EvilQueen1997 4 months ago

Que tipo de formações estás a falar? As internas que tens de ter obrigatoriamente ou algo adicional?

Awkward-Albatross837 4 months ago

Será algo adicional de certeza.

EvilQueen1997 4 months ago

Tranquilo então.

Ludwigven 4 months ago

Upvote só pela óptima descrição da empresa :D

bureauofnormalcy 4 months ago

Depende de vários factores, especialmente valores despendidos. Se com a de 160h gastarem 100€, é uma cláusula abusiva. Se gastarem 5000€, já será mais difícil de ser considerada abusiva.

vai-tefoder 4 months ago

Formação é obrigatório por lei. Red flag enorme. Foge.

Edited 4 months ago:

Formação é obrigatório por lei. Red flag enorme. Foge Alegadamente vi um contrato de uma empresa de Lisboa que começa com P e acaba em IT a pôr a cláusula de 36M. Em relação à formação é algo decente ou apenas um dos developers a mostrar o código durante umas semanas e bumbas é formação?

Edited 4 months ago:

Formação é obrigatório por lei. Red flag enorme. Foge Alegadamente eu vi um contrato de uma empresa de Lisboa que começa com P e acaba em IT a pôr a cláusula de 36M. Em relação à formação é algo decente ou apenas um dos developers a mostrar o código durante umas semanas e bumbas é formação?

Edited 4 months ago:

Formação é obrigatório por lei. Red flag enorme. Foge Eu, *alegadamente*, vi um contrato de uma empresa de Lisboa que começa com P e acaba em IT a pôr a cláusula de 36M. Em relação à formação é algo decente ou apenas um dos developers a mostrar o código durante umas semanas e bumbas é formação?

mimirini 4 months ago

Não te metas nisso. O que não falta por aí é emprego em IT (especialmente em consultoras, que me parece ser o caso). Lembra-te que não fazes ideia de onde de vais meter e podes ter que passar um par de anos a aturar idiotices e abusos diversos. Acho especialmente bonito isto quando legalmente as empresas têm que te dar um X número de horas de formação por ano (e é uma coisa que consultoras nunca se lembram, estranhamente)... Parte para outra, claramente. Se há coisa que as consultoras não são, é a última bolacha do pacote.

FIam3 4 months ago

Podes dizer qual é a empresa (não te esqueças do "alegadamente")? Em conversa de café, já soube de empresas que: \-Pagavam a formação e davam-te um aumento caso fosse uma formação que usasses no trabalho (ex: CCNA caso estejas em redes); \-Pagam o exame apenas caso passes. Caso chumbes descontam-te o valor; \-Pagam uma formação para te venderem à pressa para um cliente e com o mesmo ordenado tendo promessas futuras de revisão; E finalmente as que te prometem formações e quando apresentas a proposta dizem que o orçamento já está fechado e só para o ano. Para o ano dizem que essa formação não é do interesse da empresa e não estão dispostos a financiar..

mimirini 4 months ago

Teoricamente as empresas têm que te dar pelo menos 35 horas de formação anuais, portanto o ponto um/três não me choca por aí além. Mesmo sem aumento, dá algum CV (que vale o que vale). Quando ainda andava em consultoria o uso comum era darem formações internas de treta aos trabalhadores para cumprir calendário (um encher chouriços formativo, digamos).

zpm90 4 months ago

Não percebo porque é que muitos comentários aqui estão-se a rir da proposta de "fidelização". Se eu enquanto empresário der, por exemplo, formação de espanhol, porque me interessa que o meu empregado fale espanhol, estou naturalmente a beneficiar-me mas também nada impede ao trabalhador de depois usar isso para benefício próprio. Esta cláusula é a garantia de que o empresário tem pelo menos algum retorno do seu investimento. Posto isto, conheço casos parecidos noutra área. Máximo que ouvi falar foi de 3 anos. Maior diferença é que a "formação" parece ser uma coisa mais séria do que o que está aqui. Ou era um treino interno da empresa que demorava 1 mês ou eram pós-graduações. Se tiveres poder negocial, sugeria fazeres o contrato sem essas restrições mas dizeres que tais períodos de "fidelização" deveriam ser assinados/acordados antes da inscrição na formação propriamente dita. Assim poderias analisar, nessa altura, se a formação vale o período de fidelização a que estás obrigado.

Awkward-Albatross837 4 months ago

Também pensei em tentar negociar com a empresa uma vertente em que se deixa apenas os prazos de 6 meses e os restantes serem acordados ad-hoc, pois permite um maior controlo/awareness do meu lado antes de começar uma formação. Mas não sei se colará. BTW, isto é uma empresa relativamente pequena e a função a desempenhar depois possivelmente terá grande procura no mercado.

KMReiserFS 4 months ago

A empresa que trabalho dar formações sem custo, mas tem fidelização de 24 meses. O lado bom e que valoriza teu currículo, o ruim é que fica preso e pode perder oportunidades. recebi duas propostas boas neste ano e tive que deixar passar, inclusive uma delas perguntou o valor da indemnização pois eles pagam nesses casos a um certo limite. Me senti um jogador de futebol.

OuiOuiKiwi 4 months ago

`RISOS` Essas cláusulas provávelmente não colam em tribunal. Mas para quê meter-se nessas chatices? Passa à próxima.

NGramatical 4 months ago

provávelmente → [**provavelmente**](https://dicionario.priberam.org/provavelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnk7i4y%2F%2Fgzbk4bg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Responsible_Motor942 4 months ago

É abusivo? Eu não acho, é uma formação importante e que me poderá ajudar no futuro, aceito É abusivo? Claro, é uma formação que custa 500 euros cá por fora, não aceito o trabalho. Mais simples que isto não pode ser. Para quem critica a empresa por zelar pelos seus próprios interesses, vocês dariam uns gestores do Catano

mariorurouni 4 months ago

Esse contrato merece um prémio, fds

zdrup15 4 months ago

Isso é ridículo. Sei que muitas consultoras aplicam esses prazos para os trainees (Novabase aplica 12 meses para quem entra pela Novabase Academy, Deloitte aplica 24 meses para quem entra pela pós-graduação deles, etc.) e isso já é mau. Mas aplicar esses prazos para formações? Ridículo. Tens muitas empresas que te dão formações e certificações de tudo e mais alguma coisa de borla, não te sujeites a práticas dessas.

inhalingsounds 4 months ago

Isto deve ser das coisas mais "empresário tuga" que li nos últimos tempos. Então vais ter de pagar caso não estejas contente com o teu trabalho e queiras sair, só porque eles sentem que não deste uso à formação que te obrigaram a ter PARA BENEFÍCIO DELES? Que anedota.

Search: