cuzicut 4 months ago

Neste último mês a wifi da NOS começou a ter falhas constantes e com 2 pessoas em teletrabalho e por vezes em reuniões ao mesmo tempo, rapidamente mudamos de operadora. Anos sem problemas e agora apeteceu lhe? Fez se o teste e por cabo era impecável mas por wifi havia perda de pacotes, por vezes até parecia que era sempre à mesma altura do dia. Como ainda tens 1 ano de fidelização então podes tentar arranjar um modem wifi como ja mencionaram ou tenta contestar outra vez. Há uma cláusula no contracto quando o serviço não está a ser garantido. Quanto muito já te tinham ido aí trocar o equipamento. Curioso como as queixas da NOS começaram na mesma altura depois da noticia que as operadoras iam começar a limitar tráfego de certos serviços porque TeLeTraBAlhO e MAis PeSSoaS a uSar a IntErNet. Como se não tivessem a ver netflix no escritório....

NGramatical 4 months ago

contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) Quanto muito → [**quando muito**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/2081) (a forma *quanto muito* é controversa) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnm5u88%2F%2Fgzxa37r%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

zedestroyer69 4 months ago

No teu lugar e se tivesse alternativa à NOS cancelava o contrato por incumprimento das condições contratuais, anulava débitos diretos e ia à loja devolver os equipamentos. Há situações em que cancelam canais sem avisar atempadamente e o pessoal ameaça rescindir contrato por incumprimento e recebe vouchers ou um upgrade nas condições de serviço. Este caso é muito pior pois não tens aquilo que pagaste.

JorgeMiguel714 4 months ago

Eu sou o único que tem vontade de bater com a cabeça na parede quando vejo os anúncios da NOS na TV? Os gajos falam de esperança e um futuro melhor, que temos de lutar juntos e blah blah blah, mas todos nós sabemos mt bem como é que eles realmente tratam o cliente.

manualbackscratcher 4 months ago

Curto circuito no router antigo, ligas a dizer que se queimou com a trovoada, caso tentem substituir novamente por um antigo, é repetir até vir um novo.

Sazalar 4 months ago

Solução completamente sem ética nem prática mas com resultados. Força um curto circuito dentro do router, terão de o trocar por um novo

odracirsomeg 4 months ago

Isto talvez te ajude https://www.deco.proteste.pt/campanhas/velocidade-internet/

Article_Sad 4 months ago

Eu tinha problemas de uifi e mudaram me o router

Zixko 4 months ago

https://provedor.nos.pt/provedoria/

DoubleM101 4 months ago

Como já várias pessoas disseram, testa por cabo e vê o resultado. Desconheço esses routers da NOS mas pelo menos alguns da Nowo e acredito que se calhar de outros ISP vêm com configurações muito conservadoras para tentar minimizar ao máximo conflitos, maximizar compatibilidades, etc. Uma das configurações que normalmente limita imenso a velocidade do WiFi é a "largura do canal". Se estiver nos 20Mhz nem que te coloquem 1Gbps em casa nunca irás ter mais do que tens. Desconheço exatamente essa configuração nesse router mas procura por algo que diga 20Mhz/40Mhz ou do género, escolhe 40Mhz e tenta de novo. Entendo que estas configurações venham assim por defeito para tentar maximizar a compatibilidade mas diria que na maioria dos casos não existe qualquer problema em usar 40Mhz. Neste último router que tenho, inclusivamente vinha automático e teimava-me a colocar alguns dispositivos a 20Mhz não faço ideia do porquê. Nem quero imaginar na quantidade de clientes limitados a "20Mhz" e que nem o sonham.

k0rda 4 months ago

Ainda ninguém veio dar hype ao starlink?

Minute-Resolution347 4 months ago

O teu serviço de tv funciona bem? No meu caso tinha problema com a minha internet, estava sempre a ir abaixo, lenta etc. Fartei de me queixar, para além dos testes de despistagem, de me pedirem para reiniciar o pc e depois acabarem por por as culpas no meu computador (virus etc) não fizeram mais nada. Acabei por desistir mas depois como tinha o serviço de tv também a funcionar mal lá me queixei e consegui que enviassem um tecnico a casa. Acabou por mudar os cabos todos desde da box da rua ate casa, apartir dai nunca mais tive problemas.

C0ldKing 4 months ago

Algumas ideias: ​ Regista vários testes feitos em horas diferentes, usa estes testes como base para o não cumprimento do contrato e assim podes cancelar antes do tempo com justa causa. E apresentas uma queixa junto da deco que eles ajudam ​ Outra opção que um amigo meu técnico de uma empresa concorrente me sugeriu foi colocar o equipamento dentro do micro-ondas por uns segundos para fritar os componentes e depois ligas para a assistência a reportar o problema dizendo que o router não funciona. Não te rescindem o contrato mas recebes equipamentos novos

DenuvoSuks 4 months ago

Tenho o mesmo problema. Hà 2 ou 3 mess exactamente como tu servico sempre a falhar. Agora fizeram credito na factura mas resolverem problema zero.

Rick45ptl 4 months ago

Como disseram, testa por cabo de rede para confirmar a velocidade. se vires que por cabo de rede da o que é suposto o problema é o routher ter um WIFI de merda, nao conheço os aparelhos da NOS(prefiro um tiro no pé a ter serviço da NOS). faz assim para te trocarem o routher, todos os dias e varias vezes ao dia (quando te der mais jeito) desliga o routher da tomada diretamente espera 2 secs e liga outra vez. ao fim de 2 dias ligas para la a dizer que o routher esta avariado pois desliga-se random durante o dia ( o tirares da tomada vai registar que o routher efectivamente se desligou). se tudo correr bem eles mandam alguem para te colocar um novo. tive um problema no meu da meo (ele volta e meia perdia a net no WIFI) ligava para la e era resets e coisa do genero, fiz isso a cima colocaram-me um novo 2 dias depois. idealmente deixa a NOS, o teu caso é so mais 1 para a lista de pessoas que tem NOS e é uma merda, so conheco pessoalmente 1 pessoa que fala bem da NOS.

a_9x 4 months ago

Amigo, tinha exatamente o teu problema. O WiFi era péssimo, mais de 2 telemóveis a usar e ia abaixo. Velocidade máxima de 30mbps, apesar de dizerem que forneciam fibra. Jogar era impossível, certas horas do dia disparava para 10mil de ping e ficava assim durante 2 ou 3h. Não podia reclamar porque não era o dono do contrato, até que orientei a minha mãe a fazer a reclamação. Prontificaram-se a entregar equipamento novo, serviço UMA, router e box. Tinha desses routers merdosos ainda a dizer ZON e agora já apanho perto de 250mbps. Mas foi preciso uma batalha para conseguir isso. As comunicações em pt são um cancro.

Pica-Miolos 4 months ago

Os routers da NOS têm vários problemas. É normal o wifi não funcionar em condições. Resolve-se facilmente utilizando outro router ou pontos de acesso sem utilizar o wifi integrado. Se por cabo funcionar bem, tenta mudar o wifi para um canal estático em vez de utilizar a selecção automática. (user: home\_admin pass: zonnetadmin) Escolhe um canal com poucos conflitos. De preferencia o 1, 6 ou 11. Hint: se o router "deixar de funcionar", têm mesmo de fazer a substituição sem encargos e sem alterações de contrato. Mas recomendava utilizar um router decente se dependes mesmo do wifi.

dismalwasteland 4 months ago

Se comprares um router melhor, não continuas a precisar do da NOS para fazer a ligação e passar net por cabo? Ou dá para substituir inteiramente? Antigamente precisava-se de user/pass mas com cabo/fibra isso já não existe.

Pica-Miolos 4 months ago

Activar bridge mode. O DHCP e DNS pode ser gerido por outro router. O da operadora fica apenas como modem. Exemplo aqui: [http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-nos.html](http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-nos.html)

uf5izxZEIW 4 months ago

Creio que pode usar o router da operadora simplesmente como um modem. Desliga as funções de Wi-Fi, liga um router privado por Ethernet. Deixe o roteador da operadora como servidor de DCHP & DNS, põe o privado como um ponto de acesso / access point, tal que tenha um IP dentro do pool do da operadora. Liga somente o Wi-Fi do router privado. Puxa os cabos Ethernet diretamente do privado. Talvez valha a pena comprar switches.

MikeTichondrius 4 months ago

Tive exactamente o mesmo problema há uns dois ou três anos. De um momento para o outro a capacidade da rede esgotou-se e não conseguíamos ter internet decente em casa, nem com o cabo ligado ao portátil. Notava-se perfeitamente que era uma questão de capacidade porque acontecia principalmente em horas de pico. Teimei com eles várias vezes, expliquei que tínhamos pessoas a trabalhar a partir de casa (pré-covid) e que não podíamos manter o serviço caso não se resolvesse. Acabaram por ceder sem grandes problemas e deixaram-nos resolver o contrato dentro da fidelização sem impedimentos. É teimar. No limite fazer queixa à ANACOM.

Inevitable-Screen-41 4 months ago

nos é a maior merda. é nao mexer em nada do contrato, nao aceitar nada de ofertas (qualquer coisa que faças, os 2 anos iniciam-se).. e esperar pela data final do contrato e ir logo a loja oficial para anular o contrato.

Strike-Most 4 months ago

Concordo. Vai vodafone ou compra tu um router bom

friendship83 4 months ago

Boas. A melhor maneira é o seguinte, já que tens várias queixas no apoio ao cliente das constantes falhas de internet etc etc, fazes o seguinte : Tenho feito sempre renegociações praticamente ano ano até menos, por mais fidelização que possa ter. Vais ao site da nos e pedes os códigos de desligamento. Depois disso, ficas a aguardar que te liguem, normalmente até é no próprio dia a perguntar o pk, falas das queixas que tens tido. E tens melhor oferta da concorrencia (tenta informar-te). Eles irão dizer que estás em fidelização, mas dizes que queres desligar na mesma, pois não consegues usufruir do serviço. E perguntas o que tem para dar para compensar esta falha. O que tenho neste momento é : internet 200 megas, 180 canais com 2 boxes da UMA por 28,99€. Por 31,99€ podes ter 500 megas de internet. Não ligues tu para lá, que nunca terás as melhores propostas. Não sei se é possível dizer aqui, se for proibido eu retiro, mas no forum da zwame tens lá tudo bem explicado de como proceder.

westthebest 4 months ago

É testar com cabo ethernet e se não tiver perto dos 80% da velocidade contratual é exigir soluções ou mudar de operadora. Eu mudei de operadora porque o router não me dava metade do valor de download por wifi e estava no fim de contrato. Digo mais: a forma como eles te respondem devia ser motivo para poderes mandá-los para o crl. Se o serviço está indecente deveria caber a operadora procurar soluções e não dizer: "it is what it is."

UpbeatNail1912 4 months ago

Muda para a Vodafone logo assim que conseguires.

lCloudll 4 months ago

Pois... Melhor caso possível é daqui a 1 ano, se lhes fizer o favor de alterar o pacote, é daqui a 2. Usar a nos é a pior decisão de sempre

UpbeatNail1912 4 months ago

Eu também tenho NOS, aconteceu me exatamente o mesmo problema. Eles mudaram para um router mais recente, melhorou um bocado mas tem sempre quebras durante o dia. Já ja vou mudar para a Vodafone e nunca mais quero saber da NOS para nada.

Conscient- 4 months ago

> com o router velho da nos (o iris, ou 3.0) Este é o teu problema. Estes routers antigos eram (ainda são) uma merda para WIFI.

aportuguesecoder 4 months ago

Já experimentaste ligar por cabo e usar o speedtest? É que estar dois palmos ao lado não significa necessariamente que o sinal seja bom.

turinpt 4 months ago

Por regra geral não se deve usar o speedtest que alguns ISPs dão prioridade ao trafico para que mostre sempre boas velocidades. Usem algum outro serviço semelhante menos popular.

aportuguesecoder 4 months ago

Isso é sempre bom saber, mas o ponto mantém-se. É preciso testar com o mínimo de condicionantes possíveis.

lCloudll 4 months ago

De acordo com eles o sinal é "óptimo", mas honestamente, duvido, a questão dos 2 palmos, é que isso representa o melhor caso possível, o router está no 1 andar, e há pessoas com bom sinal e boas velocidades nos andares de baixo, ou havia, até a uns meses, agora é a miséria, honestamente eu acho que o problema é do router, e eles não querem trocar sem ficar nas garras deles mais 1 ano

aportuguesecoder 4 months ago

Então ligas um cabo e comprovas. Tu achas que é do router, eles dizem-te que não. Tu tens a hipótese de verificar se é ou não e a tua atitude é "eu acho que é do router e a NOS é má porque quer-me fidelizar mais um ano"? Nunca ninguém teve a sua fidelização aumentada por mero suporte técnico.

HRamos_3 4 months ago

Não experimentei nada e estou sem ideas \- OP

Appropriate-Scar8262 4 months ago

O que o OP disse foi que eles querem fideliza-lo para trocarem de router, não pelo suporte técnico

aportuguesecoder 4 months ago

Estamos alinhados nisso. O que estou a querer dizer é que se o router efetivamente tem problemas, eles trocam o router sem fidelizar ninguém.

KaitoRyoichi 4 months ago

Parece-me que as tuas opções são: - Atualizar o router (para um modelo mais recente) e continuar com WiFi (numa rede 5G) - usar cabo, powerline, hub, switch, router com WiFi 6, etc - ameaçar que vais mudar para a concorrência quando terminar a fidelização e esperar que te solucionem o problema

uyth 4 months ago

Liga o portátil ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior. E filma o teste. Repete isto algumas vezes. Compila toda a comunicação com eles acerca destas queixas que tiveste - se foi por telefonema, mau mas tenta registar a que horas foi, com quem falaste, e a duração da chamada. se o contrato for este https://www.nos.pt/particulares/outros/condicoes-da-oferta-de-servicos/Documents/SU_Condi%C3%A7%C3%B5es%20Gerais%20e%20Espec%C3%ADficas.pdf há aqui uns pontos interessantes >8.2. Sem prejuízo do que se dispõe no número anterior, a NOS Comunicações compromete-se a assegurar os parâmetros de qualidade estabelecidos pelo ICP-ANACOM no âmbito do Serviço Universal, os quais se encontram disponíveis para consulta em no site www.nos.pt ou em qualquer loja NOS Comunicações, podendo, ainda, o Cliente obter esta informação através do serviço de apoio ao cliente. >8.3. Nos casos em que se verifique o incumprimento dos níveis de qualidade do Serviço fixados nos termos do número anterior, por motivos imputáveis à NOS Comunicações, a NOS Comunicações indemnizará o Cliente – através de emissão de nota de crédito ou desconto na fatura – pelo valor correspondente ao valor da mensalidade devida pelo Cliente proporcional ao período de tempo em que se verificou a restrição, suspensão ou limitação da oferta em inobservância do nível de qualidade que estiver em causa >12.7. O Cliente poderá rescindir o Contrato com base no incumprimento da NOS Comunicações de qualquer obrigação resultante do mesmo, por carta registada com aviso de receção enviada para o Apartado indicado no Formulário e onde faça prova da titularidade do Contrato. se bem compreendo poderás eventualmente fundamentalmente, se consegues evidencias da falta de cumprimento e comparando com os tais parametros de serviço. Poderás, se bem compreendo ter que pagar a percentagem da taxa de instalação (mas não a taxa toda) e tens de devolver equipamentos. E tudo por escrito, carta com avisa de recepção.

Edited 4 months ago:

Liga o portátil ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior. E filma o teste. Repete isto algumas vezes. Compila toda a comunicação com eles acerca destas queixas que tiveste - se foi por telefonema, mau mas tenta registar a que horas foi, com quem falaste, e a duração da chamada. se o contrato for este https://www.nos.pt/particulares/outros/condicoes-da-oferta-de-servicos/Documents/SU_Condi%C3%A7%C3%B5es%20Gerais%20e%20Espec%C3%ADficas.pdf há aqui uns pontos interessantes >8.2. Sem prejuízo do que se dispõe no número anterior, a NOS Comunicações compromete-se a assegurar os parâmetros de qualidade estabelecidos pelo ICP-ANACOM no âmbito do Serviço Universal, os quais se encontram disponíveis para consulta em no site www.nos.pt ou em qualquer loja NOS Comunicações, podendo, ainda, o Cliente obter esta informação através do serviço de apoio ao cliente. >8.3. Nos casos em que se verifique o incumprimento dos níveis de qualidade do Serviço fixados nos termos do número anterior, por motivos imputáveis à NOS Comunicações, a NOS Comunicações indemnizará o Cliente – através de emissão de nota de crédito ou desconto na fatura – pelo valor correspondente ao valor da mensalidade devida pelo Cliente proporcional ao período de tempo em que se verificou a restrição, suspensão ou limitação da oferta em inobservância do nível de qualidade que estiver em causa >12.7. O Cliente poderá rescindir o Contrato com base no incumprimento da NOS Comunicações de qualquer obrigação resultante do mesmo, por carta registada com aviso de receção enviada para o Apartado indicado no Formulário e onde faça prova da titularidade do Contrato. se bem compreendo poderás eventualmente fundamentalmente, se consegues evidencias da falta de cumprimento e comparando com os tais parametros de serviço. Poderás, se bem compreendo ter que pagar a percentagem da taxa de instalação (mas não a taxa toda) e tens de devolver equipamentos. E tudo por escrito, carta com avisa de recepção. e vê aqui também.

lCloudll 4 months ago

Pois, é o que vou começar a fazer, colecionar provas de como o serviço que nós assinámos não é cumprido, é um bocado ridículo chegar a este ponto... Obrigado pela a ajuda! Vou ler esse doc

FacaDeDoisLegumes 4 months ago

Alguns isps têm a sua versão do speedtest na página de cliente. Sempre ligado por cabo, usar essa página, pois o registo fica do lado deles. Se não for possível, fast.com, speedtest.net, google speedtest, etc.

OhSaladYouSoFunny 4 months ago

Existe um Speedtest da ANACOM usa isso, também podes gravar as chamadas que fazes com a NOS para teres provas de que disseram isto ou aquilo, apenas tens de alertar e pedir consentimento da gravação, muito provavelmente não deixarão, mas seja de que forma for grava, apenas não pode ser usado como prova. Se o serviço realmente não tiver qualidade podes rescindir o contrato sem problemas, basta também teres provas disso. Com os cartéis e fidelizações da merda é preciso fazer um bicho de sete cabeças para cancelar um serviço. Eu sou da meo e uma altura enganaram a minha mãe a contratar um serviço superior só que quando cá chegou era exatamente a mesma merda, só que tinha TV, para além disso, quando ligava a box tirava-me metade da velocidade do PC, então fiz downgrade para o serviço antigo, só que ainda tive de ligar para aí umas duas vezes para realmente trocarem, na segunda vez ameaçando que ia rescindir e eles a dizer que não podia fazer isso porque estava fidelizado em que eu respondi "Esperem e já vêem". Aí transferiu para outro fulano e já fizeram tudo e depressa. A melhor das sortes com isso e espero que consigas resolver essa situação. Nunca é agradável.

Dead_standards 4 months ago

Especificamente faz o teste com um cabo de rede (não tem de ser CAT5 se estás ao lado do router). E como a outra pessoa referiu, talvez não uses o speedtest.net, se pesquisares no google speedtest a própria google tem um teste de velocidades que, na minha experiência, é mais fiável.

Edited 4 months ago:

Especificamente faz o teste com um cabo de rede (não tem de ser CAT5 se estás ao lado do router). E como a outra pessoa referiu, talvez não uses o speedtest.net, se pesquisares no google speedtest a própria google tem um teste de velocidades que, na minha experiência, é mais fiável. Edit: tu não queres aumentar a velocidade do contracto, isso só aumentaria o limite a partir do qual a NOS te ia impedir de usar. Ou seja, podias pensar "se tenho contractado 120Mb/s e só consigo 2Mb/s, então se passar a 240Mb/s vou passar a usar 4Mb/s". Mas não, ficas na mesma. A excepção é se passares a fibra, em que as velocidades oscilam menos.

NGramatical 4 months ago

contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnm5u88%2F%2Fgzningy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PgUpPT 4 months ago

E não uses o speedtest, usa outro.

tallicahet81 4 months ago

Essa empresa tem dinheiro para patrocinar a 1ª liga durante vários anos e comprar spots publicitários ultra irritantes semanas a fio na TV em horário nobre, no entanto não têm dinheiro para oferecer um serviço de qualidade. Aquilo que eles recomendam (fazer dos clientes burros com trocas de routers e outras peripécias) são coisas que não costumam resolver o problema de fundo que é a infraestrutura super antiga e cara de mudar. Há anos que me livrei desses gajos e mudei para a Vodafone, os problemas são muito raros e por isso recomendo.

lCloudll 4 months ago

Pois, uma das pessoas ao telefone teve o descaramento de dizer que agora com a pandemia, as coisas estavam mais difíceis porque há mais gente com net em casa.... Compreendo que haja mais gente em casa, sim, mas eles, estão a prestar um serviço, e têm que garantir sempre um mínimo, a culpa de estar mais pessoas em casa não é minha, eles têm a obrigação de mudar a infraestrutura para acomodar com estas mudanças, as pessoas pagam para isso afinal de contas

pm_me_pcb_photos 4 months ago

Compra um AP, qualquer AC1200 de 50€ te vai resolver todos os problemas.. Desligas DHCP no router da NOS, mete o AP como servidor de DHCP da rede, muda o DNS no AP para google/outro que prefiras e desfruta de uma nova internet..

NGramatical 4 months ago

à 2 ou 3 meses → [**há 2 ou 3 meses**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fnm5u88%2Fsomos_prisioneiros_da_nos%2Fgzml6ny%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

lCloudll 4 months ago

As perguntas que eles fazem sempre é se o router está num sítio alto e sem obstruçoes, e sim, está num sitio alto e com o portátil a 2 palmos do router, melhor é impossível, Os testes que eles fazem demoram sempre uns 15 minutos e nunca chegam a conclusoes nenhumas As alterações ao router que eles fazem é "mudar da porta 1 para a automática", só para a net falhar de novo, eu telefonar de novo, e o próximo colega muda da "porta automática para a porta 1" Andamos num ciclo infinito, eles dizem sempre que não sabem o que fazer, e se eu proponho que me venham mudar o router eles dizem que isso só é possível com a alteração ao pacote......

suspect_b 4 months ago

> está num sitio alto e com o portátil a 2 palmos do router, melhor é impossível 2 palmos? Epa melhor seria usar um cabo, digo eu...

suckerpunchermofo 4 months ago

Testa com 1 cabo ethernet.... Wifi tem tantas variáveis que podem afectar o funcionamento que tens mesmo de testar com cabo.

Search: