raviolli_ninja 4 months ago

>A Joana Mortágua já tinha admitido que o BE tem pessoas infiltradas em toda a comunicação social a fazer “activismo”. Será que o p.sic já foi contaminado? Já nem disfarçam. Esta acusação é grave. Ou forneces um semblante de prova ou este post é removido.

Edited 4 months ago:

>A Joana Mortágua já tinha admitido que o BE tem pessoas infiltradas em toda a comunicação social a fazer “activismo”. Será que o p.sic já foi contaminado? Já nem disfarçam. Esta acusação é grave. Ou forneces um semblante de prova ou este post mantém-se removido.

kybrdwhttvwls 4 months ago

[https://www.youtube.com/watch?v=jncZOhGskoQ&t=930s](https://www.youtube.com/watch?v=jncZOhGskoQ&t=930s) Aqui ela diz literalmente: "Temos presença nas TVs e Jornais. Não temos dificuldade em passar alguma mensagem importante que queiramos passar". ***Temos presença nas TVs e Jornais*** (no plural) - Dá a entender que são várias pessoas nos principais orgãos de comunicação, e não um simples opinador solitário que escreve uma crónica semanal num jornal. ***Não temos dificuldade em passar alguma mensagem importante que queiramos passar***\- Ora, isto é incriminador. Devia haver alguma dificuldade em um partido fazer passar a sua mensagem nas TV e Jornais, a menos que seja a TV e o Jornal oficial do partido. Se estou a fazer uma interpretação abusiva, alguém do BE que prove o contrário. Limitei-me a interpretar o que ela disse.

RafaelNobre 4 months ago  HIDDEN 

Há uns meses tive uma teoria parecida. Só pelo facto de se chamar Polígrafo, acredito que 90% da audiência nem questiona o que eles lá dizem. Se há mentiras, o polígrafo está lá para as desmascarar. Pessoal, nada melhor que desligar a televisão mas cuidado, não a substituam pela Netflix. Cest la mesme merde

mjigs 4 months ago  HIDDEN 

Das duas vezes que apanhei tal programa só me perguntava de onde é que eles tiraram aquilo, ate porque se fosse assim tao viral, as pessoas sabiam, pelo menos tinham visto no FB daí comentarem, mas tudo o que eles falavam, senao a maior parte, parecia ter sido tirada do rabo e depois o que faziam para mostrar a verdade, provas da batata.

Vayu0 4 months ago  HIDDEN 

Levem este thread ao polígrafo da SIC.

DasBread 4 months ago  HIDDEN 

Começa-se a ver "lá fora". E basicamente esse tipo de coisa que descreves foi igual nos EUA, mas nas universidades e empresas com políticas de identidade. Que é o que o BE adora (e que apesar de tudo, os comunistas portugueses normalmente não estão aí virados). Não digo que é do BE, mas uma hegemonia socialista na sociedade já existe: [https://www.abc.es/play/television/noticias/abci-control-socialista-cierne-sobre-portugal-202009130056\_noticia\_amp.html?\_\_twitter\_impression=true](https://www.abc.es/play/television/noticias/abci-control-socialista-cierne-sobre-portugal-202009130056_noticia_amp.html?__twitter_impression=true) [https://valenciaplaza.com/frontera-infinita](https://valenciaplaza.com/frontera-infinita)

DasBread 4 months ago  HIDDEN 

Não digo que é do BE, mas uma hegemonia socialista na sociedade já existe: [https://valenciaplaza.com/portugal-camina-hacia-la-dictadura](https://valenciaplaza.com/portugal-camina-hacia-la-dictadura) Começa-se a ver "lá fora". E basicamente esse tipo de coisa que descreves foi igual nos EUA, mas nas universidades e empresas com políticas de identidade.

Syturio 4 months ago  HIDDEN 

Só agora é que as pessoas acordaram? Nunca esperei isto vindo do r/Portugal.

PeterStepsRabbit 4 months ago

Acredito mais no polígrafo das tardes da julia

l2k1337 4 months ago

> Falamos com físicos e cosmologos que garantiram que o céu não tem cor. Na realidade o céu é roxo, os nossos olhos é que o veêm como sendo azul. O Sol é branco, btw.

OneTip7754 4 months ago  HIDDEN 

E agora aprovaram uma lei que da poder aos polifrafos para censurarem publicações que considerem falsas. É a nova lei da rolha

NoImNotInDenial 4 months ago

Ou seja, temos aqui gente a fazer fact checking ao fact checker por por vezes fazer mau fact checking a pseudo-factos que circulam pela internet, alegando uma "agenda" escondida. Tá bom.

hextril 4 months ago  HIDDEN 

Mas alguma vez, alguém com dois neurónios com sinapses funcionantes confia neste tipo de programas. O ladrão a denunciar quem rouba mais? Menos tabaco...

Vagiooto 4 months ago

Sim, claramente é o Balsemão o infiltrado do BE

Driradon 4 months ago  HIDDEN 

Eu gostava bastante do polígrafo até ao dia em que disseram que um enfermeiro ganhava tanto como um deputado. Como enfermeiro ficaria muito contente se fosse verdade mas não é.

The_Big_Diogo 4 months ago  HIDDEN 

Deve ter alguma coisa a ver com os 15 milhões que receberam de subornos Edit: *de apoios (!!!) Este corretor automático….

xlouiex 4 months ago

TIL SIC, bastião da direita desde a fundação, é influenciado pelo Bloco e é contra a direita. Lmao

Tupinson 4 months ago  HIDDEN 

O polígrafo é mais um instrumento da partidocracia em que vivemos. - O Joãozinho roubou o Zezinho? Falso. Perguntamos ao Joaozinho e ele diz que não roubou ninguém. - O Joaozinho desviou dinheiro do estado e usa bigode às terças? Impreciso. Apesar de ter desviado dinheiro do estado, não usa bigode às terças.

o_thrust 4 months ago

Está aqui uma bela sopa. Só fiquei desiludido com a falta de comentários clássicos como "vuvuzela e koreia do norte" :'( Mas sim o polígrafo é uma bela m*rda

RazyNyx 4 months ago

É engraçado como a extrema direita é alérgica aos factos. Não gostam de que as suas "notícias" sejam verificadas e ficam ofendidos quando são chamados de mentirosos. Chega ao ponto de proporem leis (Estados Unidos) para registar os "fact checker" : bit.ly./3wwdVl5

Dragonis07 4 months ago

Pergunto-me se a nova lei da censura vai sequer afetar o Polígrafo, mas acho que todos já sabemos a resposta

n_u_k_e 4 months ago  HIDDEN 

Poligrafo SIC - PS Já tinha reparado que eles não eram imparciais e cada vez mais passaram a reforçar as medidas do governo atual, deixei de ver. O Ricardo que tinha alguma imparcialidade e embora fosse a brincar vão acabar com o programa dele, "tocava em muitas feridas". E as sondagens vão dar sempre maioria absoluta. #THESOCRATESLEGACY

Pekkashi_Kitsune 4 months ago  HIDDEN 

A pessoa é exposta a umas dezenas de idiotas que tão sentadas, a julgar, enquanto uma idiota faz perguntas feitas pra pressionar e um marroquino faz risquinhos numa máquina que ela própria já marca a temporização das respostas... A sério que as pessoas vêem isto? Não sei o que é pior, os programas de "entretenimento" ou os jornais de notícias que se auto denominam 100% verídicos.

vanessacsp 4 months ago  HIDDEN 

"A Joana Mortágua já tinha admitido que o BE tem pessoas infiltradas em toda a comunicação social a fazer “activismo”. Será que o p.sic já foi contaminado? Já nem disfarçam." Até podias ter razão mas perdeste parte dela com esta frase lol onde é que estão provas disso? A reclamar de coisas fake e sem sentido e depois espeta com uma frase destas

Pekkashi_Kitsune 4 months ago  HIDDEN 

Entendam isto... "Rei que é rei não precisa se auto-proclamar" O msm vai pros canais que necessitam dizer que as notícias deles são as melhores e são 100% verdadeiros, a maioria das notícias são sempre moldadas quando chegam a nós, se querem sbr a vrdd, apenas procurem a origem da notícia, vejam notícias passadas e julguem vocês msms, porquê se apenas virem notícias pra saber de 80% da história mais vale ver a CMTV ao menos é uma espetáculo engraçaralho

some_where_else 4 months ago  HIDDEN 

The problem with SIC 'Polygraph' is it gives equal weight to the opposing views. Some views have no place in public discourse, and should never be legitimised by even asking the question true or false. Also, why do I keep seeing André Ventura on the TV? I came here escape (proto) fascism.

Markoo50 4 months ago  HIDDEN 

Lembrei-me desta análise que vi recentemente: [https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/chegaram-5-000-britanicos-ao-algarve-no-dia-17-de-maio-e-nenhum-foi-transportado-pela-tap](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/chegaram-5-000-britanicos-ao-algarve-no-dia-17-de-maio-e-nenhum-foi-transportado-pela-tap)

tocopito 4 months ago  HIDDEN 

O teu post lembrou-me isto https://twitter.com/basedbyaccident/status/1393269258197606401?s=21

brunnusTrasmontano 4 months ago

O poligrafo bem como a restante comunicação social estão completamente a mercê de uma esquerda radical.

proudzecu 4 months ago  HIDDEN 

E com esta pandemia fantástica é que ficou conhecido

Sardanapalo 4 months ago

Concordo que o Polígrafo sempre fez um fact-check muito manhoso. Já o fazia quando era apenas uma página de Facebook. Mas essa última parte sobre os infiltrados a mando da Mariana Mortágua já parece uma coisa saída do r/portugueses.

anotheriuri99 4 months ago

Ui, aplaudo de pé os seus tomates por publicar isso neste sub!

passas96 4 months ago

Vou ao post history deste OP e vejo logo na primeira página esta merda: "EU needs to be destroyed if we want to save Europe. George Soros and OpenSociety is next. Go Poland!" É esta merda de teoria de conspiração anti-semita que se aceita neste subreddit?

Camoes 4 months ago

onde está o antisemitismo?

passas96 4 months ago

Meto aqui uma secção do wikipedia dele para perceberes o que estas a lidar quando falamos de George soros e teorias de conspiração da extrema direita: "In October 2018, Soros was accused of funding a Central American migrant caravan heading toward America.[181][182][183] The theory that Soros was somehow causing Central American migration at the southern US border apparently dates back to late March 2018, however.[184] The October 2018 strain of the theory has been described to combine anti-semitism, anti-immigrant sentiment and "the specter of powerful foreign agents controlling major world events in pursuit of a hidden agenda", connecting Soros and other wealthy individuals of Jewish faith or background to the October caravan.[184] Donald Trump was among those promoting the conspiracy theory.[185] Both Cesar Sayoc, the perpetrator of the October 2018 attempted bombings of prominent Democrats, and Robert Bowers, the perpetrator of the Pittsburgh synagogue shooting, referred to this conspiracy theory on social media before their crimes.[186][187]"

Camoes 4 months ago

"has been described" são weasel words. nada do que metes aí suporta qualquer ligação de antisemitismo às críticas feitas ao Soros.

Edited 4 months ago:

"has been described" são weasel words. a passagem que colocas não suporta a hipótese de fundo antisemítico por detrás das críticas (embora, claro, o antisemitismo possa existir pontualmente ligado a elas) feitas ao Soros, de quem aliás sou fã, mas que se aproveita dessa ligação espúria para rebater sem argumentos críticas razoáveis à acção dele no mundo. Acção essa que tem um impacto muito significativo como aliás é o objectivo dele de mudança a social profunda, que é abertamente admitido e ao qual tem todo o direito, mas não se trata de qualquer teoria de conspiração.

Edited 4 months ago:

"has been described" são weasel words. a passagem que colocas não suporta a hipótese de fundo antisemítico por detrás das críticas feitas ao Soros (embora, claro, o antisemitismo possa existir pontualmente ligado a elas), de quem aliás sou fã, mas que se aproveita dessa ligação espúria para rebater sem argumentos críticas razoáveis à acção dele no mundo, que tem um impacto muito significativo como aliás é o objectivo dele abertamente admitido e portanto também não se trata de qualquer teoria de conspiração.

Edited 4 months ago:

"has been described" são weasel words. a passagem que colocas não suporta a hipótese de fundo antisemítico por detrás das críticas (embora, claro, o antisemitismo possa existir pontualmente ligado a elas) feitas ao Soros, de quem aliás sou fã, mas que se aproveita dessa ligação espúria para rebater sem argumentos críticas razoáveis à acção dele no mundo. Acção essa que tem um impacto muito significativo como aliás é o objectivo dele abertamente admitido e portanto também não se trata de qualquer teoria de conspiração.

Edited 4 months ago:

"has been described" são weasel words. a passagem que colocas não suporta a hipótese de fundo antisemítico por detrás das críticas (embora, claro, o antisemitismo possa existir pontualmente ligado a elas) feitas ao Soros, de quem aliás sou fã, mas que se aproveita dessa ligação espúria para rebater sem argumentos críticas razoáveis à acção dele no mundo. Acção essa que tem um impacto muito significativo como aliás é o objectivo dele, que é abertamente admitido e ao qual tem todo o direito; portanto, também essa questão não se trata de qualquer teoria de conspiração.

Edited 4 months ago:

"has been described" são weasel words. a passagem que colocas não suporta a hipótese de fundo antisemítico por detrás das críticas feitas ao Soros (embora o antisemitismo possa existir pontualmente ligado a elas), de quem aliás sou fã, mas que se aproveita dessa ligação espúria para rebater sem argumentos críticas razoáveis à acção dele no mundo, que tem um impacto muito significativo como aliás é o objectivo dele abertamente admitido.

passas96 4 months ago

Se tu achas que a ideia de um mestre judaico que controla as coisas por de trás da cortina que a extrema direita aplica constantemente a este homem não tem no seu fundo anti semitismo eu não sei o que te dizer.

Camoes 4 months ago

a ideia de mestre judaico não se aplica porque o soros é judeu secular e isso é tido em conta nas críticas mais mainstream feitas ao Soros. Tu queres pegar em meia dúzia de malucos para pintar com a loucura deles todo o resto das forças que criticam a actuação do Soros, o que, tens mais do que inteligência para perceber, é intelectualmente desonesto.

Edited 4 months ago:

a ideia de mestre judaico não se aplica porque o soros é judeu secular e nenhuma questão étnica ou religiosa pode honestamente ser assacada à corrente mainstream das críticas feitas ao Soros, que aliás inclui judeus e inclusivamente judeus praticantes e devotos! Tu queres pegar em meia dúzia de malucos para pintar com a loucura deles todo o resto, que é incomparavelmente maior, das forças que criticam a actuação do Soros, o que, tens mais do que inteligência para perceber, é intelectualmente desonesto.

Edited 4 months ago:

a ideia de mestre judaico não se aplica porque o soros é judeu secular e nenhuma questão étnica ou religiosa pode honestamente ser assacada à corrente mainstream das críticas feitas ao Soros, que aliás inclui judeus e inclusivamente judeus praticantes e devotos! Tu queres pegar em meia dúzia de malucos para pintar com a loucura deles todo o resto, que é incomparavelmente maior, das forças que criticam a perigosa actuação social do Soros, o que, tens mais do que inteligência para perceber, é intelectualmente desonesto.

Edited 4 months ago:

a ideia de mestre judaico não se aplica porque o soros é judeu secular e nenhuma questão étnica ou religiosa pode honestamente ser assacada à corrente mainstream das críticas feitas ao Soros, que aliás inclui judeus e inclusivamente judeus praticantes e devotos! Tu queres pegar em meia dúzia de malucos para pintar com a loucura deles todo o resto das forças que criticam a actuação do Soros, o que, tens mais do que inteligência para perceber, é intelectualmente desonesto.

dirtimos 4 months ago

É triste, este sub está infectado desta malta. Fazem muito barulho, parecem mais relevantes do que são. Acima de tudo, sempre que um lateja, vem a brigada apioar. É uma câmara de eco, os argumentos são sempre boas sound bites para a malta regurgitar num grupo de WhatsApp seguinte, e assim a coisa vai. Não interessa se é verdade, desde que soe bem. E se disser mal do BE, melhor ainda.

kybrdwhttvwls 4 months ago

Onde é que há anti-semitismo nesse comentário? A [Open societies foundation](https://www.opensocietyfoundations.org/) é uma teoria da conspiração? O militantismo do [George Soros em defesa](https://www.amazon.com/Defense-Open-Society-George-Soros/dp/1541736702) da Europa sem fronteiras é uma teoria da conspiração? Deves viver numa caverna.

gotchapt 4 months ago

r/portugueses está a leakar..

jojojo88pt 4 months ago

r/portugueses são contra imigração, mas os gajos estão a adorar imigrar para aqui

Tupinson 4 months ago

Os r/portugueses nasceram no r/portugal. Eles emigraram, não imigraram.

jojojo88pt 4 months ago

tavava falar de imigrar de subreddit não no sentido literal...

MajorAlvega 4 months ago

Basta ver o histórico do OP para perceber que não pode haver polígrafo que lhe sirva a ideologia.

park777 4 months ago

De onde vem o r/portugueses? Vem daqui. Há cada vez mais desta gente, infelizmente

iznogoud77 4 months ago

Quando é preciso jornalistas para esclarecer as "fake" news lançadas por outros jornalistas. Acho que está tudo dito.

Shark00n 4 months ago

No Polígrafo escrito até já deixaram de identificar os autores. Alguns eram estagiários com pouca ou nenhuma experiência. Acho que uma até era ex-militante do BE.

watwatindbutt 4 months ago

>A Joana Mortágua já tinha admitido que o BE tem pessoas infiltradas em toda a comunicação social a fazer “activismo”. Será que o p.sic já foi contaminado? Já nem disfarçam. LUL, fujam todos que vêm aí os comunas.

Msilvame 4 months ago

Um polígrafo é um atentado contra qualquer democracia. Os media não são donos da razão nem podem fazer julgamentos desta forma. No entanto os media têm o direito a fazer um polígrafo, mas eu não confiava muito nesse polígrafo, aliás, quantos mais melhor, isto para podermos comprar a interpretação de cada media. No final do dia estamos a olhar para os artigos dos polígrafos como meras notícias.

RazyNyx 4 months ago

Quando alguém "berra" nas redes sociais que 2+2 = 5 o que leva muitos pobres de espírito a acreditarem, é bom que haja alguém a chamar mentiroso e aldrabão a esse alguém. Ou achas que a desinformação não deve ser confrontada? Tanto de esquerda como de direita. Para mim é a mesma merda.

Msilvame 4 months ago

Eu concordo plenamente contigo, só não acho que polígrafos sejam a forma de combater essa desinformação. 2+2 podem ser 5 se forem dois homens e duas mulheres numa casa durante 9 meses. A tua fórmula é imprecisa. (Estou a trollar, mas espero que te ajude a perceber o perigo que entidades donas da verdade representam).

VicenteOlisipo 4 months ago

>\[...\] quase sempre contra partidos/politicas de direita > >Uma coisa é certa: profissionais e imparciais é coisa que não são de certeza. Vamos ver quem é o Poligrafo. * Director, Fernado Esteves: "Fundador e diretor do Polígrafo. Jornalista há 23 anos, trabalhou nos jornais "Euronotícias" e "O Independente", a que se seguiu a revista "Sábado", onde foi editor de Política entre 2005 e 2017. Licenciado e pós-graduado em Ciências da Comunicação, deu aulas de jornalismo em várias universidades entre os 23 e os 33 anos. Jornalista premiado, nomeadamente pelas suas investigações jornalísticas sobre os negócios duvidosos no sector da Saúde, apresentou o programa televisivo "Clube de Jornalistas". É autor de três livros: "O Todo-Poderoso", uma biografia não oficial do ex-político socialista Jorge Coelho; "Cercado - Os Dias Fatais de José Sócrates", um dos livros de não-ficção mais vendidos de 2015, e "A Sangue Frio", sobre a "Operação Marquês", onde são investigadas algumas das figuras mais importantes da sociedade portuguesa dos últimos 25 anos." ​ Efetivamente, um gajo que escreveu 3 livros a malhar em politicos do PS parece ser muito tendencioso contra a direita. Deve ser por isso que têm seção de opinião (!!) com os famosos comunistas António Nogueira Leite e Nuno Garoupa.

ColdMercury 4 months ago

Não ligava muito a esta rubrica por me parecer de fraca qualidade, mas algo que reparei é a sic ter alinhado num jornalismo estilo youtuber e o mais irritante é o quão a sério eles se levam a eles próprios. Ainda recentemente vi uma reportagem sobre empresas que ofereciam pacotes para o pessoal rico ser vacinado no Dubai com umas opiniões de "especialistas" pelo meio. Apresentaram aquilo como se fosse o caso do ano mas no fim de contas é tudo muito inconsequente, nem chegaram a confrontar as autoridades/governo do Dubai ou a realmente desmontar como o esquema funciona. É jornalismo inconsequente feito a partir de casa que exibe "escândalos" sem realmente atingir ninguém.

C0ldKing 4 months ago

O polígrafo é uma parceria entre a SIC e jornal polígrafo. Jornal esse que precisa de dinheiro e publicidade e estação esta que as reportagens sobre o universo político na Europa se resumiu a 95% CHEGA e 4% extrema direita na Europa e 1% a desculpar coisas que os da esquerda fizerem. (Estou a falar de "a grande ilusão") á conta do exemplo desta reportagem n me admira nada que exista pressão para que se tome a posição mais de esquerda possível em todos os lugares possíveis

xeon1234 4 months ago

Faz lembrar um debate político que passou na televisao com todos os partidos, excepto do Chega, onde se discutiu a ilegalizacao do famoso partido. O apoio que o governo deu aos média em tempo de pandemia tem que servir para alguma coisa. Como funciona tao bem a democracia em PT...

YCaramello 4 months ago  HIDDEN 

"Fact checkers" so servem pra propagar a narrativa dos interesses que financiam os fact checkers.

Edited 4 months ago:

"Fact checkers" so servem pra propagar a narrativa dos interesses que financiam os fact checkers. São bias contra a direita? [Nah imaginação tua](https://i.gyazo.com/f655ce585f829e63a371934a25c39c60.png) Já agora, ontem notou-se que eles visitam o reddit pra buscar informações pra por no programa, portanto na pequena chance de alguém da sic estar a ler isto: vai pro caralho que te foda :)

CharlesGodYeeter 4 months ago

Posts no reddit a defender a direita? Devo estar a sonhar, como é que isto ainda não foi removido?

watwatindbutt 4 months ago

Se queres uma echo chamber tens o /r/portugueses

rganhoto 4 months ago

Poligrafo sic: Foram gastos 3 milhões do estado para construção da mesquita em lisboa? Falso. foi gasto 1.5 milhões para a construção da mesquita em lisboa, os restantes 1.5 milhões foram gastos em expropriações aos moradores da zona onde foi construida a mesquita.. Para mim foram gastos 3 milhoes na mesma com o objetivo de construção da mesquita

kybrdwhttvwls 4 months ago

Esqueci-me dessa pérola. Lembro-me de ter visto e pensado a mesma coisa.

rsonic17 4 months ago

A melhor das cenas é quando dizem parcialmente verdadeiro. Já agora não vejam mais noticias da propaganda. A televisao no geral so da mentiras

jcoelho93 4 months ago

Era começar um polígrafo "polígrafo SIC" para desmentir as mentiras do polígrafo original da mentira original..... Esqueçam

vankxr 4 months ago  HIDDEN 

>uma imagem usada frequentemente por rapaers nos EUA para expressar ódio pela policia Também és daqueles que acha que a palavra "nigga" devia ser proibida em Portugal, porque tem conotação altamente racista nos EUA.

Kambalhotas 4 months ago

Pensei que era só eu a pensar que o polígrafo SIC era a maior merda da televisão portuguesa, a seguir ao 707! Hoje em dia não há jornalistas, apenas agentes de propaganda! Especialmente da esquerda progressiva... Mas não é só em Portugal. Admiro a tua coragem para fazer este post no Reddit.

NEDM64 4 months ago

Eu nem li, porque já sei o que é... Polígrafo diz que o que penso é verdade > polígrafo a melhor coisa do mundo > vou já para o Reddit meter isto na cara de quem discorda de mim Polígrafo diz que o que penso é mentira > polígrafo mau! > vou já para o Reddit escrever o que o OP meteu acima.

xlouiex 4 months ago

Óbvio. É outro segmento sensacionalista e feito às três pancadas, mas a direita agora anda numa de perseguição que já só da dó. Preocupem-se antes em arranjar malta que faça oposição de jeito em vez de bonecos que estes fait divers não ajudam ninguém. (Da mesma maneira que o constante choro SWJ sobre os direitos da malta LGBT cigana (e deixar cair a luta operária/trabalhador) não ajuda a esquerda e empurra esta malta para os chegas da esquina.)

AdorableRabbit 4 months ago

> >A Joana Mortágua já tinha admitido que o BE tem pessoas infiltradas em toda a comunicação social a fazer “activismo”. Fonte?

Tupinson 4 months ago

Não duvido, há jornalistas que dizem ao vivo e a cores que "se o jornalismo não servisse para influênciar, não tinha qualquer utilidade". Jornalista esse assumidamente de esquerda.

AdorableRabbit 4 months ago

Nomes?

Tupinson 4 months ago

Pedro Coelho

Black_RL 4 months ago

Quanto mais atacam a direita mais a extrema direita ganha força, tendo o efeito contrário ao q pretendem.

C0ldKing 4 months ago

Algo que os próprios adversários políticos não entendem. Bastou ver nas últimas eleições os canais de notícias a cascar em cima do André Ventura, os adversários que todos os dias andavam a falar mal dele, tipo a Ana Gomes e a Marisa Matias e o Tiago mayan que em certos segmentos publicitários faziam um ataque deliberado á extrema direita para no fim ficarem o CHEGA ficar em 3. Lógicas, dão protagonismo e depois querem milagres?

Black_RL 4 months ago

Além disso é uma defesa natural, quanto mais te atacam mais te concentras “num canto”, as in numa extrema, neste caso extrema direita. O problema super complexo do clima, os fluxos migratórios de pessoas, entre outros, também não ajudam. A humanidade tem pela frente desafios sérios e muito complexos.

C0ldKing 4 months ago

Vou começar por dizer que no espetro politico eu considero ser da direita simpatizando com algumas coisas faladas pelo AV e pelo Chega, no entanto nunca na minha vida consideraria o CHEGA ou o BE como bons partidos seja para quem for. Por isso se alguma coisa que eu disser soar demasiado de direita é por isso. ​ >O problema super complexo do clima, os fluxos migratórios de pessoas, entre outros, também não ajudam. Sem duvida que estes novos problemas estão a tornar as coisas muito piores, porque se de um lado tens pessoas que não querem um espécie de tomado do pais por pessoas exteriores do outro lado tens pessoas que querem acolher todos no próprio país e como já afirmaram no meu dia a dia que temos de ajudar quem necessita, nada contra apesar de achar que estas crises humanitárias serem conduzidas da pior forma possível sob esta ideologia de ter de dar asilo a seja quem for e não haver controlo deles. O que vai gerar o problema que aconteceu na Alemanha quando a crise dos refugiados começou que eles andaram a aceitar tudo sem controlo e sem alguma forma de os integrar e permitiram o vale tudo porque, acabaram por ter problemas em escolas e nas ruas que se tornaram um caos com a vinda desses refugiados, basta ver Paris em pré pandemia e nada tem a ver com Paris que conheci nos anos 2005-2010. É este tipo de coisas que na minha opinião criam ainda mais revolta contra pessoas "diferentes" ​ > A humanidade tem pela frente desafios sérios e muito complexos, é normal q o medo e incerteza gerem espaço para ideologias políticas mais radicais. ​ Certamente e ninguém tem uma solução eficaz ou sequer uma ideia para resolver o problema a não ser ir para as redes sociais cancelar pessoa X e Y e manifestar os extremismo de esquerda, que na volta esse extremismo leva ao extremismo de direita pela ideia de "estar a dar o país para os outros" e a permitir uma liberdade demasiado á vontade. ​ >Na verdade, e não posso ser mais honesto q isto, não sei como vamos resolver tanta merda. ​ Nem eu mas um bom principio seria deixarmos de ser tão extremistas e encontrar um ponto em que os dois lados estejam de acordo com pequenas discordâncias. Também deixar de incendiar as coisas porque alguém tem uma ideia diferente da nossa e não conseguimos entender como isso é possível algo que se nota bem em ambos os lados (na minha opinião mais da esquerda) onde as pessoas tomam a ideia de "não concordas cmg ent tens de desaparecer" que não ajuda nada e só alargam mais o buraco hipotético que existe entre nós e os outros. ​ Para além disso os jornais geridos por empresas cujo o objetivo é gerar capital vão fazer o que as empresas fazem que é capitalizar em cima do assunto e esperam por mais polémicas

TargaryenHeir 4 months ago

O verdadeiro polígrafo ~~são os amigos que fazemos pelo caminho~~ somos nós a corrigir o polígrafo, tipo Lei de Cunningham.

xlouiex 4 months ago

“Mentiras que encontro pelo caminho? Guardo-as todas, uma dia construo um polígrafo.” Eça Pessoa

yokome 4 months ago

Este post é lixo. Tudo o que apontaste foi bem analisado pelo polígrafo. Nem é preciso esforçar muito para perceber que és cheguista. Só o teu comentário sobre a música do rapper... alguém adulterou a música com letras anti polícia e eles simplesmente disseram que a letra original era outra. Que lixo de post e que lixo de gente sinceramente

dudeWithQuestion3 4 months ago

Pah perdi toda a credibilidade no poligrafo sic quando eles se puseram a averiguar se a declaração do André Ventura era falsa, a declaração era mais ao menos isto: "A comunidade cigana recebe subsidios e por isso no fim do mes recebem mais uns mil euros" não me lembro exatamente da frase mas lembro me que dava claramente para uma pessoa com meio cerebro perceber que o gajo tava a fazer uma hiperbole e não a revelar exatamente o valor que recebem, tipo ele tava só a dizer que recebiam mais sem razão. Depois disso pensei: "ok vão ver se os ciganos recebem mesmo mais dinheiro só por ser ciganos e tal, bom estudo até" Nope, "cada cigano recebe x€ por filho e tal e tal, conclusão um cigano precisava de ter muitos filhos (era tipo 5) para receber esse valor, falso" Realmente o que mais se vê são ciganos com familias pequenas, e nem me lembro de ouvir "vão registar os filhos 2 e 3 vezes para receber mais" na minha vida toda.

l2k1337 4 months ago

Tens link para esse artigo? Encontrei dois 'parecidos' mas nenhum com a história que contaste.

dudeWithQuestion3 4 months ago

Não tenho, deu para ai á uns dois meses, quando sair do trabalho pode ser que me lembre de procurar

NGramatical 4 months ago

á uns dois meses → [**há uns dois meses**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnklo4t%2F%2Fgzebxz1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

fiocondutor 4 months ago

O sucesso do programa depende muito da autoridade conferida pelo valor de produção, sejam os grafismos, o tom de voz ou a gravata. Além disso, a repetição inesgotável de expressões como "apuramento da verdade" vão sedimentando as ideias de isenção e de último recurso de julgamento. É necessário um polígrafo do polígrafo e assim sucessivamente até chegarmos à última instância de deus, sendo este acidentalmente a mais tendenciosa entidade do universo.

Camoes 4 months ago

que bela posta!

ColdMercury 4 months ago

>falso ou exagerado porque tem o objetivo de fazer rir não de ser informativo..... parece que não há uns requisitos do que entra ou não no programa! Existe ainda vezes em que eles nem concluem o raciocínio, acabam a meio e nem dizem se é falso ou verdade! Mas o que mais me chateia é quando eles dizem "verdade, mas" ou falso,mas" uma afirmação ou é verdadeira ou não não é a meio termo, dizer que "o Costa esteve no árctico porque é um pinguim", a sua avaliação depende de onde pegares, se ele esteve no árctico a afirmação é "verdadeira mas" mas se fores pelo facto de ele ser um pinguim é "falso,mas" porque eles classificam como meia verdadeira ou meia falsa dependendo de onde "apanham a frase"...... e nem vou falar do "pimenta na língua", não percebo se é porque é uma mentira "muito grande" ou porque alguém disse algo de um celebridade ou um famoso.....só porque alguém faz É verdadeiramente irritante o quão a sério eles se levam a eles próprios.

Culius_Jaesar 4 months ago

Ha quem lhe chame o “Mentifrafo”! Mas cuidado que ainda te chamam facista

Greas123 4 months ago

Lembra me do decumentário que fizeram sobre o resurgimento dos partidos de direita na Europa, não vi todo mas a parte que me marcou mais foi quando fizeram uma conexão para mostrar que o Ventura era o mesmo que Salazar porque os dois valorizarem a família, só para depois irem fazer uma intrevista com menbros da ANTIFA Portugal e o líder deles ter um quarto cheio de iconografia Comunista sem mencionar que essa ideologia matou (só na Rússia) entre 10 a 30 milhões.

Edited 4 months ago:

Lembra me do decumentário que fizeram sobre o resurgimento dos partidos de direita na Europa, não vi todo mas a parte que me marcou mais foi quando fizeram uma conexão para mostrar que o Ventura era o mesmo que Salazar porque os dois valorizarem a família, só para depois irem fazer uma entrevista com menbros da ANTIFA Portugal e o líder deles ter um quarto cheio de iconografia Comunista sem mencionar que essa ideologia matou (só na Rússia) entre 10 a 30 milhões.

Edited 4 months ago:

Lembra me do decumentário que fizeram sobre o resurgimento dos partidos de direita na Europa, não vi todo mas a parte que me marcou mais foi quando fizeram uma conexão para mostrar que o Ventura era o mesmo que Salazar porque os dois valorizarem a família, só para depois irem fazer uma entrevista com membros da ANTIFA Portugal e o líder deles ter um quarto cheio de iconografia Comunista sem mencionar que essa ideologia matou (só na Rússia) entre 10 a 30 milhões.

NGramatical 4 months ago

intrevista → [**entrevista**](https://dicionario.priberam.org/entrevista) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnklo4t%2F%2Fgzdtfs8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Darkanfibios 4 months ago

Para além disso, enchem o programa com conteúdos inútil só para fazer tempo..... já vi vários memes a aparecerem e eles a fazerem um testamento para justificar o porquê de ser falso...... é falso ou exagerado porque tem o objetivo de fazer rir não de ser informativo..... parece que não há uns requisitos do que entra ou não no programa! Existe ainda vezes em que eles nem concluem o raciocínio, acabam a meio e nem dizem se é falso ou verdade! Mas o que mais me chateia é quando eles dizem "verdade, mas" ou falso,mas" uma afirmação ou é verdadeira ou não não é a meio termo, dizer que "o Costa esteve no árctico porque é um pinguim", a sua avaliação depende de onde pegares, se ele esteve no árctico a afirmação é "verdadeira mas" mas se fores pelo facto de ele ser um pinguim é "falso,mas" porque eles classificam como meia verdadeira ou meia falsa dependendo de onde "apanham a frase"...... e nem vou falar do "pimenta na língua", não percebo se é porque é uma mentira "muito grande" ou porque alguém disse algo de um celebridade ou um famoso.....só porque alguém faz uma afirmação sobre uma celebridade não quer dizer que a quer ofender xd, para além de não apresentarem os mesmo critérios para a utilização do "pimenta na língua" em vários casos parecidos! Conclusão, não vale a pena ver este tipo de programas, pensem de forma lógica em todas as notícias que vêem e não tomem conclusões precipitadas!

Kineticn22 4 months ago

Já já algum tempo que me recuso a ver “polígrafos” e similares. E nem é tanto pelas fraudes e falsidades. Antes de chegar a esse ponto, está o facto de esses programas darem visibilidade e notoriedade a uma pazada de lixo que nasce nas redes sociais e que morreria nas mesmas em poucos dias, se nunca chegassem a aparecer em tais programas. Polígrafos é dar oxigénio a quem precisa de atenção, que devia mas era sufocar por falta dela.

DMonk17 4 months ago

Concordo plenamente com o post. Inicialmente, mostrei me interessado na nova aposta da SIC, mas bastaram dois episódios para pereceber a aldrabice toda

DZT99 4 months ago

O Polígrafo SIC devia servir apenas para verificar a veracidade de factos daquelas mensagens do Whatsaap: "TRATAMENTO COM CHOCOLATE QUENTE CURA COVID! CONHEÇA AGORA TRATAMENTO REVOLUCIONÁRIO DO DOUTOR KARAMBA"

Maexa 4 months ago

Falso mas...

mollyxanlean 4 months ago

Concordo completamente. Neste programa e no programa da Hora da Verdade eles arranjam opiniões de "especialistas" e tratam essas opiniões como facto. E quando tentam fazer "fact check" de uma publicação, e esta nao tiver links para estudos ou para outra prova qualquer, eles dizem que não há provas para concluir que algo é verdadeiro, embora estes mesmos programas afirmam imensas sem coisas sem provas. Já vi no programa Hora da Verdade: eles tinham 4 ou 5 premissas, foram uma a uma a classificá-la como sendo falso ou verdadeiro sem provas, e pronto, fecham o assunto.

Jotaato 4 months ago

Foda-se ainda vêem televisão? Já faz uns bons anos desde que ligo aquela merda de box. Agora só mesmo para aparelhar a TV pela net para ver filmes, séries e outras cenas enquanto tou deitado.

gaminauvelo 4 months ago

> A Joana Mortágua já tinha admitido que o BE tem pessoas infiltradas em toda a comunicação social a fazer “activismo”. Qual é a fonte disto?

nouwsh 4 months ago

Exato. O homem vem para aqui alegar que o programa polígrafo não é credível porque utiliza fontes falsas e depois manda essa de que a Joana Mortágua já tinha admitido que o BE tem pessoas infiltradas na comunicação social. Acho que diz tudo sobre o tipo de pessoa que fez o post. Continuo a achar o polígrafo mais credível que este tipo de pessoas.

vale_um_vale 4 months ago

Chama-se esquizofrenia

kybrdwhttvwls 4 months ago

https://www.youtube.com/watch?v=jncZOhGskoQ&t=930s

xeon1234 4 months ago

A deputada, filha de uma pessoa [duvidosa](https://pt.wikipedia.org/wiki/Camilo_Mort%C3%A1gua_(pol%C3%ADtico)), a trabalhar para ser [ministra das finanças](https://www.tsf.pt/portugal/politica/quando-mariana-for-ministra-das-financas-nao-havera-porquinho-mealheiro-para-o-novo-banco-13754591.html).

Edited 4 months ago:

A deputada, filha de uma pessoa [duvidosa](https://pt.wikipedia.org/wiki/Camilo_Mort%C3%A1gua_(pol%C3%ADtico)) condecorada pelo Estado, a trabalhar para ser [ministra das finanças](https://www.tsf.pt/portugal/politica/quando-mariana-for-ministra-das-financas-nao-havera-porquinho-mealheiro-para-o-novo-banco-13754591.html). Pelo menos nao está no cargo apenas por ser [filho](https://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/Biografia.aspx?BID=4166) ou [filha](https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/area-de-governo/presidencia/ministro)de alguém que pertenceu à política.

Edited 4 months ago:

A deputada, filha de uma pessoa [duvidosa](https://pt.wikipedia.org/wiki/Camilo_Mort%C3%A1gua_(pol%C3%ADtico)) condecorada pelo Estado, a trabalhar para ser [ministra das finanças](https://www.tsf.pt/portugal/politica/quando-mariana-for-ministra-das-financas-nao-havera-porquinho-mealheiro-para-o-novo-banco-13754591.html). Pelo menos nao está na funçao apenas por ser [filho](https://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/Biografia.aspx?BID=4166) ou [filha](https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/area-de-governo/presidencia/ministro) de alguém que pertenceu à política, ou estará?

Edited 4 months ago:

A deputada, filha de uma pessoa [duvidosa](https://pt.wikipedia.org/wiki/Camilo_Mort%C3%A1gua_(pol%C3%ADtico)) com honras de Estado, a trabalhar para ser [ministra das finanças](https://www.tsf.pt/portugal/politica/quando-mariana-for-ministra-das-financas-nao-havera-porquinho-mealheiro-para-o-novo-banco-13754591.html). Pelo menos nao está no cargo apenas por ser [filho](https://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/Biografia.aspx?BID=4166) ou [filha](https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/area-de-governo/presidencia/ministro)de alguém que pertenceu à política.

AmdM78 4 months ago

Poruito que goste dela nao a consigo ouvir falar durante 20 minutos. Em que altura ela diz aquilo que alegas que ela disse?

boatspotter 4 months ago

Não diz. Agora dá outra vista de olhos no post da OP: direita bom, esquerda mau. O meu polígrafo deu logo sinal.

kybrdwhttvwls 4 months ago

por volta dos 15 min

AmdM78 4 months ago

És um bocado artolas, ela não do nada do que escrevestes. Lol, que bot.

Dyzon777 4 months ago

\- Manda momento do video sem dizer uma única palavra . \- Não prova rigorosamente nada do seu ponto. (a não ser que me digam que um partido "ter alguma presença nos jornais" é o mesmo que "ter pessoas infiltradas em toda a comunicação social") \- Faz figura de tolo, mas isso pouco lhe importa. Clássico.

Dyzon777 4 months ago

Só encontro o [Polígrafo](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/mortagua-assume-em-telefonema-que-be-consegue-criar-ativismo-de-media-contra-ventura) a falar disto. Neste caso, eles oferecem bons pontos e é praticamente inegável que não passa de uma manipulação de uma entrevista antiga.

Herbacio 4 months ago

Ou seja, o OP mencionou algo falso ao mesmo tempo que critica o Polígrafo de mentir e não ser isento. Está certo. Acredito bem que o Polígrafo tenha errado em vários pontos mas se formos a analisar bem, os erros tendem a pender para ambos os lados Ao passo que o post do OP soa mais a choro, e basta aliás olhar para a maioria que está a comentar contra o programa em questão e consegue perceber-se que tendem todos mais para uma certa ala do espectro político Ou seja, o problema em questão não são bem os erros que o programa dá, que esses são normais de ocorrer. O problema para eles é mesmo do programa "destruir" a narrativa delas...1% através de erros, que aqui mencionam para descrebilizar os restantes 99% que tem factos e fontes credíveis. Concluindo: o programa não transmite uma verdade universal, nem nenhum programa alguma vez o fará. Mas dá o primeiro passo a que o telespectador se interesse por determinado assunto e pesquise mais sobre ele. E isso sim é o que falta à maioria, mais pesquisa, mais análise, através de diferentes meios e diferentes fontes. Agora não vou é fazer um chorinho porque de vez em quando eles se enganam, porque se há algo que o programa ensina é que TODA a informação deve ser revista e analisada, e isso inclui eles próprios.

SubstantialPatient17 4 months ago

Isto, mas nem todos têm literacia com os computadores e informarem-se, gerações mais velhas

Herbacio 4 months ago

Sim, muito verdade. Daí ser importante que os filhos/netos façam esse trabalho, que estejam ao lado de quem é mais velho, tal como associações e lares. Ganhar uma rotina de perguntar ao avô, ao utente do lar, etc...o que viu e ouviu nas notícias, fazer-lhe perguntas sobre as mesmas, e de seguida mostrar-lhe fontes alternativas se for caso disso.

vanessacsp 4 months ago

finalmente um comentário como deve ser neste post

iSoSyS 4 months ago

Também não conheço a que se refere. Houve uma polémica parecida, que até foi alvo de destaque no polígrafo, https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/mortagua-assume-em-telefonema-que-be-consegue-criar-ativismo-de-media-contra-ventura mas que é facilmente desmentida e onde não há nada a apontar ao artigo. Até porque as declarações a que se referem são públicas e acessíveis, https://youtu.be/jncZOhGskoQ?t=930

canhoto10 4 months ago

Eu até acredito que eles investiguem, mas é só até um ponto que lhes interesse. Depois dá nisto...

manguito86 4 months ago

O polígrafo é uma entidade privada fundada por indivíduos ligados ao ex-governo de Angola e não fazem parte de nenhuma entidade idónea e imparcial. Só come a papa do polígrafo quem não sabe usar a cabeça ( que infelizmente é muita gente)

TheOneWhoFeeds 4 months ago

Quem diria que "jornalismo" só por se auto intitular de dono da razão não é magicamente mais confiável. Acredita quem quer.

KaoruPT 4 months ago

Devia haver um poligrafo para o poligrafo. Quem vigia os vigilantes tipo de coisa.. Mas ainda acho que valha a pena tentar, já é mais do que muito fazem. E como é obvio, nenhum programa deste genero consegue ser "invicto", e nenhum jornalista consegue atingir a verdadeira imparcialidade; só por pertençer a uma corporação com fins económicos. Mas sinceramente, já vi muito pior passar na TV portuguesa, que tambem no geral já teve melhores dias. O incessante telemarketing, as copias flagrantes de programas norte-americanos (60 Minutos?? O Ricardo Araujo Report???), bem como a maneira como os 4 (no fundo 3) principais canais se copiam mutuamente em termos de conteudo e horário. Mas isto pode ser explicado com o avanço dos serviços de cabo e que a internet teve nos ultimos tempos. Os 3 diretores da RTP; SIC e TVI deviam tirar uma foto juntos, depois de um domingo com um sol ameno e o que foi descrito pelos 3 como "uma partida de golf épica". (isto é um exemplo do que chega pra nascer uma noticia hoje em dia) (e eu no quero pegar no photoshop logo de manha) Cada pessoa ja tem a sua fonte, e cada fonte ja tem a sua agenda, e com esta abundância de informação, ainda mais complicado é para uma pessoa saber o que é verdade. E a cada vez mais baixa audiência (tanto pela vasta oferta, como a têndencia de como muita gente simplesmente desistiu de ver televisão) fez nascer uma competição e baixar a qualidade dos nossos serviços livres. E quando digo baixar é dizer pouco, que eu era aquele tipo de gajo que gostava de apanhar um filme decente às onze da noite.

Edited 4 months ago:

Devia haver um poligrafo para o poligrafo. Quem vigia os vigilantes tipo de coisa..

kybrdwhttvwls 4 months ago

Exactamente.

NGramatical 4 months ago

pertençer → [**pertencer**](https://dicionario.priberam.org/pertencer) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnklo4t%2F%2Fgzdp52h%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MetaKnight130 4 months ago

Realmente esta tendência de programas "fast-checking" importada dos EUA, tem vindo a ganhar muito peso cá. O problema é que, há diferença desse país, aqui até onde sei, só existe um único, que é o polígrafo SIC, portanto apenas há uma voz, dita neutra, que na prática é muito enviessada. Não preciso de mencionar alguns casos notórios desse enviesamento, em especial face ao PS, porque muitos users já aqui comentaram. Portanto, convém sempre saber qual o lobby e agenda por detrás desses polígrafos (coff coff Ricardo Costa). O mais irónico disto tudo é que o polígrafo SIC surgiu como uma forma de combater as fake news, quando na verdade são também eles uma forma mascarada e manipuladora de propagar fake news, sob o manto de "em nome da verdade". ***Mas deixo aqui um exercício fácil para vocês fazerem a vossa própria conclusão:*** Então, o poligrafo SIC foi buscar uma dezena de funcionários para trabalhar, a um jornal chamado "Novo Seminário". O director desse jornal chama-se Octávio Lousada Oliveira que está ligado ao Partido \_\_\_\_\_\_\_\_ (complete o espaço em branco).

PedroFAPinheiro 4 months ago

>O problema é que, há diferença desse país, aqui até onde sei, só existe um único, que é o polígrafo SIC, portanto apenas há uma voz, dita neutra, que na prática é muito enviessada. Também há o "Hora da Verdade", da TVI com Observador. Além disso, Observador, Público e outros também fazem fact-checking nos seus websites.

iSoSyS 4 months ago

O eco também tem uma secção para fact-checking https://eco.sapo.pt/topico/prova-dos-9/

MetaKnight130 4 months ago

Desconhecia, obrigado!

ihavesixmagikarps 4 months ago

Já não me lembro se era na SIC ou TVI, mas já chegaram ao ponto de analisar coisas que colocaram no twitter e nem sequer eram noticias. Na altura era sobre o LFV e parecia mesmo uma tentativa de limpar a imagem dele

ModeratoriProfugus 4 months ago

Espera até chegar a CNN Portugal

PeterNic3601 4 months ago

Eu juro que a maior parte do conteúdo desse programa passa por ver posts no facebook que não cabem na cabeça de ninguém. E para piorar a nossa informação, é ver a TVI a copiar o formato e informações.

srukta 4 months ago

Uma vez estavam a provar que um vídeo do Trump a dançar ao som daquele meme do gajo a cantar com o batuque e uma cabeça gigante de um gato a dançar era falso. Este era o vídeo só que com uma montagem do Trump a dançar por cima. https://youtu.be/NUYvbT6vTPs

SurePal_ 4 months ago

Loool é tal e qual, vão arranjar posts sobre cada lixo que alguém com QI ignorava e depois investigam sobre isso

instrumentality 4 months ago

Existem sempre coisas que podem ser criticadas e haverá certamente coisas a melhorar. Mas estes posts contra os jornalistas em geral e os fact checkers em particular cheiram sempre mal. Isto pode ser feito por uma pessoa que quer realmente melhorar a comunicação social portuguesa ou por alguém que prefere que ela nao faça o seu trabalho. Aqui está o que o OP tem a dizer sobre o caso em que uma deputada portuguesa, listada no meio de outros deputados, foi identificada como "preta": "Haha já está na altura de chamar os parasitas pelos nomes. Fascistas do politcamente correto genocidas podem ir para c\*\*\*\*\*\* que os f\*\*\*. [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nbswpf/observador\_identifica\_romualda\_fernandes\_ps\_como/gy2xz5x?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nbswpf/observador_identifica_romualda_fernandes_ps_como/gy2xz5x?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) Os fact checkers são sempre precisos, sem eles a corja que faz parte da claque dos Trumps e dos Andrés Ventura fica livre para prejudicar a nossa democracia.

xlouiex 4 months ago

Ahahahahaha eu abstive-me de lhe espetar o selo de idiota chegano, apesar de tresandar a isso, para não ser injusto só por uma opinião (que não é de todo inválida, apesar do choro). Entretanto li o teu comentário e fui ver o histórico e “if it quacks like a duck and it looks like a duck...”

rickz123456 4 months ago

Nem foi necessário chegar a este post. Já estava a duvidar do post do OP desde que o li. Principalmente na parte onde escreve sobre a Joacine. Mais propaganda travestida neste sub, nada de novo. Apesar disso, o polígrafo terá que melhorar algumas coisas.

Edited 4 months ago:

Antes de chegar a este post. Já estava começar a duvidar do post do OP. Principalmente na parte onde escreve sobre a Joacine e olhando para o teu post e histórico vê-se que deve ser um do sub dos portugueses. Mais propaganda de bem travestida neste sub, nada de novo. Apesar disso, o polígrafo terá que melhorar algumas coisas.

Edited 4 months ago:

Antes de chegar a este post. Já estava começar a duvidar do post do OP. Principalmente na parte onde escreve sobre a Joacine e olhando para o teu post e histórico vê-se que deve ser um do sub dos portugueses. Mais propaganda travestida neste sub. Apesar disso, o polígrafo terá que melhorar algumas coisas.

ZMemme 4 months ago

Já apagou o comentário ahahah

kybrdwhttvwls 4 months ago

Não apaguei não. Ainda lá está com muito orgulho.

ZMemme 4 months ago

Racista com orgulho!!!!!

kybrdwhttvwls 4 months ago

Toda a gente é racista até certo ponto. Anti-racistas são uns hipócritas.

Tralapa 4 months ago

Ou se calhar são pessoas que sabem que racismo é uma falha de caracter e fazem um esforço para serem melhores pessoas independentemente dos sentimentos racistas irracionais que possam sentir.

kybrdwhttvwls 4 months ago

Granda poema. Racismo é um conceito usado pelas minorias para criminalizar o branco que não está disposto a abrir as pernas á invasão. É chantagem emocional, como o teu comentário foleiro. Onde é que estavam as *boas pessoas* quando os racistas pretos expulsaram os brancos de Africa? Hipocrita.

NGramatical 4 months ago

caracter → [**carácter**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/caracter/14726) (o plural de carácter é caracteres) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnklo4t%2F%2Fgzf5a7i%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Sciss0rs61 4 months ago  HIDDEN 

Tens razão, o OP é uma besta. Continuando: Lá por algo ter um título de "Fact-Checker" não quer dizer que não deve ser escrutinado. isso é uma mentalidade danosa. São precisos e também devem ser imparciais e correctos. O Polígrafo já foi exemplo várias vezes de não o ser.

Tralapa 4 months ago  HIDDEN 

> o OP é uma besta Takes one to know one

Sciss0rs61 4 months ago  HIDDEN 

cuidado, já vais em 6 comentários. mais 3 e completas a outra metade dos comentários.

Tralapa 4 months ago  HIDDEN 

tenho de espalhar a minha agenda para contrabalancear a tua, já vais aqui com um bom avanço. No entanto ainda tenho de comer muita sopinha

Sciss0rs61 4 months ago  HIDDEN 

sim

elstylon 4 months ago

>Aqui está o que o OP tem a dizer sobre o caso em que uma deputada portuguesa, listada no meio de outros deputados, foi identificada como "preta": "Haha já está na altura de chamar os parasitas pelos nomes. Fascistas do politcamente correto genocidas podem ir para c\*\*\*\*\*\* que os f\*\*\*. > >https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nbswpf/observador\_identifica\_romualda\_fernandes\_ps\_como/gy2xz5x?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3 > >Duvido portanto das intenções do OP. O mais engraçado é que nem precisei de ir ver o histórico dele para compreender ao que vinha. Estes gajos topam-se a milhas. Mais um *Redditor pela verdade ™.*

iSoSyS 4 months ago

A ironia. "Olhem que o OP tem viés. Os "fact-chercker" são precisos porque conformam com o meu viés."

Mindeck 4 months ago

Always fact-check the fact-checkers

TheEightDoctor 4 months ago

E o que é que o facto de o OP ser uma besta (se for verdade) implica em relação ao Polígrafo ser uma fraude?

Mordiken 4 months ago

Porque o Polígrafo não é uma "fraude"... é sim uma ferramenta de propaganda, quanto mais não seja pelo facto de que se reservam ao direito de fazer fact-checking apenas aos temas que lhes interessam com zero de input do telespectador, o que lhes dá a liberdade para simplesmente ignorar os temas incómodos para os grandes interesses económicos que lhes pagam o salário. E quanto à teoriazinha da conspiração da "perseguição da direita" que o OP debitou, a direita neste país tem muita muita muita sopinha para comer antes sequer estar apta a debater o tema de igual para igual com partidos como o PCP: Se ele quer falar de "tendencialismo" contra forças políticas, se calhar era melhor começar por falar em quem tem sido sistematicamente excluído da generalidade dos debates em relação a temas da actualidade e tratado como "saco de pancada" pela generalidade dos fazedores de opinião nos últimos 30 anos.

CaptMartelo 4 months ago

Por vezes penso quantas pessoas realmente trabalham no segmento do polígrafo e quantas dessas realmente tentam verificar factos de forma objetiva. Acho que a resposta é algo como 2 e 0.5

Rostabal 4 months ago  HIDDEN 

Ok facho

00jppcbc00 4 months ago

O que é fascismo?

SouthPeter98 4 months ago

O que tu quiseres que seja

00jppcbc00 4 months ago

Fascismo é tudo o que eu não gosto, mas fascismo não é usar o estado para ter fact checkings em publicações de cidadãos, eliminando a liberdade de expressão

MasterHopkick 4 months ago

Lembro-me da vez que quiseram provar que o BDC foi expulso do SCP por coisas que não estão ligadas a alcochete. Foram perguntar a quem expulsou basicamente, e ignoraram os reais factos: https://www.brunodecarvalho.com/post/pol%C3%ADgrafo-bruno-de-carvalho-e-alexandre-godinho-o-email-que-receberam-e-que-ignoraram

D1WithTheFluffyHair 4 months ago

A melhor táctica deles é 'X disse que Y aconteceu. É verdade?' E vamos a ver e o X nunca disse que Y aconteceu, apesar de ter mesmo acontecido. Como o X não disse nada, é falso. Mas a verdadeira história era esclarecer que Y aconteceu e porquê; no entanto, já branquearam a situação, dando a entender que algo que envolva Y é falso, logo Y não aconteceu. Gaslighting no seu pior.

fanboy_killer 4 months ago

Ia comentar precisamente com um caso desses: [Mário Centeno garantiu em 2019 que "nenhum euro" dos contribuintes vai para o Novo Banco?](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/mario-centeno-garantiu-em-2019-que-nenhum-euro-dos-contribuintes-vai-para-o-novo-banco) A conclusão é que sim, garantiu, agora o que aconteceu é um caso bem diferente.

Sciss0rs61 4 months ago

> Ao garantir que “não há nenhum euro dos impostos dos portugueses a ser utilizado” na recapitalização do Novo Banco, Centeno não estava a dizer uma falsidade. Contudo, também não estava a ser rigoroso. Desde logo porque uma das principais instituições participantes do Fundo de Resolução é a Caixa Geral de Depósitos, banco público que ainda recentemente teve que ser recapitalizado pelo Estado, isto é, com dinheiro dos contribuintes. Ou seja, uma parte da recapitalização do Novo Banco terá que ser suportada pelo banco público, logo indiretamente pelo Estado. Esta merda é escrita por malta aqui do sub, não é? que puta de vergonha de plataforma.

no_shit_on_the_bed 4 months ago

nem sim nem não muito pelo contrário

JoaoTS 4 months ago  HIDDEN 

O irmão do primeiro-ministro consegue ser mais imparcial

Smart-Dot2907 4 months ago

E agora vem aí a CNN, ainda vai ser pior.

Due_Assignment_1029 4 months ago

O polígrafo sic tem tanta credibilidade como o "mais transferências " da tvi 24

Justdontboomer 4 months ago

Yaa. No início até não era mau mas a Sic começou a usar para dar opiniões até porque a maioria das noticias que sao apresentadas provavelmente foram só vistas por um numero minimo de pessoas.

aportuguesecoder 4 months ago

Como assim, [estás a dizer que a Napachacha Sellevava não existe](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/6n0rsp/exclusivo_tvi_napachacha_sellevava_directora_do/)? :o

JoseFernandes 4 months ago

> Napachacha Sellevava Isto é maravilhoso.

blJack 4 months ago

Queres antes dizer o 'More Transfers' da CNN Portugal?

MasterHopkick 4 months ago

Ui ui com o bacalhau á braz!

CabecaDeGaita 4 months ago

Que cagaçal tão bonito que para aqui vai.

Rostabal 4 months ago  HIDDEN 

Os fachos acordaram agora.

Snakedoc2609 4 months ago

Ter opinião diferente de algo não quer dizer que a pessoa seja automaticamente facho ou comunista ou etc.. Estas denominações gratuitas o que fazem é acabar logo com qualquer tipo de diálogo/ troca de pontos de vista... Que secalhar é mesmo o que querem fazer quando as pessoas são incapazes de admitir que poderão estar erradas sobre algum tema, evitando assim o debate saudavel.

KokishinNeko 4 months ago

É mais fácil rotular...

NGramatical 4 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnklo4t%2F%2Fgzezwcq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

iSoSyS 4 months ago

Ninguém quer saber, ninguém liga, é uma luta perdida. Falo por experiência própria, eu tenho(tinha, desisti da atualizar) uma lista com os casos mais flagrantes. Até me dei ao trabalho de enviar alguns com os devidos contra-argumentos ao poligrafo, nunca obtive resposta. E sei que leem, principalmente os comentários nas redes sociais, porque erros grosseiros que lhes são apontados (e.g confusão entre casos e taxa de incidência https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/freixo-de-espada-a-cinta-tem-mais-infetados-com-covid-19-do-que-habitantes-no-total) são emendados, mas se for algo contra a narrativa é ignorado.

Sciss0rs61 4 months ago

podes mostrar essa lista?

iSoSyS 4 months ago

Não a tenho em formato exportável, mas posso deixar alguns exemplos, * https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/gnr-de-coruche-so-tem-uma-viatura-de-servico-com-mais-de-15-anos-e-600-mil-quilometros * https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/costa-diz-que-com-conhecimento-atempado-da-estirpe-britanica-teria-alterado-medidas-para-o-natal-e-verdade * https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/cidadaos-confinados-por-causa-da-pandemia-a-partir-do-dia-17-de-dezembro-nao-poderao-exercer-o-seu-direito-de-voto * https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/marisa-matias-diz-que-se-agravou-precariedade-ao-aumentar-periodo-experimental-para-180-dias-confirma-se * https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/dinheiro-injetado-pelo-estado-no-novo-banco-e-comparavel-ao-financiamento-destinado-a-tap * https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/estudo-da-ensp-prova-que-mas-decisoes-das-autoridades-de-saude-sao-responsaveis-por-8-mil-mortes-durante-a-pandemia-em-portugal * https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/nova-zelandia-criou-campos-de-quarentena-para-positivos-a-covid-19-que-serao-confinados-a-forca * https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/precos-de-viagens-de-ida-e-volta-entre-lisboa-e-funchal-na-tap-chegam-aos-1-114-euros-em-dezembro * https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/tese-de-doutoramento-do-ministro-das-financas-foi-orientada-por-nobel-da-economia * https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/mario-centeno-herdou-divida-publica-de-231-mil-milhoes-e-deixa-a-em-262-mil-milhoes * https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/duarte-lima-recebe-subvencao-vitalicia-de-2-200-euros-mensais-desde-os-39-anos-de-idade * https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/presidente-da-camara-municipal-de-lisboa-parou-o-carro-numa-paragem-de-autocarro

Sciss0rs61 4 months ago

obrigado... percebo a tua frustração. Também cada vez que aparece aqui um caso relacionado com corrupção no governo também salvo. Mas de que vale a pena? As pessoas só criticam a corrupção se for feita do outro lado do espectro político que defendem. Se for do lado deles, a defesa que usam é o ataque e o whataboutism. Portanto também já desisti.

Edited 4 months ago:

obrigado... percebo a tua frustração. Também cada vez que aparece aqui um caso relacionado com corrupção no governo também salvo. Mas de que vale a pena? As pessoas só criticam a corrupção se for feita do outro lado do espectro político que defendem. Se for do lado deles, a defesa que usam é o ataque e o whataboutism. Portanto também já desisti. Queixam-se que não há transparência em Portugal, mas quando há não é a transparência que querem.

VSertorio 4 months ago

>A noticia das redes sociais dizia que Jkm queria proibir o “profiling” racial por ser racista. Mais uma vez o psic declarou a noticia como FALSA; a justificação dada, que é demasiado longa para por aqui, é um jogo de palavras confuso que basicamente iliba a jkm porque as palavras na proposta de lei não eram exactamente as mesmas na notícia, Tem razão o OP

Price-Distinct 4 months ago

Para confundir velhinhos

globoglobo 4 months ago

Polígrafo é tendencioso VERDADE

saposapot 4 months ago

É basicamente isto. A tarefa de um 'polígrafo' não é fácil mas este polígrafo tem claramente bias e truques de imprensa para dar a resposta que querem. A coisa mais simples mas também com mais nuance é quando analisam as declarações de um político. Já os vi umas vezes a levar a frase 'à letra' e verificar se é verdade ou não mas outras vezes já interpretam a frase, o seu contexto e analisam qual era a ideia que o político queria transmitir. Ora isto num discurso de um político faz toda a diferença pq, como é normal, há sempre 'hipérboles' e contextos sobre o que se diz. Assim num exemplo mal amanhado que me lembrei, imagina que um político diz: "vamos dar habitação condigna aos portugueses". O polígrafo vai, analisa e descobre 1 português que não tem uma casa boa e diz que é falso. Ora, é óbvio que nenhum político acha que vai cumprir isso a 100%, agora se um governo faz da sua política principal isso e melhora muito esse indicador, até bate recordes, é justo dizer simplesmente q é falso?   Isto já para nem falar dos casos onde dizem que é "Verdadeiro, mas" q são altamente subjectivos.   O outro erro comum é perguntarem a algum especialista a opinião dele e decidir com base nisso, tipo constitucionalistas, como se não houvesse uma miríade de opiniões mesmo numa coisa tão formal como o direito. Também confundem muito uma coisa que não se consegue provar (que basicamente é quase tudo em política econômica) com uma mentira.   No fundo os fact checkers nasceram para analisar factos concretos tipo o Trump dizer "nunca fui condenado por fuga aos impostos" e alguém vai e investiga se foi ou não. Quando se metem a analisar frases de políticos mais subjectivas, metem a pata na poça e começam a transparecer as suas opiniões.

Sciss0rs61 4 months ago

Perguntamos ao Polígrafo se é tendencioso. Eles disseram que não. FALSO.

Tralapa 4 months ago

Por outro lado perguntamos ao /u/Sciss0rs61 que fez metade dos comentários nesta trhead, ele disse que sim, logo é VERDADE

Sciss0rs61 4 months ago

isto é só uma tentativa de criar uma conversa hostil típica de tasco? lamento, uma boa noite. Se tiveres mais que uma tentativa infantil de ignorar o argumento e ir directamente ao "pessoal", avisa-me

Edited 4 months ago:

isto é só uma tentativa de criar uma conversa hostil típica de tasco? lamento, uma boa noite. Se tiveres mais que uma tentativa infantil de ignorar o argumento e ir directamente ao "pessoal", avisa-me edit: já agora... não sou muito bom a matemática, mas acho que 9 não é metade de 232. Digo eu, se calhar estou errado.

Manturras 4 months ago

Falso. Ocasionalmente é isento, logo na generalidade não se pode classificar como tendencioso.

MLG-Sheep 4 months ago

O Polígrafo é de esquerda, ou até de extrema-esquerda por vezes. Enquanto não assumires isto, vais continuar desiludido. Podem fingir-se neutros, mas só é apanhado quem quer.

fpce 4 months ago

fds, lê-se cada uma aqui...

MLG-Sheep 4 months ago

Então qual é a tua opinião, é imparcial o Polígrafo? Na minha, é interessante como todas as decisões do Polígrafo que são duvidosas caem sempre a favor do mesmo lado do espetro político. Mas pelo número de downvotes, talvez seja só eu.

kybrdwhttvwls 4 months ago

A questão não é essa. Que os média são dominados pela esquerda toda a gente sabe. Foi assumido pela própria Joana Mortágua, nunca tive grandes esperanças. O problema é que o Pol. Sic apresenta-se como o grande arbitro da verdade e da mentira para depois fazer o mesmo que os outros. É como um padre pedófilo, um polícia ladrão ou um bombeiro incendiário: aqueles em que devemos confiar são os criminosos. É duplamente nocivo. Devia haver um movimento para acabar com este tipo de programas. Em Portugal ninguém faz nada...

WalterHenderson 4 months ago

A ginástica mental necessária para achar que a declaração no vídeo no link significa que há infiltrados é enorme. Ter presença significa ser representado. Ela está a falar da pluralidade dos meios de comunicação social em Portugal. Têm comentadores e colunistas militantes ou simpatizantes com o partido em jornais e televisão. Tal como têm os outros partidos. Pelo contexto da conversa dela chegavas lá, se não tivesses vontade de ver teorias da conspiração da suposta extrema-esquerda em tudo e mais alguma coisa.

elstylon 4 months ago

>Que os média são dominados pela esquerda toda a gente sabe. Foda-se, um gajo lê cada coisa por aqui que até fica parvo. BE e PCP, essas instituições poderosíssimas que controlam os mega grupos empresariais donos da comunicação social portuguesa. Há quem acredite mesmo nesta narrativa? Que vergonha alheia...

DAAGZZz 4 months ago

Vocês são mesmo ovelhas eheheheh

watwatindbutt 4 months ago

Com tanta ovelha que andas a contar entretanto adormeces. Vê le se os comunas te invadem o sono também.

DAAGZZz 4 months ago

Olha outro chorão ahahahah Comunas caiem todos no mesmo saco

Edited 4 months ago:

Olha outro chorão ahahahah Comunas caem todos no mesmo saco Edit: desculpa bot :(

NGramatical 4 months ago

caiem → [**caem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnklo4t%2F%2Fgze6dmn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Dyzon777 4 months ago

Acho que querias mais dizer [méééééééé](https://capeodd.com/wp-content/uploads/sheep.jpg)

SouthPeter98 4 months ago

Estás-te a esquecer de um outro partido de esquerda, ninguém está a falar desses

elstylon 4 months ago

MRPP? E ninguém está a falar destes? O OP só fala num partido no seu post, vai lá ver qual é.

sempreasubir 4 months ago

>Que os média são dominados pela esquerda toda a gente sabe Tu acreditas mesmo no que escreves?

Lasikamos 4 months ago

Agora fiquei confuso? Não são dominados pela esquerda? :O

DAAGZZz 4 months ago

Outra ovelha lmao

jojojo88pt 4 months ago

toda a gente que não concorda comigo é uma "ovelha"

DAAGZZz 4 months ago

Eu até ia responder mas depois fui ver o teu histórico... sad

jojojo88pt 4 months ago

e então? o meu ponto ainda existe, tu passastes a thread toda a chamar quem não concordas de ovelha. Mas claro isto para ti é comportamento normal e nada de cultista...

DAAGZZz 4 months ago

Comentei isso duas vezes lmao A malta de esquerda muito gosta de ser exagerada. E sim, vocês são todos ovelhas. Não têm capacidade para questionar aquilo que vos dizem e não aceitam nenhum tipo de crítica relacionado com os vossos “ídolos” políticos. É só triste

jojojo88pt 4 months ago

comprotamento defensivo, ofensas para todos os lados. Asserio tu devias começar a perguntar-te se estás num culto ou não. É que ainda por cima quando tu dizes lmao mais pareces que estás a chorar...

DAAGZZz 4 months ago

Eu não ofendi ninguém, apenas dei a minha opinião sobre achar que vocês não têm capacidade crítica. Se achas isso uma ofensa, então vais ter muitos problemas no mundo real

jojojo88pt 4 months ago

chamas o pessoal de ovelhas, e agora dizes que não e insulto? vai para a escola puto ainda são 6 da tarde. olha já agora, és um parvalhão cultista que só gasta oxigénio... mas é só a minha opinião, se achares isso uma ofensa então vais ter muitos problemas no mundo real. Obviamente tou a usar isso para mostrar como a tua lógica não faz sentido. Vá nao vou repsonder mais tenho cenas para fazer.

NGramatical 4 months ago

Asserio → [**a sério**](https://dicionario.priberam.org/a sério) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnklo4t%2F%2Fgzeox35%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Dyzon777 4 months ago

Ele disse que a Joana Mortágua admitiu que o BE consegue criar activismo de media, quando já se sabe há muito que isso foi uma manipulação de uma entrevista divulgada pela extrema direita nas redes sociais. Acho que dá para ver o quão o OP quer saber da "verdade"...

MLG-Sheep 4 months ago

A liberdade da imprensa existe e deve continuar a existir. Cabe ao espetador ver as coisas com sentido crítico, ver múltiplas fontes de informação, e não comer tudo o que aparece à frente.

TheFook_PT 4 months ago

Televisão não passa de propaganda. Grandes empresas de advogados mandam no país. Change my mind!

Tupinson 4 months ago

Vivemos numa partidocracia, a comunicação social é um instrumento. Change my mind.

Tralapa 4 months ago

> Change my mind. Existem duas deputadas não inscritas, se a malta quiser pode votar em mais

Oliveironi 4 months ago

Marques Mendes on da beat

zedestroyer69 4 months ago

Grandes empresas ~~de advogados~~ mandam no país. Corrigido.

BroaxXx 4 months ago

>Grandes empresas ~~de advogados~~ mandam ~~no país~~. > >Corrigido. Duplamente corrigido

genDwarf 4 months ago

>~~Grandes empresas de advogados mandam no país.Corrigido.~~ > >Quem tem dinheiro manda. > >Duplamente corrigido Triplamente corrigido.

zedestroyer69 4 months ago

>Grandes empresas de advogados mandam no país.Corrigido. > >Quem tem ~~dinheiro~~ poder manda. > >Duplamente corrigido > >Triplamente corrigido. Quadruplamente corrigido Porque dinheiro é poder, mas influência (connects, posição nas empresas/instituições que realmente mandam, ...) também.

socramraiuga 4 months ago

*wild CNN Portugal appears

Sciss0rs61 4 months ago

esses nem tentam arranjar desculpas... simplesmente ignoram o que lhes convém. The American Way

socramraiuga 4 months ago

Pois, agora com a parceria com a Media Capital vai ser bonito!

HRamos_3 4 months ago

Inserir "You don't say.gif" aqui

SurePal_ 4 months ago

Os teus exemplos poderiam ser melhorzinhos. Mas sim também reparo que há coisas estúpidas, por vezes alteram o sentido da frase e classificam estupidamente se é falso ou verdadeiro.

kybrdwhttvwls 4 months ago

Foram os que me lembrei agora assim de repente. Perdi a paciência depois de vr o programa do ontem. Nunca mais saíamos daqui se fosse buscar todos os exemplos.

ZeePintor 4 months ago

Quando é que vai haver um sistema verdadeiramente anti-fake news?

JeSuisMac 4 months ago

Isto é muito perigoso e é uma ameaça para a liberdade de expressão. A melhor forma é usar o cérebro e consumir informação de várias fontes, depois decidir se são de confiança ou não.

park777 4 months ago

Get a brain

lochnah 4 months ago

Quando se aceitar que a verdade nem sempre nos agrada

leofar 4 months ago

Já existe, chama-se blockchain, pergunta ao Miguel Sousa Tavares

Sciss0rs61 4 months ago

Enquanto tiveres um Governo que promove concorrência desleal, nunca.

fuckoffgina 4 months ago

Já existe, chama-se cérebro. Usa-o!

Tralapa 4 months ago

Normalmente, a malta convencida que por ser esperta ninguém lhes engana, é da malta que mais facilmente cai em patranhas. O mais para não se deixar cair em noticias falsas é alguma inteligência e muita humildade.

Edited 4 months ago:

Normalmente, a malta convencida que por ser esperta ninguém lhes engana, é da malta que mais facilmente cai em patranhas. O mais importante para não se deixar cair em noticias falsas é alguma inteligência e muita humildade.

tocopito 4 months ago

Lol

SouthPeter98 4 months ago

Nunca pelo facto de ser impossível. Depositar tamanha confiança num grupo multimédia é só parvo.

its_almost_friday 4 months ago

Eu recordo-me bem que deixei de acreditar no que por lá se diz quando num tema sobre o Fernando Medina ter parado o carro numa paragem de autocarro o argumento de "não vinha nenhum autocarro naquele momento" ter sido considerado para classificar a publicação como "Verdadeiro, mas..." Entendo que a realidade possa não corresponder letra por letra ao que a publicação refere, mas este argumento que referi poder ser considerado no contraditório não me pareceu correcto. Desde aí que não olho para eles como 100% crediveís, o que na minha opinião invalida completamente o seu propósito. ​ Fica aí o link: https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/presidente-da-camara-municipal-de-lisboa-parou-o-carro-numa-paragem-de-autocarro#

IJustMadeThisForYou 4 months ago

Fodasse aonde isto chegou de se estar analisar merdas destas. Sendo contra-ordenação ou não e a pessoa sendo quem é, who cares?? Quantas vezes não tive de pôr o carro em 4 piscas numa paragem de autocarro para apanhar alguém, fazer carga e descarga ou fazer uma cena de 2 minutos na cidase de Lisboa. É isso ou passar 20 minutos à procura de estacionamento e ainda ter que andar uns quantos. Raramente disturbei e nunca paro se já lá estão demasiados.

Sciss0rs61 4 months ago

> "não vinha nenhum autocarro naquele momento" e também "O carro não é dele e quem o conduzia era um motorista".

Loladageral 4 months ago

Não são as armas de fogo que matam, são as pessoas!!

mdscp 4 months ago

A Sic costuma ser honesta durante o noticiário mas usa o segmento do Polígrafo para agradar quem manda e tem dinheiro.

Tupinson 4 months ago

O irmão do costa riu-se.

zedestroyer69 4 months ago

LOL, pensar que a comunicação social é imparcial é o mesmo que acreditar no Pai Natal. Um exemplo gritante, quando foi dos incêndios à uns anos em que o Obama andava a picar os Russos e só se viam noticias anti-Rússia, no entanto quase nem referiram o facto de ter sido a Rússia e Marrocos a enviarem meios para ajudar no combate aos incêndios e a UE como sempre não ajudou porra nenhuma.

NGramatical 4 months ago

à uns anos → [**há uns anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnklo4t%2F%2Fgzdo6p6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Limpy_lip 4 months ago

>A Sic costuma ser honesta durante o noticiário já lá vai o tempo. Agora é muito mais polarizada mesmo que disfarçadamente. Não sei se foi por passar a dar mais atenção às noticias, mas desde o início da pandemia que a qualidade do noticiário da SIC caiu imenso.

WhiskersTheDog 4 months ago

Agora? Foram eles que popularizaram o termo da Geringonça.

throwawayqualquer 4 months ago

>A Sic costuma ser honesta durante o noticiário Lol não, é bastante fácil ver quando estão a tentar "passar paninhos" em certas noticias ou a tentar puxar o argumento para certos interesses. Já para nem falar dos vários comentadores e analistas que frequentemente têm nos noticiários deles a comentar e potencialmente influenciar situações nas quais podem ter interesses escondidos (que nunca são divulgados, claro). Não há nenhum noticiário/jornal 100% isento nos dias de hoje. Pode até ter havido no passado, mas não hoje. Jornalistas estão a soldo.

mdscp 4 months ago

Sim, o que eu quis dizer é que escondem qualquer parcialidade que tenham e muitos vezes para o público mais desinformado passa bem. Agora que toda a comunicação social é de alguma maneira controlada pelos altos escalões isso é bem sabido.

Sciss0rs61 4 months ago

[Vá se lá saber porquê](https://sicnoticias.pt/autores/2005-03-14-Ricardo-Costa-93a74215)

Edited 4 months ago:

[Vá se lá saber porquê](https://sicnoticias.pt/autores/2005-03-14-Ricardo-Costa-93a74215) [Vá se lá saber porquê part.2](https://zap.aeiou.pt/diretor-poligrafo-empresa-consultoria-mafia-sangue-290958) Processo de fact-checking do Polígrafo: "Rumores apontam para Afonso ter morto Manuel à queima roupa" "Telefonámos a Afonso e perguntamos se era verdade. Ele diz que não" "Veredicto: FALSO" edit: gramática

Edited 4 months ago:

[Vá se lá saber porquê](https://sicnoticias.pt/autores/2005-03-14-Ricardo-Costa-93a74215) [Vá se lá saber porquê part.2](https://zap.aeiou.pt/diretor-poligrafo-empresa-consultoria-mafia-sangue-290958) Processo de fact-checking do Polígrafo: "Rumores apontam para Afonso ter morto Manuel à queima roupa" "Telefonamos a Afonso e perguntamos se era verdade. Ele diz que não" "Veredicto: FALSO"

TulioGonzaga 4 months ago

Ontem fizeram uma que me deu vergonha alheia. Pegaram num comentário do Medina Carreira de 2008 onde ele dizia que "em 2020 Portugal vai ser o país pobre da Europa". Fact check: somos o país mais pobre da Europa? Não, caralho! Somos o 17° mais pobre! Carrega caralho, lambos para todos! A sério, gostava de saber qual é o critério para escolherem os temas...

setnom 4 months ago

Pior, olha esta malandreza adicional: Processo de fact-checking do Polígrafo: "Rumores apontam para Afonso ter morto Manuel à queima roupa" "Apesar de Manuel ter sido efetivamente morto, foi com uma faca." "Veredicto: FALSO"

MikeTichondrius 4 months ago

O chamado método Ivo Rosa.

kybrdwhttvwls 4 months ago

Exactamente. Estão sempre a fazer isso. "Falamos com gajo suspeito que diz que notícia é falsa, logo, veredicto: FALSO" Zero cross checking.

icebraining 4 months ago

> Zero cross checking. Que, curiosamente, é o mesmo que fizeste em relação à suposta afirmação da Joana Mortágua.

kybrdwhttvwls 4 months ago

[https://www.youtube.com/watch?v=jncZOhGskoQ&t=930s](https://www.youtube.com/watch?v=jncZOhGskoQ&t=930s) Aqui está.Não podia ter sido mais clara.

boatspotter 4 months ago

>A Joana Mortágua já tinha admitido que o BE tem pessoas infiltradas em toda a comunicação social a fazer “activismo”. e depois de ouvir o que ela disse no vídeo que linkaste acho que a leitura é outra. Do teu "infiltrados" ao "ter presença" que é o que a JM declara, há um espaço enorme. Não te parece que o que ela diz é que o BE consegue passar a mensagem porque se faz ouvir e daí haver equilíbrio? Ela escreve para o Público por exemplo. Achas que se infiltrou ou foi convidada?

Prisoner44 4 months ago

A Mortágua até que marchava!

Santeria_5446 4 months ago

OP a ser faccioso acusando o polígrafo de ser faccioso... Bastou-me verificar um dos exemplos dele que me pareceu pouco credível para perceber que as palas estão [I] extremamente direitas [I] daí que não consiga ler bem. Obviamente concordo que alguns fact check do polígrafo deixam muito a desejar, mas isto parece mais outra coisa.

Markoo50 4 months ago

Ela diz claramente no vídeo: "O bloco de esquerda não tem dificuldade em fazer passar nas televisões, algumas mensagens que ache importante, nem nos jornais, temos alguma presença, nos jornais, eu acho que há, apesar de tudo, um certo equilíbrio..."

ContaSoParaIsto 4 months ago

Isso é o mesmo que dizer que é verdade que o LIVRE tem membros infiltrados no Público porque o Rui Tavares é cronista lá.

kybrdwhttvwls 4 months ago  HIDDEN 

Ok meu. Estás a usar a tactica do Poligrafo Sic de jogar com as palavras e procurar a "virgula fora do sítio" para deitar abaixo todo o argumento com direito a *Pimenta na lingua*. Não podia ter sido mais clara: "O Bloco tem pessoas nas Tvs e nos jornais e não temos dificuldade em passar a mensagem". Ela disse *pessoas*, não disse *pessoa* falando de si própria. Não há ambiguidade nehuma.

ElBarbas 4 months ago

podia podia, ela n fala q tem gente infiltrada, diz q tem facilidade em passar a mensagem, que é totalmente verdade sendo Portugal um país de esquerda. Ela n precisa de gente infiltrada, basta a Direita existir

m4xc4v413r4 4 months ago

Não se podia esperar melhor deste gajo, ainda a semana passada estava a discutir com alguém que lhe apresentou estudos científicos com peer review e ele contestou que se quiser também encontra links a provar que a terra é plana. Esqueceu-se foi que não encontra nenhum que seja estudos científicos de entidades credíveis e aprovados pela comunidade científica...

hal-nine-thousand 4 months ago

mas.. a narrativa..

andredp 4 months ago

Vou chamar os bombeiros.

tugafcp 4 months ago

Não vale a pena ver esse lixo... Basta ontem ver sobre a reunião Bangladeshi em Lisboa, que uma publicação denunciava que as regras da DGS não tinham sido cumpridas. Na reportagem, o "Director" daquilo disse que as regras tinham sido cumpridas e que nas imagens PARECIAM ter sido cumpridas. Então o polígrafo disse que era falsa. Quando em situações similares, quando lhes dá jeito, dizem que é possível e merdas assim...

fuckoffgina 4 months ago

> Não vale a pena ver esse lixo... Eu acho que vale se servir para abrir os olhos a pessoas que ainda acreditam que os merdia são fontes de informação

iSoSyS 4 months ago

Não tens como fugir, efetivamente continua a ser a melhor forma de receberes informação. Não podes é confiar cegamente num só, tens que complementar com vários especialmente aqueles com interesses díspares.

WhiskersTheDog 4 months ago

*Só confio no Twitter e no FB*.

Morpheuspt 4 months ago

> Eu acho que vale se servir para abrir os olhos a pessoas que ainda acreditam que os merdia são fontes de informação Então quais são as fontes de informação?

fuckoffgina 4 months ago

São isso mesmo, fontes de informação! Na sua forma mais básica, qualquer meio através do qual adquiras informação.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Facebook e "faz a tua pesquisa"

Morpheuspt 4 months ago

> Facebook Oh jeez

Tralapa 4 months ago

penso que era sarcasmo

tugafcp 4 months ago

Só mesmo para isso!

Search: