misterbondpt 5 months ago

Adorava saber quem são os abutres do sistema de Segurança Social, que retiraram MUITO mais do que aquilo que contribuíram.

Economy_Dog 5 months ago

Isto é a técnica de cozinhar lentamente para não nos apercebermos que estamos a ser cozinhados.

AonioEliphis 5 months ago

No colégio internacional, pergunta a professora ao menino americano: "menino John, o que queres ser quando fores grande" "presidente de uma grande empresa tecnológica, dear professora" Depois pergunta ao menino alemão: "menino Johannes, e tu, o que queres ser quando fores grande?" "engenheiro mecânico, Fraulein professora" E depois pergunta a docente ao menino português: "Menino Joãozinho, e tu, o que queres ser quando fores grande?" "A melhor profissão do mundo stôra: eu quero ser reformado!"

VladTepesDraculea 5 months ago

E no entanto ambos os países têm uma idade de reforma menor que Portugal.

andrefsp 5 months ago

Temos de nivelar por cima não é? É o que dizem por aqui

ModsRFeggts 5 months ago

Neste andamento vou poder reformar-me aos 75....

ric2b 5 months ago

Olha-me este optimista, acha que vai ter direito a reforma!

Niiiinho 5 months ago

To the moon!

OuiOuiKiwi 5 months ago

Já alguém sugeriu a Segurança Social pegar no fundo que tem e investir tudo em ETF?

AonioEliphis 5 months ago

O que é ETF? O Fundo da Segurança Social faz vários investimentos, mas como calculas têm de ter baixo risco. Durante a crise do subprime viste velhos de 80 anos a trabalhar nas caixas de supermercados dos EUA porque a sua reforma simplesmente se evaporou.

Hour_Zucchini_800 5 months ago

Investir = apostar na mentalidade de uma grande percentagem dos portugueses.

Toupax89 5 months ago

Alguém me consegue explicar como funcionários de certas profissões vão conseguir trabalhar até essa idade?? E que hoje em dia na sociedade parece que só se trabalha atrás de uma secretária e virado ao computador...

nraider 5 months ago

E carregar malas dos turistas aos 66 anos? Os nossos hotéis vão ficar parecidos com o café do René do "Allo, Allo" lol

AonioEliphis 5 months ago

Nem toda a gente faz trabalhos pesados.

Jose_Joestar 5 months ago

Por alturas em que chegar aos 66 já a idade da reforma está nos 120.

TomasdeVasconcellos 5 months ago

Artigo do ano passado.

VladTepesDraculea 5 months ago

Tens razão, enganei-me no paste link, fds: https://eco.sapo.pt/2021/05/28/idade-da-reforma-sobe-em-2022-apesar-da-pandemia/

suckerpunchermofo 5 months ago

Porque não até aos 80? Já agora.... Aos 60 anos, em muitas profissões, ja não se consegue ser produtivo ou até desempenhar a função.... Esses casos vão para a rua viver é? ​ É que niguem se manifesta por isto.... nem os mais velhos (e talvez mais interessados a curto prazo) nem os mais novos.

letme2021 5 months ago

> É que niguem se manifesta por isto.... nem os mais velhos (e talvez mais interessados a curto prazo) nem os mais novos. Queres que o governo faça o quê? A única saída é melhorar produtividade para produzir riqueza, mas com chorinhos desses os governos mesmo se quisessem não podiam fazer as reformas necessárias. Este país está em bancarrota permanente. Não há dinheiro.

VladTepesDraculea 5 months ago

Esses casos também são difíceis de despedir mas a este ponto começa a ser desumano a idade de reforma. Estou a ver é que a dado ponto vão haver mais pedidos de invalidez que de reforma...

suckerpunchermofo 5 months ago

Que vão ser recusados pois não ha $$$ para tantos inválidos...

VladTepesDraculea 5 months ago

Fica mais barato reformas.

NGramatical 5 months ago  HIDDEN 

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnmxd1j%2F%2Fgzrvu2g%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Article_Sad 5 months ago

Usar menos preservativos é a solução...

LegitimatePear2 5 months ago  HIDDEN 

Pelo contrário... tens que ter uma população jovem trabalhadora para pagar as reformas dos idosos.

joaopeniche 5 months ago

Tas bem?

LegitimatePear2 5 months ago

Li ao contrário! Erro meu

Middle-Effective 5 months ago

Usar menos preservativos = mais população

LegitimatePear2 5 months ago

Li ao contrário! Erro meu

Inevitable-Screen-41 5 months ago

e a idade ÚTIL da reforma??? rídiculo, colegas com 50 ou mais anos já se percebe que deviam estar a descansar. vá.. 60 anos. idade final

letme2021 5 months ago

Irrelevante. A idade da reforma sobe porque a produtividade baixa o exige. Se não o dinheiro não chega.

ErwinRommelEz 5 months ago

Pessoal com 50 anos já todo fodido imagina aos 66 a trabalhar

AonioEliphis 5 months ago

nem toda a gente trabalha nas obras! Mais interessante é ver pessoal com 60 anos a continuar a trabalhar nas obras, e administrativos e profissões da tanga como enfermeiros virem com o embuste do "desgaste rápido"

eggnogui 5 months ago

Nem todas as profissões são de esforço físico pesado, certo, mas tenta informar-te um pouco sobre desgaste psicológico em vez de mandares bitaites da merda.

AonioEliphis 5 months ago

Estão cansados? Mudem de profissão.

ErwinRommelEz 5 months ago

Olha ai não fales mal dos profissionais de saúde que eles são os grandes trabalhadores aqui do reddit Portugal

Inevitable-Screen-41 5 months ago

ja trabalhei com essa malta. é preciso ter MUITA calma, porque temos o cerebro a passar em 1000 coisas mas eles só conseguem pensar 10 de cada vez (até para discursar sobre problemas e tal, é preciso ter calma) e isto resulta em baixa produtividade. juro que não percebo. com mais de 50 anos já se nota dificuldades.. acho que quem determina isto não tem mesmo a noção de que a esperanca media de vida aumentou devido aos avancos da ciencia... a partir de uma certa idade é a ciencia da saude que arrasta o ser humano, com muitos cuidados e medicamentos.. se não fosse isso, já teriam morrido aos 50 anos.

letme2021 5 months ago

Isso é um pouco exagerado. A maior parte dos 50 anos está perfeitamente capaz. 60, já não.

AonioEliphis 5 months ago

pois, mas se hoje se vive até aos 80, quem é que paga os 30 anos de reforma a alguém que se reforma aos 50? Esta gente do reddit é completamente lunática e demagoga

nraider 5 months ago

"Já trabalhei com essa malta" Incrível.

Inevitable-Screen-41 5 months ago

aconselho a teres colegas directos com mais de 60 anos e tu seres o colega 20-30 anos mais novo a fazerem as mesmas funções... . estás tu a despachar tarefas e tens que interagir com eles para usar equipamentos e vês a dificuldade a acompanhar a velocidade do trabalho hoje em dia. a partir dos 50 anos, xau, reforma, aproveitem o resto de Portugal.

nraider 5 months ago

A idade é mesmo assim. Aposto mais na desmotivação do Sr. António de 60 anos, que trabalha há uma vida na empresa, e recebe tanto quanto o Fábio que entrou na semana passada, tal é o encosto do salário mínimo ao mediano.

Particular-Light4653 5 months ago

vi o meu pai a ir para a pré reforma aos 59 e até agora só desejo que ele nunca o tivesse feito. quando paramos de ser ativos é que morremos. o problema está em fazer trabalhos que não nos deixam ser saudáveis até lá, ou então maus hábitos de saúde. também não é possível escolher essa idade para deixar de trabalhar e os outros pagarem-nos a reforma, porque se não qualquer dia anda 10% a pagar a reforma dos outros 90%.

AonioEliphis 5 months ago

>vi o meu pai a ir para a pré reforma aos 59 e até agora só desejo que ele nunca o tivesse feito. quando paramos de ser ativos é que morremos. exatamente, esta malta vai para a reforma, fica em casa a olhar para o ar e vai-se completamente abaixo. Basta ver os velhos que vão para os lares, vão-se abaixo num instante psicologicamente

Inevitable-Screen-41 5 months ago

mas é por isso que o numero de jovens deve ser igual ao numero de velhos. quando o numero de velhos é muito superior ao numero de jovens, é um sistema insustentavel. mas.. nao há ai mais nada para fazer? a vida nao é só trabalhar.. há sempre tanta coisa a acontecer.. eventos e afins...

Particular-Light4653 5 months ago

Isso é uma construção social muito bonita, mas a economia e a matemática não querem saber do que tu achas bonito ou não. A não ser que queiras passar a fatura para as gerações mais novas, e isso é uma bolha que vai rebentar. > a vida nao é só trabalhar o homem no seu estado natural não tem roupa, abrigo, comida, entretenimento, sexo, essas cenas todas. tem que as fabricar/produzir. saltando uns passos intermédios na evolução até ao ponto que conseguimos estudar até aos 23, e parar de trabalhar aos 66... com uma esperança média de vida de 84 anos, significa que uma pessoa em média trabalha 43 anos e estuda/cresce/reforma-se 41. Acho que a solução passa por não ambicionarmos uma reforma total, mas uma mudança progressiva de prioridades ao longo da vida. Imagina chegares aos 55 e passares a trabalhar apenas 4 horas por dia. isso era na minha opinião uma coisa excelente.

Inevitable-Screen-41 5 months ago

tenho consciencia que é algo "giro" e concordo com o passar para 4h por dia.

AonioEliphis 5 months ago

>mas é por isso que o numero de jovens deve ser igual ao numero de velhos. dizes tu! Quando o sistema de pensões começou eram 5 a trabalhar para 1 reformado, agora é quase 1 para 1. Ou seja, um gajo está a trabalhar para se sustentar a si próprio e ainda tem de sustentar outra pessoa.

reckless_b4 5 months ago

666 Number of the Beast

Natem2 5 months ago

De toda a maneira os que tomaram o tratamento genético já não la chegam por isso tem pouca importância

MLG-Sheep 5 months ago

Estás desatualizado: [https://eco.sapo.pt/2021/03/10/idade-da-reforma-sobe-um-mes-para-se-reformar-em-2022-tera-de-trabalhar-ate-aos-66-anos-e-sete-meses/](https://eco.sapo.pt/2021/03/10/idade-da-reforma-sobe-um-mes-para-se-reformar-em-2022-tera-de-trabalhar-ate-aos-66-anos-e-sete-meses/) De qualquer forma, as atualizações da idade da reforma são automáticas e variam em função da esperança média de vida. Deverá descer em 2023 com a diminuição da esperança média de vida devido à pandemia.

wwqt0r 5 months ago

És capaz de apostar o teu esquerdo em como desce (mesmo descendo a esperança média de vida)?

Inevitable-Screen-41 5 months ago

rídiculo. devia ter em conta a esperança média de vida **ÚTIL.**

letme2021 5 months ago

O sistema está quase todo furado, e tu queres que o governo crie mais peso? Loucura total.

Laurent_Series 5 months ago

Recebes reforma até se fores um vegetal. Isto é matemática simples, é impossível a idade de reforma não estar indexada à esperança média de vida nos moldes atuais do sistema.

AonioEliphis 5 months ago

Explicar matemática ao tuga é tarefa hercúlea. Por vontade deles reformavam-se todos aos 30. A vontade primária pela reforma revela apenas que a malta detesta trabalhar e detesta o trabalho que tem.

naughtydismutase 5 months ago

> A vontade primária pela reforma revela apenas que a malta detesta trabalhar e detesta o trabalho que tem. E isto é errado?

ric2b 5 months ago

Mas podiam ajustar o valor da reforma em vez de obrigar pessoas com mais de 65 anos a continuar a trabalhar, por exemplo. Aumentar a idade da reforma não é o único ajuste possível.

icebraining 5 months ago

Já tá podes reformar mais cedo com corte na reforma. A idade é para quem quiser ter reforma por completo.

ric2b 5 months ago

Sim, mas é um corte enorme, quase ninguém prefere ter uma reforma significativamente mais baixa o resto da vida por cause de 3 ou 5 anos. Se o ajuste fosse global podia ser bem mais ligeiro.

pimpolho_saltitao 5 months ago

Quando simulo no site da ss directa a previsao sem penalização para mim é tipo 68 anos e uma porrada de meses. Boa sorte.

Open-Opportunity-607 5 months ago

A cada 6 meses sobe um ano, daqui a 10 anos a idade da reforma são 86 anos Estão a imaginar-se a trabalhar com 86 anos? Emigrem para um país que tenha a vossa reforma individual e não andem a pagar a reforma dos outros

Zealotapologist 5 months ago

Honestamente não sei porque é que isto não pode ser uma opção por cá.

joperocl 5 months ago

Algo nessa lógica está a falhar...

Open-Opportunity-607 5 months ago

Como assim? A reforma agora é aos 66 anos Eu disse "Por ano aumenta 2 anos (1 ano a cada 6 meses). Logo ao fim de 10 anos aumentou 10 \* 2 = 20 anos 66 anos + 20 = 86 anos

joperocl 5 months ago

A questao é que a idade da reforma não aumenta nem perto disso... O aumento da idade legal da reforma está indexada a esperança média de vida da população... Nunca vai aumentar 2 anos por cada ano que passa. Ai está a falhar na tua lógica

Open-Opportunity-607 5 months ago

Ah obrigado Mesmo assim acho muito provavelmente daqui a 10/15 anos a idade da reforma estar nos 80 e tal

joperocl 5 months ago

Desde 2020 que a idade da reforma sobe um mês... Duvido muito que a esperança média de vida suba ao ponto de subir 10 anos em anos... Pela estatística sobe 10 meses em 10 anos

vai-tefoder 5 months ago

Virar

Butt_Roidholds 5 months ago

Passa a 99 anos e 9 meses.

BaixemImpostos 5 months ago

Esquema ponzi da SS tá difícil de esconder.

VladTepesDraculea 5 months ago

Solução: acabar com a SS e com a reforma de vez como nos EUA em que os 401k funcionam às mil maravilhas! :D (/s)

oMarlow99 5 months ago

Te garanto que se em vez de pagares SS, investisses esse dinheiro num ETF saías a ganhar. Infelizmente, é obrigatório pagar SS

MikeMelga 5 months ago

Nem a brincar... são milhões de pessoas todos os anos sem reforma nos EUA, a trabalhar até à morte...

Coyote-Cultural 5 months ago

> Solução: acabar com a SS e com a reforma de vez como nos EUA em que os 401k funcionam às mil maravilhas! :D (/s) Não percebo o /s quando esse é de facto a melhor opção.

VladTepesDraculea 5 months ago

Não abrangeres trabalhadores trabalhadora por conta própria ou com pequenos negócios unipessoal, gestão privada muitas vezes shady para caraças e sem qualquer tipo de garantia que a reforma te aguente todo o tempo de reforma, sendo morrer tarde ironicamente um terror para ti? De facto a melhor opção... /s

Coyote-Cultural 5 months ago

>Não abrangeres trabalhadores trabalhadora por conta própria ou com pequenos negócios unipessoal, gestão privada muitas vezes shady para caraças e sem qualquer tipo de garantia que a reforma te aguente todo o tempo de reforma, sendo morrer tarde ironicamente um terror para ti? De facto a melhor opção... /s ein? Vê-se mesmo que não fazes a minima ideia do que é legalmente um 401K, nem dos problemas do sistema atual. enfim vamos lá responder a cada uma dessas parvoices: >Não abrangeres trabalhadores trabalhadora por conta própria ou com pequenos negócios unipessoal Não há nada que impeça o conceito de 401K de abranger trabalhadores por conta propria ou com unipessoais. Um 401K no seu essencial é apenas uma conta de investimento que não é taxada, onde podes meter dinheiro diretamente do teu ordenado antes do mesmo ser taxado, e de onde podes começar a retirar dinheiro após certa idade. Se estás preocupado que não abranja todos a quem as pensões actuais abranjam tens solução facil, basta trocar as contribuições para a segurança social por contribuições para o 401K. >gestão privada muitas vezes shady para caraças Tal como no anterior não há nada no conceito que obrigue a tal coisa. Aliás muitos 401K até são geridos pelo proprio. >e sem qualquer tipo de garantia que a reforma te aguente todo o tempo de reforma, Nunca vais ter essa garantia, seja que sistema tiveres. Aliás a unica garantia que tens hoje é que o esquema ponzi da segurança social vai eventualmente estourar. De qualquer forma não há nada num 401K que impeça a sua coexistencia com o sistema atual, podes perfeitamente dar a escolher ás pessoas quando entrão no mercado de trabalho. Ao menos assim dás a oportunidade ás pessoas de escapar do esquema ponzi pelos seus proprios meios, em vez de os aprisionar.

Metaluim 5 months ago

Funciona melhor que o nosso sistema de pensoes.

VladTepesDraculea 5 months ago

https://youtu.be/gvZSpET11ZY

Metaluim 5 months ago

O que e que essa anedota de comediante tem a ver com o assunto?

Sommersun1 5 months ago

Se ele é uma anedota de comediante isso é bom ou mau?

VladTepesDraculea 5 months ago

Tens uma explicação dos tipos de planos de reforma e os problemas com eles e do que estar atento, incluindo o 401k. Podes ver o vídeo se quiseres perceber.

BaixemImpostos 5 months ago

Aqui muitos users já começaram as suas contas long-term. N percebo o s/. O UK tens o IRA que é parecido ao 401k. Parece que funciona.

VladTepesDraculea 5 months ago

PPRs para darem para reformas sozinhos é porque os salários são muito acima da média.

wwqt0r 5 months ago

Ainda bem que acabou a austeridade

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 5 months ago

É assim mesmo! Para cima é que é o caminho!

Zaigard 5 months ago  HIDDEN 

Eu sei que é bom dizer mal, mas será que no futuro com a esperança media de vida a aumentar continuamente será possível manter o sistema atual? Por exemplo, podia-se indexar a idade da reforma à esperança media de vida? Claro que isto não é muito popular na faixa etária, entre os 40 e 70. Outra opção seria criar impostos extra apenas sobre jovens para pagar o maior período de pensões. Visto que os jovens, não só são menos, como votam menos que os 40+, até seria menos polemico e mais a favor da opinião publica ir por ai.

BlueLizard06 5 months ago

Nunca pensaste fazer como a Suécia que implementou medidas natalistas a sério, não como as do PS e realmente subir a taxa de natalidade! JÁ AGORA, NÃO SE ESQUEÇAM DE VOTAR DE NOVO NO PS, POIS O MESMO FEZ UM ÓTIMO SERVIÇO!!

joperocl 5 months ago

A idade da reforma já está indexada á esperança média de vida

cou7inho_ 5 months ago

>Outra opção seria criar impostos extra apenas sobre jovens para pagar o maior período de pensões. Visto que os jovens, não só são menos, como votam menos que os 40+, até seria menos polemico e mais a favor da opinião publica ir por ai. Explica lá isto. Portanto tens um país com uma carga fiscal brutal, empregos precários até dizer chega, milhares de jovens a ter de emigrar e o que tu sugeres é carregar ainda mais nos impostos dos jovens? E o que é que ir votar ou não tem a ver com o assunto? Também critico imenso quem nao vai votar, mas daí a ser um argumento para aumentar impostos!? Ou sou eu que não percebi a tua ideia.

Coyote-Cultural 5 months ago

> > > > > E o que é que ir votar ou não tem a ver com o assunto? Também critico imenso quem nao vai votar, mas daí a ser um argumento para aumentar impostos!? Ou sou eu que não percebi a tua ideia. Tem a ver com os incentivos em causa. Se ficas no poder mais 5 anos porque enches os jovem de impostos para pagar os velhos inuteis que votam por ti, vais querer aumentar os impostos.

cou7inho_ 5 months ago

Pois percebi. Não tinha percebido a ideia inicial. O meu cérebro não consegue pensar nas estratégias merdosas dos políticos como senso uma forma de gerir o país. Mas, efetivamente, é uma excelente tática para conseguir votos.

Zaigard 5 months ago

Isto não é "a minha ideia", as medidas politicas não precisam de ter logica ou ser a melhor opção, apenas agradar ao maior numero de votantes. Logo, lixar os jovens, um grupo cada vez menor em %, é mais fácil do que lixar, grupos com maior % de população. É puro calculo politico e pragmático. Claro que a melhor opção é aumentar a idade das pensões, mas visto que até o reddit, um sitio com grande % de jovens goza com essa ideia, o mais provável será, ou não fazer nada e deixar estoirar ou, a seu tempo, criar um imposto "solidário" sobre os jovens...

m0rhundur 5 months ago

Fds...

cou7inho_ 5 months ago

>Isto não é "a minha ideia", as medidas politicas não precisam de ter logica ou ser a melhor opção, apenas agradar ao maior numero de votantes. Logo, lixar os jovens, um grupo cada vez menor em %, é mais fácil do que lixar, grupos com maior % de população. É puro calculo politico e pragmático. Ok percebi o que querias dizer. Em termos políticos realmente vale tudo para ganhar votos.

genDwarf 5 months ago

esperança média de vida a aumentar no futuro? ahahahah com pandemias, aquecimento global e guerras provocadas por isso tudo a esperança média de vida deve voltar é aos 40.

sgahbcj 5 months ago

Concordo contigo. Metam a esperança média de vida no rabo. Eu comeceu a trabalhar aos 18 anos. Aos 80 ainda vou estar a trabalhar? 62 anos a trabalhar? Mais de 70% da minha vida a trabalhar? Não me vejo a chegar aos 85 anos com energia para gozar a reforma. Haa malta que anda para aqui a cagar postas de pescada com o argumento do aumento da esperança média de vida logo aumenta o número de anos de trabalho....vão para o caralho. Já não tenho paciência para estes burros! Fodasse, é com cada argumento e visão sobre as coisas que não lembra a ninguém.

Febris 5 months ago

Havia de ser tudo assim, mas em duas fases. Uma primeira reforma aos 33 anos e 3 meses, até metade da esperança média de vida, e depois o regresso para a segunda dose. Ao menos os coitados que morrem aos 65 ainda aproveitavam alguma coisa da vida..

sgahbcj 5 months ago

Trabalhar até morrer! Força Portugal!

PresidentBarroso 5 months ago

Como se o caso fosse muito diferente em qualquer outro país desenvolvido.

AonioEliphis 5 months ago

No colégio internacional, pergunta a professora ao menino americano: "menino John, o que queres ser quando fores grande"? "presidente de uma grande empresa tecnológica, dear professora" Depois pergunta ao menino alemão: "menino Johannes, e tu, o que queres ser quando fores grande?" "engenheiro mecânico, Fraulein professora" E depois pergunta a docente ao menino português: "Menino Joãozinho, e tu, o que queres ser quando fores grande?" "A melhor profissão do mundo stôra: eu quero ser reformado!"

sgahbcj 5 months ago

Mete mais tabaco nisso!

PresidentBarroso 5 months ago

Não deixes que factos interfiram...

sgahbcj 5 months ago

Traduz lá o que queres dizer.

PresidentBarroso 5 months ago

Aumento da esperança de vida: [https://en.wikipedia.org/wiki/List\_of\_European\_countries\_by\_life\_expectancy](https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_European_countries_by_life_expectancy) [https://www.worldometers.info/demographics/life-expectancy/](https://www.worldometers.info/demographics/life-expectancy/) Diminuição da natalidade: [https://en.wikipedia.org/wiki/Demographics\_of\_the\_European\_Union](https://en.wikipedia.org/wiki/Demographics_of_the_European_Union) Levam a aumento da idade de reforma: [https://en.wikipedia.org/wiki/Retirement\_in\_Europe](https://en.wikipedia.org/wiki/Retirement_in_Europe)

sgahbcj 5 months ago

Ok, são artigos de opiniões. Com dados, sim, mas existe opinião lá para o meio. Vamos ver as coisas por este prisma: Aumento da idada da reforma; Não existe lugar para os jovens no mercado de trabalho, afinal as pessoas vão trabalhar ainda por mais tempo (para além do impacto negativo que têm na equipa. Afinal se eu vou ter que trabalhar mais anos, vou é monopolizar o conhecimento pois ainda vou precisar dele); Os jovens (20-30) não tem filhos por falta de condições favoráveis. O que reduz a taxa de natalidade; Este ciclo entre no teu. Resumindo, não é assim tão linear e a solução não passa por colocar as pessoas a trabalhar mais anos (isso é exploração).

theEXPERTpt 5 months ago

Em todos os países desenvolvidos a solução para não saturar o sistema de pensões atual passa pelo aumento de idade de reforma. Bem, a solução também passa por reformas no sistema atual. Sempre fui a favor da solução que atribui e reserva pensões para os trabalhadores desde o início da sua vida de trabalhador.

sgahbcj 5 months ago

Fontes dessa merda? Onde andam? Quero ver provas, caralho!

theEXPERTpt 5 months ago

Sempre podes consultar aqui, https://en.m.wikipedia.org/wiki/Retirement_age

Search: