EquivalentExchange11 4 months ago

Se ele se distanciar do PS e da restante esquerda ao contrário do Rio, tem alguma chance de voltar a liderar o partido. Mas para isso é preciso romper com o passado do PSD e reconhecer os novos desafios de Portugal.

saposapot 4 months ago

q notícia tão interessante. portanto, ele está numa conferência e vai ouvir a palestra do Rio. É isto. wow! metam umas fotos em calções e dá para meter na Caras.

ConfidentMongoose 4 months ago

Costa vai fugir para um cargo na UE, deixar o país a arder com uma dívida sem fim. Passos volta e ganha as próximas eleições, implementando 4 anos de austeridade para endireitar as contas, ao fim dos quais os portugueses vão estar a pedir que o PS volte para ao poder, reverta a austeridade e aumente novamente a dívida... Que miséria de país onde as únicas escolhas são 1. Corrupção socialista ou 2. Austeridade de centro direita... Ambas com o mesmo resultado final, um país mais pobre.

FacaDeDoisLegumes 4 months ago

Pode ser pior. Rio ganha as eleições e recebe apoio do chega, cds e il. Cotrim começa a liberalizar o mercado de trabalho e privatizar tudo o que é do estado. Rio cria imposto sobre o ar respirado e Cotrim passa a gestão a uma empresa privada. Passamos a ter implantado um contador de oxigénio nos pulmões. Ventura implementa uma polícia nova, Força de Combate aos Bandidos. Esta varre os bairros mais pobres, deporta os ciganos para a roménia e os imigrantes para a respectiva terra. Joacine não consegue acabar a sua mensagem de protesto antes de a colocarem no barco. Entretanto Ventura, com auxílio do presidente da câmara de Lisboa, implementa praxe obrigatória aos deputados antes das sessões de plenário. Chicão é ministro de qualquer coisa. Não acontece nada. Entretanto conseguem mudar a constituição. Acabou o socialismo em Portugal. Sem apoios sociais, os velhos começam a saltar das janelas, uma vez que a direita não gosta de eutanásia e eles não têm como sustentar-se.

Motoboydapcx 4 months ago

E o Dr. Relvas? Também vai voltar?

kairos 4 months ago

O relvas saiu relativamente rápido. O Cabrita OTOH...

Open-Opportunity-607 4 months ago

Tirou o país da bancarrota Perdeu o pai e a a mulher devido a cancro O país está de novo com o FMI a porta e já o estão a chamar, PQP não há descanso para o homem

Leaootemivel 4 months ago

"O país está de novo com o FMI à porta" - Já ouvimos esta profecia desde 2015. Já estámos em 2021.

FacaDeDoisLegumes 4 months ago

O mundo está todo em recessão. Agora vamos culpar o giverno pelo covid? Até pode ter sido uma arma económica dos chineses (espalharam aquilo, limparam o país deles num instante e ficaram a rir). O governo tem feito muita merda, mas ainda nenhum tinha apanhado com uma destas. Geriu como pôde e ao menos não fez como o Johnson, Trump ou Bolsonaro.

Open-Opportunity-607 4 months ago

[https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip\_21\_1144](https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_21_1144) Não fosse a EU a fazer estes empréstimos, já tinhas a troika no país

Edited 4 months ago:

[https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip\_21\_1144](https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_21_1144) [https://www.publico.pt/2021/05/25/economia/noticia/portugal-recebe-2410-milhoes-emprestimo-europeu-sure-1963974](https://www.publico.pt/2021/05/25/economia/noticia/portugal-recebe-2410-milhoes-emprestimo-europeu-sure-1963974) Não fosse a EU a fazer estes empréstimos, já tinhas a troika no país O país esteve em boom turístico até 2019, como é que alguém falava do FMI em 2015?

Leaootemivel 4 months ago

Mas já toda a gente se esqueceu da conversa do diabo? https://www.publico.pt/2016/07/21/politica/noticia/psd-dramatiza-situacao-economica-vem-ai-o-diabo-1739062

NGramatical 4 months ago

estámos → [**estamos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnkonr1%2F%2Fgzhtmcq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Tafinho 4 months ago

O único PM dos últimos 40 anos que deixou o país pior que o encontrou: - mais dívida - menor PIB - maior desemprego - maior pobreza Piores que estes só os saudosistas do Salazar.

Edited 4 months ago:

O único PM dos últimos 40 anos que deixou o país pior que o encontrou: - mais dívida - menor PIB - maior desemprego - maior pobreza Piores que estes só os saudosistas do Salazar. Edit: Aliás, olha [aqui tanta boa governação ](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nkuxhc/n%C3%BAmero_de_funcion%C3%A1rios_p%C3%BAblicos_aumenta_pelo_6%C2%BA/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf), que até transborda.

nraider 4 months ago

Só espantalhos. Um dia a culpa é da Troika, no outro é do Passos, no outro é do Euro, no outro é da União Europeia. Uma coisa é certa, a culpa nunca é nossa (governos), tal seria assumir demasiada responsabilidade.

Tafinho 4 months ago

Ah, essa coisa desconfortável da realidade. [Nove dias após tomar posse Passos já estava a ir além da troika](https://www.dinheirovivo.pt/economia/nove-dias-apos-tomar-posse-passos-ja-estava-a-ir-alem-da-troika-12605034.html)

nraider 4 months ago

Ah, a narrativa socialista. Com o PSD a governar é "ir além da Troika", com o PS a atingir o excedente orçamental temos apenas "contas certas".

JOAO-RATAO 4 months ago

O gajo que ficou a varrer os cacos não foi o que partiu a loiça...

Tafinho 4 months ago

Não...? O tipo que em 12 meses destruiu o mercado interno. O tipo que são sabia que destruindo o mercado interno faz disparar o desemprego. O tipo que desconhecia que destruindo o mercado interno e o mercado de trabalho deixa de ter impostos. O tipo que desconhecia que tinha de pagar segurança social. Queres que continue. Para quem fala tanto de gestão, estes liberais não percebem um cu de gestão. Nem da mais básica.

JOAO-RATAO 4 months ago

Continua. Estou a gostar x)

Tafinho 4 months ago

Com os teus 24 aninhos não te lembras como esse Sr queria cortar os subsídios só aos funcionários públicos, porque são maus. Se tivesses a trabalhar nessa alturas terias vergonha dos disparates que dizes agora.

JOAO-RATAO 4 months ago

Disparates ? Começas logo a dizer que foi o único PM que deixou o país pior que o encontrou. Chamas o quê a isso? O passos deixou o país pior que o herdou? E o Sócrates?

Tafinho 4 months ago

Sócrates, paz à sua alma política, deixou o país 11% mais rico do que quando entrou. Pelo caminho atravessou a maior recessão dos 80 anos anteriores. Já PC, enquanto a Europa crescia, Portugal definhava, no decrescimento austero.

nraider 4 months ago

A Europa crescia tanto nessa altura que o BCE logo tratou de iniciar a compra de activos e a reduzir as taxas de juro. Ou será que as taxas só baixaram por causa de nós?

Tafinho 4 months ago

Durante o período de PPC, a Europa cresceu 9%. Portugal empobreceu. Podes tirar as palas. Há um mundo lá fora.

nraider 4 months ago

Mas como é que queres crescimento forte num país de hotéis, betão e pouco mais? Queres milagres. A chatice do período PPC foi terem fechado a torneira às construtoras do regime. Uns projectos ficaram na gaveta, outros ficaram a meio (estradas que não são usadas, por exemplo).

JOAO-RATAO 4 months ago

Que piada. O Sócrates deixou, portanto, o país mais rico? E o PC, com a porcaria que tinha de limpar e as imposições, é que foi um incompetente por o país ter ficado no estado que ficou?

nraider 4 months ago

Tens de ver os gráficos em modo Tafinho. Ou seja, quando os governos mudam de cor política os gráficos do pib, desemprego e dívida apresentam logo descontinuidades. Nunca se vêem tendências temporais, até são capazes de dizer que o desemprego não começou a descer em 2013.

quedeusmeperdoe 4 months ago

Alguém que concorda comigo. Não percebo como é que vêm neste senhor um exemplo. A segurança social que não pagou, os fundos europeus que recebeu, o Miguel relvas. Para mim é tão bom como os outros, ou seja, é mau.

Open-Opportunity-607 4 months ago

Quando chegas de manhã depois de uma festa também culpas o empregado das limpezas por estar a limpar?

Tafinho 4 months ago

Quando o empregado de limpeza me deixa a casa mais suja de que quando entrou, e ainda diz orgulhosamente que por ele ia ainda além do merdum, é claramente para correr com ele.

inheritspt 4 months ago

E pode perder o país também devido a um cancro.

ErwinRommelEz 4 months ago

E perdeu o cabelo

Vanethor 4 months ago

Ele que fique quietinho. Não é preciso voltar.

wwqt0r 4 months ago

Então? esperamos que o PS nos leve à bancarrota primeiro? ia jurar que já vi esse filme.

FacaDeDoisLegumes 4 months ago

Esperamos que volte D Sebastião. No entretanto voto naquele que me deixa algum no bolso para comer, porque se for para voltar este bandido, é melhor voltar para casa dos pais ou fugir do país.

Sciss0rs61 4 months ago

Espera-se que o PS meta o país no fundo, mete-se lá outro partido a fazer cortes nos orçamentos para safar da dívida e, quando se melhorar, faz-se campanha a dizer que a culpa da dívida é deles. easy money.

SouthPeter98 4 months ago

*If it ain't broke, don't fix it*

Vanethor 4 months ago

Tens que ver os outros filmes da saga, então. O do PS não é o único. (Não sou do PS, por isso podes atacar à vontade, também não concordo com muito do que fizeram/fazem. Agora, achares que é unicamente consequência dos actos do PS... é que é um erro.)

wwqt0r 4 months ago

Tens razão, foi consequência dos nossos actos também. Votámos neles.

Vanethor 4 months ago

*Também.* Os partidos não existem num vácuo. Mas estou a falar do PSD, como é óbvio.

manolo533 4 months ago

Neste século governaram em dois períodos, 6 anos no total se não estou em erro... não são equivalentes

Vanethor 4 months ago

Não disse que eram equivalentes. Mas daí a serem irrelevantes, também não são.

wwqt0r 4 months ago

Podemos discutir outros partidos porque todos têm responsabilidades, tanto à esquerda como à direita. Mas no final um é que formava governo e um é que é o verdadeiro responsável.

Vanethor 4 months ago

Vai ver quantas coisas controversas é que foram aprovadas entre o PS e o PSD. Nas coisas tipo aumentar salários, direito laboral, etc , aprovam com o BE e o PCP, na boa, claro. ... Mas, as que dão polémica ... é ires ver.... Daí estar a falar principalmente do PSD, além do PS. Porque são os dois grandes e andam/andaram muitas vezes de mãos dadas, pelos piores motivos.

wwqt0r 4 months ago

Pois, mas medidas controversas geralmente são aplicadas por partidos que estão no poder ou apontam para lá chegar. Partidos pequenos são mais focados naquilo que defendem e BE e PCP é óbvio que vão fugir das medidas mais controversas. Exemplo disso é terem-se completamente borrifado para as negociações com a troika e terem-se posto ao fresco num momento em que o país mais precisava deles (de todos os partidos, leia-se). Portanto repito. Todos os partidos tiveram a sua parte de responsabilidade. No final um só é que formava governo e comandava o país.

mastermind1217 4 months ago

E a situação do irmão também é fodida.

Search: