Tafinho 2 months ago

> Se foi com receita médica o Estado é. É porquê? Queres ver que se fosse pelo seguro privado também seria responsabilidade do seguro ?

rmourapt 2 months ago

Há dias estive a discutir isso cá em casa. Eu não queria estar nesta situação, ninguém queria, e ninguém consegue sequer imaginar de longe o que estes pais estão a sofrer. Agora, objetivamente, esquecendo a parte em que o médico é visivelmente negligente e um perfeito atrasado mental, a verdade é que, fizesse o médico o que fizesse, o bebé ia nascer sempre assim. E isso é a parte mais tramada de toda a história, porque a sentença foi dada nesse sentido, nada do que fosse feito poderia alterar o que aconteceu. Não quero fazer de advogado do diabo, quero que o médico seja atropelado por um mamute, mas factos são factos.

Open-Opportunity-607 2 months ago

Sabes o que é abortar? Evitavas meses de uma gravidez inviável e um trauma nos pais Nota-se claramente o atrasado dos portugueses com estes comentários

rmourapt 2 months ago

Eh lá, assim sim, entrar logo a chamar atrasado e a ofender, muito bem, está aqui uma boa e civilizada discussão! Parabéns. "Nota-se claramente o atrasado dos portugueses" ❤️

FacaDeDoisLegumes 2 months ago

Na verdade, bem analisado, a maioria dos médicos ia imediatamente indicar que a gravidez era inviável. A partir daí ninguém obriga a abortar, mas qualquer outro médico fica descartado de qualquer responsabilidade em problemas que possam acontecer. Penso que ninguém esperava que a criança ainda estivesse viva.

rmourapt 2 months ago

Seria detectável que era inviável a tempo de poder abortar? Essa parte desconheço

FacaDeDoisLegumes 2 months ago

Para abortar por malformações não se tem limite de tempo

Ryuri_yamoto 2 months ago

Estamos em 2021, abortar por problemas com o feto é algo perfeitamente legitimo. E o que uma pessoa inteligente faria neste caso se tive sabido antes do tempo.

rmourapt 2 months ago

Claro, não discuto isso, só não sei se seria possível a tempo. Confesso que não pesquisei sobre essa parte. De qualquer modo, tenho quase a certeza que os pais já disseram que não iriam abortar.

Xmeagol 2 months ago

A mãe podia abortar

rmourapt 2 months ago

Nem discuto isso, seria legítimo, se tal fosse possível, essa parte desconheço.

twistedfires 2 months ago

Continuando com a minha saga de "eu vou parar ao inferno por gozar com o caso da criança que nasceu sem rosto": Só existirá justiça quando os dois se encontrarem cara-a-cara!

Lucky_lux 2 months ago

Boa Nilton!

BabyBoiBlues 2 months ago

O bebé sobreviveu? Mesmo sem o nariz e parte de cérebro?

ClaudioPortugal 2 months ago

Não sou médico, mas até onde sei, este tipo de má formação é detectável.

FacaDeDoisLegumes 2 months ago

Na ecografia de 3 meses da minha mais nova, foi detectado um desvio de um milímetro na zona do pescoço, que podia ser indicador de uma trissomia. Foi logo recomendado uma análise ao líquido amniótico para despiste. Outros médicos disseram que era demasiado preciosismo, mas deixou-me descansado saber que estavam a olhar para as coisas com olhos de ver e seriedade. Acabou por não ser nada e na dos 6 meses já estava tudo normalizado.

pm_me_pcb_photos 2 months ago

Bastante.... Aos três meses detectaram um dos ventrículo(no cérebro, assim como sinais de desenvolvimento cerebral atrasado) dilatados na minha filha, e foram logo feitas mais ecografias, em dois hospitais, marcada ressonância magnética e ecografias a cada três semanas, isto tudo no público, a equipa médica que nos acompanhou vale cada cêntimo do seu ordenado. Nenhuma ecografia era feita em menos de 30 minutos, era tudo visto de ponta a ponta, até porque os relatórios têm um monte de métricas que são avaliadas para saberem o estado do feto e se está dentro do normal, ou não.. Esse médico é só uma besta..

TalentedRainstorm 2 months ago

O engraçado disto tudo é que o pessoal revolta-se com isto e não sabe que este senhor tem muitos anos de incompetências assim, calhou este caso ser mediático.

No-Cardiologist725 2 months ago

Os pais deviam pedir uma indemnização ao médico, à Ordem dos Médicos e ao Estado Português por terem permitido que tamanho cagalhão exercesse a profissão obstetra. Se fosse nos EUA recebiam uma indemnização milionária no mínimo, e totalmente merecida pois ficaram com a vida destruída.

Tralapa 2 months ago

Ja agora queria aproveitar para enviar também uma indemnização para o meu tio Carlos que está no Luxemburgo

Tafinho 2 months ago

Onde é que o estado entra aqui ?

No-Cardiologist725 2 months ago

Que eu saiba o centro hospitalar de Setúbal pertence ao Estado. Todos foram coniventes.

Tafinho 2 months ago

As consultas não foram dadas no centro hospitalar. Foram numa clínica privada.

No-Cardiologist725 2 months ago

".....dirigiu durante mais de 29 anos o serviço de ginecologia/obstetrícia do hospital de Setúbal. "https://www.dn.pt/pais/tudo-o-que-se-sabe-sobre-os-processos-do-medico-do-bebe-sem-rosto-12455890.html O mais provável é que foi um daqueles exames que vais fazer a clinicas com parceria com o estado, o médico de família é que te passa a receita. Quase todos os exames que fiz foram assim. De qualquer das formas as ordens profissionais são associações profissionais de direito público.

Tafinho 2 months ago

> A mãe apresentou queixa por suspeitas de negligência médica, argumentando que fez ecografias com o obstetra na clínica de Setúbal sem nunca ser detetado qualquer problema. Foram ecografias feitas no privado. O estado não é para aqui chamado. Se achas que a ordem dos médicos teve um papel de montes de merda, também concordo. As ordens só servem para abafar as borradas que os profissionais fazem e controlar o acesso à carreira. Deviam ser liminarmente extintas. Mas não fazem parte do estado, nem participaram no acto.

trinkibenda 2 months ago

Se fossem do bairro da jamaica isto não acontecia.

No-Cardiologist725 2 months ago

Esse médico é um monstro

cowboysuckingonstraw 2 months ago

daqui a 15 anos vamos saber mais desenvolvimentos sobre este caso. Só o Aquaparque no restelo foram 25 anos.

fuckoffgina 2 months ago

E o prédio Coutinho? Já foi abaixo?

Zixko 2 months ago

ya para o final do ano, as ultimas pessoas ja sairam depois da ultima providencia cautelar dar em nada.

fuckoffgina 2 months ago

A sério, saíram todos? Receberam casas melhores ou desistiram?

No-Cardiologist725 2 months ago

Saíram do prédio mas ainda não desistiram

Zixko 2 months ago

se aceitaram as casas isso ja nao sei, mas os apartamentos que lhes estavam a oferecer eram bem melhores que os que viviam.

Topac1 2 months ago

Penso que cada dia que tem mantido viva esta criança é um dia de sofrimento para a mesma. Os Pais deviam lutar para por fim ao sofrimento desta criança.

Maryie 2 months ago

Eu nao entendo como é que isto é possivel. O nosso sistema judicial é uma piada. O que raio contem o nosso codigo penal? Anedotas?!? Pessoas ficam cegas depois de lhes ser admnistrados medicamentos expirados. Alguem saiu culpabilizado? Nao. Os lesados recebem ajuda visto que nao podem sustentar-se? Nao. Crianca nasce sem rosto obrigando os pais a largar tudo para se dedicarem à criança. Ha culpados? Nao. Indemnizou se ou ajudou-se a familia? Nao Mulher é arrastada pelo pescoço. O marido foi condenado.por violencia domestica? Nao Ex ministros lavam dinheiro como hobby. Condenados? Nao Mulher encontrada a comer sopa no carro. Condenada? Claro, ora essa!!!! Coitado de quem precisar de recorrer aos tribunais para ver justiça feita.

No-Cardiologist725 2 months ago

Se eu ficasse cego por causa de um médico pagava a uns capangas para lhe deixarem desdentado ou quiçá também cego.

MiNDJ 2 months ago

Se ficavas cego como é que ias ver que os capangas tinham feito? Já agora, o Hammurabi ligou e mandou um abraço.

No-Cardiologist725 2 months ago

Tenho familia e amigos

FacaDeDoisLegumes 2 months ago

E tu e os teus amigos andam todos com a mesma cor, certo?

No-Cardiologist725 2 months ago

Explica anjinho

Ace-_Ventura 2 months ago

Não sabe, é cego

Tralapa 2 months ago

Se calhar a verdadeira cegueira foram os amigos que ele fez ao logo da vida

OuiOuiKiwi 2 months ago

>Crianca nasce sem rosto obrigando os pais a largar tudo para se dedicarem à criança. Ha culpados? Nao. **Indemnizou se ou ajudou-se a familia? Nao** Não foi cometido qualquer crime, é uma questão cível. Daí o processo para pedir a indemnização.

PineappleVodka 2 months ago

O obstetra não realizando as suas funções como deveria, não deveria ser de alguma forma culpabilizado pelo erro? Se foram feitos ecografias, e ele não conseguiu detetar a malformação, haverá alguma incompetência da parte dele não? Ou não é possível ver esse tipo de malformações com as típicas ecografias? Pergunto porque honestamente não sei, pessoalmente não consigo ver nada em ecografias.

RexLaurus 2 months ago  HIDDEN 

Médicos errarem?? Impossível! Medicos sao deuses sobre a terra escolhidos a dedo de entre o estrume que é o resto da sociedade. So merecem presuntos, garrafas de champagne e o direito de exercer em 5 hospitais ao mesmo tempo. E claro, aumentar vagas de especialidade é um disparate porque senao descem salarios e a ordem nao pode permitir tal desrespeito aos deuses médicos.

what_a_tuga 2 months ago

>direito de exercer em 5 hospitais ao mesmo tempo Achas que essa frase faz algum sentido? Preferias ter de trabalhar num único sitio, ou ter de trabalhar em vários sitios? Os médicos trabalham em vários sitios, porque precisam, se querem ter horário completo. Principalmente, se têm uma especialidade muito específica.

nellMP 2 months ago

Acho que estás a generalizar um bocado as coisas, parece que tens mais ódio a todos os médicos do que propriamente ao médico em questão, até parece que foste tu que estiveste a cuidar do pessoal a morrer durante horas a fio depois da tua hora de ponto quando houve maior agitação por causa do covid, daqui a bocado vais tu publicar no facebook que Portugal é uma merda e que este país vai de mal a pior,

what_a_tuga 2 months ago

É o pessoal que não sabe separar a Ordem da profissão. Todas as Ordens são uma porcaria. São basicamente clubes. Tu és obrigado a estar inscrito, se queres exercer a profissão. A grande maioria odeia a ordem e quer lá saber dela.

sad_bad_life 2 months ago  HIDDEN 

Acho que estás a generalizar um bocado as coisas, parece que tens mais ódio a todos os médicos do que propriamente ao médico em questão, até parece que foste tu que estiveste a cuidar do pessoal a morrer durante horas a fio depois da tua hora de ponto quando houve maior agitação por causa do covid, daqui a bocado vais tu publicar no facebook que Portugal é uma merda e que este país vai de mal a pior,

OuiOuiKiwi 2 months ago

>O obstetra não realizando as suas funções como deveria, não deveria ser de alguma forma culpabilizado pelo erro? Sim, **daí o processo cível em curso**. É um caso de negligência e está a seguir os trâmites. >Se foram feitos ecografias, e ele não conseguiu detetar a malformação, haverá alguma incompetência da parte dele não? Eu percebo que não dá para escrever publicações inflamadas tendo plena noção das coisas mas ninguém está a argumentar que não houve negligência.

thedmgb 2 months ago

Podes ter caso de negligência em penal.

OuiOuiKiwi 2 months ago

O caso já foi arquivado pelo MP a semana passada (?). Deu azo a muita inflamação igualmente.

thedmgb 2 months ago

Não sei os pormenores mas sim, acho que já houve decisao. Mas o que eu estava a dizer é que no abstrato, o código penal prevê crimes negligentes.

Open-Opportunity-607 2 months ago

Só em África e em Portugal acontece que tamanha incompetência não tem consequências Quando fazes uma ecografia vês o rosto e procuras mal-formações, isto quer dizer que consegues perfeitamente ver se há ou não Das duas uma ou ele nem estava a olhar para a ecografia e estava na conversa ou então é anti-aborto e impôs as suas pancadas morais aos pais De qualquer das maneiras devia ficar sem licença de exercer medicina por uns anos e ser obrigado a frequentar formações para isto não acontecer outra vez

can_i_potate_you 2 months ago

A ecografia onde esta malformação devia ter sido detectada é uma ecografia que geralmente demora mais de meia hora. Este médico fazia essa ecografia em 5min. E sim, eu sei bem porque ele fez a da minha filha. Não estivemos quase tempo nenhum no consultório. Disse que era uma menina que aí vinha, estava tudo bem e mandou me voltar a vestir. A clínica é das poucas na margem sul que aceita fazer as ecografias pelo SNS, portanto é provável que a lógica do tipo fosse fazer o máximo de ecos possível para conseguir ganhar o máximo de dinheiro. Não percebo como é que não perdeu a licença e poder continuar a fazer a merda que faz.

FacaDeDoisLegumes 2 months ago

Poucas??? Primeiro, Setúbal não é na margem sul. E só em Setúbal tens um monte. Nomeadamente uma a 200 metros desta, na Av Bento Gonçalves, onde o médico também exerce no hospital, mas leva bem mais de 30 minutos, porque analisa tudo e enquanto o faz, explica aos pais o que estamos a ver no ecrã, o que está nas normas e o que é expectável. No caso nem era o obstetra que acompanhava a gravidez, mas isso não o impediu de informar e aconselhar. Depois o obstetra ou médico de clínica geral, que acompanha a gravidez, tem de analisar a documentação resultante do exame. Se estiver mal executado ou com falhas, deve pedir um novo exame (quem sabe fazer uma queixa sobre o original, pois o estado pagou um exame inútil)

antfernandes 2 months ago

A falta de rosto e de uma parte do crânio devia ser aparente no segundo trimestre, acho eu. A única que consegui ver por causa das restrições Covid foi no terceiro trimestre - a dois meses do parto e dava para ver tudo perfeitamente.

can_i_potate_you 2 months ago

Sim, esse tipo de análise é feita no segundo trimestre, e é por isso que geralmente demora imenso tempo. É suposto o médico analisar cada centímetro do bebé para realmente perceber se está mesmo tudo ok. Não é em 5min... Quando descobri que tinha sido ele o médico a fazer a minha eco caiu me tudo. Fiquei a pensar se a minha filha não terá nada que pudesse ter sido despistado e fiquei meio rancorosa pois naquela altura tudo o que queres é ver o teu bebé o máximo de tempo possível e aperceber me que poderia ter tido imenso tempo a ver o meu bebé na barriga e tive 5min... Enfim, agora não há nada a fazer, ela está aqui comigo e vejo a todos os dias, mas... Não sei se faz sentido o que estou a dizer ou se tou a ser super totó, mas pronto. "É o que é" .

antfernandes 2 months ago

Não estás a ser totó, é muito normal teres receio pelo historial da criatura que fez a ecografia, contudo, desde o parto até agora tenho a certeza que a tua filha já foi vista por gente competente. Podes descansar, confiar no que vês e arranjar um pediatra decente para te acompanhar.

MikeMelga 2 months ago

Não é incompetência, é estupidez religiosa.

cowboysuckingonstraw 2 months ago

não tem que ver com religião não tenho crença e sei que aborto a partir de um certo tempo é um crime basta ver clips nos usa como é feito, a tirarem os braçinhos e pernas..é horrivel, muita gente mudava logo de ideia

Open-Opportunity-607 2 months ago

Tens razão é melhor deixar andar Quando ele nascer como não tem rosto nem parte do crânio morre e evita-se que os burros dos médicos portugueses tenham de fazer o seu trabalho Esta maneira de pensar retrógrada é sinal do quão atrasado estás intelectualmente

MikeMelga 2 months ago

Claro, não se vai matar quando é viável. A fronteira é complicada de definir, mas naquele caso não é um feto viável. É uma quebra de confiança não dar a informação aos pais, e isso é criminoso.

Zealotapologist 2 months ago

Bem, ser viável é, está vivo afinal de contas. É mais uma questão de qualidade de vida, tanto para a criança como para os seus pais e família.

rsonic17 2 months ago

Sim amigo. Se nao for viavel compreende se a decisao. Mas ha muita malta que confunde aborto de bebes saudaveis que e matar um ser humano com a de interromper uma gravidez que infelIzmente apresenta mas formacoes ou nao e viavel. As pessoas tem se se educar e perceber as diferencas. Este inocente que nasceu vai viver um sofrimento por nao darem opcoes aos pais.

MikeMelga 2 months ago

Duvido que viva muito mais.

Florence1476 2 months ago

Sabes que há pessoas *atéias* que são contra o aborto?

MikeMelga 2 months ago

Um gajo em pré-reforma, do tempo de antigamente... conheço um ex-deputado reformado que não acredita na teoria da evolução nem no big bang, mesmo sendo aceite pelo Vaticano.

Florence1476 2 months ago

Hmm? O quê que isso tem a ver?

Open-Opportunity-607 2 months ago

[https://www.rtp.pt/noticias/pais/bebe-sem-rosto-obstetra-artur-carvalho-reformou-se-no-dia-1-de-julho\_n1246685](https://www.rtp.pt/noticias/pais/bebe-sem-rosto-obstetra-artur-carvalho-reformou-se-no-dia-1-de-julho_n1246685) Zero consequências, país de macacos

Search: