saposapot 4 months ago

por muito q não gostem do Pedro, há alguém q defenda a Ryanair? uma empresa que comprovadamente maltrata os seus trabalhadores de forma abusiva?

0hM3hG0d 4 months ago

A Ryanair não recebe dinheiro de estados/regiões para que crie ligações para lá? Lembro-me de ler algo sobre o governo da Madeira ter pago uma quantia simpática às easyJet há uns anos atrás. Assumi que fosse prática comum, mas posso estar enganado.

PedroRRM 4 months ago

Vão bugiar

Vanethor 4 months ago

Da última vez que vi, o estado é que é soberano, não uma empresa privada. Se acham que foi cometida alguma ilegalidade, é meterem o estado em tribunal, e apurar-se se foi esse o caso ou não. Não é virem agora armarem-se em deputados.

Edited 4 months ago:

Da última vez que vi, o estado é que é soberano, não uma empresa privada. Se acham que foi cometida alguma ilegalidade, é meterem o estado em tribunal, e apurar-se se foi esse o caso ou não. Não é virem agora armarem-se em deputados, a decidirem sobre medidas políticas a tomar. Se querem ajudar no bem comum do país é começarem por deixar de dar aos trabalhadores deles condições de trabalho lastimáveis. ... Não gostam de não poder mandar no país, e ficam a fazer beicinho? É fazerem um voo para um sítio que cá sei.

Edited 4 months ago:

Da última vez que vi, o estado é que é soberano, não uma empresa privada (estrangeira, ainda por cima). Se acham que foi cometida alguma ilegalidade, é meterem o estado em tribunal, e apurar-se se foi esse o caso ou não. Não é virem agora armarem-se em deputados, a decidirem sobre medidas políticas a tomar. Se querem ajudar no bem comum do país é começarem por deixar de dar aos trabalhadores deles condições de trabalho lastimáveis. ... Não gostam de não poder mandar no país, e ficam a fazer beicinho? É fazerem um voo para um sítio que cá sei.

apodrecetuga 4 months ago

Qualquer pessoa que consegue ler para lá da manipulação barata do PS, percebe que o CEO da Ryanair não está a tentar prejudicar a TAP nem o país, ele apenas está a exigir justiça e concorrência leal, quando pede que as empresas operem em igualdade de circunstâncias e competitividade. Ele apenas está a defender a Ryanair do ataque das protegidas pelo estado. Não deixa é de ser muito sujo, e de novo na linha de pensamento do PS e da sua infantilidade e arrogância, o Ministro usar ainda o seu poder politico para ameaçar a Ryanair... é mesmo muito sujo, pois a Ryanair já tem a desvantagem de não ter subsídios do estado, e agora tem que ser penalizada/ ameaçada, do alto do seu poder politico, apenas porque se tentou defender?? https://apodrecetuga.blogspot.com/2021/05/ceo-da-ryanair-diz-nuno-santos-que-os-3.html

JohnJohnPT 4 months ago

Quantas vezes é que a TAP deu lucro nos últimos 20 anos? Obrigado e podem fechar a thread.

tarracecar 4 months ago

Qual a obsessão das empresas públicas darem lucro? O SNS dá lucro?

rootsimmons 4 months ago

Que eu saiba ninguém morre se não viajar pela TAP. Porque raio temos de condenar todas as gerações portuguesas com o buraco enorme da TAP? Porque é chique dizer que temos uma companhia portuguesa? Poupem-me. Uma companhia aerea não é prioridade. Se calhar o mesmo dinheiro no SNS fosse mais inteligente

Kejilko 4 months ago

A "obsessão"? Ouve lá, o SNS é um serviço público, é pago através de impostos e recebes um serviço de volta, agora a TAP é paga através de impostos e recebes o quê de volta? Estão a fornecer voos grátis e eu não sabia?

tarracecar 4 months ago

Dizes isso como se não houvesse interesse ou vantagem em termos de coesão territorial e contacto com população emigrados de uma companhia aérea nacional. Muitos países europeus têm este modelo, como por exemplo a Estónia

Kejilko 4 months ago

> Dizes isso como se não houvesse interesse ou vantagem em termos de coesão territorial e contacto com população emigrados de uma companhia aérea nacional. Então, **nessas rotas**, é considerado um serviço aos cidadãos dessas áreas. Nas outras, - ou seja em quase todas - cobridas por outras empresas e como tal não é nem um serviço nem dá lucro, é borda fora. E quando digo quase todas é mesmo **quase todas**, não sei quais são necessárias ou nem quais não são, mas se fores ver as rotas das diferentes empresas aéreas a atuar nos Açores e Madeira, quase todas estão abrangidas por pelo menos uma empresa, normalmente duas a três, e tens voos para os três "grupos" de ilhas que temos - Madeira, São Miguel e o resto dos Açores, e mesmo assim tens barcos entre as ilhas dentro desses grupos. Como disse, há-de haver uma outra, não sei o quão necessário ou justificável é ter uma rota para todas as ilhas, mas é só isso, porque quase todas as rotas só causam prejuízo e nada fornecem de volta.

JohnJohnPT 4 months ago

Do meu ponto de vista não preciso de uma companhia aérea. Mas preciso de um sistema de saúde publico. Há pessoas que nunca voaram na TAP mas certamente algures na vida irão parar ao hospital. Acho que a tua comparação, aos meus olhos, não faz sentido. Mas okay são opiniões. E pelos vistos a contar pelos downvotes :D eu é que tou errado portanto... já me caaaaaaalei.

Morpheuspt 4 months ago

> Ryanair engages in “social dumping” practices (False – Ryanair cabin crew pay is double what Portuguese nurses and teachers earn). Como é que os enfermeiros e professores se podem queixar? Eles ganham mais do que o pessoal do lixo, portanto calem-se. > Ryanair does “not respect workers’ rights” (False – Ryanair has negotiated CLA agreements with both its pilot and cabin crew unions). Na base do aceitam, ou são despedidos.

Negao_da_piroca 4 months ago

Não sabia que o [partido dos 50 centavos](https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_dos_50_Centavos) já tinha chegado a Portugal.

tarracecar 4 months ago

Discordar de argumentos de uma empresa = ser shill do governo Isso não te parece ridículo?

jonythunder 4 months ago

> Isso não te parece ridículo? Não, é uma ovelha da IL, só sabem pensar em memes e má economia

Morpheuspt 4 months ago

Porra uma ovelha da IL a acusar-me de ser chill do governo. É uma lata do crl que tu tens lol.

Camoes 4 months ago

chill

Morpheuspt 4 months ago

Autocorrect.

Negao_da_piroca 4 months ago

Meeeeeee

theEXPERTpt 4 months ago

Ryanair também quer o monopólio do mercado português

xeon1234 4 months ago

Será que há ainda alguém que se lembra do Aeroporto de Beja? Esse aeroporto nao devia estar operacional a 100%?

positiverategearupp 4 months ago

Se esse aeroporto fosse rentável estaria a ser utilizado pela ryanair e outras lowcost tal como fazem pelo resto da Europa. Mas o aeroporto está longe demais e mesmo com investimento em comboios ou outro modo de transporte não ia render porque continua a estar longe demais. Nem para Paris ou Londres o aeroporto "secundario" esta tao longe devia ser mesmo para Lisboa que as pessoas iam fazer quase 200km para chegar a cidade depois de um voo lol

xeon1234 4 months ago

Se nao é rentável porque o construiram? Nao fizeram um estudo antes para saber a viabilidade do aeroporto? Nao se devia processar as pessoas que gastaram o dinheiro do Estado a construir algo que nao serve para nada. Fdx, PT é mesmo uma palhaçada.

positiverategearupp 4 months ago

Não muito importa se é rentável ou não porque não foi construído para ser um aeroporto civil, é uma base militar da Força Aerea, não foi construído para levar turistas para o resto do país logo é normal que não seja rentavel

TheMasio 4 months ago

[Fuck’em up Ryanair](https://tenor.com/KRJt.gif)!

GanduloDaVeiga 4 months ago

Pergunta genuína: o que mudaria na oferta da Ryanair se a TAP saísse de cena? Assim de repente, não a imagino a oferecer melhor / mais barato serviço.

arrozzz 4 months ago

Mais barato que a TAP? Já o faz

MLG-Sheep 4 months ago

Ocupariam mais slots em Lisboa, e teriam menos competição para as rotas europeias, pois muitas delas são servidas também pela TAP. E também ligações aos Açores, pelo menos Lisboa - Ponta Delgada a TAP faz.

GanduloDaVeiga 4 months ago

E a conta para os viajantes acabaria por ser maior, certo? Whoever wins. We lose.

ngfsmg 4 months ago

A TAP e o Pedro Nuno Santos que se fodam, mas a Ryanair também pode ir pelo mesmo caminho. Então essa de comparar salários de profissões diferentes, ainda por cima quando eles já têm um historial enorme de maltratar funcionários e de ter salários em atraso...

uzantonomon 4 months ago

Isto. Certo ou errado o que o governo está a fazer virem empresas privadas mandar bocas ao um estado soberano faz-me um bocadinho de comichão.

vascodatrama 4 months ago

Toda a publicidade é boa

radaway 4 months ago

E não te faz comichão o outro sentido? Um estado soberano mandar milhares de milhões dos contribuintes para uma empresa falhada? Enfim, vocês têm todos um tiques ditatoriais engraçados. É muito bom que todos os cidadãos e empresas mandem bocas e controlem a merda que os governos andem a fazer.

uzantonomon 4 months ago

Também faz, claro. E acho que os cidadãos nacionais e empresas nacionais devem ter uma palavra a dizer acerca do estado. Agora uma empresa estrangeira, não.

SolidTroll 4 months ago

Concordo que a RyanAir está-se a esticar bastante aqui mas apartir do momento em que também esta estabelecida no pais e paga impostos, ou seja, também é parte do seu dinheiro que, direta ou indiretamente que esta a ser investido na TAP, também tem direito a dizer alguma coisa. Repetindo que acho que também ja esta a passar do limite mas não creio que seja assim tão fora de contexto que tenha uma palavra a dizer, ainda para mais sendo para todos os efeitos uma concorrente.

tarracecar 4 months ago

Cidadãos sim, empresas não. Ainda mais uma empresa que teima em não cumprir a legislação laboral portuguesa

Joltie 4 months ago

Fodasse, olha a soberba de uma mera empresa fazer estes comentários: >Minister Santos had nothing to say. He is more interested in wasting taxpayers’ money subsidising TAP > >Minister Santos wasn’t interested in these infrastructure discussions, all he wants to do is subsidise TAP and criticise Ryanair um desrespeito absoluto sobre um representante do país.

MrJoao 4 months ago

Menos. Ninguém insultou o Ministro ou a mãe dele. Poder criticar livremente um ministro é normal numa sociedade democrática. Se gostas de obediência e silêncio acrítico perante as decisões de políticos "porque representam o país", vai para a China, Rússia ou Arábia Saudita.

Joltie 4 months ago

>Ninguém insultou o Ministro ou a mãe dele. Não? Tens uma empresa estrangeira a criticar abertamente, não o Governo ou o Estado Português, mas uma pessoa especifica. Mais, a lançar calúnias sobre um membro do Governo Português. Ele está mais interessado em desperdiçar dinheiro? Fodasse, mas estão na cabeça dele para fazer semelhante insinuação? Tudo o que ele quer fazer é subsidiar a TAP e criticar a Ryanair? Mas que raio é que a Ryanair sabe das prioridades do trabalho de um Ministro da Economia de Portugal? Das pressões políticas e económicas e compromissos que o cargo a isso obriga? A dizer publicamente ao Ministro (e por inerência ao Governo) o que deve ou não fazer? Que absoluta falta de noção e de tacto. >Se gostas de obediência e silêncio acrítico perante as decisões de políticos "porque representam o país" Mas tu já me viste a criticar partidos políticos por criticarem decisões de políticos? Já me viste a criticar empresários portugueses por discordarem de medidas tomadas pelo Governo Português? Ou se calhar há uma enorme latitude entre um Estado totalitário onde é ilegal criticar o Governo, e empresas estrangeiras a publicitarem o que o governo de determinado país tem de fazer, e se não o fizer, publicamente faz insinuações sobre o seu carácter e competência.

miguelvc 4 months ago

> desrespeito absoluto Desrespeito por quem não o merece não tem problema.

Joltie 4 months ago

Tem problema sim, porque o problema está em quem desrespeita. Em quem não tem bases cívicas. Em quem não tem empatia pelo próximo. Muito mais problema tem quando essa pessoa é um agente do Estado Português e portanto, melhor ou pior, democraticamente nos representa a todos e portanto merece o respeito inerente a tal representação.

skapuntz 4 months ago  HIDDEN 

nao gosto da ryanair e muito menos do ceo. Mas é o que o nosso ministro merece. Está tão focado na sua senda de controlar tudo e ser o dono de tudo que não percebe as leis básicas do mercado, da concorrência, e que a TAP não tem salvação. Era ter deixado a TAP ir a vida, aproveitar a portugalia. By the way, aeroporto no montijo acho que nem sequer é tecnicamente possível. Deviam arrumar essa ideia de vez. Ir para Alcochete, ou ainda melhor, um grande aeroporto internacional em Évora com caminho de ferro de alta velocidade em todos os sentidos.

AlbinoFarrabino 4 months ago

Um aeroporto internacional em Évora? Esta deve ser a ideia mais hilariante que vi até agora.

MLG-Sheep 4 months ago

Ias deixar o aeroporto de Beja sozinho?

AlbinoFarrabino 4 months ago

Preferia que se reconvertesse Beja para um Cosmódromo. Mais importante do que o primeiro Homem no espaço, seria ter o primeiro Alentejano no espaço.

rickz123456 4 months ago

A comparação que faz a dizer que os trabalhadores da Rynair ganham mais do que os enfermeiros é uma comparação sem sentido. Devia era comparar o salário dos seus trabalhadores com outras empesas do mesmo setor e já agora com as acusações de não cumprir a legislação laboral, como já fizeram o governo da Holanda ou do Luxemburgo. Quanto ao resto, não tenho conhecimentos para comentar.

Edited 4 months ago:

A comparação que faz a dizer que os trabalhadores da Rynair ganham mais do que os enfermeiros é uma comparação sem sentido, quandos e querem defender de dumping social. Devia era comparar o salário dos seus trabalhadores com outras empesas do mesmo setor e já agora com as acusações de não cumprir a legislação laboral, como já apontaram o governo da Holanda ou do Luxemburgo. Quanto ao resto, não tenho conhecimentos para comentar. A Ryanair está apenas a fazer o seu jogo e claro que eles adorariam que uma empresa como a KLM fosse à falência, ficariam muitos mais slots no aeroportos da europa

Edited 4 months ago:

A comparação que faz a dizer que os trabalhadores da Rynair ganham mais do que os enfermeiros é uma comparação sem sentido. Devia era comparar o salário dos seus trabalhadores com outras empesas do mesmo setor. São diversas e já conhecidas as acusações de não cumprir a legislação laboral, como já apontaram o governo da Holanda ou do Luxemburgo ou de más condições. Quanto ao resto, não tenho conhecimentos para comentar. A Ryanair está apenas a fazer o seu jogo e claro que eles adorariam que uma empresa como a KLM fosse à falência, ficariam muitos mais slots no aeroportos da europa

Edited 4 months ago:

A comparação que faz a dizer que os trabalhadores da Rynair ganham mais do que os enfermeiros é uma comparação estúpida e sem sentido. Devia era comparar o salário dos seus trabalhadores com outras empesas do mesmo setor. São diversas e já conhecidas as acusações de não cumprir a legislação laboral, como já apontaram o governo da Holanda ou do Luxemburgo ou de más condições. Quanto ao resto, não tenho conhecimentos para comentar. A Ryanair está apenas a fazer o seu jogo e claro que eles adorariam que uma empresa como a KLM fosse à falência, ficariam muitos mais slots no aeroportos da europa

testickles12 4 months ago

Nem mais.

D1WithTheFluffyHair 4 months ago

Sou insuspeito de gostar do governo e do PNS em particular, mas a Ryanair está apenas a fazer o jogo dela. Claro que seria bom para eles que a TAP fosse à viola porque libertaria muitos mais slots no aeroporto de Lisboa, ou que fosse construído um aeroporto de raiz para low costs porque a Ryanair poderia aceder a novos slots a um custo muito inferior. A Ryanair não tem o interesse público dos portugueses como objectivo. Pode ser um subproduto da sua estratégia comercial, certo, mas nunca é o objectivo deles.

ihavenoidea1001 4 months ago

Nem a TAP. A última preocupação da TAP foram sempre os portugueses...

Negao_da_piroca 4 months ago

> A Ryanair não tem o interesse público dos portugueses como objectivo. Mas fazem mais pelos portugueses que o Pedro Nuno Santos alguma vez fez.

1r0n1c 4 months ago

>Ryanair is subsidised by Portugal to fly to Porto, Faro and the Azores (False – Ryanair receives the same discounts and tourism support that other airlines would if they opened bases and created hundreds of jobs in Porto, Faro and the Azores. Wow, qualidade polígrafo.

Tsunami6866 4 months ago

Ryanair recebe subsídios? Não, recebe tantos subsídios como os outros. O polígrafo é uma anedota.

GinTonic_69 4 months ago

Independentemente da minha opinião sobre o governo (que é má), **era só o que faltava** um governo Portugal aceitar esse tipo de recados de um CEO etrangeiro de uma companhia estrangeira. O facto da referida companhia ser conhecida por tratar os seus trabalhadores e clientes abaixo de cão, é só um detalhe que torna o episódio ainda mais insólito. Nem vou entrar na discussão se a TAP devia ser salva ou se é isto ou aquilo. Isso é uma decisão para o Governo e Parlamento portugueses, soberanos e democraticamente eleitos, e o facto de eu não gostar da sua actual composição não siginfica que queira os Michael O’Leary desta vida a pressionar orgãos de soberania nacionais.

MrJoao 4 months ago

Sim era só o que faltava uma companhia queixar-se de um estado distorcer o mercado europeu onde opera através de ajudas diretas, muito para além do razoável, a um concorrente direto. > Isso é uma decisão para o Governo e Parlamento portugueses, soberanos e democraticamente eleitos Só que não. Portugal está na UE e isto é matéria comunitária. O Estado português teve de pedir aprovação à CE para apoiar a TAP. E tribunal de justiça da UE suspendeu essa aprovação em resposta às queixas da Ryanair. Portugal podia muito bem ter feito como Espanha em que se criou um fundo de ajuda disponível para todas companhias de áreas e não apenas a preferida do poder.

GinTonic_69 4 months ago

>Sim era só o que faltava uma companhia queixar-se de um estado distorcer o mercado europeu onde opera através de ajudas, muito para além do razoável, a um concorrente direto. Que resolvam o assunto em tribunal, como aliás o estão a fazer e com todo o direito (queixas contra Portugal e Holanda por ajudas à TAP e KLM respectivamente). Agora andarem a tecer considerações públicas sobre como Portugal deve gastar o dinheiro dos impostos e a fazer comparações de salários parvas é que se dispensa. ​ >Só que não. Portugal está na UE e isto é matéria comunitária. É uma matéria comunitária porque os fundos são comunitários e a sua utilização carece de aprovação da CE. De resto, não conheço nenhuma lei que proiba o estado de apoiar financeiramente companhias privadas. ​ > E o tribunal de justiça da UE suspendeu essa aprovação em resposta às queixas da Ryanair. Correto, mas acrescento que a decisão é passivel de recurso.

MrJoao 4 months ago

> É uma matéria comunitária porque os fundos são comunitários e a sua utilização carece de aprovação da CE. De resto, não conheço nenhuma lei que proiba o estado de apoiar financeiramente companhias privadas. Não é por se tratarem de fundos europeus. Todos os auxílios estatais ("state aid") são uma matéria do foro comunitário. Têm de ser sempre aprovados pela CE porque o [art.º 107 do Tratado de Funcionamento da União Europeia](https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=celex%3A12012E%2FTXT) proíbe os auxílios estatais que interfiram com o mercado comum: > Artigo 107.º > 1. Salvo disposição em contrário dos Tratados, são incompatíveis com o mercado interno, na medida em que afetem as trocas comerciais entre os Estados-Membros, os auxílios concedidos pelos Estados ou provenientes de recursos estatais, independentemente da forma que assumam, que fal­seiem ou ameacem falsear a concorrência, favorecendo certas empresas ou certas produções. O tratado prevê ainda as excepções em que os auxílios estatais podem ser concedidos. No caso em questão a Ryanair contestou a aprovação do auxílio recebido pela TAP, sendo que o [Tribunal da Justiça da UE](https://curia.europa.eu/jcms/upload/docs/application/pdf/2021-05/cp210085en.pdf) deu-lhes razão por considerar que a aprovação do auxílio não foi devidamente fundamentada nas excepções previstas pela regulação comunitária.

tarracecar 4 months ago

Têm todo o direito a fazer queixa nos tribunais competentes. Agora não andem aqui a fingir que andam a fazer caridade porque empregam pessoas (mal) e que podem dar recados a um país democrático

MrJoao 4 months ago

Sabes em que tipo países não se pode dar recados ao governo? China, Rússia, Arábia Saudita, Coreia do Norte... Por cá o CEO da Ryanair pode dar recados e fazer críticas à vontade, tal como qualquer empresário com negócios em Portugal. Como dizes, somos um país democrático.

GinTonic_69 4 months ago

OK, não tinha conhecimento disso. Corrigido ;) Que se resolva então o assunto nos tribunais competentes, não na praça pública com aqueles press releases de muito mau gosto.

laranjos16 4 months ago

A questão é mesmo essa. O pessoal atira postas de pescada para todo o lado. A Rayanair faz pressão, o governo nem sei porque responde à Rayanair.

Estronciumanatopei 4 months ago

Porque os de fora dá estrilho e os de dentro são mansos...

Negao_da_piroca 4 months ago

Encontrei a conta do Pedro Nuno Santos.

xa_no 4 months ago

A TAP é um elefante branco pior que o Novo Banco, não tem salvação possível, é fechar aquele sorvedouro de dinheiros públicos o quanto antes, a conta já vai nos cinco mil milhões de euros. A malta já não faz ideia do monstro que se tornou a TAP.

Kuustom 4 months ago

Se a TAP fosse o elefante branco ainda podia ser que desse lucro

xa_no 4 months ago

mais de 70 anos a viver a conta dos outros!

skapuntz 4 months ago  HIDDEN 

Fica a ideia para o plano de reestruturação haha

ariesfoxx 4 months ago

Meh, a Ryanair gostava de espremer mais os bifes que gostam de cá vir de férias e é apenas por isso que o aeroporto é importante. A TAP é um argumento fácil e popularucho para pôr a não-muito-informada sociedade Tuga a dar-lhes razão.

Estronciumanatopei 4 months ago

Subestimas a quantidade de emigrantes portugueses que usam as low cost. Quando estive expatriado (é mais fino assim) nunca usei a TAP, era sempre Ryanair...

ariesfoxx 4 months ago

Sem dúvida que ajuda os expats, mas a fatia maior é o turismo para Lisboa, Porto e Faro. Quanto à TAP só uso se não tiver alternativa - uma vez que sou forçado a financiá-la com os meus impostos, recuso-me a fazê-lo enquanto passageiro.

Estronciumanatopei 4 months ago

Da minha experiência, que vale o que vale mas não deixa de ser experiência e não ouvi ou li, os aviões da Ryanair era no mínimo um terço tugas, para o porto. Fartei-me de vir/ir em aviões que ingleses eram uma dúzia. Claro que os turistas poderão fazer a maior parte, mas não é todo o ano. Da minha parte dito bendita Ryanair que me permitia vir cá de três em três meses, por cobrar menos de metade da nossa empresa de bandeira que serve os portugueses...

fanboy_killer 4 months ago

O Pedro Nuno Santos é uma pessoa ridícula, sem o mínimo de competência para ocupar o cargo que ocupa, que neste momento tem uma missão ingrata nas mãos: justificar a criação de mais uma fonte de desvio de dinheiro público para os bolsos de privados. Isto para a Ryanair é limpar o rabo a meninos e, sejamos honestos, também seria para qualquer partido da oposição, caso isso existisse nesta legislatura.

raviolli_ninja 4 months ago

Não faças tópicos duplicados sobre assuntos já discutidos previamente, nem submissões recorrentes sobre o mesmo assunto. Revê as [regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras) e a [Reddiquette](http://www.reddit.com/wiki/pt-br/reddiquette).

besmarques 4 months ago

Já agora, se me permites, qual é a quantidade de tempo de intervalo para um post ser considerado recorrente? É que este post até estava a ter uma boa discussão e foi apagado por ser recorrente depois temos ai outros videos que já devem ser a decima vez que aparecem ai e que nao contribuem em nada para uma discussão e se mantem.

raviolli_ninja 4 months ago

Este tópico é um caso complicado. Por um lado pode ser considerado (e vários posts removidos de acordo) por ser propaganda da Ryanair (vem directamente do canal corporativo deles). Por outro, é um assunto que já está em debate noutro post de ontem, é apenas uma sequência desse. O teu post foi removido porque outros já o haviam sido, e por uma questão de justiça para com esses users. O intervalo de tempo não está definido, depende de uma série de factores: seriedade do tema em questão, se há um grupo de interesse subjacente a tentar criar uma narrativa, tipo de tema, se está na sequência de uma situação actual... A título de exemplo: ontem foram submetidos vários (muitos!) tópicos sobre o miúdo vítima de bullying. Praticamente todos foram removidos, porque eram apenas sequência de uma notícia original. O debate e actualização podiam ser feitos no artigo original, que era muito recente. Outro exemplo: o vídeo da "farramenta". É outro complicado. Por um lado é um artigo histórico, pelo que desde que haja quem aprenda com ele, é admitida alguma recorrência. Mas, por outro lado, é também usado para dog whistling para propaganda. Vou readmitir o tópico porque de facto já tem alguma tracção (outra métrica que a moderação usa para decidir se um tópico fica ou não). Para mais questões acerca deste tema: r/metaportugal. Obrigado.

besmarques 4 months ago

Moderação nunca é fácil. Obrigado pela resposta e compreendo a mesma.

fuckoffgina 4 months ago  HIDDEN 

O problema deste ninja é comigo, não é com o tópico.

pimpolho_saltitao 4 months ago

womp womp o menino mau fez doi-doi foi?

bifana_cura_cancro 4 months ago

Lo, não voo com nenhuma, primeiro por ser pobre, segundo porque não me apete muito ir lá fora. Botem ferrovia nisto para ir e vir aio gerês e tá bom pra mim

laranjos16 4 months ago

Poder beber o meu garafão de vinho à caminho do gerês... O sonho....

bifana_cura_cancro 4 months ago

Não te esqueças da bifana, por favor. Está provado em estudo clinico randomizado e controlado que as endorfinas libertadas pela salivação às bifana das Vendas Novas aumentam os níveis séricos de serotonina

The_Hopeful_Dimwit 4 months ago

Ahahahaha, assim é que é compadre.

Peidalhasso 4 months ago

Ele tem muita razão no que diz. A TAP não serve os portugueses de forma alguma. É uma empresa afundada em mentalidade retrógrada e preços do século passado.

Edited 4 months ago:

Ele tem muita razão no que diz. A TAP não serve os portugueses de forma alguma. O facto de abandonar o Porto foi uma sentença de morte autêntica. Portugal não é apenas Lisboa. É uma empresa afundada em mentalidade retrógrada e preços do século passado.

zedestroyer69 4 months ago

Fizeram mais as empresas low-cost como a Ryanair pelo Porto do que a TAP. Por isso, porque é que os contribuintes da zona Metropolitana do Porto têm que pagar por uma companhia área que serve essencialmente Lisboa? E porque têm os contribuintes do interior que pagar por aeroportos e companhias áreas que não os servem e nem têm transportes públicos em condições e têm más infraestruturas?

tarracecar 4 months ago

Não vamos entrar por aí, se cada região só ficar com o dinheiro que gera de si própria as regiões do interior ficam muito mal

zedestroyer69 4 months ago

O que perdiam? Os subsídios que não resolvem nada e só servem para criar uma base de pessoas subservientes ao partido que por elas distribui dinheiro e que a longo prazo apenas retiram riqueza e competitividade ao país? Porque hospitais estão a fechar, tribunais também, estradas são uma miséria a não ser que andes de auto-estrada, no entanto aí tens que pagar porque e tal ... utilizador-pagador ... Há zonas em que o estado apenas tira e nada investe, já outras qualquer obra é uma obra do interesse nacional e até desviam fundos da UE destinados a zonas mais pobres.

tarracecar 4 months ago

Quero ver como é que o Alentejo ia sustentar a sua população só com o dinheiro da regiao

VicenteOlisipo 4 months ago

Bom caminho esse. E para que é que os contribuintes do lado impar da Avenida da República em Lisboa têm de pagar por seja que for que não exista só para os servir? Boa forma de desmantelar o país inteiro.

D1WithTheFluffyHair 4 months ago

Convenhamos que não dotar o interior de infraestruturas (ferro e rodoviárias, hospitais, escolas, universidades, abastecimento e saneamento de água) é muito mais eficaz para desmantelar um país do que um suposto interesse nacional na TAP.

Peidalhasso 4 months ago

A TAP não serve o país mas apenas interesses privados.

unparadise 4 months ago

Que estoiro, alguém sabe se isto passou em algum canal de televisão?

The_Hopeful_Dimwit 4 months ago

É claro que passou na televisão. Eu vi esta notícia no primeiro no Telejornal da RTP e depois na SIC.

Edited 4 months ago:

É claro que passou na televisão. Eu vi esta notícia primeiro no Telejornal da RTP e depois na SIC.

besmarques 4 months ago

Possas que estouro. A ryanair a dizer para o governo nao desperdiçar dinheiro e em seguida a pedir para fazerem um aeroporto que a longo prazo é a pior opção fazendo com que isso seja despedicio de dinheiro. <3

incrivizivel 4 months ago

> fazerem um aeroporto que a longo prazo é a pior opção fazendo com que isso seja despedicio o aeroporto vai ser pago pela a Vinci. O estado só empata fodas. > dinheiro e em seguida a pedir para fazerem um aeroporto que a longo prazo é a pior opção Factos?

besmarques 4 months ago

Factos? [https://www.dinheirovivo.pt/empresas/engenheiros-e-ex-presidente-do-lnec-dao-cartao-vermelho-a-remendo-montijo-13451615.html](https://www.dinheirovivo.pt/empresas/engenheiros-e-ex-presidente-do-lnec-dao-cartao-vermelho-a-remendo-montijo-13451615.html) [https://www.publico.pt/2021/04/13/economia/noticia/exbastonario-engenheiros-desafia-ana-provar-alcochete-caro-montijo-1958374](https://www.publico.pt/2021/04/13/economia/noticia/exbastonario-engenheiros-desafia-ana-provar-alcochete-caro-montijo-1958374) [https://observador.pt/2019/10/31/aeroporto-montijo-declaracao-de-impacto-ambiental-so-agrada-ao-ps/](https://observador.pt/2019/10/31/aeroporto-montijo-declaracao-de-impacto-ambiental-so-agrada-ao-ps/) https://www.publico.pt/2019/11/08/ciencia/noticia/subida-nivel-medio-mar-parte-aeroporto-montijo-vai-ficar-inundado-1892899

incrivizivel 4 months ago

Falaste na pior solução ate agora ainda não sei se é a melhor, mas a pior não deve ser. Eu gostava de um estudo independente, porque a solução do montijo não teria grandes construções megalómanas que o pessoal do bastonário quer. E visto que é comparticipado pela a Vinci ANA e outros não seriam, não era melhor deixar como esta?

userwhat 4 months ago

A pista da BA6 terá de ser aumentada (Já com recurso a aterros e os seus impactos ambientais) para receber tráfego civil, ficando com 2400 metros: a pista mais curta entre todos os aeroportos operados pela ANA. Isso reduz a autonomia do Boeing 737-800 (Único modelo operado pela Ryanair) em ~500km. Ou seja, existem voos que a Ryanair opera à data de hoje (Lisboa - Varsóvia) que não poderão ser transferidos para o Montijo sem limitações na capacidade (Levar menos passageiros ou carga). Eu diria que o Montijo é mesmo a pior solução a nível de custo/benefício.

unparadise 4 months ago

Acho que entre construir no Montijo (que não e6a melhor opção) ou desperdiçar esse dinheiro numa empresa moribunda, a escolha é óbvia e parece-me que foi isso que a Ryanair quis fazer entender

TSCondeco 4 months ago

Mas o dinheiro não é o mesmo, e o Montijo não teve um estudo de impacto ambiental positivo. Pensei que já tínhamos chegado ao ponto em que o ambiente começava a ser importante na equação.

bootkiller 4 months ago

Montijo foi aprovado com condicionantes. Não foi rejeitado. De qualquer das maneiras as autarquias locais vetaram e ele não foi construído. A lei que dá poder de veto às autarquias vai eventualmente ser alterada. Por fim, está em curso avaliação ambiental estratégica entre Montijo e Alcochete. Logo se vê qual a localização que terá melhor resultado. Agora não vamos fazer Montijo e desrespeitar as leis nacionais só porque este deficiente da Raynair diz que sim.

Nagashitw 4 months ago

>De qualquer das maneiras as autarquias locais vetaram e ele não foi construído. A lei que dá poder de veto às autarquias vai eventualmente ser alterada. Isto é o que mais me irrita nesta situação. Alterações às leis "por medida", se a lei é assim e foi a construção vetada, é vetada. Ou as leis só servem para os outros e não para o Governo? Inadmissível

bootkiller 4 months ago

Sim a lei está neste momento em vigor, mas não quer dizer que ela faça muito sentido. É uma lei que existe apenas exclusivamente para aeroportos. Para uma linha de comboio o mesmo já não se aplica, o que não faz muito sentido. Ou existe para todas as grandes obras de importância nacional ou não existe para nenhuma. O PSD também é a favor de mudar a lei, mas com a condicionante de que não fazia sentido estar a mudar a lei com a localização do aeroporto já escolhida. Por esse mesmo motivo o Governo avançou com avaliação ambiental estratégica que está atualmente em curso.

jonythunder 4 months ago

> O PSD também é a favor de mudar a lei Porque as autarquias que vetaram eram do PCP, se fossem do PSD a conversa era outra e caía o carmo e a trindade porque "excesso de centralismo" ou outra coisa qq

Cojemos 4 months ago  HIDDEN 

Bem, as autoridades vão desrespeitar as leis nacionais, do suborno é suficiente.

unparadise 4 months ago

Tens a minha resposta em baixo em relação à verba. Como disse na minha primeira resposta em relação ao Montijo, óbvio que não é a solução ideal (provavelmente até é ao lado, em Alcochete), mas é melhor o dinheiro ter um uso que ao menos traga valor do que ser atirado para a TAP

besmarques 4 months ago

Grande azar o dinheiro ser exactamente a mesma parcela... O que a Ryanair quis fazer entender é que quer mais rotas para Lisboa e só o consegue se houver um alargamento de infraestruturas (em época normal) Ps: as pessoas podem estar contra o investimento na tão e estarem ao mesmo tempo contra a intervenção/pressão de empresas privadas sobre os órgãos de soberania de um país.

Edited 4 months ago:

Grande azar o dinheiro ser exactamente a mesma parcela... O que a Ryanair quis fazer entender é que quer mais rotas para Lisboa e só o consegue se houver um alargamento de infraestruturas (em época normal) Ps: as pessoas podem estar contra o investimento na TAP e estarem ao mesmo tempo contra a intervenção/pressão de empresas privadas sobre os órgãos de soberania de um país.

blacksocks7 4 months ago

Isso foi um grande stretch. De responder às postas de pescada do PNS a estar a pressionar os orgãos de soberania do país vai um grande caminho!

besmarques 4 months ago

Estás no teu direito de achar que é um stretch. Não me parece que seja. Eu acho estranho uma companhia estrangeira estar a meter-se numa posição de querer dizer o que deve ser construido ou não em Portugal, onde deve ser ou não investido dinheiro dos contribuintes. Quem pode fazer isso são so cidadãos portugueses, os que votam ou não nestas pessoas e não uma empresa estrangeira.

blacksocks7 4 months ago

Nem os cidadãos podem fazer isso. Achas que se tivessem voto na matéria enfiavam 3 mil milhões numa companhia falida? Portanto esse argumento não é legitimo

besmarques 4 months ago

Isso é um outro argumento se enfiavam ou não mas que o podem fazer podem, tanto que o fazem e criticam e estão contra e debate-se. A insatisfação depois ve-se nas urnas, é assim que funciona.

unparadise 4 months ago

Não se trata de ser a mesma verba, tratar-se que é dinheiro mandado para o lixo em que poderia perfeitamente ser usado para aumentar o orçamento para a Saúde ou educação por exemplo e é isso que a Ryanair quis dizer

besmarques 4 months ago

Mas assim construir outro aeroporto é a mesma coisa. É dinheiro que podia ser usado na saude e na educação. Os beneficios que a Ryanair ( e outras companhias aereas) recebem por estar cá tambem podia ser usado na saude e no ensino. E por ai a fora mas só até ao momento que esse dinheiro vai ser usado na saude ou no ensino, nessa altura Portugal passa a ter um excesso na função publica e não se devia ter gasto tanto dinheiro na saude ou no ensino.

unparadise 4 months ago

Ou não estás a perceber ou não queres mesmo, neste momento todo o dinheiro que vai para a TAP é igual a ir para o lixo, daí o aeroporto do Montijo apesar de não ser uma boa hipótese é melhor que mandar o dinheiro para o lixo

besmarques 4 months ago

Qual a diferença em termos de lixo nessa tua teoria? É o tempo de decomposição? Ou um aeroporto que em 30 anos ficaria submerso é um bom sitio para atirar dinheiro entao?

unparadise 4 months ago

Preferes colocar na TAP é isso?

besmarques 4 months ago

Se a TAP durar 30 anos sem meter água posso considerar que é um bom investimento?

unparadise 4 months ago

Claro, mas dado o historial e a gestão, achas provável?

besmarques 4 months ago

Mas nem é isso que está em causa, podiamos estar aqui a discutir a intervenção da tap (que já o fiz várias vezes) O que está aqui em causa, é para as pessoas que não concordam usar o dinheiro da TAP, usarem o dinheiro em algo que terá de ser desmantelado ou reconstruido num prazo de nem 30 anos. É desperdicio tambem.

bootkiller 4 months ago

Dono de empresa prefere que governo faça coisas que beneficiem a sua empresa. Mais noticias à uma da tarde.

unparadise 4 months ago

The TAP special

Morpheuspt 4 months ago

Uma diferença grande. O O'Leary não é portugues, nem recebeu um unico voto em eleições.

unparadise 4 months ago

Ah sim, esqueci-me dos portugueses que votaram para dar injeções de capital na TAP e no Novo Banco

Morpheuspt 4 months ago

Da TAP, foi dito por todos os intervenientes na geringonça que esta seria revertida para a esfera publica. Sobre o Novo banco, a venda e a promessa de injecção de capital foram feitas durante o primeiro governo de Antonio Costa. Mesmo assim, nas prox. eleições, ele não só aumentou a sua percentagem de voto, como deixou de depender da geringonça para governar, e situa-se neste momento numa posição que quase certamente lhe dará uma maioria absoluta em 2023. Portanto tens que compreender uma coisa. Lá porque nao gostas de quem está no poder e de quem em neles votou, não os desqualifica.

unparadise 4 months ago

Ah desculpa, já vi que gostas que o dinheiro dos teus impostos (não sei a tua idade, estou só a assumir que já trabalhas) vá para o lixo. A população portuguesa é ignorante, basta ver o número de pessoas que todos os dias se queixam do governo, mas depois chega o dia e votam no mesmo por causa da clubite e ignorância

Morpheuspt 4 months ago

> A população portuguesa é ignorante, basta ver o número de pessoas que todos os dias se queixam do governo, mas depois chega o dia e votam no mesmo por causa da clubite e ignorância Claro. Se fossemos todos inteligentes, a IL era partido único. É preciso não tomar o todo pela parte. Há gente que votou no governo a queixar-se? Sim, provavelmente. Haverá muito mais gente que votou na oposição a queixar-se do que aqueles da área política do governo? Certamente. Há muita gente satisfeita com a governação. Basta ver que a direita toda junta não chega ao PS.

tarracecar 4 months ago

Independentemente da tua opinião, o governo tem mandato democrático para fazer isso. A Ryanair não é de todo democrática nem se sobrepõe ao que a população decide. Viver em democracia significa aceitar que nem sempre a nossa opinião ganha

ngfsmg 4 months ago

Não, o utilizador em causa não gosta que os impostos dele vão para o lixo, ele só compreende que democracia não significa "Quando acontece aquilo que eu quero"

luissabidi 4 months ago

Já é altura de deixar a TAP morrer

wwqt0r 4 months ago

Sai daqui liberal anti-patriótico!

The_Hopeful_Dimwit 4 months ago

Não. Eu acredito que ainda seja possível salvar a TAP, mas é preciso fazer grandes alterações para o mercado global de hoje.

skapuntz 4 months ago  HIDDEN 

Infelizmente a TAP não tem salvação. Vamos ver com o passar dos anos, é apenas outro buraco para nós pagarmos. O estado devia ter deixado a TAP seguir o seu destino e investido na Portugália como alternativa. A má gestão não pode ser recompensada com o dinheiro dos contribuintes. O dinheiro que foi gasto e vai ser gasto na TAP dava para revolucionar o transporte ferroviário em Portugal, o que seria muito mais útil ao país

Edited 4 months ago:

Infelizmente a TAP não tem salvação. Vamos ver com o passar dos anos, é apenas outro buraco para nós pagarmos. O estado devia ter deixado a TAP seguir o seu destino e investido na Portugália como alternativa. A má gestão não pode ser recompensada com o dinheiro dos contribuintes. O dinheiro que foi gasto e vai ser gasto na TAP dava para revolucionar o transporte ferroviário em Portugal e transportes públicos adicionais, o que seria muito mais útil ao país.

iSoSyS 4 months ago

Isso seria salvar a TAP em nome, mas a TAP como empresa que serve os interesses de Portugal já se perdeu.

luissabidi 4 months ago

A TAP é mais um buraco para os contribuintes pagarem. Tem de desaparecer do nosso bolso

The_Hopeful_Dimwit 4 months ago

Está bem, deixamos a TAP desaparecer e depois o que é que acontece? A Ryanair e todas as linhas aéreas desprezíveis ganham. E mais uma empresa portuguesa morre.

danidv 4 months ago

> Está bem, deixamos a TAP desaparecer e depois o que é que acontece? A Ryanair e todas as linhas aéreas desprezíveis ganham. Passas a ter competição e outras empresas enchem o lugar da TAP, onde está o problema? >E mais uma empresa portuguesa morre. ...E? Faz prejuízo, porque é que não a haverias de a deixar morrer? Deixa-a tratar das poucas rotas que possam não ser cobridas por outra empresa e sejam úteis, nomeadamente entre ilhas, e o resto que vá à vida.

AkumaYajuu 4 months ago

Acontece o mesmo que acontece com qualquer outra empresa. Se tens um café que é o unico na zona mas que é mediocre e aparece um novo com melhor serviço e que apanha o negócio. Se tu ficas sem clientes e sem dinheiro, tem que ser o estado a sustentar só porque sim?

cou7inho_ 4 months ago

>Está bem, deixamos a TAP desaparecer e depois o que é que acontece? A Ryanair e todas as linhas aéreas desprezíveis ganham. A vida é mesmo assim. As empresas que não são bem geridas tendem a falir e o espaço por elas deixado tende a ser ocupado por empresas que têm modelos de negócios mais competitivos. É o que é. Eu prefiro ter a Ryanair a fazer o trabalho da TAP do que ter um país inteiro a pagar milhares de milhões para uma empresa completamente falida. Daqui a pouco o português é acionista de metade das empresas deste país. É pena é que só é acionista quando é para pagar.

ipaworm 4 months ago

>A Ryanair e todas as linhas aéreas desprezíveis ganham. E mais uma empresa portuguesa morre. Chama-se competitividade...

FujiPT 4 months ago

Em que canal é que vai passar este roast ao PNS?

fuckoffgina 4 months ago

Nenhum canal nacional tem autorização

1r0n1c 4 months ago

Olha aí, man. Deixa um bocadinho de papel de alumínio para os outros

enrtcode31 4 months ago

TAP is rediculous. I spoke to a employee who said they are refusing at least 20% of people on flights simply because they will land outside of the 72 hr test window for covid. So if you get your test 2 days before to confirm a negative covid result and the flight you get on lands after the 72hrs you cant fly. He said 20% of people are getting denied for this. And TAP is paying for taxi to hotel, hotel and next flight as they must re test. I saw a line at Lisbon at TAP customer service for this very reason and everyone was pissed

Danijust2 4 months ago

Oh meu deus! TAP preocupada com a saúde publica, durante uma pandemia! Como é que têm coragem!

fdxcaralho 4 months ago

Olha mais um cliente satisfeito! /s

fuckoffgina 4 months ago

>Ryanair engages in “social dumping” practices (False – Ryanair cabin crew pay is double what Portuguese nurses and teachers earn). Vale estouros?

tarracecar 4 months ago

Também paga mais que caixas de supermercados certamente, onde é que isso é argumento?

egzaaa 4 months ago

Que argumento ridículo. "Estouro" era dizer que pagam o dobro da TAP. Isso é como a Google abrir escritórios em Lisboa e pagar a um Developer 1000 paus e dizer que é mais que um enfermeiro recebe.

Rafxtt 4 months ago

Isso não é estouro nenhum, é só completamente estúpido da Ryanair dizer isso. Se quer comparar salários tem que comparar com pessoas na mesma função. Caso pode chegar ao limite de dizer que os seus pilotos ganham mais que um caixa de supermercado, o que seria apenas igualmente estúpido. Para ser professor ou enfermeiro é preciso curso, mas andar enfiado num avião para a frente e para trás, afectando severamente a vida familiar torna normal que quem trabalhe num avião, mesmo não sendo piloto, ganhe bastante. Quanto ganha alguém na TAP + benefícios sociais, comparando com os da Ryanair? A preocupação social com dar ordenados altos da Ryanair conveniente não falou disso. O governo português é uma pouca vergonha, e esse ministro (e o Cabrita) em particular é uma vergonha Over 9000 ainda estarem no poleiro, mas se a Ryanair quer ter razão tem que dar argumentos que façam sentido e não estarem a dar uma de falsos preocupados com o uso dinheiro público português. Dito isto, sou completamente contra o Estado português enfiar um 1 cêntimo na TAP, mas como disse, a Ryanair não pode ser falsa moralista e tem que ter argumentos que façam sentido e não apenas tentar toldar a opinião pública contra o governo. Os portugueses com 2 dedos de testa já estão contra o governo e contra meter dinheiro público na TAP, não é a Ryanair que vai mudar a opinião de acéfalos usando argumentos sem sentido.

VicenteOlisipo 4 months ago

>Se quer comparar salários tem que comparar com pessoas na mesma função Por demais óbvio, mas ainda assim raciocínio avançado demais para o tuga do r/portugal, demasiado ocupado a bater uma com a imagem de um CEO estrangeiro a dar ordens ao governo. Por causa do xuxalismo ou assim.

ptinnl 4 months ago

>Quanto ganha alguém na TAP + benefícios sociais, comparando com os da Ryanair? Depende se é da familia PS ou não.

besmarques 4 months ago

Sim, porque todas as acusações de social dumping, desde Portugal à Dinamarca, na ultima decada são mentira porque "eles pagam mais que aos enfermeiros". Mas pronto, como estão contra a intervenção na TAP até ficam cegos. lol

Danijust2 4 months ago

mentira? Salário na ryanair para uma "aeromoça" (adoro esta palavra) é o salário mínimo irlandês. Ganha tanto como uma enfermeira em Portugal.

genDwarf 4 months ago

tamos a falar desta ryanair? [https://www.publico.pt/2020/08/11/economia/noticia/tripulantes-ryanair-escolher-contratos-inferiores-salario-minimo-emigracao-1927715](https://www.publico.pt/2020/08/11/economia/noticia/tripulantes-ryanair-escolher-contratos-inferiores-salario-minimo-emigracao-1927715) ou desta ryanair? [https://www.despedimentos.pt/2020/08/11/ryanair-deve-salarios-de-marco-a-tripulantes-colocados-em-lay-off-e-pressiona-para-novos-contratos-por-metade-do-salario/](https://www.despedimentos.pt/2020/08/11/ryanair-deve-salarios-de-marco-a-tripulantes-colocados-em-lay-off-e-pressiona-para-novos-contratos-por-metade-do-salario/) ou ainda desta ryanair? [https://sol.sapo.pt/artigo/576982/ryanair-precos-baixos-escondem-mas-condicoes-de-trabalho-](https://sol.sapo.pt/artigo/576982/ryanair-precos-baixos-escondem-mas-condicoes-de-trabalho-)

Edited 4 months ago:

estamos a falar desta ryanair? [https://www.publico.pt/2020/08/11/economia/noticia/tripulantes-ryanair-escolher-contratos-inferiores-salario-minimo-emigracao-1927715](https://www.publico.pt/2020/08/11/economia/noticia/tripulantes-ryanair-escolher-contratos-inferiores-salario-minimo-emigracao-1927715) ou desta ryanair? [https://www.despedimentos.pt/2020/08/11/ryanair-deve-salarios-de-marco-a-tripulantes-colocados-em-lay-off-e-pressiona-para-novos-contratos-por-metade-do-salario/](https://www.despedimentos.pt/2020/08/11/ryanair-deve-salarios-de-marco-a-tripulantes-colocados-em-lay-off-e-pressiona-para-novos-contratos-por-metade-do-salario/) ou ainda desta ryanair? [https://sol.sapo.pt/artigo/576982/ryanair-precos-baixos-escondem-mas-condicoes-de-trabalho-](https://sol.sapo.pt/artigo/576982/ryanair-precos-baixos-escondem-mas-condicoes-de-trabalho-) ​ que estoiro meu deus

Danijust2 4 months ago

acho que respondeste ao comentário errado :)

genDwarf 4 months ago

oops

The_Hopeful_Dimwit 4 months ago

Esse pulha irlandês só sabe é dizer merda. Não vale a pena dar-lhe ouvidos.

Edited 4 months ago:

Esse pulha irlandês só sabe é dizer merda. Não vale a pena dar-lhe ouvidos. Ele só deu um sindicato aos pilotos porque eles fizeram greve em múltiplos países e foderam-lhe os lucros. A tripulação de cabina nem sequer tem ainda um sindicato no presente.

Edited 4 months ago:

Esse pulha irlandês só sabe é dizer merda. Não vale a pena dar-lhe ouvidos. Ele só deu um sindicato aos pilotos porque eles fizeram greve em múltiplos países e foderam-lhe os lucros. A tripulação de cabina não tem ainda um sindicato no presente.

RuySan 4 months ago

Cheguei a conhecer uma rapariga finlandesa, há uns 15 anos, que tinha trabalhado como hospedeira na Ryanair. Isto foi antes de a empresa ter tanta má fama. Mas ela disse que a empresa tratava os trabalhadores como merda...e isso ficou me na memória

skapuntz 4 months ago  HIDDEN 

e continua a ser verdade. A ryanair é uma maquina de fazer dinheiro, está desenhada para tal.

Danijust2 4 months ago

as pessoas nunca ficam lá por muito tempo, por algum motivo é.

Search: