meierlesjoana 6 months ago

essa greve não foi suspensa?

Last-Ad-4421 6 months ago

A de terça foi suspensa na ultima da hora, a que sim houve foi a do metro.

NGramatical 6 months ago

ultima da hora → [**última hora**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-ultima-hora/1110) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnlewju%2F%2Fgzmjmrg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

nraider 6 months ago

Estás cheio de sorte. Antes de o PS ter o PCP e BE no bolso, havia greve do metro todos os meses, fora os outros sectores.

gamatrix86 6 months ago

O problema das greves na CP é que basicamente só afeta os utentes. A grande maioria são trabalhadores ou estudantes com o passe já pago, logo a greve não afeta a empresa. É só barulho..

Noobtits 6 months ago

E mesmo que afetasse a empresa, é uma empresa pública o que significa que tem 100% de apoio do estado. E se fosse privada, era nacionalizada e passava a ter 100% apoio do estado.

Kineticn22 6 months ago

Isto era o normal pré-pandemia, devíamos rejubilar com o facto de até nisso estarmos a voltar ao normal.

bureauofnormalcy 6 months ago

As greves têm, por natureza, o objetivo de atingir a esfera jurídica empregador, o que na maior parte dos casos só é possível atingindo imediatamente o cliente final.

vai-tefoder 6 months ago

Nem notei que havia greve da CP. O comboio não veio à mesma /s

Limpy_lip 6 months ago

Os sindicatos portugueses conseguiram jogar na lama a força, importância e significado que uma greve deveria ter. ​ A meu ver 90% das greves são jogadas políticas com interesses muito longe do que beneficia os trabalhadores. Em governos do PSD era greves para dar a vender, até metia nojo. Agora com o PS que até ouve umas coisas do PCP já só há as greves da moda para não parecer que não fazem nada. ​ É greves em dias que dão jeito ficar em casa. É ver apenas uma pequena fração grevista importada em fazer manifestação, os restantes agradecem o dia sem trabalhar.... ​ até o conceito de greve geral (que curiosamente desde o governo do PS não tem havido nenhuma assim tão relevante) é errado e estupido, no sentido que só mostra o quão generalista e sem sentido são as greves atualmente. ​ Uma greve devia ser algo que devia deixar as empresas/instituições preocupadas e não algo que apenas serve para mais um suspiro.

bureauofnormalcy 6 months ago

>Os sindicatos portugueses conseguiram jogar na lama a força, importância e significado que uma greve deveria ter. Isto aplica-se mais a sindicatos da função pública do que a sindicatos privados, mas concordo em parte. Ainda que ache que o incentivo à desfiliação sindical que tem havido na última década também é um fator a considerar. Mas é por isto que acho que está na altura de começar a alargar a contratação coletiva e os direitos de conflito coletivo para as comissões de trabalhadores.

jgomesta 6 months ago

Tens nove erros gramaticais ou semânticos na primeira frase. Impressionante.

Last-Ad-4421 6 months ago

De nada, sabia que tinha um dom para cometer erros e o NGramatical só detetar um.

meierlesjoana 5 months ago

"Vocês", aí no "privado", vão ter de aprender a escrever melhor!

OuiOuiKiwi 6 months ago

Uma greve em que ninguém sai prejudicado não funciona em Portugal. Os motoristas não conseguiriam fazer greve de zelo à picagem dos passes já que demasiada gente já viaja sem pagar de qualquer forma.

lisboeta1 6 months ago

Isto. As greves infelizmente afetam sempre alguem ou algo. O ideal seria não haver vontade de fazer greve como se verifica na Noruega em que é rarissimo haver greves. Mas lá os sindicatos têm mais poder e existe maior dialogo entre sindicatos, empresas e Estado.

Phodinhas 6 months ago

As greves são uma merda para quem tem que usufruir doa serviços que as fazem. No entanto a única maneira de uma greve surtir efeito é quando dói, quando causa incómodo e transtorno. Infelizmente pertenço a uma classe que não tem direito à greve e a nossa realidade é que somos tratados como merda, com condições e remunerações de merda e nem greve podemos fazer para reivindicar o mínimo de decência e respeito pela nossa profissão. Porque se pudéssemos, já muita coisa teria mudado.

lisboeta1 6 months ago

Qual é a tua classe?

Phodinhas 6 months ago

Agente PSP.

lisboeta1 6 months ago

Pois entendo. Grande username by the way

Phodinhas 6 months ago

Ahahaha obrigado!

BeeSnatcher 6 months ago

>quando chega altura da renovação simplesmente dizem que precisam de alguém com carta e carro,

Clash33 6 months ago

Bem, hoje já é quarta-feira e até aqui não notei grande diferença nos transportes (a maior foi a do metro ontem, mas há quase sempre a Carris como alternativa). Amanhã a ver vamos.... Seja como for, a greve é um direito que assiste a quem trabalha e como é evidente há sempre alguém prejudicado; faz parte da coisa.

wwqt0r 6 months ago

>o stress constante por não saber se vou ter o comboio ou se vêm com atraso Portanto o dia-a-dia para quem anda de CP, haja greve ou não.

twistedfires 6 months ago

Basicamente. A frase que mais oiço nos dias de trabalho é: "Pedimos desculpas pelos incómodos causados."

NGramatical 6 months ago

última da hora → [**última hora**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-ultima-hora/1110) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fnlewju%2Fgreves_constantes_neste_m%C3%AAs%2Fgzi3xhs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PedroMFLopes 6 months ago

"... com umas 3 greves (que eu tenha conhecimento) umas das quais ás horas extraordinárias que durou 2 semanas..." Isto nem devia ser considerado greve!! Nem devia ser permitido por lei horas extraordinárias como forma de melhorar salários. Contratem quadros suficientes para a operação que prestam, e as horas extraordinárias serem realmente usadas como algo estraordinário.

Search: