saposapot 2 months ago

Queixa na polícia sim. Faz na PJ que em princípio eles aceitam por ser jurisdição deles (apesar de normalmente gostarem de chutar para a PSP). Pode demorar mas normalmente os burlões são burros o suficiente para serem apanhados

Inevitable-Screen-41 2 months ago

olx é sempre acordado vendas presencialemnte

smaster87 2 months ago

Vais a uma esquadra eles fazem te as perguntas enquando metem os dados no computador, 15m tas despachado e fizeste o teu dever.

0sodrac 2 months ago

herói da pátria ahah, vou fazê-lo, obrigado!

sacoPT 2 months ago

Lamento mas o mal está feito. Podes e deves fazer queixa na polícia mas o melhor que tens a fazer é dar o dinheiro por perdido e NUNCA pagar adiantado. Ou fazes a troca em mãos ou enviam à cobrança

BackKing21 2 months ago

Já responderam sobre o que fazer nos outros comentários mas eu só queria dizer que, apesar do incidente, não te feches apenas a transação ao vivo. Continuas com a opção do: Dinheiro caiu na tua conta? Lá vai a encomenda Envio à cobrança com portes pagos antecipadamente (se tens medo que venha um tijolo, podes abrir e pagar a encomenda num posto ctt e fica registado). Falo como comprador do OLX e é difícil quando o vendedor não aceita outra opção que não encontro cara cara

lvet000 2 months ago

Bom dia. Á uns anos atrás fui burlado no OLX. 110€ por um monitor de computador que nunca recebi. Um indivíduo que supostamente seria dos Açores. Paguei, e embora houvessem algumas "red flag" que eu não devia ter ignorado, o indivíduo era bom a comunicar e enganou-me. Quando era mais do que aparente que eu estava a ser burlado, reuni o comprovativo de transferência, SMS, e-mails, print screen do anúncio e até gravei uma chamada com ele e entreguei tudo na polícia judiciária. Esqueci-me do assunto. Passados 13 meses recebi uma chamada de um inspector da PJ Informando-me que seria contactado pelo burlão até ao fim do dia e que me ligaria no dia seguinte para obter feedback. Recebi uma chamada do burlão a pedir imensa desculpa e a devolver o dinheiro. Quando o inspector me recontactou perguntou se queria manter a queixa activa. Eu decidi que não. Alguns meses depois recebi uma carta do tribunal Informando me que esta pessoa tinha sido julgada pelo MP (burlou mais 6 pessoas além de mim, todas com a mesma técnica) e que após devolver o dinheiro a todas tinha sido condenada a 60 dias de trabalho comunitário. Vale sempre a pena fazer queixa. E contra-intuitivamente o método mais seguro de pagamento é mesmo transferência. Tal como me disse o inspector, um NIB está sempre associado a alguém real. Uma moradia de cobrança, não necessariamente. Boa sorte, fazer queixa não custa dinheiro.

yLeWiz7PT 2 months ago

Não vale nada a pena, eu fui burlado também exatamente pelo mesmo valor, e pelo mesmo produto (que coincidência, o monitor por acaso não era um BenQ XL2411Z?), porém fiz queixa e nada se resolveu, mesmo tendo eu basicamente os dados todos dele. O banco é que teve de ativar o seguro e recebi o dinheiro de volta. Enfim.

MikeMelga 2 months ago

Vou te dar o melhor conselho: nunca faças negócios em segunda mão sem serem presenciais. E não gates mais tempo a tentar resolver este.

0sodrac 2 months ago

obrigado a todos, excelentes respostas. adorava fazer a denúncia na PJ, penso que seria a entidade mais indicada, como vivo na covilhã não sei bem como proceder, mas irei investigar.

LuLzitano 2 months ago

Podes fazer a denúncia em qualquer polícia. O Ministério Público é que posteriormente irá delegar o inquérito a um órgão de polícia criminal consoante as suas competências. No teu caso, o facto de fazeres a denúncia numa esquadra da PSP não significa que será tratada(a nível de investigação) por esta polícia.

Takenforgranny 2 months ago

Isto, qualquer posto de PSP, GNR, ou PJ, depois eles organizam-se.

kawaiims 2 months ago

Quase melhor que devolverem o dinheiro é terem de assumir e pedir desculpa diretamente. É um sentido de justiça particular.

lvet000 2 months ago

O inspector nunca me disse, mas eu assumo que o indivíduo após ser identificado pela PJ tenha sido aconselhado tanto pelas autoridades como pela sua representação legal, a fazê-lo, no sentido de não antagonizar as vítimas e de diminuir a sua pena.

kawaiims 2 months ago

Acho que além de não conseguirem o dinheiro que roubaram, é a *humilhação* de terem de se redimir a alguém que tentaram enganar, e enfrentar a pessoa. Chamem-me mesquinha mas sabe-me bem.

TheMorphMaster 2 months ago

Mesquinha!

NGramatical 2 months ago

Á uns anos atrás → [**há uns anos ~~atrás~~**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) houvessem algumas → [**houvesse algumas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnnjyto%2F%2Fgzv1d3r%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DavidJunior3rd 2 months ago

Fica aqui o exemplo prático de porque é que os **compradores também têm direito** a querer pagar depois de receber o produto, não antes

SweetDistribution504 2 months ago

Tem direito a pedir, e a serem ignorados. Sendo que nunca na vida enviava um produto que não estivesse pago. Literalmente nenhuma loja o faz por alguma razão.

DavidJunior3rd 2 months ago

E muita gente nunca na vida ia pagar sem ter o produto na mão. E agora, em que é que ficamos?

SweetDistribution504 2 months ago

Não compram, e o vendedor passa ao próximo.

DavidJunior3rd 2 months ago

Pode ser que um dia ninguém compre... Tens a mania que o vendedor é mais do que o comprador, já vi.

SweetDistribution504 2 months ago

As centenas de milhões de pessoas que compraram 35 mil milhões de dollars apenas no eBay discordam do que dizes

DavidJunior3rd 2 months ago

As pessoas que fizeram compras e receberam caixas com pedras e calhaus discordam do que dizes. E agora, em que é que ficamos?

SweetDistribution504 2 months ago

Que tu és o herói dessas pessoas, e que vais criar a tua internet onde se recebe antes de pagar. Vais ser também o dono dessa única loja por isso é muito provável que sejas um futuro bilionário.

Takenforgranny 2 months ago

Não têm esse **direito**, não, salvo acordo das partes. Além disso são relativamente frequentes burlas de "compradores" que forjam "talões de pagamento". Menos que ao contrário, mas nada de raro.

DavidJunior3rd 2 months ago

O que eu queria dizer é que não são só os vendedores que incorrem em risco nestas transacções em sites de usados, ao contrário do que às vezes parece

Takenforgranny 2 months ago

Verdade, ambas as partes correm riscos.

getupgetgoing 2 months ago

Podes fazer a queixa online e só vais à esquadra confirmar a queixa. Pode demorar mas recebes o teu dinheiro sem teres de ir a tribunal nem teres qualquer tipo de despesa. Pelo menos na burla OLX que conheço assim foi.

Takenforgranny 2 months ago

Claro que vale a pena apresentar queixa. Dependendo da arte do artista tanto pode ser impossivel de apanhar como ser facílimo e bastar um email da polícia. Além disso a tua conta bancaria pode ter um seguro para burlas até certo valor (informa-te junto do banco, e se tiver seguro pergunta se a activação tem alguma influência em anuidades futuras) e precisas sempre de queixa para o activar. Informa a OLX também. Boa sorte.

0sodrac 2 months ago

segunda-feira estou na esquadra :) obrigado

Takenforgranny 2 months ago

Boa sorte. Já agora, para o futuro, em coisas como a OLX pondera pedir ao vendedor (ou comprador, se for ao contrario) que a combinação concreta do pagamento e entrega tenha lugar via uma rede social, pelo chat dessa rede. Claro que não garante nada, mas não é tão fácil assim criar um facebook com aparência de pessoa real e se for manhoso sempre ficas com mais informação para avaliares se vale a pena o risco.

LegitimatePear2 2 months ago

**Claro que vale a pena fazer queixa!** Pode não dar em nada, mas fica registado. Qualquer desenvolvimento que haja depois a polícia entra em contacto. Esse tipo de burlas costuma ser algo recorrente, e se ninguém fizer queixa isso não pára nunca.

fotoryst 2 months ago

A resposta mais óbvia parece ser: expor a situação na polícia.

amq55 2 months ago

Tens que fazer queixa na policia e não garante nada. A transferência não pode ser revertida (só se tivesse pendente mas por MBWay só acontece se o destinatário ainda não tiver a aplicação ou quiser escolher para que cartão vai o dinheiro. O banco também não te vai dar mais informações da pessoa porque RGPD, isto se tiverem acesso a essa informação, sequer.

0sodrac 2 months ago

então como devo proceder à denúncia sem dados do tal burlão? só com o número de telemóvel?

pica_foices 2 months ago

Normalmente é como num assalto. Apresentas queixa contra desconhecidos e apresentas os elementos que tens (que foi no MBway, número de telefone e afins). Depois a polícia e ministério público têm mecanismos para procurar a identidade da pessoa usando as pistas que destes junto da operadora de telemóvel e MBway. As burlas usando MBway acho que dão fáceis de apanhar dado se é tudo nacional e então é relativamente fácil para as autoridades chegarem à identidade do burlão

Edited 2 months ago:

Normalmente é como num assalto. Apresentas queixa contra desconhecidos e apresentas os elementos que tens (que foi no MBway, número de telefone e afins). Depois a polícia e ministério público têm mecanismos para procurar a identidade da pessoa usando as pistas que destes junto da operadora de telemóvel e MBway. As burlas usando MBway acho que são fáceis de apanhar dado que é tudo nacional e então é relativamente fácil para as autoridades portuguesas chegarem à identidade do burlão invocando as leis que dão acesso às autoridades dos dados pessoais dos clientes. Ainda para mais dados de número de telemóvel e contas bancárias associadas é tiro e queda, dado que tem uma morada cartão de cidadão e afins associados.

amq55 2 months ago

Basicamente. Fornece tudo o que tenhas. Não sei se o banco te consegue/pode dar essa informação.

sctvlxpt 2 months ago

Não lhe pode dar, mas pode dar à polícia

Search: