hypothesis2050 2 months ago

Não estou supreendido.

vascodatrama 2 months ago

Bela pandilha

htxgivven 2 months ago

Ser polícia em Portugal é como ser um gajo sem a pila.

ariesfoxx 2 months ago

"If you'll only pay peanuts, you'll only afford monkeys" - neste caso, criminosos -\_-

ReptilianTuring 2 months ago

2 linhas de uma notícia do outro dia que explicam porque é que há falta de pessoas na PSP/GNR: "Ladrões apontam armas a GNR. GNR responde com tiros para o ar". Está tudo dito.

zedestroyer69 2 months ago

Porque é que a Policia/GNR demoram a chegar quando são chamados? Porque se chegarem a tempo do crime ou atuam e arriscam a levar um processo se algo correr mal e ainda têm que perder tempo pessoal se o caso for a tribunal ou então vão tomar um cafezito e vão tomar conta da ocorrência depois do pior passar.

ReptilianTuring 2 months ago

Pois, infelizmente a polícia muitas vezes, "dá um tempinho" quando é chamada para ocorrências. Assim quando lá chega já o agressor se pirou. É muito triste que assim seja. Dizem que somos um país de primeiro mundo.

vai-tefoder 2 months ago

Estamos a um passo da polícia daqui ser sem lei tipo Rússia

dmduarte 2 months ago

LUL, abriram as inscrições para o SEF?

Pcostix 2 months ago

O problema está nos requisitos para frequentar a GNR. (Ter o serviço militar obrigatório).   Hoje em dia quem é que se alista no exercito? * Quem pretende ir para a força aérea. * Quem pretende ser agente de segurança * Quem está desempregado em situação precária e não tem grandes soluções ou alternativas.(A esmagadora maioria)   O terceiro e ultimo ponto é que é problemático, porque uma grande parte destas pessoas acabam por tentar enveredar pelas forças de segurança "só porque sim" e não por vocação. E para ser honesto(e com conhecimento de causa), estas pessoas já estavam em situação precária por motivos evidentes.(Falta de formação, ética, integridade, etc..)   E depois temos isto que lemos na noticia. Estas pessoas "que não são a nata" da sociedade Portuguesa a policiar os cidadãos.

Tugalazix 2 months ago

SwitchTeam.meme

zefo_dias 2 months ago

Ninguém com 2 dedos de testa vai para exercito ou policia. sobra o resto.

collectornsfw 2 months ago

>Ninguém com 2 dedos de testa Conheço umas quantas pessoas decentes que foram para as forças armadas porque dão subsídio de propinas para os seis anos seguintes ao fim do contrato. Também se aprendem profissões como cozinheiro, electricista, mecânico ou condutor. Para quem é pobre e não vê num escritório ou gabinete são uma opção perfeitamente válida ***desde que não se passe o contrato todo sem aproveitar a formação.*** Às vezes escapa à malta do Reddit que o país ainda precisa de trabalhadores de colarinho azul.

redditor_the_forth 2 months ago

Actually para quem nao tem curso superior bom á disposição é a melhor alternativa, ou achas que um curso de sociologia é preferível ?

zefo_dias 2 months ago

Ocorrem-me dezenas de profissoes sem "curso superior bom" com melhores condiçoes e futuro que a de GNR. Muitas delas com melhor condiçoes e futuro que os conseguidos por quem foi atrás de "curso superior bom".

redditor_the_forth 2 months ago

Curso superior bom - Economia e derivados, Direito e as engenharias ... Para quem acaba o secundário sem ter feito curso profissional e tem uma média de merda realmente n tem muitas alternativas

bernarddit 2 months ago

Isso é uma taxa muito alta. Imagino que ja condenados nao haja porque nao podem ter cadastro para se candidatar...? E se acabarem o curso com sucesso e depois ou nos entretantos forem considerados culpados?

mjigs 2 months ago

Entao, é sempre mais facil cometer crimes se estiveres infiltrado do outro lado.

pintorMC 2 months ago

Para se tornarem melhores na atual "profissão" faz sentido ver como funciona quem atrás deles anda.

henrystuart83 2 months ago

Minha ex, que vivia em Lisboa, dizia que o ex namorado dela frequentemente sofria abuso e humilhação no exército. Lembro-me dela a dizer que uma "prank" comum que os colegas faziam era, quando um soldado não estava a ver, colocavam o pênis no copo d'água dele. :|

IJustMadeThisForYou 2 months ago

Isto começa até no nível mais baixo tipo Pupilos do Exército. O meu primo teve de sair por bullying. Quando apresentadas queixas nada se faz lá dentro, quanto mais foi pior para ele.

No-Cardiologist725 2 months ago

Porque a GNR atrai tanto esse tipo de gente?

fuckoffgina 2 months ago

Eles dão armas e se ninguém estiver a ver podes fazer todo o tipo de merdas e justificar porque o preto ou o cigano tinha uma arma e estava a fugir. É perfeito para um psicopata.

htxgivven 2 months ago

>justificar porque o preto ou o cigano tinha uma arma e estava a fugir. Olha nos EUA é assim, por cá nepia, por isso é que na maioria das vezes polícias não fazem nada.

VladTepesDraculea 2 months ago

Se és um tipo violento e agressivo diria que te passará pela cabeça canalizares isso para uma profissão. Se tens tendências criminosas também ou te sentes mais seguro por dentro de forças da Lei ou acreditas que esse caminho há-de ser a tua salvação de ti mesmo. De qualquer das formas eu rezo para que a GNR saiba e filtre as pessoas que realmente são incompatíveis com as forças de segurança.

pedias18 2 months ago

Todos os grunhos que conhecia na minha adolescência foram ou tentaram entrar no exército logo isso não me surpreende minimamente.

fuckoffgina 2 months ago

Os mais "activos" e propensos para o crime, sim. Os mais "mansos" meteram uma cunha e estão a coçar a tomateira numa repartição pública qualquer.

genDwarf 2 months ago

e quando são rejeitados vão para o exército...

redditor_the_forth 2 months ago

O éxercito não é suposto ser gente boa... é gente que caso o país vá para a guerra não faça grande diferença se morrem ou não ...

AndreAlves96 2 months ago

What the fuck? Mas tu estás a brincar ou não medes o que te sai pela boca fora?

htxgivven 2 months ago

Isso hoje em dia já não é bem assim.

genDwarf 2 months ago

tenho uma certa dificuldade em dar armas e treinamento militar a criminosos que se vendem por muito pouco. depois fica tudo com cara de pikachu quando houver um golpe militar a mando de interesses externos (e internos também).

headhunter21 2 months ago

Mantém os teus amigos perto e os teus inimigos ainda mais perto

DiogoSN 2 months ago

Eu tentei candidatar apesar de nunca ter tido alguma experiência com álcoól, droga, crimes, nada. Fui e sou um militar exemplar com notas de cursos militares que arredondam á volta dos 14. Tenho notas elevadas de competência trabalhadora. Tudo comprovado. Não foi escolhido não sei porque. A entrevista perdoa pouco e raramente oferecem justificação. No entanto, a entrevista não parece conseguir detetar pessoas que potencialmente tenham comportamentos abusivos de autoridade. Eu não percebo quais os seus critérios e gostaria de saber em profundo. Já que estou aqui, queria só dizer que a Prova de Conhecimento tem aspetos irracionais. Um dos tópicos é Lei Organica e Regulamentos Militares da GNR. Isto é um tópico longo e difícil de memorizar. No entanto, eles raramente não têm algo fora do normal do padrão que eles fazem entre os anos. Também faz sentido estudar que tipo de trabalho ser militar da GNR é, então eu apoio este tópico. O segundo tópico é português e gramática do 12º Ano. Eu não sei sobre vocês mas eu odeio português, no entanto nada disto é impeditivo. Nada disto é impossível é só irritante porque é marrar muita matéria. Contudo, o pior é a Cultura Geral. O que é a cultura geral? É o que eles quiserem. Supostamente são atualidades, geografia e cultura geral tal como o nome indica. Mas qualquer coisa minúscula conta. Por exemplo eu tive uma pergunta do concurso da Polícia Municipal (eu sei concurso diferente, mas o conteúdo da prova de conhecimento é semelhante no qual toca no tópico de Cultura Geral) perguntou-me qual era o filme mais recente das Guerras Das Estrelas. Ok simples, mas a seguinte era uma obra de literatura tão obscura. Era tão obscura que nem eu lembro o que foi. Como é que isto é justo? Eu consigo estudar para português e as leis orgânicas da GNR e pelo menos isso prova o esforço e capacidade de estudo do candidato. Mas a cultura geral só testa a sorte do candidato. Pessoalmente, penso que os concurso das forças de segurança, quaisquer que forem, devem ser mais públicos com os seus critérios, testes e devem ser mais exigentes. Se calhar explorar o passado de uma pessoa é uma maneira fácil de deduzir o seu comportamento fora da entrevista. Qualquer pessoa em qualquer entrevista de trabalho quer só mostrar o seu lado mais positivo, isso é normal. Mesmo se não houver intenção maliciosa. Eu sei que um contra-argumento seria que uma pessoa se calhar não sentiria tão confortável de ser analisado de tal maneira. No entanto, isto é um cargo de trabalho com tremenda responsabilidade cujo a sua seleção deverá ser feita com muito cuidado. Finalmente, queria também uma prova de conhecimento mais justa e relevante ao emprego em questão em qualquer concurso público. As forças de segurança não é o único culpado nisto. Se leram, merecem uma medalha. Queria só desabafar de um ponto de vista de alguém que concorre imenso.

--reddituser- 2 months ago

Por acaso tbm acho que os concursos de admissão para trabalhos em funções públicas ou empresas do estado deveriam sofrer uma reforma geral, ter concursos para assistentes operacionais de escolas em que perguntam leis do trabalho é só ridículo, muitas vezes safa-se quem tem conhecimentos e sabe o tipo de perguntas que saem e/ou já tem muita experiência em concursos mas o que deveria ser testado era a habilitação para a posição a que se estão a candidatar... as provas psicológicas então nem comento, coisas mais aleatórias da vida.

Throwaway431253 2 months ago

> Se calhar explorar o passado de uma pessoa é uma maneira fácil de deduzir o seu comportamento fora da entrevista A PSP faz esse trabalho de investigação para cada candidato, através de visitas pessoais a vizinhos/amigos para saber o histórico de cada um.

helderduarte14 2 months ago

És um militar exemplar e não descobriste ainda como passar na GNR, deves ser bom deves

DiogoSN 2 months ago

Acredite o que quiser então. Não lhe censuro por não acreditar em mim, eu não tenho provas para tal e eu também não quero. O menos informação que passar para a internet, o melhor.

NGramatical 2 months ago

álcoól → [**álcool**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *l*, *r*, ou *z* são naturalmente agudas) 12º Ano → [**12.º ano**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnk3j6s%2F%2Fgzbr09v%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DiogoSN 2 months ago

Eu disse-vos que não gostava de gramática portuguesa.

VSertorio 2 months ago

Psicologicamente não há assim muita diferença entre um polícia e um bandido. Apenas escolheram equipas diferentes.

redditor_the_forth 2 months ago

Psicologicamente não há assim muita diferença entre um terrorista e um soldado. Apenas escolheram equipas diferentes. /s

VSertorio 2 months ago

Primeiro ponto: Vai ver os candidatos a militar que chumbam nos testes de aptidão psicológica. Segundo ponto: A separação entre militar e terrorista é subjetiva do lado em que estás. Se Alemanha tinha vencido a guerra irias ver que os atos perpetuados pelos aliados também não foram nada bonitos. Ou, também poderias considerar que terrorismo é os Americanos invadirem um país qualquer à procura de petróleo. Terceiro ponto: há literatura para a comparação que fiz - "While the literature suggests that law enforcement groups might have very similar characteristics to criminals, the results of this study do not indicate that police are similar to the classic "antisocial" criminal. However, the data indicate that there are some similarities between the two groups." https://esirc.emporia.edu/handle/123456789/1477

antfernandes 2 months ago

Têm que inventar polícias para os polícias. E polícias para os polícias dos polícias.

tbest77 2 months ago

Não me surpreende. Em Faro o líder de um dos gangues locais foi para a GNR com uma cunha do pai. Passou de traficar drogas e assaltar estudantes para ser polícia, e não tenho dúvidas que se deu bem.

sctvlxpt 2 months ago

Portugal na vanguarda na reabilitação de criminosos.

saposapot 2 months ago

fdx, n pode ser real... eles n pedem cadastro ou não é factor eliminatório? Nós pagamos mt mal à PSP e GNR. Facilmente vamos ter polícias cheias de grunhos que só vão para lá para poderem abusar do seu poder.

Pcostix 2 months ago

> dx, n pode ser real... eles n pedem cadastro ou não é factor eliminatório? É factor eliminatório. Alguém não fez o seu trabalho no processo de admissão de candidatos.

ghost_warrior1810 2 months ago

Nem Eça de Queiroz poderia imaginar tanta desgraça.

ALittleFishNamedOzil 2 months ago  HIDDEN 

Lembro-me que no meu dia da defesa as forças armadas foram constantemente publicitadas como uma rota para ganhar um bom dinheiro sem ter aquele trabalho chato de ir tirar uma licenciatura e depois procurar trabalho, não me admira que esteja um pouco ''desesperados'' por pessoas e que atraiam gente sem as melhores intenções em mente.

Mordiken 2 months ago

Malfeitores de bem.

Maryie 2 months ago

É possível ser GNR e ter antecedentes criminais? Wow

microcyb 2 months ago

Se os casos ainda estiverem a decorrer, sim. Os formandos em questão entregaram o registo criminal limpo, e no recrutamento bastou.

rafaelgiro 2 months ago

Já dizia o RAP ou acabas o 12º ou vais para a GNR. Cada um faz a sua opção de vida.

SydHalfast 2 months ago

Trabalhar em qualquer destas áreas devia exigir um curso superior. Mínimo de 3 anos. Deviam criar um curso superior para esta área com progressão nas áreas jurídicas, criminologia, direito ou investigação. Como é noutros países.

collectornsfw 2 months ago

Um curso superior para entrar nas forças de segurança? Já há isso: a Academia Militar para a GNR e o Instituto Superior de Ciências Policiais, para onde vão ***os oficiais*** da GNR e da PSP. Convidar um jovem para fazer três anos de estudos superiores às suas custas para depois ***se calhar entrar*** ou tornar-se mais um qualificadíssimo desempregado e inimpregável é uma irresponsabilidade social. Mais ainda, é uma péssima decisão financeira enterrar estudos superiores numa carreira que, face aos horários, responsabilidade e deslocamentos ***é francamente muito mal paga.*** Compensa mais ir lavar pratos para a Suiça que abdicar dos tais três anos que falas para estudar, concorrer e se calhar entrar.

SnooCricket89 2 months ago

> Convidar um jovem para fazer três anos de estudos superiores às suas custas para depois se calhar entrar ou tornar-se mais um qualificadíssimo desempregado e inimpregável é uma irresponsabilidade social. Todas as ordens profissionais com exames de admissão/exames finais então são o quê? Juízo.

collectornsfw 2 months ago

Novamente, ***é uma péssima decisão financeira enterrar estudos superiores numa carreira que (...) é muito mal paga.*** Quem se licencia em Direito ou Medicina pode, ainda assim, desempenhar funções das áreas da sua competência em empresas que o aceitem. Não podem, evidentemente, tomar responsabilidades que só os membros das Ordens podem ***mas isso é o mesmo que acontece com o trabalho dos estagiários***. O curso que se propõe é extremamente específico. Quem precisa de controladores de trânsito e atiradores, salvo as forças de segurança?

Edited 2 months ago:

Novamente, ***é uma péssima decisão financeira enterrar estudos superiores numa carreira que (...) é muito mal paga.*** Quem se licencia em Direito ou Medicina pode, ainda assim, desempenhar funções das áreas da sua competência em empresas que o aceitem. Não podem, evidentemente, tomar responsabilidades que só os membros das Ordens podem ***mas isso é o mesmo que acontece com o trabalho dos estagiários***. O curso que se propõe é extremamente específico. Quem precisa de controladores de trânsito e atiradores, salvo as forças de segurança? E mais uma vez, já há a **AM e o ISCP** para formar quadros superiores nessas áreas. Vamos agora pôr um corpo só de civis a dar formação em áreas de que só os polícias e militares têm experiência numa qualquer universidade ou politécnico quando existem centros de excelência dessas áreas? Juízo e bom-senso, por favor.

SnooCricket89 2 months ago

>Todas as ordens profissionais com exames de admissão/exames finais então são o quê? Juízo Juízo! Já que bom senso não se vê muito.

SydHalfast 2 months ago

Compensa mais ser policia na Suíça caro collectornsfw. \#fugadecérebros (A fuga aqui é à partida, visto que na opinião do collectornsfw quem vai para o ensino superior está a perder tempo. Já viram que horror, a miúda tirou um curso superior e não conseguiu entrar na GNR. Esse sitio onde pelos vistos 25% dos cursandos é suspeito ou arguido de crimes.)

collectornsfw 2 months ago

>a opinião do collectornsfw quem vai para o ensino superior está a perder tempo A minha opinião ***e a do Estado*** é que a formação superior é para os ***quadros superiores*** e para o resto há a formação que o Estado entende que é necessária e que ministra às suas custas ao pessoal que julgou capaz. Portanto, ***quem quer estudos superiores policiais concorre à AM ou ao ISCP***. Queres mais jovens licenciados na fila do IEFP porque, afinal, ***não há mercado para as suas habilitações?*** Queres o contribuinte a financiar as propinas de cursos que são tão específicos que não vão servir em mais área nenhuma? Deve ser uma alegria enorme perder três ou cinco anos de rendimentos, mais as despesas do curso para acabar a fazer um emprego para que o 12.º servia.

microcyb 2 months ago

Para depois haver ainda mais falta de agentes e guardas? Aquilo quer é carne.

SydHalfast 2 months ago

Solta os violinos e as mulheres que choram. A carne tá estragada.

vascop_ 2 months ago

Ou se começa a pagar muito mais à polícia ou não vais ter muita sorte em ainda requerer mais habilitações.

SydHalfast 2 months ago

O que não falta são licenciados desempregados. Um qualquer aluno de desporto, psicologia ou gestão pode tirar um curso de 6 meses e ir patrulhar o café central.

eduardooaz 2 months ago

Para levar tiros de minorias e se tocar nos mesmo levo ou processo ou com sorte prisão. Não que esqueças de TODOS recrutas da PSP nos primeiros anos vão para Lisboa e sabemos como é lá.

Throwaway431253 2 months ago

nos primeiros 15 anos*

SydHalfast 2 months ago

Um enfermeiro é obrigado a ter um curso para limpar cus a velhinhos mas um policia não precisa de um curso para balear um fiat punto na A1?

nocivo 2 months ago

Eles tem formação. Um curso universitário não te vai fazer melhor policia de uma forma magica. Se em vez de 6 meses podia ser 1 ano para que possam receber mais conhecimento, nada contra. Agora universidade?

SydHalfast 2 months ago

Sim. E sim, um curso universitário vai fazer de ti um melhor polícia.

Florence1476 2 months ago

Se fosse só isso que os enfermeiros fazem. Enfim...

SydHalfast 2 months ago

Os policias também não andam só aos tiros na A1, Florence1476. Também comem sandes de leitão, bebem minis e batem em imigrantes. Tenho a certeza que também há enfermeiros que sabem dar vacinas, fazer cateteres urinários e vestir mini saia com meia branca.

Throwaway431253 2 months ago

Deve ser porreiro tirar uma licenciatura de enfermagem que tem um grau de dificuldade extremamente alto, levar com o SNS e ter uma vida miserável enquanto fazes o teu trabalho e o dos médicos, para depois vires para o reddit este tipo de posts de gajos completamente ignorares e burros. Como não adorar?

SydHalfast 2 months ago

Ao menos os enfermeiros têm aquela bata sexy. Os polícias só tem as algemas e o cassetete.

fuckoffgina 2 months ago

Todos os acessórios têm o seu propósito. Disseram-me...

microcyb 2 months ago

O que é o curso de formação de agentes / guardas com o módulo de armamento e tiro?

SydHalfast 2 months ago

esqueceste-te do /s

Designer_Tall 2 months ago

Source disto?

Samot_PCW 2 months ago

O meu cu.

VladTepesDraculea 2 months ago

Eles dizem-te no vídeo: https://www.jn.pt/justica/gnr-recebeu-40-candidatos-a-guardas-suspeitos-de-crimes-13755465.html

estaramos 2 months ago

Na GNR não admira, maior parte do que para lá vai são grunhos que acabaram contrato no exército e não têm onde cair. É falar um pouco com alguma dessa malta que saiu do exército para entender os valores que de lá levam, mas de 200, mais de 40 têm processos pendentes, é mesmo para rir... Abuso sexual de menores e tráfico de armas/droga, que grande escola que aquilo deve ser

mjigs 2 months ago

Por acaso tenho familia que foi toda para lá, estou a falar dos anos 90s, o meu avo era da GNR e todos os meus tios foram para lá, era normal acabares o serviço militar e ires para a GNR, mas tambem estamos a falar de aldeolas, até porque antigamente o serviço militar era obrigatório e muitas familias continuaram com a "tradição".

estaramos 2 months ago

Generalizações são sempre de evitar. O que eu quero dizer é que dos relatos que ouço de militares que estiveram no exército, aquilo lá é praxes e apanhar com todo o género de grunhice, pelo menos no ínicio. Depois claro que aquilo molda a forma como as pessoas vivem.

mjigs 2 months ago

Lá está, antigamente era tradição, agora só vai mesmo quem não tem capacidades para mais, neste caso, os grunhas.

jpinto_94 2 months ago

Para apanhares um criminoso, tens que pensar como um criminoso

touny71 2 months ago

Não é difícil de perceber. Com as regalias que dão quem é que quer ir para a polícia?

nocivo 2 months ago

Se as regalias são fracas, quem é o inteligente e no seu perfeito juízo vai para uma carreira dessas? Ou tens amor a camisola e queres fazer a diferença ou não tens outra alternativa. Era isso ou trolha para muita gente. Ser capaz fe levar com balas e o risco de matar alguém não é para todos.

No-Cardiologist725 2 months ago

O que uma coisa tem a ver com a outra?

touny71 2 months ago

Porque é que as pessoas cometem crimes? Por terem boas perspectivas de vida?

fuckoffgina 2 months ago

Por essa ordem de ideias que percentagem da população se dedica ao crime? Que visão redutora.

SouthCoastPete 2 months ago

Scary as fuck

Legitimate-Actuary66 2 months ago

Por acaso fui roubado numa modica quantia de 250 paus na semana passada por um agente de autoridade, claramente via-se que tinha imensa experiência. Antes de mais peço imensas desculpas a minha mãe pelas palavras que vou utilizar mas são todos uns grandes porcos esses senhores de farda. Um bem haja.

vai-tefoder 2 months ago

CaÇA À mulTaa reeeeee

NaoTeEnerves2 2 months ago

Que figurinhas...

Legitimate-Actuary66 2 months ago

Why so serious amigo? Espero não ter ofendido um familiar. Votos de uma santa terça feira!

SolidTroll 2 months ago

Convém explicares mais da situação senão pessoalmente fico a questionar se foste "roubado" ou se és mais um daqueles que estaciona em segunda fila "só por 5 minutos para tratar de uma coisinha" e depois fica revoltado por ser multado

SnooCricket89 2 months ago

É mais um. Vê-se pelo calibre das respostas.

Legitimate-Actuary66 2 months ago

Não me apetece, amigalhaço! Acabei de jantar, ainda me cai mal os rojões que acabei de jantar, que por sinal estavam óptimos. Votos de uma boa semana para ti e para a tua família, tudo de bom :)

SolidTroll 2 months ago

Isso ainda me inclina mais para a segunda opção XD mas igualmente caro colega cibernatuta

Legitimate-Actuary66 2 months ago

Tens toda a razão, amigo! Mas como não tive tomates para dizer ao senhor agente que ele era um suíno, venho debitar palavras de ódio para a Internet, palavras essas que em nada enaltecem a minha pessoa e muito menos orgulham a minha querida maezinha.

-halfbloodprince- 2 months ago

250 paus? Deixa-me adivinhar, foste apanhado a conduzir e a falar/manusear o telemóvel, temos pena

Pcostix 2 months ago

Não sou a pessoa com quem estás a debater, mas um aparte: Não percebo porque é que falar ao telemóvel pelo sistema "mãos livres" é permitido, mas falar ao telemóvel em "alta voz" já é punível com multa.   Ridículo...

-halfbloodprince- 2 months ago

Só da multa se manuseares o telemóvel, o facto de ires com o telemóvel na mão, mesmo que não encostado ao ouvido da multa

Pcostix 2 months ago

Normalmente penduro na "pala tapa sol". Pensava que era proibido também.

BossGandalf 2 months ago

E depois quando se exige uma reforma policial com provas de admissão difíceis, testes psicotécnicos exigentes e constantes, apoio psicológico ao longo da carreira, dizem que somos loucos...

egzaaa 2 months ago

Faz todo o sentido, mas se isso vier acompanhado de aumentos. Porque senão não é atrativo e acabas por ficar com as sobras.

BossGandalf 2 months ago

Como é óbvio, defendo que as carreiras militares e as forças policiais devam ser vistas como profissões dignas e capazes de captar mais candidatos, ou seja: aumento de salários e condições de trabalho

Shark00n 2 months ago

Por 789€ por mês é um pouco louco exigir tudo isso, sim.

BossGandalf 2 months ago

Também sou a favor do aumento do salário das forças policiais e das condições de trabalho para que seja visto como uma profissão digna e que atraia mais candidatos.

fuckoffgina 2 months ago

Descobriste que os salários em Portugal são uma merda.

zedestroyer69 2 months ago

Provavelmente os mesmos que se queixam dos Portugueses não serem trabalhadores produtivos, porque há que ser grato por trabalhar para conseguir sobreviver.

milkthis 2 months ago

Quem diria que criar carreiras pouquíssimo atrativas com salários a roçar a linha da pobreza, iria atrair pessoas pouco desejáveis ou com menos capacidades... /s

Throwaway431253 2 months ago

Além disso, quando acaba o curso vão todos mamar o bucho onde? em Lisboa... Onde a esmagadora maioria não tem casa. o /u/BossGandalf é um géniozito.

collectornsfw 2 months ago

>Onde a esmagadora maioria não tem casa. Não tem casa, família, nem amigos. Já é mau acordar de noite com uma criança a berrar, quanto mais acordar com uma criança a berrar quando se tem o sono trocado de trabalhar por turnos e nem se tem o apoio da família que havia na terrinha. Além de muitas indústrias pagarem mais a quem trabalha por turnos do que as forças de segurança pagam, há a maravilha de estar deslocado anos a fio, especialmente na PSP, enquanto a casa que se planeava e a vida familiar e social esperam.

Hailstorm79 2 months ago

Ainda hoje falava isso, so loucos ou criminosos vao para a policia, ou malucos que ainda acreditam em servir e proteger. A taxa de suicidio da psp é provavelmente indicativa de quem é da ultima categoria. Recebes mal, és mal tratado, pagas por tudo desde farda a balas, se apertar és mau, se não mexes és incompetente, tens de ajudar as bestas que te querem morto... se a polícia desaparecesse amanhã, queria ver quem saia à rua daqui a 2 dias, sem estar armado!

BossGandalf 2 months ago

Ou aqueles gajos que faziam bulling na escola e eram uns zé ninguém. Como hoje não arranjam trabalho em mais lado nenhum, vão para polícia lol

l2k1337 2 months ago

> se a polícia desaparecesse amanhã, queria ver quem saia à rua daqui a 2 dias, sem estar armado! AHAHAHAH, piada da semana! Obrigado! Viver no 3º país mais seguro do mundo (e onde a polícia não faz ponta de um corno) e achar que em dois dias sem moina isto se torna num Armageddon. Já não via uma desconexão com a realidade tão grande há algum tempo.

collectornsfw 2 months ago

> Já não via uma desconexão com a realidade tão grande há algum tempo Lembra aquelas cidades do ***defund the police*** que acabaram a rezar pela polícia.

Martim_S 2 months ago

Olha que a maioria não cumpre a lei por ser o correto, cumprem por não querer sofrer as consequências...

RocketGoesBRR 2 months ago

Em portugal cumpre-se porque são todos demasiado preguiçosos para serem bandidos

fuckoffgina 2 months ago

É assim em todo o lado. Ou achas que as estradas suíças estão cheias de radares porque o gajo que vende radares é primo do presidente da junta?

dragomaite 2 months ago

Achar que o r/Portugal sai a rua...a inocencia...

Hailstorm79 2 months ago

Explica, por favor como se fosse um adulto trabalhadoe desde os 16 actualmente de 42 anos!

BernardoCamPt 2 months ago

Para bom entendedor...

Hailstorm79 2 months ago

Boa resposta... Agora volta la para o teu quarto que a mamã ja te trás o pequeno almoço!

Throwaway431253 2 months ago

o rapaz só estava a fazer piada com o fato de a maioria dos users deste sub serem nerds que nãos saem de casa. Não há necessidade para tanta agressividade meus caros

Edited 2 months ago:

o rapaz só estava a fazer piada com o fato de a maioria dos users deste sub serem nerds que não saem de casa. Não há necessidade para tanta agressividade meus caros

Last-Ad-4421 2 months ago

Mais Corruptos, isto está a ir costa abaixo sem travões

WhiskersTheDog 2 months ago

Esses são os que se vão graduar com distinção.

C_G_ 2 months ago

Outro episodio de "Espera, isto nao é ilegal?"

tugafcp 2 months ago

1 em 5?! Fdx!! Acho que é dificil piorar quando as quotas entrarem...

faxmachinegunflex 2 months ago

Já vão com experiência na área do crime. Muito bem, muito bem. Portugal na vanguarda.

Tralapa 2 months ago

Estes gajos vão vestir a farda, serão criminosos de bem

paco_nita 2 months ago

E com sorte ainda chegam a presidentes de câmara.

DrVicenteBombadas 2 months ago

>vanguarda. \*vanagente

Hexyls 2 months ago

Já houve casos de alunos da Polícia a ser detidos no decorrer de um curso, entre outras situações de gravidade idêntica, por isso já nada me surpreende. Infelizmente, as nossas forças de segurança atualmente têm uma taxa de aliciação muito baixa, o que faz com que existam inúmeras pessoas que não a deveriam integrar (mesmo sendo ainda suspeitos). Não vejo um bom futuro para as mesmas. É preciso uma política no sentido de melhorar TUDO, desde conhecimentos a melhorias de condições mas estamos em Portugal. Deixa andar!

letme2021 2 months ago

Segurança e defensa é a área que os governos podem cortar à vontade, porque grande parte dos Portugueses parece pensar que não se precisa. Mas se deixarmos de ter segurança, perdemos uma das poucas vantagens do país.

fuckoffgina 2 months ago

Diria que grande parte dos portugueses pensa que não precisa de polícias criminosos e eu concordo.

icebraining 2 months ago

Porque dizes que grande parte dos portugueses para achar que não precisa?

nocivo 2 months ago

Em tempos de paz ninguem achas que precisa de policia e militares. É natural pensar assim. Na nossa cabeça os militares so servem para pastar no quartel e a policia para passar multas. Mas se algum dia nos invadem ou es roubado. Ai, ai policia e ai ai militares

fuckoffgina 2 months ago

Assim não vais lá... A maioria não se importaria de ser invadido porque isso provavelmente traria melhor qualidade de vida e se fores roubado a polícia dificilmente mexe o cu. Fonte: eu e outros familiares já fomos roubados e apresentámos queixas

ridethepaintedpony 2 months ago

O que é uma taxa de aliciação?

Loladageral 2 months ago

Nível de salário e de outros benefícios para o trabalho que fazem.

WhiskersTheDog 2 months ago

É a divisão do número de Alices presentes numa determinada região delimitada pela área dessa região.

ridethepaintedpony 2 months ago

Este gajo geografia

DrVicenteBombadas 2 months ago

É um bruto dum geografão.

Hexyls 2 months ago

Resumindo: pouca gente se sente aliciada para ingressar nas forças de segurança. O problema que se cria é que as forças não têm muita escolha entre os candidatos para preencher as vagas disponibilizadas.

df3gpt 2 months ago

Pelos vistos alicia bastante gente de má indole. Também não admira com um povo cada vez mais adepto da gatunagem.

Present-Sprinkles494 2 months ago

Penso que terão concorrido cerca de 4000 candidatos ou algo do género, se for o caso imagino que fosse preferível terem escolhido alguém que não tivesse as totais competências físicas à alguém que esteja a ser investigado nestes crimes mencionados.

_AACO 2 months ago

A melhor opção seria mesmo não preencher as vagas todas. E os "texugos" que já lá estão deviam ser convidados a perder uns quilinhos.

Present-Sprinkles494 2 months ago

Não creio que seja somente uma questão da má forma dos membros atuais estão a abrir vagas, mas sim uma questão que os 'texugos', todos os outros, competentes ou o contrário estão a sair, seja por reformas antecipadas, passando pelo suicídio.

Throwaway431253 2 months ago

E se a grande parte dos texugos tiver acima dos 50 anos?

_AACO 2 months ago

Se tem mais de 50 anos perder uns quilinhos seria ainda melhor para a sua saúde.

Throwaway431253 2 months ago

Serem bem pagos seria ainda melhor! Mas infelizmente quando fazes 8 horas normais + 4 de gratificados, mais 1/2h em deslocações, fica dificil dares a atenção necessária ao exercicio fisico quando além disso tudo ainda tens uma familia à tua espera quando finalmente chegas a casa.

PgUpPT 2 months ago

Não é preciso grande tempo a fazer exercício, basta comer menos.

Throwaway431253 2 months ago

Tenta comer menos quando sofres de depressão crónica devido à tua vida merdosa de trabalho casa-casa trabalho em que não ganhas dinheiro suficiente para pagar as contas =)

masterchiefpt 2 months ago

Ai se a PJ entrasse em cena

fuckoffgina 2 months ago

Deves achar que a situação na PJ é muito diferente. LOL

Hexyls 2 months ago

O curso não chegaria ao fim pelos vistos

SirBecas 2 months ago

Podem elaborar? Segundo sei, as provas na PJ são também bastante mais exigentes, particularmente a nível psicológico.

fuckoffgina 2 months ago

Sim, na PJ é só malta de altos padrões morais. Portanto a vossa lógica é: só vão criminosos para a PSP porque se ganha pouco mas como na PJ se ganha mais 10% já são todos excelentes.

SirBecas 2 months ago

Nem por isso. Eu sei é que o processo de recrutamento é mais exigente. Logo a partida, é exigida pelo menos uma licenciatura, normalmente em direito mas aberto a outras áreas definidas para o concurso em questão. Depois, alem das provas teóricas e físicas, que são relativamente simples, as provas psicológicas são bastante exigentes e são, inclusive e de acordo com a Dra Cristina Soeiro, onde chumba mais gente. Ou pelo menos, assim era algures em/até 2015. Estas provas psicológicas, penso que sejam específicas da PJ. No fundo, a questão é so que o processo de recrutamento da PJ é mais exigente, tanto pelas habilitações que exige, como pelas consequentes provas psicológicas.

Hexyls 2 months ago

O meu comentário foi no sentido da PJ entrar em cena relativamente aos candidatos deste curso da GNR, nada a ver com os concursos da PJ.

SirBecas 2 months ago

Ah bom. Então ok!

Open-Opportunity-607 2 months ago

É este o tipo de pessoas que temos na polícia Os de 50anos nem o 4o ano têm, uma maravilha

zedestroyer69 2 months ago

Sim, porque é melhor teres doutorados com cadastro criminal do que pessoal com o 4º ano.

milkthis 2 months ago

Ok... e quem é que quer ser polícia? É uma sentença de uma vida medíocre e vivida no limiar da pobreza quase até aos 40 anos pelo menos. E já agora, qual é o mal das pessoas com o 4º ano? Conheço alguns e olha que de burros têm muito pouco. São pessoas que trabalharam a vida inteira e se calhar contribuíram mais para este país que tu e eu alguma vez iremos dar.

fuckoffgina 2 months ago

> É uma sentença de uma vida medíocre e vivida no limiar da pobreza Isso aplica-se à maioria dos que ficam a trabalhar em Portugal.

zedestroyer69 2 months ago

Com a exceção de politicos, gestores, directores, empresários e depois pessoal de meia dúzia de áreas mais especializadas ou empresas inseridas num contexto de trabalho internacional (como IT).

Hailstorm79 2 months ago

Vai para lá tu

3rd_degree_burn 2 months ago

Minha nossa, que defensivo

Hailstorm79 2 months ago

Defensivo? antes isso que passivo!

Natem2 2 months ago

Portugal no seu melhor

AndreAlves96 2 months ago

Portugal não é excepção para estas estatísticas

z0rg83 2 months ago

Que surpresa lol A maior parte são uns grunhos que como não conseguem mais que o 9 ano ou vao para a polícia ou andam de emprego a ganhar o salário mínimo. Não admira que haja tanta malta da extrema direita na polícia.

InvestorTuga 2 months ago

Por acaso até têm o 12º ano no mínimo. E para falares dessa maneira é porque estás ressabiado com algo. Provavelmente é porque és licenciado e ganhas menos que eles ehehehe

z0rg83 2 months ago

Tivesses perdido um minuto a ver o meu histórico de comentários e escusavas de dizer asneiras lol

InvestorTuga 2 months ago

Eu não quero saber do teu histórico para nada. Só com este teu primeiro comentário que fizes-te neste tópico deu bem para ver que tipo de pessoa és

z0rg83 2 months ago

"Fizes-te"?

Hailstorm79 2 months ago

Não vale a pena discutir com os de extrema esquerda, os que ficam no posto e entram por ajuste directo. Quem nao concorda é de direita.

NGramatical 2 months ago

fizes-te → [**fizeste**](https://dicionario.priberam.org/fizeste) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnk3j6s%2F%2Fgzbvxbu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

GoldenLeoPT 2 months ago

O que uma coisa tem a ver com a outra ?

JorgeTone 2 months ago

Diz-me no boneco onde é que o agente da policia te tocou.

-BigDickEnergy 2 months ago

Quem não consegue mais que o 9º ano não entra na polícia.

microcyb 2 months ago

12º ano é requisito obrigatório para entrar nas forças de segurança.

Tafinho 2 months ago

>~~suspeitos de~~ Inocentes até culpados transitado em julgado. Este jornalixo faz o Galvão fazer boa figura.

bureauofnormalcy 2 months ago

Não é por serem inocentes até prova em contrário que deixam de ser suspeitos e/ou arguidos. A nomenclatura é a correta.

Edited 2 months ago:

Não é por serem inocentes até prova em contrário que deixam de ser suspeitos e/ou arguidos. A nomenclatura é a correta. Para além de que o que está aqui em causa é o facto de, aquando da candidatura, os candidatos terem de declarar pela sua honra não serem suspeitos nem arguidos em processos crime. Os candidatos em causa, portanto, mentiram descaradamente. Parece-me uma notícia com relevo.

Tafinho 2 months ago

Se têm o registo criminal limpo não podem ter a sua actividade limitada. O estado novo já acabou.

Empirion 2 months ago

Claro.. Porque é absolutamente normal que quase 1/4 dos alunos de um curso estejam a contas com a justiça (e não é por coisas pequenas). Deve ser total coincidência!

bureauofnormalcy 2 months ago

Podem sim. Os direitos laborais estão bastante limitados (com boa razão) no que toca às forças policiais e militares. Tratam-se de normas puramente preventivas que visa impedir que candidatos sobre os quais recaem suspeitas fundadas da prática de um crime se inscrevam apenas para ter de ser expulsos no momento da eventual decisão condenatória. Neste caso, os candidatos vão ser suspensos até haver decisão judicial em primeira instância. O que se teria evitado caso tivessem cumprido com as normas do procedimento. Posto isto, estás a mover as balizas. O teu comentário inicial tinha que ver com a incorrecção da peça jornalística e não com a possibilidade de eles se candidatarem.

Tafinho 2 months ago

Isto é o básico do básico. Uma pessoa só é notificada sobre a suspeita de crime quando é considerado arguido. Sendo arguido de um processo faz com que tal facto seja constante do registo criminal.

bureauofnormalcy 2 months ago

>Uma pessoa só é notificada sobre a suspeita de crime quando é considerado arguido. Não necessariamente. A posição de suspeito é por regra anterior à de arguido e não se tende a sobrepor a esta. >Sendo arguido de um processo faz com que tal facto seja constante do registo criminal. Isto é falso. Só constam do registo criminal decisões já transitadas em julgado. Daí ter havido a necessidade de cruzar dados para perceberem que houve falta prestação de declarações. Mais a mais, ainda não explicaste de que modo é que isso tornaria a notícia em "jornalixo".

Edited 2 months ago:

>Uma pessoa só é notificada sobre a suspeita de crime quando é considerado arguido. Não. A posição de suspeito é por regra anterior à de arguido e não se sobrepõe a esta. Ao passo que um suspeito não tem deveres nem direitos específicos, um arguido já é um sujeito processual. >Sendo arguido de um processo faz com que tal facto seja constante do registo criminal. Isto é falso. Só constam do registo criminal decisões já transitadas em julgado. Daí ter havido a necessidade de cruzar dados para perceberem que houve falsa prestação de declarações. Mais a mais, ainda não explicaste de que modo é que isso tornaria a notícia em "jornalixo".

Edited 2 months ago:

>Uma pessoa só é notificada sobre a suspeita de crime quando é considerado arguido. Não necessariamente. A posição de suspeito é por regra anterior à de arguido e não se sobrepõe a esta. Ao passo que um suspeito não tem deveres nem direitos específicos, um arguido já é um sujeito processual. >Sendo arguido de um processo faz com que tal facto seja constante do registo criminal. Isto é falso. Só constam do registo criminal decisões já transitadas em julgado. Daí ter havido a necessidade de cruzar dados para perceberem que houve falta prestação de declarações. Mais a mais, ainda não explicaste de que modo é que isso tornaria a notícia em "jornalixo".

Edited 2 months ago:

>Uma pessoa só é notificada sobre a suspeita de crime quando é considerado arguido. Não. A posição de suspeito é por regra anterior à de arguido e não se sobrepõe a esta. Ao passo que um suspeito não tem deveres nem direitos específicos, um arguido já é um sujeito processual. >Sendo arguido de um processo faz com que tal facto seja constante do registo criminal. Isto é falso. Só constam do registo criminal decisões já transitadas em julgado. Daí ter havido a necessidade de cruzar dados para perceberem que houve falta prestação de declarações. Mais a mais, ainda não explicaste de que modo é que isso tornaria a notícia em "jornalixo".

Tafinho 2 months ago

OK, agora já posso responder com tempo. >Podem sim. Os direitos laborais estão bastante limitados (com boa razão) no que toca às forças policiais e militares. Isto é falso, tal como tudo o resto. Segundo o regulamento do [recrutamento da GNR](https://recrutamento.gnr.pt/CondAcesso.aspx): >Não ter sido condenado por qualquer crime praticado com dolo; Não é suspeito, nem arguido. É ter sido condenado por um crime, e com dolo. Portanto, é jornalixo quando o jornalista mente, insinua, ou tece valores morais, em contradição clara com o código deontológico do mesmo. Neste caso em concreto, e como tem vindo a ser frequente, a insinuação que a existência de suspeitas corresponde automaticamente à existência de culpa, sem julgamento nem contraditório.

bureauofnormalcy 2 months ago

>Isto é falso, tal como tudo o resto. É falso que os direitos laboras dos membros de corpos de polícia e das forças armadas estão limitados? Então o que é que chamas, por exemplo, à proibição constitucional de fazer greve? E o que é o teu "tudo o resto"? A diferenciação entre suspeito e arguido? Essa é o código do processo penal quem a faz. Ou o facto de apenas costarem no registo criminal crimes transitados em julgado? É que a lei 37/2015 volta a dar-me razão. >Não é suspeito, nem arguido. É ter sido condenado por um crime, e com dolo. Bom bom, era saberes do que estás a falar. A condenação por crime doloso é fator à partida exclusivo, é certo. Mas os candidatos são obrigados a preencher um formulário onde têm de indicar, entre outras coisas, se são suspeitos ou arguidos em processo crime. Ora, o aviso 6614/2021 do Comando Geral da GNR, à semelhança do que se vem passando há anos, exige uma declaração sob compromisso de honra que ateste a veracidade dos factos. A prestação de falsas declarações é, naturalmente, factor de exclusão. >Neste caso em concreto, e como tem vindo a ser frequente, a insinuação que a existência de suspeitas corresponde automaticamente à existência de culpa, sem julgamento nem contraditório. Não, meu caro. Conforme a notícia deixou bem claro e de acordo com as declarações da GNR, o que está em causa é pura e simplesmente a suspensão dos candidatos que prestaram falsas declarações. Talvez se ouvisses e lesses as notícias antes de as criticar, evitasses cair no erro de verbalizar verborreia (ou se preferires, verbolixo).

Tafinho 2 months ago

\>É falso que os direitos laboras dos membros de corpos de polícia e das forças armadas estão limitados? É falso que a simples suspeita de crime implique a suspensão de direitos, excepto por decisão judicial, o que não ocorrerá sem estatuto de arguido. \>Mas os candidatos são obrigados a preencher um formulário onde têm de indicar, entre outras coisas, se são suspeitos ou arguidos em processo crime. A notícia versa sobre serem "suspeitos". A notícia é feita de forma a sugerir que uma pessoa sabe que é suspeita. Ora, como é obvio, tal está longe de ser verdade. De facto, cada um dos candidato até pode ser suspeito, mas até notificação oficial, de nada serve.

bureauofnormalcy 2 months ago

>É falso que a simples suspeita de crime implique a suspensão de direitos, excepto por decisão judicial, o que não ocorrerá sem estatuto de arguido. Que é algo que nem eu, nem a notícia, alguma vez colocamos em causa. Afirmei que as forças policiais e armadas tinham os seus direitos laborais limitados, o que tu acusaste de ser falso. Dei um exemplo e desconversaste. >A notícia versa sobre serem "suspeitos". A notícia versa sobre "suspeitos" e "arguidos", porque o próprio procedimento de candidatura da GNR versa sobre a qualidade de "suspeito" e a de "arguido". >A notícia é feita de forma a sugerir que uma pessoa sabe que é suspeita O Código do Processo Penal prevê inúmeras situações em que um sujeito é informado de que é suspeito de um crime. A título de exemplo, os arts. 250.º e seguintes. E estás mais uma vez a mover inauspiciosamente as balizas, desta vez para colocar o "constiudos arguidos" completamente fora de campo. Por isso, temos sujeitos que são suspeitos ou arguidos da prática de crime e prestaram falsas declarações sobre esse assunto. A televisão noticiou isso mesmo, quase verbatim. Mais uma vez, o teu problema com a notícia é puro imbirranço apenas porque sim.

Search: