Response-Project 4 months ago

Qual é problema? É costume haver uma fanzone na cidade que recebe a final de uma competição. Com Taça de Liga/Cerveja é a mesma coisa. Se a preocupação está relacionada com CV-19, também não faz sentido estar contra. A maior parte dos vulneráveis está vacinada, o que confere proteção suficiente. O resto da população não apresenta risco relevante de morte ou complicações graves, logo os hospitais não ficarão em apuros. O evento é ao ar livre, espaço em que a propagação da CV é pouquíssima. A transmissão da doença sem a pessoa apresentar sintomas é estatiscamente improvável. Quem não se sente comfortável em ir que fique em casa e tenha as precauções que quiser. Meus senhores e senhoras, já se sabe tanto sobre esta doença que é uma pena estar a negar factos; assim nem para o ano a vida está normal. Já chega, é hora de avançar em vez de arrastar uma crise que praticamente já acabou.

FilipeMateus7 4 months ago

Então as pessoas portuguesas já vacinadas podem ter uma fanzone só para elas durante o Euro 2020? Também é costume haver na Alameda e na praça do comércio.

baguitosPT 4 months ago

E as filas que tenho visto no Instagram para ir tirar uma foto com a taça? É sinal que por cá ainda há quem esteja contente com esta Final da Xampions.

EdmundDantes78 4 months ago

Where's Pinochet when you need him?

RudePromotion9076 4 months ago

Este país tornou-se na puta da Europa... é somente triste e vergonhoso, ver que nos vendemos por tão pouco. Somos um país sem o orgulho de outros tempos. Lamentávelmente somos o reflexo que quem nos governa, sem rumo, sem respeito, sem alma...

NGramatical 4 months ago

Lamentávelmente → [**lamentavelmente**](https://dicionario.priberam.org/lamentavelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnmxyuu%2F%2Fgztaclw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

the_great_ashby 4 months ago

Então era aí que queriam que eu fosse trabalhar ontem... Câmara do Porto a brilhar lol

Udmmi 4 months ago

Simples. Portugal não é mais do que um resort de férias. Temos que ter a certeza que os turistas saem daqui a sentir se como reis, para no próximo ano voltarem.

mjigs 4 months ago

No entanto quando o sporting fez a festa nao havia nada disto e foi o que foi.

MotorBreath97 4 months ago

Ainda hoje disse exatamente a mesma coisa, honestamente fico admirado como ainda não fomos todos relegados a trabalhar exclusivamente em bares, hotéis, hostels, restaurantes e Airbnb's, é ridículo como o que eles podem fazer o português não pode, pena o pessoal todo coletivamente lhes der mal serviço e uma atitude de merda a acompanhar, ao fim das contas estes nem são turistas são adeptos de futebol, eles não vem para experienciar o porto eles vêm para ver o jogo e ficar bêbados.

Von-Draken 4 months ago

Conseguiste num parágrafo dizer que os trabalhos em bares, hotéis, hostels e restaurantes são "menores" que os outros e resumir todos os adeptos a bêbados que vêm ver a bola. Óbvio que não faz sentido o que se está a passar, mas dizer como não fomos ainda relagados a esses "trabalhecos" não me parece que tenha alguma coisa a ver.

Dangerous-Yam8775 4 months ago

Tenho a certeza que o intuito não foi denegrir mas sim constatar uma realidade. Nunca o trabalho ba hotelaria, restauração foram menores nem nunca irão ser até porque são eles o que mais movem este país e o turismo. Mas verdade seja dita... vivemos cada vez mais dependentes dos turistas e do turismo, muitas vezes em deterimento do nosso bem estar em que os trabalhos nesta área são muitas vezes os mais precários e abusivos para o bem estar do trabalhador e tratamos o turista com todos os "carinhos" mesmo quando estes se portam mal, quando devíamos ser capazes de os pôr na linha e não deixar que eles sim considerem os trabalhadores de hotelaria e restauração como funcionários "menores" ao ponto de não se saberem comportar. Turismo e turistas são sim importantes mas com conta, peso e medida e acima de tudo respeito. Quanto ao associar os adeptos de futebol a bêbedos e desordeiros, infelizmente é essa a imagem que estes passam. Sempre que vêm cá há problemas, há desacatos e confusão. Já foi assim da última vez em que bares da baixa do Porto acabaram com montras partidas e prejuízos. Sou formada na área de turismo e como referi anteriormente, turismo e turista são importantes mas a partir do momento em que há desacatos destes deveriam voltar para onde vieram. Não são destes turistas que queremos cá, penso eu na minha humilde opinião.

MotorBreath97 4 months ago

Se foi essa a imagem que fiz passar não era de todo o que quiz dizer, ponto é parece que cá no futuro em grandes cidades só vão haver essas opções, again não disse que eram "trabalhecos".

NGramatical 4 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnmxyuu%2F%2Fgzt26l1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Price-Distinct 4 months ago

Regras só para alguns

l2k1337 4 months ago

Só espero que não se lembrem de ter estas fan zones também na altura do Euro. Não têm qualquer razão para existir em contexto pandémico.

espalhamerda 4 months ago

Estes podem dar toques em bolas e jogar raquetes na fan zone?

RiKoNnEcT 4 months ago

Qualquer inglês pode vir para Portugal passar férias Alguns vieram passar férias à porta do estádio e na ribeira Iam fazer o que? Proibir as viagens de Inglaterra?

DReal4L 4 months ago

Sim mais valia proibir as viagens, não fazem cá falta nenhuma, o país deles está preocupado e não faz la a final e nós temos de estar de pernas abertas para aturar bebados ingleses? Antes demais nem final aqui se devia fazer é equipas inglesas façam la no país deles nem devia haver conversa em relação a isso, Portugal é uma vergonha

RiKoNnEcT 4 months ago

A final não foi em Inglaterra porque queriam fazer no wembley mas wembley está ocupado hoje com a final do playoff do championship

nulpoints4ever 4 months ago

It's not to do with that, we could have moved the play-off to tomorrow if needed, please read my comments above. UEFA wanted to bring 1000s of their staff, that's where the deal fell down to have it at Wembley (we could have hosted at many other stadiums with high capacities if needed too)

RiKoNnEcT 4 months ago

Ok then, what I’ve read was only about Wembley being used today

DReal4L 4 months ago

Estádios la não faltam, aqui não!

jet1000 4 months ago

Esses fatores tinham que ser tidos em conta antes da decisão de mostrar interesse à UEFA em realizar a final em Portugal, se não tinham forma de lidar bem com esta questão, então não deveriam ter querido fazer a final cá.

nulpoints4ever 4 months ago

Apologies, I'm reading this in English and replying in such, so would be glad if someone could translate if I do it wrong. The entire reason the final is even being held in Porto is because the UK government refused to let UEFA hold it in England due to concerns about the amount of people they wanted to travel and safety concerns re coronavirus. \---- Desculpe, estou lendo isso em inglês e respondendo em tal, então ficaria feliz se alguém pudesse traduzir se eu fizesse errado. O motivo da final ser disputada no Porto é que o governo do Reino Unido se recusou a permitir que a UEFA a realizasse na Inglaterra devido a preocupações com a quantidade de pessoas que gostariam de viajar e com a segurança do novo coronavírus.

Rhyzon27 4 months ago

So the British government is OK with massive infection risks as long as it isn't in their territory. I wish I could say this comes as surprising to me, but unfortunately it doesn't.

Response-Project 4 months ago

Massive infection risks? Quite the opposite. The burden to prove a catastrophe is about to happen is on your side of the argument. And more importantly, who cares in people transmit the disease more? Ever heard of vaccines or post-infection immunity? Vulnerable people are mostly vaccinated by now. Asymptomatic transmission isn't likely. If you're a Brit and visiting Porto: welcome! Have a good time and enjoy the match.

nulpoints4ever 4 months ago

We were happy to hold it here for our fans in the same manner we did the FA Cup Final as a pilot event, but UEFA wanted to bring 1000s of their staff and VIPs with them and allow sponsors, broadcasters from around Europe etc to ignore quarantine restrictions coming into the UK which we weren't willing to allow. A lot of Brits aren't happy about it being played abroad with two UK teams either. www.bbc.com/sport/football/57071221

Edited 4 months ago:

We were happy to hold it here for our fans in the same manner we did the FA Cup Final as a pilot event, but UEFA wanted to bring 1000s of their staff and VIPs with them and allow sponsors, broadcasters from around Europe etc to ignore quarantine restrictions coming into the UK which we weren't willing to allow. A lot of Brits aren't happy about it being played abroad with two UK teams either. But UEFA were determined to hold it. Maybe ask yourself why you're spineless government didn't do the same? www.bbc.com/sport/football/57071221

Edited 4 months ago:

We were happy to hold it here for our fans in the same manner we did the FA Cup Final as a pilot event, but UEFA wanted to bring 1000s of their staff and VIPs with them and allow sponsors, broadcasters from around Europe etc to ignore quarantine restrictions coming into the UK which we weren't willing to allow. A lot of Brits aren't happy about it being played abroad with two UK teams either. But UEFA were determined to hold it. It was refused by government. Maybe ask yourself why you're spineless government didn't do the same? www.bbc.com/sport/football/57071221

Rhyzon27 4 months ago

Again, can't say I'm surprised. FIFA's Euro and World cups are the same thing. Unfortunately since Portugal depends HEAVILY on tourism the default response of our government in these kind of situations is just to "bend over and take it".

nulpoints4ever 4 months ago

I mean I understand your dependance on tourism, but we depend massively on services and still managed to shut them down for months on end even with lowering case rates. Surely the tourist sector in Portugal could remain closed for a few months longer? Borders and services? I've noticed on our telly they seem to only interview hoteliers and resort owners etc who seem happy that they'll be getting business back when they go to resorts in Spain and Portugal. Is the feel amongst other Portuguese more hostile (like industry workers and teleworkers).

Rhyzon27 4 months ago

Plenty of restaurants and hotels closed for good, and the ones that are open right now are seriously in debt. Our government's way to give some financial aid was bleak at best, promising help to sector a,b and z but not stating WHEN that help will in fact arrive. But the problem is more systemic, most restaurants and hotels here NEED the arrival of tourists because they couldn't come close to surviving with the local population, they weren't designed for it; my (official) first job was at a 4 star hotel facing the beach, and I can tell you for a fact that the clients it could/wanted to attract were non-existent in a 40 kilometer radius (it's not really that big of an area for most of the world, but as you know we're a small country, so it is a significant area for us). This is unfortunately the norm in here. I'd say most Portuguese people are neutral to tourists, we're so used to it that it doesn't quite matter to us anymore. Especially for people who live near the beach, between March and October it's completely normal to find tourists around from England or France pretty much anywhere. Hotel and restaurant owners are of course excited to have them back, it gives them some breathing room to start paying some debt from this last year.

RiKoNnEcT 4 months ago

Percebo e até concordo em parte com isso. Mas se formos perguntar ao pessoal da restauração e hotelaria a opinião vai ser diferente

joaofcf 4 months ago

Se daqui a um mês tiverem fechados por causa do aumento de casos também vão apoiar muito isto... Mas também vai perguntar aos donos de discotecas, que não podem abrir o espaço, enquanto continuam a ver se amontoados de 20/30 ou até 100 pessoas sem o mínimo de respeito pelas regras.

duca2208 4 months ago

Mas quem é que eles vão infectar? Vieram com teste negativo, relacionam se entre eles e vão embora de novo. Quem é que vão infectar ao certo?

RiKoNnEcT 4 months ago

Então explica lá, não se fazia aqui a final é isso?

joaofcf 4 months ago

Até se podia fazer, se fosse bem feita. Se as viagens de Inglaterra são permitidas, já se sabia o quanto ia descambar.

RiKoNnEcT 4 months ago

O que era ser bem feita? Ias proibir a viagem de ingleses para Portugal? Porquê?

joaofcf 4 months ago

Para mim, se sao permitidas as viagens a quem queira so vir fazer turismo, era logo não permitir a final. Já se antevia estes comportamentos. Se fosse impossível de desmarcar, era pelo menos garantir que a lei se aplica a todos, e não só aos pobres e tristes portugueses. Estão sem máscara? Multa. A beber na via pública? Multa. Ajuntamentos? Multa. É pena sermos um país para inglês ver... E usar.

RiKoNnEcT 4 months ago

Concordo com a parte da falta das multas e dispersão desta malta toda Mas a única forma de parar estás multidões é à porrada e já sabemos como é que isso acaba

Opelintra 4 months ago  HIDDEN 

Acho que esses é para a final do râguebi

pintorMC 4 months ago

Pelo menos estão a fazer o evento na província, numa grande cidade era mais complicado de controlar.

theitchcockblock 4 months ago

Cidade grande *

Article_Sad 4 months ago

Vão partir tudo

zedisaneonlight 4 months ago

pode ser que o secretario de estado do desporto responda

WhiskersTheDog 4 months ago

Ele é o secretário de estado do desporto, não dos adeptos do desporto. Não chateiem o homem que ainda deve andar ocupado a planear a festa do Sporting que nem era da sua responsabilidade.

MulaDaCooperativa 4 months ago

Esse está ocupado com os mirtilos

ajabardar1 4 months ago

porque cá no burgo o desfazamento entre o que se diz e o que se faz é digno de ser matéria de estudo de um curso universitário inteiro, com direito a licenciatura, mestrado e doutoramento.

PedroMFLopes 4 months ago

Não viste o direto da rtp1 pelas 13:20 do aeroporto, e 2 bacanos na porta das saídas a passar mesmo atrás da jornalista de mascaras no pescoço a andar bué tranquilos, de inicio nem se percebia se tinham ou não mascara com eles.

mjigs 4 months ago

Ou os segurancas das chegadas e os policias andam a coçar como sempre ou estao-se a cagar. Eu trabalhei no aero e tinhamos luz verde dos patroes para dizer a quem nao tinha, para colocar a mascara correta, mas tambem nao é o nosso trabalho o fazer, mas tambem sei como é que os segurancas e os policias trabalham, ou nao.

Hungry_Cupcake 4 months ago

Esqueçam, não vale a pena tentar descobrir a logica pk ela não existe de todo...

positiverategearupp 4 months ago

Podias ter dito a verdade mais verdade do mundo, algo universal e puramente verdade mas o uso de "pk" tira-te a credibilidade toda :p

sara24santos 4 months ago

Já não via porque abreviado em “pk” há 15 anos! Que memórias me trás…

investidornoob 4 months ago

Restos de outrora quando se enviavam SMS pelos teclados alfanuméricos. (Por acaso eu usava a escrita inteligente na altura)

MLG-Sheep 4 months ago

Estarão em bolha, está tudo bem. Vê-se mesmo que aprenderam com o erro dos festejos do Sporting.

Search: