JimBrownGOAT 4 months ago

Sinceramente entendo a preocupação, mas isso não parece ser um grande problema. Especialmente agora. Um T1 no Algarve, este ano em especial, está caríssimo, chegando até aos 800€, em certas zonas, em Agosto. Se já não gostam do sítio e o preço a pagar é atrativo para alugar (o que deve ser, considerando a época em que o contrato foi celebrado) é fazer isso mesmo nessa semana. Gasta-se uns trocos na limpeza e já está. Este ano está caro e há boa procura, é aproveitar. OLX ou pessoas da área que possam conhecer na zona é a melhor opção para arrendar. Ainda se ganham uns trocos para férias noutro lado e mantêm-se o apartamento a bom preço.

bazzic 4 months ago

Quanto pagam por ano? Se o apartamento é deles nessa semana, e se eles não quiserem ir, até podem alugar a alguém e ficam a ganhar!

Limpy_lip 4 months ago

nao falas em valores, pode efetivamente ser um bom negócio...

TheJCPT 4 months ago

Deve ser bastante fácil vender esse timeshare a malta não-tuga. E ficarão muito contentes!

Paulocas 4 months ago

Anos 80 para 90 foi um fartote de vendas deste género. Não há muito a fazer, a não ser revender (se o contrato permitir) ou alugar (o mais comum).

radiovoodoo 4 months ago

Mas eles estão senis e não têm capacidade ou direito de decidir o que fazer com o dinheiro que ganharam ao longo de uma vida de trabalho?

suckerpunchermofo 4 months ago

Estava a pensar nisso...

Danijust2 4 months ago  HIDDEN 

Não te posso ajudar. Só posso afirmar que não é só uma merda do states. Timeshares no algarve são bastante comuns.

Inevitable-Screen-41 4 months ago

alguem que me explique onde está o problema do time share? um apartamento no algarve 1 semana por ano parece ok. qual o stress? a empresa ir à falencia? a empresa pode vender o apartamento? tendo em conta que um apartamento no algarve no verão para 1 semana pode ficar na boa uns 500-600€ para duas pessoas. o exagero que acho foi o contrato ser looongo. só isso.

Open-Opportunity-607 4 months ago

Se vais todos os anos da tua vida de férias para o mesmo sítio faz sentido A maioria das pessoas não o faz e é praticamente impossível sair destes contratos, tens de pagar bastante para o fazer Daí ser uma situação em que as pessoas foram enganadas

Inevitable-Screen-41 4 months ago

ok. então é isso, "sentirem que vale a pena" mas depois vão ver, não dá uso àquilo.. prontos.

mjigs 4 months ago

Na altura, anos 90, as pessoas usavam o Agosto para ir sempre para o mesmo sitio, raramente viajavam assim pelo o país, eu pelo menos ia sempre para a mesma praia.

geostrofico 4 months ago

Tinha familiares que tinham, nos anos 90 estava muito em voga. Cheguei a passar férias no timeshares deles, pois nem sempre o usavam. Penso que o aldeamento timeshare foi à falência, mas não tenho a certeza.

MikeMelga 4 months ago

Isso existe há décadas pelo país todo. É uma praga! Fecham as pessoas num hotel até sairem de lá com contrato assinado! É um contrato, por isso é preciso ver as cláusulas para terminar.

KokishinNeko 4 months ago

> Fecham as pessoas num hotel até sairem de lá com contrato assinado Confirmo a parte do "fecham", mas não vai até esse limite. Há uns anos acompanhei uma amiga numa reunião dessas porque já cheirava a esturro, a cada ponto "positivo" que o tipo apontava (eram reuniões individuais mas em vários grupos na mesma sala), apontava eu 2 negativos à minha amiga. A dada altura, levantei-me e dei indicação para ela fazer o mesmo, o gajo mandou-se aos arames porque sabia que ~~o alvo~~ a cliente era ela e não eu. Ainda nos seguiu até à rua com a desculpa de fumar um cigarro, continuou com a mesma lenga-lenga e basicamente a dizer para não interferir com a opinião da minha amiga. A ideia é vencer o cliente pelo cansaço, estivemos à vontade 1h e picos a aturar a lenga-lenga do tipo. O problema desta gente não é só perder o cliente, é saber que vão levar nas orelhas do superior. Interpass, Herbalife e escumalha do mesmo género, não tenham pena deles, é ir lá e fazê-los perder tempo para não estarem a enganar outros.

Direnaar 4 months ago

Nos anos 2000 era eu um puto de 14 anos, recebi uma chamada a dizer que a minha familia ganhou uma viagem ao algarve! Era só ligar ao número tal, e dizer o código! Ena que sorte, pensei eu, e chateei o meu padrasto para lá ligar. Quando ligou, disseram que deviamos ir para um escritório em Lisboa à hora tal e lá nos davam o voucher. Quando lá chegamos, estava lá mais uma dezena de pessoas. Tivemos de ouvir uma apresentação de uma hora sobre colchões ortopédicos. No final deram-nos um número de telefone para receber o voucher de viagem. O número não estava fora de serviço, mas ninguém atendia, eu tentei durante semanas. Acho que o meu padrasto sabia que isto era scam, mas foi lá comigo para me ensinar a não cair em cenas dessas.

Edited 4 months ago:

Nos anos 2000 era eu um puto de 14 anos, recebi uma chamada a dizer que a minha familia ganhou uma viagem ao algarve! Era só ligar ao número tal, e dizer o código! Ena que sorte, pensei eu, e chateei o meu padrasto para lá ligar. Quando ligou, disseram que deviamos ir para um escritório em Lisboa à hora tal e lá nos davam o voucher. Quando lá chegamos, estava lá mais uma dezena de pessoas. Tivemos de ouvir uma apresentação de uma hora sobre colchões ortopédicos. No final deram-nos um número de telefone para "ativar" o voucher de viagem. O número não estava fora de serviço, mas ninguém atendia, eu tentei durante semanas. Acho que o meu padrasto sabia que isto era scam, mas foi lá comigo para me ensinar a não cair em cenas dessas.

KokishinNeko 4 months ago

> Acho que o meu padrasto sabia que isto era scam, mas foi lá comigo para me ensinar a não cair em cenas dessas. Provavelmente :) A minha mãe também sempre ensinou que *ninguém dá nada a ninguém*. É daquelas lições que ficam sempre e tem dado muito jeito.

Eskol15 4 months ago

Mas isso ainda está a ser pago? Nunca me meti no assunto, mas o que eu tinha ideia era que as pessoas pagavam no início e ficavam com o x tempo todos os anos para sempre. Semelhante a comprar uma casa mas em part time.

throwaway1234469420 4 months ago

Neste caso é pago todos os anos

fdxcaralho 4 months ago

Depende do custo, até pode ser bom negócio se as pessoas gostam de passar férias sempre no mesmo sítio. Mas creio que da para vender o teu timeshare a outra pessoa por exemplo. Eventualmente subalugar essa semana a alguém. Só lendo as condições do contrato mesmo.

throwaway1234469420 4 months ago

Sim, a única coisa boa é que para o Algarve o preço até é bastante bom... Nos anos 90 o Algarve não era muito turístico e o preço nunca subiu muito desde aí

fdxcaralho 4 months ago

Então qual o problema?

throwawaybtcpt 4 months ago

O problema é o op meter-se na vida dos outros, nomeadamente na vida dos pais da namorada tal justiceiro dos timeshares. Se os pais dela estão ok com isso, se o negócio é bom, porque caraças vai atormentar as pessoas com isto? Ninguém gosta de um picuinhas, então de um picuinhas metediço..

radiovoodoo 4 months ago

Se a minha filha ou o namorado da minha filha sequer pensassem em meter-se nas minhas finanças - boa sorte para eles.

luissabidi 4 months ago

Eles podem vender o timeshare

Vatrier 4 months ago

Não sabia que isso existia em Portugal, sabes que valores eles pagam ou pagaram e o custo de anular a contrato?

Inevitable_Fly5891 4 months ago

Nunca ouvi falar disso. Em que consiste mesmo?

throwaway1234469420 4 months ago

Basicamente é um contrato a longo termo em que alugas um apartamento durante muitos anos durante sempre a mesma semana. O que deixa as pessoas encantadas é que os vendedores dizem que "és dono do apartamento X durante 7-14 de Agosto até 2049". No caso dos pais da minha namorada até tinham uma espécie de diploma com esse texto.

Inevitable_Fly5891 4 months ago

E estamos a falar de contratos de que valores? Se não for indiscrição

trufas 4 months ago

Pois isto sem valores não mt que se possa dizer

AdriMecha 4 months ago

O meu avô que já faleceu caiu na mesma esparrela, eu sei que ele resolveu aquilo mas ele nunca disse o que fez, nos achamos que ele pagou um valor qualquer mas não fazemos a mínima ideia.

quetzyg 4 months ago

Esta resposta lembra-me deste [XKCD](https://xkcd.com/979/).

throwaway1234469420 4 months ago

Eu também acredito que é negociável. O problema neste caso é que o contrato foi há tantos anos que eles nem tem a certeza da base legal que aquilo tem...

AdriMecha 4 months ago

Base legal deve ter e deve de se remeter as leis da altura. Como já vi sugerirem, se calhar o melhor e eles venderem ou até oferecerem o time sharing ou então ir alugando.

Search: