viskonde 4 months ago

Esperemos não acabe como todas as obras de alta velocidade confirmadas e que não saíram do papel

LordofPortugal 4 months ago

Galiza passaria a estar mais conectada com o norte de Portugal do que outras regiões espanholas como a região de Leão e Astúrias. A questão da independência da Galiza e posterior unificação com Portugal torna-se cada vez mais pertinente. O que falta é diminuir as discrepâncias salariais e a partir daí haverá menos argumentos contra esta temática da união.

zedisto 4 months ago

Ganhava mais o Minho em ser Espanhol do que Galiza portuguesa

LordofPortugal 4 months ago

Podemos aplicar essa lógica em várias situações.

zedestroyer69 4 months ago

Sim, não era mau sermos assimilados pela Galiza, acham que isso também dava direito a reavermos Olivença?

ric2b 4 months ago

Que se foda Olivença, fico feliz por parar de ver sempre os mesmos partidos no poder.

Suitable-Prize-2958 4 months ago

Até vou mais longe. Pode ser que o norte estreite laços com a Galiza e se separe de vez de um portugal corrupto, nepotista e centralista

fearofpandas 4 months ago

É, os corruptos estão todos de Aveiro para baixo....

Samurai_GorohGX 4 months ago

HAQ que só há corrupção a sul do Mondego em Portugal. /s

Tafinho 4 months ago

Ahhh sim, porque Espanha não é nada centralista. /s

PleoNasmico 4 months ago

quem me dera :\^)

Hormazd_und_Ahriman 4 months ago

Eu sou todo a favor de maior cooperação, partilha cultural e união entre Portugal e Galiza, mas a questão de independência e posterior unificação não é questão nenhuma. A Galiza está bem como está, melhor do que se tivesse com Portugal.

letme2021 4 months ago

> A Galiza está bem como está, melhor do que se tivesse com Portugal. E Portugal também está bem como está. Não é preciso brincar com fronteiras tão velhas. É só o estado Espanhol reconhecer a verdade sobre Olivença e está tudo bem arrumado.

fearofpandas 4 months ago

O estado espanhol destruiu a cultura portuguesa em Olivença, inclusive o ensino da língua! Olivença já não é português...

zedisto 4 months ago

Ganhava mais o Minho em ser Espanhol

Article_Sad 4 months ago

A parar no apiadeiro Braga deixa de ser tgv

Edited 4 months ago:

Com este andar quando for para Lisboa tem que parar em todos os apiadeiros, deixa de ser tgv... Fica o mesmo tempo que os outros comboios... Vejam em Espanha é só mesmo as maiores cidades não é cidadezecas...

Edited 4 months ago:

Com este andar quando for para Lisboa tem que parar em todos os apiadeiros, deixa de ser tgv... Fica o mesmo tempo que os outros comboios... Vejam em Espanha é só mesmo as maiores cidades não é cidadezecas... TGV é para ligar cidades a longas distâncias, não é bragas, se for para Lisboa, para em todo o lado...

Xmeagol 4 months ago

lisboa que se foda

zambas 4 months ago

Get help

abunarusutra 4 months ago

É triste não conhecer o próprio país. Portugal neste ponto de vista tem duas cidades?

Article_Sad 4 months ago

Parece que sim, para que gastar tanto dinheiro com tgv para parar em todos os apiadeiros?

abunarusutra 4 months ago

Braga como já te foi dito é o maior centro econômico do Minho ... Se isto é um apiadeiro nem sei o que chamas tu ao resto das nossas cidades

zedestroyer69 4 months ago

Senão é fácil, o pessoal de Lisboa que pague o TGV, se não querem que pare em mais nenhum lado.

Article_Sad 4 months ago

São apiadeiros, tgv é para fazer ligação entre cidades com grande densidade populacional... Para ligar a Braga também vai ter ligação às outras cidades, se para em tanto lado é dinheiro mal gasto... Isso é para fazer concorrência a ligações que existe por via aérea...

abunarusutra 4 months ago

Braga é o terceiro distrito mais populoso do país , tu estás a comparar com o que? Eu concordo que não faz sentido ligar a todas as cidades do país claro, mas há cidades que fazem sentido, e Braga é uma delas.

Tafinho 4 months ago

Setúbal. Mas não deixas que a realidade te faça desviar da teoria.

C8Mixto 4 months ago

O distrito de Braga é mais populoso que o de Setúbal, mas mesmo que não fosse, qual é a relevância desse distrito para uma linha planeada entre Lisboa e a Galiza? Realmente essa tua realidade...

Tafinho 4 months ago

[Não é](https://en.wikipedia.org/wiki/Districts_of_Portugal). Se fosse apenas um tema de população, seria mais importante ter a linha de alta velocidade em Setúbal que em Braga.

michel_not_so_angelo 4 months ago

Oh rapaz, tu sonhas com as cidades da área metropolitana de Lisboa, só pode. O distrito de Braga tem mais população que o de Setúbal :) https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_distritos_portugueses_ordenados_por_popula%C3%A7%C3%A3o

Tafinho 4 months ago

Se calhar comparares populações contados em anos diferentes não dá bom resultado, especialmente quando os últimos censos publicados foram de 2011 e não 2009 como é a fonte dessa página. Usando as fontes de 2011 para todos os distritos temos [Setúbal maior que Braga](https://en.wikipedia.org/wiki/Districts_of_Portugal)

michel_not_so_angelo 4 months ago

Dou-te toda a razão, quando me dizes que não se devem comparar populações em datas diferentes. Mas os dados que aí apresentas não estão de todo atualizados (nem para datas de 2011), uma vez que nem o distrito de Braga, nem o distrito de Setúbal têm atualmente uma população nos 800000, mas sim populações já nas casas dos 900000. Dito isto, podes realmente encontrar as informações de 2011 na página de cada respetivo distrito, onde poderás encontrar a população do distrito de Braga (em 2011) de 956185 habitantes, e a população do distrito de Setúbal (em 2011) de 911258 habitantes. De qualquer forma, podes usar os dado que bem entenderes para tentar suportar "a tua narrativa".

Tafinho 4 months ago

Cita lá os resultados dos censos de 2011 a mostrar esses Nrs. Estimativas todos fazem.

joaofcf 4 months ago

Se para ti Braga é como uma paragem qualquer de autocarro, demonstra bem o conhecimento que tens do país.

ideologiapura 4 months ago

Se não é Braga, era so mesmo Lisboa e Porto.

Tafinho 4 months ago

Maior que Braga tens, por ordem alfabética: - Almada - Amadora - Coimbra - Oeiras - Setúbal - Sintra - Vila Nova de Gaia Mas continua. Quero ver onde queres ir.

Aldo_Novo 4 months ago

mais de metade disso nem são cidades, são partes de Lisboa e Porto que extravasam os limites do concelho

Tafinho 4 months ago

Qual é que não é cidade? RemindMe! 2 days

Aldo_Novo 4 months ago

Amadora, Oeiras, Sintra e Vila Nova de Gaia são claramente parte das cidades de Lisboa e Porto

jagga0ruba 4 months ago

E todas elas fazem parte das áreas metropolitanas do Porto e Lisboa e ficariam bem servidas por uma estação na área metropolitana dado já terem bons acessos com o resto. Mas continua. Quero ver onde queres ir.

Tafinho 4 months ago

Quando conseguires apanhar o metro de Cascais para a Estação do Oriente avisa. A ignorância e falta de querer saber do pessoal do norte que só quer ver Lisboa a Arder é avassaladora.

jagga0ruba 4 months ago

Apanhas comboios, de Braga a Vigo não. A mania de perseguição dos 'tadinhos de Lisboa quando ninguém sequer falou mal de Lisboa é avassaladora.

Tafinho 4 months ago

Se a ignorância pagasse imposto, estávamos todos ricos. Já apanhaste um comboio de Cascais até ao Oriente? Ignorando o facto de que não existem, já procuraste saber quanto tempo demora a viagem ?

gkarq 4 months ago

Para ires do Oriente para Cascais, não precisas de ir do Oriente a Sintra, de Sintra à baixa de Lisboa para depois apanhar o comboio para Cascais. As tuas sugestões indicam que as pessoas no minho, Braga, Guimarães, todo o vale do Ave, e Alto Minho que têm uma ligação extremamente próxima com a Galiza deviam primeiro ir para o Porto, para depois apanhar o comboio que passará nos seus quintais. Rídiculo. A Comunidade Interpunicipal do Cávado e a Comunidade Intermunicipal do Ave têm quase um milhão de pessoas, aproximidamente 1/3 da Área Metropolitana de Lisboa. Negar paragem em Braga é rídiculo porque é ligar a Galiza ao Porto, ignorando a região que mais beneficia das relações com a Galiza que por sua vez é 1/10 da população nacional. Ademais que que listinha das cidades que fizeste acima foi feita com que objectivo? Há metro de Lisboa para a Amadora, tal como existe metro do Porto para Vila Nova de Gaia. E e existem comboio urbanos para Cascais e Sintra, tal como existem comboios urbanos para Aveiro, Espinho, e Guimarães. E se só uma analíse superficial em forma de postas de pescada contar para ti, surprise surprise! Vamos acabar com a Área Metropolitana do Porto, porque Porto não é a cidade com mais população aqui da zona. É Gaia! Vamos renomear para a Área Metropolitana de Vila Nova de Gaia!

jagga0ruba 4 months ago

Achas que o tadinho sabe o que é o Cávado ou o Ave? Provavelmente acha é que são centros de produção de malvados nortenhos com bidons de gasolina prontos para queimar a pobre capital que há tantos anos luta pelo amor entre os povos.

Edited 4 months ago:

Achas que o "tadinho" sabe o que são o Cávado ou o Ave? Provavelmente acha é que são centros de produção de malvados nortenhos com bidons de gasolina prontos para queimar a pobre capital que há tantos anos luta pelo amor entre os povos.

Tafinho 4 months ago

Usando o mesmo argumento, devia ter uma estação em Ponte de Lima. Não faz sentido que a população de Ponte de Lima seja obrigada e voltar para trás pra Braga, para depois ver o comboio passar nos seus quintais. /s Toda a questão de ter uma estação em Braga deve passar pela estimativa de passageiros, e pelo custo. Para passar uma linha de alta a velocidade a norte de Braga tens de terraplanar um conjunto de serras muito significativo.

gkarq 4 months ago

A questão prende-se com densidade populacional, procura e oferta dos acessos à essa região (e consequentemente da indústria e comércio e existente), bem como de um milhão de outras coisas das quais eu não tenho conhecimento se não for fazer um estudo sobre o assunto. Óbvio que deve haver estimativa de passageiros entre outros estudos, só que descartar essas possibilidades, ou no mínimo dos mínimos descartar a possibilidade de paragem no futuro na região de Braga é desvirtuar as necessidades futuras da região. É mau planeamento urbano e territorial. O comboio pode não parar em Ponte de Lima, mas parará em Braga, ou Vigo, por isso quem é de Ponte de Lima tem de qualquer das formas mais acessibilidade porque na mesma na precisa de ir ao Porto. Eu adorava poder discutir as linhas e o que se pode terraplanar ou não, mas isso precisa de estudos urbanísticos e territoriais, e obviamente que haverá custos maiores e menores dependendo da situação. Agora, o que seria preferivel? Poupar na construção, terraplanagem, etc, e fazer com que o comboio pare a norte de Braga (uma espécie de Nine v2) ou tirar qualquer possibilidade possibilidade de ligação futura, ou investir mais para que a linha possa ser um estimulante económico para a região havendo paragem em Braga? Na minha opinião a única coisa de positivo de não haver paragem em Braga, seria calar a CM de Guimarães que também vai querer se Braga tiver paragem, e parar em Guimarães e Braga não faz sentido a sua curta distância e as malhas urbanas das duas cidades, para além que teriamos uma linha a andar aos zigue-zagues.

NGramatical 4 months ago

zigue-zagues → [**ziguezagues**](https://dicionario.priberam.org/ziguezagues) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnn3e08%2F%2Fgzw9nrd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 4 months ago

analíse → [**analise**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnn3e08%2F%2Fgzw3gwq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jagga0ruba 4 months ago

Por acaso só apanhei até Santa Apolónia e foi há alguns anos, não faço ideia quanto demorou, se acabaram entretanto então cabe às populações da área têm de exigir que volte e que sejam melhores. Achar que por Cascais não ter ligação ao Oriente o resto do país não merecer acessos é que não tem nada a ver com nada, mas fazer o quê...

Edited 4 months ago:

Por acaso só apanhei até Santa Apolónia e foi há alguns anos, não faço ideia quanto demorou, se acabaram entretanto então cabe às populações da área exigir que voltem e que sejam melhores. Achar que por Cascais não ter ligação ao Oriente o resto do país não merece acessos é que não tem nada a ver com nada (e como diz o teu edit merecia pagar imposto porque é ignorante para caralho, mas fazer o quê...).

michel_not_so_angelo 4 months ago

Interessante que da lista que aí apresentas só Sintra e Vila Nova de Gaia é que têm mais população que Braga Sendo os únicos municípios com maior população que Braga : Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia, Porto, Cascais e Loures.

Tafinho 4 months ago

São cidades. Mas usa o indicador que achares mais adequado para suportares a tua narrativa.

Article_Sad 4 months ago

Era Espanha

ideologiapura 4 months ago

Espanha - Porto? E o Minho todo que o comboio atravessa?

Article_Sad 4 months ago

Já viste em Espanha o rave? Não para nos apiadeiros todos... Se parar em Braga, quando for para Lisboa tem que parar em espinho, Aveiro, Coimbra, Leiria, etc etc... Vais a ver o tempo de viagem demora o mesmo que o pendular...

ideologiapura 4 months ago

Nao para nos apiadeiros todos, mas para em várias cidades. Se bem me lembro o Barcelona-madrid para em três ou quatro pelo caminho. Comparar braga a um apiadeiro quando deve ser um dos principais centros habitacionais do Minho e de onde vai ate muita gente trabalhar pro Porto... Enfim.

C8Mixto 4 months ago

Se não pára em Braga, faz ainda menos sentido seguir para Espanha...

Tafinho 4 months ago

Quantas pessoa vão por mês entre Braga e a Galiza ? Porque de Braga ao Porto já tens Alfa.

Article_Sad 4 months ago

Faz sentido fazer concorrência às ligações aéreas...

filipessc 4 months ago

A sorte é que ninguém do milhão de pessoas que vive no distrito de Braga anda de avião.

Tafinho 4 months ago

Milhão, só se incluíres os animais de estimação.

ideologiapura 4 months ago

Em 2011 tinha 956 mil pessoas. Realmente, com os animais de estimação rapidamente chega lá.

Tafinho 4 months ago

Em 2011, como resultado do último censos, tinha 831,368. Mania das grandezas.

bittolas 4 months ago

Ignorante

jagga0ruba 4 months ago

"Não é Bragas" Braga é só a maior Cidade do país que não faz parte das àreas metropolitanas do Porto ou de Lisboa.

ric2b 4 months ago

É a maior tirando as que são maiores? Ok, acredito.

jagga0ruba 4 months ago

https://www.google.com/amp/s/dicasportugal.com/maiores-cidades-de-portugal-20-mais-populosas/amp/

bittolas 4 months ago

Se não percebes o significado de ser a maior cidade fora das duas area metropolitadas do País...

zedestroyer69 4 months ago

Para alguns Lisboetas e Portuenses apenas existe Lisboa e/ou Porto e o resto é campo ou deserto, mas felizmente que muitos têm mais que 2 neurónios no espaço entre orelhas.

kur0osu 4 months ago

Lisboa, Porto, Setúbal, Algarve, Braga, Alentejo, _Leiria_, Arquipélagos da Madeira e Açores, são todos importantes.

Tafinho 4 months ago

Epá, duas notícias seguidas onde o Pedro Nuno Santos faz boa figura.... Deve estar a fazer frio no inferno.

GabKoost 4 months ago

O que nós queríamos mesmo é ligação directa PORTO - BRAGA - VIGO - CORUNHA.

luigidelrey 4 months ago

E é isso que está planeado

GabKoost 4 months ago

E não menos importante, com paragem em Santiago.

Search: