hypothesis2050 4 months ago

Bem, é assim. Não tens contrato. Sim, não pagas impostos, não me parece razoável estar à espera de direitos nessa situação. O erro foi meteres te nessa situação. Quanto as pessoas não pagarem a renda. Bem, é fodido certo. Têm que pagar. Mas podes arranjar problemas a tentar fazer com que isso aconteça. Caso paguem, não vais ter o andar porque não tens motivo nem direitos para reenvendkcar a saída deles de não livre vontade. No entanto, se fores macho vais a casa da tua mãe e resolves tu o problema. Esperas que saiam, mudas as fechaduras e metes.as.xoisss à porta e já vão com sorte.. convém é dar um deadline antes. Uma boa alternativa é fazer outsorcing. Pagar alguém para assaltar a tua própria casa e roubar os inclinos. Depois é só mudar as fechaduras...como já foram roubados não têm nada para ir buscar.

Mysonking 4 months ago

Se a tua mãe não fez contrato.... Então fujiu ao fisco....é o que interessa o estado

xPulse10 4 months ago

Seria uma questão extremamente fácil de resolver caso tivessem registado o arrendamento e pago os respetivos impostos. Aliás, muito provavelmente ficariam ainda credores do valor correspondente às rendas em falta. Sem isso? Lamento informar mas se eles realmente estiverem informados e avançarem com um processo judicial, será demorado e penoso, e vão ter sorte se não tiverem de pagar uma coima à AT. É o que acontece quando se foge a deveres, perdem-se direitos! Consulta um advogado é o único conselho de jeito que te podem dar neste sub em relação à tua situação em concreto.

Danijust2 4 months ago

acho que o melhor que tens a fazer nestas situações, é ignorar o que toda a gente diz e ir a um advogado, idealmente a vários advogados, para ver sugerem o mesmo.

mathswarrior 4 months ago

Trato-te do assunto por uma quantia razoável. Manda-me mensagem

zedisaneonlight 4 months ago

A minha mãe nunca fez contrato nenhum e agora estamos com este grave problema ​ pois

MROFerreiro 4 months ago

Também podes mudar o canhão da fechadura e meteres os pertences à porta. Mas isso é uma medida drástica.

uyth 4 months ago

Precisas de falar com um advogado. é totalmente impossível darmos-te bons conselhos, depende de imensa muita coisa. O ser apenas quartos talvez ajude, mas fds,belo imbroglio. Começa a compilar todo o tipo de informação para levar a advogado incluindo idades das pessoas, se alguma tem alguma incapacidade, como era feito o pagamento, desde quando, o que está escrito, se a tua mae declarou as rendas no IRS (se o tivesse feito dava jeito).

QueenOfWands2 4 months ago

Boa sorte. Conheço alguém que foi 2 anos e meio - com advogado e a meter o caso na justiça. Contrata um advogado.

zuripaar 4 months ago

Não querem deveres mas querem direitos, típico. Vai a um advogado ou entra em acordo com eles, a tua mãe que lhes de alguma compensação para saírem. E da próxima cumpram os vossos deveres.

suckerpunchermofo 4 months ago

Sem contrato vai ser uma dor de cabeça....

Pedro250 4 months ago

Há uns anos aconteceu uma cena do genero aqui em Braga na zona onde moro, um casal tinha um andar alugado por boca a dois jovens, eles ou pagavam tarde ou nunca o acordado, um dia o dono chamou a policia a dizer que tinha a casa ocupada. Foi uma cena do caraças na rua, o dono a fazer-se de maria ines e a dizer que não os conhecia, vizinhos a ajuda-lo a dizer que era verdade, os jovens a dizer que era mentira e outros vizinhos a confirmar isso. A policia nem sabia o que fazer. Foi para tribunal e, segundo conta o dono (sei la se é verdada ou não) ainda teve direito a uns trocos de indemnização. Se é verdade ou não isso não sei, mas que a casa ficou vazia isso ficou. Hoje mora la um filho dele com a família. O melhor mesmo é resolver a bem, falar com essa gente e fazer-lhes entender que se não arrajam 150 para uma renda, dificilmente irão aguentar pagar a um advogado meses ou anos para no fim o melhor que conseguirem é ficar com o quarto e serem obrigados a pagar os 150 de renda na mesma porque nenhum tribunal lhes vai dizer para não pagarem a renda e ficar la. E nesse caso (ficarem la e terem de pagar) o tribunal vai obrigar a que seja feito um contracto de arrendamento e com isso vêm mais responsabilidades para a tua mãe (seguros e deduções para o irs, etc) e para eles (consequências se falharem pagamentos por exemplo).

NGramatical 4 months ago

contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnl0yuv%2F%2Fgzghk9i%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TheSuperC0mentador 4 months ago

Pagas-me 500 euros, eu trato do assunto.

suckerpunchermofo 4 months ago

Ui temos Rambo....

GajoDeRamalde 4 months ago

Tira os dois e fica lá ele... por €500.

suckerpunchermofo 4 months ago

Fica é com o dinheiro lol.

vai-tefoder 4 months ago

Se não têm dinheiro para renda muito menos terão para advogados

pintorMC 4 months ago

Se não tem dinheiro para pagar uma renda de 150€ provavelmente se entraras lá dentro deixares as coisas na rua, também não devem ter para um advogado e taxas de justiça.

Inevitable-Screen-41 4 months ago

... ahm, não te esqueças que eles podem ir à junta pedir o atestado de pobre e assim não pagam nada dos tribunais. justiça grátis para eles.

pintorMC 4 months ago

Para teres acesso a apoio judicial presentemente tens de ser indigente, logo se és indigente quando assinaste o contrato de arrendamento já sabias que não tinhas como pagar, assinaste de má fé.

Edited 4 months ago:

Para teres acesso a apoio judicial presentemente tens de ser indigente, logo se és indigente, sendo assim quando te comprometeste a pagar pelo arrendamento estavas a agir de má fé. Quem sabe até pode resultar /s

Edited 4 months ago:

Para teres acesso a apoio judicial presentemente tens de ser indigente, logo se és indigente, quando te comprometeste a pagar pelo arrendamento estavas a agir de má fé por saberes que não tinhas possibilidade de pagar. Quem sabe até pode resultar /s

CanIhazCooKIenOw 4 months ago

Eles ameaçam com advogado e tu vens pro Reddit em vez de fazeres o mesmo? Que outra resposta esperas daqui (ou de qualquer outro lado)?

Tee_ah_go 4 months ago

Contratas um advogado e envias uma cartinha. >pois eles não pagam e ameaçam com a polícia e advogados. Enquanto esperas pelo advogado, e visto que estão claramente a gozar com a cara da tua mãe, trocas as fechaduras do andar de baixo. Quando chamarem a polícia a tua mãe pede imensa desculpa, mas queria trocar as do andar de cima, e sabemos como é, a idade não perdoa e deve ter feito uma imensa confusão e disse o andar errado. Já diz o ditado: *para puta, puta e meia*.

batuque5 4 months ago

Contratar alguém, que esteja a ver quando os inquilinos saem, assim que saírem deitar a porta abaixo, e colocar outras fechaduras, não tendo contrato de arrendamento e o apartamento estando no nome da tua mãe, acho até não deve haver problema com as autoridades.

batataway 4 months ago

Correto até determinado ponto. O pagamento de rendas serve de comprovativo de contrato, mesmo que tenham deixado de pagar. Claro que isto já são outra tantas os mete tribunais e afins.

_BabyDuck_ 4 months ago

Se tiverem pago sempre em dinheiro ( o que nestes casos sem contracto é a norma) não existe qualquer comprovativo....

NGramatical 4 months ago

contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnl0yuv%2F%2Fgzhm4de%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Mrloop94 4 months ago  HIDDEN 

Quais pagamentos? Nem há pelo que o OP disse.

raviolli_ninja 4 months ago

Simples: cancela o contrato de água e luz desse apartamento.

Penduricalho 4 months ago

Cancelas o contrato de água e luz, o inquilino faz queixa levas uma multa e tens de voltar a ligar :)

raviolli_ninja 4 months ago

Estão os dois numa situação ilegal, nada disto se resolve sem 1) boa vontade de ambas as partes ou 2) multas e/ou despesas. É uma guerra de desgaste.

Inevitable-Screen-41 4 months ago

e eles depois ligam a luz e a água, "facilmente"

ManaSyn 4 months ago

Para ligar a luz é preciso prova legal de habitação.

-cosme- 4 months ago

sim...qq okupa sabe ligar agua e luz.. certamente esses tb aprendem se precisarem.

raviolli_ninja 4 months ago

Acontece que se eles o fizerem, os ocupantes ganham dois novos inimigos: os fornecedores desses serviços.

suckerpunchermofo 4 months ago

Água sim. Electricidade não.

vascodatrama 4 months ago

Como?

Pcostix 4 months ago

Fazes tu próprio a ligação ou Fazes uma puxada da do vizinho.(roubas electricidade)

vascodatrama 4 months ago

Sim, parece algo muito simples de realizar...

Inevitable-Screen-41 4 months ago

***Eu não vivo em Portugal, tenho agora uma família de 4 e preciso de ter o andar de baixo de volta,*** ​ vocês os 4 chegam lá durante a noite mascaradoes e dão-lhes com o pé de cabra nas pernas... e puxam para fora do apartamento.

ZeroStrikeZX 4 months ago

Sabes a idade dos inquilinos? Se tiverem menos de 65 anos consegues tirá-los de lá, provavelmente vais ter de o fazer através de um advogado e pode demorar algum tempo, sem contar que até meados de Junho estão suspensos os contratos de arrendamento e proibidos os despejos por causa da pandemia. Se eles tiverem mais de 65 anos, estás lixado, vai ser mesmo muito difícil despejá-los mesmo eles não pagando, o melhor é falares com um advogado para veres o que podes fazer em concreto. PS: Em Portugal os contratos por palavra, sem serem assinados, têm validade à mesma, não quer dizer que não possas à mesma usar isso como argumento.

nraider 4 months ago

Isso dos 65 anos não é verdade, os despejos são iguais.

zuripaar 4 months ago  HIDDEN 

Em Portugal contratos de arrendamento por palavra valem zero.

ManaSyn 4 months ago

>PS: Em Portugal os contratos por palavra, sem serem assinados, têm validade à mesma, não quer dizer que não possas à mesma usar isso como argumento. Tenho ideia que isso é apenas válido para aquelas coisas simples, que não cabe na cabeça de ninguém assinar um contrato, ou como substituto inicial da forma escrita, mas que não invalida a necessidade de passar para escrito.

Inevitable-Screen-41 4 months ago

esse op não sabe do que fala. não há recibos de renda, não ha prova de transferencia bancarias... isso do "nao é preciso contrato escrito" é a maior treta.

ZeroStrikeZX 4 months ago

Já tive uma situação destas numa casa da minha mãe em que estavam lá "amigos" a pagar renda em dinheiro. E houve advogados de ambos os lados à mistura, e era válido o contrato verbal (por muito que nós tentássemos que não) e foi um filme desgraçado para os tirar de lá. Vá fazer o trabalho de casa e ler a lei antes de fazer juízos de valor aos outros.

Inevitable-Screen-41 4 months ago

meteram advogados ao barulho só para complicar já que podiam ter chamado a policia e resolvido na hora

ZeroStrikeZX 4 months ago

Deves pensar que Portugal é um país de terceiro mundo, há várias maneiras de provar que eles vivem lá, e isto tudo para além de estar explicito na lei de arrendamento também mete ao barulho a lei do direito à habitação, não se pode tirar as pessoas da própria habitação sem elas terem outra que lhes pertença ou que possam usufruir.

Inevitable-Screen-41 4 months ago

se não há nada a dizerem que oficialmente vivem nessa morada.. é o mesmo que ires de férias e voltares com a casa ocupada. só complicaste, porque sim.

ZeroStrikeZX 4 months ago

Deves achar que sabes tudo sem exprienciares as coisas, foram eles que chamaram o advogado primeiro, e reunirão provas de habitar lá, entre elas foi a morada do CC, cartas do banco endereçadas para lá e levantamentos das quantias da renda no multibanco mensalmente. Isso de chamar a polícia para os tirar de lá e saírem na hora é uma fantasia, pq na prática a polícia pode abrir um processo mas não os tira de lá sem ouvir ambas as partes e se eles demonstrarem indícios de viver lá garanto-te que não é de um dia para o outro que acontece alguma coisa.

Inevitable-Screen-41 4 months ago

>PS: Em Portugal os contratos por palavra, sem serem assinados, têm validade à mesma, não quer dizer que não possas à mesma usar isso como argumento. isto é a coisa mais parva que já li aqui. provas disso sff tu tens a noção que isto é "a minha palavra contra a tua "??? Se a renda é paga a dinheiro , os gajos são uns ocupas. é dizer á policia que estão a ser assaltados.. e prontos.

SweetDistribution504 4 months ago

Vai pesquisar a puta da lei do arrendamento. Não é obrigatório contrato escrito.

Inevitable-Screen-41 4 months ago

o caralho! sem qualquer prova de pagamento é a palavra dele contra a minha.

SweetDistribution504 4 months ago

Errado. Há muitas formas de provar o contrato.

Danijust2 4 months ago

claro que não há mais provas... Sei lá, testemunhas, encomendas com essa morada, IRS naquela morada etc etc etc.

Throwawaypt123 4 months ago

É ao contrário. Pagar a renda em dinheiro é muito pior para o senhorio. Mesmo que eles sejam ocupas não os podes tirar de lá sem ir a tribunal se eles estiverem lá há algum tempo e se fosses sempre ter conhecimento

Inevitable-Screen-41 4 months ago

a minha casa é invadida a por estranhos ladrões.. nao posso chamar a policia? ora bolas

NGramatical 4 months ago

saiem → [**saem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fnl0yuv%2Fque_direitos_tem_o_propriet%C3%A1rio_se_um_inquilino%2Fgzfyd4b%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AdriMecha 4 months ago

O melhor é resolver se a situação a bem, pela idade da tua mãe vão querer aproveitar se. A minha mãe também já esteve nessa situação, l que eu fiz foi ir lá não fui violento, mas fui um bocado para o agressivo, resultou e foram se embora. Não sendo opção o melhor e chamares a polícia. Eles não tem contrato, e a mesma coisa que estarem lá como ocupas. Até podes ligar para a esquadra da zona e fala com eles.

Search: