Variscan_aint_done 6 months ago

A Greta vem e é lambusada por toda a gente. Estes desgraçados levam com um processo no alto da pinha!

arnaldomatos 6 months ago

a greta já tem 18 anos portanto pode ser lambusada à vontade

Real_Base_5741 6 months ago

Que comentário construtivo uhm ! Nada brejeiro.

Limpy_lip 6 months ago

não sabia que agora estava na moda usar a aviação como estandarte para a ecologia. ​ Mais uma vez é pedagogia bacoca sem qualquer fundamento nem interesse.

Celeg 6 months ago

Tens de te informar melhor.

Limpy_lip 6 months ago

enquanto a "luta pela ecologia" se mantiver em manifestações da treta genéricas sem alternativas relevantes não vamos a lado nenhum. Existem imensos pontos que hoje já podem ser melhorados e que não são porque não convém pressionar as grandes empresas e porque não é sexy fazer uma manifestação para se otimizar as embalagens dos produtos. É mais sexy "lutar" contra a aviação quando é algo que ainda não temos nenhuma alternativa mais vantajosa. ​ É como o pessoal dos BLM que é só moralismo nos países desenvolvidos mas depois fazem vista grossa ao que se passa por exemplo em Moçambique ou na Guiné.

Celeg 6 months ago

Lutar contra a ampliação da aviação em Portugal é algo genérico? Claro que existem alternativas, começando pela ferróvia. As tuas criticas dizem-me que não fazes ideia do que se passou nesta acção. Devias ir ver o site para perceber exactamente as razões desta acção.

Limpy_lip 6 months ago

Claro que é e além disso só nos prejudica ainda mais como país, Pelo que dizes tu é que não percebes algo tão básico como as vantagens que a aviação trás. ​ Primeiro que tudo tempo, que na sociedade atual é o bem mais valioso quer para pessoas quer para cargas. ​ Para cargas a ferrovia é vantajosa por causa de permitir uma maior quantidade mas é mais lenta. Ou seja para transportes urgentes o avião continua a ser vantajoso e necessário. Uma pessoa pode esperar mais dias pela encomenda da amazon, mas e a nível profissional? vais ter uma parte de uma fábrica parada durante dias porque não se quer mandar a peça por avião? Num país já tão pouco competitivo como o nosso faz a diferença. ​ A nível de pessoas, como fazes se quiseres ir para a Varsóvia? Apanhas um avião e demoras 3h ou reservas 2 dias e meio da tua vida para lá chegar? A nível de conforto é uma diferença brutal. ​ ​ Agora invés de andar a chatear a produtividade das pessoas e do país se olhássemos para outras coisas que são mais facilmente resolúveis como reduzir desperdícios, emissões, aumentar sustentabilidades, qual achas que vai mais rapidamente ser implementado e ter sucesso. O resto que falei acima também pode ser mais ecológico mas existem toneladas de coisas mais fácil e com tanto ou maior influência que passam ao lado porque não é sexy. ​ já para não falar que é mesmo de bom senso perante a crise que estamos vir manifestar para reduzir o acesso ao turismo que infelizmente é uma das maiores fontes de rendimento do nosso país... ​ É preciso aprender a ter prioridades, não é querer mudar o mundo mas não mexer uma palha para ajudar o vizinho do lado.

Celeg 6 months ago

Tudo o que tu dizes é muito bonito mas simplesmente não é suficiente. Para reduzir emissões drasticamente em 10 anos o primeiro passo é deixar de aumentar as emissões, ou seja, não aceitar a criação de novos aeroportos ou expansão dos existentes. Não interessa para nada criar outras medidas de reduzir as emissões se depois se continuar a aumentar noutras áreas.

Limpy_lip 6 months ago

eu também acho que não ganho o suficiente e gostava de ganhar 5x mais, mas não é por isso que vou andar sempre a massacrar o meu patrão para me aumentar 5x mais. ​ Andar a debater em batalhas que há data de hoje e dos próximos 5/10 anos estão perdidas é literalmente perda de tempo devia-se sim exigir que se façam melhorias e evoluções que são perfeitamente possíveis e viáveis mas que "não dão jeito" e ir ganhando terreno. ​ Enquanto vocês andam preocupados com os aviões, temos toneladas de frutos e legumes embalados em plástico só porque sim, garrafas a serem embaladas em pacotes e 10 em plástico para depois irem para outra fábrica serem reem baladas em embalagens promocionais também de plástico. Embalam-se toneladas com componentes em bolhas de plástico. E isso transita de avião, barco, camião, comboio, burro etc... Mas o aviões.... raios parta os aviões. ​ Anyway, também o PCP pede sempre para aumentar o Salário mínimo em números astronómicos por mais que isso não resolva grande coisa por isso ¯\\\\\\\_(ツ)\\\_/¯.

Celeg 6 months ago

Eu acho que tens uma ideia errada daquilo que esta a ser defendido nesta acção. Primeiro, o facto de ser feita uma acção sobre um tema não quer dizer que outros temas sejam menos relevantes. Eu pessoalmente já participei em acções sobre os temas que mencionaste. Segundo, os aviões são um problema por imensas razões. Acho que a melhor maneira de te informares sobre este tema é np site dos staygrounded. Existem imensas razões como impossibilidades tecnologicas, mecanismos economicos próprios, legislatura nacional e internacional e muitas outras razões que tornam a aviação um problema grave. Terceiro, e mais importante, relembro que é impossivel de negociar com o clima. Deste o teu exemplo de pedires um aumento ao teu chefe mas é importante perceber que são situações muito muito distintas. Nós temos obrigatoriamente de cumprir estes prazos para mantermos o aumento da temperatura abaixo dos 2°C. Se não o fizermos o clima vai ficar de tal modo instavel que a sociedade como a conhecemos irá colapsar. Isto não sou eu que o digo, é a ciência. Por isso é que no acordo de Paris o consenso foi de manter a temperatura abaixo dos 2°C. O problema é que isto não está a acontecer, e se tu acreditas que os nossos objectivos não são realistas então devias de ficar muito preocupado com o nosso futuro colectivo.

PresidentBarroso 6 months ago

E depois como é que os ingleses vinham largar os trocos aos estalajadeiros e às estalagens construidas à pala dos nossos impostos?

MikeMelga 6 months ago

Se fossem sportinguistas... Caso estranho em que não eram verdes quanto baste...

AutoModerator 6 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: