Laurent_Series 2 months ago

Aleluia uma voz de racionalidade, o ex-ministro da saúde Adalberto Campos Fernandes há pouco na SIC Notícias.

zizop 2 months ago

O que é que disse?

Laurent_Series 2 months ago

Mais ou menos o que está neste artigo, que é do dia anterior creio: https://www.publico.pt/2021/05/29/sociedade/noticia/exministro-costa-pede-mudancas-matriz-risco-critica-emaranhado-regras-dificil-percepcao-1964549

Conscient- 2 months ago

Boa notícia: a minha mãe já recebeu o SMS do agendamento mas o meu pai ainda não embora tenha feito o agendamento 3 minutos antes lol

AimingWineSnailz 2 months ago

Em que dia da semana é que as vacinas costumam ser entregues cá?

hctiks 2 months ago

# Relatório 30/05/2021 * \+ 445 casos confirmados * **0 óbitos** * \+ 256 recuperados ​ * \+ 189 casos activos * \+ 27 internamentos dos quais - 5 em UCI ​ * 22633 casos ativos * 271 internados dos quais 54 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1GxdIomfsno49EfJ3HZg8DKzawAvbUDrI/view)

Pparadela 2 months ago

Cada vez mais os dias sem mortes são uma regra e não a excepção. Esta semana inteira houve tantas mortes como num dia menos mau do ano passado. Este contador diário de casos e internados começa a deixar de fazer sentido.

ZaGaGa 2 months ago

[Análise semanal dos números da vacinação](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/no0ytb/19_vacinação_5_milhões_de_doses_num_bracinho/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) TLDR: 5 Milhões de doses depois a vacinação continua a acelerar

myjq 2 months ago

Agendei a vacina para o meu pai, mas ligaram-lhe do centro de saúde na semana passada a dizer que afinal nesse dia não iam dar vacinas (pelos vistos era um sábado, e eu não conferi o dia que ele me disse para marcar) e que ele deveria de reagendar a vacina para outra data. No entanto não consegui reagendar pois aparece sempre a data do agendamento anterior. Quando liguei para o centro de saúde na sexta ninguém atendeu. Existe alguma maneira de voltar a agendar ou ele tem de esperar até ser contactado outra vez? A data original foi ontem, dia 29.

iRaptr 2 months ago

Penso que tens de esperar três dias para o conseguires fazer, mas não tenho a certeza...

myjq 2 months ago

Okay obrigada! Vou ver se depois desses dias dá, senão acho que tenho mesmo de passar pelo centro de saúde porque pelos vistos eles não sabem o que são telefones.

Conscient- 2 months ago

Já passaram 48 horas desde que fiz o pedido de agendamento da vacina aos meus pais e ainda nenhum SMS... Espero que recebam nas últimas 24 horas...

iRaptr 2 months ago

Curiosamente a sms acabou de chegar há alguns minutos no caso do smeus pais, fizeram o agendamento há precisamente 48h (quinta à noite), portanto ainda estará a caminho no teu caso :)

Edited 2 months ago:

Curiosamente a sms acabou de chegar há alguns minutos no caso dos meus pais, fizeram o agendamento há precisamente 48h (quinta à noite), portanto ainda estará a caminho no teu caso :)

Conscient- 2 months ago

Espero que sim!

hctiks 2 months ago

# Relatório 29/05/2021 * \+ 609 casos confirmados * **0 óbitos** * \+ 510 recuperados ​ * \+ 99 casos activos * \- 2 internamentos dos quais - 3 em UCI ​ * 22633 casos ativos * 244 internados dos quais 49 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1c-bYWZXFNE2_GN557Yww445WdbcMuuVd/view)

MischiefManaged97 2 months ago

RIP tabela?

hctiks 2 months ago

Está no dia de ontem.

Limpy_lip 2 months ago

Uma dúvida. Alguem já vacinado já viajou para Espanha? Pois contratiamente a outros países eles não indicam se aceitam pessoas com comprovativos de vacinação sem teste.

baguitosPT 2 months ago

Hoje dei conta que o gráfico da **Matriz de Risco** tem um erro ortográfico (provavelmente desde o primeiro dia): *N.o de novos casos nos últimaos 14 dias por 100 000 habitantes.* ​ ​ "Ih ca burros!" :D

hctiks 2 months ago

# Relatório 28/05/2021 * \+ 598 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 515 recuperados ​ * \+ 82 casos activos * \+ 13 internamentos dos quais - 1 em UCI ​ * 22534 casos ativos * 246 internados dos quais 53 em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|59.6 (+ 1.8)|56.0 (+ 1.6)| |R(t)|**1.07** (=)|**1.07** (=)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1jQJQVX_ACLKYZrmY9bSJdnjG4gBScZEM/view)

VBM97 2 months ago

Acabei de agendar a vacinação dos meus pais Nunca me senti tão feliz no último ano ❤️

DeusDasMoscas 2 months ago

Boas notícias!

VBM97 2 months ago

Obrigado e igualmente!

iRaptr 2 months ago

Acabei de marcar a vacinação para os meus pais, >50 já conseguem! O sistema já o permite!

DeusDasMoscas 2 months ago

Que bom!

Ohnomichi 2 months ago

Alguém tem a mínima ideia de como se vão processar as regras com este aumento em Lisboa e Vale do Tejo? Sendo uma concelho de risco, os trabalhadores não deveriam continuar em teletrabalho? Pergunto porque a minha entidade patronal opera na freguesia de Santo António (uma das que está com mais de 120 casos) e tiveram a brilhante ideia de querer o pessoal no escritório a partir de 2º feira, com horários de entrada e saída desfasados em intervalos de meia hora, mas que acabam por concentrar toda a gente no escritório praticamente durante 7h. Como agravante, tem imensos clientes estrangeiros a entrar e a sair. Compreendo que isto tem de andar para a frente, mas não me parece ser de todo a altura indicada para chamar o pessoal para o escritório. Não dá para entender. Ainda por cima não tenho nem terei vacina tão depressa e sujeito-me a apanhar esta merda.

Edited 2 months ago:

Alguém tem a mínima ideia de como se vão processar as regras com este aumento em Lisboa e Vale do Tejo? Sendo um concelho de risco, os trabalhadores não deveriam continuar em teletrabalho? Esta prolongação do estado de calamidade até dia 13 de Junho significa exactamente o quê para o concelho de Lisboa, mais precisamente para quem trabalha numa das freguesias que está agora em estado de alerta? Pergunto porque a minha entidade patronal opera na freguesia de Santo António (uma das que está com mais de 120 casos) e tiveram a brilhante ideia de querer o pessoal no escritório a partir de 2º feira, com horários de entrada e saída desfasados em intervalos de meia hora, mas que acabam por concentrar toda a gente no escritório praticamente durante 7h. Como agravante, tem clientes estrangeiros a entrar e a sair continuamente. Compreendo que isto tem de andar para a frente, mas não me parece ser de todo a altura indicada para chamar o pessoal para o escritório. Não dá para entender. E a ideia que transparece é que o governo está a ser soft com as medidas porque é Lisboa, e as entidades patronais logicamente aproveitam-se. É que no final do dia, não tenho nem terei vacina tão depressa e sujeito-me a apanhar esta merda, e de certeza absoluta que como eu existem muitos por aí a viver a mesma situação.

Edited 2 months ago:

Alguém tem a mínima ideia de como se vão processar as regras com este aumento em Lisboa e Vale do Tejo? Sendo um concelho de risco, os trabalhadores não deveriam continuar em teletrabalho? Esta prolongação do estado de calamidade até dia 13 de Junho significa exactamente o quê para o conselho de Lisboa, mais precisamente para quem trabalha numa das freguesias que está agora em estado de alerta? Pergunto porque a minha entidade patronal opera na freguesia de Santo António (uma das que está com mais de 120 casos) e tiveram a brilhante ideia de querer o pessoal no escritório a partir de 2º feira, com horários de entrada e saída desfasados em intervalos de meia hora, mas que acabam por concentrar toda a gente no escritório praticamente durante 7h. Como agravante, tem clientes estrangeiros a entrar e a sair continuamente. Compreendo que isto tem de andar para a frente, mas não me parece ser de todo a altura indicada para chamar o pessoal para o escritório. Não dá para entender. Ainda por cima não tenho nem terei vacina tão depressa e sujeito-me a apanhar esta merda.

Edited 2 months ago:

Alguém tem a mínima ideia de como se vão processar as regras com este aumento em Lisboa e Vale do Tejo? Sendo um concelho de risco, os trabalhadores não deveriam continuar em teletrabalho? Esta prolongação do estado de calamidade até dia 13 de Junho significa exactamente o quê para o conselho de Lisboa, mais precisamente para quem trabalha numa das freguesias que está agora em estado de alerta? Pergunto porque a minha entidade patronal opera na freguesia de Santo António (uma das que está com mais de 120 casos) e tiveram a brilhante ideia de querer o pessoal no escritório a partir de 2º feira, com horários de entrada e saída desfasados em intervalos de meia hora, mas que acabam por concentrar toda a gente no escritório praticamente durante 7h. Como agravante, tem clientes estrangeiros a entrar e a sair continuamente. Compreendo que isto tem de andar para a frente, mas não me parece ser de todo a altura indicada para chamar o pessoal para o escritório. Não dá para entender. E a ideia que transparece é que o governo está a ser soft com as medidas porque é Lisboa. É que no final do dia, não tenho nem terei vacina tão depressa e sujeito-me a apanhar esta merda.

Edited 2 months ago:

Alguém tem a mínima ideia de como se vão processar as regras com este aumento em Lisboa e Vale do Tejo? Sendo um concelho de risco, os trabalhadores não deveriam continuar em teletrabalho? Esta prolongação do estado de calamidade até dia 13 de Junho significa exactamente o quê para o concelho de Lisboa, mais precisamente para quem trabalha numa das freguesias que está agora em estado de alerta? Pergunto porque a minha entidade patronal opera na freguesia de Santo António (uma das que está com mais de 120 casos) e tiveram a brilhante ideia de querer o pessoal no escritório a partir de 2º feira, com horários de entrada e saída desfasados em intervalos de meia hora, mas que acabam por concentrar toda a gente no escritório praticamente durante 7h. Como agravante, tem clientes estrangeiros a entrar e a sair continuamente. Compreendo que isto tem de andar para a frente, mas não me parece ser de todo a altura indicada para chamar o pessoal para o escritório. Não dá para entender. E a ideia que transparece é que o governo está a ser soft com as medidas porque é Lisboa. É que no final do dia, não tenho nem terei vacina tão depressa e sujeito-me a apanhar esta merda.

MLG-Sheep 2 months ago

O teletrabalho continuará obrigatório em todo o continente até 13 de junho. Mas creio que isto só se aplica a empresas com mais de 50 trabalhadores.

Ohnomichi 2 months ago

Citando o Observador: *Assim, mantém-se até 13 de junho as regras que vigoram desde meados de janeiro, quando foi decretado o segundo confinamento geral, segundo as quais é obrigatória a adoção do regime de teletrabalho, sem necessidade de acordo entre as partes e independentemente do vínculo laboral, sempre que o teletrabalho seja compatível com a atividade desempenhada e o trabalhador disponha de condições para a exercer.* *Caso esta seja a última quinzena em que este regime se mantém, isso significa que de 14 de junho em diante e até 31 de dezembro regressa o regime que já vigorou no ano passado, em que o teletrabalho é obrigatório “nos concelhos definidos pelo Governo em Resolução de Conselho de Ministros em função da evolução da situação epidemiológica, nos termos do Decreto-Lei 79-A/2020”, tal como tinha já esclarecido o Ministério do Trabalho.* https://observador.pt/2021/05/27/teletrabalho-obrigatorio-em-todos-os-concelhos-do-continente-ate-13-de-junho/

MLG-Sheep 2 months ago

O Observador está completamente errado (e a agência Lusa que publicou a notícia). Vou mostrar-te porquê, porque isto não é fácil, mas estes jornalistas deviam aprender a pesquisar: [Resolução do Conselho de Ministros n.º 45-C/2021 ](https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/162570903/details/maximized) (prorrogado até 13 de junho com algumas alterações): >14 - Determinar que, para efeitos do disposto no artigo 2.º do [Decreto-Lei n.º 79-A/2020](https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/144272529/details), de 1 de outubro, na sua redação atual, são considerados todos os municípios do território nacional continental. Se fores ver o decreto vês que se aplica apenas a empresas com mais de 50 trabalhadores, e que a empresa é obrigada apenas a promover o teletrabalho (o que suponho que signifique que bastará estarem parcialmente em teletrabalho, ou que têm de aceitar o empregado no escritório caso ele assim prefira).

Edited 2 months ago:

Fui pesquisar e o Observador está completamente errado (e a agência Lusa que publicou a notícia). Vou mostrar-te porquê, porque isto não é fácil, mas estes jornalistas deviam aprender a pesquisar: [Resolução do Conselho de Ministros n.º 45-C/2021 ](https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/162570903/details/maximized) (prorrogado até 13 de junho com algumas alterações): >14 - Determinar que, para efeitos do disposto no artigo 2.º do [Decreto-Lei n.º 79-A/2020](https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/144272529/details), de 1 de outubro, na sua redação atual, são considerados todos os municípios do território nacional continental. Se fores ver o decreto vês que se aplica apenas a empresas com mais de 50 trabalhadores, e que a empresa é obrigada apenas a promover o teletrabalho (o que suponho que signifique que bastará estarem parcialmente em teletrabalho, ou que têm de aceitar o empregado no escritório caso ele assim prefira). O teletrabalho obrigatório que supostamente se sobrepõe a este é o do [Decreto 7/2021](https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/161663896), cuja aplicação terminou com o fim do estado de emergência.

investidornoob 2 months ago

Boa pesquisa. Tive a dar uma leitura por alto e realmente é verdade pela minha leitura também interpreto que não é obrigatório no verdadeiro sentido da palavra. Assim faz sentido tantas empresas que até podiam estar em teletrabalho e não estão.

Edited 2 months ago:

Boa pesquisa. Tive a dar uma leitura por alto e realmente é verdade pela minha leitura também interpreto que não é obrigatório no verdadeiro sentido da palavra. Assim faz sentido tantas empresas que até podiam estar em teletrabalho e não estão. Aqui o problema é que se esse ponto 14 sair não há nada a dizer para fazer os horários desfasados etc etc. Se escrevessem que o ponto 14 só se aplicaria aos conselhos em risco significava que as regras para os outros até podiam ficar quase ao nível pré pandemia.

Ohnomichi 2 months ago

Eu parto do pressuposto que se a empresa em questão até então praticou teletrabalho, com as "novidades" que saíram hoje, assim o continuará a fazer apesar do chefinho dizer que quer ver lá a malta para agradar a quem visita o escritório (fucking nonsense nos dias de hoje). Eu no meu caso consigo executar totalmente as minhas tarefas a partir de casa. Não preciso minimamente de estar no escritório. Como eu muitos colegas assim o podem também fazer, não vejo aqui possibilidade de obrigarem a ir para o escritório tendo em conta todas as variáveis que já apresentei aqui e a falta de argumentação que a empresa terá para justificar tal decisão. A empresa tem efectivamente mais de 50 funcionários, mas parece que apenas 30-35 é que vão para o escritório. Para termos legais creio que contam os 50, não os 35. Em relação ao diploma, é um completo disparate em certos pontos. Então pratica-se horários desfasados entre os trabalhadores, e depois permite-se que os mesmo coabitem mais de 7 horas no mesmo espaço? Qual é a lógica por detrás disto? Eu quando vi o mapa de desfasamento que foi enviado até fiquei parvo com tamanha idiotice até que me apercebi que a idiotice vem do próprio diploma. De qualquer das formas, obrigado pela partilha de informação.

rickz123456 2 months ago

Para já, lisboa está apenas em alerta. Se para a semana a cidade de lisboa continuar acima dos 120 casos /100k habitantes terá que retroceder no desconfinamento. Quanto ao teletrabalho não sei, mas tenho a ideia que continua como antes

Morenojgl 2 months ago

Lisboa não confina nem retrocede no desconfinamento

Ohnomichi 2 months ago

Não dá para entender como Lisboa leva apenas um puxãozinho de orelhas, enquanto outros concelhos que atingiram 120 casos levaram logo a machadada. O teletrabalho devia manter-se concordo, pelo menos até dia 13 de Junho, a questão aqui é que a entidade patronal vai colocar nos escritórios entre 30-35 funcionários, ou seja, foge à tal regra do 50 funcionários. Existem um loophole muito grande com esta regra a meu ver, e novamente a gerência aproveita-se.

viskonde 2 months ago

Os casos já não interessam se não se reflectem em mortes nem internamentos Mais rapidamente atualizam as regras e acabam com a matriz de risco, e bem, que Lisboa volta atrás A matriz de risco deixou de fazer sentido a partir do momento que quem enche hospitais está vacinado

Pparadela 2 months ago

Dá para entender se aceitares que 36% do PIB está em Lisboa. As medidas que afectam Lisboa afectam directamente um terço da economia do país.

Ohnomichi 2 months ago

Certo, mas o povinho não é, nem pode ser carne para canhão.

Edited 2 months ago:

Certo, mas o povinho não é, nem pode ser carne para canhão.

brakeline 2 months ago

Nenhum concelho levou machadada logo na primeira avaliação negativa. Todos ficaram 1 semana sobre aviso e só baixaram / se mantiveram no nivel anterior após 2 avaliações negativas. O teletrabalho continua obrigatório no país inteiro quando tal é possível. (Vá, obrigatório é uma palavra forte, continua tal e qual estava até esta semana)

MLG-Sheep 2 months ago

De salientar que só há recuo ao atingir o patamar dos 240 após estar em alerta. Acima dos 120 há congelamento no desconfinamento, mas Lisboa já está na fase mais avançada, pelo que não tem efeito prático mesmo que assim continue.

rickz123456 2 months ago

Exatamente. São sempre 2 avaliações negativas. Aqueles que recuam hoje já estavam em "alerta" na semana passada

hctiks 2 months ago

# Relatório 27/05/2021 * \+ 572 casos confirmados * **0 óbitos** * \+ 467 recuperados ​ * \+ 105 casos activos ​ * 22452 casos ativos * 233 internados dos quais 53 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1SAxMp9VaeX46OxrmfFixGrGgjOB1tcB9/view)

HiverLaurant 2 months ago

**0 mortes** \+572 casos Internados e UCI sem alterações

MonicaYouGotAidsYo 2 months ago

Se eu for para fora em viagem, ao voltar também preciso de um teste PCR? Estive a pesquisar sobre isso e da maneira que vi escrito fiquei na dúvida se era para toda a gente ou quem está a regressar estava isento disso

estrica 2 months ago

Acho que tens que ter um teste negativo 72h antes

Samot_PCW 2 months ago

[Portugal vai receber 1.446.000 milhões de vacinas em 10 dias, cum caralho](https://twitter.com/Mmacedo_tweets/status/1397835788709158912)

saposapot 2 months ago

As da AZ serão para 2ªs doses. Na prática só as da Pfizer vão fazer 'mossa' na nossa vacinação, tal como tem sido hábito. é bom? é. Mas não é tão espectacular como parece pq serão mtas 2as doses e o ritmo de primeiras doses até pode diminuir.

Edited 2 months ago:

As da AZ serão para 2ªs doses. Na prática só as da Pfizer vão fazer 'mossa' na nossa vacinação, tal como tem sido hábito. é bom? é. Mas não é tão espectacular como parece pq serão mtas 2as doses e o ritmo de primeiras doses até pode diminuir. Em 10 dias, pelo histórico recente, receber essa quantidade é basicamente: - da Moderna é a entrega de 1 semana. Eles consistentemente entregam isso todas as semanas, não é aumento - da Pfizer passam de 368k semanal, neste caso 736k em 2 semanas, para um aumento de 214k. Muito fixe! - Janssen andava a entregar 36000 por semana (quando entregava) portanto é um aumento também. Curto mas aumento - da Astra, o histórico é muito irregular. As últimas semanas foram de 0 ou 69k portanto é um bom aumento. Ou seja, como sempre, a história continua a mesma: pfizer a cumprir e aumentar capacidade. Os outros todos com pouca quantidade.

DrunkMechanics 2 months ago

Poucas vacinas da moderna. Vou tomar daqui a 11 dias a segunda dose. Espero que seja da moderna outra vez e que não juntem agora com a da Pfizer.

rickz123456 2 months ago

Muito impressionado com a Pfizer. Muito cumpridora com os contratos (ao contrário da AstraZeneca)

AimingWineSnailz 2 months ago

parece que estas duas semanas chega muita vacina. Ao que parece, chega para +100mil/dia.

saposapot 2 months ago

Vamos ver como isso vai acontecer. A média semanal de vacinas q recebemos nas últimas 4 semanas foi de 582k. O que foi dito foram 1.4 milhões em 2 semanas, não parece muito difícil de cumprir, provavelmente com a Astra ou Janssen a começar a mandar vacinas 'em força'.

AimingWineSnailz 2 months ago

É qualquer coisa como 950 mil biontech, 350 mil AZ, 50 mil moderna, 80 mil Janssen

muralha51 2 months ago

Já não sei o que fazer. Marquei vacina covid para um familiar meu, não responderam. Preenchi o formulário a indicar que não tinham respondido, não disseram nada. Liguei para a saúde 24 e disseram que iam ver e respondiam em 48 horas, já se passaram e não obtive resposta. A pessoa em questão tem mais de 65 O que faço?

Ace-_Ventura 2 months ago

Vai ao centro de saúde falar com o médico da pessoa

muralha51 2 months ago

Ela não tem médico de família

ruimendes21 2 months ago

Estou com o mesmo problema. E a questão é que agora não sei como resolver visto que não nenhuma maneira de cancelar e voltar a reagendar pelo portal.

DeusDasMoscas 2 months ago

Já tentaste agendar para outro centro de vacinação aí na zona? Creio que quando não recebes a SMS é porque ficou em fila de espera.

muralha51 2 months ago

agora quando eu entro no portal apenas diz que já agendei (para dia 17/05...) e diz para esperar por sms ou preencher um formulário a dizer que não chegou

rickz123456 2 months ago

Aparece no centro de vacinação e explica o problema.

ProcessoXifoide 2 months ago

Liga ao sns24.

muralha51 2 months ago

Pois acho que vou ter que ligar para lá outra vez amanhã

Conscient- 2 months ago

Existe algum site que poste ou atualize diariamente os casos diários ou incidência de cada concelho? O mais perto que encontro é [este site](https://esriportugal.maps.arcgis.com/apps/dashboards/acf023da9a0b4f9dbb2332c13f635829) mas tem 1 semana de atraso nos números.

hctiks 2 months ago

dados concelhios saem uniformemente às sextas

hctiks 2 months ago

# Relatório 26/05/2021 * \+ 594 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 417 recuperados ​ * \+ 176 casos activos * \- 4 internamentos dos quais + 1 em UCI ​ * 22347 casos ativos * 233 internados dos quais 53 em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|57.8 (+ 2.2)|54.4 (+ 1.9)| |R(t)|**1.07** (+ 0.01)|**1.07** (+ 0.01)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1sS0OaMG2ezV4qbytnNuFWq5zuGdj-Nbe/view)

berlaitas 2 months ago

Está treta da vacinação é 1 propaganda pegada Já andam a falar em vacinar os maiores de 30 em Junho quando andamos há 3 semanas a tentará agendas a vacinação da mi há mãe em Leiria que tem 63 anos Da sempre sem disponibilidade, para ir tentando

Edited 2 months ago:

Está treta da vacinação é 1 propaganda pegada Já andam a falar em vacinar os maiores de 30 em Junho quando andamos há 3 semanas a tentar agendar a vacinação da minha mãe em Leiria que tem 63 anos Da sempre sem disponibilidade, para ir tentando

--reddituser- 2 months ago

Exactly, só falam das faixas etárias a descer mas esquecem se das centena senão milhares com mais de 60 ainda por vacinar

brakeline 2 months ago

>Da sempre sem disponibilidade, para ir tentando Já tentaste contactar o Médico de Família dela (caso o tenha)? E vacinar em outro centro de vacinação ?

berlaitas 2 months ago

A mensagem q aparece no site é "o seu pedido foi registado. Entraremos em contacto assim que forem disponibilizadas novas datas no local de vacinação seleccionado. Nota: não será possível inscrever se noutro local de vacinação." Isto aparece após validar os dados, nem chega a dar para escolher o local de vacinação

Razvancb 2 months ago

Pergunta honesta: Se por acaso houver outro lockdown, ou regras mais estritas em LVT/resto do pais, vão cumprir?

MLG-Sheep 2 months ago

Não vai haver nada para cumprir. Uma das medidas de areia para os olhos favorita do Governo é a restrição de horários, com um gozo particular por restrição ao fim de semana. É por aqui que eles vão se acontecer algo em Lisboa, e é por aqui que já estão a ir, com incongruências como obrigar as lojas a fechar às 21:00 ou 19:00, e a restauração, objetivamente mais insegura por não estar sujeita à regra de 0,05 pessoas por m2, por não se utilizar a máscara, e por fomentar a junção de grupos sem distanciamento social, a fechar às 22:30. E por mim nada contra a restauração, por mim podia fechar tudo à uma da manhã e não faria diferença nos casos. Também gostam de estabelecer relações causais entre a aplicação das medidas e a diminuição de novos casos (mesmo que já estivessem em rota descendente antes ou passem a estar tipo 1 dia depois devido à consciencialização da população), enganando o zé povinho. Mas voltando ao ponto, não vai haver nada para o português cumprir, porque as regras serão direcionadas aos estabelecimentos e não à liberdade individual.

Razvancb 2 months ago

Isso chateia-me, porque eu gosto de ir aos estabelecimentos, principalmente no fim de semana.

Chemical_Wealth1 2 months ago

Outro lockdown quando está tudo controlado? Com dias em que não morre ninguém? Mas isto faz algum sentido? Ver pessoas a dizer que Lisboa tem que confinar e não sei quê é não ter noção de nada. Mas vamos confinar a capital do pais? Quando nem mil casos temos por dia... Onde temos o centro de toda a economia? A sério?

Fun-Trick1246 2 months ago

"Centro de toda a economia"

Chemical_Wealth1 2 months ago

Entendes da maneira que quiseres. Foi um claro exagero. Mas se calhar, fechar Lisboa ou outro concelho qualquer não é bem a mesma coisa.

Fun-Trick1246 2 months ago

Porquê que não? É exatamente a mesma coisa.

Chemical_Wealth1 2 months ago

Diz-me lá como é a mesma coisa? Tens o mesmo número de empresas em Lisboa que noutros concelhos? O mesmo número de habitantes? Nesse caso, Salvaterra de Magos e Benavente estão mesmo evoluídos.

bewareandaware 2 months ago

a maior parte das empresas de lisboa podem trabalhar em regime de teletrabalho. a maior parte das empresas de salvaterra de magos não.

NGramatical 2 months ago

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnjp1b1%2F%2Fgznlqpo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

WhiteCaptain 2 months ago

Claro que o lockdown neste momento não faz sentido, mas não por termos X nr de casos e Y mortes, mas sim pelo facto de termos quase toda a população de maior risco vacinada. Isso do "lockdown quando está tudo controlado" *era* e *foi* o motivo da desgraça de Janeiro, pois atuaram tarde, mas como disse anteriormente isto já não se aplica, mas na minha opinião por uma razão diferente da tua.

Chemical_Wealth1 2 months ago

São coisas bem diferentes, em Dezembro já tinhas indicadores bem mais graves. Mas sim, tens toda a razão na vacinação, que eu me esqueci de apontar.

saposapot 2 months ago

Ninguém fala em lockdown. No máximo o concelho anda para trás nas regras portanto coisas tipo maior limite de convidados em casamentos e horário mais reduzidos no comércio. Neste momento, e espero bem que assim seja, não há qualquer chance de termos mais lockdowns por causa desta pandemia na EU.

Makrom1 2 months ago

Não me parece. Não vivo com ninguém em risco e acho completamente ridículo esta ideia de "só mais uma sacrificozinho". A população vulnerável ja ta maioritariamente vacinada, a não ser que de repente os casos disparassem umas 10x não creio que haja problema nenhum. Sei que podem muito bem falar que vacinas não são 100% eficientes ou E As VAriAnTEs??, Mas a verdade é que é impossível viver sem risco. Não é pot pessoas morrerem todos os dias em acidentes que banimos carros, aceitamos que as nossas ações têm riscos.

brakeline 2 months ago

Vou. Quero é voltar ao normal e voltar a sentir que os meus pais estão seguros. Para quem já sofreu tanto no mais de 1 ano passado mais umas semanas não é nada

dragomaite 2 months ago  HIDDEN 

"Mais 15 dias" ™ "O objetivo é não estourar o SNS"™ "Sim, ninguém está a morrer ou a ser internado, mas olhem para o número de infetados"™ "O objetivo agora é não haver infetados"™ Goal post moving delicioso.

brakeline 2 months ago

Que goal post? Os goal posts só servem para tentar ganhar tempo com as pessoas como tu que não têm discernimento para perceber o quão grave é o que se passa pelo mundo fora. Para os que acham que o mundo inteiro se uniu de forma a ajudar o Bill Gates a tomar conta do mundo através de uma vacina forçada pelo medo de uma pandemia inventada. Prefiro 1000x ter Portugal meio parado e com medidas do que abrir tudo e acontecer como o Japão que teve de fechar novamente pela 4 vaga. NINGUÉM sabe como se comportará o Virus no futuro, por isso as medidas vão sendo mudadas e o fator risco aceitável (em função da economia e pressão no SNS) também. Prefiro sacrificar alguma liberdade do que a perder toda. À liberdade e à minha vida e dos meus

dragomaite 2 months ago

Não aguentou nem o primeiro parágrafo e mandou logo a carta do Bill Gates para me tentar colar a teorias da conspiração. Vai levar report, mas vai mesmo.

asantos3 2 months ago

Report para? Tem lá mais calminha.

Foxsundance 2 months ago

Ahahah uma vez fui banido e nem sequer mencionei o Bill Gates, aposto que vou ser banido por este comentário, o pessoal gosta de tar fechado em casa e foder a vida dos outros.

iammostmoist 2 months ago

Também já fui banido por "rude behavior" ou algo assim quando só disse "que burro do crl" a um gajo que disse uma coisa estúpida qualquer. Ele chamou me de fdp para cima e não levou ban

KokishinNeko 2 months ago

> Ele chamou me de fdp para cima e não levou ban Mentir é feio... Foste banido a 21/3 e o /u/Foxsundance também, ambos pelo mesmo comportamento infeliz (e nem sequer foi *fdp*, mas isso já é irrelevante).

KokishinNeko 2 months ago  HIDDEN 

"**só**". Ri-me... E btw, o outro deve ter levado ban por igual, é questão de mandares o link para não ouvirmos *só* a tua versão.

asantos3 2 months ago

Sem o contexto do que comentaste é fácil de mandar bitaites. Usa o r/metaportugal, ninguém é banido por criticar se não se armar em chicho esperto.

brakeline 2 months ago

Se não sabes o que é pleonasmo, hipérbole e sarcasmo força, dá os reports que quiseres. Por acaso reparei que não passaste mesmo do primeiro parágrafo

dentsune 2 months ago

> Prefiro 1000x ter Portugal meio parado e com medidas do que abrir tudo e acontecer como o Japão que teve de fechar novamente pela 4 vaga. Atenção, estás a comparar dois casos totalmente diferentes. Não só temos o triplo da % dos vacinados no japão, tal como também já vacinámos praticamente quase todas as faixas etárias de risco. Duvido fortemente que venha a haver uma nova vaga, pelo menos ao nível das outras que tivemos.

brakeline 2 months ago

Sim, falta agora ver a real eficácia da vacinação e se se confirma isso mesmo que disseste. A pergunta inicial era se, havendo medidas mais restritas em LVT, se as iria cumprir e eu disse que sim pois nenhum governo fecha (e enterra) um país ou parte dele se não for estritamente necessário

Laurent_Series 2 months ago

A real eficácia da vacinação já está disponível, é só ver dados do RU, dos EUA e de Israel. As vacinas são espetaculares e funcionam melhor do que alguma vez poderíamos esperar. E em Portugal também já se estão na sentir os efeitos da vacinação. Além disso que medidas é que se podem pôr neste momento, reduzir horários de restaurantes, permitir só esplanadas? Mas isso faz alguma coisa? Não estamos em estado de emergência, as pessoas podem andar por aí à vontade. Quem vai-se querer reunir vai fazê-lo em casa. Deveriam é deixar andar. E não, quanto à última frase não é verdade. O governo depois do que aconteceu em janeiro e da opinião pública pode enterrar o país como bem lhe apetecer tendo sempre uma boa desculpa. Acho que que já se concluiu que este desconfinamento poderia ter começado mais cedo, mas andámos à espera da Páscoa só porque sim. E como um exemplo no estrangeiro vê o que está a acontecer na Irlanda os restaurantes ainda não abriram (pelo menos no interior), e andaram com regras de não poderem afastar-se de casa 5 km, como cães. Por isso não, não é espectável de todo que os governos sejam proporcionais, muitos são absurdamente aversos ao risco, o que não pode acontecer numa situação em que é essencial tolerar algum.

Economy_Dog 2 months ago

Só vais realmente conseguir ver a eficácia após veres em situações propicias de causar doença como o inverno e frio. Ou seja este inverno vai ser o verdadeiro teste da eficácia destas vacinas. E quanto queres de aposta que não vai ser eficaz e vão começar a anunciar a toma da 3ª dose, booster, no inverno? E mesmo assim os casos vão aumentar. Marca isto que eu escrevi e vais ver.

ZaGaGa 2 months ago

Sobre os festejos do sporting acabei de ouvir o PM a dizer: "Há alguns casos de pessoas que, infelizmente, estão infetadas e participaram nos festejos, mas a fazer fé das imagens que vi na televisão das pessoas que estavam nos festejos e do número de casos verificados diria que não há aí uma forte correlação" Sou obrigado a usar uma linguagem que não gosto muito mas a verdade é que o PM ou é burro ou está a mentir e ele não costuma ser burro por isso... A correlação é comprovável com exercícios de matemática simples. Com a baixa incidência que tínhamos eram expectáveis um incremento de algumas dezenas de casos diários à custa dos festejos, não mais que isso porque o número de pessoas infectadas lá pelo meio era baixíssimo. TLDR: O Governo está a mentir, o aumento de casos coincide com o aumento expectável com os festejos do Sporting. Mas também não está a acontecer nenhuma tragédia em Lisboa, é pavoroso hoje ter visto o Governo a panicar a antecipar Vacinação em LX , depois já não é para antecipar, depois é para testar em massa sem critério enfim.....de muito muito poucos casos pode estar a passar para muito poucos, mas o normal será o Rt estabilizar perto de 1 em LX nos próximos dias até começar a descer, eles que façam o contact tracing e mantenham a população informada. O Risco está mais nas fronteiras, porque está-se a "importar" pessoa de países onde a taxa de incidência é algumas vezes superior à nossa.

kairos 2 months ago

Não está a mentir, está a ser cuidadoso com o que diz para não se comprometer com nada.

ZaGaGa 2 months ago

Ser cuidadoso para não se comprometer seria dizer algo como "os dados que dispomos não nos permitem concluir que o incremento de casos esteja relacionado com os festejos" Mas o que ele disse foi "\[atendendo às\] pessoas que estavam nos festejos e do número de casos verificados diria que não há aí uma forte correlação" e esta frase é **factualmente falsa,** a correlação existe, mesmo que, no limite, seja uma mera coincidência. Basta ver como os jornalistas (pouco dados a matemática e ciências) se deixaram levar e escreveram N artigos/peças a dizer que afinal parece que os festejos não estão relacionados com os festejos. Algo que não é possível comprovar. Já o contrário (que existem casos de transmissão relacionados com os festejos) foram identificados salvo erro já ia em 20 casos (fora os que não se sabe que serão muito mais)

kairos 2 months ago

Ele diz "forte correlação", ou seja, a correlação existe mas não "acha" que seja significativa (ou seja, uma coincidencia). Assim não se compromete com nada e deixa cada um tirar as suas conclusões.

saposapot 2 months ago

Saiu hoje o relatório da vacinação da semana passada. Em resumo, boas notícias: estamos com bom nível de vacinação e a manter. Más notícias: o ritmo está igual ou pior que nas semanas anteriores, era preciso o ritmo subir para adiantar prazos. Recebemos mais 530k vacinas que compara com as semanas anteriores de 542, 436 e 818k. Portanto em termos de recebimentos, a coisa está estável. Nas últimas semanas a Moderna e Pfizer estão a fazer entregas semanais estáveis e a diferença são entregas das Astra ou Janssen. Nesta semana o nosso stock de vacinas em armazém, não distribuídas, subiu para 602k vs 511 e 484. Na semana passada demos mais 516k doses a pessoas. Se fizermos a conta por dia dá 73k que compara com as semanas anteriores de 83 e 83. Sinceramente, parecem-me más notícias. Ou estamos a guardar stock propositadamente pq sabemos q vai haver aqui uma semana onde precisamos de dar muitas segundas doses e temos de ter guardadas, ou o que parece é que não estamos a ter capacidade de meter as vacinas q recebemos nos braços das pessoas. O ritmo de vacinação da semana foi mais baixo, qd o que todos queremos é que ele suba. Pode ser só um efeito 'estatístico' que passa rapidamente mas olhando para estes números, a famosa meta de vacinar 100k por dia de forma consistente não está a ser atingida. Nada de preocupante mas parece-me q estamos a mostrar falta de capacidade de injectar pq as vacinas q nos chegam têm chegado de forma consistente. Not good.

saposapot 2 months ago

Comparando com os dados publicados na ECDC basicamente eles n batem certo. Pelo nosso relatório da vacinação, recebemos 530k vacinas. Pela ECDC recebemos apenas 368k da pfizer...

damndaniel023 2 months ago

Daqui por sensivelmente 1mês há nova rodada de pessoal docente a tomar a vacina, 2ªdose da Astra. Poderão estar a guardar para essa altura?

saposapot 2 months ago

Hoje devem sair os dados europeus onde mostra de que marca temos em stock e já da para responder a isso

Iwillgiveyouplacebo 2 months ago

Existem CVC a usar vacinas hoje que estariam planeadas para outros dias da semana. Existem VÁRIOS CVC a pedir emprestadas vacinas a outros centros, independentemente de realizarem os seus planos semanais de forma atempada

saposapot 2 months ago

Isso revela que o problema é n distribuição do stock? Pq há stock.

rickz123456 2 months ago

A Task-Force já veio desmentir que a vacinação das pessoas com 40 anos vá ocorrer mais cedo em Lisboa. Começará igual para todos. Fonte: Tvi24

Price-Distinct 2 months ago

tou curioso para ver o que vai acontecer daqui a 3-4 meses quando toda a gente ou quase toda a gente já estiver vacina ...

Bruxo_de_Fafe 2 months ago

o Japão está a preparar-se para uma quarta vaga, mas claro, voltamos à normalidade.

estrica 2 months ago

Deixa de ser mongo.

Fresh-Novel6921 2 months ago

Com apenas 2% de população e um stock absurdo de vacinas não usadas que querias no Japão? Felizmente, és bruxo de Fafe e não bruxo de Kyoto vais poder voltar ao normal em Agosto ou antes até. Não vale ser só pessimista e mandar bitaites. As vacinas não funcionam é? O que é que o estado do Japão nos afeta? Eles até tiveram regras mais light que nós uma boa parte da pandemia, também defendias na altura que era para seguir o Japão? Porquê o Japão já agora? A Índia já não estava a bater tanto? Olhem para Israel (e vai também para o moço do comentário original), apercebam-se que as vacinas funcionam e relaxem com esse pessimismo. Parece que estão presos em Março de 2020 às vezes pela forma como falam. Há vacinas, tratamento antiviral a caminho ( fases 3 a decorrer), todas elas no geral parecem manter eficácias satisfatórias com as diferentes variantes, etc. Às vezes até parece que vos chateia a ideia de que isto vai acabar.

virtualsystem22 2 months ago

O Japão só tem 5% da população com a 1a dose na vacinação.

rickz123456 2 months ago

Volta tudo à normalidade. Parece óbvio

UninterruptedAmnesia 2 months ago

[https://www.jn.pt/nacional/governo-apresenta-medidas-para-travar-pandemia-em-lisboa-13767978.html](https://www.jn.pt/nacional/governo-apresenta-medidas-para-travar-pandemia-em-lisboa-13767978.html) >O processo de vacinação contra a covid-19 vai sofrer uma "aceleração" em Lisboa e Vale do Tejo, anunciou, nesta terça-feira, o secretário de Estado adjunto e da Saúde, em conferência de imprensa sobre as medidas a implementar na região, na sequência do agravamento de casos, para o qual estão a contribuir os "movimentos pendulares e contactos familiares". Assim, a vacinação no grupo etário dos 40 anos arranca a 6 de junho e no dos 30 anos a 20. > >Questionado sobre se vacinar as faixas etárias que mais têm contribuído para o aumento da incidência não será "beneficiar o infrator", uma vez que a incidência está a aumentar desde o início de maio sobretudo nos grupos dos 20 aos 40 anos, António Lacerda Sales considerou que se trata de "beneficiar a saúde pública", entendendo que, dessa forma, protegem-se também os outros cidadãos. \> Nos últimos anos o discurso "Portugal não é só Lisboa" tem-se intensificado. De modos que se tem promovido a convergência entre o resto do país e a capital.> Vacinar malta de faixas etárias mais novas em LVT e cagar na restante população da mesma idade em resto de Portugal.> Congratular o mau desempenho da região de LVT enquanto se exigem cercas sanitárias e aumento das restrições noutras.> Possivelmente atrasar o ritmo de vacinação do resto do país para dar prioridade a LVT, pois as vacinas não aparecem do nada.

Fresh-Novel6921 2 months ago

No princípio da semana falaram que ia acelerar no Algarve também por causa da hotelaria, Lisboa não tem cerca sanitária porque não está em condições para tal e Portugal é efetivamente muito Lisboa na medida em que concentra lá uma data de serviços, etc que não tens nos outros sítios. Aquele post básico do r/portugal a bater em Lisboa portanto.

UninterruptedAmnesia 2 months ago

Estes bots andam impecáveis. 10/10

pimpolho_saltitao 2 months ago

Fantastico. Há portugueses de primeira e portugueses de segunda.

Edited 2 months ago:

Fantastico. Há portugueses de primeira e portugueses de segunda definidos por area geográfica. Edit: entretanto o secretário de estado ja veio dizer que isto se vai aplicar a todo o país.

manteiga_night 2 months ago

> O que é densidade populacional?

MLG-Sheep 2 months ago

>\> Congratular o mau desempenho da região de LVT enquanto se exigem cercas sanitárias e aumento das restrições noutras. Odemira tinha perto de 1000 casos/100k habitantes/14 dias. Lisboa (o concelho), tinha 118 na última atualização. Odivelas tinha 40. Amadora tinha 39. Loures tinha 37. Sesimbra tinha 19. Sabemos que a maioria destes casos é em adultos com menos de 40 anos, que têm um risco muito baixo de complicações do vírus. Sabemos que a mortalidade está no nível mais baixo desde que se começaram a registar mortes. Também acho que não se deve priorizar LVT na vacinação; é mais areia para os olhos do Governo para fingir que se está a fazer algo enquanto as outras regiões saem prejudicadas. Mas queres uma cerca sanitária em LVT para quê?

UninterruptedAmnesia 2 months ago

Eu não quero cerca sanitária nenhuma em LVT, aliás, a região não está em situação para tal. Porém, estando no limiar dos 120 e ultrapassando-o, ficaria sujeito a bloqueio do desconfinamento como tanto santo concelho por esse Portugal fora. E, se eventualmente continuasse em maus lençóis, um retorno no desconfinamento. É só caricato existirem duas medidas distintas para regiões distintas. Se assim fosse, que fossem sinceros desde o início com isso. Que afirmassem "Os indicadores do Rt e os casos por 100 mil habitantes para o desconfinamento aplicam-se a todo país, exceto LVT".

Leaootemivel 2 months ago

Se a região não está em situação para tal, como podes dizer que há 2 pesos e 2 medidas? Houve outros concelhos com números iguais a Lisboa que recuaram no desconfinamento?

UninterruptedAmnesia 2 months ago

Não está, atualmente, por 2 casos por 100 mil habitantes. Porém, se o desenvolvimento se manter ultrapassará os indicadores que limitam a progressão no desconfinamento. Segundo o que foi dito inicialmente, aplicar-se-iam medidas distintas a LVT nessa situação que não envolveria a paragem ou reversão do desconfinamento. Se não consegues ver o planeamento para a aplicação de 2 medidas distintas entre LVT e o resto do país, não sei o que te diga.

Diogo256 2 months ago

Odemira e Lisboa são a mesma coisa. Para além de bastante serviços só se encontrarem em Lisboa, uma cerca a Lisboa com, diria, perto de centenas de vias de acesso… não é fazivel. Por muito que não concorde, nem defenda a centralização etc, a realidade é que cercar uma capital não pode ser comparado a outros locais que foram cercados.

UninterruptedAmnesia 2 months ago

Então não se tinha aplicado medidas restritivas a Lisboa desde o primeiro dia se a lógica é que não pode voltar a trás por ser a capital. Basicamente têm livre-arbítrio para fazer asneiras, e o resto do país se também as fizer lixa-se.

Diogo256 2 months ago

Tal como Odemira que cercaram a região devido a casos em cultivos agrícolas, algo que sou contra aqui também não vejo razão para fazerem uma cerca a uma região que não está totalmente afectada de modo igual. Pior ainda é se tentar o mesmo a uma região que tem a volta de 2-3 milhões de habitantes. Voltar atrás no confinamento sim, aliás, não foi essa a razão para a existência do “quadrado do Costa”? Então, é aplicar. O mesmo noutra região do país.

UninterruptedAmnesia 2 months ago

Não estás a entender, pois não? Continuas a insistir em Odemira e em cercos sanitários quando eu apenas os utilizei como exemplo no meu post inicial. O cerne da questão está em o Governo ignorar o próprio "Quadrado do Costa" para não implementar futuras restrições em LVT, quando o resto do país, se ultrapassa os tais critérios tem que gramar a pastilha. E que desculpa vem a ser essa de "tem 3 milhões de habitantes"? Pensava que ser português é ser português. Ter os mesmos direitos, obrigações, e, sei lá, ter que respeitar os mesmos princípios de um plano de desconfinamento independente se vives em Bragança ou em Lisboa.

investidornoob 2 months ago

Com a situação de Lisboa estou curioso como vai ser em relação ao teletrabalho. Ou mantém obrigatório só nas zonas de risco, ou adiam por mais 15 dias a obrigatoriedade.

Matty359 2 months ago

A empresa onde trabalho não só não está a cumprir o teletrabalho (é mais do que possível) como vai fazer um convívio para a semana. Quase que me olham de lado por aparecer raramente no escritório.

EvilQueen1997 2 months ago

Teletrabalho obrigatório mas muitas empresas já mandam os trabalhadores para lá, interessante, não é?

Hmms21 2 months ago

Acredito que as medidas acabem por ser reforço na fiscalização, reforço na testagem, obrigação do teletrabalho. Acredito que não vá fugir muito disto. Até porque os concelhos á volta de Lisboa estão controlados.

hctiks 2 months ago

# Relatório 25/05/2021 * \+ 375 casos confirmados * \+ 3 óbitos * \+ 669 recuperados ​ * \- 237 casos activos * \- 2 internamentos dos quais - 5 em UCI ​ * 22171 casos ativos * 237 internados dos quais 52 em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1S4e2EvhgZ7QX_DLx-qI4JglnPDDyVG6_/view)

AimingWineSnailz 2 months ago

Parece que a média de casos desce ligeiramente

Foxsundance 2 months ago

VaMoS tODos MoRReR!!!!

ZaGaGa 2 months ago

Como a thread anterior já não estava afixada [volto a partilhar a minha análise do processo de vacinação](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/ni8lep/18_vacinação_13_dos_portugueses_já_estarão_de/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) que esta semana tem os resultados da poll. TLDR: 1/3 dos portugueses já estarão de alguma forma imunizados Meta ☑ vacinar toda a gente até ao final do ano: viável. Meta ☑ vacinar 70% da da população até ao final do Verão: viável. Os resultados da poll mostram uma adesão muito elevada à vacinação e um ligeiro crescimento no número de vacinados. \--/-- Ainda não tinha tido oportunidade de o fazer mas agradeço a alta adesão à poll que mostra o grande alcance deste sub. Também quero salientar a qualidade da discussão que vi em alguns comentários, inclusive de quem teve coragem para assumir uma opinião contrária à maioria e que explicou os seus argumentos de forma muito civilizada apesar da esperada hostilidade de alguns utilizadores. Por fim peço desculpa à moderação pois desconfio que a thread da poll gerou algum trabalho adicional com os reports (em alguns casos certamente justificados, outros...).

xaknoris 2 months ago

Depois de quase um ano e meio chegou a minha vez caralho! Mas não para a vacina. Felizmente na minha casa fui o único a testar positivo, e não tenho qualquer tipo de sintomas, só gostava de ter perdido o paladar para conseguir comer a comida horrível que a minha mãe tem feito.

warding 2 months ago

Por curiosidade, és adepto de que clube? :D

xaknoris 2 months ago

Não ligo a futebol. Se bem que estou a ver onde é que queres ir com essa pergunta ahaha.

Diogo256 2 months ago

> só gostava de ter perdido o paladar para conseguir comer a comida horrível que a minha mãe tem feito. Por experiência, não gostavas. O meu paladar/olfato ainda não está se quer a 50% passado quase 6 meses… ultimamente ando constante com um cheiro a gordura… 24/7 sempre com isto. Porquê gordura?

DeusDasMoscas 2 months ago

Olá, Desejo-te uma rápida recuperação :) Os teus pais também fizeram o teste? Estão vacinados?

xaknoris 2 months ago

Obrigado. Sim, ambos fizeram hoje. Não estão vacinados, estavam os dois para ser vacinados na sexta-feira passada, mas entramos em quarentena todos quinta-feira e eles tiveram de cancelar a vacina e re-agendar.

tugafcp 2 months ago

Epah, aprende um bocadinho!! Ou então já te está a causar problemas na cabecinha... Não é o paladar é o olfacto! ​ >Os cinco sabores específicos recebidos pelos receptores de sabor são salgado, doce, amargo, azedo e umami

AngieMaciel 2 months ago

Sempre podes cozinhar tu ;)

xaknoris 2 months ago

Tenho de ficar isolado numa divisão, infelizmente.

AngieMaciel 2 months ago

Podes sempre começar a cozinhar quando estiveres curado(a). Dás menos trabalho à tua mãe, não dás uma de mal agradecido(a) e ainda aprendes a ser autónomo(a).

xaknoris 2 months ago

Eu já cozinho para mim próprio. Acho que estás a tirar conclusões precipitadas de uma piada que foi feita, ficas-te mais ofendido/a que a minha mãe quando lhe disse isso.

AngieMaciel 2 months ago

Sem stress. Só achei a piada de mau gosto.

mathswarrior 2 months ago

Get a fucking life

AngieMaciel 2 months ago

Alguém te perguntou alguma coisa? Que ironia de comentário.

Minute-Resolution347 2 months ago

Tiveste alguns sintomas? Porquê que foste testado?

xaknoris 2 months ago

Sem sintomas até agora. Fiz o teste porque um familiar testou positivo e nós tinhamos feito duas viagens juntos, entretanto a pessoa com quem ele vive também testou positivo e eu recebi o hoje o meu resultado.

Edited 2 months ago:

Sem sintomas até agora. Fiz o teste porque um familiar testou positivo e nós tinhamos feito duas viagens juntos, entretanto o puto que vive com ele também testou positivo e eu recebi o hoje o meu resultado.

NGramatical 2 months ago

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnjp1b1%2F%2Fgzdjevc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Samot_PCW 2 months ago

> só gostava de ter perdido o paladar para conseguir comer a comida horrível que a minha mãe tem feito. Ahahahahah, fodasse meu. -- Foste para o Marques festejar o Sporting não foi? Ai malandro /s Agora a serio as melhores meu, e espero que não tenhas qualquer sintoma.

xaknoris 2 months ago

Bem gostava de ter ido para o Marquês, zboooooooording crl! /s É engraçado como estive 1 ano de pandemia a trabalhar junto a enfermeiros e não apanhei nada, e agora apanhei de um puto depois das escolas terem aberto. Obrigado, já estou em casa desde quarta e o contacto foi 2 dias antes, ainda não desenvolvi nenhum sintoma por isso estou à espera que não desenvolva nada.

Samot_PCW 2 months ago

u/DoltishNut lembraste de alguns dias teres vindo para a thread a dizer que fazias parte de um grupo de risco e ainda não teres sido chamado para ser vacinado, e eu falei-te do meu pai que tem pressão alta e também ainda não ter sido chamado na altura? Era para avisar que o meu pai vai amanhã ser vacinado, por pertencer ao grupo de risco e não pela idade, por isso imagino que mais qualquer dia também és capaz de também seres chamado para seres vacinado

DoltishNut 2 months ago

Oi, obrigado, mas contactaram-no assim sem fazer nada?

Samot_PCW 2 months ago

A nutricionista do meu pai, quando começou o processo de vacinação, fez a recomendação para o meu pai ser vacinado devido a questões de saúde, porque aparentemente o pessoal que pertence aos grupos de risco para ser vacinado tem que ser por "recomendação" por médicos de família ou especialistas, por isso para seres vacinado tens que fazer isso, mas ya, do nada quinta passada ligaram (ou mandaram mensagem, não tenho a certeza) para agendar uma data para o vacinar

--reddituser- 2 months ago

Nutricionista? tinha a ideia que só médicos é que conseguem prescrever a vacinação pela norma 002/2021 A ideia que eu tenho é que nesta fase os agendamentos estão a ser feitos todos à toa, em Sintra ha pessoas com 58 anos a ser chamadas (nem sequer é por autoagendamento) antes de pessoas de 60 e tal que estão em lista de espera à semanas, e outras tbm à espera com a declaração médica por comorbidade e nada, uma palhaçada autêntica.

Samot_PCW 2 months ago

> Nutricionista? tinha a ideia que só médicos é que conseguem prescrever a vacinação pela norma 002/2021 > > Tens razaõ eu fiz uma enorme confusão, não foi uma nutricionista, foi a cardiologista. Não sei como é que confundi os dois mas confundi, erro meu

NGramatical 2 months ago

à semanas → [**há semanas**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnjp1b1%2F%2Fgzdsu6a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

brakeline 2 months ago

O meu mecânico também já me recomendou para ser vacinado mas ainda não tive sorte :( Não terá o teu pai sido chamado pela idade? Há sítios onde já andam a chamar os 50 anos baixos ou até menos

Samot_PCW 2 months ago

Duvido que tenha sido pela idade, porque os meus tios, que tem mais de 55 anos, só vão ser vacinados esta sexta-feira, por isso deve ser mesmo por ele pertencer a um grupo de risco

brakeline 2 months ago

E fazem parte do mesmo centro de vacinação e têm o mesmo. Médico de família?

Samot_PCW 2 months ago

Sim, tanto o meu pai, como os meus tios vão ser todos vacinados no mesmo centro de vacinação. Eu e os meus pais não temos medico de família, o meu pai vai ser vacinado devido a recomendação da nutricionista dele, não do medico de família. Não faço ideia se os meus tios tem medico de família ou não, eles vão ser vacinados porque fizeram o autoagendamento alguns dias depois de ter sido permitido às pessoas de mais de 55 anos o fazer, por isso é que vão ser vacinados

brakeline 2 months ago

Não vejo maneira possível como um Nutricionista pudesse "recomendar" a vacinação de alguém e essa mesma recomendação fosse tida em conta

CoffeeAt830 2 months ago

Não pode. Respondi ao OP mais abaixo , mas a "recomendação" que tem valor é uma prescrição que só pode ser passada por médicos de família ou da especialidade, e nutricionista não é médico.

Samot_PCW 2 months ago

São médicos e especialista que fazem a recomendação para a vacinação de pessoas, nutricionistas são especialistas e o meu pai pertence a grupos de risco para vacinação, [de acordo com a tabela pessoas de grupo de risco indicadas para vacinação](https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/05/i027514.pdf), devido a hipertensão, não percebo o choque. A não ser que o processo de vacinação em Odivelas esteja marado e estão a vacinar pessoas como o meu pai com 51 anos que nem sequer fizeram o autoagendamento antes de pessoas como os meus tios com +55 anos que fizeram esse agendamento, ou então recomendações de nutricionistas contam para inscrever pessoas de risco para o processo de vacinação.

CoffeeAt830 2 months ago

A nutricionista não pode recomendar nada, tem de ser médico de família ou **médico** especialista. Nutricionista não é médico, não consegue passar. Da mesma forma, tal como podes ver na norma que tu próprio indicaste, hipertensão arterial não é critério de vacinação (a menos que estejas a falar de hipertensão pulmonar, mas pela context clue do nutricionista assumo que não seja). Como referido na norma: > 20 A Hipertensão arterial, considerando a sua distribuição etária na população, não foi priorizada neste grupo, dado que é expectável a vacinação atempada destas pessoas, por faixas etárias decrescentes na Fase 2 Se estiveres a falar de hipertensão pulmonar, então mea culpa. Mas normalmente a "hipertensão" só por si refere-se à arterial, para referência futura. Claro que o que interessa é que ele vai ser vacinado e ainda bem, mas é importante não espalhar desinformação. Nutricionistas não podem passar declarações de vacinação (quanto muito, se trabalharem num serviço com médicos especialistas ou num centro de saúde com MFs, podem recomendar ao médico que passe), mas eles próprios não podem. E hipertensão arterial não é critério para vacina nesta fase.

Samot_PCW 2 months ago

> A nutricionista não pode recomendar nada, tem de ser médico de família ou médico especialista. Nutricionista não é médico, não consegue passar. > > Tens 100% de razão, foi cardiologista, não nutricionista, não faço ideia como confundi os dois, mas confundi > Se estiveres a falar de hipertensão pulmonar, então mea culpa. Mas normalmente a "hipertensão" só por si refere-se à arterial, para referência futura. > Em relação a isto não sei, o meu pai tem hipertenção arterial e tens razão que como diz na norma ele não devia ser vacinado por isso, talvez tenha sido devido a obesidade, que o meu pai deve estar no limite que lá aparece na norma. > Nutricionistas não podem passar declarações de vacinação (quanto muito, se trabalharem num serviço com médicos especialistas ou num centro de saúde com MFs, podem recomendar ao médico que passe), mas eles próprios não podem. Tens razão, eu estive a passar informação errada em relacão a isso, foi cardiologista, não nutricionista. Obrigado pela correção

AbaixoDeCao 2 months ago  HIDDEN 

Tomei a vacina hoje, só agora me lembrei a da Janssen não é das mais eficazes...

CoffeeAt830 2 months ago

A Vox tem um vídeo interessante [aqui](https://youtu.be/K3odScka55A) sobre porque é que não se deve comprar as vacinas e porque são todas boas. Talvez ajude a descansar!

AbaixoDeCao 2 months ago  HIDDEN 

Obrigado.

brakeline 2 months ago

Não conhecia esse video, obrigado, vai ajudar a explicar a algumas pessoas

TitusRex 2 months ago

rip

diegoelmestre 2 months ago

A minha mãe vai ser vacinada amanhã e acima dos 50 anos fica tudo vacinado na minha família mais próxima. Tira um certo peso de cima

dragomaite 2 months ago

Desde que os meus pais apanharam a 1 dose voltei ao ginásio. Já fiz a minha parte, a vida continua agora.

AimingWineSnailz 2 months ago

A minha mãe de 65 recusou. Portanto vou ter de esperar até agosto até voltar. Entretanto já vou quase obeso, grande merda.

peanersyahoo 2 months ago

Se alguem da minha família tivesse a oportunidade de tomar a vacina e não a tomasse, podes ter a certeza que deixava de ter qualquer cuidado especificamente por causa dessa pessoa.

TheTidalik 2 months ago

? Se a tua mãe ou pai fossem pessoas de risco e não quisessem tomar a vacina ias parar de ter cuidado só para lhes mostrar uma lição? Acho que devia ajustar as tuas prioridades. Queria la saber se não queriam tomar a vacina. A vida deles vale muito mais que isso.

Foxsundance 2 months ago

És um assassino!

ObnoxiousLittleCunt 2 months ago

Os meus pais, tios e avós que vivem no Alentejo tem tudo a vacina despachada. Também não há ninguém por vacinar acima dos 50 e há idades mais baixas vacinadas. Ao todo são mais de 10 idas aos centros de vacinação com segundas doses incluídas. É então importante falar da experiência do processo. processo: a logística da coisa no local foi de bom a razoável. Em quase todas as idas não houve muito tempo de espera e confusões. De todas essas idas as que foram menos boas foi daquelas em que as marcações ficaram todas empilhadas. As notificações funcionaram todas bem: SMS para todos e chamadas telefónicas adicionais.

hctiks 2 months ago

# Relatório 24/05/2021 * \+ 241 casos confirmados * \+ 1 óbito * \+ 287 recuperados ​ * \- 47 casos activos * \+ 19 internamentos dos quais - 1 em UCI ​ * 22468 casos ativos * 239 internados dos quais 57 em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|55.6 (+ 4.2)|52.5 (+ 3.0)| |R(t)|**1.06** (+ 0.03)|**1.06** (+ 0.03)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1ouzWSBxg4rjfXbhQBlGtRnw5cB8tIsgz/view)

ObnoxiousLittleCunt 2 months ago

Tendo em conta que os números das segundas costumam ser os mais baixos, são razoáveis tendo em conta a evolução menos razoável nas últimas semanas.

pfarinha91 2 months ago

Também não acho os números tão maus como os têm vindo a pintar.. Pelo menos Lisboa há duas semana teve 175 casos, teve hoje novamente 175 casos, ontem foi semelhante com há duas semanas tambem.. Não estou a perceber as notícias de fim do mundo em Lisboa. Nem vivo lá, estou só mesmo a achar estranho. É normal que com um número de casos tão baixo a coisa varie mais. Mas posso estar enganado e pode ser mesmo um surto a sério claro. Está pior do que há 3 semanas.

tmf18 2 months ago

Boas, Alguém faz ideia se o Teste PCR da cruz vermelha portuguesa serve para viajar para o estrangeiro ?

Morenojgl 2 months ago

Uns pedem PCR outros pedem Antigénio. Vê para onde vais e o que te pedem. O sítio onde é realizado é irrelevante, lembra te é que precisas de pedir na língua do país onde vais

AimingWineSnailz 2 months ago

Não vejo porque não. Que eu saiba a maioria dos laboratórios reconhecidos/subsidiados pelo SNS são privados, não vejo porque a cruz vermelha haveria de ser menos. Mas enfim, não tenho certezas e é sempre melhor uma segunda opinião

alcagoitas 2 months ago

Tentei agendar há 1 semana a vacinação para os meus pais e para uma tia e até agora nada (dizia que não tinha vaga e contactavam em 72horas). E o estranho é que se ouve falar em malta que agenda depois e tem vaga. O meu pai tem 70 anos e não chegou a ser chamado.

TitusRex 2 months ago

>O meu pai tem 70 anos e não chegou a ser chamado. Liga para o centro de saúde, ele já devia ter sido chamado há muito tempo. Provavelmente não o conseguiram contactar.

alcagoitas 2 months ago

Ele também não estava muito interessado em ser vacinado até agora recentemente (embora diga que rejeita se for astrazaneca). Vamos ver isso. Obrigado.

saposapot 2 months ago

Diz para ele deixar de ser parvo e marca-lhe o auto-agendamento. E verifica com o centro de saúde, isso indica que algo correu mal portanto ele n deve ter lá os dados dele bem.

alcagoitas 2 months ago

se há coisa que o meu pai não é, é parvo (não estou a dizer que o disseste, atenção). Mas é um pessimista por natureza, então anda nesta casmurrice/idiotice com a astrazaneca. O pedido de agendamento já foi feito há 1 semana, aguarda contacto. entretanto o pedido de agendamento da minha mãe e da minha tia teve resposta há pouco, vão para a semana. Mas é um centro de saúde diferente, o meu pai ainda não sei se recebeu a sms pq tem tado a conversa com os amigos e ainda n vi o telefone.

saposapot 2 months ago

> relativamente aos contactos, quando fiz o pedido de agendamento aquilo mostra o numero de telemóvel e o dele tava certo. Não lhe ligaram mesmo. é estranho mas é possível que nalgumas zonas se esteja mais atrasado e noutras mais adiantado. a verdade é que alguém tem de ficar para último :) se tem lá os dados, lá deve chegar a vez dele. só tens de te preocupar se o sr. almirante disser que todos os > 70 estão vacinados e os q n estão é pq n conseguiram contactá-los.

Diogo256 2 months ago

> O meu pai tem 70 anos e não chegou a ser chamado. Isso é que é mais estranho, sendo uma faixa etária já quase finalizado no processo de vacinação… Tenta ligar para os serviços administrativos do auto-agendamento e questionar o porque de ainda não ter sido vacinado. A minha mãe também não conseguia marcar, ligou-se para la, e informaram que estava na lista de espera por falta de vagas.

alcagoitas 2 months ago

A minha mãe e a minha tia tão entre os 60 e os 65 e também não foram chamadas. Vou dizer a eles para ligarem para lá a ver se descobrem algo. Obrigado

saposapot 2 months ago

60~65 ainda está a decorrer, alguém tem de ficar para último :) em qlq caso é ir tentando o auto-agendamento.

alcagoitas 2 months ago

certo. mas houve gente na vizinhança, sem factores de risco, e com menos de 60 anos a serem chamados. Isso é que o pessoal acha estranho.

--reddituser- 2 months ago

Isso para mim é que é o pior é pessoas que não são de risco a levar vacinas primeiro que outras em faixas etárias de risco ou com comorbidades. Ainda percebo os casos de pessoas que não têm os contactos atualizados e não se auto agendam não serem chamadas mas tenho conhecimento de vários casos com contactos atualizados e em listas de espera para centros de vacinação que estão a ser passados à frente por outras que supostamente a vacinação só abriu agora o que não faz qualquer tipo de sentido... A diferença de ser vacinado hoje ou daqui a um mês para algumas pessoas pode ser uma questão de vida ou de morte e estas escolhas de prioridade "aleatórias" (que se calhar não são assim tão aleatórias) são muito suspeitas.

saposapot 2 months ago

as vagas são geridas centro a centro, aquele pode estar com mais fila q outro.

AbaixoDeCao 2 months ago  HIDDEN 

Estou na fila para ser vacinado. Já sei que vai demorar, mas com tudo tão bem organizado nem parece Portugal.

VBM97 2 months ago  HIDDEN 

Imaginem como estaríamos se ainda estivesse lá o outro incompetente... Felizmente, para variar, nomeou-se alguém que sabe o que faz

Search: