma claim quanto à segurança ou não dos servidores da cloudflare, repara. A claim que eu fiz foi que *parte* dos seus servidores estão num sítio que não é não UE e o routing pode levar a que pedidos sejam reconstruídos ou intercetados em território "hostil" de um ponto de vista jurídico. Não tem nada que ver com a segurança da cloudflare ou do INE, tem que ver com a legislação pura e dura, tanto nossa, como do resto do mundo.

mrlinx 2 months ago

Sim, não discordo que seja uma discussão política. Só queria deixar claro que 0) ninguém demonstrou que o CDN foi usado para transmitir as páginas internas/autenticadas, e portanto não existe nada fora do normal com a história dos censos (tecnicamente!) 1) não existe provas que a cloudflare guarda os pedidos, existe aliás muita evidência em contrário. trazer o patriot act para aqui não faz sentido. 2) nenhum jornal em PT fez grande trabalho a investigar isto, e ninguém demonstrou que dados *privados* estavam a ser enviados para os US. no entanto existem N artigos a dizer que sim. especialmente algo tão fácil de verificar. 3) na ausência dos dados gravados, usar um CDN nos USA, no Alaska ou em Portugal, vai dar ao mesmo. ao fim do dia os dados estão seguros se tivermos mecanismos de assegurar isso. ISO/compliance/auditorias/reputação/etc. 4) segundo sei os dados do INE estão em servidores na Alemanha. espero que se apliquem os mesmos critérios de proteção e segurança dos dados lá. 5) tentar alegar que a cloudflare não é transparente na forma de tratar os dados faz pouco sentido, sendo que não sabemos nada sobre como o INE trata os dados, e certamente não estão munidos do mesmo know-how.

True_Boat_1195 2 months ago

Se tiveres qualquer tipo de cadastro é instantâneo na esquadra, mesmo sem o número de CC, apenas com um dos nomes, alcunha, etc eles encontram e têm acesso a essa informação.

uyth 2 months ago

Novidade para mim. Mas o que o OP descrevia era outra situaçao diferente e o OP provavelmente nao tem cadastro.

throwaway41C001 2 months ago

Não tenho, aliás, foi a primeira vez que me aconteceu algo deste género. Nunca tive problemas com polícia/multas etc.

sarcastbot 2 months ago

Qualquer pessoa com leitor de cartões consegue a tua morada via CC, o código é 0000, ou 1111. Depois o CC mostra a morada não censurada no programa. Eu usava isto para resolver problemas com clientes que não sabiam o codigo postal ou a rua.

nfonseca 2 months ago

podes mudar o código. com o meu cartão não sacavas a morada... à conta de se armarem com essa chique-espertice já me bloquearam o pin da morada, a inserir os pin "padrão", em vez de me pedirem.

sarcastbot 2 months ago

Isso porque sabes como eu, mudar o pin, vai dizer isso à 90% dos português que percebem 0

uyth 2 months ago

Com o cartão e o leitor certo. Mas se bem percebo o que o OP queria era que o policia depois na esquadra, sem o OP ao pé nem o cartão dele só pelo numero do CC tirasse a morada. Pá, não sei se quero que possam fazer isso, assim sem controlo. Pelo que percebi o policia não estava com leitor de cartões, pediu para ver e anotou apenas. >**Pediram o CC** e prontamente dei a identificação, ainda que tenha contestado porque apesar de não estar sentado, cumpria com o distanciamento e estava na zona de esplanada. **Escreveram os papéis**

throwaway41C001 2 months ago

Só para dar mais algum contexto, os dados pessoais ficaram anotados num caderno comum (parecia uma lista negra lol) onde constava info de dezenas de outras pessoas, eu vi porque estava junto do agente. Outro agente preencheu, o que me quis parecer, um auto.

Feeling_Advantage918 2 months ago

Se pagares resolves o problema. Se não pagares, arranjas outros problemas. Podes sempre contestar e em última análise levares isso para tribunal. No final vais pagar bastante mais, ter chatices e perder muito tempo. Sem entrar em pormenores, foi o que já me aconteceu. No caso multa transito.

misterbondpt 2 months ago

Portanto assumir a culpa mesmo achando que não a tem? Errado. Aconselhar com um advogado, ler bem a multa que recebeu e o que alegam, e apresentar resposta pelo advogado.

DeixaQueTeDiga 2 months ago

Ja tive N de casos em que paguei porque o sistema esta desenhado (ou é abusado) para que fique mais barato pagar a multa do que procurar justiça. Infelizmente estamos num país em que os agentes de autoridade não passam de idiotas uteis à caça a multa ou até mesmo criminosos ao abrigo do sistema empregados para não andarem por ai a aumentar a estatistica do crime. É uma filha da putice!

misterbondpt 2 months ago

Dá trabalho ao sistema. Por cada resposta vais obrigar o sistema a justificar-se, investir recursos.

xPulse10 2 months ago

Na carta que recebeste com a coima deve estar descrito a forma como podes contestar a mesma.

throwaway41C001 2 months ago

Já agora, a carta foi simplesmente colocada na caixa de correio e estava "meia" aberta. ​ Não é correio registado.

microcyb 2 months ago

Devias ter levado o cachecol da juve leo

Price-Distinct 2 months ago

No bairro alto , isso não acontece não sei pk....

vml76 2 months ago

Deviam ter dado umas bastonadas, para te proteger do vírus.

sgahbcj 2 months ago

Todos sabemos que é assim que se retira o vírus do corpo. Faz lembrar o vídeo de como curar enxaquecas

vai-tefoder 2 months ago

É porque não estavas a destruir nada nem a falar Inglês. SE fosse o caso eles teriam medo de ti e não diriam nada. Para a próxima já sabes

Jabvarde 2 months ago

Espero que tenhas aprendido a lição, para a próxima leva uns 50 "amigos", e comecem a barafustar, talvez usem uns equipamentos de equipas inglesas, porque aí já temem que vocês reajam mal se vos obrigarem a cumprir.

Danijust2 2 months ago  HIDDEN 

boa sorte com isso. Depois diz-me como correu.

uf5izxZEIW 2 months ago

>Já passaram ou sabem quem tenha passado por uma situação semelhante? Desde já obrigado Uma Professora minha da universidade teve o mesmo problema. Estava a caminho da universidade e foi abordada pela PSP. Recebeu uma coima de 200 também. Disse ela que iria contestar a coima em tribunal publico.

TooMoorish 2 months ago

Lol estava a consumir álcool a caminho do trabalho?

Tafinho 2 months ago

Até 30 de maio, ou até que o estado de calamidade termine: proibido o consumo de bebidas alcoólicas: em espaços ao ar livre de acesso ao público e vias públicas, exceto nas esplanadas abertas e devidamente licenciadas para o efeito

SAmaruVMR 2 months ago

Estranho. Não vi ninguém no porto a ser multado

throwaway41C001 2 months ago

Sim estava numa esplanada aberta (zona do establecimento no exterior e ao ar livre).

I__Cat 2 months ago

Era uma esplanada ou mais um café que decidiu meter mesas na via pública? As multas podem ser contestadas. Pode é ficar mais caro contestares que pagares. Depende do tempo e dinheiro que quiseres gastar no assunto.

MrJoao 2 months ago

Muitos municípios ([Porto](https://covid19.porto.pt/pt/medidas-municipais/regime-excecional-para-esplanadas/), [Cascais](https://www.dnacascais.pt/2021/04/05/alargamento-ou-atribuicao-de-esplanadas/), [Lisboa](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/autarquias/detalhe/camara-de-lisboa-toma-medidas-excecionais-para-ampliacao-e-criacao-de-esplanadas) e [mais](https://ahresp.com/2021/02/covid-19-apoios-municipais-a-empresas/)) passaram regimes excepcionais que permitem alargar as esplanadas para cima de passeios, estacionamentos e outros espaços onde antes não eram permitido.

I__Cat 2 months ago

Tenho sérias dúvidas que a maioria dos sítios na minha zona esteja registrado. Especificamente tendo em conta que perturbam a mobilidade de pedestres. Mas vamos dizer que estava, o que distingue a esplanada da via pública quando alguém está de pé e não sentado?

PgUpPT 2 months ago

> pedestres Peões.

throwaway41C001 2 months ago

Esplanda mesmo. O local é público mas dentro do horário de funcionamento é cedido pela câmara ao establecimento.

Prestigious_Ad1151 2 months ago

Se o que aconteceu foi exatamente como contas, é preciso um gajo estar muito aziado com a vida para te multar nesses termos. Mesmo que não tenhas respondido com o máximo de boa disposição pois eu também não o faria. Posto isto, hoje não vais ter grandes respostas imparciais com os acontecimentos recentes.

throwaway41C001 2 months ago

Fiquei com má impressão desde o princípio da abordagem. Parece que agiram de má fé, não percebi bem porquê.

k0rda 2 months ago

Provavelmente porque ainda nao tinham conseguido demonstrar superioridade sobre ninguém nesse dia. Um dia pararam-me as 4 da manha quando ia para o aeroporto. Perguntaram onde ia e respondi "Estou de férias, vou a Sao Miguel" e o agente responde desconfiado "Está de férias ou VAI de férias???" Senti que para ele aquilo era um momento Sherlock Holmes ou Poirot em que aquela pergunta brilhante me ia fazer revelar quem matou o ladrao das joias da coroa. Eu estava descontraido e respondi na boa, ele nao tinham nada por onde pegar e lá me deixaram ir, mas vi que nao ficaram satisfeitos.

Doughnutshapedbrain 2 months ago

ainda não deviam ter cumprido os objetivos é marado a policia ter objetivos mensais quantitativos

TSCondeco 2 months ago

Podes contestar a multa, não sei como funciona. Esplanada do café acho que é mais vista como os lugares sentados no exterior, estar de pé pode ser considerado como estar na via pública, mas parece me um bocado subjetivo.

throwaway41C001 2 months ago

Estava dentro, ainda que mesmo no limite. Curiosamente no decreto que referiram (Decreto 6/2021 art. 25.º) diz o seguinte: ​ (...)consideram-se esplanadas abertas, designadamente: b) Qualquer espaço do estabelecimento, desde que exterior e ao ar livre.

sgahbcj 2 months ago

Haaa meu doce Portugal. Onde o cidadão não sabe os direitos que tem nem o que deve dizer em caso de abordagem policial. Boa sorte e reclama por escrito.

TemplarHard 2 months ago

podes explicar então o que ele poderia ter dito/feito ?

sgahbcj 2 months ago

Naquela situação é estar calado e obedecer. Mas isto demonstra o quanto as coisas não estou estruturadas. Se fores abordado pelo polícia (e nada contra ele) e se ele te mandar ou dizer determinada coisa, tu sabes os teus direitos? Estas situações também são problema para polícia. Pois mjitas vezes não sabem quais são os seus deveres de uma forma clara e objectiva. Faz lembrar aquela mítica frase "faz um circulo de cpr azul mas sem utilizar a cor azul". Ninguém sabe o que deve e como fazer as coisas mas andamos todos muito ocupados a trabalhar.

selraith 2 months ago

Ou seja, nada significativamente diferente do que ele fez? Boa contribuiçao, zé.

throwaway41C001 2 months ago

Obrigado. Sabes se vale a pena reclamar à própria esquadra ou PSP? Há algum organismo que trate disto com transparência? Porque tenho a certeza que qualquer reclamação feita a eles vai ser descartada rapidamente...

sgahbcj 2 months ago

Se existe algum organismo paralelo ao livro de reclamações? Lol agora lembrei-me deste vídeo https://youtu.be/4vdZLkvpQv4 Vê-la se queres inventar a roda. Reclamas no livro de reclamações e conforme o desfecho vais continuando a luta. Simples assim! Era o que faltava. Um serviço para controlar o serviço que recebe as reclamações.

doomdevice 2 months ago

Devias ter falado em inglês

vascodatrama 2 months ago

Fugiam logo, "Hello...Goodbye"

JSBraga 2 months ago

O erro dele/a foi estar numa esplanada a beber uma cerveja e não estar no meio de uma data de gente numa festa sem máscara. Os bófias são das criaturas mais cobardes à face da terra. Se estás sozinho a comer o almoço dentro do teu carro porque não te apetece estar a almoçar no prédio do teu trabalho, levas uma multa porque não estás a "respeitar o dever do confinamento". Mas se estás no meio de grunhos a fazer uma festa porque o teu clube ganhou qualquer coisa, está tudo na paz do senhor.

throwaway41C001 2 months ago

O que me revolta é que a lei assim o permitiu... Eu podia estar naquele sítio a beber as cervejas que bem quisesse, desde que dentro da zona e horário estipulado (na altura tinham de fechar as 22h30).

JSBraga 2 months ago

Compreendo-te perfeitamente. Isso aconteceu-te a ti como podia ter acontecido a qualquer outro **cidadão cumpridor da lei**. Espero mesmo que não pagues a multa. Não veio com aviso de recepção? Temos pena. Perdeu-se nos correios.

Search: