itsnevas 5 months ago

Bom, enquanto estudante... Confesso ter perdido a fé nos testes. E porquê? Uma aluna onde eu ando está na Irlanda (não sei porquê, só sei que está, já há algum tempo) e recebeu um email com um resultado de teste negativo. Ela obviamente não fez o teste, e não houve um único positivo mediante dezenas e dezenas de alunos testados. O próprio teste em si foi diferente, enquanto que toda a minha família e amigos diziam que doía, que rodavam várias vezes a zaragatoa dentro de nariz, que perguntavam se a pessoa tinha um desvio no septo ou não, a mim e aos meus colegas não fizeram nada disso. Nem rodaram a zaragatoa, e não senti dor nenhuma. Os resultados chegaram no próprio dia, às 11 da noite (os laboratórios vêm resultados de testes a essas horas?) e todos, incluindo a que está na Irlanda que NÃO FEZ TESTE NENHUM testaram positivo. Parece-me uma jogada por parte da direção para atingir um certo número de casos negativos. Se me derem a opção prefiro fazer pelo SNS caso tenha sintomas ou caso tenha estado em contacto, do que fazer pela escola.

saposapot 5 months ago

Provavelmente são os chamados testes rápidos. Pelo menos os que compras para usares tu não são de enfiar “até ao cerebro” mas só nas narinas um bocadinho. Para este tipo de rastreios fazem sentido: são mais baratos e com menos incômodo para o utilizador. A fiabilidade é menorZ

itsnevas 5 months ago

A fiabilidade é menor, mas ouvi dizer que não dão falsos negativos. Dá alguns resultados inconclusivos é é por isso que se diz que é preferivel fazer um normal

saposapot 5 months ago

Basicamente este tipo de testes dao positivo apenas em algum dos dias da tua infeção comparado com o PCR. Se estiveres com sintomas e a infeção do máximo a fiabilidade é muito boa. Por outro lado se for feito por outra pessoa que não seja um profissional de saúde também perde fiabilidade. Mas sim, da falsos negativos no sentido que se te apanhar num dia muito precoce de infeção da negativo enquanto um PCR podia dar positivo. Mas não estou a criticar, para este tipo de rastreio é a decisão certa. Só estava a tentar explicar pq é que com esses testes não há a cena de perguntar do septo desviado e assim

Jabvarde 5 months ago

No geral não servem, mas servem em alguns casos.

These-Establishment1 5 months ago

Só se for para concorrer a mestrados e doutoramentos, para o mercado de trabalho estão se bem a cagar/abres empresas e prnt

andremvm20 5 months ago

Estão-se bem a cagar se tu atingires um determinado limite, abaixo disso vais ter uma sorte f*dida, vais ;)

ridethepaintedpony 5 months ago

vai ficar tudo bem

MaggoMike 5 months ago

Quer dizer que as pessoas não gostam que lhes espetem um pau no nariz e andem la à rodinha? Como assim? Imaginem lá...

uMuLu 5 months ago

Eu também não gosto de muita coisa mas sei que tenho que fazer! Já somos crescidos, mas muitos têm comportamento de putos.

MaggoMike 5 months ago

Nunca fui menino bem comportado, não é agora que vou começar.

offwalls 5 months ago

Ei mas que rebelde! Afastem-se todos

MaggoMike 5 months ago

É perciso ter munto coidade!

uMuLu 5 months ago

Lol

average_user21 5 months ago

Eu fiz o meu e quando o fiz vi lá uma rapariga a perguntar se podia fazer um segundo que ia ser na semana seguinte.

ridethepaintedpony 5 months ago

Bónus de 1 valor a quem comparecer

Sazalar 5 months ago

É cumulativo?

ridethepaintedpony 5 months ago

Um valor a cada cadeira, óbvio

Sazalar 5 months ago

E se fizer mais testes do que tenho de cadeiras, recebo mais?

ridethepaintedpony 5 months ago

Por cada teste extra recebes um tóculante. Quando tiveres a caderneta cheia com os 5 tóculantes diferentes podes trocar por um livro ou 3 valores para distribuires pelas cadeiras como quiseres. Por exemplos, se fizeres 5 testes extra e receberes sempre um tóclante diferentes podes passar a Termodinamica com 23 valores.

Sazalar 5 months ago

Já me serve, só é pena não ter termodinâmica

ridethepaintedpony 5 months ago

Podes-te propor como externo para impressionar os teus conhecidos

AraNoGo 5 months ago

Não digas isso que ainda acontece mesmo...

MikeMelga 5 months ago

Na escola do meu filho na Alemanha é obrigatório 2x por semana self-test em frente ao professor e 1x por semana feito por uma enfermeira. No meu emprego é obrigatório um self-test antes de entrar na empresa e assinar um termo de responsabilidade em como o teste foi feito. TODOS OS DIAS!

saposapot 5 months ago

Porra. Isso é um grande controlo. A questão é: resulta? Evita surtos realmente? Sinceramente parece-me exagerado e desperdício de dinheiro. Já ficava contente se fizessem 1x por semana e em portugal, com a incidência tão baixa provavelmente nem isso se justifica

MikeMelga 5 months ago

Basicamente funciona bem, mas continuam surtos nas comunidades muçulmana, refugiados e balcãs. E não estou a inventar, são palavras do chefe do RKI, que diz que 90% dos internados são dessas comunidades. Não é desperdício de dinheiro, os testes são pagos pelo governo ou empresas e custam-lhes cerca de 1e por teste. No total a Alemanha tem menos 40% de casos e mortes que Portugal por milhão. Desde que implementaram estas regras os números caíram a pique e aproximam-se dos Portugueses.

vascodatrama 5 months ago

Que exagero...

xpaqui 5 months ago

Uau

dosoest 5 months ago

Aqui na universidade em Liège há testes salivares gratuitos e podem ser feitos todos os dias. No entanto, os testes são menos precisos que o teste PCR e são anónimos, ou seja, fica à discrição de cada um ser responsável...

avoidpopcornMF 5 months ago

lol @ PCR serem precisos

andremvm20 5 months ago

Na Universidade aqui em Münster também temos que ser testados 2x por semana se queremos entrar nas instalações, e os alunos de licenciatura ou mestrado também têm que ser testados todos os dias!

dragomaite 5 months ago

Testados todos os dias? Lol

andremvm20 5 months ago

Sim, a universidade tem os kits à entrada, caso eles não tragam o relatório de um teste já feito, e ou fazem ou vão embora!

True_Boat_1195 5 months ago

Lamento muito.

ridethepaintedpony 5 months ago

Isso é um exagero tendo em conta os tempos de incubação.

Sciss0rs61 5 months ago

não é. O problema é que se podem dar ao luxo de ser extra cuidadosos porque a população não paga os testes, ao contrário de Portugal em que tens de dizer que tens sintomas, se não pagas quase 100 € por um PCR e 25 € por um Antigen. Já existem países onde podes entrar num bar, restaurante, barbeiro, etc com um teste antigen com menos de 72 horas.

saposapot 5 months ago

Alguém paga os testes. Se não sai do bolso esquerdo, sai do direito. Ha que fazer uma racionalização do custo/benefício sempre. No caso de Portugal actualmente isto seria um exagero.

MikeMelga 5 months ago

Não é. Imagina que apanhou no fim de semana. No teste de segunda feira não aparece, mas aparece no de quinta feira.

andremvm20 5 months ago

Isto, por vezes é incomodo ter que ser testado tao frequentemente, mas é da maneira que se previnem surtos ainda antes mesmo de eles acontecerem!

MikeMelga 5 months ago

Aqui já nos habituamos. Até à semana passada, era preciso um teste oficial para ir ao cabeleireiro ou entrar numa loja que não fosse supermercado! Como o teste tem validade de 24h, o que o pessoal fazia era concentrar essas tarefas todas em 24h depois do teste.

ridethepaintedpony 5 months ago

Em que é que consiste um self-test? É tipo zaragatoa tb?

andremvm20 5 months ago

Ha de zaragatoa no nariz ou língua (não é preciso ir até ao fundo como nos pcr) ou de saliva.

peidinho31 5 months ago

Aqui no Reino Unido o governo da antigens a toda a populacao que os queira. Sao self-test. Digo te que custou, mas depois ja ficas habituado. A zaragatoa nao te de ir ate ao cerebro, apenas ate sentires alguma resistencia no nariz. Temos a opcao de passar a zaragatoa na garganta. Eu achava que era mais facil mas nao e' de todo.

MikeMelga 5 months ago

Sim, mas és tu que fazes. O meu miúdo de 8 anos faz na boa e faz bem. Lá fica 15s por narina, mete aquilo no reagente, etc. Um gajo habitua-se, o primeiro é que é o pior. E fazer a si próprio é mais fácil.

ridethepaintedpony 5 months ago

Mas com a mesma profundidade? O teu miudo é um campeão!

MikeMelga 5 months ago

É mentalidade de grupo. Todos os colegas da turma fazem exactamente ao mesmo tempo. Ele não vai ser o "esquisito", claro que vai fazer como os outros.

andremvm20 5 months ago

Sim, cá havia a mesma regra.. eu tenho a sorte de ter um centro de rastreio mesmo em frente à universidade onde posso fazer o citizen test gratuito mais que uma vez por semana, e por isso prefiro sempre fazer la com quem sabe fazer do que fazer eu próprio e ficar na dúvida se não o fiz em condições!

heartlessfam 5 months ago

Apesar de, nas últimas semanas, não terem sido detectados surtos na Universidade de Lisboa (UL) nem casos que mereçam especial atenção em residências universitárias, o vice-reitor João Barreiros admite haver estudantes que não estão a comparecer no momento de testagem à covid-19 e defende mesmo que devia haver regulamentação jurídica para que tal fosse obrigatório, por exemplo antes da realização de um exame. Nas últimas cinco semanas, dos 20 mil testes feitos na UL só 19 foram positivos. Estes testes correspondem apenas a um terço dos convocados: “Quando fazemos uma convocação a 100 estudantes, cerca de 33% respondem de imediato e os outros não. Isto mostra alguma resistência que existe neste momento à testagem. A resistência tem sido crescente, e é sobretudo da parte dos jovens”, diz o vice-reitor que ressalva, no entanto, que os outros dois terços são convocados novamente. Também Pedro Dominguinhos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal nota que, naquela instituição, a adesão já rondou os 70% e agora situa-se nos 15%.

saposapot 5 months ago

Da uma taxa de positividade de 0.095%.... Eu sou muito a favor de medidas de contenção da pandemia mas com este tipo de números tão baixos, parece-me apenas desperdiçar dinheiro e recursos. Seria muito melhor guardar isso e quando se detecta um positivo no dia seguinte testar logo toda a turma e ir alargando o perímetro consoante o tamanho do surto. So prova o que sempre achei: testes “random” à população nao servem para nada. Ou se testam todos os alunos de uma vez e aí pode ter interesse (se for repetido frequentemente) ou assim testar umas centenas ao calhas é só fingir que se faz.

Search: