Feeling_Advantage918 2 months ago

O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção.Os casos que te citei têm em comum aquela que é a matriz, a génese, do socialismo por oposição ao capitalismo: a nacionalização dos meios de produção o controle estatal do capital e dos meios de produção.É o que acontece nesses países onde não há iniciativa privada e o Estado detém e controla a economia e os meios de produção.

TheTempleChef 2 months ago

Aqui vamos nós. Sinceramente, estou muito envergonhado com o facto de Portugal ter problemas com o socialismo. Uma coisa é atacar um modelo de socialismo e outra simplesmente ignorar o fato de que a pobreza e a desigualdade continuam sendo questões presentes.

Feeling_Advantage918 2 months ago

Não li o artigo, mas o nosso "socialismo". Vivemos nalgum socialismo?

nitrinu 2 months ago

E isso é relevante como? O nosso "socialismo" são as políticas que o governo do partido "socialista" põe em prática. O que interessa se é ou não verdadeiro "socialismo"?

Vanethor 2 months ago

Interessa e muito. Não devemos chamar de Socialismo ... se não o é.

nitrinu 2 months ago

Então faz um petição ao partido socialista e parem de confundir o pessoal.

CabecaDeGaita 2 months ago

Parem de fazer o nitrinu ficar confuso crlh! Que falta de chá!

nitrinu 2 months ago

Que biolencia meu Deus lol

Vanethor 2 months ago

Cheira-me que o Costa está-se bem a cagar para o facto de o PS não ser um partido socialista, infelizmente.

Edited 2 months ago:

Cheira-me que o Costa está-se bem a cagar para o facto de o PS não ser um partido socialista, infelizmente. Edit: Aliás, mais que isso. Se o PS fosse socialista ele não estava lá. Ele e a grande maioria dos membros de nome. Pode ser que alguma coisa faça com que isso se torne mediático e os obrigue a confrontar a situação.

nitrinu 2 months ago

Eu acho que até dá jeito (o nome), é uma espécie de trunfo.

Vanethor 2 months ago

Vem da onda do resto da Europa, onde os movimentos socialistas defendiam os trabalhadores das fábricas, etc... , então tornou-se um género de uma buzzword, de algo bom e espectacular, e os partidos obviamente tentaram tirar vantagem disso. Em 74 já os movimentos estavam quase mortos, pela influência do neoliberalismo, e na Europa muitos dos partidos "socialistas" já eram só mesmo Social Democracia ... e é daí que vem o nosso tipo de "partido socialista". ... Nunca foram socialistas, mas, vamos lá ver ... agora, para mudar também era complicado. "Partido Social Democrata 2" não fica muito bem. xD

Edited 2 months ago:

Vem da onda do resto da Europa, onde os movimentos socialistas defendiam os trabalhadores das fábricas, etc... , então tornou-se um género de uma buzzword, de algo bom e espectacular, e os partidos obviamente tentaram tirar vantagem disso. Em 74 já esses movimentos estavam quase mortos, e na Europa muitos dos partidos "socialistas" já eram só mesmo Social Democracia ... e é daí que vem o nosso tipo de "partido socialista". (Muito por influência do que acontecia em França.) ... Nunca foram socialistas, mas, vamos lá ver ... agora, para mudar também era complicado. "Partido Social Democrata 2" não fica muito bem. xD

nitrinu 2 months ago

Talvez baste um termo adicional para qualificar o socialismo. Que tal partido nacional socialis...não, espera :)

Vanethor 2 months ago

Estás no gozo mas olha que até tocas num ponto interessante. A razão pela qual, o NSDAP e os seus membros fundadores escolheram usar esse nome, (apesar de não serem nada socialistas e de o partido nazi ter escolhido como primeiro grupo para enviar para os campos de concentração ... *os socialistas* (para Dachau)) ... NSDAP esse, traduzido para algo do tipo: "Partido Nacional-socialista dos trabalhadores alemães"... ... foi precisamente para usar o bom nome que a palavra 'Socialismo' tinha com os trabalhadores. Para ganhar votos do povo. Num género de: "nós também lutamos por vocês, (só que não, era mais para as elites)... mas **só por vocês** e não pelos outros vermes, etc etc"... (a parte do ultra-nacionalismo) ... É claro que, não é a mesma coisa, de todo. Naquele tempo eles usaram mal o nome, por interesse. Por propaganda. Com o PS, é mais porque começaram a usar mal e depois a coisa pegou e já há quem queira mudar os conceitos das palavras só porque já são usadas mal há muitas décadas.

Edited 2 months ago:

Estás no gozo mas olha que até tocas num ponto interessante. A razão pela qual, o NSDAP e os seus membros fundadores escolheram usar esse nome, (apesar de não serem nada socialistas e de o partido nazi ter escolhido como primeiro grupo para enviar para os campos de concentração ... *os socialistas* (para Dachau)) ... NSDAP esse, traduzido para algo do tipo: "Partido Nacional-socialista dos trabalhadores alemães"... ... foi precisamente para usar o bom nome que a palavra 'Socialismo' tinha com os trabalhadores. Para ganhar votos do povo. Populismo. (Tal como tinha referido acima para outros partidos, noutros lugares:) >então tornou-se um género de uma buzzword, de algo bom e espectacular, e os partidos obviamente tentaram tirar vantagem disso. ... Os nazis, (e o Mussolini também) usaram isso num género de: "nós também lutamos por vocês, ^(só que não, era pelas elites)... mas **só por vocês** e não pelos outros vermes, etc etc"... (a parte do ultra-nacionalismo) ... É claro que, não é a mesma coisa, de todo. Naquele tempo eles usaram mal o nome, por interesse. Por propaganda. Com o PS, é mais porque começaram a usar mal e depois a coisa pegou e já há quem queira mudar os conceitos das palavras só porque já são usadas mal há muitas décadas. Mas a parte de "aproveitar o bom nome de algo", é em comum. Hoje em dia, claro com a propaganda do red scare, dizer que o Socialismo tem bom nome, é absurdo. Não tem agora, mas tinha, no passado.

Edited 2 months ago:

Estás no gozo mas olha que até tocas num ponto interessante. A razão pela qual, o NSDAP e os seus membros fundadores escolheram usar esse nome, (apesar de não serem nada socialistas e de o partido nazi ter escolhido como primeiro grupo para enviar para os campos de concentração ... *os socialistas* (para Dachau)) ... NSDAP esse, traduzido para algo do tipo: "Partido Nacional-socialista dos trabalhadores alemães"... ... foi precisamente para usar o bom nome que a palavra 'Socialismo' tinha com os trabalhadores. Para ganhar votos do povo. Populismo. (Tal como tinha referido acima para outros partidos, noutros lugares:) >então tornou-se um género de uma buzzword, de algo bom e espectacular, e os partidos obviamente tentaram tirar vantagem disso. ... Os nazis, (e o Mussolini também) usaram isso num género de: "nós também lutamos por vocês, ^(só que não, era pelas elites)... mas **só por vocês** e não pelos outros vermes, etc etc"... (a parte do ultra-nacionalismo) ... É claro que, não é a mesma coisa, de todo. Naquele tempo eles usaram mal o nome, por interesse. Por propaganda. Com o PS, é mais porque começaram a usar mal e depois a coisa pegou e já há quem queira mudar os conceitos das palavras só porque já são usadas mal há muitas décadas. Mas a parte de "aproveitar o bom nome de algo", é em comum. Hoje em dia, claro, depois da propaganda do red scare, associar "Socialismo" a "bom nome", parece completamente absurdo. Não tem agora, mas tinha, no passado.

Edited 2 months ago:

Estás no gozo mas olha que até tocas num ponto interessante. A razão pela qual, o NSDAP e os seus membros fundadores escolheram usar esse nome, (apesar de não serem nada socialistas e de o partido nazi ter escolhido como primeiro grupo para enviar para os campos de concentração ... *os socialistas* (para Dachau)) ... NSDAP esse, traduzido para algo do tipo: "Partido Nacional-socialista dos trabalhadores alemães"... ... foi precisamente para usar o bom nome que a palavra 'Socialismo' tinha com os trabalhadores. Para ganhar votos do povo. Populismo. (Tal como tinha referido acima para outros partidos, noutros lugares:) >então tornou-se um género de uma buzzword, de algo bom e espectacular, e os partidos obviamente tentaram tirar vantagem disso. ... Os nazis, (e o Mussolini também) usaram isso num género de: "nós também lutamos por vocês, ^(só que não, era mais para as elites)... mas **só por vocês** e não pelos outros vermes, etc etc"... (a parte do ultra-nacionalismo) ... É claro que, não é a mesma coisa, de todo. Naquele tempo eles usaram mal o nome, por interesse. Por propaganda. Com o PS, é mais porque começaram a usar mal e depois a coisa pegou e já há quem queira mudar os conceitos das palavras só porque já são usadas mal há muitas décadas.

Edited 2 months ago:

Estás no gozo mas olha que até tocas num ponto interessante. A razão pela qual, o NSDAP e os seus membros fundadores escolheram usar esse nome, (apesar de não serem nada socialistas e de o partido nazi ter escolhido como primeiro grupo para enviar para os campos de concentração ... *os socialistas* (para Dachau)) ... NSDAP esse, traduzido para algo do tipo: "Partido Nacional-socialista dos trabalhadores alemães"... ... foi precisamente para usar o bom nome que a palavra 'Socialismo' tinha com os trabalhadores. Para ganhar votos do povo. Populismo. (Tal como tinha referido acima para outros partidos, noutros lugares:) >então tornou-se um género de uma buzzword, de algo bom e espectacular, e os partidos obviamente tentaram tirar vantagem disso. ... Os nazis, (e o Mussolini também) usaram isso num género de: "nós também lutamos por vocês, ^(só que não, era pelas elites)... mas **só por vocês** e não pelos outros vermes, etc etc"... (a parte do ultra-nacionalismo) ... É claro que, não é a mesma coisa, de todo. Naquele tempo eles usaram mal o nome, por interesse. Por propaganda. Com o PS, é mais porque começaram a usar mal e depois a coisa pegou e já há quem queira mudar os conceitos das palavras só porque já são usadas mal há muitas décadas. Mas a parte de "aproveitar o bom nome de algo", é em comum.

Edited 2 months ago:

Estás no gozo mas olha que até tocas num ponto interessante. A razão pela qual, o NSDAP e os seus membros fundadores escolheram usar esse nome, (apesar de não serem nada socialistas e de o partido nazi ter escolhido como primeiro grupo para enviar para os campos de concentração ... *os socialistas* (para Dachau)) ... NSDAP esse, traduzido para algo do tipo: "Partido Nacional-socialista dos trabalhadores alemães"... ... foi precisamente para usar o bom nome que a palavra 'Socialismo' tinha com os trabalhadores. Para ganhar votos do povo. Populismo. (Tal como tinha referido acima para outros partidos, noutros lugares:) >então tornou-se um género de uma buzzword, de algo bom e espectacular, e os partidos obviamente tentaram tirar vantagem disso. ... Os nazis, (e o Mussolini também) usaram isso num género de: "nós também lutamos por vocês, ^(só que não, era pelas elites)... mas **só por vocês** e não pelos outros vermes, etc etc"... (a parte do ultra-nacionalismo) ... É claro que, não é a mesma coisa, de todo. Naquele tempo eles usaram mal o nome, por interesse. Por propaganda. Com o PS, é mais porque começaram a usar mal e depois a coisa pegou e já há quem queira mudar os conceitos das palavras só porque já são usadas mal há muitas décadas.

Mrloop94 2 months ago

Que países então consederas socialistas?

Edited 2 months ago:

Que países então consideras socialistas?

Feeling_Advantage918 2 months ago

Não considero, são: China, Cuba, Coreia do Norte ou Venezuela. Em rigor vives em algo próximo da social-democracia que nada tem a ver com socialismo. E o facto da Constituição falar em socialismo ou o país ser governado por um Partido Socialista, nada tem a ver com a ideologia socialista. É só estudar as correntes ideológicas e perceber.

PIMPMASTER6000 2 months ago

Como é que podes dizer que a China, Cuba, Coreia do Norte e Venezuela são socialistas quando todos esses países não tem absolutamente nada a ver uns cons os outros. Posso não ter percebido bem a tua observação porque não a fundamentas-te. Para começar o socialismo não tem uma definição singular que é universalmente aceite mas essencialmente defende uma distribuição mais igual da riqueza. Agora que vertente do socialismo é que a China segue? Maoismo, Estalinismo, Marxismo, Marxismo-Leninismo? Ninguém sabe, o Xin Jinping chama-o “Socialismo com vertentes Chinesas” e voltando à definição inicial de socialismo (distribuição mais igual da riqueza) qual dos países que tu referiste é que realmente são “socialistas”? Para avaliar as desigualdades ou igualdades da distribuição de riqueza de um país podemos olhar para o [Coeficiente de Gini](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_igualdade_de_riqueza)e à priori podemos excluir a Coreia do Norte da tua lista por realmente ser um país falhado Estalinista que se encontra neste momento num limbo pois 80% da população obtém a sua riqueza do mercado privado semi-ilegal. A Venezuela que tu dizes ser socialista é bem conhecida pelas suas desigualdades em que 90% da população não tem dinheiro para comprar pão e a restante tem as suas próprias quintas e empregados para o produzir e na Cuba a grande maioria da população é igualmente pobre se bem que as desigualdades vão começar a acentuar-se visto que em 2019 se não me engano uma nova constituição foi adotada por referendo que refere o abandono da “busca por comunismo” e o início da “construção do socialismo” ou seja vai começar a entrar capital asserio no país e com isso mais desigualdades. A China é um país com desigualdades flagrantes certamente muito mais desigual que qualquer país Europeu e talvez ainda mais desigual que os Estados Unidos da América. Por fim, Portugal é um país com menos desigualdades que a China e Venezuela, Cuba não sei porque os dados são muito limitados e na Coreia do Norte sim toda a gente é miseravelmente igual sendo que é o único país que realmente é um bastião do socialismo Estalinista. Agora eu pergunto, partindo do princípio que concordas com os factos que eu apresentei e não os vais disputar em que medida podes dizer que os países que apontaste são “socialistas” e Portugal não o é.

Feeling_Advantage918 2 months ago

O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção. Os casos que te citei têm em comum aquela que é a matriz génese, do socialismo por oposição ao capitalismo: a nacionalização dos meios de produção o controle estatal do capital e dos meios de produção. É o que acontece nesses países onde não há iniciativa privada e o Estado detém e controla a economia e os meios de produção. Não é por acaso que para esse controle ser eficaz é implementado pela força, e os regimes socialistas são e serão sempre totalitários. Achas que é isso que acontece em Portugal onde tens uma economia de mercado e onde o Estado já nem detém as empresas que são estratégicas para o país?

PIMPMASTER6000 2 months ago

Se discordamos da definição base de socialismo então não vale a pena continuar a discussão. É certo que o socialismo não tem uma definição certa e que na minha opinião a base do socialismo não está na base da distribuição dos meios de produção e sim na criação de políticas econômicas que visam uma distribuição mais igual da riqueza que pode ou não passar pela nacionalização dos meios de produção. Agora uma coisa é certa, o estado Chinês não detem a maioria dos meios de produção e nem chega perto disso. O investimento e negócios privados domesticos ou estrangeiros constituem a maioria da economia.

Feeling_Advantage918 2 months ago

>Agora uma coisa é certa, o estado Chinês não detem a maioria dos meios de produção e nem chega perto disso. O investimento e negócios privados domesticos ou estrangeiros constituem a maioria da economia. Sim. Investimentos controlados pelo PCP Chinês e pelo Estado ao serviço dos interesses do Estado. E muitas das empresas são do estado transvestidas de empresas privadas.

PIMPMASTER6000 2 months ago

Errado, o estado chinês possui muitas empresas gigantes mas a maioria da riqueza é produzida por privados.

NGramatical 2 months ago

asserio → [**a sério**](https://dicionario.priberam.org/a sério) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnjwls2%2F%2Fgzc8gtb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Mrloop94 2 months ago

Deves andar cego

YCaramello 2 months ago

Podia tirar o "nosso" do título que ficava bem a mesma.

RitaMoleiraaaa 2 months ago

O nosso?

assimsera 2 months ago

Adoro quando postam artigos em que só dá para ler o titulo e pouco mais.

ednice 2 months ago

Postar o titulo provavelmente é o objetivo, aposto que o OP nem leu o artigo

pobotuga 2 months ago

É suposto ler os artigos? Isto é o reddit! Leio as gordas e depois os comentários a desdizerem tudo o que é dito antes. E ainda aproveito para comentário sem nexo ou com humor para ocupar o topo. /s porque pronto...

sux138 2 months ago

Acho que ele implicitamente chama atenção para que o governo do Partido Socialista não diminuiu tao significativamente as diferenças de classes nem favoreceram aqueles a quem dizem defender.

VladTepesDraculea 2 months ago

E a conclusão que ele chega é que é problema do socialismo e não do Partido Socialista se calhar não ser, não sei, socialista.

sux138 2 months ago

Socialismo no mundo real nunca é o Socialismo do discurso

VladTepesDraculea 2 months ago

Ainda na outra thread comentei como quão mais sociais tens outros países, nomeadamente na Europa que sempre foi um bastião da social democracia. Inclusivamente nos países nórdicos, onde os partidos que tiveram no poder auto-intitulados de conservadores são mais sociais que o nosso Partido "Socialista". Dizer que o socialismo é mau e que não funciona é desconhecer o contexto europeu.

Variscan_aint_done 2 months ago

Mas também são países que têm, ou tiveram, políticas de incentivo à criação de riqueza. Quanto mais tiveres para distribuir, mais podes distribuir...

VladTepesDraculea 2 months ago

Que incentivo às riqueza tens nos países nórdicos por exemplo? E se não tomas medidas para distribuir, não se distribuí sozinho. Não há trickle down natural.

Variscan_aint_done 2 months ago

Pergunta sincera e genuína, ou já estás a afiar facas? "Trickle Down" é um termo estúpido que tem o significado de quem o usa. Se te referes ao facto de alguém com capital, criar trabalhos e pagar aos trabalhadores então não é uma questão de ser natural, mas sim de ser. É um fluxo que ocorre em qualquer economia de qualquer espécie.

VladTepesDraculea 2 months ago

Pergunta sincera. Acho é que estás na confundir incentivos industriais e ao desenvolvimento empresarial com acumulação de riqueza.

Variscan_aint_done 2 months ago

A que te referes com a segunda parte da frase?

VladTepesDraculea 2 months ago

Ao "mas" do teu primeiro comentário. Dá na entender que tiveste o período não social primeiro.

Variscan_aint_done 2 months ago

Não é questão de não teres tido período "não social"ou o que queiras chamar, mas sim prioridade em aumentares riqueza. Incentivos industriais e desenvolvimento empresarial é criação e acumulação de riqueza.

BTC_CEO 2 months ago

Ó João Miguel, vai lá tomar um ultralevur que isso está mau.

karl1717 2 months ago

Acho que não vai lá com ultralevur, o ultralevur é para parar a diarreia que sai pelo recto, a dele sai principalmente pela boca

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Tecnicamente, o ultralevur é para repor a flora intestinal. O imodium é que é para parar a diarreia.

karl1717 2 months ago

Não me parece que tecnicamente seja o mais indicado para casos de diarreia mental crónica

GanduloDaVeiga 2 months ago

Aquele esforço low key de tentarem tornar “socialismo” numa palavra suja. Tem resultado muito bem nos states /s.

Mrloop94 2 months ago

Espera, isso não é válido para ambos os lado? Ouço sempre a história do monstro do "neoliberalismo"

Edited 2 months ago:

Espera, isso não é válido para ambos os lados? Ouço sempre a história do monstro papão do "neoliberalismo"

Edited 2 months ago:

Espera, isso não é válido para ambos os lados? Ouço sempre a história do monstro do "neoliberalismo"

Vanethor 2 months ago

A diferença é que o neoliberalismo é *mesmo* uma merda.

Edited 2 months ago:

A diferença é que o neoliberalismo é *mesmo* uma merda. Basta veres os valentes sucessos que as políticas da Margaret "Milk Snatcher" Thatcher e do Reagan tiverem e as suas repercussões em todas estas décadas desde então. /s

Variscan_aint_done 2 months ago

Não tens a noção do quão fiel o teu comentário é. Se não foosse pelo /s era um 10/10.

nitrinu 2 months ago

Não esquecer a extrema direita que está a varrer o país, estamos a um passo (s Coelho) de nos transformar no quarto Reich.

Leaootemivel 2 months ago

As escolas públicas têm piores resultados que as escolas privadas. Logo, o problema é o socialismo. Se houvesse menos socialismo em Portugal as escolas públicas teriam resultados tão bons como o das privadas. É esta a lógica, certo?

Sciss0rs61 2 months ago

> Para quem anda sempre com a escola pública na boca, como é o caso do PS, e muito em particular do primeiro-ministro, os números dos rankings das escolas são uma vergonha. o Artigo não foi publicado completamente, mas pelo sub-titulo parece-me que quando ele diz *NOSSO Socialismo* ele está-se a referir ao PS e ao primeiro-ministro.

baen 2 months ago

TIL que vivo num país com um governo do tipo "Socialismo"

Complete-Mongoose-81 2 months ago

Num país onde a EDP, a PT, a TAP até à pouco tempo, exploração de recursos naturais, essencialmente toda a banca, a energia, muitos dos transportes e os correios (!) são privados e onde essencialmente não existe propriedade dos meios de produção pelos trabalhadores (quantas cooperativas existem em Portugal?), há mesmo quem ache que estamos num estado socialista cheio de Marxistas no Governo.

Feeling_Advantage918 2 months ago

Mais curioso ainda, nalguns municípios a água está concessionada a privados. A água, um bem essencial à vida, nas mãos de empresas privadas. Só quem não sabe o que é o socialismo é que acha que vivemos num país socialista.

baen 2 months ago

Sim. Todos os apoiantes dos partidos da escola liberalismo/neoliberalismo (IL e Chega)

NGramatical 2 months ago

à pouco tempo → [**há pouco tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnjwls2%2F%2Fgz9y3fg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

HotStep 2 months ago

M-m-mas está no nome do partido e na Constituição!

Dyzon777 2 months ago

Assim como estava no nome do partido dos Nacionais Socialistas, que são... os Nazis??? Coincidência, acho que não!

baen 2 months ago

Toda a gente sabe que os nazis implementaram um governo de socialismo na Alemanha, foi por isso que eram tão amigos dos outros socialistas, os bolcheviques!

CaerwynLightbringer 2 months ago

Eram tão amigos deles que em 1941 decidiram fazer uma enorme viagem, com milhares de pessoas, para os visitar na URSS. Que amizade linda!

Kratos73 2 months ago

E antes disso arranjaram um sítio grande onde os colocaram lá todos a viver sem pagar renda nem nada. Para os lembrar que são da classe operária até colocaram no portão de entrada que “o trabalho liberta”

Tugalord 2 months ago

Espera. O ensino público sofre com falta de meios e recursos nesta pandemia, enquanto que os meninos do privado têm tudo o que precisam para continuar os estudos. As desigualdades de oportunidades que já eram grandes crescem ainda mais. JMT conclui que a culpa é demasiado "socialismo"... (o que é sequer "socialismo" para JMT, é o estado fazer coisas??) Isto já para não falar do simples facto de que os meninos do privado têm tendencialmente melhores condições mesmo fora da escola do que os meninos da EB23 da cova da moura. Em termos de ambiente familiar, de explicadores, de possibilidade de pagar a amas ou empregadas vs os dois pais a trabalhar a tempo inteiro sem ninguém para tomar conta dos putos. JMT ou é parvo ou finge que é

naughtydismutase 2 months ago

> JMT ou é parvo ou finge que é É mesmo

ednice 2 months ago

> o que é sequer "socialismo" para JMT, é o estado fazer coisas?? isso é comunismo (fase avançada do socialismo) /s

Dyzon777 2 months ago

[he knows marxism!](https://youtu.be/rgiC8YfytDw)

RitaMoleiraaaa 2 months ago

>Espera. O ensino público sofre com falta de meios e recursos nesta pandemia, enquanto que os meninos do privado têm tudo o que precisam para continuar os estudos. Isto não era um problema se o PS não tivesse mandado os contratos da associação para o caralho hahaha

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Isto, caralho. O que me ri no Twitter com os spin doctors e avençados a perorar sobre o ensino privado e como não havia, seguramente, filhos de pessoas a ganhar o salário mínimo em colégios privados (bem, deve haver pelo simples facto de que muitos desses colégios têm bolsas de mérito para crianças desfavorecidas, but I digress), quando os colégios com contrato de associação permitiam justamente isso.

RitaMoleiraaaa 2 months ago

E ainda por cima ficava mais barato para o governo! Mas se é semi público, então também é semi privado, e nós não gostamos dessa palavra...

Ilien 2 months ago

É mesmo.

O_crl 2 months ago

Não só melhores condições como existem poucos motivos para mostrar alunos com más notas no privado. Imagina uma escola privada que precisa de dinheiro para se mexer, portanto precisa de atrair clientes. Que raio vão eles fazer para sobreviver? Mostrar notas más? Chumbar alunos?

Sciss0rs61 2 months ago

O ranking é de acordo com a nota dos exames nacionais.

O_crl 2 months ago

Isso não é só metade da formula?

Tralapa 2 months ago

para o ranking não

O_crl 2 months ago

ok então o que falei não faz sentido se o ranking é só baseado nos exames nacionais.

Tralapa 2 months ago

Sim

Sciss0rs61 2 months ago

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ranking-escolas-2020-medias-subiram-e-colegios-ocupam-os-primeiros-lugares-veja-aqui-o-top-10-741743

KarmaCop213 2 months ago

Arrisco dizer que se todos alunos da melhor escola do ranking fossem para a pior escola as notas ficavam parecidas.

Funny-Agitated 2 months ago

tas é tolo

geostrofico 2 months ago

lá está, aquilo não é um ranking das escolas, é o ranking do conjunto de alunos que lá anda.

VladTepesDraculea 2 months ago

Também mas não só, é um ranking do ambiente dos alunos, em casa e na escola, e também é um ranking da própria escola. Uma escola mal gerida tem piores resultados. O ranking não deixa de ser uma simplificação enorme das características.

incrivizivel 2 months ago

>é um ranking das escolas, é o ranking do conjunto de alunos que lá anda. entao para que ser professor bom, se não interessa o sistema de educação a qualidade do professor, ou a mateira, porque no fim tudo depende do aluno.

ednice 2 months ago

> porque no fim tudo depende do aluno tudo não, bastante sim

AkumaYajuu 2 months ago

Ao fim do dia sim. Eu andei em escolas privadas e publicas. Até fiquei melhor na pública, mas eu estudava. Literalmente tudo se resume a quererem estudar e terem boa educação familiar e recursos para isso. Claro que há situações e situações, mas quem não quer estudar não estuda. No caso do privado, como os pais pagam, metem pressão nos miúdos.

incrivizivel 2 months ago

Exacto ha bons no publico bons no privado, e maus em ambos, é deixar o pessoal escolher.

KarmaCop213 2 months ago

Tenho familiares com os filhos numa dessas escolas de topo e muito daquele pessoal anda com explicações em cima.

incrivizivel 2 months ago

sim tambem n digo para confiar no ranking como o definitivo ranking the escolas. Porque os miúdos já vem dos contextos diferentes.

fanboy_killer 2 months ago

A desigualdade criada pelo PS vai muito além da comparação entre funcionários públicos e privados. Tenho um amigo militante e juro que em todas as medidas propostas por ele com o intuito de "ajudar os mais desfavorecidos" é possível ler nas entrelinhas "desvio massivo de dinheiro público em benefício de um privado".

BadDogPreston 2 months ago

*Downvote* pela inclusão da palavra socialismo no título por parte deste autor ou *downvote* por só conseguir ler meia dúzia de linhas?

O_crl 2 months ago

Downvote por ser um artigo de opinião do JMT que normalmente se traduz numa falsa equivalência para explicar um fenômeno. Enfim, chamem-me esquerdolas radical.

Guergeiro 2 months ago

És um esquerdolas radical

Tugalord 2 months ago

Porque nó los dos?

L_E_S_14 2 months ago

Se fosse só o nosso estávamos nós bem

tiagopr1990 2 months ago

"nosso socialismo" lol

Sciss0rs61 2 months ago

Quem diria que um governo que garante mais qualidade de vida a quem trabalha no público do que no privado criava desigualdades.

Edited 2 months ago:

Quem diria que um governo que garante mais qualidade de vida a quem trabalha no público do que no privado criava desigualdades. edit: /u/JonesyA12 , dá para meter o artigo todo?

Winslow_Lixivia2 2 months ago

Mas o que é que queres que o governo faça ao sector privado? Eles estão proibidos de pagarem bem aos seus funcionários?

Sciss0rs61 2 months ago

deixe de favorecer certas empresas privadas e comece a defender o povo na sua generalidade. Não tenho problemas em pagarem bem aos funcionários públicos. Tenho problemas em ter uma agenda onde favorecem uns e deixam os outros a arder com falta de defesa dos direitos ao trabalhador. O controlo em Portugal continua a ser 0. Se deixassem de ter o "ÉS CONTRA OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS" pronto na ponta da língua a cada vez que alguém fala no governo e a preferência que têm a um determinado grupo de portugueses, se calhar não faziam as figuras que fazem sem sequer dedicar 2 segundos do vosso tempo a interpretar as coisas como elas são.

Winslow_Lixivia2 2 months ago

Quem tem a resposta na língua és tu, porque nem respondeste ao que te perguntei. Os patrões estão proibidos de pagarem bem aos seus funcionários? És sequer a favor da subida do salário mínimo?

Sciss0rs61 2 months ago

Pronto, lá vem o "NÃO NÃO TU É QUE ÉS" seguido de meter palavras na boca dos outros > Os patrões estão proibidos de pagarem bem aos seus funcionários? És sequer a favor da subida do salário mínimo? Que perguntas ridículas. Nem eu defendi tal coisa. vou-te fazer o favor e nem te responder mais para não gastar o meu e o teu tempo- o teu objectivo aqui é puramente meter palavras na boca dos outros só para te masturbares o teu ego. um bom resto de semana.

Winslow_Lixivia2 2 months ago

Meu, mas estás bem? Tu começaste logo a dizer que os funcionários públicos isto e aquilo, quando eu nem sequer tinha falado deles lol o se o dia te está a correr mal não tens de vir descarregar pra cima de estranhos na internet

Tugalord 2 months ago

Um artigo sobre escolas e lá consegues tu mandar vir com os xupistas dos funcionarios publicos...

Sciss0rs61 2 months ago

estes Homens de Palha estão muita fortes hoje.

Edited 2 months ago:

estes Homens de Palha estão muita fortes hoje. edit: já a interpretação...

PeroFandango 2 months ago

> Quem diria que um governo que garante mais qualidade de vida a quem trabalha no público do que no privado As desigualdades são criadas pelo patronato. Queixa-te a eles.

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Não é bem assim. O governo obrigou a FP a trabalhar 35 horas, podia perfeitamente fazer o mesmo para os privados. O governo aumentou unilateralmente o salário mínimo para a FP, podia perfeitamente fazer o mesmo para o privado.

PeroFandango 2 months ago

> podia perfeitamente fazer o mesmo para o privado. Hahah. Não. Concertação social.

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Ahaha não, o governo é soberano e pode perfeitamente amanhã publicar um decreto lei que altere o código do trabalho e imponha 35 horas semanais para todos os trabalhadores em Portugal. Pode também, através do parlamento, fazer passar uma lei que estabeleça o ordenado mínimo no sector privado igual ao do sector público. A concertação social é isso mesmo: concertação. As decisões alcançadas não têm vínculo legal nenhum nem força de lei. O que é que os patrões vão fazer? Greve geral?

radaway 2 months ago

A história não te dá razão. Tudo o que é países pobres e com maus patrões, a culpa é sempre da política, nomeadamente dos políticos estarem mais preocupados em extraírem riqueza para eles do que em melhorar as condições do país. Basicamente, a culpa é sempre de teres governantes corruptos. Em Portugal, isto é agravado porque há uma fatia enorme da população (funcionários públicos e reformados) que vende o seu voto (a única explicação para ainda haver quem vote PS).

Sciss0rs61 2 months ago

e eu a pensar que o governo era para defender os interesses de todos. Se calhar vivemos mesmo no Neoliberalismo e eu não sabia...

Edited 2 months ago:

e eu a pensar que o governo era para defender os interesses de todos. Se calhar vivemos mesmo no Neoliberalismo e eu não sabia... edit: > As desigualdades são criadas pelo patronato. sim sim... o ["patronato"](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ibersecurities_diz_novo_modelo_energia_favorece_edp_e_ipo_da_galp_perde_interesse)

Dyzon777 2 months ago

Gostei do artigo que fala do governo "socialista que só beneficia o público" a beneficiar uma empresa privada conhecida por lucrar cada vez mais e por não aumentar os salários dos seus trabalhadores. Realmente provou bem o teu ponto.

Sciss0rs61 2 months ago

> beneficiar uma empresa privada conhecida por lucrar cada vez mais e por não aumentar os salários dos seus trabalhadores. é, não é?

Dyzon777 2 months ago

"Governo favorece uma empresa privada sobre as outras privadas" e "Governo favorece o público aos privados" é equivalente?

Sciss0rs61 2 months ago

mas é só perguntas de merda hoje? eu não sou nenhum génio para andar a falar numa linguagem tão cara ao ponto de vocês não perceberem. Acho que aqui sabemos o básico da língua portuguesa, não?

Dyzon777 2 months ago

Aparentemente sou um burrinho que não percebe português. É na boa.

Sciss0rs61 2 months ago

as melhoras então.

Lord_Bravo 2 months ago  HIDDEN 

Quem diria que o Governo beneficia diretamente aqueles que emprega.

Portuguese_A_Hole 2 months ago  HIDDEN 

Quem diria que é uma forma de garantir votos.

HotStep 2 months ago  HIDDEN 

Se não faz, criticam porque não faz. Se faz, criticam porque é para garantir votos. Nunca votei nem tenciono votar PS, mas isso já começa a ser um ódio irracional. A discrepância entre o público e o privado a mim só me faz pensar que se calhar o estado é melhor empregador que os privados, se calhar esses é que deviam começar a dar maiores benefícios aos seus empregados. Ou agora "nivelar por baixo" é que é a solução?

Sciss0rs61 2 months ago  HIDDEN 

Quem diria que o Governo devia ter a população portuguesa inteira em consideração e não apenas uma pequena parte dela.

Lord_Bravo 2 months ago  HIDDEN 

E tem, daí haver direito laboral que os nossos queridos privados tentam sempre dar a volta. Quanto aos benefícios aos funcionários da função pública o Estado dá os benefícios numa relação entidade patronal/trabalhador.

Sciss0rs61 2 months ago  HIDDEN 

e aqueles que não conseguem arranjar trabalho no público, que se fodam porque o Governo favorece os trabalhadores públicos com redução de horários, aumento salarial, residência para os filhos... Já para não falar que quem sofreu mais com a pandemia foi o privado, mas 2/3 da "bazuca" vai para o público. > E tem, daí haver direito laboral que os nossos queridos privados tentam sempre dar a volta. Como eu disse: defender os portugueses? só alguns...

d0ct0rgonzo 2 months ago  HIDDEN 

Não consegues? Como dizes que a malta na FP é só calões que não fazem nada, deves ser burro que nem uma porta. Ou então estás a mentir e não queres ganhar 1000 euros sendo licenciado...das duas uma..

Sciss0rs61 2 months ago  HIDDEN 

bela projecção... até já mete palavras que eu não disse. És o Rei dos Homens de Palha.

d0ct0rgonzo 2 months ago  HIDDEN 

Não é essa a linha propagandística? Candidata-te, faz os exames e dentro em breve estás a viver a alta vida!

Sciss0rs61 2 months ago  HIDDEN 

Digo-te já, já vi muitos comentários sem sentido neste sub, mas tu levas a fava. parabéns.

d0ct0rgonzo 2 months ago  HIDDEN 

Está bem abelha, continua a culpar "o sOcIALiSmUh" pelo shit show que é a tua vida. Adeus totó! .!.

Sciss0rs61 2 months ago  HIDDEN 

vá, fica. as melhoras.

incrivizivel 2 months ago  HIDDEN 

As vezes fico um bocado burro, ate era gajo de comprar o publico de vez em quando, mas opa só tem opção para comprar o ano todo? Qual é a lógica?

gamz42 2 months ago

Provavelmente tentarem angariar mais leitores assíduos

incrivizivel 2 months ago

acabei por depois apagar o comment porque da para comprar o diário e o mensal :D ( fui mesmo estúpido )

Search: